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Escoop forma primeira turma da Especialização em Gestão da Inovação 

Escoop forma primeira turma da Especialização em Gestão da Inovação 

A Escoop realizou a formatura da primeira turma da Especialização latu sensu em Gestão da Inovação em Organizações Cooperativas. A cerimônia realizada no Instituto Caldeira, no último dia 10 de março, concedeu o título de especialistas em gestão da inovação para 25 alunos de pós-graduação da entidade, finalizando a primeira turma do curso, na cidade de Porto Alegre. 

O curso visa à qualificação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em inovação. Busca para tanto, promover a sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócios consistentes e a viabilidade tecnológica permitindo a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável para sociedades cooperativas. 

“Esse é um momento de muita satisfação e orgulho, além de serem os primeiros Especialistas em Gestão da Inovação como egressos da ESCOOP, essa turma realizou seu curso durante a pandemia, demonstrando resiliência e capacidade de adaptação, competências que também são necessárias para o processo de inovação. Tenho certeza de que são profissionais diferenciados e que irão fazer a diferença em suas cooperativas”, afirma a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Richter Londero.  

Para acessar as informações do curso, clique no link: https://www.escoop.edu.br/pos-graduacao/em-andamento/especializacao-em-gestao-da-inovacao-em-organizacoes-cooperativas/ 

Sistema OCB presta homenagem às mulheres em forma de poesia

Sistema OCB presta homenagem às mulheres em forma de poesia

O Sistema OCB preparou uma ação especial para o Dia das Mulheres (8 de março) deste ano! Com a intenção de aumentar o reconhecimento e celebrar o impacto positivo da participação feminina nos negócios coop, três atrizes globais, a brasiliense Rafaela Mandelli, a paraibana Mayana Neiva, e a paulista Duda Santos, declamam poesias, em formato de cordel, sobre histórias inspiradoras de três líderes cooperativistas. A ação está acontecendo nas redes sociais do SomosCoop (Facebook e Instagram), com a hashtag #ComOCoopElasVaoAlem.

https://www.youtube.com/watch?v=avNjQClfxAE&feature=emb_imp_woyt

Entre tantas outras histórias que emocionam e merecem destaque, as escolhidas narram as práticas de cooperadas que atuam no reaproveitamento de resíduos sólidos, na manutenção de aeronaves e na produção de alimentos orgânicos. São elas: Aline Souza, Lívia Maria Duarte e Nadjanécia Santos.

A participação das mulheres no movimento coop vem crescendo ano após ano. Segundo o AnuárioCoop 2022, dos mais de 18 milhões de cooperados registrados, 40% são mulheres. O segmento em que elas estão mais presentes são os de Saúde (46%), Consumo (45%), Crédito (43%), Serviços (43%), Infraestrutura (30%), Agropecuária (16%) e Transporte (8%). Em cargos de liderança, elas representam 24% e, na área de produção e serviços, 38% das funções de gerência.

O Sistema OCB tem em seu programa nacional o estímulo à criação de núcleos femininos dentro das cooperativas em parceria com as Organizações Estaduais com o Comitê Nacional de Mulheres, o Elas Pelo Coop. Dentro do Programa ESGCoop, também há ações para aumentar a participação delas em cargos estratégicos como os de liderança.

Confira a matéria completa e os vídeos com as interpretações no site do SomosCoop.

Integração Digital

O Comitê de Igualdade de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) também divulgou declação sobre o dia Internacional da Mulher, assinada por sua presidente, Xiomara Nuñez de Cespedes. A abordagem foca na importância da integração digital para o aproveitamento de oportunidades nas esferas pessoal, social e profissional e ressalta que,  de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU), apenas 63% das mulheres usavam a Internet em 2022, em comparação com 69% dos homens. Essa diferença de gênero na divisão digital é ainda mais aguda em países de baixa renda.

Por isso, o tema estabelecido pelo comitê para o Dia Internacional da Mulher 2023 foi DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de gênero, destacando a relevância de uma transformação digital que empodere mulheres e meninas, incluindo-as como agentes de mudança e desenvolvimento. O comitê lembra ainda que as cooperativas são pioneiras na luta contra os preconceitos de gênero e na quebra da lacuna de gênero digital.

“Os valores e princípios cooperativos criam uma base sólida para gerar diálogo e mudança, que são cruciais para combater a desigualdade de gênero. Nesse sentido, o Comitê de Igualdade de Gênero se esforça para a plena inclusão e participação de mulheres e meninas em inovação e tecnologia”, salientou Xiomara.

Ainda segundo ela, “como sociedade, não podemos desperdiçar o talento, as ideias e as habilidades de metade da população. Continuaremos trabalhando para que nossas meninas sonhem tanto quanto os meninos em se tornar matemáticas, desenvolvedoras de software ou agrônomas. Ancorado em seus valores e princípios, o movimento cooperativo oferece um ambiente adequado para reduzir efetivamente a divisão digital de gênero e avançar em direção a comunidades sustentáveis, inclusivas e empoderadas”.

Assista ao vídeo produzido pelo comitê especialmente para a data:

https://www.youtube.com/watch?v=LlQB8TX5koE&feature=emb_imp_woyt

Fonte: Sistema OCB

Unicred Premium apresenta terceira edição do “Connection Unicred”, programa de conexão com startups

Unicred Premium apresenta terceira edição do “Connection Unicred”, programa de conexão com startups

Unicred Premium, cooperativa que integra o Sistema Unicred, desenvolve atualmente a terceira edição de seu programa de conexão com startups, o Connection Unicred. Com o apoio da consultoria da Innoscience, a iniciativa tem como objetivos resolver desafios internos da cooperativa para o desenvolvimento de soluções inovadoras e estabelecer parcerias e oportunidades de crescimento e negócios para startups dentro do setor de crédito.

Por meio do Connection Unicred, startups selecionadas poderão executar um projeto piloto integralmente pago nas operações da Unicred Premium, com suporte da consultoria Innoscience. As iniciativas que tiverem melhor desempenho poderão ser contratadas como fornecedoras da cooperativa.

O programa é destinado para startups que já possuem um produto mínimo viável (MVP) testado em pequena escala, aquelas que já tenham receita e estejam no mercado ou que possuam solução em andamento junto à Unicred Premium. Os desafios desta edição são os seguintes:

  • Jornada do Cooperado: inteligência de mercado para entender as reais necessidades do cliente, quem ele é e o que está buscando;
  • Análise setorial: redução de riscos e custos ao conceder créditos para médias e
  • grandes empresas;
  • Análise da autenticidade de documentos: garantia da legitimidade de documentos para abertura de conta;
  • Análise do sacado: mais agilidade nos processos de verificação para antecipação de Crédito;
  • Planejamento financeiro: análise do perfil do investidor para mapear contexto e objetivos de vida futura dos cooperados;

Inscrições e Próximas Etapas

Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 17 de março. As empresas classificadas serão convidadas para o evento One on One, com participação da diretoria e de outros membros da cooperativa, a ser realizado no dia 19 de abril. O encontro vai ocorrer no hub de tecnologia e inovação Instituto Caldeira, em parceria com a instituição de ensino superior Atitus Educação. Para saber mais sobre o programa é possível acessar o site www.connectionunicred.com.br.

Segundo Dr. Paulo Führ, Presidente da Unicred Premium, Roselaine Buttenbender, Diretora Geral, e Diniz Busanello, Diretor de Operações, as duas primeiras edições do projeto Connection tiveram grande êxito para o desenvolvimento, cocriação e inovação da cooperativa. “A Unicred Premium tem grande satisfação em desenvolver um projeto que permite o crescimento de startups ao mesmo tempo que nos permite oferecer novidades inovadoras para beneficiar nossos cooperados”, finaliza Dr. Paulo Führ.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Premium

Cão Robô participará da 7ª ExpoAgro Cotricampo

Cão Robô participará da 7ª ExpoAgro Cotricampo

Há poucos dias da 7ª ExpoAgro COTRICAMPO, que ocorrerá de 23 a 25 de fevereiro, o Coordenador de Tecnologia e Inovação da feira, Adriano Blau, confirmou que uma das atrações da arena jovem será o cão robô. O Scooby, da marca Pilsen Mídia, impressiona o público pela sua alta tecnologia, que permite movimento com cálculos aritméticos e torna-se perfeito para realizar operações rurais. 

De acordo com o coordenador, o intuito de trazer a novidade para feira foi de apresentar aos filhos dos produtores rurais esta tecnologia que pode impulsionar ainda mais a qualidade e rentabilidade das safras. O dispositivo de quatro patas abre caminho para uma série de serviços, principalmente os que podem ser realizados de forma remota, pois o produto conta com diversas câmeras. 

O presidente da Cooperativa COTRICAMPO, Gelson Bridi, reforça o convite ao produtores rurais e aos associados para prestigiarem a feira: “Ano após ano, nós fazemos uma avaliação no que pode ser melhorado do nosso evento e buscamos apresentar ainda mais novidade e flexibilização nos negócios. É por isso que estamos confiantes no sucesso da ExpoAgro, porque conhecemos o potencial de negócios que existe e porque preparamos o parque para recebê-los de braços abertos”, afirma. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotricampo

Com foco em inovação, Unicred expande atuação para o agronegócio

Com foco em inovação, Unicred expande atuação para o agronegócio

A inovação e a sustentabilidade são hoje temas de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer empresa. A partir dela, somos capazes de explorar novas soluções e oportunidades, aprimorar processos, produtos e tecnologias. Já é uma regra essencial para qualquer empresa que deseja crescer nos dias de hoje: é necessário inovar e ser sustentável.

Assim, destacamos a inovação como um conceito em ascensão no sistema Unicred. Não por acaso, mantemos três sólidos pilares voltados para esta área: o pilar de fomento e desenvolvimento da cultura da inovação, o pilar de inovação incremental e disruptiva e um terceiro direcionado para geração de conexões inovadoras, de forma a desenvolver e levar melhores soluções para facilitar a atuação de nossas cooperativas e cooperados.

Com mais de 30 anos de atuação, a Unicred desenvolveu um histórico sólido na área médica e no setor da saúde, mas por nossa expansão contínua faz-se necessário inovar. E uma das ações de destaque em nossa história recente foi o investimento para a criação da Casa Unicred na Expointer, onde ampliamos e oficializamos nosso posicionamento como uma instituição financeira cooperativa que se relaciona também com o agronegócio.

Essa aproximação com o agro foi natural, uma vez que muitos cooperados da Unicred possuem como segunda atividade – ou até mesmo primeira – o investimento e a atuação no agronegócio. Atualmente, no Rio Grande do Sul, temos este setor respondendo por aproximadamente 10% do valor adicionado bruto ao Estado, sendo fundamental para a dinâmica econômica de muitos municípios: em quase 150 cidades gaúchas a agropecuária é a principal atividade econômica, superando a indústria e os serviços, por exemplo.

A participação no agronegócio nos surge como um desafio, mas não podemos deixar de lado esta importante parte de nosso sistema e que também responde pelos resultados de nossa operação. E para atuar neste setor de extrema relevância ao Rio Grande do Sul, não poderíamos deixar de lado a questão da inovação, nos dedicando também nas adjacências do agronegócio: olhando para a tecnologia e para a sustentabilidade como soluções para colaborar com o desenvolvimento do setor a partir do apoio aos nossos cooperados que atuam nele.

Com o tema "O agro do amanhã é hoje", a Unicred passou a desenvolver e a oferecer produtos, serviços e condições exclusivas aos nossos cooperados desde a Expointer, voltados à sustentabilidade e energias renováveis, como crédito e financiamento para veículos híbridos e elétricos, placas solares e outros novos equipamentos e tecnologias de ponta do agronegócio.

Seguimos atuantes e dedicados a expandir nossa presença no agronegócio. Após o lançamento da Casa Unicred na Expointer, que foi um marco para as cooperativas do Sistema Unicred e onde estaremos também pelos próximos anos, participamos no mês de outubro da Missão Agritech: uma incursão por várias cidades de Portugal para conhecer seu ecossistema de inovação e tecnologia agrícola, com foco em visitas técnicas, networking e negócios de destaque.

A Missão Agritech nos trouxe uma oportunidade excepcional, capitaneada pela Associação dos Municípios da Região Central do Estado em parceria com 33 municípios gaúchos e a Universidade Federal de Santa Maria. A partir desta incursão, conhecemos uma realidade bastante particular de um país de pouco mais de 10 milhões de habitantes, população menor do que a de nosso Estado, mas que nos traz muitas lições sobre sustentabilidade, produtividade e tecnologia mesmo em terrenos que não são considerados tão férteis como os nossos.

Entre nossos principais aprendizados nesta missão, percebemos a importância do investimento a empreendedores que atuam frente às alterações climáticas e contra os impactos do aquecimento global em diferentes setores econômicos, com adaptação e conceitos cada vez mais contemporâneos sobre sustentabilidade – como o smart farming, a agricultura 4.0 e o agronegócio de precisão, baseado na informação e voltado à inovação.

A sustentabilidade e a inovação fazem parte de nossa história e, atualmente, temos os olhos abertos para novos horizontes. Hoje, vivemos num paradoxo em que é necessário produzir para se desenvolver, mas há a previsão de escassez de alimentos no futuro. O Brasil, como celeiro de alimentos do mundo, tem grandes oportunidades de expandir seu posicionamento com metas e políticas atuais nestas áreas, e nosso desafio não está apenas na inovação a partir de produtos, mas também na disseminação da cultura do agronegócio sustentável.

Com muitas outras novidades ainda por vir, seguiremos dedicados a oferecer sempre mais aos nossos cooperados, demonstrando na prática e continuamente que inovação, sustentabilidade e prosperidade são as escolhas da Unicred Central Geração.

Fonte: Unicred Central Geração

Comissão Central da 7ª ExpoAgro Cotricampo recebe imprensa em coletiva oficial

Comissão Central da 7ª ExpoAgro Cotricampo recebe imprensa em coletiva oficial

A comissão central da 7ª ExpoAgro Cotricampo reuniu a imprensa regional e estadual para lançar oficialmente o evento que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no parque da Cotricampo, em Campo Novo/RS. A coletiva, que ocorreu no dia 10/02, na Associação dos Funcionários da Cotricampo (AFUCAMPO), recebeu veículos de comunicação de todo o Estado.
A mesa oficial foi composta pelo presidente da cooperativa, Gelson Bridi, o vice- presidente da instituição, Neri José dos Santos, o gerente de inovação e tecnologia, Adriano Blau, o Engenheiro Civil, Jair Kuntzel e o coordenador de bovinocultura e linha de nutrição animal, Rafael Zimmermann.

A coletiva ocorreu em três momentos: primeiramente, cada veículo de comunicação realizou uma pergunta para os representantes da feira; na segunda rodada, ocorreram anúncios feitos por cada um dos coordenadores; e, por último, os representantes da feira ficaram disponíveis para entrevistas individuais, captação de imagens e entrevista. A coletiva serviu como suporte para esclarecimentos e divulgação sobre a programação dos dias de feira. Após a programação, ocorreu um coffee break para confraternização e networking.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotricampo

Feiras de Agronegócios reservam oportunidades para cooperativas agropecuárias no mercado internacional

Feiras de Agronegócios reservam oportunidades para cooperativas agropecuárias no mercado internacional

O calendário das tradicionais feiras de alimentos, bebidas e agronegócios no Brasil e no cenário internacional separam oportunidades de negócios para as cooperativas agropecuárias. Com isso, o Sistema Ocergs apresenta um levantamento de 30 feiras em 13 países localizados em quatro continentes, todas programadas para 2023.

Os eventos são disponibilizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O calendário inclui eventos nos seguintes países: Alemanha, Brasil, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, México e Rússia.

SEAFOOD EXPO NORTH AMERICA 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Seafood Expo North America - SENA, conhecida até 2013 como International Boston Seafood Show, ocorre anualmente na cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, e é organizada pela empresa Diversified Communications.

A Seafood Expo North America é considerada uma das maiores exposições comerciais de frutos do mar da América do Norte e reúne fornecedores expositores de 50 países.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1 de outubro de 2022. Inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 – 11/03/2023

Data do evento: 12/03/2023 – 14/03/2023

Local: Boston – Estados Unidos

Regulamento

Página oficial: https://www.seafoodexpo.com/north-america/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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SIAL CHINA 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A SIAL China é a maior feira de produtos alimentícios inovadores da Ásia, estrategicamente localizada em Shanghai, um centro global de finanças e inovação. Desde 2000, a Sial China tem sido um espaço de encontro entre empresas expositoras e compradores do setor de alimentos e bebidas que desejam expandir seus negócios, especialmente com o diferencial competitivo de inovação.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1 de fevereiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 – 16/05/2023

Data do evento: 16/05/2023 – 18/05/2023

Local: Shanghai – China

Regulamento

Página oficial: https://www.sialchina.com/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Exportação

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SUMMER FANCY FOOD 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

Summer Fancy Food é a maior feira de alimentos exclusivamente dedicada ao segmento de alimentos e bebidas (“Specialty”) dos Estados Unidos. O evento é uma realização da Specialty Food Association. O público da feira abrange compradores das principais redes de varejo, restaurantes e canal food servicebrokers e distribuidores, além de compradores de redes regionais e de lojas de produtos gourmet.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 2 de março de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 – 25/06/2023

Data do evento: 25/06/2023 – 27/06/2023

Local: Nova Iorque – Estados Unidos

Regulamento

Página oficial: https://www.specialtyfood.com/shows-events/summer-fancy-food-show/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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ANUGA 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A ANUGA é um evento bianual e é considerada a maior feira de alimentos e bebidas da Europa e do mundo, intercalando o calendário com a SIAL Paris. O evento é uma realização da Koelnmesse, empresa centenária com ampla experiência em feiras em todo o mundo.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de março de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 18/07/2022 – 06/10/2023

Data do evento: 07/10/2023 – 11/10/2023

Local: Colônia - Alemanha

Regulamento

Página oficial: https://www.anuga.com/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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INTERWINE GUANGZHOU 2023

Categoria: Bebidas

A Organização do Pavilhão Brasil na InterWine Guangzhou é realizada pela Apex-Brasil, em parceria com o Consulado Geral de Guangzhou, na China. Trata-se da maior exposição alcoólica do país asiático com a história mais longa.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de dezembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 – 15/05/2023

Data do evento: 15/05/2023 – 17/05/2023

Local: Guangzhou - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

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CHINA FOOD & DRINKS FAIR 2023 -CHENGDU

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

Esta feira é a mais famosa feira local de Alimentos e Bebidas da China, especialmente para bebidas alcoólicas. Também é muito importante para o setor de lanches, já que quase todos os distribuidores da China visitam a feira para definir a tendência do mercado para o restante do ano.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 13 de janeiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 08/06/2022 – 22/03/2023

Data do evento: 22/03/2023 – 24/03/2023

Local: Chengdu - China

Realização: Apex-Brasil

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ANUFOOD CHINA 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Anufood China é uma feira de alimentos e bebidas com foco no mercado Sul da China. A Rodada , tem objetivo de promover produtos importados de alimentos e bebidas ao mercado da região.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de fevereiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 18/02/2022 – 23/03/2022

Data do evento: 10/05/2023 - 12/05/2023

Local: Shenzhen - China

Regulamento

Página oficial: https://www.anufoodchina.com/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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EXPO ANTAD 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

De caráter internacional, com foco na geração de rodadas de negócios e contando com atividades alternativas para divulgação dos atributos e benefícios dos produtos e serviços apresentados. Espaço de articulação comercial entre fornecedores mexicanos e internacionais com compradores das cadeias associadas à ANTAD, cadeias de hotéis, restaurantes, comerciantes, importadores, foodservice, entre outros.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 14 de outubro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 18/07/2022 – 07/03/2023

Data do evento: 07/03/2023 - 09/03/2023

Local: Guadalajara - México

Regulamento

Página oficial: https://expoantad.com.mx/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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RODADAS DE NEGÓCIOS NO ÂMBITO DA FEIRA APAS SHOW 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios, Casa e Construção

Rodadas de negócios internacionais com 35 compradores e importadores do mundo todo, selecionados pela equipe dos Escritórios ApexBrasil no Exterior, em visita ao Brasil no âmbito da Feira Apas Show 2023, o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e supermercadista do mundo.

Período de inscrição: 17/01/2023 – 28/04/2023

Data do evento: 15/05/2023 – 18/05/2023

Local: São Paulo - São Paulo

Página oficial: São Paulo - São Paulo

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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WINECON SHANGRILA HOTEL SHOW 2023 - CHENGDU

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A feira especial só para o setor de vinho é uma das feiras mais profissionais e de alto nível do setor na China. A feira é considerada como a ação de pré-aquecimento da Feira CFDF 2023.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 7 de janeiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 10/07/2022 – 18/03/2023

Data do evento: 18/03/2023 – 21/03/2023

Local: Chengdu - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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GULFOOD 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Gulfood, que ocorre anualmente nos primeiros meses do ano nos Emirados Árabes, em Dubai, é sempre um dos momentos mais esperados pela indústria mundial de alimentos e bebidas. O evento é a principal feira B2B, em que empresas podem fechar negócios com outras empresas, e em suas 26 edições gerou transações bilionárias para o setor.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 11 de setembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 – 19/02/2023

Data do evento: 20/02/2023 – 24/02/2023

Local: Dubai - Emirados Árabes Unidos

Regulamento

Página oficial: https://www.gulfood.com/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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BIOFACH 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Biofach é uma das feiras mais importantes do mundo para o setor de orgânicos. Localizada na Alemanha, é estratégica para atingir os principais mercados europeus.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 14 de setembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 – 13/02/2023

Data do evento: 14/02/2023 – 17/02/2023

Local: Nuremberg - Alemanha

Regulamento

Página oficial: https://www.biofach.de/en

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Internacionalização

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RODADAS DE NEGÓCIOS ECRM 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios, Casa e Construção, Tecnologia e Saúde

Rodadas de negócios focada em empresas varejistas, organizadas pela empresa ECRM. As rodadas acontecem virtuais e presenciais entre compradores e fornecedores. Cada Rodada de Negócios terá um custo de participação, que será subsidiado parcialmente pela Apex-Brasil de acordo com a maturidade exportadora de cada empresa. Para consultar os valores da sua Rodada de interesse acesse o Regulamento!

Período de inscrição: 06/12/2022 - 15/11/2023

Data do evento: 01/02/2023 - 30/11/2023

Local: Miami - Estados Unidos

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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FOODEX 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

Empresas dos setores de alimentos e bebidas que ofereçam produtos de exportação brasileiros que atendam aos requisitos e padrões de qualificação para os mercados japonês e sul-coreano nos seguintes segmentos: produtos orgânicos, ingredientes e insumos alimentícios, bebidas em geral (alcoólicas e não alcoólicas), produtos de panificação e derivados, massas e preparações alimentícias, café, chá, confeitaria e sobremesas, laticínios, ovos, grãos, carnes, frutos do mar, geleias, frutas e vegetais e alimentos congelados.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de outubro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 05/03/2023

Data do evento: 07/03/2023 - 10/03/2023

Local: Tóquio - Japão

Regulamento

Página oficial: https://www.jma.or.jp/Foodex/en/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Internacionalização

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HOTELEX SHANGHAI 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

Uma das maiores feiras do foodservice e hotéis do mundo. A Hotelex Shanghai foca no setor de alimentos e bebidas, e outros equipamentos e ingredientes de foodservice.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de dezembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 29/03/2023

Data do evento: 29/03/2023 - 01/04/2023

Local: Shanghai - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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PLANT BASED SHOW 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios, Máquinas e Equipamentos

Feira focada em produtos de origem vegetal. Não é permitido nenhum ingrediente de origem animal, incluindo lácteos, ovos e mel.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 30 de março de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 29/03/2023

Data do evento: 14/09/2023 - 15/09/2023

Local: Nova Iorque - Estados Unidos

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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ISRAFOOD 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A ISRAFOOD é a maior feira de alimentos e bebidas de Israel. Desde 1984, a feira anual apresenta as principais tendências de mercado no setor de alimentos e bebidas, além de mobilizar os formadores de opinião e mídia especializada do mercado local.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de junho de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 20/11/2023

Data do evento: 20/11/2023 - 22/11/2023

Local: Tel Aviv - Israel

Regulamento

Página oficial: https://stier.co.il/israfood/en/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Exportação

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EXPO EAST 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Expo East é a maior e mais importante feira do setor de produtos naturais e orgânicos da Costa Leste dos Estados Unidos. Ela ocorre em paralelo com a Biofach Americas e conta com a participação das marcas mais importantes do setor, que se reúnem para fortalecer os negócios no setor e lançar novos produtos.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 23 de junho de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 29/09/2023

Data do evento: 29/09/2023 - 01/10/2023

Local: Filadélfia - Estados Unidos

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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PRODEXPO 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Prodexpo é a maior e mais importante feira de alimentos da Rússia e também importante plataforma de negócios para os países Ásia Central. A feira é uma base tradicional para promoção de exportações brasileiras, inicialmente com estandes promocionais de carnes e mais recentemente passou também a contar com estandes multissetoriais brasileiros organizados pela Apex-Brasil. Em 2023 realizará a sua 30ª edição.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 19 de setembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 05/02/2023

Data do evento: 06/02/2023 - 10/02/2023

Local: Moscou - Rússia

Regulamento

Página oficial: https://www.prod-expo.ru/en/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Internacionalização

Inscreva-se aqui!

SIAL AMERICA 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A SIAL America é uma feira do segmento de alimentos e bebidas e que, em 2023, estará em sua 2ª edição. Espera-se que a Sial seja o evento de alimentos e bebidas em grande escala nº 1 nos Estados Unidos, conectando uma base de expositores de fabricantes de alimentos e bebidas a varejistas, importadores, exportadores, distribuidores e atacadistas de produtos alimentícios.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 7 de novembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 27/03/2023

Data do evento: 28/03/2023 - 30/03/2023

Local: Las Vegas - Estados Unidos

Regulamento

Página oficial: https://sialamerica.com/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Exportação

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ANNAPOORNA ANUFOOD ÍNDIA 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

Annapoorna é uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Índia e uma das mais importantes do sudeste asiático.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de fevereiro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 04/09/2023

Data do evento: 03/09/2023 - 06/09/2023

Local: Mumbai - Índia

Regulamento

Página oficial: https://www.anufoodindia.com/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Internacionalização

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SALÓN GOURMETS 2023

A Salón Gourmets é considerada uma das principais feiras de A&B de qualidade da Europa e uma das referências mais prestigiadas do mundo, apresentando importante vitrine de tendências high-end. Com uma trajetória de 35 edições, números crescentes e espírito comercial, é a plataforma mais visitada e um encontro de profissionais nacionais e internacionais do setor gastronômico: bufê, hospitalidade, distribuição e comércio especializado.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 2 de janeiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 26/09/2022 - 17/04/2023

Data do evento: 17/04/2023 - 20/04/2023

Local: Madri - Espanha

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

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CHINA FISHERIES AND SEAFOOD EXPO 2023

A China é o maior e mais rápido mercado de marisco do mundo. Mais de 35.000 profissionais de marisco de todo o mundo visitam a CFSE anualmente para formar relacionamentos e ampliar sua presença nesse mercado dinâmico.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de novembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 28/10/2023

Data do evento: 28/10/2023 - 30/10/2023

Local: Qingdao - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

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CHINA INTERNATIONAL NATURAL HEALTH & NUTRITION EXPO 2023

A China International Natural Health & Nutrition Expo (NHNE), como a maior exposição da Ásia sobre produtos naturais de saúde e nutrição, ajuda os fabricantes globais de alimentos saudáveis e nutrição a promover suas marcas e expandir os canais de negócios na China. Com mais de 100 mil distribuidores e varejistas, tem sido a melhor plataforma para os participantes buscarem novos produtos e buscarem oportunidades de ouro para entrar no mercado chinês e expandir seu mapa de negócios na China.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 2 de dezembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 10/05/2023

Data do evento: 10/05/2023 - 12/05/2023

Local: Shanghai - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Inscreva-se aqui!

BIOFACH CHINA 2023

BioFach China é uma exposição profissional na China para produtos orgânicos. A BioFach trabalha na indústria orgânica na China há 14 anos. O escritório da EA Beijing planeja ter um estande institucional para promover os produtos orgânicos brasileiros e pode oferecer opções de matchmaking para os exportadores orgânicos brasileiros.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de dezembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 20/05/2023

Data do evento: 20/05/2023 - 23/05/2023

Local: Shanghai - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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BELT & ROAD BRAND EXPO SHANGHAI 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A feira é organizada pela CCPIT e COICS Shanghai, focando na promoção de produtos domésticos e internacionais aos consumidores finais. É uma feira de B2C. Empresas participantes têm que ter capacidade para vender diretamente aos consumidores finais na China.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 20 de fevereiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 25/06/2023

Data do evento: 25/06/2023 - 27/06/2023

Local: Shanghai - China

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

Inscreva-se aqui!

IFE 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A International Food & Drink Event (IFE) é o maior e mais importante evento da indústria de alimentos e bebidas do Reino Unido, reunindo fornecedores de todo o mundo junto a compradores e chefs do varejo, serviços de alimentação, fabricação, atacado e distribuição.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 21 de outubro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 19/03/2023

Data do evento: 20/03/2023 - 22/03/2023

Local: Londres - Inglaterra

Regulamento

Página oficial: https://www.ife.co.uk/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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EXPO WEST 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios

A Expo West é considerada a principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos. Em 2019 atingiu novo recorde e recebeu mais de 90 mil visitantes e contou com 3.600 expositores. A Expo West é considerada a maior vitrine de lançamentos e novidades do setor orgânico e natural do mundo e conhecida pela presença de formadores de opinião e importantes compradores. É a feira onde grandes negócios acontecem.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 30 de novembro de 2022. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 07/03/2023

Data do evento: 07/03/2023 - 11/03/2023

Local: Anaheim - Estados Unidos

Regulamento

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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ESPACIO FOOD & SERVICE 2023

O Espaço Food & Service, que acontece desde 2011, é considerado o evento mais importante da indústria alimentícia no Chile e uma referência na América Latina. Recebendo mais de 22 mil pessoas em cada edição, a feira internacional proporciona um espaço de encontro e negócios, onde convergem empresas, fornecedores, entidades públicas e profissionais da indústria alimentar.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 17 de fevereiro de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 25/09/2023

Data do evento: 26/09/2023 - 28/09/2023

Local: Santiago - Chile

Regulamento

Página oficial: https://www.espaciofoodservice.cl/

Realização: Parceiro(s)

Tipo de evento: Exportação

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CIIE 2023

Categoria: Alimentos, Bebidas e Agronegócios, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia e Saúde

A feira tem uma característica B2C e está designada a empresas que já possuam comercialização no mercado chinês. É uma feira de imagem-país e divulgação de produtos para o público geral, para tanto é importante já entender o funcionamento do mercado, assim como trabalhar aspectos de imagem e interação, muito desejado pelo mercado e apelativo em outros estandes.

Prazo para inscrições: inscrição regular até 1° de maio de 2023. As inscrições recebidas após essa data estarão automaticamente em lista de espera e podem ser realizadas neste link.

Período de inscrição: 11/07/2022 - 04/11/2023

Data do evento: 04/11/2023 - 09/11/2023

Local: Shangai - China

Regulamento

Página oficial: https://www.ciie.org/zbh/en/

Realização: Apex-Brasil

Tipo de evento: Exportação

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Para mais informações entre em contato com a Apex-Brasil através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2027-0202.

Fonte: Brasil Coop

Guia prático lista 9 medidas para promover a cultura de inovação nas cooperativas

Guia prático lista 9 medidas para promover a cultura de inovação nas cooperativas

A inovação tem sido uma pauta emergente no mundo dos negócios e pode apoiar os ambientes cooperativistas em gestões mais eficientes. Este propósito está presente no Planejamento Estratégico do Sistema Ocergs, que tem dedicado espaços de fomento à cultura de inovação nas cooperativas gaúchas. E um dos projetos apoiados pela instituição é a plataforma InovaCoop, desenvolvida pelo Sistema OCB. Recentemente, a Unidade Nacional lançou o Guia Prático 9 Medidas para promover a cultura de inovação na sua cooperativa.

A publicação foi criada em parceria com a Coonecta e traz um conteúdo explicativo e rápido sobre o tema para o universo cooperativista. Dentre os pontos de destaque do material está a visão de que a cultura de inovação não diz respeito somente à tecnologia e à transformação digital, mas sim às pessoas e os seus comportamentos. O material ainda apresenta os principais benefícios da cultura de inovação para as cooperativas: vantagem competitiva num mercado acirrado; capacidade de antecipar tendências sociais e estímulo da inovação contínua.

“A cultura de inovação está no cerne do cooperativismo, caracterizado como um movimento social, econômico e sustentável, pautado pelo compartilhamento e colaboração”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. O estímulo da cultura de inovação está alicerçado nos pilares do Sistema Ocergs ao fomentar o tema com as cooperativas do Rio Grande do Sul. Dentre as ações do Sistema Ocergs no fomento à inovação, destaca-se a adesão ao Programa Membership do Instituto Caldeira, que visa preparar e apoiar as cooperativas gaúchas às avaliações de cenários e tendências dos seus mercados.

Para acessar o Guia Prático elaborado pela InovaCoop, clique no link: https://inova.coop.br/inovacao/guia-pratico-9-medidas-para-promover-a-cultura-de-inovacao-na-sua-cooperativa-1f9093dfadec.

Certaja Energia inova e implanta atendimento remoto

Certaja Energia inova e implanta atendimento remoto

A Certaja Energia trabalha constantemente para aprimorar seu relacionamento com os cooperados e, nesta semana, passou a oferecer o atendimento remoto. A nova modalidade, que faz parte de um projeto-piloto, foi implantada no posto da Vendinha, em Montenegro, e será utilizada para casos em que os atendentes estejam ocupados ou impossibilitados de realizar o atendimento presencial.

A viabilização da iniciativa vinha sendo estudada há algum tempo pela cooperativa e foi antecipada por uma questão estratégica. "Nossa colaboradora entrou em licença médica, e decidimos colocar o plano em prática. Dessa forma, não precisaríamos fechar o posto nem deslocar um colaborador de Taquari para realizar os atendimentos", explica o vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga.

Ele destaca que, em breve, os outros postos também oferecerão esta facilidade aos cooperados. "A ideia, agora, é testar, avaliar o que deu certo e errado, e implantar a modalidade nos demais", destaca.

Primeiro atendimento

A cooperada Iracema Leite da Rosa foi a primeira a aproveitar os benefícios do atendimento remoto. Nessa quarta-feira, 11 de janeiro, sentada em frente à webcam instalada no posto da Vendinha, ela foi atendida pela colaboradora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Sabrina Silva, de Taquari.

Com a implantação do serviço, Iracema não perdeu a viagem nem precisará retornar ao posto em outro momento para ter sua solicitação atendida. Ela depende de carona e, se o posto estivesse fechado, não saberia dizer quando poderia voltar ao local novamente. Após a finalização do processo, ela conversou com o vice-presidente, Ederson Madruga. "Foi muito bom, muito fácil", contou.

Sabrina Silva, que realizou o atendimento de Iracema, aprovou a experiência. “Gostei muito. Achei esta inovação importante. Com o atendimento remoto, o cooperado consegue resolver sua demanda mesmo na ausência do atendente do posto de atendimento, evitando, assim, outro deslocamento”, observa.

Preparação

O colaborador Marcos Oliveira de Andrade participou do processo de implantação. Ele conta que a principal preocupação era oferecer, remotamente, um atendimento com a mesma qualidade do presencial.

Para isso, o posto recebeu duas webcams - uma para capturar a imagem dos documentos de identificação e outra para a conversação entre o atendente e o cooperado. O espaço também conta com caixa de som, um computador e um monitor extra, dedicado às videochamadas.

"Na Cooperativa,  foi necessário adicionar mais um monitor, para auxiliar com as telas que o atendente precisa abrir, e uma webcam para que ele possa ser visto pelo cooperado", explica Andrade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certaja Energia

O Aprendiz Cooperativo está de cara nova!

O Aprendiz Cooperativo está de cara nova!

O modelo de atendimento do Programa Aprendiz Cooperativo mudou! A apresentação da nova sistemática foi realizada no dia 3 de janeiro aos agentes de cooperativas e trouxe muitas novidades.

Após estudos de viabilidade jurídica, econômica e operacional, o Sescoop/RS realizou mudanças no processo de solicitação de vagas do Programa por parte das cooperativas. A partir de agora, as entidades qualificadoras participarão de um edital de credenciamento para se habilitarem para a prestação de serviços às cooperativas através da aquisição de vagas.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destacou que as mudanças foram pensadas para encontrar a melhor solução para as cooperativas, sem deixar de observar os normativos necessários. "O novo modelo foi pensado principalmente para que as cooperativas se desenvolvam cada vez mais e para que o nosso Programa faça a diferença na vida de muitos jovens".

O superintendente do Sescoop/RS, Mário De Conto, destaca que as mudanças no processo se dão principalmente para dar mais celeridade no atendimento, torná-lo mais democrático e permitir que as cooperativas escolham com mais liberdade a entidade qualificadora que desejam, através de um único valor por vaga disponível a todos os prestadores.

Nova marca

Para acompanhar a evolução do Programa e seguir conectado com o público jovem, a marca do Programa também foi reformulada e modernizada. A nova marca conversa com os outros projetos do Sistema Ocergs, é jovial e atrativa.

A proposta foi desenvolvida utilizando cores modernas e alegres e com base na união de dois conceitos: triângulo - que vem dos pinheiros e já é utilizado em materiais institucionais e propagação - associada à ideia de espalhar, ampliar, como é a educação de jovens/aprendizes cooperativos.

Os dois "os" da palavra "cooperativo" também ganha um novo efeito para representar a união através dos princípios do cooperativismo, mas trazendo mais modernidade e inovação que têm tudo a ver com o público jovem. A partir da apresentação da nova marca, toda a identidade visual do programa em materiais digitais, impressos e audiovisuais, começa a ser atualizada, gradativamente.

Como era?

Como ficou?

Para saber todos os detalhes da mudança assista a reunião completa AQUI.

Baixe AQUI a apresentação.

Ficou com dúvidas? Confira o material que preparamos com dúvidas frequentes AQUI.

Cooperativas apostam em experiências pessoais para entregar mais valor

Cooperativas apostam em experiências pessoais para entregar mais valor

Inovar e trazer soluções benéficas para a sociedade está na essência do trabalho cooperativista. E um dos setores em que o coop tem dado aula, no mercado internacional, é justamente no gerenciamento e compartilhamento de dados. Quer ver?

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a Savvy Coop — uma cooperativa de pessoas portadoras de doenças graves — encontrou uma maneira diferente e original de lidar com os dados de seus cooperados. Eles estão compartilhando informações sobre a experiência que têm no enfrentamento de uma doença com institutos de pesquisas e laboratórios que precisam entender melhor a realidade desses pacientes.

De acordo com a fundadora da cooperativa, Jen Horonjeff — ela própria paciente portadora de artrite juvenil, uma doença que afeta as articulações do corpo no período da adolescência — a Savvy Coop foi a primeira cooperativa a atuar sob a perspectiva dos pacientes e não dos médicos, dos hospitais ou da indústria.

A história da Savvy se confunde com a de Jen, que também sobreviveu a um tumor no cérebro e se tornou uma pesquisadora PHD na área de saúde. Depois de ser procurada várias vezes para compartilhar com pesquisadores sua experiência como paciente, Jen teve a ideia de reunir pacientes com diferentes experiências de vida em uma cooperativa. Objetivo? Coletar as vivências de enfrentamento às doenças para compartilhá-las com a comunidade científica e com a sociedade. Assim, o que poderia ser um peso ou mais uma experiência isolada e desconhecida de enfrentamento de uma doença, se transformou em uma grande oportunidade não só de renda, mas de melhora da qualidade de vida desses pacientes.

Por meio de questionários, participação em grupos focais, entrevistas, testes de produtos, entre outras estratégias, a Savvy Coop faz uma ponte entre empresas e pacientes cooperados.

Na página da cooperativa, a fundadora destaca que o grande valor da cooperativa é “permitir que a indústria trabalhe junto com os pacientes” e que a principal missão da coop é “colocar o paciente no centro do desenvolvimento dos tratamentos ou insumos que serão usados por eles mesmos”. A ideia é contribuir para que as inovações em saúde sejam mais inclusivas, diversas e efetivas para os pacientes.

INTERESSE MÚTUO

Dentro da Savvy Coop, as histórias de vida dos cooperados são ativos negociados com pesquisadores e empresas de saúde. Funciona assim: uma clínica, um laboratório ou uma indústria entra em contato com a cooperativa e apresenta sua necessidade, que pode ser, por exemplo, uma entrevista de 60 minutos com uma ou mais pacientes diagnosticadas com câncer de mama, para apoiar o desenvolvimento de um medicamento novo para a doença. As demandas são registradas pela coop e apresentadas aos pacientes cooperados.

Se der “match” (interesse mútuo) entre a demanda da indústria e a experiência do paciente, ambos ganham. Os pacientes são pagos por colaborarem respondendo aos questionamentos, por participarem de experimentos ou de algum processo de desenvolvimento de pesquisas e produção de insumos de saúde.

Como cooperados que são, ao final de cada exercício, esses portadores de doença crônica também recebem parte dos resultados obtidos pela Savvy, de forma proporcional à colaboração de cada (sobras) . Além disso, têm direito a voto em processos decisórios e contam com uma rede de apoio mútuo que os ajuda a enfrentar suas doenças.

Para a pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) Ana Carolina Bonelli esse modelo de compartilhamento de dados é positivo, pois tem a autorização dos usuários e ainda traz valor para os cooperados.

“Quando o dado passa pela gestão da cooperativa, ele passa pelo consentimento, por uma gestão de algoritmos, gerenciamento dos locais, de criptografia, de identidade de acesso. Se os cooperados acharam por bem compartilhar e serem remunerados por isso, por que não? Esse é outro ponto positivo do cooperativismo, os resultados são repartidos e fatiados”, ressalta Bonelli.

Vale destacar: sobreviventes de doenças graves, cuidadores, acompanhantes de portadores de doenças crônicas e autoimunes, profissionais de saúde também podem ser cooperados e colaborar com seus insights. A cooperativa tem ainda um programa de referência que remunera pessoas não membros ou cooperadas. Para ter acesso ao benefício basta indicar pacientes que aceitem participar da coop e queiram compartilhar informações.

DADOS PARA A SAÚDE DE TODOS

Com o lema “Meus Dados, Nossa Saúde” a cooperativa suíça MIDATA também coleta dados de pacientes com o objetivo de contribuir para pesquisas científicas sobre trata – mentos de diferentes doenças. Ao contrário da Savvy, a MIDATA não cobra pelo compartilhamento de in – formações, portanto, também não remunera as pessoas que aceitam disponibilizar suas experiências no enfrentamento da doença.

A cooperativa desenvolveu uma plataforma que armazena dados de saúde coletados de startups, aplicativos, provedores de tecnologia, grupos de pesquisa, entre outros. O sistema foi desenvolvido pelas universidades suíças ETH Zurich e a de Ciências Aplicadas de Bern.

Na plataforma, ficam armazenadas diversas informações sobre condição de saúde, detalhes de cirurgias, tratamentos, exames, medicamentos, documentos como prontuários médicos, características físicas dos pacientes, entre outros dados.

Os usuários da plataforma podem contribuir ativamente autorizando o uso de seus dados em pesquisas médicas e estudos clínicos. São eles que decidem livremente sobre o uso dessas informações em projetos científicos. E se quiserem podem se tornar membros da cooperativa, condição que dá direito a eles de participar do controle da organização.

Para atender aos requisitos de proteção e segurança, todas as informações “doadas” são criptografadas e apenas os usuários com conta têm acesso aos registros por meio de login. A cooperativa ressalta que garante a soberania dos cidadãos sobre a forma como os dados serão utilizados.

“O cooperativismo já tem em sua essência valores como a democracia, liberdade, equidade, solidariedade e justiça social, visando o bem comum. Tendo em vistas que as chamadas ‘Cooperativas de Dados’ são sistemas de gerenciamento de dados que pertencem aos seus membros, eles vão poder decidir a melhor forma de fazer uso destes dados. E o melhor, já o fazem tendo a cultura de governança destes dados para o bem comum e benefício dos cooperados como base”, destaca Fabíola Nader Motta, gerente geral do Sistema OCB.

CORONA SCIENSE

Fundada em 2015, a MIDATA também oferece serviços de desenvolvi – mento de aplicativos de saúde, estilo de vida e bem-estar, consultoria sobre questões éticas, apoio no gerenciamento e consentimento do uso de dados e outros.

Mas foi depois da pandemia que cresceu o número de projetos tecnológicos de coletas de dados lançados pela MIDATA, entre eles, o aplicativo “Corona Science”, que permite às pessoas que tiveram Covid-19 informarem sobre sua condição de saúde e os sintomas. Em contrapartida, o usuário tem acesso a várias informações e serviços de suporte.

“Toda essa crise sanitária mundial acelerou muito a necessidade de compartilhar dados de maneira mais responsiva para o bem comum, em busca de soluções para produção de vacinas e outros fins”, completou Ana Carolina Bonelli, pesquisadora do ITS.

A acadêmica cita, ainda, outra cooperativa europeia de saúde que tem feito um trabalho de desta – que quando se trata de compartilhamento de dados: a Salus Coop.

Criada em 2017 na Espanha, a cooperativa engloba a atuação de diferentes atores para cumprir todo o fluxo de receber as informações dos usuários e de unidades de saúde públicas ou privadas, agregar essas informações e repassá-las de forma estruturada e segura para as empresas e outras instituições interessadas.

A coop desenvolveu um modelo tecnológico para garantir a confidencialidade dos dados, independente da forma como os outros atores tratam ou mantêm os dados.

Em seu manifesto, a Salus Coop destaca que não tem fins lucrativos e que busca colaboradores voluntários para contribuir. Também convida as autoridades sanitárias para desenvolver licenças de uso e arquiteturas tecnológicas que incentivam a doação de da – dos, entre outras iniciativas que possam estimular as pessoas a dividirem informações que sejam úteis para acelerar as pesquisas científicas e o controle de estados de emergência, como a pandemia do coronavírus.

MOBILIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL

Se sua condição de saúde pode fazer diferença na vida de outras pessoas e da sociedade como um todo, informações como os lugares por onde você dirige, os quilômetros rodados por dia e quanto tempo leva para se deslocar de um ponto a outro na cidade também são valiosos para o cooperativismo, o mercado e o poder público.

De olho na possibilidade de contribuir para a tomada de decisões relacionadas à mobilidade urbana, a cooperativa Driver’s Seat criou um aplicativo para ser utilizado por motoristas de aplicativos de transporte, como o Uber. O app gera uma série de dados sobre as corridas feitas pelo motorista.

As informações são coletadas pela cooperativa e repassadas para órgãos públicos ou centros de pesquisa dados para apoiá-los na tomada de decisões relacionadas à gestão da mobilidade urbana.

O objetivo é melhorar o planejamento da arquitetura das cidades e encontrar soluções para congestionamentos e outros problemas de trânsito e mobilidade. As informações coletadas pelos motoristas são vendidas pela cooperativa, que reverte os ganhos para os próprios condutores.

“A partir do momento que você usa as cidades para o bem público, você cria uma inteligência coletiva urbana e as soluções deixam de ser oferecidas somente pelos governos e passam a ser oferecidas também por startups, por ONGs e outros atores da sociedade que não somente o governo. Então, a gente tem cidadãos mais participativos e colaborativos promovendo a democracia nas cidades”, explica Fabíola Nader Motta, do Sistema OCB.

LEGADOS E DESAFIOS

O uso de informações pessoais para basear decisões voltadas a mudanças sociais e inovações tecnológicas é uma tendência em ascensão no coop internacional. Ele tem sido muito aplicado na estruturação das Cidades Inteligentes, com o intuito de criar uma inteligência coletiva urbana para resolver problemas públicos. Seu uso vai desde o gerenciamento de tráfego nas cidades até o uso de informações pessoais para promover a saúde da população.

De fato, o trabalho das chamadas cooperativas de dados pode favorecer o fortalecimento de todo o ecossistema de governança de dados e estimular a ampliação da legislação de proteção de dados pessoais e de transparência de da – dos públicos, por meio de decretos municipais de dados abertos e leis de governo digital.

Mas para que experimente uma expansão mais significativa, esse ramo do cooperativismo ainda precisa atravessar algumas barreiras, como quebrar silos de dados, já que na maioria das vezes as in – formações não estão centralizadas em um único portal de dados ou não estão padronizadas e formatadas da mesma maneira.

Há ainda o desafio de se adequar a diferentes legislações e de construir uma infraestrutura tecnológica segura e eficiente, além da falta de recursos.

Para superar parte dos desafios, existe a possibilidade de criar uma coordenação de rede e fomentar uma cadeia produtiva de valor por meio do compartilhamento de infraestrutura computacional, de dados e recursos humanos e, principalmente, estabelecer objetivos claros de negócios compartilha – dos entre os parceiros da cadeia.

Outra alternativa passa pela inteligência de dados, com o desenvolvimento de serviços digitais flexíveis e adaptáveis, permitindo análise constante da interação e do comportamento do usuário com os serviços ofertados.

“Temos grandes desafios para os próximos anos de transformação digital, mas, para quem já possui em sua essência cultural a cooperação, metade do caminho já foi trilhado. A governança de dados de forma ética em compliance com as leis vigentes é um dos maiores legados que as cooperativas de dados podem oferecer”, ressalta Fabíola.

Fonte: Sistema OCB

Sistema Ocergs faz parte da comunidade do Instituto Caldeira

Sistema Ocergs faz parte da comunidade do Instituto Caldeira

Para identificar e disponibilizar cada vez mais soluções tecnológicas que conectem startups com as cooperativas, empresas, investidores, institutos de tecnologia e universidades, o Sistema aderiu ao Programa Membership do Instituto Caldeira, um hub de inovação de Porto Alegre, que promove conexão entre grandes empresas, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação no RS.

Como membro do Instituto, o Sistema Ocergs tem direito a alguns benefícios como networking com membros da comunidade, participação em eventos de conteúdo, utilização de alguns espaços comuns do hub, salas de reunião e alguns descontos em participação de atividades e missões pagas.

O objetivo da parceria é possibilitar às cooperativas gaúchas e colaboradores do Sistema Ocergs uma atenção às tendências e às variações de cenários. Através de ações como essa, o Sistema pretende contribuir, através da inovação, não só para a melhoria dos processos internos das cooperativas, mas também ampliar a sua competitividade e relevância no mercado.

O Instituto Caldeira

Instituto sem fins lucrativos que conecta pessoas e iniciativas através de um hub de inovação e uma comunidade que busca maior competitividade e fomento do ecossistema da nova economia. Fundado por 42 grandes empresas com o propósito de impulsionar transformações através da inovação.

Localizado em uma área de 22 mil m², no antigo complexo industrial de POA, que ainda abriga as caldeiras importadas da Europa por AJ Renner, na década de 1920. Hoje o Instituto Caldeira é um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.

Cotrijal realiza formatura do programa Supernova

Cotrijal realiza formatura do programa Supernova

Os jovens integrantes das três turmas do Supernova Cotrijal 2022, concluíram o programa em formatura realizada nesta terça-feira, 6/12, no Parque da Expodireto em Não-Me-Toque. A Escoop foi responsável por conduzir a segunda edição do programa junto com a coop, desenvolvendo seu projeto pedagógico, que discutiu temas como comportamento, gestão, agronegócio, dentre outros. Participaram do projeto jovens filhos de associados da cooperativa, de 15 a 29 anos, que teve como principal objetivo incentivar a sucessão familiar e despertar o interesse de participação do jovem na coop, promovendo a difusão, inovação e empreendedorismo do cooperativismo dentro da Cotrijal.

Pela manhã, os pais dos alunos foram convidados a acompanhá-los em um dia onde além da formatura, eles puderam conhecer as estruturas da cooperativa, como a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), Fábrica de Rações, Sede Administrativa e a Unidade de Negócios de Não-Me-Toque. 

Conforme Benísio Rodrigues, gerente de Marketing da Cotrijal, é perceptível a evolução que os jovens tiveram ao longo do ano. “Temos que agradecer o envolvimento de todos os alunos e o incentivo dado pelos pais. Ao final do segundo ano do programa, já observamos que eles estão cada vez mais envolvidos com o agro e a Cotrijal segue cumprindo seu papel, que é de promover a sucessão familiar”, destaca.

Para o professor da Escoop, Dieisson Pivoto, que conduziu as atividades com os jovens, o programa possibilitou a troca de experiências, conhecimento da realidade dos jovens, mas principalmente a identificação de novas lideranças locais, desenvolvendo uma nova geração de futuros líderes da coop.

Já pelo turno da tarde, foi realizada uma retrospectiva do Supernova, seguido de apresentações dos trabalhos dos alunos e finalizando com a entrega dos certificados de conclusão do programa. A aluna Laura Schroeder, de Lagoa dos Três Cantos, cursa Agronomia e disse que em breve pretende fazer na sua unidade o cadastro da plataforma SmartCoop. “Um dos diversos aprendizados que me chamaram atenção foi a plataforma SmartCoop. Quero realizar o cadastro junto a unidade para que em breve possamos utilizar as informações na nossa propriedade”, disse.

O curso teve 5 módulos, totalizando 23 encontros. Foram 70 horas de programação, incluindo conteúdo técnico, interação, além de viagens para Porto Alegre, onde os alunos conheceram empresas e startups do agronegócio. 

Patrícia Mota Rosin, coordenadora da área de Departamento Cooperativista (Decoop) da Cotrijal, afirmou que apesar do ano ter sido muito intenso, o trabalho junto aos jovens foi atingido com sucesso. “Estamos contentes com os resultados, o relato dos pais hoje só comprova que estamos no caminho certo. Por isso, já estamos trabalhando no Supernova 2023”, salienta.

Sobre a parceria com a Escoop complementa: "A edição do Supernova 2022 ganhou força e qualidade! Inovamos agregando a Escoop como parceira na formação dos alunos e o resultado foi muito positivo, pois contamos com uma equipe multidisciplinar aliada aos especialistas da Cotrijal que trouxeram cases de boas práticas da Cooperativa e associados".

Para o diretor geral da Escoop, José Máximo Daronco, a capacitação foi um momento único e de muito aprendizado para os participantes e seus familiares. "Agradecemos pela credibilidade depositada pela cooperativa na Escoop e parabenizamos pela iniciativa que oportunizou, além das muitas trocas de experiências entre gerações, o maior engajamento dessa juventude na busca por maior interesse no cooperativismo e na cooperativa", finalizou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cotrijal

Sicredi recebe troféu Ouro por case de inclusão “Libras no WhatsApp”

Sicredi recebe troféu Ouro por case de inclusão “Libras no WhatsApp”

A funcionalidade de videochamada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para o WhatsApp do Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, conquistou o troféu Ouro no Prêmio Best Performance. A instituição foi reconhecida na categoria “Inovação para atendimento ao cliente/consumidor – canais e plataformas de atendimento digital”, com o case que promove a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no atendimento digital.

Em sua 7ª edição, o Prêmio Best Performance foi criado para reconhecer as práticas e as ideias mais revolucionárias voltadas às indústrias da inovação. A premiação avalia os projetos implementados pelas empresas que resultaram em melhorias organizacionais e apoio às melhores práticas com público interno e externo.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento. A premiação confere o compromisso e o empenho constante do Sicredi de implementar tecnologias assistivas e que estejam alinhadas ao nosso direcionamento de atender às necessidades das pessoas por meio do relacionamento simples e próximo, além de levar o Sicredi a todos”, diz Alceu Meinen, superintendente de CX e IA do Sicredi.”

Lançada em maio de 2022, a funcionalidade é integrada ao atendimento via WhatsApp no qual são apresentadas as instruções sobre o funcionamento dos produtos e serviços do Sicredi em Libras, além de apoio a consultas e transações de associados. O canal também atende a não associados da instituição que podem buscar informações de abertura de contas ou portabilidade.

Para utilizar a função de atendimento em Libras, a pessoa entra em contato pelo WhatsApp (51) 3358-4770, seleciona a opção Libras, e é transferida para um chat em vídeo com o especialista do Sicredi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi

Coprel apresenta nova marca, reforça a conexão e sua ligação com o futuro

Coprel apresenta nova marca, reforça a conexão e sua ligação com o futuro

Com um espírito de evolução permanente, a Coprel tem na inovação uma característica cada vez mais marcante. Para seguir atualizada às demandas e oportunidades do segmento e, principalmente, conectada com as prioridades de seus cooperantes, a cooperativa reformulou sua marca institucional. A nova identidade foi apresentada ao público em encontro com os conselheiros e a imprensa no dia 24 de novembro, na sede social da Coprel, em Ibirubá. O evento deu sequência ao processo iniciado no dia anterior, com a apresentação da nova marca aos 442 colaboradores.

As atividades iniciaram com a presença dos conselheiros consultivos de toda a área de atuação da cooperativa para um momento de avaliação e planejamento. Mais de 150 casais de líderes, eleitos em seus municípios para representar a Coprel localmente, se deslocaram a Ibirubá para a tradicional reunião, que anualmente é realizada para avaliar o trabalho da cooperativa e orientar o planejamento dos próximos 12 meses.

Em seguida, os representantes da imprensa foram recepcionados para, em conjunto com os conselheiros, assistirem à apresentação da nova marca da Coprel. Para um momento inspiracional, o palhaço, palestrante, podcaster e apresentador Márcio Ballas, pioneiro e maior referência do improviso no Brasil, falou sobre a importância do Improviso e da Criatividade neste ecossistema de inovação. O cerimonial teve sequência com a apresentação da jornalista Carla Fachim, e o processo de construção da nova identidade institucional da cooperativa foi apresentado de forma conjunta pelo presidente Jânio Vital Stefanello e pela orientadora de comunicação e marketing, Raquel Lazzarotto, que anunciaram a nova identidade visual e verbal e os materiais de áudio, vídeo e gráficos. Os materiais com a nova identidade já estão disponíveis nas redes sociais da cooperativa, que no início da tarde de quinta-feira também atualizou seu site, uma ferramenta fundamental de relacionamento com seus públicos.

A nova marca da Coprel transmite sua personalidade confiável, experiente e determinada, com um tom claro, cordial e engajador. O slogan “Cooperação que liga você ao futuro” remete a três características fundamentais: a essência cooperativa; a união de pessoas, possibilidades e oportunidades; e a preocupação com o amanhã, ao possibilitar inovação, evolução tecnológica e sustentabilidade. Tudo isso engloba a marca Coprel e todo o conjunto de serviços da cooperativa, com suas três “submarcas”: Coprel Energia, que engloba os serviços de distribuição, geração e comercialização de energia; Coprel Soluções, que representa a prestação de serviços voltados às empresas e usinas, e a Coprel Telecom, com os serviços de telecomunicações.

“Estamos vivendo um momento muito especial e desafiador em nossa cooperativa. A Coprel soma mais de cinco décadas de inovação, desenvolvimento e compromisso com a responsabilidade social e ambiental de uma cooperativa que impacta a vida de milhares de famílias e empresas. Toda a evolução dos serviços, o desenvolvimento de novos segmentos de atuação e a necessidade de seguir comunicando com clareza e eficiência demandou esta modernização da marca, que hoje orgulhosamente apresentamos. Por meio dos nossos colaboradores e conselheiros, da imprensa e dos nossos canais institucionais de comunicação, esta nova identidade será conhecida pelas mais de 100 mil famílias de cooperantes, clientes e empresas”, destaca o presidente Jânio Vital Stefanello.

A partir da apresentação da nova marca, toda a identidade visual da cooperativa em materiais digitais, impressos e audiovisuais, comunicados, identificação visual, veículos, uniformes, placas e outdoors começa a ser atualizada, em um processo que deve se estender por até seis meses. Os cooperantes e a comunidade em geral já podem perceber a atualização em todos os novos materiais produzidos pela cooperativa. Mais informações sobre a nova marca estão disponíveis no site www.coprel.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel

Unimed apresenta soluções e investimentos no setor da saúde

Unimed apresenta soluções e investimentos no setor da saúde

Com o tema “Investimentos em negócios e parcerias no setor da saúde”, o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, foi o palestrante da quarta-feira, 23 de novembro, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul, em Porto Alegre. A atividade, que integrou as comemorações do cinquentenário da cooperativa gaúcha fundada em 25 de junho de 1972, foi aberta pelo presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, que homenageou o aniversário da Unimed Federação/RS e também os 25 anos da Uniair. Na ocasião, May retribuiu o gesto entregando a Trautman o livro dos 50 anos da Unimed no estado, em ato que marcou o lançamento da obra, coordenada por Silvio Peter e escrita por Salus Loch. O Sistema Ocergs prestigiou o evento, representado pelo gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto.

A Unimed no RS
Com giro anual superior a R$ 8 bilhões, representando cerca de 10% do faturamento da Unimed nacional, o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS tem seu modelo de negócios baseado na cooperação, no compromisso com a inovação e na alta performance.

Capilaridade
Conforme Nilson Luiz May, o Sistema Unimed-RS apresenta formato único no país, contando com mais de 15,7 mil médicos cooperados, que atendem 1,9 milhão de beneficiários gerando 13 mil empregos diretos. “A partir de 27 Unimeds Singulares e das demais organizações, que incluem a Unimed Operadora/RS, a Uniair – transporte aeromédico, a Central de Serviços-RS, a Unicoopmed, o Instituto Unimed/RS, a Casa da Memória Unimed Federação/RS e a holding RS Empreendimentos, o Sistema Unimed-RS cobre os 497 municípios do Rio Grande do Sul”, destacou May, observando que a capilaridade é uma das forças da instituição.

Credibilidade
Outro ponto forte é a credibilidade da marca Unimed, que apresenta plano estratégico centrado na ampliação da competitividade e cooperação, oferecendo soluções com foco na promoção da saúde, sustentabilidade, transformação digital, atração de talentos e qualidade de vida. Telemedicina, tele psicologia e o Projeto Acolher, que atende pacientes com Transtorno do Espectro Autista, são alguns dos exemplos recentes nesta linha.

Passo importante também foi dado em dezembro de 2021, a partir da constituição da holding RS Empreendimentos, que ampliou o espectro de oportunidades de negócios ao mercado privado de saúde e ao empresariado do RS.

RS Empreendimentos
“O setor de saúde suplementar, com novos movimentos de operadoras, exige que estejamos sempre um passo à frente. Nesse contexto, a constituição da RS Empreendimentos permite otimizarmos recursos, gerando a possibilidade de ganhos de escala – que serão revertidos ao fortalecimento do próprio negócio”, pontuou Nilson Luiz May. Ele também antecipou algumas das ações já em execução, como a venda de planos odontológicos; seguros saúde e patrimonial; e uma startup de automação para clientes.

No radar da holding, em situação de estudo e desenvolvimento junto ao Conselho de Administração – aberto para investidores – estão a criação da Sênior Living, proposta com foco na qualidade de vida para pessoas 60+, por meio de atendimento de excelência privilegiando a autonomia e a liberdade; seguros internacionais; novos investimentos em inovação e startups; além do lançamento de um plano premium; bem como um plano de entrada para novos beneficiários.

Impacto social
Mais do que gerar dividendos para quem produz, numa perspectiva de gestão colaborativa – onde o construtor é o próprio beneficiário do seu trabalho –, o Sistema Unimed-RS atua junto às comunidades em consonância com o 7º princípio do cooperativismo e à matriz ESG, pela qual são seguidas boas práticas ambientais, sociais e de governança. Nessa perspectiva, um dos destaques é o programa “Doador Fiel”, do Instituto Unimed/RS, que já tem mais de mil doadores regulares de sangue cadastrados em sua plataforma, tendo colaborado para salvar quatro mil vidas. A atuação do programa recebeu na noite desta quarta-feira, 23 de novembro, o troféu Top Cidadania, concedido pela ABRH-RS.

Números da Unimed no Rio Grande do Sul

Recursos próprios: R$ 2,5 bilhões

Giro anual: Mais de R$ 8 bilhões

Composição: 27 Unimeds Singulares

15,7 mil médicos cooperados

1,9 milhão de beneficiários

65  clínicas e laboratórios próprios

19  pronto-atendimentos próprios

10  SOS próprios

9  hospitais próprios

3  hospitais-dia próprios

Além de 2.442 hospitais, clínicas e laboratórios credenciados e 13.261 colaboradores para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos nos 497 municípios cobertos.

Fonte: MF-Diops, junho/2022

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Federação/RS

Fecoergs premia cooperativas pelos projetos de Inovação

Fecoergs premia cooperativas pelos projetos de Inovação

Inovação é fazer algo novo ou renovar algo, um serviço, uma nova ideia, um novo produto, porém com uma visão moderna e atualizada, que provoca a criatividade das pessoas ou das empresas. Com esta visão, a Fecoergs e o Sescoop/RS, proporcionaram a realização do curso Inovação nas Cooperativas de Infraestrutura. O curso teve a duração de nove meses e foi encerrado no último dia 22, em evento realizado pela federação na sede da Decision/FGV, em Porto Alegre. Do curso participaram nove cooperativas e 34 técnicos. O Sistema Ocergs foi representado pela analista técnica do Sescoop/RS, Elisângela Becker.

Os três melhores projetos de conclusão, dentre os oito apresentados, foram das cooperativas Certaja de Taquari, em primeiro lugar, da Creluz de Pinhal, em segundo lugar e o da Coopernorte de Viamão, em terceiro lugar. Segundo definido pela Fecoergs e pela Decision, que ministrou o curso, na avaliação dos trabalhos foram utilizados os parâmetros: caráter inovador, viabilidade técnica, viabilidade financeira, viabilidade tecnológica, desejabilidade, escalabilidade, público-alvo e transparência.

O projeto da Certaja Energia, que recebeu o prêmio de melhor projeto, tratou sobre a vistoria virtual de padrão de medição de energia com inteligência artificial (IA). O projeto visa agilizar o processo de vistoria de padrão de medição para novas ligações, utilizando IA reduzindo custos e retrabalhos. O projeto foi elaborado, pelos técnicos; Geison Quadros, Marcos Andrade, Michael Lima e Renata Reis “O tema atende a visão permanente da cooperativa, em aperfeiçoar os processos internos, para redução de custos, melhorando a qualidade do atendimento aos associados, com a qualificação do nosso corpo técnico”, assim se manifestou Renato Pereira Martins, presidente da cooperativa vencedora, em primeiro lugar.

A equipe da Creluz de Pinhal, que teve o seu projeto de conclusão classificado em segundo lugar/RS, tratou do processo de atendimento 100% digital. O foco foi migrar o processo de cadastro de associado consumidor do ambiente físico para o digital visando facilitar o atendimento para os associados e consumidores e aumentar a segurança e disponibilidade das informações.

A cooperativa Coopernorte de Viamão/RS, classificada e terceiro lugar, tratou, no seu projeto, do aplicativo de busca de clientes e equipamentos. Esse projeto versa sobre um projeto de inovação como base na ferramenta de planejamento estratégico, que é uma ferramenta de gestão que mapeia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma situação ou empresa. Como conclusão o projeto facilita a localização de consumidores, chaves de manobras de redes e transformadores.

Objetivos atingidos

O presidente da Fecoergs, Erineo José Hennemann destaca: “A premiação das cooperativas e a qualidade de todos os trabalhos apresentados, nos mostra o quanto estão bem preparadas as cooperativas para novos desafios da inovação e do desenvolvimento”. Já o superintendente da Federação, José Zordan, comentou sobre a importância da difusão do aprendizado e a socialização dos resultados, para todas as cooperativas do sistema de infraestrutura e complementou: “Devemos divulgar ao máximo estes projetos como desafio e aprendizado para as demais cooperativas”.

A Federação promoverá a apresentação dos três projetos vencedores e oficializará a premiação das cooperativas no dia 8 de dezembro, durante a reunião de trabalho e de final de ano que acontece em Teutônia, na sede da Certel.

Fonte: Fecoergs

Fundo Social do Sescoop/RS recebe projetos das cooperativas até 28 de novembro

O Sescoop/RS lançou recentemente o primeiro Programa de Fundo Social, que está alinhado ao seu Planejamento Estratégico. Para o orçamento de 2023 será disponibilizado o valor de R$2 milhões em projetos voltados à educaçãosaúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Se a sua coop ainda não enviou o seu projeto para o Sescoop/RS e tem intenção de poder acessar esse recurso é melhor se apressar, pois o prazo encerra na próxima segunda-feira (28/11).

Recursos e como participar

Neste primeiro edital será disponibilizado até R$2 milhões para projetos centralizados. Serão aceitos dez projetos de até R$200 mil, sendo um projeto por cooperativa, podendo ter adicional de valor para projetos de intercooperação. Para participar, as cooperativas precisam estar regulares junto ao Sistema Ocergs e participar de um dos programas de Monitoramento.

Todos os projetos que serão apoiados pelo Fundo Social do Sescoop/RS deverão ser executados pelas cooperativas conforme os normativos do Sescoop/RS, especialmente a Resolução Sescoop/RS nº 132, de 30 de julho de 2019 e respectivas Portarias.

Impacto Social

Os projetos concorrentes ao Fundo Social do Sescoop/RS deverão especificar na Ficha de Inscrição do Projeto, de que forma as ações propostas impactarão positivamente na comunidade ou na região em que a cooperativa atua, estabelecendo os indicadores para mensuração dos resultados.

O impacto social deverá informar, por meio de indicadores, de que forma serão mensurados os resultados obtidos com o projeto e os objetivos que o projeto se propõe a atingir.

Comitê Avaliador

Portaria do Sescoop/RS nº 75/2022 divulga o Comitê Avaliador do Fundo Social. Fazem parte: Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Fernando Rosa da Rosa, coordenador de Inovação do Serviço Social da Indústria – SESI/RS, Guilherme Souza Costa, coordenador de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional e Paola Richter Londero, coordenadora da Pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

Mais informações

Para mais detalhes de como sua coop pode participar, acesse: https://www.sescooprs.coop.br/programas/fundo-social-sescoop-rs/.

Ficou em dúvida? Entre em contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Sicoob investiu R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação nos últimos três anos

Sicoob investiu R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação nos últimos três anos

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) investiu cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação nos últimos três anos. A adoção de novas tecnologias em cooperativas financeiras é cada vez mais intensa e o Sicoob tem sido pioneiro em várias soluções. Tudo isso sem deixar de atuar presencialmente, com mais de 4 mil agências em todo o País, ocupando o primeiro lugar no ranking das instituições financeiras com o maior número de pontos de atendimento físico.

No Open Finance, por exemplo, o Sicoob está presente desde o início, tendo disponibilizado o agregador de contas aos seus cooperados em maio de 2022 e agora começa a lançar ferramentas inovadoras alinhadas ao disruptivo movimento que está acelerando o Sistema Financeiro Nacional.

Uma das novidades a surgir em breve é a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido como smart onboarding. A ferramenta, ainda como projeto-piloto, trará benefícios na associação digital de novos cooperados. O Sicoob é a primeira instituição financeira a ofertar esse tipo de serviço. “Estamos com uma expectativa muito alta sobre o Open Finance, porque poderemos mostrar os diferenciais competitivos do cooperativismo financeiro de forma ágil e na palma da mão dos brasileiros”, disse Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). “O Open Finance é uma alavanca para o crescimento das cooperativas financeiras e a AIS será uma grande inovação”, acrescentou.

O Sicoob também foi pioneiro no sistema cooperativista em se habilitar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) e no próprio mercado financeiro, está entre as 10 primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800 concorrentes.

“Já estamos testando o depósito via Pix. Por meio da nova funcionalidade, os cooperados poderão fazer o Pix para o Sicoob, de suas contas mantidas em outra instituição, de forma simples e segura por meio do App Sicoob”, comenta Márcio Alexandre, superintendente de Governança de TI e Segurança Cibernética do Sicoob.

Outra entrega relevante feita pelo Sicoob é o Agregador de Contas, ferramenta que possibilita o acesso às informações bancárias de outras instituições dentro do próprio App do Sicoob, proporcionando aos usuários uma visualização simples de tudo o que receberam ou gastaram, garantindo, também, um maior controle de suas finanças.

O Sicoob conta com mais de 6,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Para os próximos meses, está programada a liberação de novas funções do Agregador Financeiro, que permitirão integrar informações de cartões e operações de crédito.

“O App Sicoob é a cooperativa na palma da mão do cooperado, completo em produtos e serviços, seguro e sempre disponível, mantendo a dianteira no mercado em qualidade, com as melhores notas de avaliação nas lojas virtuais App Store e Play Store”, afirmou Vilaça Júnior.

A instituição ainda oferece outros sete aplicativos a seus associados: App Sicoobcard, para controle das transações feitas com o cartão de crédito/débito; App Sicoob Moob, uma verdadeira comunidade virtual cooperativa, que permite aos associados participarem virtualmente das assembleias e votações e ainda inclui uma comunidade de negócios e recursos de educação e aprimoramento profissional; App Sipag, para controle das transações feitas com as máquinas de cartões Sipag e Sipaguinha; App Coopcerto, para controle dos cartões empresariais e de benefícios; App Yoou, uma conta corrente digital completa de fácil acesso e controle; App Sicoob Poupança, para controlar as economias depositadas em contas do tipo; e App Sicoob Mapas, para encontrar os pontos de atendimento mais próximos.

O Sicoob também possui duas assistentes virtuais, a Alice e a Helen, soluções inspiradas em duas mulheres reais que foram pioneiras: Alice Acland e Helen Keller. Em 2021, a Alice foi responsável por 2,8 milhões de atendimentos aos cooperados do Sicoob, apresentando 89% de retenção e 97% de assertividade nas respostas dadas a esses associados. A Helen, por sua vez, é a assistente virtual do Sicoob que torna os canais digitais da instituição ainda mais inclusivos, seja por meio da leitura do conteúdo ou da tradução do texto na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em 2019, o Sicoob Moob, aplicativo do Sicoob que facilita e incentiva o contato entre o cooperado e a cooperativa ganhou um dos principais prêmios do mercado financeiro brasileiro, oferecido pelo Relatório Bancário Cantarino Brasileiro, na categoria Transformação Digital. Com o Sicoob Moob é possível ter acesso aos principais dados da instituição, receber e gerenciar convites para eventos, negociar bens publicados e muito mais.

Outro ótimo exemplo da aplicação de tecnologia em cooperativas financeiras é a solução de reconhecimento facial para identificação de cooperados. O Sicoob foi pioneiro no lançamento dessa inovação. A tecnologia rendeu ao Sicoob o Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital 2020, na categoria Experiência do Usuário.

Em 2021, a plataforma de serviços financeiros do Sicoob – o Sisbr – completou duas décadas de existência e foi responsável por conferir ao Sicoob um novo Prêmio Banking Transformation Relatório Bancário, na categoria Inclusão Financeira. O Sisbr integra os mais de 6,5 milhões de cooperados, em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 40 mil funcionários e mais de 4 mil pontos de atendimento, além de uma confederação, um banco, uma seguradora, uma administradora de consórcios e outras entidades de propriedade do Sicoob.

Para agilizar ainda mais as soluções tecnológicas, o Sicoob criou em 2019 o Laboratório de Inovação do Cooperativismo Financeiro (Cooplab), que reúne as equipes de tecnologia e de negócios para acelerar as entregas, que são todas desenvolvidas internamente.

O diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, ressaltou a atuação firme da instituição com investimentos em tecnologia. “Ao analisarmos a combinação entre a multiplicação de canais e de produtos, resolvemos enriquecer o modelo de negócios das cooperativas em três vertentes. Estamos aplicando o máximo de tecnologia e ciências de dados no modelo tradicional que temos, entramos no universo da otimização das finanças pessoais e adentramos em outro universo, o da indústria financeira que se insere no contexto de ecossistema e que reivindica ser o orquestrador daquele ecossistema”.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “tudo isso só demonstra a proximidade das cooperativas financeiras e comprova também que a adoção de tecnologias de última geração por essas instituições é só mais uma de tantas formas de aproximar ainda mais as cooperativas de seus cooperados”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicoob Central SC/RS

Coops têm até o dia 28/11 para inscrever projetos no Fundo Social

Coops têm até o dia 28/11 para inscrever projetos no Fundo Social

O Sescoop/RS lançou recentemente o primeiro Fundo Social do Sistema, alinhado ao seu Planejamento Estratégico. Para o orçamento de 2023 será disponibilizado o valor de R$2 milhões em projetos voltados à educaçãosaúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente, através do Programa e as coops têm até o dia 28/11 para enviar seus projetos para o Sescoop/RS e acessar seus recursos no próximo ano.

Recursos e como participar

Neste primeiro edital, será disponibilizado até R$2 milhões para projetos centralizados. Serão aceitos 10 projetos de até R$200 mil, sendo um projeto por cooperativa, podendo ter adicional de valor para projetos de intercooperação. Para participar, as cooperativas precisam estar regulares junto ao Sistema Ocergs e participar de um dos programas de Monitoramento.

Todos os projetos que serão apoiados pelo Fundo Social do Sescoop/RS deverão ser executados pelas cooperativas conforme os normativos do Sescoop/RS, especialmente a Resolução Sescoop/RS nº 132, de 30 de julho de 2019 e respectivas Portarias.

Impacto Social

Os projetos concorrentes ao Fundo Social do Sescoop/RS deverão especificar na Ficha de Inscrição do Projeto, de que forma as ações propostas impactarão positivamente na comunidade ou na região em que a cooperativa atua, estabelecendo os indicadores para mensuração dos resultados.

O impacto social deverá informar, por meio de indicadores, de que forma serão mensurados os resultados obtidos com o projeto e os objetivos que o projeto se propõe a atingir.

Comitê Avaliador

A Portaria do Sescoop/RS nº 75/2022, divulga o Comitê Avaliador do Fundo Social. Fazem parte: Andréa Sayar, Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Fernando Rosa da Rosa, Coordenador de Inovação do Serviço Social da Indústria - SESI/RS, Guilherme Souza Costa, Coordenador de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional e Paola Richter Londero, Coordenadora da Pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP.

É papel do Comitê atribuir pontuação a cada um dos projetos a eles submetidos em 19/12/2022, conforme item 5.5.1 do edital do Fundo Social do Sescoop/RS de 2023. Os membros do Comitê Avaliador deverão realizar as atividades descritas no art. 2º no período de 20/12/2022 a 09/01/2023, sendo este o último dia para envio das fichas de avaliação, conforme ANEXO II do edital do Fundo Social do Sescoop/RS de 2023, devidamente preenchidas.

Mais informações

Para mais detalhes de como sua coop pode participar, acesse: https://www.sescooprs.coop.br/programas/fundo-social-sescoop-rs/

Ficou em dúvida? Entre em contato através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.