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Inscrições abertas para a Live do Ramo Crédito

Inscrições abertas para a Live do Ramo Crédito

O Sistema Ocergs promove, na próxima sexta-feira, dia 21 de agosto, a partir das 14h, pela plataforma Microsoft Teams, a live do Ramo Crédito. Na oportunidade, os painelistas das cooperativas Sicredi, Sicoob, Unicred e Cresol debaterão o atual contexto do setor, seus desafios e oportunidades para continuarem desenvolvendo as suas comunidades, mesmo em tempos de crise. As vagas são limitadas e as inscrições para o evento virtual podem ser feitas através do link  https://bit.ly/2EdenyE.

Programação

14h - Abertura - presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius

14h10 - Diretor da Ocergs, Fernando Dall'Agnese

14h15 - Vice-presidente Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port

14h25 - Diretor de Expansão do Sicoob Vale do Vinho, Daud Ibraim Kalil 14h35 - Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS, Marcelo Hoffmeister 14h45 - Diretor Executivo de Comunicação e Relacionamento da Cresol, Luiz Ademar Panzer

14h55 - Perguntas/discussões

Inscrições

Para participar basta se inscrever no evento AQUI!

Atenção! As vagas são limitadas, então não perca tempo e garanta já a sua participação. Após a inscrição, o participante irá receber o link do evento virtual no e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Portal facilita comunicação entre a Cooperativa Languiru e seus associados   

Portal facilita comunicação entre a Cooperativa Languiru e seus associados  

O associado Languiru agora tem uma nova forma para obter informações e comunicados da sua cooperativa. É o Canal do Associado Languiru, plataforma digital que está disponível no site da Languiru pelo link “Canal do Associado”, na lateral da página principal. “Ao clicar no link é solicitada a matrícula e senha cadastrada junto ao Departamento Técnico”, explica o assistente de programação do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Languiru, Tiago Gossmann.

Nesta primeira versão, são disponibilizadas várias consultas e extratos. A ideia, com o tempo, é disponibilizar mais detalhes e explorar a interatividade. “Também há enquetes e calendário de eventos com inscrição online. O produtor pode acessar informações sobre a produção leiteira, lotes de aves e suínos, extratos de compras e convênios. Tem também um canal de comunicação via WhatsApp”, complementa.

Conforme o gerente do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider, a intenção do novo portal é facilitar e dinamizar a comunicação entre associado e Cooperativa, levando mais informações até ele. “Tentar facilitar o acesso a várias informações, agilizar esse processo de troca, e que consigamos nos comunicar muito mais rapidamente com ele”, acrescenta.

Schneider lembra que os associados podem ser agrupados em diferentes modalidades conforme a produção (leite, suínos, aves ou grãos), e que cada um desses grupos tem interesses específicos. “Há informações que são de interesse geral, mas também questões bem individuais e específicas”, complementa. Por exemplo, algumas informações são de interesse apenas dos produtores de suínos, outras dos produtores de aves. “O portal é uma ferramenta em que podemos trabalhar a comunicação, atendendo essas diferentes modalidades”, reforça.

Conforme Gossmann, o portal foi desenvolvido com tecnologia moderna, além de ser responsivo (pode ser acessado normalmente via computador, notebook, tablet ou celular). “Um dos pilares é promover a interatividade com o associado”, explica.

Integrando canais de comunicação

Schneider destaca que o portal é uma forma de integrar todos os canais de comunicação que a Languiru já tem com o associado. “A ideia é que tudo fique integrado e mais seguro para o associado. Se tiver uma mensagem para o produtor, ela será enviada, e mesmo que ele não acesse na hora, no dia que ele entrar no portal, as mensagens vão estar lá. Então ele tem a segurança de poder consultar isso a qualquer tempo”, destaca.

O sistema também permite ao associado receber notificações. Quando ele programa as notificações, toda vez que receber algum aviso ou mensagem da cooperativa, receberá uma notificação no celular ou computador.

Dados técnicos e inscrições online

O sistema vai fornecer dados técnicos de forma digital, dados de lotes e produção, inclusive com informações históricas. No leite, por exemplo, o produtor terá acesso a gráficos que demonstram a curva de produção do ano, o que pode ser útil para a tomada de decisões. Hoje, a entrega é por meio impresso ou envios individuais quando solicitado. “Ao invés de guardar uma série de papéis e elaborar planilhas manualmente, o produtor terá isso automaticamente no portal”, exemplifica Schneider. “Novas melhorias virão, mas um pedido que temos é que, nessa primeira etapa, os associados façam a adesão, experimentem, e comecem a trabalhar com ele”, reforça.

Uma ferramenta que soma

Para o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, o portal concretiza um projeto que já havia sido anunciado em reuniões anteriores com o quadro social, uma ferramenta a mais na comunicação, que não vem substituir os outros meios. “Continua o contato podendo ser feito por WhatsApp, continua o programa de rádio, os informes nos jornais”, salienta Bayer. Isso porque existem informações que são também de interesse da comunidade, e é intenção da Cooperativa manter o contato via meios tradicionais. “A ideia é que o portal permita levar informações de conteúdo mais ‘personalizado’, e que elas possam ser acessadas com mais comodidade. A pandemia nos mostrou que podemos evoluir ainda mais, e o portal é um exemplo: o associado pode acessar informações diretamente de sua casa, sem a necessidade de ligar ou deslocar-se até à sede”.

Como acessar

O primeiro passo para o produtor acessar o portal é entrar em contato com o Departamento Técnico para cadastrar uma senha individual do titular da matrícula. Depois de ter a senha, é só acessar o site da Cooperativa (www.languiru.com.br) e clicar no link do Portal do Associado, onde terá que informar a matrícula e a senha.

IMPORTANTE: No primeiro acesso o associado é perguntado se gostaria de receber as notificações. É importantíssimo que ele clique “sim” ou “permitir”. Só assim recebe as notificações de mensagem no momento em que forem enviadas.

 Fonte: Assessoria de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru
 Foto: Divulgação Cooperativa Languiru
Futuro do agronegócio é tema de Live do Sistema

Futuro do agronegócio é tema de Live do Sistema

 

O Sistema Ocergs promoveu hoje, dia 7 de agosto, juntamente com a FecoAgro/RS, a Live do Ramo Agro, com o objetivo de debater o contexto das cooperativas agropecuárias na pós-pandemia e os desafios e oportunidades que o agronegócio apresenta para o futuro. Essa é a primeira de uma série de lives que serão promovidas durante o ano sobre cada ramo do cooperativismo.

Na abertura, o presidente do Sistema, Vergilio Perius, apresentou alguns números do ramo Agropecuário no RS em 2019, defendeu a permanência do jovem no campo através das agroindústrias, apresentou alguns pontos defendidos pela instituição na Reforma Tributária Estadual específicos do ramo, bem como a importância do aprimoramento da gestão nas cooperativas.

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, falou sobre a importância de pensar nos desafios do cooperativismo pós-pandemia. "Estamos em fase de construção de uma plataforma digital para fazer negócios sistematicamente. Cada vez mais se mostra necessário as cooperativas conversarem entre si, se unir para fazer negócio. Esse é o nosso diferencial competitivo frente às grandes empresas", destacou.

O Futuro do Agronegócio Um dos maiores especialistas brasileiros na área do agronegócio, responsável por mais de 200 projetos de planejamento no agronegócio brasileiro e mundial, Marcos Fava Neves, foi o palestrante do evento. Em sua apresentação, ele fez uma contextualização do momento atual do agronegócio no Brasil, alguns exemplos de empresas brasileiras que são inspiração no mercado internacional e, principalmente, falou sobre as oportunidades do cooperativismo agro no Brasil e no Rio Grande do Sul e como as cooperativas podem ser protagonistas do futuro do setor.

Para ele, é preciso estar atento a três principais pontos: a) Fazer o que o produtor quer, ou seja, ter o negócio orientado pela demanda; b) Ter como principal papel construir valor e resultado para quem "usa" a cooperativa para que ela se perpetue; c) Criar oportunidade para as pessoas após esse momento de crise.

Ao apresentar gráficos de projeções para os próximos 10 anos de importações de grãos, carnes e outros produtos, Neves reitera que o Brasil vai crescer e ter mercado de produção. E para o cooperativismo construir boas margens, além de tudo que já faz, deve estar atento a quatro grandes áreas: 1) Economia digital e Tecnologia; 2) Inovação e Diferenciação; 3) Economia Circular e Ambiental e 4) Economia Coletiva e Compartilhamento.

Neves também discorreu sobre as características das empresas que vencem na agricultura e destaca: "Precisamos ficar melhor antes de ficar maior, fazer uma boa gestão, compartilhar os ganhos com a equipe e estar atento às novas tecnologias. O mundo é dos gigantes e o cooperativismo é gigante, sendo pequeno. As cooperativas precisam mostrar o que estão fazendo em benefício das questões que interessam ao mercado consumidor. Aproveitem as oportunidades", finalizou.

Sicoob amplia seguros de vida e cobre casos de Covid-19

Sicoob amplia seguros de vida e cobre casos de Covid-19

Durante a pandemia do novo coronavírus, seguindo seus valores de comprometimento, respeito e solidariedade com seus cooperados, o Sicoob incluiu a Covid-19 na lista de coberturas de seus seguros de vida, ampliando assim a proteção dos associados em um momento delicado da saúde mundial.

Assim como as epidemias, as pandemias normalmente são colocadas na lista de "Riscos Excluídos" nos contratos de seguro. Por isso, a doença causada pelo novo coronavírus não estava originalmente coberta pelos seguros de vida. "Resolvemos suspender essa determinação ainda em abril/20 para incluir casos de falecimento ou invalidez causados pela Covid-19", explica o diretor comercial do Sicoob Seguradora, Guilherme Ferreira. De acordo com Ferreira, a inclusão da Covid-19 na cobertura dos seguros de vida é uma demonstração do cuidado que o cooperativismo tem com as comunidades em que estão inseridas às cooperativas.

Devido a esse cuidado e graças aos produtos criados de forma exclusiva aos cooperados do Sicoob, o Sicoob Seguradora registrou um crescimento de 50% no 1º semestre de 2020, se comparado ao mesmo período de 2019. "Nosso propósito de ampliar a justiça financeira gera soluções financeiras adequadas e sustentáveis para também promover a solidariedade em todo o território nacional", afirma.

Outra inovação é a possibilidade de contratação dos seguros de vida diretamente pelos canais digitais, como o App Sicoob, além da contratação física nas cooperativas.

Os cooperados contam com um portfólio exclusivo de produtos e soluções que abrangem todos os ramos de seguros. Os seguros de vida têm opções para pessoas com idade entre 16 e 65 anos e para os mais experientes (até 85 anos), além de coberturas em casos de doenças graves.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
Foto: Léo Macário
Inscrições abertas para o Seminário Online do Ramo Transporte da Região Sul

Inscrições abertas para o Seminário Online do Ramo Transporte da Região Sul

O Sistema Ocergs promove, em conjunto com o Sistema Ocepar (Paraná) e Ocesc (Santa Catarina), no dia 6 de agosto, na Plataforma Microsoft Teams, o Seminário Online Perspectivas e Fortalecimento do Ramo Transporte da Região Sul.

O evento tratará sobre as novidades e ações do ramo, apresentação de cases de cooperativas sobre intercooperação, inovação e identidade cooperativa, além de uma palestra sobre Cooperação x Competição no Cooperativismo de Transporte.

As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/3j5YSIO. O evento acontece das 15h às 17h30. No dia do evento, no período da manhã, o participante receberá o link de acesso ao evento.

Confira a programação:

15h: Abertura institucional – OCB e representantes das unidades estaduais do PR, RS e SC.

15h20: Apresentação das ações e principais novidades do Ramo Transporte – OCB e coordenador nacional do ramo Transporte, Evaldo Moreira Matos. 

15h45: Apresentação dos cases:

PR – Requisitos para intercooperação – Rodocoop – Marcos Trintinalha

SC – Inovação – Coopercarga – Osni Roman

RS – Identidade Cooperativa – O case Vale Log - Adelar Steffler

16h45: Palestra “Cooperação x Competição no Cooperativismo de Transporte – Adelino Nascimento

17h30: Encerramento

Para mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Programa Mais Leite Languiru bonifica produtores no período de entressafra

Programa Mais Leite Languiru bonifica produtores no período de entressafra

Finalizou no mês de junho o Programa Mais Leite Languiru na Entressafra 2020. O período tem apresentado melhores preços e a cooperativa visa compartilhar isso com o seu produtor, além de incentivar o aumento da produção, num intervalo de tempo em que, historicamente, ela se apresenta menor.

Conforme previsto no regulamento, no dia 29 de julho iniciou o pagamento do bônus referente aos meses de março, abril, maio e junho. O produtor recebe R$ 0,30 para cada litro que exceder 80% da média da entressafra em relação ao período da safra. É feita uma média do volume de leite entregue nesse intervalo e comparativo para verificar se a meta foi atingida.

Mais de 700 propriedades rurais recebem o bônus conforme preconizado pelo regulamento. O valor que está sendo pago aos produtores rurais ultrapassa os R$ 400 mil. Já o incremento da produção foi de 1,385 milhão de litros, beneficiando produtores e indústria num período que apresentou preços melhores na venda do produto.

Produtor recebe em vale-compras

O pagamento do bônus ocorre na forma de vale-compras nas lojas Agrocenter Languiru, na Fábrica de Rações e nos Supermercados Languiru. Importante observar que um dos critérios para recebimento do bônus trata da fidelidade à cooperativa. O produtor de leite deixa de ter direito ao bônus caso não esteja encaminhando regularmente a produção à Indústria de Laticínios da Languiru até a data do pagamento.

“Fideliza o associado”

Blásio Gräf (61) é dono de uma propriedade rural situada em Linha Forqueta Baixa, no município de Arroio do Meio. No momento, são 45 vacas em lactação que produzem 1,2 mil litros de leite por dia. As tarefas da propriedade também são desempenhadas pela esposa Vera Lúcia (55), filhos Leocádio (22) e Leonardo (27). A família também recebeu o Prêmio Entressafra.

Leonardo entende que o bônus incentiva o aumento da produção, no entanto, reitera que depende de cada produtor receber mais ou menos bonificação. “Isso fideliza o associado”, enfatiza.

Blásio compartilha da opinião do filho e menciona outros fatores. “É um valor que é reinvestido na propriedade e valoriza o capricho do produtor”, acrescenta.

Leonardo comenta que o prêmio vai ser investido na compra de insumos como adubo e sementes no Agrocenter Languiru. O jovem produtor ainda destaca a expansão da cooperativa. “Ela sempre busca a inovação”, percebe.

“Bônus representa um reconhecimento”

Com propriedade em Linha Boa Vista Fundos, município de Teutônia, Rudimar (51) e Janete Fensterseifer (46) assumiram a vocação para produção de leite. São 60 vacas em lactação que entregam em torno de 1,5 mil litros de leite por dia. Associados há quase três décadas, contam com a ajuda do filho nas atividades.

Janete entende que toda possibilidade de rendimento deve ser comemorada, ainda mais se for resultado de um esforço adicional, como o Prêmio Entressafra. “Esse bônus representa um reconhecimento para quem investiu neste período”, afirma.

Rudimar observa que este ano, em virtude da estiagem, a safra de milho não rendeu conforme o esperado. Reservaram o melhor silo para tratar o rebanho na entressafra e parece que deu resultado. “Recebemos mais de quatro salários mínimos aumentando a produção”, salienta.

Janete complementa que o bônus será usado para comprar ração para o gado leiteiro, visto que a estiagem afetou o desenvolvimento de grãos para silagem. “É algo diferente”, frisa.

Saiba mais

Caso tenha dúvidas sobre o Programa, o associado pode contatar o Setor de Leite do Departamento Técnico pelo fone (51) 3762-5642 ou aplicativo de WhatsApp (51) 99531-0466.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru
Sancionada lei sobre AGOs digitais e prazo para setembro/20

Sancionada lei sobre AGOs digitais e prazo para setembro/20

Foi sancionada a Lei 14.030/20, que altera a Lei 5.764/71 e permite a participação e votação virtual em assembleias de forma permanente. O tema teve forte atuação da OCB e da Frencoop em todas as etapas.

Em uma situação “normal”, as AGOs acontecem anualmente, até o final do mês de março para as cooperativas no geral, ou até o final de abril para as cooperativas de crédito. A Lei amplia a permissão de realização de AGOs em 2020 até nove meses (setembro) após o término do exercício social. O texto assegura a continuidade dos mandatos até o momento da AGO.

Um dos e-books da série Inovação na Crise do Sistema OCB - uma série de mini-guias criados para ajudar as cooperativas a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise traz o título “Como realizar assembleias digitais” e traz informações sobre legislação, o passo a passo para organizar as reuniões virtualmente e qual plataforma é mais indicada para sua realização. CLIQUE AQUI para acessar o e-book.

Esse também foi o tema de um curso da plataforma de capacitação do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop. O primeiro projeto de desenvolvimento de conteúdo EAD, totalmente desenvolvido pela Escoop por demanda do Sescoop Nacional. Com 4 horas de duração, e de linguagem simples e acessível, o aluno aprende sobre: legislação cooperativista, reuniões e Assembleias Gerais semipresenciais e digitais e, ainda, redação de editais e atas.Clica aqui para acessar a plataforma: https://capacita.coop.br

A Coopersystem também está oferecendo seu software, Curia, para que AGOs virtuais possam ser realizadas no prazo e sem riscos para seus cooperados. Em parceria com a OCB, o aplicativo é gratuito neste ano. Saiba mais sobre o Curia e a parceria com a OCB: https://bit.ly/2DicSic

“Esse é um marco legal muito significativo para o cooperativismo brasileiro. É uma inovação na legislação que, além de proteger a saúde dos cooperados, permite que todas as fases da transparência que deve envolver a gestão de uma cooperativa sejam possibilitadas, independentemente da pandemia”, avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Para acessar a lei completa, acesse: bit.ly/L14030-20

Unicred Porto Alegre e jovens cooperados lançam o ecossistema Uni4Life

Unicred Porto Alegre e jovens cooperados lançam o ecossistema Uni4Life

A visão de futuro, de construção a longo prazo, garantiu a solidez e a segurança nos negócios que a Unicred Porto Alegre – instituição financeira da área da Saúde – ostenta ao completar, neste mês de julho, seus 30 anos de história. Este olhar no que está por vir permitiu que a Cooperativa criasse esse contexto de inovação. Há mais de dois anos evoluindo de forma colaborativa, a instituição apresenta, agora, o ecossistema que possibilitará entender os anseios e melhor atender as novas gerações de cooperados que, por meio de seu trabalho, promoverão a saúde da população.

O Uni4Life é um ecossistema de conexão e conhecimento para estudantes de medicina, residentes e jovens médicos, que vem proporcionando experiências no dia a dia – seja em hospitais e/ou universidades, conteúdos customizados para este momento de vida e soluções financeiras personalizadas com os seus próprios insights.  Uma das ferramentas a ser disponibilizadas para esse público é uma plataforma, recentemente atualizada, agora com versão web e app que já conta com a adesão de ligas acadêmicas, atléticas, centros acadêmicos e Escolas de Medicina parceiras.

A Unicred Porto Alegre lidera a gestão do Uni4Life, fazendo estudos, mapeamento e análises de comportamento de público, além de promover parcerias e validar as soluções que no futuro poderão ser estendidas ao Sistema Unicred, através da Unicred do Brasil, que desde já é responsável pelo suporte em tecnologia.

Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, o Uni4Life é uma forma de conexão com os jovens. “Eles precisam saber que apoiamos seu crescimento pessoal e profissional, que queremos ouvir o que têm a dizer, seus anseios, seus objetivos e expectativas, pois serão o futuro da Cooperativa”. Na sua opinião, são estes jovens que irão garantir a perenidade da instituição e dar segmento aos valores e princípios do cooperativismo.

Na mesma linha, o diretor-geral da Cooperativa, João Batista Loredo de Souza, reitera que atuar junto às comunidades está na essência do cooperativismo. Ele avalia que “o Unif4Life vai continuar crescendo como uma comunidade, onde os jovens poderão ser acompanhados de perto, em seus estudos e início de carreira. A aproximação da Cooperativa com este público possibilita construir um futuro juntos”, comemora.

O parceiro que quiser hospedar seu evento pela plataforma pode solicitar de forma autônoma pela versão web para validação da Cooperativa. Preparada para eventos presenciais e virtuais, o organizador do evento vai contar com site para validação de ingressos; analytics com detalhamento de participação, além de facilidade no compartilhamento com seu público e acesso às demais funcionalidades.

Sobre a Unicred Porto Alegre

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, exclusiva para profissionais da área da saúde, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1 bilhão de ativos, conta com 18 agências que atendem mais de 16 mil cooperados. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/poa ou Facebook e Instagram @unicredportoalegre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Porto Alegre
Unicred RS se destaca como uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

Unicred RS se destaca como uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

Com um sólido histórico de distinções e prêmios em diferentes segmentos, a Unicred RS acaba de se destacar pela primeira vez entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do país. A cooperativa é a única instituição financeira a figurar no ranking Campeãs da Inovação, que evidencia as melhores práticas entre corporações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Elaborado pela Revista Amanhã, o reconhecimento está atualmente em sua 16° edição e conta com o apoio técnico do renomado instituto norte-americano IXL.

A premiação tem como parâmetro investigar as melhores e mais singulares práticas de negócios beneficiadas pela inovação. Nesta edição, foram também considerados os modelos de gestão e promoção da inovação na cultura das corporações. O anúncio da Unicred RS foi recebido com entusiasmo pela diretoria da cooperativa. “O resultado nos impulsiona e nos motiva ainda mais a seguir com o trabalho de excelência que desenvolvemos e a buscar cada vez mais por inovações para oferecer o que há de melhor para cada um dos nossos cooperados”, afirma Rodrigo Borges, diretor-geral da Unicred RS.

Com o objetivo de promover a inovação e implementar as mais novas ferramentas de gestão, a iniciativa Campeãs da Inovação conta com a parceria técnica do IXL - Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O IXL adota como instrumento de mensuração o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) – uma organização sem fins lucrativos que auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver e aplicar a gestão da inovação de nível mundial a partir de certificações globais.

A Unicred RS foi laureada por uma série de projetos e práticas desenvolvidos no último ano onde destacam-se cases de grande êxito. Entre as ações está o Projeto Artéria, que propõe a criação de um ambiente de trabalho multidisciplinar pautado na geração de ideias e promoção do crescimento entre todos, a implementação do CoopWorking, espaço moderno para utilização diversa e coletiva, disponível para todos os cooperados, entre diversas outras estratégias alinhadas às diretrizes de sustentabilidade.

A Cooperativa se torna referência, a partir desta distinção, entre líderes globais conectados ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação, a partir de um programa singular que é elevado por meio de conhecimento, networking, benchmarking e experiência cultural.

A colaboração entre as cooperativas, colaboradores e cooperados foi igualmente um diferencial, assim como a implementação de novos instrumentos de trabalho, plataformas para desenvolvimento e aplicação de ideias (como os Hackathons desenvolvidos pelas cooperativas) e parcerias com startups, como a Coyote e Solus. A cerimônia de premiação, promovida pela Revista Amanhã, ocorrerá em data ainda a ser definida e anunciada.

Clique aqui e confira o ranking completo da premiação.

Sobre a Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 71 pontos de atendimento que representam 62,6 mil cooperados, R$ 4,1 bilhões de ativos e 2,4 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred RS

Ocergs convoca cooperativas para AGO Virtual

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA MODALIDADE DIGITAL OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CNPJ 92.685.460/0001-19 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 09 de Julho de 2020, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2019, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;

2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2020;

3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;

4) Autorizar o Presidente e o Diretor Técnico-Sindical da Entidade a firmar convenções Coletivas e/ou Acordos em processos de Revisão e/ou Dissídios Coletivos;

5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2021;

6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.

Notas:

1) A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em https://www.ocergs.coop.br/ago2020

2) Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 5 de junho de 2020, é de 364 (trezentos e sessenta e quatro) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.

Porto Alegre, 10 de junho de 2020.

Vergilio Frederico Perius, Presidente

Novo curso on-line ajuda cooperativas a implementar mentalidade ágil

Novo curso on-line ajuda cooperativas a implementar mentalidade ágil

A inovação no cooperativismo está a todo o vapor e o Sistema OCB, com o InovaCoop, trouxe um estímulo a mais para esse processo se tornar parte indissociável do dia a dia das cooperativas.

O site é atualizado constantemente, então sempre tem alguma novidade por lá que pode acender a luz de ideias aí na sua cabeça. Nesta semana, inclusive, foi lançado um novo curso na plataforma: Mentalidade Ágil, com métodos para dar mais agilidade aos processos nas cooperativas.

O curso traz uma série de dicas e ferramentas importantes para otimizar os processos organizacionais. Outro aspecto fundamental abordado é a necessidade de adaptação de um modelo mental que, somado às ferramentas corretas, faz com que o trabalho na sua cooperativa flua com muito mais agilidade.

Na plataforma de inovação feita sob medida para as cooperativas é possível encontrar notícias, artigos, cases de sucesso, cursos e ferramentas que vão facilitar a vida de quem quer buscar novas soluções para antigos problemas ou construir caminhos diferentes para obter os melhores resultados em seus negócios.

Acesse agora inova.coop.br e veja como inovar na sua cooperativa é muito mais fácil do que se imagina!

Abertas as inscrições ao Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano. Cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, regulares com a OCB, independentemente do ramo ou porte, têm de hoje (30/6) até o dia 3 de setembro para garantir sua participação. As interessadas também devem estar com seu cadastro plataforma Sou.Coop atualizado.

Nesta edição, a premiação vem cheia de novidades, mas com o mesmo objetivo: destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. A premiação, realizada pelo Sistema OCB, é também uma oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, social e economicamente.

Ficou interessado? Acesse agora mesmo o site melhores.premiosomoscoop.coop.br e confira o regulamento completo.

NOVIDADES

Neste ano, as categorias apresentam duas novidades. A primeira é que Desenvolvimento Sustentável foi incorporada pela Cidadã, reforçando, ainda mais, o compromisso das coops com os ODS da ONU, em sua agenda 2030. As demais categorias são: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Fidelização; Inovação; e Intercooperação. E a regra continua a mesma: pode ser inscrito somente um case por categoria.

INFLUENCIADORES

A segunda novidade é a criação da categoria Influenciadores Coop, direcionada a pessoas físicas consideradas referência na disseminação do cooperativismo brasileiro. Mas não para por aí: as indicações serão feitas pelas unidades estaduais do Sistema OCB e os vencedores serão escolhidos por votação popular no site do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

“O que a gente quer com essa nova categoria, Influenciadores Coop, é reconhecer quem tem levado o propósito e os diferenciais do cooperativismo a mais e mais pessoas, fazendo isso a partir de um trabalho sério, com a produção de conteúdo relevantes e ao mesmo tempo alinhados ao que propõe o nosso movimento. Porque a nossa intenção maior com tudo isso é fazer um Brasil melhor, com mais cooperação, inovação, igualdade e sustentabilidade. E isso não só no discurso, mas na prática”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Fonte: Sistema OCB
Vem aí o Prêmio Somoscoop Melhores do Ano

Vem aí o Prêmio Somoscoop Melhores do Ano

A 12ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano chega cheia de novidades! Mas o objetivo continua o mesmo: destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. A premiação, realizada pelo Sistema OCB, é também uma oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, social e economicamente.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, tradicionalmente, as ações inscritas no prêmio são sempre relativas ao biênio anterior, “contudo, por conta da pandemia, as cooperativas poderão inscrever projetos realizados em 2020 desde que tenham resultados já neste ano. Assim, vamos poder identificar e premiar iniciativas com foco no combate à disseminação do novo Coronavírus ou que visem à diminuição dos impactos socioeconômicos gerados pela pandemia.”

Neste ano, as categorias apresentam duas novidades. A primeira é que Desenvolvimento Sustentável foi incorporada pela Cidadã, reforçando, ainda mais, o compromisso das coops com os ODS da ONU, em sua agenda 2030. As demais categorias são: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Fidelização; Inovação; e Intercooperação. E a regra continua a mesma: pode ser inscrito somente um case por categoria.

A segunda novidade é a criação da categoria Influenciadores Coop, direcionada a pessoas físicas consideradas referência na disseminação do cooperativismo brasileiro. Mas não para por aí: as indicações serão feitas pelas unidades estaduais do Sistema OCB e os vencedores serão escolhidos por votação popular no site do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

“O que a gente quer com essa nova categoria, Influenciadores Coop, é reconhecer quem tem levado o propósito e os diferenciais do cooperativismo a mais e mais pessoas, fazendo isso a partir de um trabalho sério, com a produção de conteúdos relevantes e ao mesmo tempo alinhados ao que propõe o nosso movimento. Porque a nossa intenção maior com tudo isso é fazer um Brasil melhor, com mais cooperação, inovação, igualdade e sustentabilidade. E isso não só no discurso, mas na prática”.

Ficou interessado? Acesse agora mesmo o site melhores.premiosomoscoop.coop.br e confira o regulamento completo.

INSCRIÇÕES

As cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, regulares com a OCB podem se inscrever. As interessadas também devem estar com seu cadastro plataforma Sou.Coop atualizado. Vale destacar que o prazo é 3 de setembro.

Fonte: Sistema OCB
Sistema OCB lança plataforma InovaCoop

Sistema OCB lança plataforma InovaCoop

Falar sobre inovação já foi tabu em muitas organizações. Mas com a chegada acelerada de muitas tendências, em especial nos últimos meses, o assunto que já era ponto importante no mercado virou pauta obrigatória em todos os setores. Para as cooperativas, que já nasceram a partir de uma ideia inovadora, se reinventar e fazer algo novo é parte do seu DNA. O caminho é utilizar esse potencial e buscar mais inspirações tanto dentro do próprio cooperativismo quanto fora, para construir a sua proposta de inovação.

InovaCoop

Alinhado às diretrizes definidas no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o Sistema OCB tem investido cada vez mais em processos transformadores para as cooperativas. Dentre as ações propostas está o InovaCoop, a plataforma de inovação do cooperativismo brasileiro. O site reúne novidades sobre inovação no Brasil e no mundo - dentro e fora do nosso setor - cursos, ferramentas, informação e conhecimento, tudo para ajudar as cooperativas a inovarem na prática.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a pandemia e as crises política e econômica aceleraram as motivações para trabalhar com o cooperativismo na era das inovações. “Inovação é fundamental para se conviver nesse mundo atualizado, para você criar e recriar, e nesses últimos 90 dias de isolamento social a gente tem descoberto que tem muito a fazer e inovar”, destacou Freitas.

A plataforma InovaCoop é o ambiente criado pelo Sistema OCB para fomentar a inovação nas cooperativas. “Tá na hora da gente inovar, da gente ousar e ter coragem de fazer diferente, de fazer o novo. E nós precisamos criar um ambiente para isso”, reforçou o presidente do Sistema OCB celebrando o lançamento do site que já está disponível com conteúdos abertos, para qualquer visitante, e também com conteúdos exclusivos para cooperativas registradas e regularizadas. Para ver o site, acesse: www.inova.coop.br.

Cooperativas inovadoras, negócios transformadores

Para lançar um projeto novo como o InovaCoop, era preciso um evento de impacto e que marcasse presença - guardados os devidos cuidados que o momento exige. Então o Sistema OCB realizou um webinário e convidou ninguém menos que Vinícius David, professor de Liderança e Inovação na Universidade da Califórnia em Berkeley, um dos nomes mais respeitados da inovação no Vale do Silício, com mais de 10 anos no mercado americano, atuando com empresas ranqueadas na Fortune 100.

Com o tema “Cooperativas inovadoras, negócios transformadores”, o evento on-line reuniu mais de 450 pessoas, entre cooperados e representantes de unidades estaduais do Sistema OCB. Durante um pouco mais de uma hora, os participantes receberam diversas dicas de como criar um ambiente inovador na sua cooperativa e quais caminhos seguir para isso.

Para David, o aspecto central da inovação é o propósito. É a partir dele que se consegue transformar uma comunidade, criar oportunidades. Nesse sentido, o especialista destacou a importância do cooperativismo: “no momento de desafio econômico, o cooperativismo se destacou e foi totalmente contra ao que existia do ponto de vista de economia, de projeções. As coisas cresceram e cresceram por uma seguinte razão: a receita do cooperativismo, onde 1 + 1 nunca é dois, é sempre 3, 4 ou 5. É essa essência, do que significa o cooperativismo, que realmente cria essa oportunidade única de que, em um momento de crise, você consiga se destacar”.

Outro ponto fundamental trazido por Vinicius David é o cuidado que as empresas precisam ter ao se propor inovar. Afinal, a inovação não está diretamente relacionada apenas com o uso da tecnologia. “É preciso pensar de forma estratégica como aquela ferramenta vai impactar o dia a dia das pessoas, como otimizar o produto ou serviço que já é entregue. Inovar e fazer diferente não é apenas seguir a “moda” e colocar algo moderno e tecnológico no mercado, é preciso levar em consideração a funcionalidade e o impacto real daquilo”, ressaltou.

Além de apontar muitos dos diferenciais  das cooperativas, Vinícius David também mostrou o quão importante é a criação de estratégias inovadoras centradas nas pessoas. “Para muitas empresas, esse ainda é um grande desafio, mas para as cooperativas, que têm em suas bases a valorização das pessoas, o processo tende a acontecer de forma muito mais natural, reafirmou David.

Nosso webinário - E se você não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, fique de olho nas nossas redes sociais. Vamos disponibilizar no canal do Sistema OCB no YouTube a íntegra do evento.

 
Tags #inovacoop #inovacao #valedosilicio #webinario
Inovação com a marca Coop

Inovação com a marca Coop

Inovar nos negócios é, para alguns, algo natural, mas para a maioria ainda é um desafio. Por isso, o Sistema OCB disponibiliza, nesta semana, o Inovacoop, um site temático, totalmente voltado para o ambiente cooperativista. A plataforma traz exemplos de inovação em processos, produtos, serviços e no modelo de negócios. Traz, também, cursos e conteúdos com foco em estimular a cultura da inovação no cooperativismo.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o InovaCoop surge num momento em que a reinvenção do negócio pede agilidade. “Desde que surgiram, há quase 200 anos, as cooperativas mostram o quanto são inovadoras por natureza. São empresas, mas diferentes dos tipos mercantis, graças à essência do nosso negócio que é o cuidado com as pessoas e, também, aos seus sete princípios e seus valores universais”, explica o líder cooperativista.

Dividido em cinco áreas, o site apresenta dois tipos de conteúdo: parte público e parte exclusivo para cooperativas registradas na OCB, como é o caso de ferramentas e dos cinco cursos a serem oferecidos. Vale destacar que o site oferece um radar da inovação, com boas práticas segmentadas por ramo, tipo de inovação e por região. Também é possível salvar e até compartilhar os cases nas redes sociais. Mais de 20 experiências de coops inovadoras, nacionais e internacionais, já fazem parte da plataforma e novos cases serão inseridos constantemente.

“Nossa expectativa é de que as cooperativas que inovam se sintam estimuladas a nos enviarem suas boas práticas. Assim, poderemos disponibilizar esse material às demais, fortalecendo ainda mais o cooperativismo brasileiro”, informa a coordenadora de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo. Segundo ela, quanto mais, melhor. “Quem acessar os cases vai encontrar, também, os contatos das pessoas responsáveis pela condução daquela inovação na cooperativa. Isso favorece a intercooperação, que também é um dos nossos objetivos”, declara.

WEBINÁRIO

O InovaCoop está disponível a partir desta terça (16/6), mas o lançamento oficial está marcado para o dia 18/6, com um evento on-line (webinário) que contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e de Vinícius David, executivo em tecnologia no Vale do Silício, com mais de 10 anos de vivência no mercado americano e vasta experiência em liderança de negócios e de times executivos ao redor do mundo. O tema é Cooperativas Inovadoras, Negócios Transformadores. Começa às 15h e é necessária inscrição pelo link: https://materiais.somoscooperativismo.coop.br/webinario_inovacoop

MENTORIA

Durante a live, os participantes concorrerão a uma mentoria exclusiva a ser dada por Vinícius David, com foco no desenvolvimento do negócio.

Fonte: Sistema OCB
Sicredi disponibiliza recurso para pagamentos no WhatsApp

Sicredi disponibiliza recurso para pagamentos no WhatsApp

Já imaginou transferir e receber valores monetários por WhatsApp com a mesma facilidade, segurança e agilidade com as quais você envia e recebe fotos? Essa é a mais nova funcionalidade que os associados do Sicredi terão com o lançamento da solução desenvolvida pelo Facebook Pay no Brasil.

O recurso integrará a nova versão do aplicativo de mensagens instantâneas que será gradualmente disponibilizada para atualização nas plataformas a partir desta segunda-feira, 15 de junho. A novidade promete mudar a cultura de pagamentos no Brasil e o Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa a fechar parceria com o Facebook Pay e disponibilizar a solução. Além disso, vem para trazer mais conveniência, praticidade e rapidez aos associados da instituição na realização de pagamentos, cobranças e recebimentos.

“Temos como uma de nossas premissas proporcionar novas soluções de pagamento e experiências aos associados por meio da digitalização. Desenvolvemos uma série de projetos que nos colocam na vanguarda das inovações do sistema financeiro nacional, e esta é mais uma demonstração disso”, afirma o diretor executivo de Produtos e Serviços do Banco Cooperativo Sicredi, Cidmar Stoffel.

As transações entre pessoas físicas pelo WhatsApp serão instantâneas, sem tarifas e limitadas a R$ 1 mil por operação, até um total de R$ 5 mil mensais, por meio de qualquer cartão de débito ou crédito do portfólio do Sicredi cadastrado. Transações envolvendo estabelecimentos comerciais poderão ser feitas também pela modalidade crédito do cartão, somente via WhatsApp Business por parte dos recebedores – neste caso, uma tarifa fixa de 3,99% será aplicada a cada pagamento recebido.

Para usar o recurso, os associados do Sicredi deverão fazer o cadastro de seus cartões na área de pagamentos do WhatsApp. O processo envolve a criação de senhas e registro de biometria, o que confere segurança às operações. As transferências poderão ser feitas em poucos cliques: 1) escolha do contato beneficiário, 2) seleção da opção “Pagamento”, 3) inserção do valor, 4) confirmação do valor e 5) Confirmação de senha.

“Estamos muito empolgados para trazer pagamentos no WhatsApp para nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante do que em um momento como este”, declara Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp. “As pequenas empresas são a espinha dorsal do País. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, finaliza.

Além da agilidade e simplicidade do processo, com a possibilidade de se confirmar pagamentos pelo próprio chat, os usuários terão acesso ao histórico de transferências no próprio aplicativo.

“A novidade segue o nosso direcionamento de disponibilizar soluções que estejam conectadas com a melhora da experiência de pagamento dos nossos associados no dia a dia. Dessa forma, contribuímos com uma nova maneira de relacionamento com a vida financeira a partir de uma nova cultura de pagamentos, com mais segurança e praticidade”, afirma Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamento do Sicredi.

Para mais informações acesse www.sicredi.com.br/coop/pagamentos-whatsapp ou www.whatsapp.com/payments/br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Ocergs convoca cooperativas para Assembleia Geral Ordinária

Ocergs convoca cooperativas para Assembleia Geral Ordinária

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA MODALIDADE DIGITAL OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CNPJ 92.685.460/0001-19 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 09 de Julho de 2020, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2019, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;

2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2020;

3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;

4) Autorizar o Presidente e o Diretor Técnico-Sindical da Entidade a firmar convenções Coletivas e/ou Acordos em processos de Revisão e/ou Dissídios Coletivos;

5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2021;

6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.

Notas:

1) A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em https://www.ocergs.coop.br/ago2020

2) Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 5 de junho de 2020, é de 364 (trezentos e sessenta e quatro) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.

Porto Alegre, 10 de junho de 2020.

Vergilio Frederico Perius, Presidente

Inovação é tema de novo e-book

Inovação é tema de novo e-book

O novo e-book da série Inovando na Crise, elaborado pelo Sistema OCB, mostra o quanto as cooperativas são negócios inovadores, desde que surgiram há quase 200 anos. Para se ter uma ideia, a primeira cooperativa, criada no interior da Inglaterra por um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher), apresentou ao mundo um novo jeito de fazer negócios. Mais justo e pautado em valores e princípios morais, o cooperativismo deu tão certo que rompeu as barreiras inglesas e, atualmente, é praticado em mais de 100 países.

No e-book Como inovar na crise, você vai conhecer um pouco mais sobre o que essa palavra significa para as cooperativas hoje em dia, sobretudo neste momento de pandemia. O material também destaca que, para que continuem inovadoras, as cooperativas precisam oferecer soluções para os desafios de seu contexto. “É importante flexibilizar e se adaptar ao novo, criar alternativas para que o fluxo decisório interno não seja um entrave à inovação, que tende a ganhar força em organizações ágeis e com estruturas flexíveis. Ter uma liderança que fomente a inovação é imprescindível”, comenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB. Além disso, o e-book também explica que é fundamental empenhar esforços para promover a mudança de mindset e de cultura. O benchmarking - ou seja, a busca de informações e exemplos de empresas mercantis ou cooperativas que já estejam inovando - é muito benéfico nesse sentido. É por isso que esse livro digital traz, ainda, alguns exemplos de inovação que podem inspirar as cooperativas. Clique aqui para conhecer.
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Guia para implementação de delivery nas cooperativas

Guia para implementação de delivery nas cooperativas

Já é parte do cotidiano de boa parte das pessoas o consumo de alimentos por delivery, mas com a pandemia, outros negócios além dos passaram a adaptar esse formato à sua realidade. As cooperativas que produzem bens e alimentos e as que transportam estão entre eles. Com as pessoas ficando mais tempo em casa, automaticamente o comércio on-line de todos os tipos de produtos e serviços aumentou. E para não perder vendas, quem ainda não tinha se adaptado teve que correr contra o tempo. Para ajudar as cooperativas nessa corrida, o Sistema OCB lançou a série de e-books Inovando na Crise, com dicas fundamentais para as cooperativas inovarem e se adequarem aos novos tempos. No 7º volume da série, as cooperativas vão aprender a planejar e montar um sistema de delivery e, ainda, a calcular os custos e benefícios para o seu negócio. Além disso, vão também entender melhor como a intercooperação pode ser a chave para o sucesso nesse novo formato de entrega à domicílio. Baixe agora o e-book Delivery: como implantar e saiba como estruturar esse serviço na sua cooperativa e quais os exemplos de outras cooperativas que têm dado certo! Série Inovação na Crise Perdeu algum dos e-books da série Inovação na Crise? Clique aqui para ver todos os volumes lançados e baixar o seu. É de graça!
Fonte: Sistema OCB
Série Inovação na Crise traz orientações para Telessaúde

Série Inovação na Crise traz orientações para Telessaúde

A tecnologia tem sido o meio de sobrevivência para muitos serviços durante a pandemia. E para a área da saúde, ela se tornou fundamental para ajudar a salvar vidas. Com a regulamentação do uso da telessaúde neste período de pandemia, os profissionais de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros - terão maiores insumos para realizar seu trabalho, que mais do que nunca se faz necessário, mas que neste momento precisa ser feito também a distância para evitar aglomerações em hospitais e centros de saúde.

Centenas de cooperativas de saúde pelo país estão se adaptando a essa nova possibilidade de cuidado com o próximo e para auxiliá-las nesse processo, o novo e-book da série Inovação na Crise traz os aspectos legais e informações sobre como colocar em prática o atendimento on-line.

Clique aqui e baixe agora o e-book Telessaúde: saiba como fazer! 

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