A OCB acaba de divulgar a lista dos 10 desafios que participarão da primeira edição do programa Inovacoop Conexão com Startups. A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A Fetrabalho/RS é a única representante do Rio Grande do Sul no Programa, inscrita com o desafio: "Marketplaces de serviços: Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.
Para a presidente da Fetrabalho/RS, Margaret da Cunha, é um orgulho e a prova de que as cooperativas do ramo estão cada vez mais, sendo reconhecidas pelos trabalhos que desenvolvem. "Pretendemos, através da plataforma, beneficiar e dar espaço a cooperativas de todo o Brasil, não só do nosso estado. Temos muito trabalho pela frente e muito a construir, mas juntos seremos capazes de romper barreiras e mostrar que somos capazes de desenvolver e entregar ótimos serviços", destaca Margaret.
A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
PERFIL DAS SELECIONADAS
Crédito: 2 desafios
Saúde: 3 desafios
Agro: 1 desafios
Infra: 1 desafio
Trabalho: 1 desafio
Transporte: 1 desafio
Sistema OCB: 1 desafio
CONFIRA OS DEMAIS DESAFIOS SELECIONADOS
Prontuário Eletrônico (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.
Agenda Eletrônica (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.
Gestão de acessos a áreas restritas (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.
Gestão e rastreabilidade do café (cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.
Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.
Solução em transportes (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.
Gestão de ações sociais (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.
Pesquisa de satisfação (Sicoob Central Crediminas): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.
Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.
PRÓXIMOS PASSOS
Agora, a parceira Innoscience vai buscar e selecionar as startups com potencial para desenvolver os projetos escolhidos. E, durante a Semana InovaCoop, a ser realizada pelo Sistema OCB entre os dias 13 e 17 de setembro, as coops verão as apresentações das startups selecionadas. As startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir para a próxima etapa de conexão e parceria com as coops para desenvolvimento de um projeto piloto.
Com informações: Sistema OCB
Inovação
Os associados da Cooperativa Piá ganharão no segundo semestre de 2021 uma ferramenta digital para controlar custos e qualidade na produção leiteira. A plataforma Smart Coop foi desenvolvida por 29 cooperativas gaúchas, e permite que o produtor rural possa fazer a gestão de seus negócios através de celular, tablet ou computador.
Com a nova ferramenta, o associado poderá gerenciar o manejo do rebanho, verificando o histórico de cada vaca, os registros e a qualidade do leite. Também poderá gerenciar cada talhão de terra e receber alertas sobre o clima como, por exemplo, não realizar a pulverização prevista em função da previsão de chuvas. “Será uma ferramenta para tomada de decisões”, avalia o presidente da Piá, Jeferson Smaniotto. “A partir do Smart Coop, o produtor terá toda a informação relevante na palma da mão”, complementa Smaniotto.
Acompanhar a qualidade do leite produzido será uma das principais funcionalidades da ferramenta. O produtor poderá saber sobre a qualidade do produto entregue na cooperativa durante os últimos 12 meses, e também fazer a comparação com outros produtores próximos, sem que haja identificação de cada um deles. Além disso, ele poderá verificar qual o saldo de suas compras na cooperativa através da plataforma.
No final de junho serão iniciados os testes do Smart Coop, que deverá entrar em operação em agosto ou setembro. “Essa ferramenta faz parte de um projeto maior que é a implantação da cultura de inovação. Queremos inovar não só em produtos ofertados ao consumidor, mas também em processos e soluções”, afirma Jeferson Smaniotto. De acordo com o presidente da Cooperativa Piá, a plataforma será ampliada mais adiante para os associados produtores de frutas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Piá
Inovação
A loja Agrocenter Languiru – Máquinas vai contar com espaço totalmente remodelado, amplo e moderno em Teutônia. As obras de construção iniciaram no último mês de fevereiro e o novo ambiente deve ser entregue no mês de agosto. A unidade irá ocupar a estrutura em frente à rodoviária do Bairro Languiru, com mais de 1600m². Anteriormente, o antigo pavilhão social abrigava depósito de insumos, que por sua vez foi transferido para prédio da Cooperativa no Bairro Alesgut e abastece as demais lojas agropecuárias (no local funcionava o setor de manutenção).
Consolidação
As lojas Agrocenter Languiru – Máquinas vivem momento de consolidação como fornecedoras de máquinas e implementos agrícolas nos Vales do Taquari e Rio Pardo e como grande importadora da multinacional alemã Claas no Rio Grande do Sul.
“Apesar da pandemia, o segmento vive situação excepcional, principalmente no que diz respeito às negociações de marcas nacionais. O desempenho em 2021 tem sido três vezes melhor num comparativo ao mesmo período no ano anterior, fruto da estratégia de compra antecipada que considerava o aumento brusco no preço dos equipamentos. Hoje, isso nos possibilita um posicionamento diferenciado no mercado e permite preços justos na venda aos associados e clientes”, avalia o gerente de máquinas e equipamentos, Neodi Elias Tischer, valorizando as parcerias de negócio com fornecedores, a atenção às mudanças de mercado e às necessidades dos produtores rurais.
Infraestrutura
O investimento na adequação do antigo pavilhão social da Cooperativa deve chegar à cerca de R$ 2,2 milhões. O local contará com showroom, principalmente da marca Claas, além da linha de implementos nacionais; espaço multidisciplinar interno para eventos técnicos com clientes, fornecedores e associados; área de exposição coberta; seção de peças, parafusos, rolamentos, acessórios e óleos lubrificantes; estrutura comercial, administrativa e pós-vendas centralizada da rede de lojas para o Vale do Taquari e Rio Pardo.
“A seção de peças e serviços é uma grande inovação, com revisão de equipamentos novos e de máquinas Claas, no layout e padrão mundial da parceira de negócios alemã. Damos atenção especial às tendências tecnológicas do setor agropecuário e à agricultura de precisão, com o objetivo de atender aos anseios de associados e clientes”, acrescenta Tischer.
O espaço ocupado atualmente junto à loja do Bairro Languiru passará por adequação física, abrigando seção ampliada e dedicada ao segmento hidráulico e elétrico.
Histórico
O negócio de máquinas e implementos agrícolas vem recebendo atenção especial da Languiru, levando inovação e tecnologia para associados e clientes. O segmento iniciou com loja específica de Agrocenter Máquinas em 2012 e, hoje, já são três unidades (Teutônia, Venâncio Aires e Lajeado), com tratativas adiantadas para instalação de unidade em São Lourenço do Sul, atendendo estratégia de ampliação da área de atuação da Languiru.
Em 2015 foi dado passo importante com a representação exclusiva para o Rio Grande do Sul da marca Claas, líder em tecnologia de máquinas e implementos. O variado mix de produtos acompanha a evolução do campo e as demandas apresentadas pelo produtor rural, contando com serviço qualificado de pós-venda prestado por técnicos e profissionais especializados.
O setor de máquinas e implementos também contribui para o desempenho econômico da Cooperativa. Em 2020 o segmento registrou crescimento de 41% na venda de equipamentos nacionais; no primeiro quadrimestre de 2021, o crescimento já é de cerca de 160% num comparativo ao mesmo período do ano anterior. A prestação de serviços de assistência técnica pós-venda também apresentou evolução de 44,17% em 2020, indicador que até maio de 2021 já ultrapassava o desempenho de todo exercício anterior.
Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru
Inovação
Pensar no desenvolvimento da região e no bem estar das pessoas, faz parte dos valores do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, e a proximidade com o Dia do Cooperativismo (Dia C) faz com que as ações envolvendo a comunidade se intensifiquem. Mesmo com a situação da pandemia que vem sendo enfrentada, as cooperativas sabem da importância de manter essas atividades, pois as mesmas tem o objetivo de ajudar aos que mais necessitam.
Todos os anos, no primeiro sábado de julho é comemorado o Dia C, com ações para toda a comunidade, nos anos anteriores eram feitas mateadas, apresentado teatros e disponibilizado espaços para que todos pudessem lembrar juntos a data, porém desde o ano passado, em razão da Covid-19, essa celebração precisou se adaptar e os eventos foram online, através de lives, e as doações tiveram que ser em formato de drive thru. E mesmo com essas novidades, e certas dificuldades, o intuito de ajudar o próximo se manteve, e foram alcançados bons resultados.
Dia C 2021
Para 2021, o Núcleo pretende dobrar a quantia de doações recebidas, e, novamente, ter uma grande participação nas ações, preparando atividades que as pessoas possam cooperar, mesmo de suas casas.
Quem desejar ajudar com doações de alimentos, novamente poderá procurar os postos de coleta, que estarão disponíveis junto as cooperativas durante todo o mês de junho, ou optar pelas ações de doação e cestas de alimentos através de uma plataforma online, e também a doação e valores junto as cooperativas de crédito, nas contas criadas para a campanha. E no Dia C, que em 2021 será no sábado dia 3 de julho, ocorrerá a segunda edição do ‘drive thru’ de doação de alimentos, em diversos pontos da cidade.
O Núcleo está elaborando o projeto do tradicional Simpósio do Cooperativismo, que chega a sua nona edição este ano, e, possivelmente será novamente realizado de forma online, com palestrantes que irão tratar de assuntos relevantes à comunidade.
Além do simpósio e dos postos de arrecadação de doações, as cooperativas também irão realizar uma campanha de doação de sangue, junto com o Banco de Sangue de Erechim.
Vale ressaltar que todas as atividades desenvolvidas nesse período estarão respeitando todos os protocolos de saúde, e serão divulgadas de forma detalhada e individualmente nos próximos dias.
Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai
O núcleo foi criado no ano de 2016, é composto por 38 cooperativas dos ramos de crédito, saúde, serviços, agropecuária, trabalho, consumo e transporte, com o objetivo de fortalecer a intercooperação entre as mesmas e a sociedade como um todo.
Fonte: Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai
Inovação
O momento é ótimo para incrementar as culturas de inverno como meio de aumento da rentabilidade do campo, seja para pequeno, médio ou grande produtor rural. E para debater sobre o tema, o Sistema Ocergs promove no dia 11 de junho, a partir das 10h, o Webinar Culturas de Inverno, com a participação do ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires e o analista da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.
O webinar tem como público-alvo produtores rurais, associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas agropecuárias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 17h do dia 10 de junho. O link para participar do evento virtual será encaminhado na quinta-feira (10/6) para o e-mail cadastrado na inscrição.
PROGRAMAÇÃO
Webinar Culturas de Inverno
Quando: 11/06/2021
Horário: A partir das 10h
Onde: Plataforma Microsoft Teams (link será encaminhado para o e-mail cadastrado na inscrição)
Clique aqui para realizar a sua inscrição!
Inovação
Inovação é a melhor estratégia das cooperativas para acompanharem ou estarem à frente em seus mercados. Por isso, fortalecer a cultura da inovação dentro da sua coop não é algo para depois, mas para já! É pensando assim que o Sistema OCB prorrogou o prazo de inscrição para o programa Inovacoop Conexão com Startups até o dia 11 de junho.
A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, a que ocorre com parcerias ou intercooperação, como dizemos no cooperativismo, as cooperativas possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
Como o programa funciona? Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:
- Regularidade da cooperativa junto à OCB;
- Relevância da solução do desafio para o ramo;
- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em pelo menos cinco cooperativas. Todas deverão estar cientes da inscrição com seus dados no formulário de inscrição;
- Capacidade da cooperativa de investimento no piloto, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto piloto. A OCB irá apoiar com os outros 70%;
- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup;
- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
Os desafios selecionados são divulgados para o ecossistema de inovação e as startups se inscrevem para apresentar ideias para solucioná-los. À partir daí iniciam-se as conversas para a conexão entre as coops e as startups em um projeto piloto.
“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que esses aspectos fazem parte das diretrizes estabelecidas no Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019”, comenta a coordenadora do núcleo de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
DESAFIO
Para se inscrever, as coops interessadas vão precisar definir um desafio, afinal de contas, inovação é movida a ideias e bons problemas a serem resolvidos. Para compreender melhor sobre o que é um desafio e como ele pode ser identificado e até solucionado, clique aqui.
PARCERIA
O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios, apoiar as coops na busca por outras coops interessadas em participar (mínimo de 5 coops por desafio) e potencializar a intercooperação.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa;
4. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!
PRAZO
As cooperativas interessadas têm até o dia 11 de junho para se inscreverem. O programa InovaCoop Conexão com Startups é desenvolvido em parceria com a Innoscience.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
Com o objetivo de qualificar os agentes das cooperativas do Rio Grande do Sul para exercício da sua função, o Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop iniciam a partir da próxima terça-feira (1/6) o curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que reúne 40 participantes de 30 cooperativas do Estado, representando os ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura.
Sobre a capacitação
A capacitação possui 16 horas de carga horária e visa oferecer conhecimento técnico sobre as ferramentas e programas de apoio à cooperativa, oferecidos pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Além disso, o treinamento gera subsídios para que os agentes das cooperativas possam elaborar projetos coerentes com os respectivos diagnósticos das suas coops.
Conheça os módulos
A estrutura do curso está dividida em sete módulos, com aulas virtuais na modalidade síncrona (ao vivo) e assíncrona.
Módulo I - Sistema Cooperativista e Diretrizes (2h) - Data: 1/6/2021
Módulo II - Planejamento Estratégico e OKR (2h) - Data: 8/6/2021
Módulo III - Programas de Monitoramento (2h) - Data: 15/6/2021
Módulo IV - Comunicação Persuasiva (2h) - Data: 22/6/2021
Módulo V - Desbravando o GDH (4h) - Data da atividade síncrona: 29/6/2021
Módulo V - Desbravando os diagnósticos (4h) - Data da atividade síncrona: 29/6/2021
Módulo VI - Métodos Ágeis (2h) - Data: 6/7/2021
Módulo VII - Inovação e Ecossistema de Inovação (2h) - Data: 13/7/2021
Metodologia
O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), ocorrendo na metodologia síncrona e assíncrona, com a utilização de webconferência na Plataforma Lector.
Após a finalização do curso, será disponibilizado um curso online inteiramente assíncrono com as gravações de aula e materiais para mais 50 acessos pelo período de 90 dias. Os módulos com instrutores internos poderão ser disponibilizado conforme a indicação da organização, sem limite de acesso ou tempo.
Certificação
A certificação será concedida após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência em participação nas atividades foram cumpridos em todos os módulos.
Para o curso on-line 100% assíncrono, a certificação será baseada na realização de todas as etapas previstas do curso, tais como vídeos, materiais de leitura e teste.
Investimento e critérios para isenção da inscrição
A capacitação é ofertada de forma gratuita. Para isenção da inscrição no Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, bem como faça adesão a um dos programas de Monitoramento.
Como faço para participar do Programa
A primeira turma do curso de extensão do Programa já está com as vagas esgotadas, porém agentes de cooperativas interessados em participarem da capacitação podem enviar e-mail para
Inovação
A Cotrijal segue inovando na produção de sementes. Na próxima safra de verão, todos os lotes de soja beneficiados na cooperativa chegarão ao campo somente depois de passarem por um novo processo que se beneficia da inteligência artificial para tornar ainda mais assertiva a seleção das melhores sementes.
A tecnologia pioneira já foi utilizada na última safra de forma experimental, em 20% da produção, e diante dos ótimos resultados agora passa a ser adotada em todo volume de soja beneficiado. Dentre os ganhos, está a possibilidade de aumentar o índice de aprovação de um lote de sementes – na safra 2020/21, ao redor de 90%, pode superar os 95% de viabilidade com a nova tecnologia.
O equipamento é eletrônico, com base em dados de inteligência artificial, e seleciona as sementes indesejadas em lotes beneficiados. Essa identificação acontece de várias maneiras, com análise de cores, deformidades causadas por fungos e outros danos.
A gerente de Produção de Sementes, Cláudia Moi Soares Rother, explica que o processo até então realizado seguia os protocolos da gravidade, fazendo a seleção por tamanho, forma e peso. “Já conseguíamos fazer uma ótima seleção, mas hoje a cor da semente representa uma característica importante e com essa tecnologia conseguimos separar esses grãos e ganhar em qualidade”, pontua Cláudia.
O equipamento está locado dentro do fluxo final do processo de beneficiamento de sementes. A tecnologia é japonesa e é composta de 12 células, com utilização em toda a produção da UBS. As informações sobre cores e deformidades são lançadas no sistema, assim como as características das culturas que serão analisadas. Assim, a tecnologia identifica e guarda em sua memória as análises e informações.
Case de sucesso na safra 2019/2020
Devido à estiagem na safra de soja de 2019/2020, o mercado de sementes registrou incidência de sementes esverdeadas. Essas sementes, dentro de um lote, têm a tendência de prejudicar a qualidade, principalmente durante o período de armazenagem. Ou seja, não é seguro produzir um lote que contenha sementes esverdeadas. A produção de sementes da Cotrijal conseguiu tornar viáveis alguns lotes, o que seria impossível sem a utilização na tecnologia.
O indicador - Mais de 90% do volume rebeneficiado teve aprovação de viabilidade. Com a tecnologia também foram identificados outros problemas, como mancha púrpura, mancha café, danos mecânicos e sementes com deformidade física.
Pioneira na tecnologia
A Cotrijal é uma das primeiras a utilizar a tecnologia no beneficiamento de sementes de soja no Brasil e pretende ampliar o seu uso para o trigo e as demais culturas. Hoje, produtores de sementes de café e arroz adotam a tecnologia no país.
“O maior objetivo sempre foi produzir a melhor semente e fazer a diferença nas lavouras de nossos associados, de forma sustentável e unindo tecnologias de ponta. Com essa melhoria, pretendemos atender essas demandas e avançar nesse mercado tão competitivo”, destaca o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima.
O engenheiro agrônomo Leonardo Rosso, que atua na unidade Cotrijal de Passo Fundo, em visita à UBS, conheceu a tecnologia e destacou que no campo serão visíveis os ganhos. “Uma semente industrializada que passa por uma série de beneficiamentos e processos de qualidade chega na lavoura preparada para expressar o seu melhor, com alto padrão de vigor e germinação. Quem ganha é o produtor”, explica.
O associado Juliano Costa, de Carazinho, é multiplicador de sementes e também vê de forma positiva o investimento. Para ele, a Cotrijal segue uma tendência de investimentos para manter uma semente de qualidade no mercado e atender as exigências do seu produtor. “A semente é um dos principais insumos para uma produção satisfatória e a tecnologia vem para nos proporcionar cada vez mais assertividade”, detalha o produtor, que trabalha com 225 hectares de soja.
Confira a matéria também no Jornal Cotrijal, edição de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrijal
Inovação
Com um sólido histórico de distinções e prêmios em diferentes segmentos, a Unicred RS acaba de se destacar pela segunda vez consecutiva entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do País. Elaborado pela Revista Amanhã, o reconhecimento está atualmente em sua 16° edição e conta com o apoio técnico do renomado instituto norte-americano IXL. Nesta edição, a Unicred RS foi a única instituição cooperativa financeira a figurar no ranking Campeãs da Inovação, que evidencia as melhores práticas entre corporações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A premiação tem como parâmetro investigar as melhores e mais singulares práticas de negócios beneficiadas pela inovação, além de também serem considerados os modelos de gestão e promoção da inovação na cultura das corporações. O anúncio da Unicred RS foi recebido com entusiasmo pela diretoria da Cooperativa. “A inovação é parte essencial de nosso trabalho na Unicred. Buscamos constantemente evoluir para entregar o que há de mais atual e assertivo para nossos cooperados, investindo sempre em inovação e nas melhores soluções.”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred RS, Emerson Irion de Oliveira.
Com o objetivo de promover a inovação e implementar as mais novas ferramentas de gestão, a iniciativa Campeãs da Inovação conta com a parceria técnica do IXL - Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O IXL adota como instrumento de mensuração o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) – uma organização sem fins lucrativos que auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver e aplicar a gestão da inovação de nível mundial a partir de certificações globais.
Pelo segundo ano consecutivo, a Unicred RS foi laureada por uma série de projetos e práticas desenvolvidos no último ano em que destacam-se cases de grande êxito. Entre as ações se evidenciam as iniciativas de fomentos a negócios, com a utilização de machine learning para a eficiência de produtos de crédito, a centralização da operação e a criação da Agência X, uma agência integralmente digital, o treinamento e qualificação de equipes e a implantação de morning calls para atualizar a todos sobre o mercado financeiro, entre outras soluções igualmente pontuais e inovadoras.
O reconhecimento também é mérito da atuação da Unicred RS com projetos que surgiram desde o Unicred Inova e o PENSO, ferramentas voltadas para o planejamento e criação de projetos estratégicos da Cooperativa. “Atualmente, mantemos três pilares voltados para a área de inovação, sendo os seguintes: Cultura da Inovação, para estruturação de capacitações, oficinas e workshops aos colaboradores; Inovação Incremental e Disruptiva, para projetos específicos serão propostas melhorias de processos e produtos, com foco em inovação; Conexões, para alavancar o negócio da Unicred através de conexões com o ecossistema, universidades, startups, incubadoras e outros parceiros”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS, Paulo Barcellos.
A Cooperativa se mantém como referência, a partir desta distinção, entre líderes globais conectados ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação, o IXL, a partir de um programa singular que é elevado por meio de conhecimento, networking, benchmarking e experiência cultural.
Sobre Unicred RS
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 71,9 mil cooperados, R$ 5 bilhões de ativos e 3,2 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred RS
Crédito da foto: Flávio Wild / Divulgação
Inovação
Nessa quarta-feira, dia 19 de maio, a Sicredi Serrana entregou a segunda agência à comunidade de Veranópolis, a primeira na modalidade sustentável que a Cooperativa inaugura em sua área de abrangência.
Ampliar a atuação no município era uma possibilidade que a Cooperativa avaliava com carinho há algum tempo e que começou a sair do papel em 2019, em razão da aceleração do ritmo de crescimento da cidade e do desejo de manter a atenção, cuidado e qualidade no atendimento aos associados.
Por que uma agência sustentável? Por que em Veranópolis?
A inovação, que está presente na essência da Sicredi Serrana, somada ao propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”, foram as sementes que fizeram brotar o projeto de sustentabilidade na Cooperativa, através de iniciativas como: a construção de usinas para atender as demandas de energia de suas agências e da sede administrativa, a disponibilidade de linhas de crédito específicas para os associados implementarem energia fotovoltaica, o olhar para oportunidades relacionadas aos recursos hídricos e a agência Sustentável.
A Sustentável foi construída a partir do conceito de economia verde, que considera o bem-estar social, a redução dos riscos ambientais e a conservação do meio ambiente. E nada melhor do que a “terra da longevidade”, como Veranópolis é reconhecida nacionalmente, para abrigá-la.
Sobre a localização
A segunda casa da Serrana no município tem como endereço a Avenida Osvaldo Aranha, 1486, na Palugana. Para a escolha do local, foram consideradas a capacidade do entorno para absorver o fluxo de uma agência, as condições de acessibilidade para os associados e os impactos na comunidade. Foi uma decisão a muitas mãos, que envolveu a Cooperativa, os associados e o poder público, em um movimento conjunto de apoio à revitalização da região.
Conceito sustentável
Obra construída a partir de contêiners refrigerados reciclados
Com 600 metros quadrados divididos em dois pisos, a agência Sustentável foi construída a partir de 20 contêiners refrigerados reciclados. A opção por essas estruturas evitou um possível descarte dos contêiners no meio ambiente e dispensou a necessidade de construção da fundação da obra, reduzindo a geração de resíduos. Além disso, contribuirá para a termoacústica, proporcionando uma diferença de temperatura de 4ºC entre os ambientes interno e externo, bem como uma diminuição de captação de ruídos da rua em 30%.
Outro item relevante para o conforto térmico e para a diminuição do nível de ruído no interior do prédio é o telhado verde de 115 metros quadrados. Ele também contribui com o aumento da umidade relativa do ar e a redução da poluição ambiental por absorver gases de efeito estufa.
Design bioclimático e sistema de ar
O design bioclimático da Sustentável, que considera a sinergia entre o prédio, a qualidade de vida dos seus ocupantes e o respeito ao meio ambiente, tem mecanismos de ventilação e de iluminação predial que mantêm o aquecimento interno nos dias frios e o resfriamento nos dias quentes.
O sistema de climatização é do tipo VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), oferecendo as vantagens do controle independente de temperatura em cada ambiente, proporcionando conforto térmico e redução do consumo de energia. Além disso, conta com tecnologia de renovação e filtragem de ar a cada três horas.
Sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação
O telhado possui 230 metros quadrados de painéis fotovoltaicos que geram a energia limpa necessária para abastecer a agência Sustentável, bem como 40% da necessidade da outra agência da Serrana em Veranópolis, a da Júlio de Castilhos.
Além disso, o prédio conta com iluminação eficiente, que possibilita controlar a intensidade da claridade interna de acordo com as necessidades dos usuários e da disponibilização de luz natural. Há sensores de presença nas áreas de circulação, evitando o desperdício de energia nos momentos em que não houver pessoas ocupando os espaços.
As lâmpadas do tipo LED reduzem o consumo de energia, possuem longa vida útil e contam com descarte simplificado, por não possuírem em sua composição metais pesados e mercúrio.
Todos os equipamentos eletrônicos adquiridos para a Sustentável contam com o selo Procel de eficiência energética, também no sentido de redução do consumo de energia.
Ambiente externo
Na área externa, são 15 vagas de estacionamento e 30 metros quadrados dedicados à acomodação de bicicletas, incentivando a adoção de um novo conceito de mobilidade urbana.
No jardim, optou-se pela incorporação de características da natureza à obra. Neste sentido, foram escolhidas também plantas de flora local: macieiras, em homenagem ao município de Veranópolis, reconhecido como o berço nacional da maçã.
Uso consciente dos recursos hídricos
As biovaletas e o piso drenante externos são capazes de absorver, limpar e direcionar mais de 80% da água da chuva para um reservatório de 50 mil litros localizado embaixo do bicicletário. Este recurso será reutilizado tanto para a irrigação das plantas quanto para a descarga dos vasos sanitários, o que reduzirá em mais de 70% o consumo de água potável da agência.
Também há medição de água setorizada nas principais unidades do prédio, de forma a otimizar a gestão do consumo e identificar e corrigir eventuais vazamentos com agilidade.
Acessibilidade
A agência Sustentável localiza-se junto ao nível da rua para facilitar o acesso. Também possui elevador para o deslocamento entre os seus dois pisos. Se a preferência for por utilizar a escada, o associado encontrará degraus não muito altos, apoio de corrimão e área de descanso entre os dois lances.
Vale comentar que o elevador é regenerativo, ou seja, sempre que for utilizado gerará energia em uma bateria, reduzindo os gastos de eletricidade em 75%, quando comparado com elevadores tradicionais.
Mobiliário
Todo o mobiliário que faz parte da agência foi produzido com madeira 100% certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), selo que garante que a sua origem vem do bom manejo florestal.
Madeira plástica, vidros inteligentes, brises-soleil
A estrutura externa conta com brises-soleil, quebra sol em livre tradução, a fim de proteger o interior da incidência direta da radiação solar.
Os vidros são responsivos à iluminação solar e luz artificial, oferecendo conforto visual em razão da redução de até 78% do calor do sol e dos raios UV.
A fachada possui aplicação de madeira plástica e revestimento em ACM - Material Composto de Alumínio, que contribuem para o isolamento acústico e térmico, além de necessitarem de baixa manutenção e possuírem longa durabilidade.
Certificação LEED
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. A agência Sustentável da Sicredi Serrana está em processo de certificação para obtenção deste selo de reconhecimento internacional de sustentabilidade.
Investimento
A proposta de valor agregada à Sustentável transcende a questão econômica, considerando fatores como o compromisso com a comunidade, a responsabilidade socioambiental, o bem-estar dos colaboradores e dos associados e a mobilização da sociedade para um conceito inovador de construção, no qual eficiência e beleza caminham juntas.
Ser o protagonista de uma obra sustentável é alicerçar a visão no futuro, considerando o retorno econômico próximo ao décimo ano, em virtude dos recursos iniciais que uma construção desta modalidade exige e da economia que gera no longo prazo.
Fonte: Sicredi Serrana
Inovação
Foi preciso agir rápido, adaptando fluxos e processos para que os cooperados mantivessem seu poder de decisão, algo tão característico neste setor, sem que precisassem se deslocar para participar das reuniões presencialmente.
Pouco antes desse período, ainda no final de 2019, o Sicoob lançou uma solução tecnológica específica para facilitar e incentivar o contato entre os cooperados e suas cooperativas. Já naquela época, o Sicoob Moob tinha como objetivo oferecer aos cooperado o acesso às informações da sua cooperativa, envio de convites para participação em eventos, negociação de bens e serviços, cursos da Universidade Corporativa, entre outras funções. Ou seja, uma verdadeira comunidade virtual. Só faltava uma adaptação para os novos tempos de pandemia e distanciamento social.
Foi então que, logo no começo da pandemia, o Sicoob ajustou o aplicativo para transmitir as assembleias e permitir as votações eletrônicas, possibilitando a participação dos cooperados de forma totalmente digital nesses eventos.
Justamente por esse motivo, de acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, o Sicoob Moob é a prova de que o cooperativismo valoriza, de fato, a participação dos cooperados nas decisões da cooperativa. "Todo esse processo de inclusão é de grande valor para nós. Faz parte da nossa essência, dos nossos princípios", disse o executivo. "Notamos que a solução possibilita a participação de um número cada vez maior de cooperados. Pessoas que, por exemplo, hesitavam em participar presencialmente, hoje conseguem participar virtualmente das principais decisões da cooperativa", acrescentou.
Pioneira na criação desta solução tecnológica no cooperativismo, a instituição financeira cooperativa já organizou mais de mil eventos destinados a dar transparência aos cooperados. A plataforma tem integração com soluções de videoconferência e utiliza todos os protocolos de segurança, além de todos os mecanismos de segurança já adotados nas soluções do Sicoob. Desta forma, além de os cooperados participarem das reuniões, o Sicoob ainda garante a entrega da melhor tecnologia e segurança. Somente de janeiro a abril de 2021, foram mais de 50 mil votantes e mais de 2 mil decisões tomadas pelos cooperados utilizando o Sicoob Moob.
"Queremos que este senso de pertencimento continue fazendo parte do cotidiano de nossos cooperados, porque este é, afinal, um dos nossos principais propósitos no cooperativismo financeiro", afirmou Vilaça. Ainda em 2019, o Sicoob Moob ganhou um dos principais prêmios do mercado financeiro brasileiro, oferecido pelo Relatório Bancário da Cantarino Brasileiro, na categoria Transformação Digital.
Exemplos de sucesso
Uma das grandes provas que o Sicoob Moob precisou passar nesses últimos meses foi a realização da Pré-Assembleia Digital da cooperativa Sicoob Credicitrus, realizada entre 6 e 7 de abril. Com sede em Bebedouro, no interior de São Paulo, o evento contou com a participação de mais de 22 mil cooperados. Isso significa um aumento de 371,09% em relação ao registrado há dois anos, quando os eventos eram essencialmente presenciais. "É essa participação, engajamento e esse senso de pertencimento que faz sentido em nosso crescimento. Alcançarmos esse número histórico de participação só foi possível com a utilização do Sicoob Moob e isso é motivo de orgulho, pois juntos somos movidos pelo propósito de somar forças para gerar prosperidade, transformar vidas e desenvolver a comunidade", disse o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Marcos Lourenço Santin.
Experiência na prática
Segundo Meri Fátima Grando, cooperada do Sicoob Crediauc, com sede em Concórdia (SC), o acesso ao Sicoob Moob é uma "mão na roda" para todos que querem participar das assembleias das cooperativas. "O aplicativo te dá a oportunidade de participar de onde estiver. Eu participei de quatro assembleias presenciais, mas agora está mais fácil: não demanda sair de casa, do trabalho, e ainda facilita a concentração no que está sendo discutido", afirmou.
Essencial para o cooperativismo
Atualmente, o Sicoob conta com mais de 5,2 milhões de cooperados. Vale lembrar que no cooperativismo de Crédito, diferente do que ocorre no tradicional sistema bancário, a participação do cooperado é um importante vetor para o sucesso de cada cooperativa. Assim, ele não só contribui com as decisões da instituição como também recebe parte dos resultados (sobras), tal como um sócio em uma empresa.
Com a solução, cada cooperado tem a possibilidade de participar dos eventos de sua cooperativa singular, evitando o deslocamento e priorizando seu bem-estar. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store. Para acessar, basta fazer o download do app e utilizar as mesmas credenciais de acesso ao App Sicoob.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob
Inovação
O conhecimento é um bem valioso e indispensável para superar os desafios relacionados a agricultura. Compartilhar e difundir as informações obtidas torna-se essencial para obter resultados efetivos na produção de alimentos. Por esse motivo, pesquisa e assistência técnica uniram forças e criaram em 2018 a Rede Técnica Cooperativa – RTC, um movimento que une tecnologia, experimentação agrícola e difusão de conhecimento para o fortalecimento dos produtores rurais cooperados.
Conforme dados da RTC, nesta safra o Rio Grande do Sul (RS) deve colher mais de 20 milhões de toneladas de soja. Esse volume é o maior já produzido da oleaginosa no Estado, e deve representar um avanço de mais de 80% em relação a safra anterior, onde a produção da soja foi prejudicada pela estiagem. Para o gerente de Pesquisa da CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda.) e coordenador da RTC, Geomar Mateus Corassa, esses dados confirmam que o trabalho desenvolvido pela Rede vem sendo efetivo. "Buscar rentabilidade é o plano principal desenvolvido pelas 31 cooperativas gaúchas que participam da RTC, que desenvolvem e compartilham conhecimento oriundo dos seus campos experimentais localizados em todo o RS. Os estudos são conduzidos de forma conjunta entre o departamento técnico da Cooperativa e a equipe de pesquisadores da CCGL. Os resultados gerados se traduzem em recomendações técnicas para os mais de 160 mil produtores associados e anualmente contribuem para o aumento da produtividade no campo", explica Corassa.
Cotribá
Apesar do número positivo, o engenheiro agrônomo da Cotribá, Fernando Müller, relata que o primeiro cenário era de dificuldade para safra. "Tivemos problemas já nas culturas de inverno, onde o clima mais seco e as geadas prejudicaram as culturas da época. Durante o plantio da soja, iniciado em outubro de 2020, houve falta de chuva no mês de novembro, o que atrasou o plantio em diversos municípios", relembra Fernando.
"O trabalho conjunto entre pesquisa e assistência técnica foi decisivo para contornar as adversidades. Os profissionais receberam diversos treinamentos e pesquisas foram conduzidas durante o período. Após o cenário de dificuldades a distribuição de chuvas melhorou e favoreceu o desenvolvimento da cultura, na fase vegetativa, floração e enchimento de grãos e oportunizou resultados mais rentáveis", destaca Müller.
Cotrisel
O engenheiro agrônomo e diretor técnico da Cotrisel, Marcelo Sbicigo, salienta que este trabalho vem sendo construído com muita dedicação e que o uso da tecnologia de forma aplicada pelas cooperativas é parte importante deste resultado. "Os investimentos em pesquisas e capacitações dos profissionais que atuam junto aos produtores são decisivos para os avanços na lavoura. Hoje contamos com maquinários modernos, drones, aplicativos, imagens de satélites, indicadores de previsão do tempo em nível de talhão, informações privilegiadas na palma da mão que facilitam o gerenciamento da propriedade, mensuração e assertividade no processo, fortalecendo o elo de confiança entre produtor e técnico".
Cotricampo
O engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Cotricampo, Rodolfo Richter reforça o comprometimento das cooperativas para manter os produtores rurais bem informados mesmo em época de pandemia, onde as pesquisas seguiram sendo conduzidas nos campos experimentais da RTC e a informação chegou através de eventos online, vídeos, boletins e redes sociais.
Richter tem como perspectiva que o produtor aproveite esse conhecimento e analisa o cenário agrícola futuro. "O próximo passo é manter o trabalho que vem sendo desenvolvido, aliando teoria e prática e aproveitando o ensinamento que a última safra nos proporcionou. Precisamos ter cuidado com os manejos, fazer uma boa análise do solo e usar com precisão as plantas de cobertura, estar atento a todas as mudanças e inovações, buscando elevar ainda mais a produção no Estado na próxima colheita".
CCGL
Segundo o presidente da CCGL – cooperativa matriz da RTC, Caio Vianna, a safra recorde reforça a importância das cooperativas para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul. "A RTC é um sistema intercooperativo que está presente em todo o processo agrícola, são mais de mil profissionais que auxiliam o produtor nas tomadas de decisões na lavoura. A colheita de 20 milhões de toneladas de soja e as boas cotações do mercado são sinais da força do cooperativismo, que representa metade da safra colhida no Estado. Os resultados devem avançar ainda mais com a implementação da Smartcoop (plataforma digital das cooperativas)", reforça o presidente.
Cotrijuc
Para os produtores rurais associados da Cotrijuc, Mauro Machado da Silva e Carlos Manfio Júnior, o trabalho desenvolvido pela RTC foi essencial para os resultados obtidos na safra de soja 2020/2021. "Os dados gerados pela rede trazem mais segurança, economia e assertividade para o produtor. Através de estudos ficamos sabendo qual a melhor semente, qual o melhor produto, ou seja, a orientação está embasada em pesquisa, sem interesse comercial e de forma idônea. Um comprometimento de práticas e processos, que aliados com a capacidade de se moldar durante os problemas de clima e de aplicar a tecnologia resultam em números cada vezes mais altos e impressionantes na colheita", resume Silva.
"Acredito que três fatores são decisivos para a produção, o clima, aumento da área cultivada da oleaginosa em novas fronteiras do nosso Estado e as boas práticas agrícolas. Não temos controle sobre o clima, mas nos outros dois fatores a pesquisa e assistência técnica são responsáveis pelo resultado, com profissionais qualificados e com produtores interessados em aumentar a produtividade, para poder ter viabilidade no negócio. A pesquisa possibilita novas tecnologias, novas alternativas para melhorar o solo, com adubação mais precisa, correção da acidez, e rotação de culturas e cultivo em áreas de várzea. Temos cultivares adaptadas às diferentes condições de solo e clima, nosso manejo é robusto e usamos os melhores produtos. A assistência técnica faz a ligação entre a pesquisa e o produtor, que muitas vezes não consegue ter acesso a todas as novas informações. O somatório de todo esse conjunto possibilitou o Estado chegar neste número recorde", comemora Júnior.
Fonte: Assessoria de Comunicação RTC
Inovação
Alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – Turma Especial para o Cooperativismo, realizam, nesta semana, a defesa de suas bancas de Qualificação. Com ênfase prática, a turma que iniciou em 2019 foi oferecida a colaboradores e cooperados das sociedades cooperativas gaúchas e é um convênio entre a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e teve duração de 24 meses.
Para o diretor geral da Escoop, Mário De Conto, oferecer um Mestrado Profissional inovador e pensado para atender as necessidades das Cooperativas Gaúchas em tempos de tamanha transformação, sempre foi um anseio da Escoop. "Ao identificarmos a Unisinos como uma instituição parceira para sua oferta, contamos com um ambiente de verdadeira cooperação, em que as duas instituições, através do compartilhamento de experiências, saberes e corpo docente, atuaram unidas para a execução do projeto. Nessa caminhada, o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi decisivo para o sucesso do projeto e para que os seus benefícios pudessem efetivamente alcançar associados e empregados das cooperativas gaúchas. Agora, na reta final dessa primeira turma, fica a nossa satisfação em ver a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e a sua contribuição para o desenvolvimento do Cooperativismo do futuro", destacou.
O coordenador do Programa Profissional em Gestão e Negócios, Marcelos Jacques Fonseca, comenta sobre os impactos, desafios e oportunidades gerados a partir da dissertação. "São aproximadamente 20 a 30 minutos para apresentar uma síntese consistente de toda a pesquisa e a análise realizadas, com especial ênfase nos impactos potenciais gerados a partir da dissertação. Em um programa de mestrado profissional, a profundidade conceitual e o rigor metodológico caminham lado a lado com a necessidade de contribuição da pesquisa para um determinado contexto ne negócios. Neste caso, as contribuições geradas para as cooperativas envolvidas são de diversas naturezas, envolvendo temas como geração de valor e novos produtos, cooperação entre cooperativas, liderança, sustentabilidade e transformação digital, entre outros. É claro, como ocorre em situações de 'defesa' de um trabalho, após as apresentações, professores da Unisinos, da Escoop e avaliadores externos fazem sua apreciação e suas arguições a respeito do trabalho, o que costuma gerar bons debates. Ou seja, o processo de troca e de aprendizagem se mantém até a etapa final", concluiu.
Para mais informações, acompanhe o Facebook e Instagram da Escoop. Acompanhe abaixo o calendário e link das apresentações.
Sergio Lutz - 7 Princípios do Cooperativismo: Uma proposta de medição da percepção dos associados
Objetivo: Criar um artefato que possa servir de instrumento de verificação através do qual é possível medir a percepção dos associados quanto a aplicação dos sete princípios do cooperativismo na sua cooperativa.
Dia: 17/05, às 13h30. https://bit.ly/2QJNDN8
Josiani Selau dos Santos - Integração entre cooperativas de Crédito singulares e cooperativa central: Uma proposta de framework
Objetivo: Proposição de um framework que apoie e oriente as cooperativas de crédito singulares independentes no processo de integração a um sistema organizado.
Dia: 19/05, às 15h30: https://bit.ly/3gWQ09M
William Neves dos Santos - A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
Objetivo: Analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.
Dia: 20/05, às 17h30. https://bit.ly/3egWQFE
Plinio Regis Moraes da Cunha - Cooperação para inovar: uma análise qualitativa da interação entre cooperativa de crédito e startups
Objetivo: O objetivo geral do presente trabalho é analisar como as cooperativas de crédito brasileiras e as startups interagem e compartilham conhecimento para gerar inovação, e num contexto didático avaliar os antecedentes, mecanismos e resultados desta conexão.
Dia: 24/05, às 13h30. https://bit.ly/3nXvnf5
Inovação
Na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, a Cooperativa Piá realizou a entrega oficial das doações arrecadas na campanha interna “2X Mais Amor”, realizada em comemoração ao Dia do Trabalhador.
No total, foram arrecadados em todas as filiais 1 tonelada de alimentos, além de materiais de higiene e limpeza que foram doados para o Hospital Nova Petrópolis, de Nova Petrópolis, Fundação Hospital Municipal Schlatter, de Feliz, Assistência Social de Marau, de Marau, Projeto Caritas, de Taquara, e os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de Morro Reuter, Picada Café, Vila Flores e Santa Maria do Herval, sendo que, nesta última cidade, o Projeto Corrente do Bem também foi beneficiado.
Realizada no início de maio, a campanha “2X Mais Amor” teve o objetivo de promover e fomentar a solidariedade entre os colaboradores da Piá, que foram convidados a fazer doações para as entidades.
O presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, celebrou o sucesso da ação solidária. “Tivemos um excelente número de doações espontâneas por parte dos funcionários. E a Piá também fez a sua parte doando produtos. Realizar essa entrega significa muito para nós, pois é uma demonstração de amor ao próximo e sabemos que será bem utilizado por quem realmente precisa”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperativa Piá
Inovação
Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada no Brasil. Para fomentar a inovação no cooperativismo e conectar o setor a esse modelo de negócios que cresce cada vez mais mundo a fora, foi aprovado nessa terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP 146/19) que institui o Marco Legal das Startups que, agora, segue para sanção presidencial. O deputado Vinicius Poit (SP) foi o relator da matéria e não hesitou em inserir as cooperativas no texto para que sejam contempladas com essa nova política.
O principal objetivo da medida é fomentar o mercado de startups no País, por meio da desburocratização de processos e do aumento da segurança jurídica para investimentos. O projeto prevê critérios para que uma empresa seja considerada startup, como faturamento anual máximo de R$ 16 milhões e dez anos de existência. Além disso, precisam declarar, em seu ato constitutivo, o uso de modelos inovadores ou se enquadrarem no regime especial Inova Simples, previsto no Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.
Segundo o texto da proposta, startups são empresas que tendem a operar com bases digitais, com grande potencial econômico, inclusive de atração de investimentos estrangeiros, e predispostas à internacionalização.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio de Lopes de Freitas, a inclusão das cooperativas é importante para o setor continuar avançando com mais empregos, renda e desenvolvimento local. “A lei busca aprimorar o sistema de investimentos brasileiro para garantir um ambiente de negócios mais seguro para os empreendedores e beneficiar a sociedade, especialmente durante o período de recuperação econômica pós-pandemia”, explicou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
Totalmente integrado ao processo de implementação do Open Banking no Brasil, o Sicredi apresenta um portal sobre a recente inovação do Banco Central, no qual traz, por meio de vídeos e outros conteúdos, informações sobre o que é a inciativa e seus benefícios para os consumidores. No espaço, também é possível acessar o Portal do Desenvolvedor, disponibilizado pelo Sicredi para que possam ser acessadas as suas APIs (application programming interface) e desenvolvidas novas soluções de forma conectada à instituição.
“Desde a concepção inicial do nosso Portal do Desenvolvedor buscamos que o projeto tivesse o usuário no centro e para isso consultamos nossos colaboradores, parceiros e realizamos pesquisas para entender os desenvolvedores e suas necessidades. Com isso, chegamos a uma plataforma que tem o usuário no centro e foi concebida com base nos valores de colaboração e integração preconizados pelo cooperativismo e que têm total sinergia com o Open Banking”, contextualiza Volmar Machado, diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicredi. O executivo ainda destaca as ferramentas utilizadas e a importância de uma equipe inovadora e comprometida na construção das APIs e do Portal. “Esse conjunto tem sido fundamental para materializar esse primeiro passo e, assim, pavimentar o caminho para os desafios que teremos nesta jornada de transformação do sistema financeiro”, conclui.
Em abril, por decisão das cooperativas de Crédito que compõem o sistema, o Sicredi ingressou de forma voluntária na fase 1 de implementação do Open Banking, sendo que a obrigatoriedade de participação seria na fase 3, prevista para agosto. Com isso, estará presente em todas as quatro etapas de implementação, proporcionando todos os benefícios da novidade aos seus associados. Entre os pontos que influenciaram o engajamento do Sicredi ao Open Banking está o fato de ele integrar a Agenda BC#, que visa, entre outros objetivos, tornar o Sistema Financeiro Nacional mais democrático e inclusivo.
“Esta antecipação é, com certeza, um desafio do ponto de vista de todo o desenvolvimento interno que demanda, mas entendemos como fundamental estar participando de forma completa do Open Banking e assim gerar todas as oportunidades de conexão que geram inovações para facilitar o dia a dia financeiro dos nossos associados”, comenta o diretor executivo de Administração do Sicredi, Cesar Bochi.
Open Banking
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, permite o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras, a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. A iniciativa tem como princípio que o cliente e ou associado tenha mais autonomia e controle sobre os seus dados e decida quando e com quem deseja compartilhá-los, desde que com finalidades específicas.
Para compartilhar dados no Open Banking é necessário o consentimento relativo sobre o motivo do compartilhamento, que terá prazo de validade compatível com a finalidade, limitado a 12 meses. Todo esse processo será feito em ambiente digital seguro. Na 1ª fase, que está em andamento, não há o compartilhamento de dados pessoais, de forma que o consentimento ainda não é solicitado aos consumidores nessa etapa.
“Acreditamos que o Open Banking trará novas oportunidades para que as pessoas conheçam os benefícios que as cooperativas de Crédito oferecem, pois irá proporcionar um ambiente com mais informação, possibilitando que fiquem mais evidentes os diferenciais positivos desse modelo”, salienta Bochi.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Inovação
A partir da próxima segunda-feira (10/5) as cooperativas do país poderão se inscrever no processo de seleção que possibilitará a participação no programa InovaCoop Conexão com Startups, a ser realizado pelo Sistema OCB. O objetivo é criar um ambiente para que a cultura da inovação cresça cada vez mais e, para isso, um dos ingredientes será a intercooperação, já que as coops que quiserem participar do programa deverão se inscrever junto com, pelo menos, outras quatro.
Na tarde desta quarta-feira o programa foi apresentado às unidades estaduais, que terão um papel fundamental. Elas conhecem bem a realidade das cooperativas de seus estados e poderão potencializar a intercooperação conectando coops com desafios comuns. E para estimular as cooperativas a participarem as unidades vão receber um pacote de peças publicitárias e um cronograma de divulgação desse material.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gente geral da OCB, Tânia Zanella, reforçaram que a atuação sistêmica em prol do fortalecimento da cultura da inovação é uma das diretrizes estabelecidas como prioridade pelas cooperativas, no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse o InovaCoop e conheça, na área exclusiva, o programa;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa (a partir do dia 10/5) nesse link;
4. Comece a torcida para seu desafio ser selecionado.
PARCERIA
As cooperativas interessadas terão do dia 10 de maio até o dia 4 de junho para se inscreverem. O programa InovaCoop Conexão com Statups é desenvolvido em parceria com a Innoscience.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
Ampliando fortemente a sua presença física, em paralelo com a expressiva evolução no relacionamento digital, o Sicoob, que recentemente conquistou o 3º posto no ranking, passou, em dezembro de 2020, para o segundo lugar na escala de instituições financeiras que mais reúnem pontos de atendimento físico no Brasil. Com 3.480 unidades, o sistema cooperativista permanece atrás apenas do Banco do Brasil, que detém 4.380 agências.
De acordo com informações da instituição financeira cooperativa, foram inaugurados 197 pontos de atendimento em 2020 e, para 2021, há a expectativa de nova expansão.
Em cinco anos, o Sicoob viu o número de agências crescer em mais de 40%, uma média de 8% ao ano, enquanto outros agentes reduziram em até 25% sua atuação presencial.
Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, explica que o redimensionamento da rede é natural, ainda mais em tempos de pandemia, por conta da evolução digital e oportunidade de racionalização no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude de sua rede há mais tempo, mostrando certo nível de sobreposição.
"As cooperativas, que também têm dado forte ênfase ao atendimento remoto, contudo, ainda vislumbram oportunidades para novos pontos físicos, sobretudo em regiões metropolitanas, onde a sua rede encontra-se bem aquém da dos bancos", diz o executivo. Em centenas de municípios, no conceito de agência (atendimento amplo), o Sicoob é a única instituição presente fisicamente, promovendo a cidadania financeira e contribuindo para a dinâmica econômica.
O Sicoob também mantém investimentos expressivos em tecnologia e inovação, buscando melhorar ainda mais a experiência de seus cooperados que preferem o relacionamento digital. Foram desenvolvidas soluções de reconhecimento facial - evitando o deslocamento de cooperados durante a pandemia -, pagamentos por aproximação e um processo de filiação totalmente digital, por meio do App Sicoob, dentre outras novidades.
Segundo Ênio, no Sicoob há a convicção de que "os atendimentos físico e digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e prosperidade, com inclusão, respeito ao cooperado e sem o viés do lucro".
Sobre o Sicoob - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por mais de 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Sua rede de atendimento físico é uma das maiores no Sistema Financeiro Nacional, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações: Assessoria de Comunicação Sicoob
Inovação
A Escoop promove, entre os dias 18 e 20 de maio das 19h30 às 21h30, através da Plataforma Microsoft Teams, a 8ª Semana Acadêmica. Durante os três dias de evento ocorrerão debates e cases sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento é destinado a discentes e egressos da Escoop em todas as modalidades de ensino; dirigentes e cooperados; docentes da Escoop e demais instituições de ensino; funcionários do Sescoop/RS. As inscrições podem ser feitas através do LINK até o dia 13 de maio.
Confira abaixo a programação completa:
18 de maio:
A contribuição das Cooperativas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no RS – Desafios e Possibilidades
Apresentação e discussão sobre ações práticas das cooperativas para alcançar os 17 ODS.
19 de maio:
Inovação, criatividade e tecnologias emergentes
Como as cooperativas podem debater os 17 ODS no contexto de inovação, criatividade e tecnologias emergentes.
20 de maio:
Cooperativismo e o ODS 10: o processo de inlcusão de PCDs
Será debatido como o Sistema Sicredi vem trabalhando o ODS 10 no processo de inclusão de PcD's na visão de aluna de graduação da ESCOOP que é PcD e colaboradora do CAS Sicredi.
Mais informações:
E-mail:
Whatsapp: (51) 98914-0206
Inovação
Em um projeto coordenado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), a ferramenta SmartCoop foi lançada oficialmente nessa terça-feira, dia 20 de abril. Depois de um trabalho de quase dois anos, o aplicativo, que já estava em operação junto a 90 produtores em 30 cooperativas associadas à entidade, foi apresentado ao público em evento virtual.
Segundo o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a ideia partiu da tese de doutorado do diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson, com o objetivo de realizar um grande programa no sistema cooperativista agropecuário gaúcho dentro da linha de intercooperação e inovação defendida pela entidade. "Começamos lá atrás aprovando no Conselho, depois passamos pelos presidentes de cooperativas que aprovaram o projeto por unanimidade. Fizemos um longo trabalho com os nossos executivos com 21 profissionais das mais diferentes áreas, talentos nossos coordenados pelo Dawson, que foi incansável nessa luta", salientou.
Pires reforçou também o respaldo da CCGL em hospedar o projeto. Lembrou também que este passo de lançamento e promoção foi o primeiro a ser concluído e que agora as cooperativas darão a intensidade dentro de suas regiões. "Temos variáveis como a faixa etária, a disponibilidade de sinal de internet, mas temos esperança que vai mudar muito a relação dos nossos associados com as nossas cooperativas e trazer uma influência muito forte na gestão da propriedade. Tenho certeza que a relação da cooperativa com os produtores vai mudar muito", destacou.
A plataforma do SmartCoop deve beneficiar cerca de 173 mil produtores associados das 30 cooperativas participantes da iniciativa. O produtor terá acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. "Temos agora nossos parceiros e do outro lado temos os 173 mil associados. Estes agentes vão crescer juntos e quem ganha é o cooperativismo e a sociedade", complementou Pires.
Fonte: FecoAgro/RS
Inovação