Na tarde de 06 de dezembro junto as dependências da Escola General Osorio em Linha Timbauva, Candido Godoi, a Coopermil, em parceria com a Cooperconcordia, Fecoagro/RS e Sistema Ocergs-Sescoop/RS concluíram o Projeto Piloto de implantação de disciplina específica sobre a plataforma digital Smartcoop no Programa Aprendiz Cooperativo do Campo.
O objetivo deste programa piloto foi de forma pioneira possibilitar aos filhos de associados da Coopermil que participam desta turma do jovem aprendiz cooperativo do campo fossem qualificados para auxiliarem seus pais na utilização da ferramenta e servir de modelo para a ampliação do trabalho junto ao quadro social da Cooperativa. Da mesma forma foi possível ampliar o alcance do trabalho do Smartcoop e também analisar a viabilidade e a importância de tornar está disciplina permanente no Aprendiz do Campo.
A aprendiz Gabrieli Rosani Syska comentou: “na minha opinião o aplicativo SmartCoop facilita muito a vida dos produtores pois nele todos os membros da família podem estar sempre o atualizando, as suas funcionalidades são bem variadas, gerando muito mais organização e praticidade na hora de buscar às informações, tendo como resultado poder estar em qualquer lugar e sempre informado sobre os detalhes da sua propriedade”.
Na avaliação da família Weiss “O Smartcoop era o que estava faltando no dia a dia do produtor rural. O aplicativo vem sendo uma ferramenta bastante útil e importante, com ele podemos registrar grande parte das informações da propriedade de uma forma mais rápida e prática, esperamos que continue fazendo parte do nosso trabalho”.
A partir dos resultados obtidos no projeto piloto, as entidades envolvidas avaliam e discutem com a Ocergs-Sesccop a necessidade e a possibilidade de tornar a disciplina do Smartcoop como permanente na ementa do curso do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coopermil
Inovação
A bebida láctea Staymune foi eleita o Lançamento do Ano na categoria Perecíveis no Carrinho Agas 2021. A distinção foi incluída nesta edição pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e entregue junto a premiação aos fornecedores destaque do ano. O produto inovador foi lançado no início do ano, atendendo aos anseios dos consumidores, que buscavam por produtos diferenciados e que trazem benefícios à saúde e imunidade. A Staymune traz em sua composição duas substâncias importantes para o funcionamento do organismo e fortalecimento da imunidade: a beta-glucana de levedura e a fibra FOS (frutooligossacarídeo), além das vitaminas A C e D.
Às vésperas de completar 110 anos de história, a Santa Clara também foi escolhida como a Melhor Fornecedora de Leites. A marca é o maior share de mercado em volume de leite no Rio Grande do Sul.
As honrarias foram recebidas pelo supervisor de Vendas Denis Misturini em cerimônia de premiação realizada na noite de ontem, no Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Além dos destaques deste ano, a Cooperativa já foi premiada outras 13 vezes em edições anteriores.
Os agraciados do Carrinho Agas foram escolhidos através de votação direta por parte dos 250 maiores supermercados do Estado, que levaram em conta a responsabilidade social na pandemia, share de mercado, qualidade dos produtos ou serviços, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento de prazos de entrega.
Sobre a Cooperativa Santa Clara
Em 2021, a Santa Clara completou 109 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus mais de 5 mil associados, em mais de 135 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácias e 27 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Clara
Inovação
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Itororó, localizada em Palmas, no município de Arroio do Meio, agora possuem um farto e rico material para leitura. Na manhã desta quarta-feira, dia 24 de novembro, o Programa Criança Dália realizou a doação de diversas coleções de livros infantis e de cunho pedagógico no valor de R$ 3 mil.
Os livros farão parte do Projeto de Incentivo à Leitura que está sendo implementado pela instituição de ensino que possui 111 anos de existência e conta com 36 crianças matriculadas. Os exemplares também estarão disponíveis na Biblioteca que será inaugurada no dia 27, quando as crianças terão um dia de atividades culturais na escola.
Segundo a diretora, Betina Raquel Friedrich Leidens, a leitura leva a pessoa, principalmente as crianças, ao entendimento de assuntos distintos. “O que é entender, compreender e perceber sem o hábito de ler? A leitura possibilita o contato com culturas diferentes, mundos imagináveis, conhecimentos para a vida”. Por fim, parafraseou o escritor Mário Quintana, “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
O presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, reforçou o propósito do Programa Criança Dália estar presente também na formação educacional destas crianças, auxiliando escolas na aquisição de materiais que venham a incentivá-las ao conhecimento e ao hábito de ler com mais frequência. “Ler é aflorar a imaginação e observar crianças tão pequenas já introduzindo este costume em seus cotidianos é motivo da satisfação para a Dália Alimentos”. Também participou da entrega o conselheiro de Administração da região, Rodrigo Schmitz e a professora Carla Scherer.
Em forma de agradecimento pelos livros recebidos, a aluna Milena Leite (9) leu trechos do livro “Obrigado”, da coleção Boas Maneiras da Editora Ciranda Cultural, que em poucas palavras ensina que o gesto de agradecer é uma formar gentil de mostrar como ficamos satisfeitos com algo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos
Inovação
O Sistema OCB divulgou, nesta quinta-feira (25), as cinco cooperativas que participarão da segunda edição do programa InovaCoop Conexão com Startups, com foco no ramo Agro. Os cinco desafios selecionados são das cooperativas: Cemil (MG), Coopama (MG), Coplana (SP), Santa Clara (RS) e Uneagro (SC). Neste mesmo dia aconteceu o primeiro encontro com as cooperativas selecionadas.
A ideia do programa é utilizar a inovação aberta, que ocorre com parcerias ou intercooperação para, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução para os desafios apresentados pelas cooperativas selecionadas. “Ao conectar as duas pontas em uma rede, o objetivo é aumentar a eficiência dos projetos, reduzir custos e riscos, melhorar o retorno sobre os investimentos e ampliar as oportunidades e fontes de receita”, afirma Samara Araujo, coordenadora de Inovação do Sistema OCB.
Ainda segundo ela, é importante ressaltar que as soluções para os desafios selecionados precisam ter potencial para serem escalados para outras cooperativas. “Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação no cooperativismo, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando novas oportunidades”.
Durante o evento de kick-off, realizado de forma virtual, o Silo Hub (parceria entre a Embrapa e Neoventures) apresentou as etapas do processo de busca das soluções para os desafios e as equipes envolvidas. No próximo dia 1º, as cooperativas participam de um workshop para refinamento dos desafios e no dia 10/12, eles serão divulgados para que as startups possam se inscrever no programa e, junto com as cooperativas, iniciar o desenvolvimento das soluções.
Os critérios de seleção utilizados para a escolha das cinco cooperativas selecionadas levaram em consideração, entre outros pontos, a relevância da solução do desafio para o ramo Agro; a possibilidade de aplicação da solução em outras cooperativas (escalabilidade); a disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup; e o potencial de soluções que apontem melhorias em práticas de sustentabilidade ambiental.
Para a supervisora de relacionamento com o cooperado da Coopama, Lorena Miranda estar entre os cinco selecionados para o programa é uma oportunidade única e um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cooperativa. “Esperamos com esse desafio dar mais agilidade aos nossos processos, fortalecendo nossa cadeia com os produtores”, afirmou.
Já a vice-presidente da Uneagro, Lúcia Helena acredita que a segunda edição do programa veio ao encontro das demandas da cooperativa que já estava em busca de inovações para otimizar o trabalho desenvolvido e se aproximar ainda mais dos produtores rurais associados. “É um momento muito especial”, declarou.
Para saber mais sobre a segunda edição CLIQUE AQUI.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
Com o objetivo de tornar a atividade agrícola mais rentável, viabilizando os investimentos necessários e incentivando a permanência no campo e sucessão rural, a Cotribá está apoiando o acesso dos seus associados ao crédito agrícola. O aporte de recursos para o financiamento da lavoura através dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) complementa todos os demais serviços já realizados pela Cooperativa, como a assistência técnica, o fornecimento de insumos agrícolas e a infraestrutura de recebimento e comercialização da safra colocada à disposição dos produtores em mais de 20 municípios gaúchos.
A Cotribá tem contribuído cada vez mais com os seus associados, conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos produtores em períodos de frustração de safra, além das altas taxas de financiamento e o aumento dos preços dos insumos. A Cooperativa buscou no mercado de capitais uma alternativa para o custeio agrícola, através do CRA. A partir de um amplo trabalho de sua equipe financeira, a Cotribá foi a cooperativa pioneira na emissão do primeiro CRA de forma 100% digital, no final de 2020. Após o sucesso das duas primeiras operações financeiras, que já beneficiaram 247 produtores com R$ 118 milhões em recursos, a Cotribá participou como investidora na terceira emissão do CRA aos associados da Cooperativa, o que contribuiu para a redução da taxa de juros do CRA, que ficou na média em CDI + 0,74% a.a. aos produtores.
Esta operação financeira, liquidada no dia 12 de novembro, foi a terceira emissão de CRA aos associados da Cotribá, com o apoio da Cooperativa. A operação se destaca pelo valor superior às duas primeiras emissões (R$ 97,5 milhões) e pela garantia de 80% da operação pelo BNDES. E, principalmente, pelo aporte de recursos da Cotribá como investidora, o que possibilitou a redução da taxa de juros. O Banco Bradesco BBI foi o responsável pela coordenação e distribuição dos CRAs. Já a operacionalização técnica foi mais uma vez feita pela parceria com a Ecoagro Securitizadora, na plataforma100% digital da empresa Agromatic.
“A Cotribá tem demonstrado grande compromisso com o desenvolvimento de seus associados, oferecendo alternativas ao financiamento bancário. Sabemos dos desafios do acesso ao crédito e por isso buscamos no CRA uma alternativa aos produtores para o custeio da lavoura e a realização de suas atividades”, salienta o vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento.
“O sucesso desta operação contou com a participação das unidades da Cotribá em um trabalho coletivo, com muita dedicação de toda a equipe para informar os produtores, e com toda nossa organização para realizar uma negociação sólida e com as melhores condições aos nossos associados”, destaca a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner.
“Com todo o trabalho desenvolvido para a emissão do CRA, temos reforçado o compromisso de fortalecer o agronegócio, apoiar o desenvolvimento das atividades dos nossos associados e das comunidades onde atuamos. Onde tem agricultura forte, tem-se emprego e renda”, reforça o presidente Celso Leomar Krug.
Os recursos da terceira operação de emissão do CRA da Cotribá vão apoiar 125 produtores associados da Cooperativa na aquisição de produtos e insumos agropecuários para a safra 2021/2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá
Inovação
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS transmite, nos dias 25 e 26 de novembro, através do seu canal no Youtube, das 9h às 11h, o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2021, o evento tem como público-alvo presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação.
Programação:
25 de novembro
Painel: Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação
Martiniano Lopes - Sócio líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos.
Assista ao evento ao vivo AQUI
26 de novembro
Painel: Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos (CEO Outlook).
Jean Paraskevopoulos Neto - Head de Clientes e Mercados KPMG Brasil e América do Sul e Membro do Comitê Executivo da KPMG Brasil e América do Sul, com experiência na prática de auditoria, servindo como sócio-líder de diversos grupos empresariais brasileiros e internacionais
Assista ao evento ao vivo AQUI
Inovação
A Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) revelou as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021, em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Enologia (ABE), realizada no dia 6 de novembro. Das 406 amostras, 154 de 35 vinícolas se classificaram entre os 30% mais representativos da Safra 2021, com destaque para a presença da Cooperativa Vinícola Aurora, na categoria Vinho Tinto Fino Seco, com o rótulo Alicante Bouschet.
No total, foram mil kits, sendo 700 comercializados e 300 entre o público presencial e ação com mais de 120 jornalistas, blogueiros e influenciadores em seis pontos físicos. Cada um dos kits tinha 16 garrafas (187 ml), todas numeradas de 1 a 16, para que os apreciadores pudessem degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo.
O escritor Rogerio Dardeau e a doutora em enologia Regina Vanderlinde foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2021 e Destaque Enológico 2021, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE a pessoas que em sua trajetória pessoal e profissional contribuem para a promoção do vinho brasileiro.
AS 16 AMOSTRAS
CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE
1. Chardonnay e Pinot Noir – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)
2. Chardonnay – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)
3. Pinot Noir e CHardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)
CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO
4. Viognier – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)
5. Chardonnay – Pizzato Vinhas e Vinhos – Bento Gonçalves (RS)
CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO
6. Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre - Vacaria (RS)
7. Moscato Branco – Vinícola Mioranza – Flores da Cunha (RS)
CATEGORIA ROSÉ FINO SECO
8. Tannat – Casa Venturini – Flores da Cunha (RS)
CATEGORIA TINTO FINO SECO JOVEM
9. Merlot – Vinícola Salvattore – Flores da Cunha (RS)
CATEGORIA TINTO FINO SECO
10. Cabernet Franc – Dal Pizzol Vinhos Únicos (RS)
11. Tannat – Hortência Indústria de Bebidas – Flores da Cunha (RS)
12. Cabernet Sauvignon – Casa Perini – Farroupilha (RS)
13. Tannat – Vinícola Almaúnica – Bento Gonçalves (RS)
14. Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)
15. Touriga Nacional – Miolo Wine Group – Candiota (RS)
16. Tannat, Teroldego, Malbec, Cabernet Franc, Merlot – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)
Inovação
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS transmite, nos dias 25 e 26 de novembro, através do seu canal no Youtube, das 9h às 11h, o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop). Em 2021, o evento tem como público-alvo presidentes e executivos das cooperativas do Rio Grande do Sul com o objetivo de discutir perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação.
Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o Epecoop é um importante espaço para debates. “Ouviremos importantes palestrantes e apresentaremos aos presidentes e executivos das cooperativas gaúchas os movimentos realizados pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS sobre o tema da inovação. Todos os cooperativistas são muito bem-vindos para pensarmos juntos os processos de inovação do cooperativismo gaúcho e as oportunidades para o futuro", reforça Perius.
Programação:
25 de novembro
Painel: Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação
Martiniano Lopes - Sócio líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos.
26 de novembro
Painel: Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos (CEO Outlook).
Jean Paraskevopoulos Neto - Head de Clientes e Mercados KPMG Brasil e América do Sul e Membro do Comitê Executivo da KPMG Brasil e América do Sul, com experiência na prática de auditoria, servindo como sócio-líder de diversos grupos empresariais brasileiros e internacionais
Inscrições:
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Inovação
Os últimos meses do ano iniciam a contagem regressiva para a chegada de uma nova temporada de planos e trabalhos a serem executados. Esse é o momento ideal para começar a avaliar tudo o que foi feito, como seguir com o que deu certo e o que mudar para melhorar no próximo ano.
Na hora de construir o planejamento, as organizações precisam pensar de forma estratégica em como investir bem os recursos. E os processos de inovação, que podem ocorrer em uma ou em várias áreas da sua coop, necessitam de muita atenção.
E é sobre isso que trata o mais novo e-book InovaCoop: Inovação no planejamento estratégico da cooperativa. O material traz tudo o que as cooperativas precisam considerar durante a criação de seus planejamentos estratégicos, como otimizar os recursos pensando bem em cada uma das ações e na inovação como parte desse processo.
Como inovar virou sinônimo de sobrevivência para os negócios, as cooperativas precisam estar sempre atentas. E no InovaCoop elas encontram, em um mesmo lugar, tudo que precisam para dar todos os passos rumo à inovação.
Clique aqui e baixe agora o novo e-book.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
“Agregar valor aos produtos oriundos de propriedades rurais de seus associados, estimulando o empreendedorismo, a inovação, a melhoria contínua e o respeito à tradição da Cooperativa, oferecendo alimentos e serviços de qualidade à sociedade” faz parte da filosofia da Languiru. Com essa missão, a Cooperativa chega aos seus 66 anos de história, celebrados no dia 13 de novembro, anunciando oficialmente o seu ingresso no mercado da bovinocultura de corte.
A atividade já integrou os negócios da Languiru, em meados dos anos 80, com abatedouro instalado em Canoas. O resgate desse segmento abre mais uma possibilidade de produção aos associados da Cooperativa, além de atender, inicialmente, a demanda da rede de Supermercados Languiru e, num segundo passo, integrar o mix de produtos com a marca Languiru comercializados em todo Estado.
“O investimento na bovinocultura de corte está baseado na expansão social e na diversidade econômica de atividades da Languiru, buscando estratégias capazes de atender às demandas e oportunidades de mercado. Além do retorno econômico, o negócio também tem relevância social, como alternativa produtiva para nossos associados”, destaca o presidente Dirceu Bayer.
Diversidade produtiva
Um dos segredos do sucesso da Languiru é a diversidade de negócios, o que oportuniza diferentes possibilidades para o quadro social. No segmento das carnes, a bovinocultura vem se somar à avicultura e à suinocultura, além da cadeia leiteira, “carros-chefes” no faturamento da Cooperativa, ao lado dos segmentos da nutrição animal, supermercados, lojas Agrocenter, postos de combustível e farmácias.
“O Frigorífico de Bovinos é um antigo desejo da Languiru e amplia o ciclo produtivo nas carnes. Estamos viabilizando e resgatando esse negócio na Cooperativa”, revela Bayer.
Inicialmente, a Languiru analisava a possibilidade de edificação do abatedouro, quando surgiu a oportunidade de arrendamento de uma unidade que estava em construção no município de Teutônia.
Empregos e volume de produção
Nessa etapa, o Frigorífico de Bovinos deve gerar cerca de 35 empregos diretos, podendo chegar a 65 empregados. A planta industrial, com cerca de 3.500m², possui capacidade para o abate de 28 animais/hora para produção de carcaça.
Em novembro inicia transição para produção própria da Cooperativa, que arrendou a planta – até então as instalações foram ocupadas pelo proprietário, com a Languiru utilizando esse período para aprendizado e qualificação da mão de obra. A demanda de produção, num primeiro momento, estima o abate de 80 a 100 bovinos por semana, atendendo os Supermercados Languiru.
“Gradativamente estimamos ampliar a produção, passando a atender a necessidade da nossa área comercial. Dentro de um ano, a expectativa é de que possamos oferecer, além da carcaça, cortes específicos, com agregação de valor à matéria-prima e ampliação do mix de produtos Languiru. Inclusive, trabalhamos com a ideia de utilização de um selo de qualidade para as carnes Languiru, aproveitando o excelente conceito dos nossos produtos junto ao mercado consumidor”, detalha o presidente.
Matéria-prima
Os bovinos serão fornecidos pelos associados da Languiru e outros produtores da região. “Há disponibilidade de animais de qualidade nas propriedades do quadro social da Languiru e parceiros estratégicos”, avalia Bayer.
O mercado da carne bovina vive momento favorável, com muita demanda para uma produção insuficiente. “O mercado regula essa procura. Por outro lado, a avicultura apresenta sinais de recuperação e a suinocultura, depois de momento favorável, passa por período de dificuldade. Na bovinocultura de corte, apesar do custo de produção elevado, quem possui eficiência no processo, apresenta bons resultados financeiros”, conclui o presidente, acrescentando que a planta também poderá abater, num segundo momento, após obtenção de autorização do órgão competente, vacas leiteiras e matrizes suínas em fase final de vida produtiva, dando origem à matéria-prima para produtos da linha de industrializados do Frigorífico de Suínos, instalado em Poço das Antas, e outras unidades.
A Languiru irá trabalhar com bovinos de raças europeias para produção de carne e já avalia a possibilidade de ampliação da capacidade de abate e estocagem do frigorífico.
Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru
Inovação
A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.
Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.
A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Comunicação na divulgação do cooperativismo.
Comunicação e LGPD
O primeiro painel, no dia 26 de outubro, foi apresentado pelo advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Groff, foi sobre um dos temas de maior debate nos últimos tempos em todos os setores - a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A lei, que entrou em vigor em 2020, tem como objetivos principais o equilíbrio entre a transparência, tecnologia, negócios e direitos fundamentais para proteger o tratamento de dados pessoais de pessoas físicas.
Após apresentar alguns os conceitos e definições genéricos, Groff respondeu a dúvidas pontuais no âmbito da Comunicação como os cuidados que os profissionais de Comunicação precisam ter na divulgação de matérias e publicações em redes sociais, como realizar o controle interno de imagens e alguns exemplos de medidas que precisam ser adotadas em eventos públicos e tratamento de dados de menores. E destacou que, mais do que consentimento, a LGPD é sobre informação, fazer contato com os clientes, mailing e usuários para informá-los sobre a maneira como seus dados serão utilizados e oferecer a opção de descredenciamento da base da empresa.
Big Data Analytics para tomada de decisões
Proporcionar uma experiência única ao usuário e permitir uma imersão ao vivo dentro de uma ferramenta de Big Data. Com essa missão, o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt, e do diretor de operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva apresentaram na última quarta-feira (27/10) a ferramenta da Neoway, recentemente adquirida pela B3. Dentre as soluções, direcionamento de estratégias de mercado, análise de concorrência, pesquisas de públicos-alvo, prospecção de leads qualificados, ações específicas de CPF, inteligência geográfica, prospecções territoriais e modelagens estatísticas desenvolvidas com a tecnologia de machine learning para gerar leads semelhantes aos melhores clientes. Perdeu o evento ou teve que sair mais cedo? Acesse aqui o painel e participe dessa jornada inédita proporcionada pelo time da IdMax, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs.
Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia
Medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse “mundão” do marketing digital não é uma tarefa simples! E para responder essa questão e ampliar o universo de opções que podem ser trabalhadas dentro dos squads de Comunicação, o especialista em tendências de negócios nas redes sociais, Rafael Terra, falou sobre métricas de campanhas pagas, de receita e de vendas, marketing de conteúdo, e-mail marketing, indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicator, ou KPIs) e muito mais!
Conheça as 13 principais métricas em mídias sociais apresentadas por Rafael Terra:
- Alcance: Número total de pessoas alcançadas.
- Share of voice: Fatia no mercado.
- Tráfego: Minha audiência está indo para o meu site?
- Conversão: Pode ser número de vendas, leads, inscrições, etc. Essa métrica resslta o que está funcionando para o negócio da coop.
- Engajamento: Não é só uma palavra bonita, é número. Quais os seus conteúdos que mais engajaram?
- Sentimento: Saber se o público-alvo está falando "bem" ou "mal".
- Respostas: Verificar se Relacionamento e SAC estão sendo efetivos
- Impacto: Avaliar se a marca está conversando com as pessoas certas.
- Super fãs: Aqui o engajamento desses stakehlders vale ouro.
- Shares: Quem compartilha o seu conteúdo.
- Assessoria e RP Digital: Assessoria de Imprensa e Relações Públicas com públicos-alvo.
- ROI: É o Retorno sobre investimento.
- Otimização no Google: Otimização nas campanhas de pesquisa, captação de leads e anúncios no Google.
O conteúdo é imperdível e pra quem não assistiu o evento, acesse já o nosso canal do YouTube e fique por dentro de ferramentas indicadas pelo Rafael Terra, médias de mercado para métricas e muito mais!
Perdeu o Encontro? Não te preocupa!
A gente gravou tudinho e você pode acessar os painéis na íntegra nos links abaixo:
26/10 - Dilema da Comunicação na era da LGPD
27/10 - Big Data e Marketing: o match perfeito
28/10 - Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia
Inovação
Relvado foi o último, de um total de nove condomínios, a alojar os pintos para engorda, como parte integrante do Programa Frango de Corte da Cooperativa Dália Alimentos. Na segunda-feira, dia 25 de outubro, 175 mil aves foram alojadas em cinco dos oito pavilhões. Os demais galpões e o restante dos pintinhos, até chegar à soma de 275 mil, serão acomodados gradativamente, no próximo ciclo.
Com a granja de Relvado em funcionamento, a Dália Alimentos tem todos os condomínios avícolas em funcionamento, estando eles localizadas nos municípios de Anta Gorda, Cruzeiro do Sul, Encantado, Encantado São Luis, Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires e Vespasiano Corrêa. Conforme o supervisor do Setor Avicultura, médico veterinário Gustavo Trein Peukert, até janeiro de 2022 estima-se que 100% de dos condomínios estejam operando com a capacidade máxima de alojamento, que são 275 mil frangos por ciclo.
Em Relvado, acompanhou o alojamento o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Fernando Oliveira de Araujo, o supervisor do Setor Avicultura, Gustavo Trein Peukert e o técnico responsável, Vanderlei Michelon. Representando o condomínio esteve presente o presidente do grupo, Lidenor Giliotto, o vice-presidente, Gilmar Tonuz e o secretário, Ademar Zampeze. O prefeito de Relvado, Carlos Luiz Fraporti e o secretário de Obras, Onei Giacomolli, também acompanharam a chegada do primeiro caminhão. A equipe responsável por alojar as aves em cada aviário é constituída pelo encarregado Tiago Maidana dos Santos e pelos auxiliares Virginia da Rosa, Vilmar Pacheco e Bruna Weber.
Giliotto recordou dos momentos difíceis, até mesmo para encontrar a área de terra para a edificação, e citou a parceria do município de Relvado e da Dália no empenho para que o grupo começasse a dar sequência ao projeto. “Talvez esse seja um de meus últimos desafios na vida e, com glória, vencido. Obrigada a todos que se empenharam para que esse ideal fosse concretizado”, ressaltou.
O chefe do Executivo disse que, mesmo diante das dificuldades que o município enfrenta em termos econômicos, foi parceiro dos produtores e da cooperativa para que o empreendimento venha a gerar retorno de ICMS ao município. “Até quando pudermos ajudar, seremos parceiros deste projeto, pois acreditamos que trará retorno e qualidade de vida à nossa comunidade”.
Piccinini enalteceu a parceria público-privada, fundamental para que o condomínio de Relvado, assim como nos demais municípios, se tornasse realidade. “São projetos que, após muito estudo, a Cooperativa Dália Alimentos idealizou, que o quadro social, principalmente os produtores envolvidos, acreditou e que as prefeituras, que foram parcerias decisivas para chegarmos até aqui, abraçaram. Agora é necessário foco e muito empenho para que os bons frutos comecem a ser colhidos. A Dália agradece o empenho de todos em mais este grandioso empreendimento”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos
Inovação
A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico! A contagem regressiva foi acionada e você não pode ficar de fora do Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021. Temas instigantes e controversos, experts, overdelivery e muito conteúdo diferenciado, tudo sem enrolação! De 26 e 28 de outubro, pela plataforma Microsoft Teams.
Para quem nos acompanha por aqui, separamos aqui 5 motivos pelos quais você não pode ficar de fora. Então, caso ainda não esteja inscrito, aproveita que ainda dá tempo.
Para adquirir a segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico, é necessário estar atento às mudanças que o mercado de trabalho exige. É impossível ficar alheio ao impacto da LGPD no universo digital, ao poder transformador oriundo de pesquisas e análise de dados e à necessidade de mensurar o desempenho da sua estratégia. Preparamos tudo isso pra você nesse Encontro de Comunicadores. Vem com a gente e faça parte dessa jornada!
PROGRAMAÇÃO
26 de outubro – 14h
Dilema da Comunicação na era da LGPD
Cristhian Homero Groff – Advogado e Sócio da Cabanellos Advocacia
27 de outubro – 14h
Big Data e Marketing: o match perfeito
Flávio Fáveri Silva – Diretor de Operações da IdMax
Luiz Bahia Bittencourt – Diretor Geral da IdMax
28 de outubro – 14h
Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia
Rafael Terra – Especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil
QUERO PARTICIPAR
Para garantir a sua inscrição clique aqui!
Atenção, vagas limitadas!
Inovação
Chegou a hora! O nosso tradicional Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 está com as inscrições abertas. E mais do que isso, repleto de atrações imperdíveis e temas que não saem da cabeça dos profissionais de Comunicação. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma Microsoft Teams. E nós separamos 5 motivos pelos quais você não pode ficar de fora dessa.
1. Dilema da Comunicação na era da LGPD
Tema super em alta no momento, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ainda gera muitas dúvidas e receios para quem trabalha diretamente com a Comunicação. Que cuidados os profissionais precisam ter na divulgação de matérias, releases e publicações em redes sociais? Como realizar o controle interno? Que medidas precisam ser adotadas em eventos públicos, em comunicações por e-mail, grupos de WhatsApp, ações de comunicação interna, no tratamento de dados de menores?
Enfim, são tantas questões importantes que se conectam com a realidade dos profissionais de Comunicação, que pensando nisso preparamos um painel exclusivo sobre o assunto, com a participação do advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Homero Groff. O painel Dilema da Comunicação na era da LGPD ocorre no dia 26 de outubro, às 14h.
2. Experiência com Big Data
Ok, talvez você já tenha ouvido falar ou até saiba o que é Big Data! Mas você já viu na prática a ferramenta funcionando? Essa é a experiência que traremos para nossos participantes. Junto com o time da IdMax, empresa que comercializa e implementa soluções tecnológicas e disruptivas para todo o mercado LATAM, o painel Big Data e Marketing: o match perfeito fará uma imersão prática com a ferramenta da Neoway, plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para decisões inteligentes.
Mas não para por aí, o evento também vai trazer cases incríveis de aplicações da ferramenta que vão deixar você cheio de ideias para a sua coop. Por isso, anota aí na sua agenda, dia 27 de outubro, às 14h, com o diretor de Operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva, e o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt.
3. O poder dos indicadores de marketing
Como medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse "mundão" do marketing digital? Que indicadores devo utilizar? Quais métricas de desempenho preciso adotar para mensurar o resultado alcançado? Que parâmetros o mercado considera como positivo para taxa de abertura, taxa de cliques, conversão de páginas de captura? Será que estou pagando caro o meu lead? Como posso medir o Retorno Sobre Investimento (ROI)?
Essas e muitas outras questões habitam o pensamento de muitos profissionais de Marketing e Comunicação, e por esse motivo você não poder perder o painel Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia, com o especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil, Rafael Terra. Será no dia 28/10, às 14h.
4. Overdelivery
Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará nesse Encontro serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Encontro.
5. Mercado de trabalho necessita de profissionais estratégicos
A Comunicação enquanto ferramenta estratégica de negócio da sua coop! Esse é o conceito e modelo que precisamos implantar como filosofia de trabalho dentro de todas nossas coops! Acreditamos e defendemos que a Comunicação precisa estar ligada diretamente ao planejamento estratégico organizacional. Por esse motivo, os profissionais dessa área ganham status de especialistas e cada vez mais necessitam se tornar estrategistas.
E pra adquirir a segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico, é necessário estar atento às mudanças que o mercado de trabalho exige. É impossível ficar alheio ao impacto da LGPD no universo digital, ao poder transformador oriundo de pesquisas e análise de dados e à necessidade de mensurar o desempenho da sua estratégia. Preparamos tudo isso pra você nesse Encontro de Comunicadores. Vem com a gente e faça parte dessa jornada!
PROGRAMAÇÃO
26 de outubro - 14h
Dilema da Comunicação na era da LGPD
Cristhian Homero Groff - Advogado e Sócio da Cabanellos Advocacia
27 de outubro - 14h
Big Data e Marketing: o match perfeito
Flávio Fáveri Silva - Diretor de Operações da IdMax
Luiz Bahia Bittencourt - Diretor Geral da IdMax
28 de outubro - 14h
Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia
Rafael Terra - Especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil
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Para garantir a sua inscrição clique aqui!
Inovação
Com a pandemia fazendo com que empresas em todo o mundo adotem a esfera digital para continuar operando, a DotCooperation (DotCoop) está lançando uma campanha de Transformação Digital para encorajar as cooperativas a abraçar totalmente o mundo online.
Para apoiar a campanha, DotCoop lançou um novo vídeo produzido em colaboração com a cooperativa Blake House.
O vídeo será usado para promover a campanha nas redes sociais para inspirar as cooperativas a construírem uma identidade online usando o domínio .coop.
“Por 20 anos temos promovido e desenvolvido o domínio .coop e nossos serviços de identidade como os principais ativos de identidade para nosso movimento cooperativo global", afirma o diretor de Marketing da DotCooperation, Lance Wolak.
“DotCooperation uniu a comunidade cooperativa por meio de uma identidade e plataforma online compartilhada onde as organizações cooperativas podem participar, informar, educar e abrir caminho para que outros se juntem e apoiem o movimento cooperativo”, complementa Wolak.
Além de seu papel como administrador global da marca cooperativa, supervisionando o gerenciamento do nome de domínio .coop, DotCoop administra um Digital Empowerment Learning Hub. O centro fornece materiais de aprendizagem online para orientar as cooperativas em sua transformação digital e apresentar aos novos no movimento os sete princípios cooperativos e o movimento cooperativo mais amplo. Ele também inclui uma série de apresentações sobre desenvolvimento de marca online, melhores práticas de serviços de domínio e um guia para ferramentas e recursos de identidade cooperativa.
“À medida que nos aproximamos do Congresso Global da ACI, agora mais do que nunca as pessoas estão falando sobre a identidade cooperativa. Temos a resposta para a pergunta 'qual é a identidade cooperativa?' - É a nossa marca compartilhada, e quanto mais de nós adotarmos a marca, mais forte nossa voz coletiva se tornará ”, disse o gerente de desenvolvimento da comunidade da DotCooperation, Tom Ivey.
DotCoop é o administrador global dos domínios .coop e .creditunion e da marca co-op. É propriedade conjunta da National Cooperative Business Association (NCBA CLUSA) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Inovação
A Unicred VTRPP, cooperativa que integra o Sistema Unicred, acaba de dar início à segunda edição do seu programa de conexão com startups, o Connection Unicred. Novamente com a consultoria da Innoscience, a iniciativa tem como objetivo resolver desafios internos de forma eficiente e inovadora, mantendo o foco nas atividades relacionadas à inovação no setor financeiro e de crédito, inteligência de dados e experiência do cooperado.
Por meio do Connection Unicred, startups selecionadas poderão executar um projeto piloto integralmente pago nas operações da Unicred VTRPP, com suporte da consultoria Innoscience. As iniciativas que tiverem melhor desempenho poderão ser contratadas como fornecedoras da cooperativa. Na primeira edição do programa, realizada em 2020, 67% das startups que desenharam propostas na imersão executaram os pilotos e, destes realizados, 100% das startups foram contratas e agora são fornecedoras atuantes da Unicred VTRPP.
Uma das novidades desta edição é o amplo desafio para capturar diferentes oportunidades para a Instituição em tudo que há de mais inovador para o setor, colaboradores e cooperados. Nesta edição são quatro os desafios selecionados pela Unicred VTRPP: Captação Inteligente de Talentos; Prevenção a Fraudes e Análise de Crédito; Dados para Geração de Oportunidades; Inovação para Instituições Financeiras.
Inscrições e Próximas Etapas
Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 26 de outubro. No início de novembro, a Unicred VTRPP divulgará as empresas classificadas e as convidará para o evento One on One, com participação da diretoria e de outras pessoas chaves da cooperativa. As startups que mais se destacarem participarão de uma imersão para desenhar, em conjunto com o time da Unicred VTRPP, uma proposta comercial de prova de conceito da solução a ser executada em pequena escala. Por fim, a Unicred VTRPP avaliará os resultados para possíveis parcerias comerciais. Para saber mais sobre o programa é possível acessar o site www.connectionunicred.com.br.
Para a Diretora Geral da Unicred VTRPP, Roselaine Buttenbender, inovação e tecnologia são temas que fazem a diferença para o desenvolvimento da cooperativa: “Tivemos excelentes resultados com a primeira edição do Connection Unicred e pretendemos atingir ainda mais com esta nova edição. Temos novidades já implantadas beneficiando nossos cooperados e nossa expectativa é entregar outras inovações, fazendo a diferença em suas vidas financeiras a partir de iniciativas que sirvam também para beneficiar todo o Sistema Unicred”, finaliza.
Sobre a Unicred VTRPP
A Unicred VTRPP (Vales do Taquari e Rio Pardo e Região da Produção) possui 25 anos de história, e é uma das maiores singulares do Sistema no Rio Grande do Sul. Registrando crescimento anual constante desde a sua fundação, projeta aumentar sua participação no mercado conquistando novos cooperados, além de consolidar a confiança estabelecida com os já associados, oferecendo excelência no relacionamento e as melhores soluções financeiras. Com a incorporação a Unicred VTRPP passar a contar com mais de 7 mil cooperados e amplia sua área de atuação para 140 municípios. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/vtrpp
Sobre a Innoscience
Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados e lucrar com a inovação. A Innoscience desenvolveu uma metodologia de conexão entre empresas estabelecidas e startups que aumenta em 4 vezes as chances de negócios entre as partes. São mais de 35 programas de conexão realizados com empresas como Coca-Cola, Klabin, GSK, M. Dias Branco, Danone, Nestlé, Ambev, Equinor, entre outras grandes empresas e mais de 180 pilotos pagos realizados com startups. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Connection Unicred.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred VTRPP
Inovação
A primeira cooperativa de médicos fundada no Rio Grande do Sul, a Unimed Erechim, completa 50 anos nesta terça-feira (5/10). Para marcar a data, uma extensa programação – respeitando os protocolos sanitários – será desenvolvida. Entre as atividades, estão a entrega da ampliação de seu hospital, que, além de novos leitos, passa a contar com uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva; bem como homenagens aos fundadores, presidentes e médicos jubilados; Encontro com o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May; apresentação de uma escultura alusiva ao cinquentenário, de autoria do artista plástico Paulo Amaral; inauguração de Espaço Administrativo; além do lançamento de um livro narrando a trajetória da instituição também integram as comemorações.
De acordo com o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, o caminho trilhado pelos 26 fundadores, em 5 de outubro de 1971, mais do que abrir as portas para o cooperativismo de saúde no Rio Grande do Sul, serviu de inspiração à construção de um sistema que privilegia a ética e o respeito ao usuário por meio da prestação de serviços de excelência, remunerando de forma justa o trabalho médico. “Comprometidos com os princípios e valores que nos deram origem, construímos uma trajetória sustentada pela constância do propósito, sem perdermos de vista três pilares básicos: o cliente, a gestão e os cooperados. Os recentes avanços em serviços próprios, como o hospital, consolidam essa ideia e garantem a sustentabilidade do negócio no presente e para o futuro”, pontua Leães.
Saiba mais
Com 23 mil beneficiários, distribuídos em 35 municípios do Norte do Estado, 244 médicos cooperados e 280 colaboradores, a Unimed Erechim oferece em sua infraestrutura, além do Hospital, um Laboratório de Análises Clínicas, três farmácias, Centro de Diagnóstico por Imagem, Clínica de Fisioterapia, serviço de Saúde Ocupacional e de Medicina Preventiva, além do suporte de 13 hospitais parceiros, 58 clínicas de diagnóstico, 5 clínicas de fisioterapia, 17 laboratórios de análises clínicas e um banco de sangue conveniado.
Inovação
Com a ajuda do aplicativo SmartCoop, desenvolvido em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, seis cooperativas gaúchas efetuaram a primeira compra conjunta de fertilizantes pela plataforma lançada em abril deste ano. Unidas em um trabalho de intercooperação, Cotrijuc, Coopatrigo, Coopermil, Santa Clara, Coopibi e a Cotripal adquiriram os insumos pelo módulo de compras digital da plataforma.
Segundo o superintendente da CCGL e coordenador da SmartCoop, Guillermo Dawson Junior, esta foi uma ação inédita onde as cooperativas agregam suas demandas através da plataforma digital e compram fertilizantes por este sistema. “Foi a primeira aquisição de insumos agrícolas, no caso de fertilizantes, Os ganhos nesse processo são relacionais. Os compradores das cooperativas se reúnem, verificam as suas demandas, colocam seu pedido na plataforma, por suas vez os fornecedores colocam suas propostas e por último a plataforma escolhe a melhor opção.”, destaca.
Dawson explica que fornecedores e cooperativas terão ganhos relacionais pois há uma simplificação do processo de venda, trazendo por consequência um aumento de escala e uma redução de custos para ambos lados da negociação. “Se as cooperativas conseguem comprar por melhor preço, elas se tornam mais competitivas e com isso podem vender para os produtores também com ganhos, para esses se tornarem mais competitivos e aumentarem a sua renda. Então, essa primeira compra é emblemática, muito relevante, abre o caminho para que outros produtos também possam ser trabalhados na plataforma”, observa.
O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, afirma que a entidade está empenhada neste processo da SmartCoop e que esta questão da aquisição de insumos é mais um objetivo cumprido. "É mais uma meta que se atinge e que é um propósito da SmartCoop. Temos dois eixos, um que trata do produtor e da interação que ele tem com a plataforma na cooperativa singular e outro lado é a organização das cooperativas por meio da intercooperação entre elas para se tornarem mais eficientes e competitivas. Com essa compra de insumos ou de qualquer outro item que exista uma demanda por parte das cooperativas, nos traz um instrumento interessante nas mãos no qual temos que exercitar. Esse é o grande desafio, o de exercitar atitudes e ações em conjunto", destaca.
O coordenador da SmartCoop reforça que há várias demandas abertas na plataforma e com fornecedores colocando as suas propostas. Entre as demandas que estão abertas estão itens como materiais de escritório, equipamentos de TI, insumos agrícolas e insumos industriais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecoagro/RS
Inovação
Já estão abertas as inscrições para a segunda rodada do programa InovaCoop Conexão com Startups, desta vez totalmente focada nas cooperativas agropecuárias. A ideia é descobrir quais os principais desafios que essas coops enfrentam para crescer e, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução. Vamos conectar as duas pontas em uma mesma rede.
As cooperativas têm até o dia 27/10 para inscrever os desafios que precisam de soluções inovadoras. Em seguida, será feita a seleção dos desafios que vão integrar o programa. Soluções com potencial para serem escaladas para outras cooperativas e que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizadas.
Depois serão selecionadas as startups com potencial para solucionar os desafios das coops e, juntas, começarão o desenvolvimento da prova de conceito (POC).
“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que a primeira edição do programa foi um sucesso e isso nos motivou a iniciar, imediatamente, a segunda edição”, comenta a coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
COMO O PROGRAMA FUNCIONA?
Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:
- Regularidade da cooperativa junto à OCB
- Relevância da solução do desafio para o ramo
- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em outras cooperativas (escalabilidade da solução)
- Capacidade da cooperativa de investimento na POC, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto. A OCB irá apoiar com os outros 70%
- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup
- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups
- Desafios que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizados
PARCERIA DO PROGRAMA
O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios junto às coops. Vale destacar que o programa é desenvolvido junto ao Silo, que é uma parceria da Embrapa com a Neoventures.
INSCREVA SUA COOP
Para participar, é fácil. Basta que as coops sigam os seguintes passos:
1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;
2. Cadastre o desafio de sua cooperativa;
2. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!
Clique aqui e faça a inscrição!
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
No dia 28 de setembro, o Sescoop/RS promoveu uma reunião com os RHs das cooperativas através da Plataforma Teams, a respeito do planejamento na contratação de vagas de aprendizagem 2022. Na ocasião, os participantes foram informados que o Sescoop/RS receberá, até dia 04/10/2021, a planilha com as previsões de demanda das cooperativas do Rio Grande do Sul.
Também foi relembrado que, conforme a PORTARIA SEPEC/ME Nº 4.089, DE 22 DE JUNHO DE 2021: Art. 1º Fica autorizada, de forma excepcional, a execução das atividades teóricas e práticas dos programas de aprendizagem profissional, conforme disposto no art. 428 do Decreto-lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, na modalidade à distância, até 31 de dezembro de 2021. Assim, caso não ocorra a prorrogação da autorização para continuidade das atividades remotas, as mesmas voltarão a ocorrer de forma presencial a partir de 01/01/2022.
A reunião está disponível através do link: https://youtu.be/hSieFOJU-FQ
As demandas seguirão sendo solicitadas através de ofício e o calendário, com os prazos de solicitação para 2022, já se encontra publicado para consulta em https://www.sescooprs.coop.br/programas/aprendiz-cooperativo/
Para mais informações, entre em contato através dos canais abaixo:
Clarissa Friedrich: (51) 3323-0035
Fernanda Hillesheim França: (51) 3323-0050
Thaise Castellani: (51) 3323-0073
E-mail:
Inovação