O sucesso em inovações no seguimento do transporte em Israel foi o mote da missão internacional organizada pelo Sistema OCB e que contou com uma comitiva de 25 dirigentes de coops do Ramo Transporte. Acompanharam a missão a analista técnica do Sescoop/RS, Tatiana Francisco, o diretor do ramo na Ocergs e presidente da Cotraibi, Roberto Brezolin e o conselheiro fiscal do Sescoop/RS e presidente da Cooperativa Vale Log e da Central Rede Transportes, Adelar Steffler. Nove estados brasileiros participaram das agendas, que aconteceram entre os dias 6 e 10 de novembro, para conhecer com profundidade as soluções de mobilidade inteligente, utilização de novas ferramentas tecnológicas para a organização da cadeia logística do transporte de passageiros e cargas.
Em Israel, a comitiva fez reunião de alinhamento no escritório da Apex-Brasil, em Jerusalém, para conhecer as oportunidades de investimento e financiamento para o setor na temática de novas tecnologias. Os cooperativistas brasileiros visitaram a sede do Ministério de Transportes do país, em Tel Aviv, e conheceram a parceria público-privada Smart Mobility, que é liderada pelo Ministério. A atuação governo israelense está baseada em implementar soluções inteligentes e colocar o país como referência no segmento de transportes. Segundo relatado na visita, Israel está se preparando para viabilizar o tráfego de carros autônomos nos próximos anos.
Israel é considerado o terceiro maior ecossistema de startups do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Por isso, a pequena nação do Oriente Médio, com uma população de apenas 10 milhões de pessoas, e o território menor que o do estado de Sergipe é considerada Nação Startup por ter este destaque internacional no estímulo à inovação. O grupo também se reuniu com a startup Mobileye, que é a maior empresa de sistema de sensores para automação de veículos do planeta
“Essa empresa tem tecnologia de câmeras nos carros que, por exemplo, detectam risco de colisão e aciona os freios evitando a batida. A delegação foi recebida na sede da empresa, em Jerusalém, com apresentação das tecnologias que poderiam ser levadas tanto para frotas de táxis, vans, transporte escolar, como de caminhões das cooperativas”, contou o Gerente do Núcleo de Informações e Mercados do Sistema OCB, Robson Silva.
O grupo conheceu ainda a startup Nacional Central, que é uma organização da sociedade civil, que congrega as cooperativas israelenses. A delegação também teve a oportunidade de se reunir com a EcoMotion, aceleradora que reúne startups voltadas para o setor de transportes no país. Os israelenses apresentaram quatro startups alinhadas com os objetivos da missão brasileira, que tiveram a oportunidade de conhecer projetos de tecnologias de ponta e automatização de frota. O grupo foi recebido por executivos da Enigmatos, Make My Day, Imagry e RoadSense, empresas e startups de destaque no setor da inovação em transporte em todo o mundo.
Tráfego aéreo
A comitiva teve a oportunidade de conhecer a Iniciativa de Mobilidade Aérea Urbana de Israel (Naama), que tem, entre suas metas, estabelecer rotas nacionais para drones transportarem cargas leves. Em outro aspecto, o país quer incentivar a opção por veículos elétricos para a população. O coordenador de monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto, observou que a criação de plataformas que possibilitme a operação de empresas do segmento em termos de infraestrutura e regulamentação foram outras reflexões da missão.
Outro programa apresentado aos brasileiros foi o Mazor Mishamayim (Alívio do Céu), ainda em fase piloto e que foi criado para enfrentar os desafios da crise sanitária provocada pela Covid-19. A iniciativa ajudou o Ministério da Saúde do país, bem como hospitais, farmácias e laboratórios no transporte de medicamentos e equipamentos. Desta forma, criaram uma rede nacional de transportes destes insumos.
Passageiros
A comitiva visitou o Egged Group, na cidade de Holon. A empresa, que já atuou como cooperativa e está em atividade há 90 anos, é considerada uma das maiores no ramo de transporte público do mundo. Nos últimos anos, ela ampliou suas atividades tanto em transporte público, como nas áreas de interface. Foi responsável pela construção e operação da Linha Vermelha para o sistema de transporte público e atua também em pesquisa, desenvolvimento e estabelecimento de redes de trânsito inteligentes, além de soluções de passeio sob demanda.
A empresa opera dentro e ao redor de Israel, presta serviço de manutenção, distribuição e produção para a indústria automotiva. Seus serviços são ofertados também na Europa e opera ainda no setor de turismo. A Egged é responsável por 30% do mercado, emprega nove mil pessoas em Israel e em outros países, além de faturar anualmente mais de U$ 1 bilhão com seus quatro mil ônibus de transporte coletivo.
Kibutz
Na cultura judaica há um movimento que significa proximidade e se chama Kibutz. O modelo surgiu em 1910 para aglutinar judeus em comunidades que cooperavam entre si. Desta forma, toda produção e geração de renda era feita em modelo cooperativista, especialmente na produção agrícola.
No contexto da missão de estudos, a comitiva brasileira visitou dois Kibutz e foi recebida pelo vice-Ministro da Economia de Israel, Yair Golan. Eles puderam dialogar sobre os desafios na elaboração de políticas públicas para as cooperativas no país. Na oportunidade, os dirigentes brasileiros participaram de curso voltado para liderança e fomento à inovação.
Já em visita ao Porto de Haifa, maior terminal portuário de cargas de Israel, e um dos maiores do Oriente Médio, os dirigentes conversaram sobre oportunidades de complementação de frete, ou seja, como inserir as coops brasileiras nesta logística internacional entre os dois países ou de empresas israelenses que atuam no Brasil.
Capacitação
O Sistema OCB promoveu, como parte da programação da missão de estudos, um workshop com uma das principais instrutoras e palestrantes israelenses sobre inovação no setor de transportes, Marina Smolyanov. Os delegados puderam discutir o papel do cooperativismo brasileiro no fomento à inovação no setor de transporte de passageiros e de carga em nosso país.
Inovação
A Unimed Vale do Sinos é a primeira Unimed no Rio Grande do Sul a comprar o robô cirúrgico da Vinci®X e o primeiro hospital do interior a iniciar a cirurgia robótica para procedimentos de alta tecnologia.
O Robô da da Vinci®X é um produto da Intuitive, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema cirúrgico. Com uma preocupação constante com o paciente na entrega de melhores resultados por meio de cuidados minimamente invasivos, a Intuitive traz inovação e desenvolvimento para a saúde. Atualmente, com mais de 7 milhões de cirurgias realizadas no mundo todo, segue crescendo e investindo no cuidado com o paciente.
A Cirurgia Robótica é um procedimento minimamente invasivo, que é feito por pequenos cortes, ao invés de grandes incisões. Por meio desses pequenos orifícios são inseridos instrumentos e uma câmera dentro do corpo do paciente que, acoplados aos braços robóticos, são controlados pelo cirurgião de uma mesa de comandos chamada Console do cirurgião.
O Sistema da Vinci® X pode ser utilizado em uma ampla gama de procedimentos, dos menos aos mais complexos, como procedimentos oncológicos, abrangendo diversas especialidades como Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral, Bariátrica, Colorretal, Torácica, Cabeça e Pescoço, entre outras.
A cirurgia robótica traz vários benefícios para o paciente:
• Redução de dor no pós-operatório
• Redução de fármacos
• Redução de transfusão
• Retorno mais rápido para as atividades normais
• Satisfação do paciente (acesso a alta tecnologia)
• Intervenção precisa no controle da doença
• Segurança e qualidade no cuidado
• Redução de infecções
Para o Presidente da Unimed Vale do Sinos, Dr. Luis Carlos Melo, a compra do robô da Vinci®X é mais um importante passo para transformar a região em um polo de saúde com alta tecnologia. “O Hospital Unimed VS já é uma referência em várias especialidades e, com a chegada da cirurgia robótica, damos mais um grande passo em prol da implantação de alta tecnologia. O investimento foi em torno de R$ 12 milhões”, conta. “Nos próximos dias estaremos recebendo o simulador e vamos iniciar o treinamento com mais de 70 médicos, completa Melo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vale do Sinos
Inovação
Alinhado ao Planejamento Estratégico do Sistema Ocergs cujo principal objetivo é atender as demandas das cooperativas, o Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou para o orçamento de 2023 o valor de R$2 milhões em projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente, através do Programa Fundo Social.
O Fundo reitera que o cooperativismo é um jeito diferente de fazer negócio. Sustentável desde sempre, através dele é gerado um ciclo virtuoso de desenvolvimento que começa na geração de trabalho e renda para as pessoas, beneficia a economia local e transborda para a comunidade onde está inserido.
Já presente em muitas cooperativas gaúchas, o Fundo Social do Sescoop/RS foi lançado em um evento on-line, no dia 4 de novembro. Na oportunidade, as coops conheceram as regras que devem ser seguidas para que elas possam acessar os recursos até o dia 28/11 e colocar os projetos em práticas no próximo ano.
O superintendente do Sescoop/RS, Mário De conto, agradeceu a todos os envolvidos na formulação do Regulamento e ao Conselho de Administração pela aprovação. "Ficamos muito felizes em tornar o Sescoop/RS o apoiador direto dos projetos sociais que as cooperativas já desenvolvem há tanto tempo. Esperamos trazer cada vez mais inovação e profissionalização para a execução dos projetos e contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado", finalizou.
O Fundo Social
O Fundo Social do Sescoop/RS atende os pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo, Interesse pela Comunidade. Durante o evento, foi divulgado o regulamento do Programa, que estabelece as regras para apresentação dos projetos, critérios de seleção e prestação de contas.
Recursos e como participar
No primeiro edital, será disponibilizado até R$2 milhões para projetos centralizados. Serão aceitos 10 projetos de até R$200 mil, sendo um projeto por cooperativa, podendo ter adicional de valor para projetos de intercooperação. Para participar, as cooperativas precisam estar regulares junto ao Sistema Ocergs e participar de um dos programas de Monitoramento.
Todos os projetos que serão apoiados pelo Fundo Social do Sescoop/RS deverão ser executados pelas cooperativas conforme os normativos do Sescoop/RS, especialmente a Resolução Sescoop/RS nº 132, de 30 de julho de 2019 e respectivas Portarias.
Os projetos inscritos deverão estar preferencialmente voltados ao desenvolvimento das comunidades em que as cooperativas estão inseridas, ou, ainda ao Estado do Rio Grande Sul de forma geral, gerando impacto social por meio de uma das naturezas descritas no item 4.1. Poderão, ainda, ser selecionados projetos desenvolvidos para o público interno das cooperativas, como funcionários e associados, porém que tenham impacto no desenvolvimento ou alteração de uma situação da comunidade.
Público-alvo
Os projetos inscritos deverão estar preferencialmente voltados ao desenvolvimento das comunidades em que as cooperativas estão inseridas, ou, ainda ao Estado do Rio Grande Sul de forma geral, gerando impacto social por meio de uma das naturezas descritas no item 4.1.
Poderão, ainda, ser selecionados projetos desenvolvidos para o público interno das cooperativas, como funcionários e associados, porém que tenham impacto no desenvolvimento ou alteração de uma situação da comunidade.
Impacto Social
Os projetos concorrentes ao Fundo Social do Sescoop/RS deverão especificar na Ficha de Inscrição do Projeto, de que forma as ações propostas impactarão positivamente na comunidade ou na região em que a cooperativa atua, estabelecendo os indicadores para mensuração dos resultados.
O impacto social deverá informar, por meio de indicadores, de que forma serão mensurados os resultados obtidos com o projeto e os objetivos que o projeto se propõe a atingir.
Mais informações
Para mais detalhes de como sua coop pode participar, acesse: https://www.sescooprs.coop.br/programas/fundo-social-sescoop-rs/
Ficou em dúvida? Entre em contato através do e-mail
Inovação
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu no dia 6 de outubro, consulta pública sobre decreto que institui sistema de logística reversa de embalagens de plástico. O objetivo é aumentar a reciclagem do plástico e evitar o descarte inadequado nas ruas, rios e mares. A medida integra o Programa Lixão Zero e o Programa Nacional de Logística Reversa e está alinhada ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Por meio da logística reversa, as embalagens de plástico retornarão para o ciclo produtivo, com geração de empregos verdes, preservação de recursos naturais e redução da poluição ambiental. Além disso, a reciclagem contribui para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e do consumo de água e de energia na indústria.
A proposta de regulamento abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos comercializados em embalagens de plástico e também enfatiza a importância do consumidor.
Também estimula a inserção produtiva e a remuneração de cooperativas de catadores de materiais recicláveis na prestação de serviços de coleta, triagem e transporte de embalagens de plástico.
Municípios também serão beneficiados, visto que atualmente sobrecarregam seus sistemas de limpeza com resíduos pelos quais não são responsáveis. Isto porque a legislação prevê que a logística reversa deve ser realizada de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
As contribuições para a consulta pública referente à proposta de Decreto podem ser feitas até o dia 04/11/2022, exclusivamente por meio da Plataforma Participa +Brasil.
Inovação
Estão abertas as inscrições para a quarta etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal, a palestra "Preparando o Parecer do Conselho Fiscal". A capacitação é promovida pelo Sescoop/RS, com realização da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. A palestra será online, através da plataforma Microsoft Teams no dia 26 de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 18/10 através do link: https://bit.ly/3S38lkB
Na palestra, será abordada a atuação prática do Conselheiro Fiscal, o Plano de Trabalho do Conselho Fiscal e a elaboração do Parecer do Conselho Fiscal. O treinamento é destinado exclusivamente e sem custos para cooperados e colaboradores de cooperativas regulares junto à Ocergs e aderentes a pelo menos um programa de Monitoramento do Sescoop/RS. O público-alvo são os membros efetivos ou suplentes do Conselho Fiscal, bem como interessados em participar de órgão de governança.
PROGRAMAÇÃO
Etapa 4 - Palestra Preparando o Parecer do Conselho Fiscal - Turma B
Data: 26/10/2022
Horário: 10h às 12h
Local: Plataforma Microsoft Teams
Professor: Marcelo Ferreira
Inscrições AQUI
Após realizar a inscrição, o interessado receberá a confirmação e o link de acesso por e-mail, no dia 20 de outubro.
Mais informações:
E-mail:
Whatsapp: (51) 98914-0206
Inovação
Com a convicção de que nada substitui o olho no olho, que prioriza a valorização das pessoas e da comunidade, o Sicoob conquista em número de pontos de atendimento físico no Brasil, de acordo com informações do Banco Central (BC).
São mais de 4 mil agências distribuídas em mais de 2 mil comunidades do país. No último ano, quando já havia conquistado a segunda posição, a instituição reforçou seu propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira, escolhendo estar mais próximo de seus cooperados com estrutura física e engajamento digital, que fortalece os atributos e essência do cooperativismo.
Com o objetivo de expandir cada vez mais a sua capilaridade a fim de atender à demanda da população, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional e a prosperidade das regiões assistidas, desde 2020 o Sicoob abriu 690 unidades de atendimento físico em todas as unidades federativas (uma média de 20 unidades por mês). A expectativa é que, até o fim de 2022, a instituição entregue mais de 100 novos pontos de atendimento à população e aos empreendedores.
O Sicoob, além de estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus mais de 6,5 milhões de cooperados - resultado do engajamento territorial dos pontos físicos -, tem investido em inovação e infraestrutura tecnológica. O objetivo é unir o físico ao digital para promover o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar a oferta de produtos e serviços e melhorar o atendimento aos cooperados por meio de diferentes canais digitais e físicos.
“O cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento humanizado, até porque nas cooperativas as pessoas, por definição, são mais importantes que o capital, e o lucro não faz parte dos objetivos. Como o usuário dos serviços é também o dono da organização, suas expectativas e preferências sobre acolhimento e tratamento devem ser atendidas sem restrições. Portanto, estar fisicamente nas comunidades e próximo dos indivíduos e das empresas é demonstrar fidelidade à natureza societária”, disse Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.
Expansão em 2022
Para este ano, o Sicoob mapeou 701 novos municípios para onde quer levar os benefícios do cooperativismo, para ampliar e democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade, a preços mais justos e em condições de equidade para cidadãos e empreendedores. Hoje já são atendidas 2.090 localidades, sendo que em 350 delas o Sicoob é a única instituição financeira com presença física no conceito de “agência”.
Ainda de acordo com Ênio Meinen, “o amplo atendimento caminha junto com a plena oferta de soluções por meio dos mais variados canais digitais (combinação da abordagem “high touch” e “high tech”), com produtos, serviços e processos devidamente habilitados para tanto, de forma que os cooperados que prefiram a conexão remota possam valer-se confortavelmente e com segurança desse meio de acesso. Daí a razão de termos destinado cerca de R$ 1 bilhão à tecnologia e inovação nos últimos três anos”.
Em 2021, a instituição registrou um crescimento de quase 84% na utilização dos canais digitais. O App Sicoob, por exemplo, foi responsável por 78% das transações realizadas, e a assistente virtual, Alice, por 2,8 milhões de atendimentos, com 97% de efetividade.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Sicoob
Inovação
As cooperativas que atuam com o microcrédito e que buscam inovar no mercado financeiro podem se inscrever no Desafio Microcrédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os projetos podem ser submetidos até o dia 20 de outubro e as três melhores propostas apresentarão suas soluções para a diretoria do Banco. A instituição oferecerá mentoria para detalhamento e aprofundamento das propostas, bem como criará oportunidades de negócios com redes parceiras.
O objetivo da iniciativa é contribuir para o aumento da escala do microcrédito produtivo. As propostas a serem inscritas podem sugerir políticas públicas, parcerias público-privadas e soluções de mercado que abordem problemas do microcrédito.
Os participantes deverão solucionar pelo menos um dos cinco desafios propostos, que são: atrair novos clientes para o microcrédito, fazê-lo chegar a regiões mais afastadas e aumentar o acesso por meio de plataformas; oferecer capacidade de gestão financeira, capacitação digital e profissionalização; aprimorar a análise de crédito, sem histórico bancário, reduzir custos para obtenção de dados para análise; desenvolver novas formas de atendimento para expandir o microcrédito, aumentar a capacidade e eficiência de atendimento dos agentes; e criar instrumentos financeiros inovadores e sustentáveis a longo prazo para apoiar o microcrédito e garantir a efetividade na aplicação dos recurso.
Segundo o edital, o julgamento das soluções será feito por uma comissão técnica e uma banca avaliadora. Os concorrentes deverão obter boa pontuação em três critérios: Viabilidade da Solução Proposta e Capacidade de Execução; Impacto da Solução Proposta; e Criatividade e Originalidade. Os selecionados terão até cinco minutos para apresentar a proposta para a banca e podem receber 15 minutos adicionais para perguntas e respostas.
De acordo com o cronograma, no dia 10 de novembro serão anunciadas as classificações e os finalistas. Já no dia 30 de novembro serão realizados as bancas de avaliação e o evento de encerramento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
A 16ª edição do Fórum Tecnológico do Leite conta com programação on-line, no dia 29 de setembro, e presencial, no dia 05 de outubro. Realização do Colégio Teutônia e da Emater/RS-Ascar, o tradicional evento da cadeia produtiva abordará “Tecnologias que impactam na rentabilidade da atividade leiteira”. O Fórum integra a programação de 70 anos do CT, comemorados no último mês de julho.
“Nos últimos dois anos o evento foi totalmente on-line. A edição deste ano é uma transição e retomada da programação presencial. As atividades virtuais, por sua vez, são uma oportunidade de participação de produtores de outras regiões com dificuldades de deslocamento até o Colégio Teutônia. O Fórum se propõe a trazer conteúdo técnico, com uma linguagem de fácil compreensão do público, buscando essa proximidade com a realidade do produtor de leite”, avalia a médica veterinária, professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia, Cristiana Terra, que integra a comissão organizadora do evento.
Programação
No dia 29 de setembro, às 20h, pela página do Colégio Teutônia no Youtube, ocorre a transmissão on-line de palestras relacionadas ao tema “Como preparar a vaca do futuro”. Com moderação da médica veterinária Cristiana Terra, a Granja Rutz, de Westfália/RS, será apresentada como case de aumento da média de produtividade e investimento na criação de terneiras; e a Agropecuária Vale Verde, de Paverama/RS, fará apresentação sobre a criação de terneiras como alternativa de melhor custo-benefício. A expectativa é de contar com mais de mil visualizações nessa noite.
No dia 05 de outubro as atividades presenciais serão desenvolvidas no Auditório Central do Colégio Teutônia, abordando conforto e bem-estar animal. A recepção e credenciamento serão a partir das 9h40min, com abertura oficial às 10h. Às 10h15min acontece a palestra “Como resfriar suas vacas e não perder dinheiro neste verão”, com o médico veterinário Adriano Seddon, consultor técnico Top Leite/Cowcooling. Às 12h haverá almoço que privilegia o networking.
À tarde estarão em foco os resultados obtidos por meio do resfriamento das vacas, as melhorias alcançadas e as dificuldades ainda enfrentadas. Às 14h será apresentado o case do produtor de leite de Vespasiano Corrêa/RS, Fabrício Balerini; seguido de apresentação do produtor de leite de Boa Vista do Buricá/RS, Edemar Follmann, às 14h20min.
A partir das 14h40min haverá debate e espaço para perguntas, com moderação do técnico da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger. Às 15h15min acontece oficina prática com simulações de sistemas para resfriamento de vacas, com encerramento previsto para às 15h50min.
Durante o dia os patrocinadores ouro do evento terão “mesas de negócio” no espaço do Auditório Central do CT, com a possibilidade de demonstrações e ações de relacionamento com o público presente.
Inscrições
Para a programação on-line não há a necessidade de inscrição prévia. As inscrições para a programação presencial podem ser realizadas pelo site do Colégio Teutônia – www.colegioteutonia.com.br. Inscritos até às 12h do dia 03 de outubro garantem almoço gratuito (haverá a possibilidade de se inscrever na hora, porém, sem o almoço gratuito).
O Fórum Tecnológico do Leite conta com o apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio ouro de Certel Artefatos de Cimento, Top Leite, Duagro, Gestor RP, Select Sires e Milkparts; patrocínio prata de Languiru, Dália Alimentos, Sindilat/RS, Machado Agropecuária, Samaq Massey Ferguson, Maná, Nutron, Tangará, Cooperagri, Sicredi, Fábio Guilhermano e Launer Química.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Fórum Tecnológico do Leite
Inovação
O Sistema OCB lançou nesta sexta-feira (9) a cartilha A modernização da legislação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, sobre as principais inovações implementadas pela Lei Complementar 196/2022. A norma em vigor, oriunda do PLP 27/2020, atualizou a Lei Complementar 130/09.
Com 61 páginas e 19 capítulos, a cartilha é mais uma iniciativa da Casa do Cooperativismo para esclarecer dúvidas e auxiliar coops e cooperados a compreenderem as atualizações e os impactos para o setor. De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o material é essencial para a correto entendimento das coops de crédito a respeito das alterações.
“Diante da relevância do tema, da diversidade das inovações e, ainda, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão das implicações dessa recente inovação legislativa, elaboramos essa publicação onde são apontadas e explicadas as principais inovações na lei do cooperativismo de crédito. Aproveitem”, disse o presidente.
Logo no início, o leitor poderá entender a necessidade da atualização dentro do contexto mundial atual. Em seguida, ele terá a percepção sobre as mudanças que a legislação passa a trazer, tais quais: I) a previsão expressa das confederações de serviços; II) as modificações na regra da captação de recursos dos municípios; III) o conceito expresso de área de atuação, subdividido em área de ação e área de admissão; IV) o chamado empréstimo sindicalizado; V) a impenhorabilidade das quota-partes do capital social e os outros diversos pontos alterados na LC 130/2009.
O Sistema OCB também disponibilizou um quadro comparativo entre as legislações e um curso na plataforma CapacitaCoop chamado Modernizando a Lei Complementar 130/09. Neste segundo semestre de 2022, está previsto também o lançamento do livro Lei comentada - Modernização da LC 130/09.
Estudos
A expressividade das coops de crédito também é tema de estudo do Banco Central do Brasil. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, de 2021, o SNCC atende a um contingente de 11,9 milhões de cooperados, distribuídos por mais de 2.200 municípios, possuindo ativos totais de R$ 371,8 bilhões. Ainda de acordo com o Banco Central, as captações de depósitos, nos últimos anos, têm aumentado a taxas superiores àquelas verificadas pelas demais instituições do sistema financeiro nacional.
Outro dado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em seu relatório Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira, aponta que o cooperativismo eleva o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas formais de trabalho e aumenta o número de estabelecimentos comerciais locais em 15,7%.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
A 2ª Chamada Pública realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou, na sexta-feira (9), seu resultado preliminar. O edital 11/22, que versa sobre Pesquisa em Cooperativismo, recebeu 131 trabalhos e 41 deles foram considerados aptos pelo comitê.
Com o fomento de até R$ 4 milhões, os pesquisadores contemplados poderão custear, entre outros, bolsas para orientandos, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participar de congressos e até mesmo comprar equipamentos e materiais para executar o trabalho. As principais áreas de pesquisa são em: Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.
“Acredito que essas pesquisas se tornarão permanentes e as cooperativas vão se beneficiar, levando as benesses para a ponta, para o cooperado, gerando assim mais prosperidade para nossa gente”, declarou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para pesquisas sobre Impactos econômicos, sociais e ambientais, o edital recebeu 65 inscrições; sobre Competitividade e Inovação no Cooperativismo, 39 projetos; e sobre Cenário jurídico do cooperativismo, 15 propostas. Já o tema Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões.
O resultado ainda pode ser alterado após análise de pedidos de reconsideração (recursos), que devem ser apresentados até o dia 19 deste mês, via Plataforma Carlos Chagas do CNPQ.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
Faltam poucos dias para o início do evento que vai reunir especialistas de diversas áreas para discutir a revolução tecnológica que está transformando a rotina de propriedades rurais. Além de uma tendência, a inovação que chega ao campo é mais uma ferramenta de gestão que leva agilidade e resultados para o produtor rural. As perspectivas do agro para os próximos anos serão debatidas na 2ª edição da Jornada Técnica RTC, em Gramado (RS). O evento ocorrerá de 14 a 16 de setembro no Wish Serrano Resort, com renomados palestrantes nas áreas de mercado agrícola nacional e internacional, inovação, gestão e clima. As inscrições devem ser feitas pelo site https://rtc.coop.br/inscricao.
Com realização da CCGL, patrocínio da Termasa e apoio do Sistema Ocergs e FecoAgro/RS, a Jornada Técnica RTC antecipa as tendências do agronegócio para os próximos anos, oferecendo às cooperativas uma oportunidade única de conhecimento e troca de experiências dentro do sistema cooperativo gaúcho e brasileiro.
Palestrantes renomados nas áreas de solos, agroclimatologia, biotecnologia, produção animal, inovação e mercado agrícola estarão apresentando um panorama do agro para os próximos anos, com o objetivo de oferecer às cooperativas um momento único, de elevada troca de conhecimento, demonstrando a força do sistema cooperativo. “A geopolítica, a economia e o comportamento são outros nesse pós-pandemia. Com o agro não foi diferente, por isso o nosso foco em debater a necessidade de se produzir mais e melhor, com segurança alimentar e sustentabilidade”, destaca o diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna.
Para o coordenador de pesquisa da Rede Técnica Cooperativa (RTC), Geomar Corassa, as transformações pelas quais vêm passando o agronegócio exigem conhecimento ao produtor para que ele possa fazer uma transição tecnológica sem sobressaltos, ao mesmo tempo em que garante o fornecimento de produtos que atendam às demandas do mercado. “A Jornada RTC propõe esse debate ao explorar uma série de temáticas de grande relevância neste momento”, pontua.
Entre os palestrantes confirmados estão o analista de mercado Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e Doutor em Economia, especialista em cenários para a produção agrícola brasileira. Outro destaque da programação é Arthur Igreja, co-criador da plataforma AAA com Ricardo Amorim e autor do best-seller sobre inovação ‘Conveniência é o nome do Negócio’, que terá sua abordagem focada no profissional do futuro. Com vivência no mercado que mais cresce no mundo, Larissa Wachholz é outra palestrante confirmada. Ela falará sobre as estratégias que o Brasil precisa adotar para conquistar o potente mercado consumidor da Ásia, em especial, o chinês.
A 2º Jornada Técnica é uma realização da CCGL e conta com o patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa e com o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro) e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Quem é a RTC
A Rede Técnica das Cooperativas (RTC) foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 30 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.
Confira a programação completa:
14 de setembro
18h – Recepção
19h – Abertura oficial
19h45min – Palestra de abertura – O Brasil frente ao cenário econômico global e de produção de alimentos
Alexandre Mendonça
15 de setembro
8h – Demanda alimentar e sustentabilidade: O que esperar para as próximas décadas?
Quem são e o que desejam os consumidores do futuro?
Pedro Fernandes e Sergio Canova
McKinsey & Company
Sustentabilidade e mercado de carbono: desafios e oportunidades para o Agro
Eduardo Bastos (My Carbon/Minerva Foods)
Moderador: Mário de Conto
9h50min – Coffe break
10h20min - Clima, manejo e gestão na agricultura
A propriedade do futuro: A gestão Lean na fazenda
Sandro Viechnieski (Agro+Lean)
Risco climático na agricultura: Como mitigar?
Rafael Battisti (UFG)
Moderador: Luiz Keplin
Debate
12h – Almoço
13h30min - Produtores e sistemas de produção: Aprendendo com os campeões
Produtores campeões de produtividade: Como eles chegaram lá?
Valdir Jacoby, Paulo Bonato e Laercio DallaVecchia
Moderador: Giovani Stefani Faé
Premiações Top Farmers RTC
15h45min – Coffe break
16h15min - Transformação digital na agricultura
A mente do produtor rural e a adoção de tecnologias na era digital
Joana Colussi (University of Illinois)
O perfil do profissional/assistente técnico e das organizações do futuro: Mude ou desapareça! Arthur Igreja (AAA Inovação)
Moderadora: Cristina Orsolin Klingenberg – Unisinos
16 de setembro
8h - Governança nas organizações e no sistema cooperativo do futuro
Transformações organizacionais e os modelos de negócio do futuro
André Souza (Futuro S/A)
Uma visão sobre as cooperativas do futuro
Mateus Marino (Coopercitrus)
Moderação: Marcio Lopes (OCB)
10h - Coffee break
10h30min - O futuro do consumo de alimentos em países asiáticos a as novas oportunidades para o Agro
Larrisa Wachholz (Vallya Agro)
Moderação: Tânia Regina Zanella (OCB)
12h – Encerramento
Fonte: Assessoria de Comunicação da RTC
Crédito da foto: Adolfo Wechwert
Inovação
A 2ª edição do Programa Conexão com Startups, do Sistema OCB, realizou a apresentação de três soluções de desafios de cooperativas, nesta terça-feira (6). O evento ocorreu de forma virtual e é uma parceria entre o Sistema OCB e o Silo Hub (Hub de inovação originado da parceria entre a Embrapa e a Neo Ventures). As cooperativas Cemil (MG), Coplana (SP) e Santa Clara (RS) foram selecionadas nesta segunda edição do programa, que é voltado para inovações no Ramo Agro.
Na abertura do encontro, a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, pontuou os avanços que a iniciativa proporciona para o cooperativismo como um todo e lembrou do Desafio BRC 1 Tri, lançado na Semana de Competitividade 2022, pelo presidente Márcio Lopes de Freitas. “É uma alegria ajudar a construir um agro cada vez mais inovador. Temos milhares de coops que fazem a diferença na produção brasileira. O cooperativismo quer ser sinônimo de inovação e, por isso, temos no nosso site InovaCoop uma série de conteúdos para estimular essa prática”.
Fabíola também destacou a importância dessa segunda edição do programa. “Esta edição voltada ao agro é para viabilizar desenvolvimento, aumentar a eficiência e reduzir custos. O Conexão com Startups é mais um programa que vem ao encontro do desafio de gerar R$ 1 trilhão em prosperidade e congregar 30 milhões de cooperados, em cinco anos. A inovação certamente vai nos ajudar a chegar lá”.
Coplana: A paulista Coplana lançou o desafio de estimar e prever a colheita de amendoim. O diretor comercial da startup Deadalus, Leonardo Moreno, apresentou a proposta para alcançar esse objetivo. “Nosso desafio era estimar de forma padronizada a produção e a colheita de amendoim da Coplana. Como solução, elaboramos um aplicativo capaz de calcular essa estimativa por meio de processamento de imagem. Conversamos com a equipe da Coplana para saber qual tipo de dado é coletado rotineiramente para direcionarmos a criação do app. Agora, o agrônomo registra dados no aplicativo, que é enviado para um servidor na nuvem”, disse Moreno.
Segundo explicado pelo diretor, o próprio aplicativo identifica a imagem coletada pelo produtor e faz a contagem automática de amendoins detectando quantas das vagens estão presentes na imagem. Então, há estimativa de sacas por hectares, por produção e perdas também. O desafio foi solucionado pela facilitação de coleta de dados e padronização dos processos envolvendo a produção do amendoim.
Eduardo Rodriguez, gerente de tecnologia e inovação da Coplana considerou que “os resultados são promissores. A solução superou nossas expectativas e fizemos mais do que foi desenhado. Estamos entusiasmados e queremos pôr em prática para valer”, comemorou.
Os próximos passos são a implementação da inteligência artificial e a coleta de mais dados para refinar modelos e adicionar campos de registro, além de treinamento de novos agrônomos para utilizarem o app.
Santa Clara: O desafio apresentado pela cooperativa gaúcha Santa Clara foi o desenvolvimento de uma cortadora de queijo para fracionar os produtos em pesos e formas variadas, evitando prejuízos e para adequar as porções aos padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro). A startup Eixo Consultoria de dispões a elaborar uma máquina de corte com recursos de inteligência artificial que se encontra em fase de construção.
A diretora de projetos da Eixo, Rebeca Couto, explicou que a máquina vai fazer o corte preciso do queijo com auxílio de uma lâmina ultrassônica adequada as normas regulatórias vigentes. “O descarte relatado pela cooperativa e o desperdício de material são consideráveis. A máquina projetada conta com balança industrial e corta o queijo redondo ou quadrado a partir de leitura pelo sistema de automação com o auxílio de softwares que mensuram o volume e a altura, mesmo com as deformidades das peças. Estamos finalizando para colocarmos em testes e trazer os resultados de corte com maior velocidade, redução de desperdícios e automatização de processos repetitivos”, explicou Rebeca.
O supervisor de engenharia de processos da Santa Clara, Cleiton Nunes, declarou que está com fortes expectativas em relação aos resultados. “Esse fator inovação precisa estar dentro das instituições. O consumidor muda seus hábitos e a indústria precisa atender essas demandas. Nosso desafio é complexo, porque o produto tem inúmeras características, o que justifica os atrasos, mas é algo muito inovador. Estamos com enorme expectativa para vê-lo agindo e melhorando nossa competitividade”.
Cemil: a coop mineira precisava prever os preços de leite longa vida (UHT) desde o início da produção até a chegada ao varejo para ter mais competitividade. A startup UPTech aceitou o desafio. O diretor da startup, Gustavo Lenzi, explicou que, para a oscilação constante de preços, a assertividade na precificação e embasamento para a tomada de decisão, a solução proposta é um sistema integrado para precificação que também utiliza inteligência artificial.
“Trabalhamos em conjunto com a Cemil para levantar dados, estruturá-los e filtrar o que pode ser utilizado. Propomos o desenvolvimento de modelos matemáticos e métodos de inteligência artificial, a construção de relatórios e a validação do modelo junto a Cemil. Já geramos até aqui 10 relatórios, mas como queremos um modelo mais robusto estendemos para 15 a fim de consolidar os números”, explicou Lenzi.
Ainda segundo o diretor, com o número maior de variáveis foi possível prever um milhão de situações e resultados o que os levou a trabalhar com um valor médio. “Com todo esse processo garantimos 95% de assertividade e precisão. Este modelo matemático não é restrito ao leite, podemos aplicá-lo em outras commodities como café e soja”.
Além do preço determinado, a startup gerou médias de confiança, criando outros cenários baseados em econometria. O diretor de marketing da Cemil, Warlei Tana, agradeceu o empenho e declarou que a UPTech continuará com a Cemil nesta parceria. “Com os resultados conseguimos alcançar uma média e agora temos um modelo. Vamos maturá-lo muito mais a medida de em que a inteligência artificial for aprendendo. O modelo de leite é complexo e estamos em um ano atípico. Mesmo assim o software acompanhou cada dado”, ressaltou.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
Sempre dedicada à criação de soluções transformadoras para produtos e serviços, beneficiando continuamente seus cooperados, a Unicred acaba de apresentar seu mais novo programa de inovação aberta: o Aceleração. A partir dele, a instituição financeira cooperativa visa ampliar suas iniciativas voltadas à inovação por meio de parcerias com empresas de base tecnológicas e startups, gerando valor ao sistema e, principalmente, a cooperados e seus negócios.
O programa tem como objetivo buscar soluções para a evolução de produtos ou ainda para a co-criação de novos produtos e serviços inovadores, a partir de um canal permanentemente aberto, com fluxo contínuo de inscrições. Por meio dele, empresas poderão se conectar à cooperativa para apresentar soluções, propor melhorias e novas ideias para as cooperativas, centrais e confederação que integram o Sistema Unicred em todo o País.
As startups e empresas de base tecnológica podem, desde já, se cadastrar no site www.aevo.com.br/connect/unicred para apresentar suas soluções, ou participar de desafios constantes voltados a áreas específicas que serão lançados frequentemente. Para participar, é necessário ser uma empresa com uma solução em operação, com propósito de gerar valor para o sistema e/ou cooperado Unicred. Após as inscrições e avaliações, o programa Aceleração irá contar com etapas de pitch session, mapeamento de escopo de trabalho, para então cocriar um projeto piloto.
Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil, Luis Augusto Soares Schuler, o Aceleração tem como base um valor essencial ao cooperativismo, que é a cooperação. "A partir do Aceleração, podemos nos conectar a empresas de base tecnológica e startups de diferentes cenários e propósitos, ampliando horizontes para a produção de soluções inovadoras para nossos cooperados. Igualmente, as empresas participantes se beneficiam por atrair investimento e ganhar visibilidade para suas iniciativas, além de se conectarem a um ecossistema cooperativo de referência nacional, com mais de 250 mil cooperados", declara.
Segundo o superintendente de Estratégia e Governança de TI da Unicred do Brasil, Alexsandro Filipetto, o programa tem potencial para conquistar grandes resultados. "O Aceleração foi desenvolvido de forma a beneficiar não apenas a Unicred, mas principalmente as empresas de base tecnológica e startups que desejam tirar projetos de inovação do papel e, igualmente, nossos cooperados, que terão novidades tecnológicas aplicadas em seu dia a dia fazendo a diferença para seus negócios", aponta.
Para saber mais sobre o programa Aceleração e participar da iniciativa da Unicred, é possível acessar o site www.aevo.com.br/connect/unicred ou enviar desafios para a área de inovação pelo e-mail inovaçã
Fonte: Unicred do Brasil
Foto: Glauco Vinícius Arnt/Divulgação
Inovação
Quando a artesã e designer de joias Patrícia Pedrotti foi chamada ao palco para receber o prêmio Elas no Agro, nesta quarta-feira (31), ela representou muito mais do que seu próprio empreendimento. O reconhecimento à Enojoias, na sexta edição da distinção da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), durante a Expointer, em Esteio (RS), é a valorização do cooperativismo e do empreendedorismo feminino como forma de diversificar a produção e ampliar a renda das famílias.
A Enojoias é uma marca de joias que utiliza cristais de bitartarato de potássio formados durante o processo de armazenamento dos vinhos nas pipas de madeira. Iniciada em 2015, justamente quando fez sua primeira venda para a Vinícola Aurora, é considerada a primeira e única marca de joias do mundo que usa os cristais de vinho para a elaboração das peças.
Os “diamantes do vinho” são formados pela precipitação de dois elementos presentes nas uvas, tanto brancas quanto tintas: o ácido tartárico e o potássio. Na presença da baixa temperatura, esses elementos reagem entre si, dando origem aos cristais.
Bisneta de viticultores que fundaram a Cooperativa Vinícola Aurora, em 1931, e filha dos associados Antônio Pedrotti e Lenita Dall Oglio Pedrotti, Patrícia conta que o projeto inicial era apenas fazer uma exposição para mostrar a riqueza dos materiais. O sucesso foi tanto que a Aurora resolveu abraçar a ideia e abrir um espaço para a venda na loja da Associação dos Artesãos Aurora.
“Sou filha de viticultor, cresci em meios às vinhas de Tuiuty, interior da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Desde o início da faculdade de Design, sempre tive o desejo de unir o design e algo relacionando à uva, mas nenhuma das minhas ideias era realmente uma ‘grande ideia’. Então, depois de uma década, veio o insight: ‘Vou desenvolver joias com os cristais de ácido tartárico, a chamada gruppola aqui no interior’”, relata.
Patrícia conta que mesmo com o aumento da demanda, ela mantém a produção de forma artesanal, na propriedade da família. Atualmente, além loja da Associação dos Artesãos Aurora, em frente a unidade Matriz da vinícola, ela comercializa as peças em outros pontos.
“É uma forma de manter a conexão entre o vinho e paixão pelas joias. O objetivo é mostrar todas as belezas que surgem do vinho, e de todo o trabalho de nossos queridos viticultores na Serra Gaúcha”, resume.
Estímulo ao empreendedorismo feminino
Atualmente, cerca de 50 mulheres associadas ou familiares de cooperados comercializam seus produtos na loja da Associação dos Artesãos Aurora, localizada em frente ao complexo enoturístico da vinícola, na Rua Olavo Bilac, em Bento Gonçalves (RS).
Há 26 anos, viticultores e familiares de associados têm a oportunidade de incrementar suas rendas com a venda de produtos feitos à mão. São mais de 50 itens, desde as joias até peças em crochê, em resina e madeira, geleias, doces de amendoim, trufas, biscoito, grostoli, frutas cristalizadas, sabonete, porta-chaves, chaveiros, sapatinhos de tricô, trilhos, tapetes, entre tantos outros.
Outra iniciativa de estímulo à ampliação da renda e diversificação da produção é o projeto Mulheres Aurora Empreendedoras (MAE), do qual Patrícia também faz parte. O objetivo é reunir cooperadas, esposas e filhas de viticultores associados para encontros sobre empreendedorismo feminino e cooperativismo.
O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, o viticultor Renê Tonello, enaltece o prêmio concedido pela Federasul por mostrar que a cooperativa está no caminho certo ao valorizar as iniciativas dos associados que vão além da produção da matéria-prima para a indústria. Tonello cita o fato da Enojoais utilizar um produto que seria descartado para a elaboração das peças, além da iniciativa empreendedora da designer.
“A beleza das peças é ainda maior por sabermos que também traz esse lado sustentável, que é umas nossas maiores preocupações. Sustentabilidade ambiental, é claro, mas também de condições para que o viticultor agregue valor à sua propriedade, com qualificação e criatividade, como fica evidente nas peças da Enojoais”, celebra o presidente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora
Inovação
Depois de dois anos atípicos em razão da pandemia da covid-19, os portões da 45ª Expointer foram abertos sem restrições na manhã deste sábado (27/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O ato contou com a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários de Estado e do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o gerente de Relações Sindicais e Institucionais da Ocergs, Tarcisio Minetto e o presidente do Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, estiveram presentes na solenidade.
O governador disse que a 45ª edição traz o sentimento de retomada. “A Expointer sempre foi o momento em que o Rio Grande do Sul mostra ao Brasil e ao mundo a força da sua maior vocação, que é o agronegócio. Nos últimos anos, assim como no mundo todo, fomos golpeados pela pandemia e, embora a feira tenha sido realizada com restrições, a verdadeira retomada, inclusive com um sentido de resiliência, está ocorrendo nesta edição. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.
Painel RBS Eleições 2022
O que pensam e propõem os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul para o setor agropecuário foram tema de evento na Casa RBS da Expointer também neste sábado. O painel, mediado pela colunista e apresentadora Rosane de Oliveira, recebeu seis postulantes ao Piratini e contou com perguntas formuladas pela produção e por setores representados na feira. Darci Hartmann, representando o cooperativismo gaúcho, questionou sobre demandas de infraestrutura e internet campo, de proteína animal e matéria prima, questões tributárias, de logística, cooperativismo de saúde e sobre a plataforma dos candidatos ao governo em relação ao cooperativismo e desenvolvimento do Estado.
Pavilhão da Agricultura Familiar
Além de uma reunião do Conselho da Unicred na Casa do Cooperativismo na Feira, o presidente também participou da inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar neste sábado. O governador cortou a fita inaugural do local, que neste ano reúne 337 expositores de mais de 100 municípios. São 10 expositores a mais do que em 2019, último ano da feira antes da pandemia. O sentimento de retomada tomou conta do espaço e dos produtores, já que em 2020 o pavilhão funcionou de forma restrita, com menor número de expositores e apenas no formato drive-thru. Em 2021, o local também teve restrições de empreendimentos e de público.
No ato que marcou a abertura do pavilhão, Ranolfo destacou a importância do pequeno produtor e das agroindústrias gaúchas. “Esse é um dos espaços mais visitados da feira e que comprova a importância e o valor do pequeno produtor e das agroindústrias gaúchas. Neste primeiro dia, já pude ver o sentimento de retomada, a animação e a expectativa dos produtores com a grande presença do público visitante. Não tenho dúvidas de que será um ano de muito sucesso nas vendas”, disse o governador.
Do total de estandes, 268 são agroindústrias, 52 da área de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 destes empreendimentos e as mulheres estão na liderança de 66.
Expointer 2022
A expectativa da organização é receber mais de 600 mil visitantes, que poderão aproveitar os 70 mil metros quadrados de área de exposições do agronegócio, eventos técnicos, oficinas, julgamento de animais e leilões, além de uma programação artística e cultural. Também haverá discussão de temas relevantes para a agropecuária gaúcha e nacional: inovação, tecnologia, produção sustentável, preservação de água, agricultura de baixa emissão de carbono e desenvolvimento econômico aliado à preservação do ambiente.
Uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer vai até 4 de setembro. O Sistema Ocergs é uma das entidades co promotoras e estará presente e com programação especial na Casa do Cooperativismo. Confira a programação completa AQUI e acompanhe as notícias ao longo da semana em nosso site.
Com informações da Secom
Inovação
Durante a palestra Construindo o Coop do Futuro, apresentada no encerramento da programação da Semana de Competitividade, nesta quarta-feira (24), o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, propôs um desafio ao movimento cooperativista: o de atingir a meta de R$ 1 trilhão de prosperidade e de 30 milhões de cooperados até 2027. A provocação faz referência ao poder que o cooperativismo tem em gerar desenvolvimento e prosperidade para todos a sua volta: cooperados, cooperativas, comunidades em que estão inseridas, ao país.
“Como cada centavo gerado dentro de uma cooperativa se transforma em qualidade de vida, vamos gerar novas oportunidades para o povo brasileiro. Estas oportunidades aparecem na forma de trabalho, renda, programas de inovação, cursos, projetos sociais, ações de sustentabilidade e investimentos diretos na melhoria das comunidades onde atuamos. É a nossa hora de mostrar que o nosso jeito de fazer negócios gera mais que números, traz prosperidade”, assegurou o presidente.
De acordo com Márcio, o objetivo de movimentar R$ 1 trilhão até 2027 é totalmente plausível. “Não estamos muito distantes disso. Em 2021, as cooperativas movimentaram quase R$ 525 bilhões. Em um cenário arrojado chegaríamos nesta meta logo em 2024, mas como somos pé no chão, no formato moderado, até 2027 alcançaremos a meta. Importante reforçar que tudo isso é revertido em emprego, renda, oportunidades, negócios e prosperidade não apenas para o coop, mas para todos os brasileiros”.
O Sistema OCB pretende apoiar o crescimento por meio de suas Unidades Estaduais com estratégia unificada e com diretrizes capazes de balizar o desenvolvimento do movimento de maneira integrada, respeitando a diversidade de cada cooperativa. “As especificidades, características, sotaques de cada região e de cada cooperativa será considerado nessa caminhada. A estratégia unificada é importante, no entanto, para crescermos e nos fortalecermos juntos”, declarou Márcio.
O presidente lembrou que ainda há a necessidade de construção de um ambiente regulatório que contribua ainda mais para alavancar o movimento, bem como a de disponibilizar uma série de programas com foco em monitoramento, performance e resultados. “As ações da OCB já estão focadas nessa direção”, acrescentou.
“Temos o Identidade, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), as plataformas CapacitaCoop, NegóciosCoop, InovaCoop e, agora, conforme divulgado na abertura da nossa Semana de Competitividade, o ESGCoop. Começamos hoje a construir esse futuro para comemorar, em cinco anos”, complementou, ao convidar os presentes para acompanhar a divulgação de vídeo promocional da campanha do BRC 1 Tri - Brasil Mais Cooperativo 1 trilhão de prosperidade.
Confira o vídeo:
Fonte: Sistema OCB
Inovação
Com a participação de 42 jovens e 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, foi dada a largada para a primeira edição da Academia de Jovens Líderes do Agro. A iniciativa da Bayer e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) tem por objetivo incentivar a participação dos jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.
O primeiro encontro ocorreu recentemente de forma presencial no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Ao longo do curso, os jovens cooperativistas participarão de sessões com um time de especialistas que vão abordar temas relacionados à liderança, desenvolvimento de equipes, inovação e transformação digital. No total, serão três módulos com encontros virtuais ao longo do ano.
Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, desenvolver novas lideranças torna-se hoje condição essencial para a solução de desafios complexos que não se pode mais deixar de enfrentar. "A questão é se estamos à altura dos desafios atuais, onde os movimentos de transformação estão acontecendo de forma consistente ao redor do mundo. Entendemos que a colaboração entre empresas parceiras e cooperativas, como nesse curso, contribuirá de forma assertiva para esse enfrentamento", destaca.
Os jovens terão também uma mentoria para desenvolvimento e gestão de um projeto. Ao final, os grupos apresentarão estas propostas em uma banca formada por representantes da FecoAgro/RS e de representantes das cooperativas. O grupo do melhor projeto avaliado será premiado com uma visita à fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Foward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.
Fonte: AgroEffective
Inovação
A Cooperativa Certel inaugura, na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, a primeira estação de recarga energética veicular de Lajeado. O posto de abastecimento está localizado na Avenida Benjamin Constant, no Bairro Montanha, junto ao seu ponto de atendimento. O evento inicia às 8h. Este é o segundo posto de energia da região. O primeiro está instalado junto à sede da Cooperativa, em Teutônia.
A instalação do novo eletroposto visa antecipar tendências, incentivar a adoção de energia limpa e acelerar a inovação na região. Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, o vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi, descreve o serviço: “É uma tomada que estará disponível para a sociedade lajeadense abastecer seu carro elétrico de forma gratuita”.
A cooperativa já conta com o primeiro carro elétrico de sua frota e planeja ampliar continuamente suas políticas de sustentabilidade. Conforme Sechi, são necessárias cerca de oito horas para o abastecimento completo. E a bateria representa cerca de 70% do seu custo. “Hoje não é uma vantagem, mas é uma tendência”. Os modelos possuem alto custo para aquisição, mas baixo valor de manutenção. Segundo especialistas, em 2030 estima-se que 30% da frota veicular no mundo será composta por carros elétricos.
Fonte: Jornal A Hora
Inovação
Com o lançamento do livro Sicredi Aliança RS/SC/ES - Uma História de Cooperação - Uma História de Prosperidade, na última segunda-feira, 25 de julho, a Cooperativa Sicredi Aliança, com sede em Marau (RS) e atuação em 46 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, encerra as comemorações alusivas aos seus 40 anos, transcorridos em 31 de agosto de 2021. Assinada pela escritora marauense, Roberta Bassani Federizzi, e pela diretora de Operações da Sicredi Aliança, Lucia Maria dos Santos Magnan, a publicação apresenta os principais acontecimentos da trajetória da cooperativa, com imagens e depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da instituição. “Que a simplicidade desses escritos possa levar o leitor à compreensão do enorme valor da Sicredi Aliança”, enfatiza Roberta. Além do lançamento do livro, também ocorreu a inauguração da Biblioteca, junto ao hall de entrada; e do Memorial Lucia Maria dos Santos Magnan, no quarto andar; ambos na Sede Administrativa.
Idealizadora do livro, a diretora de Operações, Lucia Maria dos Santos Magnan, acompanha a cooperativa desde a sua fundação, assim como o atual presidente, Ivo Miri Brugnera. “Neste livro, toda essa história é evidenciada, relatando os fatos e temas que foram e são importantes para toda a sociedade que de alguma forma é impactada pela existência da Sicredi Aliança”, enfatiza. “E para quem teve a oportunidade de participar desta caminhada, o sentimento é de pertencimento”, completa a diretora.
O presidente da cooperativa, Ivo Miri Brugnera, reitera na abertura do livro a construção coletiva da cooperativa, fruto da união de muitos esforços. "Hoje, ao celebrarmos nossos 40 anos de história, temos cada vez mais certeza de que somente juntos, com a força e a dedicação de todos, podemos vencer as dificuldades e fazer a diferença”, destaca. “Após 40 anos de trajetória, seguimos com os olhos voltados para o futuro, alicerçados na cooperação e no interesse pela construção de um mundo melhor. Este é um dos legados deixados pela cooperativa para as futuras gerações: acreditar que, com união e cooperação, é possível chegar ainda mais longe”, salienta o presidente.
Prefácio – O texto que abre a publicação é assinado pelo ex-ministro da Agricultura, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Sérgio Turra. No Prefácio, ele lembra momentos históricos do cooperativismo de crédito no Brasil e a importância da Sicredi para Marau e região. “Muito mais do que a celebração de 40 anos de existência estão as histórias de milhares de homens e mulheres que agradecem a fórmula de perseguir junto os objetivos da realização, da prosperidade”, conclui ele.
Saiba mais: Com 165 páginas, o livro aborda em seis capítulos, os momentos mais marcantes das quatro décadas: Cooperativismo: Raízes Históricas; Enobrecendo a Marca Cooperativista do Sicredi; Uma Bela História para Conhecer e Contar; Abrangência da Sicredi Aliança RS/SC/ES; Colaboradores: Mola Propulsora; e Pensando no Social. A publicação, com tiragem de 1 mil exemplares e de distribuição gratuita e dirigida, foi produzida pela Lenari Editores Associados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Aliança RS/SC/ES
Inovação
A plataforma de aprendizagem EaD desenvolvida pelo Sistema OCB, a CapacitaCoop, está de cara nova. A partir de hoje (25), os usuários contam com ferramentas otimizadas e recursos diferenciados, além da nova interface, novos cursos e novas trilhas de aprendizagem que forão disponibilizadas.
A CapacitaCoop foi criada em abril de 2020, e agora, em 2022, contará com mais de 80 cursos on-line para atender seus mais de 28 mil alunos. A plataforma, que é utilizada por mais de 2 mil cooperativas para ampliar os conhecimentos de seus cooperados e funcionários, já emitiu mais de 17 mil certificados.
Diferenciais
A nova CapacitaCoop está mais rápida, mais intuitiva e com design mais moderno para melhor atender as necessidades das cooperativas e da comunidade interessada no mundo do cooperativismo. Agora, a página inicial da plataforma conta com uma vitrine com informações dos cursos e trilhas de aprendizagem, além de uma biblioteca atualizada com materiais sobre o cooperativismo.
A pesquisa por curso ficou mais fácil. Além da filtragem por temática, o aluno poderá personalizar sua busca com base na categoria do curso. Se o aluno tiver interesse por cursos de curta duração, por exemplo, é só selecionar essa categoria.
Para cursos e atividades síncronas (ao vivo), a plataforma está integrada com o sistema de webconferência, Zoom. O aluno também poderá acessar a Capacitacoop por meio da versão mobile, podendo, inclusive, verificar os conteúdos do curso mesmo estando off line, ou seja, desconectado da internet.
Outra novidade é o Tira dúvidas. Caso o aluno tenha alguma pergunta sobre o conteúdo, poderá contar com os tutores da plataforma, referências no tema e que estarão à disposição, para respondê-las.
Na nova plataforma, o aluno ainda poderá acompanhar suas matrículas por meio de um Dashboard (painel). Neste espaço, ele acessará seus certificados, dará continuidade aos seus estudos, visualizará seu progresso e poderá atualizar seu cadastro, além de consultar as perguntas de suporte técnico mais frequentes (FAQ). Além disso, agora a Capacitacoop é gamificada, o que significa que quanto mais cursos o aluno realizar, mais pontos ele irá acumular e subir no ranking geral da plataforma.
Outro diferencial é que o aluno terá à sua disposição um telefone gratuito (0800 642 4025) para solicitar suporte técnico, além dos tradicionais serviços de chat e e-mail. O suporte poderá ser solicitado nos períodos de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h e sábado, das 8h às 18h (horário de Brasília), exceto feriados nacionais.
Como começar?
Para alunos antigos: Caso seja usuário da antiga versão da plataforma, o aluno deverá seguir o fluxo “Já sou aluno”. Em seguida deverá clicar em "Entrar” e depois em “Esqueci minha senha”. Após inserir o seu CPF (informado no cadastro da antiga plataforma) e clicar em "OK", o aluno receberá um e-mail com instruções para registrar a nova senha. Caso não tenha recebido o e-mail, o aluno poderá entrar em contato com o suporte pelo telefone 0800 642 4025.
Para novos alunos: Caso seja um usuário novo, os passos são um pouco diferentes. O aluno deverá seguir o fluxo “Quero me cadastrar”. Em seguida, deverá clicar em "Criar conta" e preencher os dados solicitados. Aqui vale lembrar que a CapacitaCoop não é restrita a cooperativistas! Isso quer dizer que o aluno poderá acessar a plataforma mesmo que não faça parte de nenhuma cooperativa. Para isso, na hora de realizar o seu cadastro, basta marcar a opção “Sem vínculo com o cooperativismo”.
Novos cursos
O Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB selecionou sete novos cursos com foco em promover a cultura da inovação por meio de ferramentas e metodologias e, também, oportunizar o conhecimento necessário para o desenvolvimento de produtos e serviços para aumentar o acesso a mercados.
- Networking: ensina a construir uma rede de apoio com legitimidade de interesses para buscar novas oportunidades no mercado, formatar seu negócio ou novas parcerias em geral, com conexões genuínas, duradouras e recíprocas.
- Ideação: oferta conhecimentos sobre processos e ferramentas criativas para fomentar a geração de ideias. O chamado Design Thinking ensina que soluções inovadoras não surgem do nada e, por isso, a CapacitaCoop elaborou um conjunto de ferramentas para o aluno aprender a gerar ideias, aperfeiçoá-las e implementá-las no mercado.
- Customer Support: visa melhorar a relação com o público-alvo. O trato com o cliente, a resolução de problemas, a melhora na relação das expectativas e entender o que precisa ser aprimorado são alguns dos conteúdos oferecidos neste curso.
- OKR: ensina este método transparente e produtivo para atingir objetivos audaciosos. A aprendizagem mostra desde como o conceito surgiu, comparando com outras métricas tradicionais, até como aplicar o OKR em seu dia a dia para a tomada de decisões mais assertivas.
- Prototipagem: ensina a construir e testar protótipos. É possível aprender como dar vida a modelos iniciais de produtos ou serviços e a viabilizar a construção de soluções de forma inovadora com baixo custo e agilidade. O conteúdo habilita o usuário a uma das etapas do Design Thinking.
- Design de Serviços: durante as aulas, o aluno conhece conceitos e práticas para tornar o seu serviço uma experiência incrível para todos os envolvidos, a criar experiências WOW (superar expectativas) e jornadas que fazem sentido.
- Teste: possibilita ao aluno entender esta etapa dos processos de negócios e escolher o tipo de teste mais adequado para apontar se, de fato, o problema do usuário será resolvido com a solução proposta. . O conteúdo habilita o usuário a uma das etapas do Design Thinking.
Novas Trilhas
- Contabilidade e Tributação para Contadores: conheça as particularidades da contabilidade e da tributação das sociedades cooperativas.
- Contabilidade e Tributação para Dirigentes: conheça os principais aspectos financeiros, contábeis e tributários das sociedades cooperativas que impactam o processo de tomada de decisão.
- Governança Participativa: veja como dirigir sua cooperativa contando com maior apoio e participação dos cooperados.
- Competências Interpessoais: aprenda algumas técnicas que podem melhorar seu desempenho e contribuir para sua ascensão profissional.
- Negócios Dinâmicos: saiba como modelar o negócio para melhorar a entrega de valor a seus clientes e como aumentar a competitividade de sua cooperativa no mercado.
Faça seu cadastro e tenha acesso à plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro: capacita.coop.br
Fonte: Sistema OCB
Inovação