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Solução reúne iniciativas voltadas ao aprimoramento da cultura da inovação nas cooperativas
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O "Corporate Startup Stars" premiou as 100 melhores empresas de Inovação Corporativa de 2024 em evento em Paris
- Artigo Secundário 1
Contempladas estavam inscritas no Edital de Inovação do Sescoop/RS, que tem como objetivo impulsionar a inovação dentro do ecossistema cooperativista
- Artigo Secundário 3
Edital prevê valores para cooperativas de todos os ramos que tiverem projetos de inovação contemplados. Inscrições terminam dia 4 de outubro.
- Artigo Secundário 2
A geração Z está tomando cada vez mais espaço na economia ao ocupar lugares no mercado de trabalho e por seus comportamentos de consumo. Em 2020, essa parcela da população já representava 40% dos consumidores globais, de acordo com estudos da McKinsey.
As cooperativas precisam estar atentas à geração Z para conseguir atrair novos talentos, rejuvenescer os quadros sociais e proporcionar produtos e serviços atrativos. A boa notícia é que as cooperativas e a geração Z têm muita coisa em comum.
Como o cooperativismo se adequa às tendências da Geração Z
A geração Z abraça todos aqueles nascidos entre 1995 e 2010. Essa parcela da população é marcada pela presença total no mundo digital e o acesso a informações novas a cada instante. Os jovens dessa geração são superestimulados e acreditam na realidade simultânea, em que se podem realizar diversas atividades ao mesmo tempo.
Além disso, essa geração possui alguns ideais muito definidos, como a diversidade, a inclusão, a priorização da qualidade de vida, o ativismo, o desejo de construir um mundo melhor e a cooperação. Nesse sentido, o cooperativismo pode se adequar totalmente às tendências dos jovens.
A busca pelo propósito
Um fator muito importante para a geração Z é encontrar propósito nas suas funções do dia a dia. De acordo com um estudo da Deloitte, 86% dos jovens acreditam que enxergar propósito no seu trabalho é muito importante para sua satisfação profissional e bem-estar.
Por isso, estar ligado a modelos de negócio como o cooperativismo - que é guiado por princípios e pensado para impactar positivamente a sociedade - consegue oferecer aos jovens os propósitos com os quais eles se identificam.
A importância do pertencimento
Outra característica da geração Z é a preocupação com o pertencimento. Os jovens buscam por oportunidades profissionais das quais tenham orgulho de pertencer e organizações em que se sintam motivados a participar ativamente dos projetos.
O cooperativismo também se encaixa na busca por pertencimento da geração Z. Tendo em vista o impacto direto das cooperativas na comunidade e sua gestão democrática, fica mais fácil para os jovens se identificarem e se sentirem pertencentes a esse modelo tão participativo.
Consumo consciente e sustentável
Uma grande preocupação da geração Z é o impacto ambiental. De acordo com o estudo da Deloitte, 25% dos jovens já cortaram relações com negócios cuja parte do modelo de produção não era sustentável.
Os cuidados com o meio ambiente são parte da preocupação das cooperativas. O modelo cooperativista se preocupa com o impacto na comunidade em geral, desde aspectos sociais até ambientais.
Impacto social e comunitário
Ainda de acordo com a pesquisa da Deloitte, 63% da geração Z compactua e acredita em negócios com o poder de promover igualdade social. Nesse quesito, as cooperativas se encaixam perfeitamente com o desejo por uma sociedade mais justa dos jovens.
Pensando que o sétimo princípio do cooperativismo é o interesse pela comunidade, as atitudes das cooperativas são totalmente pensadas no impacto social. Assim, a geração Z pode encontrar propósito na sua vida profissional e se identificar com os valores da organização.
Horizontalidade e gestão descentralizada
Em entrevista realizada durante o 15° CBC, o professor, palestrante e escritor Dado Schneider, falou sobre o novo modelo de gestão acatado pela geração Z. De acordo com Schneider, com o advento das redes sociais e, consequentemente, do fácil acesso à informação, a cadeia de comandos se tornou horizontal ao invés de vertical e centralizada.
Esse é outro motivo pelo qual a geração Z se encaixa tão bem com o cooperativismo. O segundo princípio do cooperativismo gira em torno da gestão democrática e, por isso, os jovens conseguem se adaptar bem a esse modelo.
Os desafios para trazer a Geração Z ao cooperativismo
Apesar de ideais similares, a taxa de adesão dos jovens ao cooperativismo ainda não é tão alta. Ainda existem alguns desafios que precisam ser superados visando uma maior participação da geração Z em cooperativas.
A comunicação com os jovens
Dado Schneider afirma que um grande problema do cooperativismo é não se comunicar propriamente com a geração Z. Segundo ele, muitas pessoas encaram esse grupo apenas como mais uma geração de jovens, mas se esquecem que essa parcela da população apresenta características únicas, nunca antes vistas.
Por isso, é necessário que as cooperativas adequem sua comunicação com a geração Z, visando tornar o modelo cooperativista atrativo aos jovens. Por meio de alguns truques de linguagem simples, é possível aproximar as cooperativas dessa parcela da população. Como já existe um alinhamento de princípios, basta essa mudança de diálogo para gerar identificação entre o cooperativismo e a geração Z.
Conhecer e entender seus valores
Para conseguir se comunicar com a geração Z é preciso entender seus valores e ideais. Muitos consideram essa nova parcela da população como os mais disruptores desde a época dos hippies e, por isso, eles têm seus princípios bem definidos e os levam muito a sério.
As gerações mais velhas precisam manter a mente aberta para se adaptarem a algumas peculiaridades dos mais jovens, como sua preocupação com o impacto ambiental e social das organizações.
É preciso, por exemplo, que as pessoas com mais experiência de mercado estejam dispostas a flexibilizar seu modo de pensar e produzir para abraçar os ideais dessa nova geração.
A nova cultura do trabalho
Um ponto divergente da geração Z em relação às outras gerações é a cultura de trabalho. Os jovens trocaram o lema de antigamente de “viver para trabalhar” por “trabalhar para viver”. Por isso, a nova geração valoriza muito um estilo de vida saudável e faz questão de priorizar suas atividades pessoais.
Além disso, a geração Z é extremamente preocupada com a manutenção da saúde mental, e evita atividades que possam atingi-la. Portanto, as cooperativas precisam adaptar e flexibilizar seu ambiente de trabalho para que ele se torne mais atrativo para os jovens. A adoção de benefícios focados no bem estar físico e mental e o modelo de trabalho híbrido são algumas das atitudes tomadas por organizações visando a retenção de talentos da geração Z.
Leia a matéria completa em: SomosCoop
A 10ª edição do prêmio Valor Inovação Brasil, divulgada na segunda-feira (5), aponta as organizações mais inovadoras em cada setor e apresenta o ranking das 150 empresas com melhores práticas de inovação. O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil e pioneiro no cooperativismo de crédito, está entre as cinco mais inovadoras no setor financeiro de acordo com a avaliação.
Realizada pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Strategy&, a pesquisa analisa a capacidade das organizações de garantir a inovação, considerando a crescente importância da sustentabilidade e a adoção de tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial generativa. Também avalia a adaptabilidade e a transformação da força de trabalho e dos modelos de negócio com base em estratégias sólidas.
No Sicredi, a inovação está além da evolução digital e abrange, primeiramente, o foco nas pessoas, e em processos estabelecidos para potencializar a capacidade de inovar no dia a dia, acelerar a estratégia corporativa, aplicar métodos de construção de futuros e ser reconhecido pelo ecossistema de inovação. As ferramentas de inovação aberta adotadas, por exemplo, além de contribuírem com o negócio, viabilizam uma cultura de experimentação e agilidade entre startups e os times de produtos e operação do Sicredi. Apenas de julho de 2023 a junho de 2024, foram mais de 300 parcerias firmadas com diferentes startups.
Outra referência é o “Programa Inovar Juntos”, que até o momento teve aproximadamente 65 desafios propostos para o ecossistema de startups, 55 experimentos/PoC realizados e mais de 20 soluções escaladas. Em 2024, oito desafios estão mapeados para conexões com parceiros. Um dos desafios já concluídos foi com a Startup "Meu Lar De Volta", que mobilizou colaboradores para ajudarem colegas que tiveram suas residências impactadas durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio. Rapidamente, foi formada uma rede solidária para a realização de mutirões de limpeza em sete cidades. Com o experimento, além do impacto social e mais de 700 pessoas envolvidas entre inscritos, voluntários e beneficiados, foi possível mapear novas hipóteses de negócio que serão validadas no decorrer de 2024.
Outro processo estabelecido é o de Inovações Locais, em que as mais de 100 cooperativas do Sicredi compartilham suas inovações umas com as outras. Assim, é gerado um ambiente colaborativo de trocas e aprendizados, confirmando na prática um dos sete princípios do Cooperativismo, a Intercooperação. Já o “Canal de Ideias” é uma ferramenta que os mais de 45 mil colaboradores podem propor novas soluções para produtos e negócios. As ideias com maior nível de engajamento são avaliadas pelos times e posteriormente implementadas. O Canal já teve mais de 2.400 propostas e aproximadamente 790 ideias implementadas.
Felipe Feldens, diretor executivo de Estratégia, Evolução e Dados do Sicredi, explica que a inovação é fundamental para a instituição desde o seu surgimento. "O processo é sempre sobre pessoas, conhecendo as jornadas dos associados e trabalhando soluções em seu benefício e das comunidades onde estamos presentes. Nosso objetivo é aproveitar oportunidades e resolver desafios de forma eficiente, e nem sempre por meio de tecnologia. Mantemos um olhar atento para ações inovadoras que atualmente são um dos focos do nosso planejamento estratégico. Além disso, o nosso modelo de negócio, com 5 centrais e 104 cooperativas, nos permite identificar demandas e gerar soluções para atender necessidades econômicas específicas em cada localidade onde atuamos", afirma.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Anualmente, o Sistema OCB se dedica à campanha do movimento SomosCoop que busca promover o cooperativismo no Brasil. Este ano, a partir dos resultados da última Pesquisa de Imagem, realizada junto à sociedade, o tema foi definido para reforçar que o cooperativismo é um bom modelo de negócios.
Embora o coop já seja reconhecido, ainda não é amplamente visto como uma forma de empreender. Por isso, em abril, será lançada a campanha de 2024, que apresenta o movimento como uma boa solução e um modelo de negócios que causa impactos positivos nas histórias de vida dos brasileiros e em suas comunidades. Assim, o mote deste ano busca engajar o público em torno da mensagem central: o cooperativismo é um bom negócio. E aí, bora cooperar?
A campanha ressalta os benefícios econômicos e busca simplificar o entendimento sobre o movimento para todos os públicos, abrangendo os sete ramos do cooperativismo: agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.
Com duplo sentido, a palavra “bom”, na mensagem central, reforça não apenas as vantagens e viabilidades desse modelo de negócio, mas também os benefícios que o cooperativismo oferece à sociedade como um todo.
Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, explicou que a campanha vai além de evidenciar os benefícios do cooperativismo. Para ela, “o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país. Queremos mostrar para um número cada vez maior de pessoas que o cooperativismo é um modelo de negócios vantajoso e, sem dúvida, um excelente negócio para todos. O coop é um negócio ganha-ganha.”
- Data de lançamento da campanha nacional: 24 de abril
- Data da ação coordenada com as cooperativas nas redes sociais: 25 de abril
Confira a campanha em todas as redes sociais do SomosCoop:
Saiba Mais:
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-saber-cooperar/pesquisa-de-imagem-aponta-reconhecimento-crescente-do-coop
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias/sistema-ocb-leva-cooperativismo-para-programa-de-tv
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-inovacao/podcast-conta-historias-reais-do-cooperativismo
Buscando estimular a liderança criativa e promover o compartilhamento de práticas entre as unidades do Sul do Brasil, gestores do Sistema Ocergs participaram, em abril, do curso Kaospilot Creative Leadership. A atividade, que ocorreu em Florianópolis (SC), contou com a presença de gestores dos sistemas Ocesc e Ocepar.
Os gestores participantes integram o Programa de Líderes do Sistema Ocergs (PROAS). O encontro fez parte do primeiro dos três módulos do curso, com foco na compreensão da colaboração criativa como um espaço para interação humana, com base na confiança e no comprometimento em uma equipe.
“O curso tem como principal objetivo trabalhar a mentalidade das lideranças para ter uma atuação mais voltada para a criatividade. Os líderes são estimulados e instigados a pensar de uma maneira diferente para impulsionar o resultado de suas equipes e, automaticamente, isso reflete no atendimento e na prestação de serviços junto às cooperativas”, comenta a gerente de Recursos Humanos do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, que também participou do curso.
O segundo módulo abordará alinhamento, comprometimento e direção dentro de uma equipe, desafiando o líder criativo a fornecer uma vantagem criativa e que ele seja uma fonte de inspiração. Já o terceiro e último, formas de impulsionar o processo criativo e garantir resultados em situações com prazos curtos, desenvolvendo uma visão geral de todas as fases do processo criativo. Os dois módulos restantes ocorrerão em agosto, na Dinamarca.
A necessidade de falar e entender a inclusão de pessoas autistas na sociedade motivou 45 colaboradores da Unimed Federação/RS a iniciarem uma pós-graduação sobre o assunto. As aulas, que começaram neste mês, focam na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) à Educação Inclusiva e estão sendo realizadas pela Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC do Paraná.
O Sistema Ocergs apoiou a iniciativa, para que os profissionais de diversas áreas da Saúde pudessem aprimorar seu conhecimento sobre o autismo, por meio do financiamento de 94% do investimento total da pós-graduação. O curso é na modalidade semipresencial, com aulas online ao vivo e práticas presenciais na sede da universidade, aliando teoria e prática com conteúdo desenvolvido exclusivamente para os colaboradores da Unimed, e duração de dois anos. Atualmente, a PUC-PR é considerada a melhor universidade do estado, entre as instituições públicas e privadas, e a quarta melhor no Brasil, entre as de ensino privado.
Em poucos anos, o custo sobre a receita dos tratamentos para transtornos do espectro autista (TEA) aumentou de 0,5% para 5% na Unimed Federação, reforçando a necessidade de capacitação dos colaboradores para melhor qualidade no atendimento. Os 45 inscritos são das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Pedagogia.
O Sistema Ocergs promoverá, no dia 27 de março, o primeiro ciclo de palestras TalkCoop de 2024, através da plataforma Microsoft Teams. Ao todo, serão três palestras, que acontecerão das 9h às 10h30. Os próximos encontros acontecem no dia 24 de abril e 29 de maio.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e o ciclo de palestras é aberto para colaboradores de cooperativas em situação regular com o Sistema Ocergs. O primeiro assunto a ser abordado, no Mês da Mulher, é sobre os programas para mulheres nas cooperativas, quando será falado sobre a importância do desenvolvimento feminino, com a apresentação de uma cooperativa exemplo no tema, a Sicredi Pioneira. O encontro é mais uma das ações referentes ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e que esse ano também é marcado pelo lançamento do Comitê das Mulheres, Elas pelo Coop RS.
Interessados em participar do ciclo de palestras TalkCoop podem acessar o formulário aqui.
O Sistema Ocergs lança seu Programa de Ideias, iniciativa que reúne projetos que fomentem a inovação, a melhora de processos, o aumento da eficiência, além de resolver problemas e fortalecer as sociedades cooperativas. As propostas visam apresentar soluções para o movimento cooperativista e podem ser enviadas até o dia 20 de abril.
Podem participar cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema Ocergs, assim como os colaboradores da organização. Os desafios devem responder a questões sobre as temáticas “Pessoas, Negócios e ESG, Gestão orientada por dados e Comunicação”, respectivamente:
- Quais estratégias poderiam ser utilizadas para atrair, desenvolver e fidelizar os talentos que construirão o futuro do cooperativismo?
- Quais ações podem ser realizadas para inovação de negócios no cooperativismo visando competitividade e sustentabilidade?
- Quais práticas podem ser adotadas para impulsionar a cultura de dados no cooperativismo visando a qualidade das decisões e a eficiência na gestão?
- Que ações podem ser desenvolvidas para comunicar a sociedade os diferenciais do cooperativismo como modelo de negócio sustentável?
O envio deve ser realizado por meio de formulário eletrônico individualizado por desafio indicado. E atenção! Cada participante pode submeter até um desafio por temática. As fichas estão disponíveis no anexo I do edital, que pode ser acessado no link: /images/rs/docs/edital-programa-ideias.pdf
A avaliação das propostas enviadas será realizada pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). Cada uma das ideias deve conter proposta e justificativa da solução, metodologia de aplicação/implementação e os benefícios gerados.
A premiação para a melhor ideia de cada desafio será a inscrição dos participantes vencedores no CongregaRH, que acontece nos dias 22 a 24 de maio, com hospedagem incluída. Além disso, as três propostas mais bem pontuadas por desafio serão premiadas com kits do Sistema Ocergs.
Para mais informações, confira o edital completo em: /images/rs/docs/edital-programa-ideias.pdf
Com um público estimado em mais de 5 mil pessoas, o Vitis Aurora 2024 deverá alcançar o posto de o maior da história. É o que projeta a Cooperativa Vinícola Aurora para a edição deste ano, que ocorre entre os dias 7 e 9 de maio, na unidade da companhia em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar a inovação e a sustentabilidade nos negócios ligados à vitivinicultura. O evento é voltado para agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, mas também é aberto ao público para visitação gratuita.
A projeção da organização é de ultrapassar os números da última edição, realizada em 2022, quando cerca de 90 expositores levaram seus produtos e serviços para o evento. Maquinário agrícola, instituições bancárias para financiamento, fornecedores de insumos, empresas de energia solar e revendas de veículos são alguns dos segmentos que devem participar do Vitis Aurora deste ano.
O gerente agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, destaca que, além da exposição de máquinas e ferramentas, com as novas tecnologias e soluções para toda a cadeia produtiva, a feira trará demonstrações técnicas e espaço de palestras e debates que dialogam com a realidade do setor. Bonafé lembra que os produtores que participam da feira têm a oportunidade de acessar técnicas que ajudam a otimizar o manejo e a se capacitarem para o trabalho na cultura da videira.
“No Vitis Aurora teremos ainda mais foco em conhecimento sobre gestão das propriedades, de redução de impactos da aplicação de defensivos ao meio ambiente e também para a saúde do viticultor. Estamos em meio a uma das safras mais desafiadoras dos últimos anos sob o ponto de vista climático, e queremos compartilhar com o público de que forma o manejo ideal pode ajudar a reduzir as perdas durante todo o ciclo da videira”, resume Bonafé.
O gerente adianta que as pesquisas no campo são aliadas para que a indústria vinícola brasileira tenha apresentado a evolução que é percebida ano a ano.
“A qualidade dos vinhos, espumantes e sucos começa na videira, passa pelo trabalho em cantina até chegar ao consumidor final que tem percebido um salto enorme deste padrão. O que buscamos neste ano é levarmos essas informações e compartilhar com um público ainda maior e mais qualificado o que há de mais moderno e funcional na vitivinicultura”, planeja.
Durante os três dias do Vitis Aurora a loja da unidade de Pinto Bandeira estará aberta para visitação e compra de produtos. Haverá ainda espaço para gastronomia e Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, com a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora.
Fonte: Assessoria de imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
Com o intuito de manter o coop em movimento, o Sistema OCB vai abrir a Pesquisa de Inovação do Cooperativismo Brasileiro, nesta segunda-feira (22). O estudo está em busca de identificar as principais tendências e desafios que irão desenhar o futuro da inovação desse modelo de negócio no Brasil.
A pesquisa pretende coletar novos dados que podem contribuir para o crescimento contínuo do setor cooperativista, com o objetivo de avaliar os novos níveis de inovação, compreender o que precisa ser otimizado e identificar as áreas de oportunidade que podem fortalecer o segmento. Será uma sequência da análise realizada entre os anos de 2020 e 2021, em parceria com a Checon Pesquisa.
Para Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, os resultados devem funcionar como uma chave para o crescimento sustentável e a adaptação às mudanças no cenário econômico e social. "Com essa nova pesquisa, poderemos descobrir como o cenário de inovação está sendo moldado e quais são os obstáculos enfrentados, além de oportunidades para que as cooperativas consigam seguir com o compromisso de inovar", disse.
A pesquisa anterior revelou que 84% das cooperativas consideravam a inovação um ponto essencial para que o movimento cooperativista cresça. Agora, o novo estudo pretende avaliar novos números para uma melhor compreensão dos aspectos que podem ser aperfeiçoados. Guilherme acredita que a primeira verificação reuniu informações e dados estratégicos para promover e estimular a cultura de inovação dentro das cooperativas.
A atualização das informações permitirá ao Núcleo de Inteligência e Inovação a detecção de tendências que surgiram desde a última pesquisa. "O intuito é ter uma visão melhor das novas inclinações e oportunidades do setor. Queremos viabilizar um destaque para as cooperativas que buscam se modernizar", afirmou.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acredita que a pesquisa é um grande passo em direção ao futuro. Para ele, inovar é uma jornada constante e coletiva. "A inovação é um fator que agrega e permite a competitividade das cooperativas brasileiras. A modernização impulsiona o nosso movimento para frente", disse.
Acesse e responda a pesquisa em: Inovação | QuestionPro Survey
A SIAL Paris é uma feira internacional que acontece a cada dois anos e contribui para o fortalecimento de negócios ao redor do mundo desde 1964. O evento é uma oportunidade única para expandir a rede de contatos e impulsionar os negócios, bem como conhecer os melhores fornecedores e identificar processos de inovações do setor alimentar.
A próxima edição da feira está programada para ocorrer de 19 a 23 de outubro de 2024, em Paris – França, e espera-se atrair milhares de participantes de várias partes do mundo. Comemorando seu 60º aniversário, prevê-se a presença de cerca de 7.500 empresas expositoras representando 130 países diferentes. O evento promete oferecer uma programação repleta de oportunidades de negócios, incluindo fóruns e palestras, áreas dedicadas à gastronomia, inovação e startups do setor alimentício, além de tours guiados e prêmios para produtos inovadores.
A participação na SIAL Paris oferece uma oportunidade singular de ingresso no mercado europeu, reconhecido como um dos principais destinos das exportações do Brasil. Conforme informações divulgadas pela ApexBrasil, em 2022, a União Europeia registrou importações no valor de U$ 50,8 bilhões, com os produtos alimentícios se destacando como uma das principais categorias importadas pela região. Os produtos alimentícios e animais vivos correspondem aos produtos mais exportados do Brasil para a França, com cerca de 740 milhões de dólares em 2023, de acordo com a ComexStat.
A participação brasileira na feira está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O Sistema OCB incentiva a inscrição de cooperativas que tenham planos de inserção no mercado internacional e cujos produtos se adequem ao perfil da feira em questão. A seguir, confira os detalhes para se candidatar e participar da feira:
Para saber mais sobre como e por que participar de feiras e missões clique aqui.
- Perfil: cooperativas de alimentos
- Inscrições: até 1° de março de 2024 pela ApexBrasil
- Os serviços oferecidos incluem suporte para reunião pré-feira (webinar), reserva de espaço no pavilhão brasileiro, montagem de estande com mobiliário padrão, criação de catálogo digital pela ApexBrasil, espaços de networking, depósito para amostras coletivas, materiais promocionais providenciados pela ApexBrasil, aplicação de logotipo e imagem da empresa no estande, recepcionistas para atendimento, credenciais de expositor (quantidade limitada conforme política) e inclusão dos dados das empresas expositoras no catálogo oficial da feira (conforme política da organização oficial)
- As cooperativas participantes serão responsáveis por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras.
Inscrições pela ApexBrasil:
- Acesse o regulamento aqui.
- Faça sua inscrição a partir do aqui.
Fonte: NegóciosCoop
Com o propósito de fomentar a conscientização financeira para os cooperados, colaboradores e para a comunidade, o Uni4Life – hub de inovação da Unicred Porto Alegre – lançou a 1ª edição do Meu Planner Financeiro em formatos digital e físico, em janeiro de 2023. A ferramenta gratuita de gestão financeira impactou mais de 600 pessoas ao longo do ano, através das ações de distribuição de 500 cópias impressas em universidades, hospitais e eventos de palestras sobre educação financeira no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e mais de 100 downloads do Planner digital pela plataforma do Uni4Life.
Dando continuidade a este movimento, e reconhecendo a importância da educação financeira não apenas como um tema passageiro, mas como uma pauta relevante ao longo da vida, o Uni4Life aperfeiçoou ainda mais a iniciativa. Para 2024, foram disponibilizadas duas opções de ferramentas gratuitas para toda a comunidade, destinadas a auxiliar a organização, o planejamento financeiro e a formação de uma reserva de emergência: o Meu Planner Financeiro, versão atualizada, e a recém-lançada Planilha Financeira.
Ambos os produtos digitais são complementares, oferecendo ao usuário a opção de escolha. O Meu Planner Financeiro é ideal para análise financeira detalhada e balanço anual. Já a Planilha Financeira está voltada para uma abordagem mensal categorizada, com campos para renda, gastos e investimentos, além de gráficos ilustrativos.
Para fazer o download, acesse www.uni4life.com.br; Faça o seu login da plataforma; Clique no banner sobre a Planilha e o Planner Financeiro que aparecerá na sua tela; Você será direcionado ao artigo “Dinheiro sob controle: As ferramentas que você precisa conhecer”, elaboradora pela Analista de Educação Financeira, Patricia de Azevedo; Acesse os links de cada produto que estarão no artigo; Pronto, você está preparado para um 2024 ainda mais incrível!
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Porto Alegre
O Sicredi lançou no dia 3 de novembro o GamerCoop, um jogo gratuito na plataforma Roblox que trabalha experiências que aliam cooperação, educação financeira e ambiental para crianças e adolescentes. Inicialmente desenvolvido e selecionado em uma competição de inovação, o projeto passou por testes com estudantes do Centro Educacional Quasar, em Rio Verde - GO, contemplado pelo Programa A União Faz a Vida e parceiro da cooperativa Sicredi Cerrado GO. Agora, a novidade amplia a sua abrangência para associados e sociedade de todas as regiões do país por meio da Fundação Sicredi.
No ano passado, o GamerCoop venceu o prêmio Inova 2030 Jovens Inovadores dos ODS, programa de aceleração do Pacto Global da ONU no Brasil, voltado para jovens que querem solucionar um desafio de negócio e contribuir para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. O projeto foi idealizado pelos colaboradores Carlos Eduardo Silva, João Marco Leao Neto e Pedro Augusto Valadão com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os benefícios do modelo de negócio cooperativista entre crianças e adolescentes. O projeto também foi vencedor da Maratona de Inovação GO!Coop, iniciativa do Sistema OCB/GO para apresentar soluções para os temas mercado e incentivar a cultura de inovação.
“Nós acreditamos que a força do coletivo é capaz de transformar realidades e valores cooperativos podem ser trabalhados desde a infância. Nos últimos anos, temos investido na diversificação de ações e programas sobre cooperativismo e educação financeira para diferentes públicos. Acreditamos que levar esse modelo de atuação para o ambiente de tecnologia e dos games amplia nosso alcance e impulsiona ainda mais o nosso propósito”, afirma Alexandre Barbosa, Diretor da Fundação do Sicredi.
Disponível gratuitamente na plataforma Roblox, no game os jogadores poderão criar maior proximidade com pessoas que moram em diferentes localidades e, por meio de tarefas e resolução de enigmas, aprender sobre participação econômica, preservação do meio ambiente, comportamentos e hábitos saudáveis de consumo e atitudes cooperativas. É possível jogar online, de forma individual ou em grupos.
“O jogo apresenta, de forma lúdica, os princípios do cooperativismo em missões que se passam dentro dos biomas do Brasil, aliando ensinamentos sobre a natureza e proximidade entre os jogadores. Com conteúdo gamificado, ele estimula a cultura do ‘fazer juntos’ ao abordar a importância de cooperar e entender quais impactos positivos podemos gerar na comunidade”, explica Zeir Ascari, presidente do Sicredi Cerrado GO.
Fonte: Divulgação Centro Administrativo Sicredi
Com um investimento de R$ 10 milhões, a casa da inovação do norte gaúcho abre suas portas com o objetivo de fomentar novas iniciativas, conexões e a colaboração entre grandes empresas e startups. No dia 12 de dezembro, foi inaugurado o Hub de Inovação do Instituto Aliança, em Passo Fundo. O local abrigava um antigo moinho e foi totalmente reestruturado para sediar eventos, abrigar espaços de coworking, receber startups e fomentar a colaboração entre as empresas participantes do Hub.
O Instituto Aliança é o primeiro do interior do RS a utilizar a estratégia de usar um prédio antigo para a instalação de um Hub de Inovação. O restauro do espaço, além de contribuir para a manutenção e aproveitamento de um patrimônio histórico, exalta a transformação de um símbolo do passado em um espaço para construção do futuro. Um projeto que inspirou a iniciativa é o Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
As atividades do Instituto Aliança tiveram início em meio à pandemia, com a criação de um programa de inovação em novembro de 2020. Em pouco tempo sentiu-se a necessidade de ser ter uma entidade independente, proporcionando um espaço físico e digital neutro para que empresas, universidades e poder público possam fomentar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento da região norte do RS. Assim, em abril de 2022 o Instituto Aliança passa a dar vida ao projeto e reúne investimentos para a construção do seu hub de inovação. Entre as empresas participantes do Hub, estão as cooperativas Coprel e Cotrijal.
O Hub Aliança conta com 1,8 mil m² de área, 4 pavimentos, 20 salas, 36 espaços de coworking, 1 auditório, 1 cafeteria, 1 lounge e 20 vagas para estacionamento privativo.
Fonte: Comunicação Coprel
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Sescoop/RS, através da FAPETEC, abre inscrições para profissionais com nível superior para cargo de Analista Bibliotecário, Analista Contábil e Analista de Infraestrutura e Logística na cidade de Porto Alegre/RS.
Os requerimentos e benefícios das vagas estão publicados no Comunicado 01 do Processo Seletivo, no site da FAPETEC – www.fapetec.org -> Processos Seletivos -> SESCOOP/RS – 03/2023 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente os requisitos obrigatórios de cada cargo e suas respectivas funções.
As inscrições vão até o dia 07/12/23 e só podem ser feitas pelo site da FAPETEC -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo SESCOOP/RS.
Em caso de dúvida, envie mensagem para o endereço eletrônico
A Certaja Energia anuncia seu plano de rede de carregamento para veículos elétricos no Rio Grande do Sul. Para isso, planeja a inauguração de três eletropostos, em pontos estratégicos da BR-386, no Vale do Taquari, para o início de dezembro. O investimento é de R$ 800 mil na primeira fase do projeto.
Os três eletropostos - um deles com carregador ultrarrápido, entre os mais potentes em operação no Rio Grande do Sul – estarão localizados nos eixos de duas das mais importantes rodovias do estado – BR-386 e RSC-287 - que interligam as regiões Central e Norte à Capital.
Os eletropostos Certaja Energia serão equipados com carregadores rápidos e ultrarrápido, neste caso, com capacidade de carregar 100% a bateria de um veículo em, aproximadamente, 30 minutos.
“Nosso plano está acelerado, e nossa meta é entregar a melhor energia e infraestrutura aos clientes que utilizam as rotas da BR-386 e RSC-287, responsáveis pelo escoamento da produção e rota de desenvolvimento gaúcho", anuncia o vice-presidente, Ederson Madruga.
Renato Pereira Martins, presidente da Cooperativa, destaca que o desenvolvimento de novas soluções para a eletromobilidade faz parte do processo de inovação da Certaja Energia, que atua há 54 anos no Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e regiões Metropolitana e Carbonífera.
“A criação da malha de recarga foi pensada e construída dentro de um plano que acompanha o processo de desenvolvimento do Vale do Taquari. A região, que, recentemente, sofreu com as enchentes, retoma sua economia e, com certeza, os eletropostos estão dentro deste rol colaborativo", analisa Martins.
Ederson Madruga acredita que o investimento em eletromobilidade é o caminho para um futuro mais sustentável. Ele aposta no empenho da Cooperativa em ser protagonista desta transformação dentro da sua área de atuação. "São R$ 800 mil de investimento, neste primeiro momento, para a criação de uma futura rede de eletropostos da Certaja Energia", projeta o vice-presidente.
Locais dos eletropostos
• Casa da Granja, em Tabaí – carregador será de 160 kW, um dos mais rápidos do RS;
• Churrascaria e Restaurante Paradouro 22, em Montenegro.
• Paradouro Rosinha, em Paverama.
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De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no primeiro semestre de 2023, o Brasil emplacou 39.701 unidades - um aumento de 68,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 25.536 veículos. No Rio Grande do Sul, em 2022, foram vendidos 612 veículos 100% elétricos, um aumento de 340% sobre o ano anterior.
Sobre a Certaja Energia
Com 54 anos de atuação na área de distribuição de energia, a Cooperativa também atua como comercializadora de energia no mercado livre. Com aproximadamente 5.193 km de rede, está presente em 20 municípios e possui cerca de 30 mil cooperados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Certaja Energia
A Biofach é uma feira internacional de destaque no cenário global de produtos orgânicos, consolidando-se como uma das maiores da Europa. A feira representa uma oportunidade excepcional para empreendimentos que atuam em todas as fases da cadeia de produção e comercialização de alimentos orgânicos, atraindo importantes compradores internacionais. A Biofach fomenta um ambiente de negócios propício para a prospecção de novos clientes e oportunidades de mercado, além de servir como plataforma para a apresentação de inovações e novos produtos por parte das cooperativas.
A próxima edição da feira, marcada para acontecer de 13 a 16 de fevereiro de 2024, em Nuremberg – Alemanha, atrairá milhares de participantes de diversas partes do mundo. Em sua 35ª realização, a expectativa de empresas expositoras é de quase 2,8 mil, com público visitante alcançando a marca de 36 mil pessoas. A feira promete uma agenda de negócios robusta, composta por fóruns, sessões teóricas e práticas, discussões e conferências. Assim, o evento promove iniciativas que incentivam a formação de uma rede de contatos para exportação e o conhecimento de novas tecnologias do mercado.
O evento possibilita uma oportunidade única de entrada no mercado europeu, sendo este um dos principais destinos de exportações brasileiras. Segundo dados divulgados pela ApexBrasil, a União Europeia importou U$ 50,8 bilhões em 2022, sendo o setor de alimentos um dos principais importados pela região.
A participação na feira está sendo organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Ministério de Relações Exteriores (MRE) e incentiva a inscrição de cooperativas que tenham planos de inserção no mercado internacional e cujos produtos se adequem ao perfil da feira em questão. A seguir, confira os detalhes para se candidatar e participar da feira:
Para saber mais sobre como e por que participar de feiras e missões clique aqui.
- Perfil: cooperativas de alimentos orgânicos.
- Inscrições: até 30 de novembro pela ApexBrasil e até 20 de novembro pelo MDA
- As cooperativas contarão com estrutura completa de estande, incluindo a montagem de estandes com mobiliário básico, aplicação do logotipo da empresa, realização de reuniões pré-feira, oferta de espaços de networking e sala de reunião coletiva, depósito para amostras compartilhado, catálogo digital da delegação elaborado pela ApexBrasil, recepcionistas, credenciais limitadas para expositores e inclusão dos dados das empresas no catálogo oficial da feira.
- As cooperativas participantes serão responsáveis por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras.
Inscrições pela ApexBrasil:
Acesse o regulamento aqui.
Faça sua inscrição a partir do aqui.
Inscrições pelo MDA:
Acesse o regulamento aqui.
Faça sua inscrição a partir do aqui.
Fonte: Negócios Coop