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Cooperativas agropecuárias gaúchas lançam ferramenta SmartCoop

Cooperativas agropecuárias gaúchas lançam ferramenta SmartCoop

Em um projeto coordenado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), a ferramenta SmartCoop foi lançada oficialmente nessa terça-feira, dia 20 de abril. Depois de um trabalho de quase dois anos, o aplicativo, que já estava em operação junto a 90 produtores em 30 cooperativas associadas à entidade, foi apresentado ao público em evento virtual.

Segundo o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a ideia partiu da tese de doutorado do diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson, com o objetivo de realizar um grande programa no sistema cooperativista agropecuário gaúcho dentro da linha de intercooperação e inovação defendida pela entidade. "Começamos lá atrás aprovando no Conselho, depois passamos pelos presidentes de cooperativas que aprovaram o projeto por unanimidade. Fizemos um longo trabalho com os nossos executivos com 21 profissionais das mais diferentes áreas, talentos nossos coordenados pelo Dawson, que foi incansável nessa luta", salientou.

Pires reforçou também o respaldo da CCGL em hospedar o projeto. Lembrou também que este passo de lançamento e promoção foi o primeiro a ser concluído e que agora as cooperativas darão a intensidade dentro de suas regiões. "Temos variáveis como a faixa etária, a disponibilidade de sinal de internet, mas temos esperança que vai mudar muito a relação dos nossos associados com as nossas cooperativas e trazer uma influência muito forte na gestão da propriedade. Tenho certeza que a relação da cooperativa com os produtores vai mudar muito", destacou.

A plataforma do SmartCoop deve beneficiar cerca de 173 mil produtores associados das 30 cooperativas participantes da iniciativa. O produtor terá acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. "Temos agora nossos parceiros e do outro lado temos os 173 mil associados. Estes agentes vão crescer juntos e quem ganha é o cooperativismo e a sociedade", complementou Pires.

Fonte: FecoAgro/RS

Lançamento da plataforma SmartCoop ocorre no dia 20 de abril

Lançamento da plataforma SmartCoop ocorre no dia 20 de abril

Uma das principais novidades e inovações no agro já tem data e hora marcada para o lançamento oficial. Na próxima terça-feira (20/4), às 17h, o Canal Rural e a página do Facebook da Rede Técnica Cooperativa (RTC) transmitem ao vivo a apresentação e lançamento oficial da plataforma digital SmartCoop, inovação que busca facilitar o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias e incentiva a intercooperação. O projeto é desenvolvido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), juntamente com outras 30 cooperativas gaúchas do ramo Agropecuário

A plataforma digital SmartCoop beneficiará mais de 170 mil produtores associados dessas cooperativas, com segurança e funcionalidades que auxiliam na gestão da propriedade. A ferramenta agrega suporte extra ao trabalho de assistência técnica já desenvolvido pelas cooperativas, contribuindo para a eficiência produtiva e competitividade de mercado.

Funcionalidades

Entre as funcionalidades do aplicativo estão acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. O projeto iniciou em agosto de 2019.

A mais nova plataforma digital da Smartcoop tem como objetivo facilitar o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias através da intercooperação entre os produtores. O intuito é inserir esses profissionais no ecossistema da inovação digital, aumentando sua competitividade sem que percam sua identidade e os princípios do cooperativismo que os trouxeram até aqui e os levarão para o futuro.

Serviço

Lançamento da Plataforma Digital SmartCoop

Quando: 20/4, às 17h

Onde assistir: Canal Rural e Rede Técnica Cooperativa

Marcas de Quem Decide relaciona 14 cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

Marcas de Quem Decide relaciona 14 cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

A 23ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, realizada pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata, reconheceu na manhã desta quinta-feira (15/4), em cerimônia online, as marcas mais lembradas e preferidas pelos gestores de negócios e altos executivos do Rio Grande do Sul. A pesquisa relaciona 14 cooperativas em 12 setores da economia e duas categorias especiais. O Sicredi e a Unimed aparecem entre as dez grandes marcas gaúchas do ano, na lembrança e preferência, respectivamente.

O evento apresentou o panorama completo das marcas que estão na mente e no coração do público em 71 setores da economia e quatro categorias especiais (Proatividade na Pandemia, Grande Marca Gaúcha do Ano, Marca Gaúcha Ambiental e Marca Gaúcha Inovadora).

Confira abaixo a relação das menções alcançadas pelas cooperativas no setores e categorias especiais:

SETOR: BANCO

Preferidas

5° lugar: Sicredi (13,7%)

SETOR: BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA

Lembradas

5° lugar: Cotrijal (1,1%)

SETOR: VINHO

Lembradas

3° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (11,5%)

5° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (4,6%)

Preferidas

4° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (6,9%)

5° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (5%)

SETOR: PRODUTOS LÁCTEOS

Lembradas

1° lugar: Piá (29%)

2° lugar: Santa Clara (27,5%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (31,3%)

2° lugar: Piá (23,7%)

5° lugar: Languiru (3,8%)

SETOR: COOPERATIVA AGRÍCOLA

Lembradas

1° lugar: Cotrijuí (9,2%)

2° lugar: Cotrijal (8,4%)

3° lugar: Piá (4,2%)

4° lugar: Santa Clara (3,4%)

5° lugar: Languiru (3,1%)

Preferidas

1° lugar: Cotrijal (9,9%)

2° lugar: Cotrijuí (6,9%)

3° lugar: Santa Clara (4,6%)

4° lugar: Piá (3,8%)

5° lugar: Languiru (3,1%)

SETOR: COOPERATIVA DE CRÉDITO

Lembradas

1° lugar: Sicredi (79,4%)

2° lugar: Unicred (9,2%)

3° lugar: Sicoob (3,1%)

4° lugar: Cooplantio (0,8%)

5° lugar: Cresol (0,8%)

Preferidas

1° lugar: Sicredi (82,1%)

2° lugar: Unicred (5,3%)

3° lugar: Sicoob (2,3%)

4° lugar: Cresol (1,1%)

5° lugar: Crehnor (0,8%)

SETOR: EMERGÊNCIAS MÉDICAS

Lembradas

1° lugar: SOS Unimed (52,7%)

Preferidas

1° lugar: SOS Unimed (59,9%)

SETOR: PLANO DE SAÚDE

Lembradas

1° lugar: Unimed (79,8%)

Preferidas

1° lugar: Unimed (71%)

SETOR: PLANO ODONTOLÓGICO

Lembradas

1° lugar: Uniodonto (22,1%)

2° lugar: Odonto Unimed (6,1%)

Preferidas

1° lugar: Uniodonto (21,4%)

2° lugar: Odonto Unimed (7,6%)

SETOR: PREVIDÊNCIA PRIVADA

Lembradas

5° lugar: Unimed Seguros (3,1%)

Preferidas

5° lugar: Unimed Seguros (2,3%)

SETOR: ESPUMANTE

Lembradas

2° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (11,5%)

Preferidas

1° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (13,7%)

SETOR: HOSPITAL

Lembradas

4° lugar: Unimed (5,3%)

Preferidas

4° lugar: Unimed (6,9%)

GRANDE MARCA GAÚCHA

Lembradas

9° lugar: Sicredi (2,3%)

Preferidas

10° lugar: Unimed (1,9%)

PROATIVIDADE NA PANDEMIA

Lembradas

2° lugar: Hospital Unimed (5,7%)

Preferidas

3° lugar: Hospital Unimed (5,3%)

9° lugar: Hospital Unimed (2,3%)

Mapa anuncia CRA com garantia do BNDES

Mapa anuncia CRA com garantia do BNDES

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou nessa quinta-feira (8/4) um novo sistema que permite aos produtores rurais ampliar o acesso ao crédito. O modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) com garantia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é resultado de um ano de tratativas entre a Farsul, Mapa e o banco de fomento. Como piloto, foi escolhida a Cotrijal, com o Grupo Ecoagro como securitizadora.

Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos. Diferente do Crédito Rural controlado, o formato não está relacionado aos aportes oficiais da política pública. Além disso, ele pode ser utilizado tanto para crédito de custeio como de investimento. A estrutura da operação consiste na emissão de Cédula de Produto Rural (CPR) pelos produtores para a originadora. Os papéis são transformados em CRA por uma securitizadora e são negociados no mercado financeiro. Os investidores terão a garantia do BNDES, o que reduz os riscos da operação e, consequentemente, os juros para os produtores.

Cotrijal: projeto piloto

A escolha da Cotrijal como piloto está no fato de ser a maior cooperativa do Rio Grande do Sul, sendo reconhecidamente preocupada com o bem-estar dos seus associados. A busca por solução para as dívidas fora do sistema bancário após a grave seca de 2020 era uma demanda dos produtores, estimulando a adoção de operações estruturadas de crédito. O valor da operação é de R$ 29 milhões com juros de 3,15% e prazo de dois anos. O Banco Alfa será o coordenador líder, garantindo a comercialização dos títulos.

A consolidação do projeto é vista pela Cotrijal como importante avanço na garantia de crédito para o campo, a custos compatíveis com a necessidade do produtor. A Cooperativa tem 7,9 mil associados e está presente em 32 municípios gaúchos. Em 2020, faturou R$ 2,4 bilhões. “Viabilizar a produção, com segurança, é estratégico para a Cotrijal. Estamos otimistas com a possibilidade de acessar crédito privado e honrados por sermos pioneiros nessa iniciativa-piloto”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Procurada pela Farsul com a proposta da operação, a ministra Tereza Cristina trouxe o BNDES para o processo. A ministra destacou a participação e envolvimento de todos os participantes ao longo de todo o processo de construção. “Esse somatório de esforços que fez com que tenhamos essa ferramenta hoje tão importante para o nosso agro. Agradeço ao presidente Montezano (Gustavo Montezano, presidente do BNDES) por ter colocado toda sua equipe a pensar fora da caixinha". Durante a apresentação, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, comentou sobre a operação. “O que a gente está celebrando é mais do que uma operação rotineira, é uma inovação. Ela marca a entrada num mercado promissor. Estamos desconcentrando o crédito nacional”, afirmou, ao lembrar que a operação é piloto e ainda será aperfeiçoada para permitir sua ampliação.

Operações Estruturadas de Crédito

A Farsul vem trabalhando na ampliação das operações estruturadas de crédito. O objetivo da Federação é que mais cooperativas, revendedoras de insumos, cerealistas e tradings utilizem a ferramenta. “Uma das bandeiras da Farsul é a do livre mercado. Queremos que esse tipo de operação seja cada vez mais frequente e com mais atores. Isso significará maior concorrência, resultando em condições cada vez melhores aos produtores rurais para que possam continuar investindo no setor sem as limitações dos recursos oficiais”, afirma o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira.

A securitização será do Grupo Ecoagro. O sócio executivo Moacir Teixeira vê o CRA como instrumento de crédito do mercado de capitais que vem se consolidando como uma fonte importante de financiamento para suprir as necessidades de recursos na demanda crescente de capital para a agropecuária brasileira. “A principal característica é a democratização do crédito, transformando ativos individuais de pequenos e médios produtores em estruturas mais robustas que acessam com maior transparência e credibilidade os investidores. A inciativa da operação com a participação do BNDES beneficia diretamente o micro e o pequeno produtor, através das suas cooperativas e da própria cadeia de insumos. Sem dúvida é o primeiro passo para potencializar o financiamento agrícola de forma pulverizada, organizada, atingindo toda a cadeia do agro e permitindo principalmente o investidor pessoa física brasileiro a participar deste crescimento”, avalia Teixeira.

O Banco Alfa tem histórico como agente financeiro do BNDES desde sua origem, coordenando operações pioneiras para o agronegócio, como a primeira emissão de CRA Green Bond para o setor sucroalcooleiro. “É uma grande satisfação para o Alfa coordenar a primeira emissão realizada no Brasil de um CRA com garantia do BNDES, operação que reforça a história e o pioneirismo da instituição em operações disruptivas, e que ajuda a desenvolver ainda mais um mercado responsável por boa parte do PIB nacional. O sucesso desta operação inédita com o BNDES, Ecoagro, Farsul e a Cotrijal servirá como referência para futuras operações do Alfa em conjunto com o BNDES para fomentar ainda mais o setor do agronegócio brasileiro”, afirma Augusto Martins, diretor executivo de Corporate & Investment Banking do Banco Alfa.

BNDES investe no CRA

Com o objetivo de ajudar a elevar a oferta de crédito privado aos produtores rurais, o BNDES investe no novo produto financeiro como grande propulsor para esse crescimento. A experiência da instituição no agronegócio e no mercado de capitais a credencia para o desenvolvimento desse tipo de solução de crédito. A modelagem foi concebida para estimular o financiamento privado ao setor agropecuário em um contexto de alta aversão ao risco e procurando diminuir a dependência de recursos públicos pelo setor. “O CRA Garantido representa mais um passo da instituição no sentido de se estabelecer como um banco que promove o desenvolvimento por meio de uma ampla gama de serviços, inclusive aqueles complementares ao financiamento tradicional”, explica o diretor de Crédito e Garantia do BNDES, Petrônio Cançado.

Conforme dados da consultoria Uqbar, os CRAs movimentaram R$ 15,81 bilhões em 2020. Uma alta de 28% na comparação com 2019. No total, foram 65 operações envolvendo 113 títulos. Com a entrada da garantia do BNDES, esses valores devem saltar nos próximos anos garantindo um novo cenário para o agronegócio brasileiro.

Fonte: Assessorias de Imprensa do Sistema Farsul e da Cotrijal 

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

O Leite Languiru Origem foi destacado no mapeamento “Casos de Sucesso em Inovação RS 2020”, chamamento público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, na linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos da cadeia produtiva Leite e Derivados.

Em sua primeira edição, a iniciativa objetiva identificar casos de sucesso que evidenciem a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos. O mapeamento é uma forma de identificar e reconhecer empresas inovadoras, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico da matriz produtiva tradicional e de setores prioritários gaúchos.

O resultado foi publicado no Diário Oficial e o material de divulgação está em fase final de produção por parte da Secretaria Estadual. Além de reconhecer iniciativas inspiradoras, servirá de base para projetar ações públicas.

Linhas temáticas

A linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos mapeia casos de sucesso de produtos ou linhas de produtos de alto valor agregado de empresas do setor de alimentos e bebidas que utilizaram a estratégia de agregação de valor como forma de diferenciação, incorporando inovação e conhecimento. Entre os critérios de seleção estiveram, entre outros, a capacidade de inspirar iniciativas de inovação nos demais segmentos do setor, resultado da inovação implementada (produto, processo e mercado) e vínculo entre a inovação e a estratégia.

Os casos inscritos deveriam contemplar produtos ou subprodutos das cadeias produtivas de vinhos e espumantes, arroz, cachaça, carnes e derivados, frutas e sucos, leite e derivados, azeite de oliva, alimentos e bebidas em geral, noz pecan e cerveja artesanal.

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, numa parceria com o Sebrae/RS, está organizando mesa de conversa online para apresentação dos casos de sucesso, quando serão detalhados os processos de inovação.

Leite Languiru Origem

O Leite Origem é um produto diferenciado, com a coleta da matéria-prima e o processo de envase efetuados em até 24h, seguindo padrões rígidos de manejo e qualidade do leite nas propriedades dos associados produtores, que resulta em um leite sem adição de estabilizantes, com características próprias de pureza, frescor e sabor. Estas características de produção e envase são inovadoras no setor do leite.

O Leite Languiru Origem é o único com rastreabilidade desde a origem da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e até sua chegada no ponto de venda. Via QR Code individual em cada embalagem UHT de um litro, os consumidores podem realizar a leitura utilizando smartphone, tecnologia que é uma evolução da aplicação do QR Code das embalagens do leite convencional da Cooperativa (que possibilita a rastreabilidade a partir da industrialização).

Esse processo contou com amplo estudo mercadológico e de viabilidade por parte da Languiru e dos parceiros do projeto, como as multinacionais SIG Combibloc e Siemens, além do fundamental envolvimento do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa. A partir disso a Languiru vislumbrou o diferencial no mercado com a apresentação do Leite Origem, que também valoriza a profissionalização da cadeia produtiva.

A matéria-prima é produzida em cinco propriedades rurais selecionadas de associados da Cooperativa. Localizadas no Vale do Taquari e certificadas pelo programa de Boas Práticas na Fazenda (BPF) da Languiru, a proximidade dessas propriedades rurais da Indústria de Laticínios, em Teutônia, permite agilidade de coleta da matéria-prima e sua industrialização.

“A Cooperativa Languiru gerencia programas que fiscalizam o manejo na propriedade rural, as condutas na indústria e a expedição do seu mix de produtos. O intuito é preservar as características naturais das matérias-primas e garantir a qualidade dos produtos. O Leite Origem agrega valor à matéria-prima, num processo constante de profissionalização da cadeia produtiva”, destaca o presidente Dirceu Bayer.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Languiru

Crédito das fotos: Leandro Augusto Hamester e Marcos Nagelstein/Agência Preview (foto do presidente)

Ocergs convoca cooperativas para AGO digital

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

MODALIDADE DIGITAL

OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CNPJ 92.685.460/0001-19

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 27 de Abril de 2021, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2020, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;

2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2021;

3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;

4) Autorizar o Presidente e o Diretor Técnico-Sindical da Entidade a firmar convenções Coletivas e/ou Acordos em processos de Revisão e/ou Dissídios Coletivos;

5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2022;

6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.

Notas:

  1. A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/ago2021
  2. Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 1 de Abril de 2021, é de 414 (quatrocentos e quatorze) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade. 

Porto Alegre, 9 de Abril de 2021.

Vergilio Frederico Perius,

Presidente

Vinícola Aurora lança vinho comemorativo aos 90 anos

Vinícola Aurora lança vinho comemorativo aos 90 anos

Quatro variedades de uvas, de três safras especiais, que resultaram num grande vinho. Esta é a receita para celebrar em grande estilo as nove décadas da Vinícola Aurora, completadas em fevereiro deste ano. Acaba de chegar para o consumidor o rótulo Aurora 90 Anos, um vinho tinto elaborado com 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019. Foram elaboradas 36 mil garrafas do vinho que é vendido por R$ 90, na loja da Aurora, junto à unidade Matriz, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, ou pelo telefone (54) 3455.2095. 

Neste ano, a Aurora traz uma inovação no contrarrótulo, com um QR Code que leva à uma animação sobre a história da vinícola mais premiada do país, desde a fundação, em 1931, por 16 famílias, até os dias atuais, quando está consolidada como líder de mercado em vinhos finos, sucos de uva e cooler. A tecnologia utilizada é a Realidade Aumentada.

Com passagem de 12 meses por barricas de carvalho americano, o Aurora 90 Anos foi elaborado exclusivamente com uvas da Serra Gaúcha, onde o solo é argiloso, com presença de rochas de basalto, topografia com declive moderado a baixo, clima frio à noite e moderadamente quente durante o dia. Sua coloração é rubi intensa com reflexos vermelho profundo. E os aromas de alta intensidade remetem ao café, tabaco, baunilha, mentol, fruta vermelha madura (ameixa) e fruta preta madura (cassis). Em boca, é um vinho equilibrado (álcool/acidez), persistente, mineral, com taninos aveludados bem presentes.  

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, destaca que o produto segue a tradição da vinícola mais premiada do país, de lançar um vinho comemorativo a cada cinco anos - o primeiro foi no cinquentenário, em 1981.      

“É um vinho que está à altura das comemorações pelos 90 anos da Aurora, que traduz toda a história de uma empresa que é alicerçada no trabalho, na dedicação das 1,1 mil famílias produtoras e na evolução tecnológica que nos dá condições de elaborar um produto como esse. Esse é um ano mais do que especial para a cooperativa, com mais uma grande safra, e com desafios que são do tamanho da Aurora”, antecipa o presidente.  

O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, explica que para a elaboração do vinho foram escolhidas algumas das variedades mais representativas e que contam a história da Aurora ao longo dos 90 anos. O profissional acrescenta que o corte com uvas de safras especiais para cada uma das castas traz uma complexidade e um equilíbrio perfeito.          

“Como enólogo, tenho muito orgulho de poder dar minha contribuição, junto à toda equipe de funcionários, e levar para o consumidor um vinho muito especial”, reforça Zilio.  

Sobre harmonizações, o enólogo afirma que por ser um vinho com muito bom corpo e potencial de guarda, harmoniza perfeitamente com grelhados, churrascos, assados de carnes de caça, queijos de massa dura como o grana e massas com molhos encorpados.

Inovação marca lançamento               
Além de marcar a data com o lançamento de mais um vinho especial, a Vinícola Aurora propõe uma experiência interativa para o público. O gerente de Marketing, Rodrigo Valerio, explica que a empresa faz um convite para que o consumidor conheça mais sobre a história da Aurora, acessando via QR Code, que está no contrarrótulo.

Imediatamente, pode ser visualizado como foi a fundação da cooperativa, galeria de ex-presidentes, fotos e fatos históricos e outras curiosidades sobre a empresa. A realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera.         
“Trabalhamos com um conceito de realidade aumentada e interação com o público. A ideia é trazer inovação para uma categoria que geralmente é mais relacionada ao clássico. É uma forma de associarmos o fato histórico dos 90 anos com a busca constante por estreitar esse contato com o consumidor”, resume.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora

Fórum proporciona negócios para o biogás e biometano

Fórum proporciona negócios para o biogás e biometano

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1º de abril, de forma online e gratuita. Durante quatro dias, debates vão oportunizar novos conhecimentos, troca de ideias e negócios, visando o aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, energia térmica e biometano.

Com temáticas que promovem o debate sobre o potencial da produção de biogás no Brasil, suficiente para suprir 34,5% da demanda de energia elétrica no País ou para substituir 70% do consumo de diesel, o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1º de abril, em formato online.  Além dos dados que projetam a expansão do setor, o evento traz debates sobre pesquisa, inovação e soluções, e irá oportunizar prospecção de negócios para a indústria e para produtores de biogás.

O Fórum, inicialmente previsto para ser presencial em 2020 e adiado para março de 2021, precisou se adequar à realidade imposta pela pandemia da Covid-19.  “Diante da necessidade do distanciamento social, decidimos levar o Fórum ao lugar seguro de cada participante, respeitando a segurança sanitária necessária para o momento”, observa a coordenadora do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, instituição que sediaria o evento presencial. Desde o ano passado, o Fórum manteve seu público conectado com uma produtiva agenda de webinars e, também por isso, os realizadores acreditam que o formato online deve ampliar a participação.

“O recado importante que será entregue no evento refere-se ao potencial de produção de biogás no Brasil e às possibilidades de conversão dessa energia renovável, gerada a partir de resíduos orgânicos, em energia elétrica, térmica e biometano como combustível veicular,” explica Suelen. “Olhamos para o mapa do biogás no País e percebemos que ainda são poucos os parques ou plantas. Por que, se temos tantas oportunidades?”, instiga a pesquisadora. A programação prevê debate amplo sobre os gargalos de produção, mas, também, aponta soluções da pesquisa e de experiências já comprovadas e modelos estabelecidos, indica Suelen.

O evento mantém a mesma estrutura de programação, tanto de palestras quanto de negócios. As transmissões de palestras ao vivo dão conta de apresentar os temas e abrir o mesmo espaço para interação, esclarecimento de dúvidas e apontamentos ao assunto da apresentação. 

Inovação

Da agropecuária, surge uma das principais fontes de substrato para produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil. O assunto será o tema da primeira atividade da programação do Fórum, no dia 29 de março, no Seminário Biogás e Biometano: Oportunidades Econômicas para o Meio Rural da Região Sul, com produtores de biogás na agropecuária e o apoio de extensionistas do IDR Paraná, Epagri/SC e Emater/RS.

De acordo com a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2019, na classificação por substrato, o segmento abriga o maior número de plantas de biogás com fins energéticos no País. Na sequência, aparecem a Indústria, e, após, Resíduo Sólido Urbano (RSU) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O estudo também aponta que a energia elétrica é a aplicação energética mais representativa do cenário nacional, com 84% das plantas, consumindo 86% do volume de biogás produzido.

Embora focado na realidade e em demandas da região Sul, o Fórum também abre as portas para participantes de outros lugares, inclusive, internacionais. O painel programado para o dia 31 de março, por exemplo, vai propor o debate sobre a sinergia entre Brasil e Reino Unido para o setor.

As vantagens do evento virtual também beneficiam o Espaço Biogás de Negócios. Na plataforma EventMobi, onde irá ocorrer o Fórum, os participantes poderão conhecer os estandes virtuais das empresas, promover reuniões e propor parcerias. Até o produtivo momento de coffee break, mais informal e tradicionalmente uma boa oportunidade de networking, será contemplado pela plataforma, em chats temáticos abertos a todos os participantes. Durante o evento, será mantida a apresentação das práticas que os debates propõem: a visita técnica a plantas de biogás ganhará tour virtual.

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será gratuito e terá vagas limitadas. Os participantes que já haviam se inscrito para o evento presencial foram ressarcidos. A reabertura das inscrições para todos os públicos – empresas, profissionais e estudantes  –  será divulgada pelo site do evento: biogasebiometano.com.br

O Fórum é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul, e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).

Para saber mais

O que é biogás - É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. O biogás pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.

http://www.biogasebiometano.com.br/programacao/

Quem pode produzir - Propriedades rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária. Também é possível produzir biogás com esgoto e resíduos de alimentos (domésticos, comerciais e industriais).

Geração Cooperação atinge a marca de 600 artigos sobre o cooperativismo

Você já ouviu falar do Geração Cooperação? Ultraconectado com a autenticidade e criatividade dos jovens, Geração é uma plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do seu tempo: a internet. O blog é uma das principais referências de conteúdo sobre o tema e acaba de atingir neste mês a marca de 600 artigos.

Com a proposta de oferecer conteúdo de qualidade às novas gerações, repletas de jovens hipercognitivos, capazes de viverem múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo, o Geração Cooperação busca mostrar aos jovens o pensamento moderno e sustentável desse modelo de negócio, que tem muito em comum com o seu dia a dia, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital. E mais do que isso, a ideia é apresentar o movimento cooperativo como uma opção acessível para o momento da escolha profissional. Sim, o cooperativismo é um caminho que une desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Cooperativismo moderno

O Geração desmistifica o cooperativismo ortodoxo e pragmático que habita o pensamento de algumas pessoas. Rompe paradigmas de que o movimento está vinculado somente ao agronegócio. Aproxima o jovem da realidade a partir de entrevistas com profissionais, estudantes e gestores dos diferentes tipos de cooperativas. Tudo isso em constante diálogo com o público, através de seus espaços abertos à participação.

Interação nas redes sociais

Nossa plataforma é sua também, pois a essência do projeto é justamente a interação, o feedback. E para falar com você, nada melhor que o Geração estar presente nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Por isso, você que vive conectado no mundo digital, nesse turbilhão de informações que são apresentadas a todo instante, que tem facilidade em produzir conteúdo, é criativo e gosta de contar e ouvir histórias: segue a gente lá, curte e deixa a tua opinião. Dialogamos, entendemos e agregamos. Somos avessos à polarização, compreendemos e respeitamos as diferenças.

GC em números

  • 600 artigos publicados;
  • Mais de 700 mil visualizações no YouTube;
  • 25 mil horas de exibição no YouTube;
  • Mais de 500 publicações no Instagram;
  • 74.736 seguidores na página do Facebook;
  • 788 tweets.
Biblioteca móvel da Sicredi Pioneira RS se torna autossustentável

Biblioteca móvel da Sicredi Pioneira RS se torna autossustentável

Com o propósito de incentivar a leitura para crianças e adolescentes, a Abelhuda, biblioteca móvel que integra as iniciativas do Programa União Faz a Vida da Sicredi Pioneira RS, está de cara nova.

Em atividade desde 2011, o veículo que já passou por diferentes mudanças, recebeu recentemente mais uma melhoria significativa. Na última manutenção, a Abelhuda ganhou a instalação de placas solares e agora pode ser considerada uma biblioteca móvel autossustentável. Além das placas, o veículo também foi equipado com um toldo elétrico e uma nova adesivagem.

Para a assessora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira RS, Bianca Hennemann, é muito importante educar pelo exemplo e por isso essa transformação do veículo deve somar com o trabalho já desempenhado pelo Programa e pela Abelhuda.

“A gente educa muito pelo exemplo. Mostrar que os veículos também podem prezar pela questão da sustentabilidade e oferecer essa fonte renovável que é a energia solar é uma prática importantíssima. Vamos usar essas placas para subsidiar o próprio veículo, a parte elétrica - interna dele. É algo que certamente vai despertar o interesse das crianças, vão perguntar ‘o que é, como funciona’. Assim, vamos promover o aprendizado e mostrar que existem outras fontes de energia além da tradicional”, afirma Bianca.

Desde o início da pandemia, a Abelhuda não tem visitado as escolas, mas os alunos das instituições parceiras do União Faz a Vida continuam recebendo assistência. O monitor pedagógico Daniel Stein tem gravado vídeos e enviado para os alunos. Alguns com contação de histórias, inclusive disponíveis no canal da Sicredi Pioneira no YouTube.

Mais do que um incentivo à leitura, a Abelhuda também estimula o diálogo, a solidariedade, a partilha de documentos em comum, por meio do empréstimo de livros, e à arte de maneira geral, sendo a música uma das portas principais. Atualmente, o veículo está equipado com cerca de 1.000 títulos, desde a educação infantil até o ensino médio. Desde 2016, ano em que a Abelhuda deixou de operar em uma kombi e passou a atuar em uma van, foram realizadas 768 visitas, número que representa um impacto positivo na rotina de aproximadamente 1.171 crianças e adolescentes.

Sobre o União Faz a Vida

O programa tem como objetivo promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. Ocorre através da aplicação da metodologia de projetos (incentiva alunos a evidenciarem a sua capacidade de participação como agentes empreendedores do seu próprio desenvolvimento) e ações pedagógicas. Atualmente, o programa está implantado em todos os 21 municípios da área de ação da Sicredi Pioneira RS.

Cotrijal lança assinatura eletrônica e inova nas transações comerciais

Cotrijal lança assinatura eletrônica e inova nas transações comerciais

A vida do homem do campo é intensa. Do levantar ao deitar, há muitas decisões a serem tomadas e tarefas para concluir. Nas transações comerciais, agilidade, praticidade e segurança se tornaram ainda mais essenciais nos últimos anos.

Sempre visando oferecer o que há de melhor e mais seguro aos seus associados, a Cotrijal utilizou-se da filosofia do design thinking para criar mais uma solução tecnológica e inovadora. Trata-se da assinatura eletrônica e gestão digital, um passo importante para o fim dos contratos assinados à mão e que diminui a burocracia e ainda promove a sustentabilidade, já que dispensa o uso do papel. 

Conforme o superintendente administrativo-financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert, o papel da Cooperativa é também o de melhorar e desburocratizar com segurança as atividades do associado. “Através desta inovação, o produtor tem o poder de firmar contratos de onde estiver, para comercializar sua produção, assinando de forma eletrônica. Este processo é extremamente ágil, seguro e sustentável”, aponta.

Iniciativa pioneira

A ferramenta utilizada para as assinaturas é a Docusign. A Cotrijal é a primeira cooperativa do agronegócio no Rio Grande do Sul a assinar contratos eletrônicos via Docusign.

A solução foi viabilizada em um mês, de forma conjunta pelas áreas Jurídica, Tecnologia de Informação, Qualidade e Processos e Comercial Grãos. O processo de estruturação e viabilidade do projeto contou com a importante participação e interação dos produtores rurais da Cotrijal. Eles forneceram informações essenciais ao departamento técnico e unidades de atendimento no que diz respeito às suas necessidades relativas a assinaturas de documentos que viabilizam a comercialização de sua produção.

Segurança

Os contratos assinados de forma eletrônica pelos produtores da Cotrijal oferecem uma trilha de auditoria digital abrangente para confirmar a validade de suas transações. Além disso, a plataforma permite os mais avançados padrões de criptografia e segurança de dados, ficando assim comprovada a integridade dos dados e a legalidade das transações.

Como funciona

Para ter acesso à ferramenta basta o associado contatar sua unidade de atendimento e atualizar o seu cadastro com seu endereço eletrônico. Desta forma passará a receber seus contratos eletronicamente e poderá assiná-los rapidamente, acessando através do celular ou computador.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Cooperativa do litoral norte gaúcho tem 100% dos sócios conectados

Cooperativa do litoral norte gaúcho tem 100% dos sócios conectados

O cooperativismo avança na sinergia com a inovação. No litoral norte do Rio Grande do Sul, todos os 273 associados da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) têm acesso a uma plataforma digital, que auxilia no controle dos cultivos e garante a rastreabilidade adequada da produção. O uso da tecnologia vem mudando a rotina dos agricultores que, unidos e conectados, estão alcançando resultados importantes e se diferenciando no mercado.

“Acreditamos que informatizar fortalece a propriedade e facilita muito para os agricultores. A Coomafitt saiu na frente, nos informamos, corremos atrás e nos organizamos”, resume a vice-presidente da Cooperativa, Micheli Bresolin Jacoby.

Além de comercializar hortaliças, frutas, mel, derivados de cana-de-açúcar e produtos de panificação direto ao consumidor, a Cooperativa também abastece escolas públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e, desde 2020, fornece mel e bananas (prata e caturra) a um dos maiores hospitais do Estado.

“As chamadas públicas exigem rastreabilidade das frutas, que foi obtida graças ao histórico de produção. Fica mais simples, também, solicitar financiamento do Pronaf ou alguma cooperativa de Crédito, tudo ficou mais fácil”, explica Micheli. Fundada em 2006, a Coomafitt oferece ao mercado mais de 80 variedades de alimentos.

Áreas mapeadas

Os associados da Cooperativa estão com as áreas produtivas mapeadas e colocam as informações, no sistema, através de um aplicativo. A plataforma Demetra funciona como um caderno de campo digital, em que o agricultor faz, de maneira fácil e prática, sem a necessidade de conexão com a internet, o registro de atividades do dia a dia nas lavouras, como adubação, irrigação, podas de galhos e aplicações, desde o preparo do solo até o plantio. Todo o manejo pode ser acessado à distância.

O extensionista rural da Emater/RS, Cícero Costa Santos, que atende os associados com propriedade em Itati (RS), vê ganhos no trabalho para ambos os lados. “Tenho acesso, em tempo integral, às anotações do caderno de campo digital. Com isso, sei onde estão as áreas de produção, o registro dos produtos que utilizam e qual a forma de manejo de cada agricultor. Quando vou até a propriedade, já tenho um briefing do que vamos fazer. Antes do aplicativo, ele relatava o problema só quando vinha até a cidade, ou precisava esperar que a gente fosse fazer uma visita”.

As ferramentas da plataforma possibilitam também o atendimento remoto. “O agricultor tem suporte. Caso precise, ele pode enviar mensagem com uma dúvida ou foto da planta com problema e a gente tenta responder o mais breve possível. Assim, eu vou acompanhando o ciclo, até as colheitas de cada um dos agricultores, então fica bem mais fácil”, relata Santos, que vê os resultados de todo esse trabalho na produtividade final das propriedades.

Jovens na Gestão

A Coomafitt tem como característica forte a presença de jovens na administração. “Observo que os mais jovens utilizam todas as funcionalidades possíveis da plataforma Demetra, como o envio de imagens e o registro de todos os manejos. O pessoal mais velho tem mais resistência e utiliza mais a parte de produção e um pouco do manejo. Os mais moços estão indo super bem”, acrescenta o extensionista rural.

Jovens cooperativados

A exemplo do presidente da Cooperativa, Bruno Engel Justin, 25 anos, um terço da diretoria e dos conselhos são integrados por jovens que querem viver bem, com renda e condições, sem precisarem ir para as cidades. Eles veem o campo não só como o local onde nasceram e um espaço para a produção de alimentos, mas também de vivência.

A vice-presidente Micheli, aos 31 anos diz que é a "vovó" entre o grupo que atua na administração da Coomafitt. “Somos jovens e encontramos quem conversa conosco na mesma língua e isso foi bem forte”, explica, ao justificar a escolha pelo caderno de campo Digital produzido pela startup Elysios Agricultura Inteligente. “A Elysios também é gurizada, que quer trabalhar fortalecendo as propriedades e facilitar para os agricultores. Com a parceria, agora temos um mapeamento completo, a setorização de cada alimento que o agricultor está produzindo e quanto cada um está colhendo, tudo especificado. Dá segurança para a Cooperativa, para o agricultor e para o mercado que vai consumir. A Demetra facilitou, ajudou muito a manter o jovem na propriedade e ajudar os pais a trabalharem com essa ferramenta. Esse jovem se responsabiliza por utilizar e lançar os dados nesse aplicativo”, conta Michele, que é de uma família de produtores de banana e frutas cítricas. “Confiamos, também, porque eles vêm aqui todo mês e ajudam o agricultor que tem dificuldades ou dúvidas para acessar a plataforma. Eles ouvem nossas sugestões para melhorar o sistema da Cooperativa ou para o agricultor. Temos que estar abertos a mudanças, senão não funciona”.

Idealizada por cinco ex-alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a AgTech Elysios, com sede em Porto Alegre, tem um perfil bem jovem. A média de idade dos 18 integrantes da equipe, que atuam tanto no desenvolvimento quanto na aplicação da tecnologia junto aos clientes, é de 25 anos. “Hoje, precisamos ser mais ágeis. Nós levamos mais capacitação e conhecimento aos produtores de forma simples, fácil e acessível, com a tecnologia na palma da mão, literalmente, via smartphone”, explica Frederico Apollo Brito, CEO da startup. “Paralelamente, o técnico agrícola é essencial para garantir que a informação correta chegue ao produtor e acompanhá-lo no melhor uso da plataforma, ajudando na tomada de decisões. Os produtores estão se atualizando e crescendo. E a tendência é isso tudo se intensificar”, completa Brito, um dos fundadores da empresa, que tem como foco os pequenos e médios agricultores familiares

O diferencial alcançado pela Coomafitt é a organização que, aos poucos, também vem proporcionando rastreabilidade aos cultivos, uma exigência do mercado. Com informações sobre o processo de produção de vegetais frescos ao consumidor, há, ainda, um ganho em credibilidade. “Uma cooperativa familiar que informatiza os produtores através de parceria com uma startup, muitas cooperativas profissionais não têm isso", afirma Brito. “O novo foco no campo é a acessibilidade e ela ajuda a planejar com mais agilidade e hoje precisamos ser mais ágeis. Esses produtores estão no caminho certo porque o conhecimento aumenta, também, a produtividade por hectare”, assinala Brito.

Fonte: Mundo Coop e AGROemDIA

Inovação é prioridade no cooperativismo

Inovação é prioridade no cooperativismo

Foi dada a largada rumo ao novo. Rumo ao desenvolvimento, cada vez mais eficaz, das cooperativas brasileiras. Em evento online, foi lançado nesta terça-feira (23/2) o Programa de Formação de Agentes de Inovação, realizado pelo Sistema OCB em parceria com o Instituto de Economia e Administração (ISAE).

A partir de hoje, 72 alunos, vindos das unidades estaduais e nacional do Sistema OCB, de Confederações Cooperativas e de cooperativas vencedoras da última edição do Prêmio SomosCoop - Melhores do ano, começam uma jornada de 192 horas, que vai durar o período de um ano, com conteúdos especialmente pensados para a realidade cooperativista.

Com base em uma pesquisa quantitativa e qualitativa realizada num universo que representa 10% de todas as coops brasileiras (incluindo todos os ramos e regiões do país), a formação se apresenta como um curso de extensão, uma verdadeira especialização, focada em desenvolver as habilidades dos participantes para o olhar - e a prática - inovadores. "A ideia central é fazer com que ideias saiam do papel, com que iniciativas se concretizem. E os alunos percorrerão uma trilha de conteúdo e metodológica especialmente desenvolvida com essa finalidade", explicou a coordenadora de inovação do Sistema OCB, Samara Araújo, durante o lançamento.

Ela reforçou que está a disposição um vasto acervo de materiais sobre o tema na plataforma criada em 2020 Inovacoop. Um espaço online onde todas as pessoas - independentemente de serem alunas do curso - encontram artigos, notícias e e-books variados com conteúdo intenso voltado às cooperativas. O endereço da plataforma é www.inova.coop.br.

Na sequência do lançamento, houve a aula inaugural para as duas primeiras turmas do programa. E, a partir de agora, eles têm o desafio de "mergulhar de cabeça e ousar", como encorajou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas: "A gente prefere lidar com algumas falhas por ter tentado do que permanecer parado, congelado, vendo a vida passar", comparou.

O Programa de Capacitação de Agentes de Inovação é uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com o ISAE, com aulas online nas modalidades síncronas e assíncronas, em plataforma própria e personalizada. As aulas seguem até fevereiro de 2022.

ASSISTA

Confira outros detalhes da pesquisa e do lançamento do programa, clicando aqui.

Fonte: Sistema OCB

Cooperativa Vinícola Nova Aliança lança e-commerce

Cooperativa Vinícola Nova Aliança lança e-commerce

As vendas de vinhos por e-commerce no Brasil representaram um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2021. A informação consta em uma pesquisa da Ideal Consulting.

Aproveitando esse aumento da procura por produtos brasileiros, a Vinícola Aliança aposta em uma ação que moderniza seus serviços. Com o objetivo de se aproximar ainda mais do público, a Vinícola lança um e-commerce (loja.vinicolaalianca.com.br).

Na loja virtual, o consumidor encontra o portfólio completo da Vinícola, que abrange vinhos, espumantes, sucos e filtrados. “Nós já tínhamos esse projeto em estudo, mas com a pandemia esse processo foi acelerado. Com esse novo canal, teremos ainda mais proximidade com o público, possibilitando que os produtos cheguem em diferentes lugares do Brasil”, explica o diretor comercial da Vinícola, Fernando Matana.

Um dos aspectos importantes considerados pela Vinícola é a simplificação do processo de compra. Além de garantir promoções exclusivas na plataforma, o consumidor tem frete grátis para algumas regiões do país e pagamento à vista ou no cartão de crédito, com parcelamento em até seis vezes sem juros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vinícola Nova Aliança

Confira a nova edição do Boletim informativo digital cooperativo

Confira a nova edição do Boletim informativo digital cooperativo

O Boletim Informativo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS chega em sua terceira edição e traz novidades sobre as ações e projetos realizados pelo Sistema Cooperativista Gaúcho em prol do desenvolvimento das cooperativas. Acompanhe informações sobre a plataforma Sou.Coop, as novas cooperativas registradas na Ocergs em 2020, capacitações da Escoop, alcance do Dia C no RS, Ciclo 2021 do PDGC e muito mais!

Proposta

A proposta traz atualizações importantes sobre a atuação da Ocergs e os principais programas de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento do Sescoop/RS. Oportunidade para acompanhar temas que impactam as cooperativas e soluções de ensino, pesquisa e extensão disponibilizadas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop.

Prático, objetivo e colaborativo

Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Confira aqui a mais recente edição!

Coopera: conheça o shopping virtual do Sicoob

Coopera: conheça o shopping virtual do Sicoob

Agregar valor aos cooperados, usuários e parceiros de venda em um ambiente de compras virtual, intuitivo e seguro. Esse é o propósito do Coopera, o primeiro shopping virtual de vendas (marketplace) do Brasil gerenciado por uma instituição financeira cooperativa, o Sicoob. 

Passagens aéreas, eletrônicos, móveis e produtos de beleza, estão entre os produtos do Coopera, disponibilizados pelos parceiros da plataforma. Desenvolvido em substituição ao “Sicoobcard Prêmios”, o shopping virtual une, em um único ambiente, oferta de produtos, programa de fidelidade e troca de pontos à disposição de todos. 

Aberto ao público geral e não apenas para cooperados do Sicoob, no Coopera é possível realizar pagamentos por meio do resgate de pontos do programa, emissão de boletos e via cartão de crédito. A plataforma conta ainda com Central de Atendimento 24h, todos os dias. 

Para participar do Programa de Pontos Coopera é necessário ser maior de 18 anos e realizar o cadastro completo no site ou aplicativo, não sendo necessário ter o cartão Sicoobcard para pontuar. Pessoas Jurídicas (PJ) também podem se integrar ao programa. A participação é gratuita e disponível a todos. 

Em um segundo momento, há a previsão de que todos os produtos do Sicoob pontuem no Coopera, como a Previdência e Consórcios.  

Para conhecer o Coopera, acesse o site ou baixe o aplicativo

Venda no Coopera 

Enquanto sistema cooperativo presente em todo o Brasil, o Sicoob possibilita a adesão de lojas físicas, virtuais, distribuidores e fornecedores com CNPJ ativo ao Coopera. Os parceiros devem ter capital social igual ou superior a R$ 1 mil e emitir Nota Fiscal (NF). 

Entre as vantagens do shopping virtual do Sicoob, destacam-se: o alcance de múltiplos perfis de consumidores; robusta base de clientes com pontos a resgatar; comissão apenas sobre as vendas; investimento inicial zero; recebimento antecipado; repasse 2 vezes ao mês.  

Para ser um parceiro, entre em contato por meio do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ocergs convoca cooperativas para AGE Digital

Ocergs convoca cooperativas para AGE Digital

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

MODALIDADE DIGITAL

OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CNPJ 92.685.460/0001-19

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 11 de Fevereiro de 2021, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Deliberação a respeito de Proposta da Diretoria da OCERGS de adoção de ação prioritária relacionada a investimentos no prédio do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), situado na Av. Berlim, 409, Porto Alegre/RS (art. 30, “l” do Estatuto Social).

2) Assuntos Gerais.

Notas:

  1. A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/age2021
  2. Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 22 de Janeiro de 2021, é de 411 (quatrocentos e onze) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade. 

Porto Alegre, 29 de Janeiro de 2021.

Vergilio Frederico Perius,

Presidente

Unicred transforma adesão ao Pix em doação à Fundação Abrinq

Unicred transforma adesão ao Pix em doação à Fundação Abrinq

Maior novidade oferecida pelo mercado financeiro no último ano, o Pix já é realidade diária para muitas pessoas que utilizam o sistema para realizar transações instantâneas com melhores condições e maior comodidade. Segundo projeções divulgadas pela consultoria EY, o volume de transações pelo Pix poderá alcançar cerca de 36% do PIB brasileiro até 2024.

Para promover a ferramenta e facilitar as operações de seus cooperados, a Unicred decidiu também estimular a cooperação com uma entidade assistencial. Assim, a cada nova Chave Pix (dos tipos CPF, CNPJ ou telefone) cadastrada no sistema, um real foi doado pela cooperativa para a Fundação Abrinq a partir de campanha realizada nacionalmente entre outubro e dezembro do último ano.

A iniciativa, intitulada “Escolha dar mais valor para sua Chave Pix”, representou grande adesão de cooperados da Unicred: no dia 31 de dezembro, ao encerramento da campanha que teve engajamento nacional, estavam ativas 101.495 chaves registradas. Válida para todos os cooperados, a ação permitiu o cadastro de até cinco chaves por conta para pessoas físicas e, para pessoas jurídicas, de até 20 chaves. O Pix é mais uma das facilidades oferecidas pelo aplicativo Unicred Mobile, disponível nas plataformas Android e iOS.

Sobre a Fundação Abrinq

A instituição beneficiada, a Fundação Abrinq, foi criada em 1990 com o propósito de garantir os Direitos da Criança e do Adolescente, alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da ONU, de 1989. A Fundação possui oito programas e projetos desenvolvidos com este fim, beneficiando mais de 70 mil crianças e adolescentes.

Segundo o CEO da Unicred do Brasil, Vladimir Andrade Duarte, a campanha reitera o engajamento da Unicred em causas sociais. “A cada nova ação ou campanha sempre nos questionamos se podemos associar, de alguma forma, a colaboração com o próximo, reforçando nosso compromisso social. Ficamos muito felizes com os resultados e a colaboração de nossos associados, que vão beneficiar diversas crianças e adolescentes em parceria com a Fundação Abrinq”, comenta. 

Fonte: Unicred

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações

Uma das principais forças de inovação do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – vem apresentando recordes de movimentação durante as últimas semanas. Em 11 de janeiro, o Sistema registrou um aumento de 7,48% na quantidade de transações de negócio realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento, ultrapassando a marca de 42 milhões de transações no dia (ante a 39,5 milhões em 4 de janeiro), sendo 88,75% delas feitas em canais digitais.

De todas as transações feitas neste período, nove a cada dez foram feitas pelos canais digitais, sendo que 72% foram exclusivamente pelo App Sicoob. “Estamos muito contentes em proporcionar uma experiência digital aprimorada para nossos cooperados. Queremos oferecer soluções cada vez mais completas para que possam fazer a gestão de sua vida financeira na palma das mãos”, disse Antônio Vilaça Júnior, diretor executivo de Tecnologia da Informação do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) – conjunto das instituições de âmbito nacional do Sistema.

O final do ano também foi movimentado pois na semana do Natal, duas marcas importantes foram atingidas: os mais de 5 milhões de cooperados fizeram mais de 2,3 milhões de transações em cartão em apenas um dia (23/12). Este número foi quase 12% maior do que o recorde de 2 milhões de transações da semana anterior, o que comprova que o uso das ferramentas digitais caiu no gosto dos cooperados. Já na véspera do Natal, o Sicoob chegou a aprovar 4.367 pagamentos via plataformas digitais por minuto, 10% a mais do que o recorde anterior, de 3.942.

Os pagamentos por aproximação (contactless) também ganharam força no Sicoob principalmente neste período da pandemia, com o isolamento social. Em 2020 foram quase 6 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito nesta modalidade, totalizando mais de R$ 300 milhões, um expressivo aumento de mais de 1.500% comparado ao ano anterior.  As compras de até R$ 100,00 podem ser feitas de forma mais ágil pelos cooperados portadores do cartão com essa funcionalidade, apenas aproximando o cartão da maquininha, sem a necessidade de digitar a senha.

Resultados positivos

Os ótimos resultados são atribuídos ao poder de inovação tecnológica do Sistema. Nos últimos meses, a instituição tem atuado para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários de ferramentas digitais, como a integração do processo de filiação ao aplicativo principal, o App Sicoob. A instituição também foi inovadora ao adotar o reconhecimento facial para liberação de aplicativo, tokens e troca de senhas.

Desde novembro, o Sicoob também atua com o Pix, novo método de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. Em quase dois meses de atuação, foram movimentados mais de R$ 13,7 bilhões via Pix na rede Sicoob.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob

Após crescer 17%, Piá Alimentos prepara lançamento de produtos em 2021

Após crescer 17%, Piá Alimentos prepara lançamento de produtos em 2021

No ano marcado pela pandemia da Covid-19, a Cooperativa Piá Alimentos conseguiu aumentar o faturamento em 17%. A mudança de hábitos de consumo na pandemia foi um dos ingredientes que sustentaram o crescimento em 2020, diz Jeferson Smaniotto, presidente da Cooperativa. Fundada em Nova Petrópolis, a Piá aposta na fabricação de produtos lácteos.

"A mudança de hábitos aumentou o consumo em casa. Nossos produtos são direcionados para café, almoço e janta. Estão presentes na mesa do consumidor. Então, conseguimos atingir grande massa da população. A indústria de alimentos cresceu por isso", analisa Smaniotto.

Em 2021, a meta é seguir no azul. Conforme Smaniotto, a projeção é de que o faturamento suba, no mínimo, entre 15% e 20%. Durante o ano, a Cooperativa também pretende apresentar novos produtos ao mercado.

A Piá projeta iniciar, em fevereiro, a produção própria de queijos, que deve aumentar a captação de leite em 2 milhões de litros. Outra aposta é o lançamento, em junho, de alimentos em embalagens pequenas - um dos itens é o creme de leite, adianta Smaniotto. "A aposta é com base nos clientes. São produtos de alto consumo", afirma.

Hoje, a Cooperativa emprega cerca de mil trabalhadores. E Smaniotto avisa que as contratações seguem.

Fonte: GZH