fbpx
Augusto Tomasi
Featured

Aos 94 anos, Cooperativa Vinícola Garibaldi mira na sustentabilidade para escrever seu futuro

  • Artigo Inferior 2

Cooperativa festeja aniversário no dia 22 de janeiro focada na perenidade do negócio

Featured

Ano Internacional das Cooperativas: sua coop pode fazer parte com uma ação simples

  • Artigo Inferior 1

O cooperativismo será o grande protagonista de 2025! Com o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou este como o Ano Internacional das Cooperativas, a importância do modelo de negócios cooperativo na construção de um mundo mais justo e colaborativo é ressaltada para todos. Sua cooperativa pode e deve integrar essa celebração global, dando visibilidade ao setor com uma ação simples: a adoção da marca oficial, já disponível em português, em seus materiais de comunicação.

Saiba mais sobre a marca

Criada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a marca simboliza o espírito das cooperativas ao redor do mundo. Ela reflete a essência do movimento: a união para construir uma sociedade próspera e justa, com respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente. Esse elemento visual comunica de forma clara os valores do cooperativismo, conectando o global ao local.

A identidade visual também enfatiza o slogan do Ano Internacional: “Cooperativas constroem um mundo melhor”. Além da frase, a marca incorpora elementos que representam a diversidade de raças, gêneros e setores do cooperativismo. Para engajar ainda mais as cooperativas brasileiras, o Sistema OCB — entidade que representa o cooperativismo no país — lançou a versão brasileira da marca oficial, disponível na Central da Marca.

Importância da divulgação para o Cooperativismo

Adotar a marca oficial é mais do que um gesto simbólico: é uma demonstração do compromisso das cooperativas com causas globais importantes. A decisão da ONU de designar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas sublinha a crescente relevância desse setor e seu impacto em diversas áreas do desenvolvimento sustentável, social e econômico. Essa iniciativa é tanto um reconhecimento quanto um convite para as cooperativas em todo o mundo se envolverem ativamente. Ela busca fomentar uma agenda transformadora, com ações como:

  • Reformas legislativas para apoiar o cooperativismo;

  • Parcerias técnicas para fortalecer as cooperativas em diversas regiões;

  • Maior representatividade das cooperativas nos debates sobre desenvolvimento sustentável.

Carimbo SomosCoop

Uma marca forte, de fácil identificação, reconhecida pelos consumidores e que associa um produto diretamente com o cooperativismo. Esse é o carimbo SomosCoop, criado pelo Sistema OCB para caracterizar e diferenciar os produtos do nosso modelo de negócio.

O SomosCoop está tanto nas prateleiras dos supermercados – estampado em embalagens de produtos como café, lácteos, carnes, frutas, vinhos, sucos, castanhas, entre outros – como em cartões de cooperativas de crédito, carteirinhas de beneficiários de cooperativas de saúde e também pelas ruas e estradas do país, em carros e caminhões de coops de transporte. No Ano Internacional das Cooperativas, isso é uma oportunidade de engajar ainda mais cooperativas no uso do selo, ampliando o alcance e impacto da comunicação coletiva.

O carimbo SomosCoop é de livre uso pelas cooperativas em produtos, serviços e comunicações. As possibilidades de aplicação são diversas, de crachás e embalagens a banners e fachadas de prédios.

Participe dessa transformação global acessando a Central da Marca e mostre que sua cooperativa é protagonista na construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo. Juntos, vamos destacar ao mundo o poder transformador do cooperativismo!

Fonte: Sistema Ocemg

Crédito: Cooperativa Vinícola Aurora/Divulgação
Featured

Primeira vinícola brasileira a abrir portas para o turismo, Aurora deve receber 50 mil pessoas nesta vindima

  • Artigo Secundário 2

Qualidade da safra 2025 será um dos chamarizes para repetir o fluxo de turistas de 2023

Unimed VS
Featured

Unimed VS avança com inteligência artificial com plataforma que transforma o atendimento médico

  • Artigo Secundário 3

A plataforma Voa Health visa otimizar o tempo dos médicos, permitindo que eles dediquem mais atenção e cuidado aos pacientes, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade e precisão dos prontuários médicos

Divulgação | Sicredi
Featured

Projeto Verão Sicredi leva música, churrasco e bem-estar a Xangri-lá

  • Artigo Inferior 1

Experiências ao ar livre reúnem DJs, massagens e brindes para os veranistas, além de um espaço de churrasco no Paleta Atlântida

Featured

Nota de esclarecimento

  • Artigo Secundário 2

O Sistema Ocergs informa que a COOPERBONJE, envolvida em um caso onde trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão, não é registrada no Sistema Ocergs ou na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).  

As cooperativas de trabalho desempenham papel significativo no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, promovendo oportunidades de renda e inclusão. Esse legado não pode ser comprometido ou desconsiderado por conta de um caso isolado envolvendo uma cooperativa que não integra o Sistema Ocergs. É fundamental destacar que tais episódios não devem macular a trajetória positiva e transformadora que as cooperativas de trabalho têm promovido ao longo de sua história. 

Como sistema representativo e regulador, acompanhamos, orientamos e monitoramos rigorosamente todas as cooperativas registradas em nossa base. Buscamos garantir o pleno cumprimento das legislações cooperativistas. Ainda, atuamos de forma proativa e rigorosa para que as cooperativas registradas sigam os preceitos legais e éticos, promovendo boas práticas de gestão e a idoneidade em todas as suas ações. Nossos mecanismos de monitoramento e compliance asseguram que elas atuem em conformidade com a legislação e respeitem os direitos fundamentais dos trabalhadores.  

A essência do modelo cooperativo é garantir benefícios comuns a seus associados, promovendo um ambiente de trabalho digno, justo e alinhado aos objetivos sociais previstos na legislação. Portanto, repudiamos qualquer prática que configure desrespeito à legislação ou aos princípios cooperativistas. O desenvolvimento do Rio Grande do Sul passa pelo fortalecimento desse espírito — que traz a ética e o humanismo como pontos centrais de sua atuação. 

Featured

Contagem regressiva para a 12ª Abertura Oficial da Colheita do Milho do RS

  • Artigo Secundário 1

É intenso o trabalho de organização da 12ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho do Estado do Rio Grande do Sul, que neste ano ocorre em Paulo Bento/RS, na Granja Busnello, agendada para o dia 23 de janeiro. A programação acontece no turno da manhã, com recepção, credenciamento e café a partir das 7h30. O encerramento contará com almoço.

A família de Delciomar Busnello, anfitriã desta edição, está comprometida em organizar o espaço par acolher produtores de toda a região Norte do Estado, bem como autoridades políticas e lideranças do agronegócio gaúcho.

Além das entidades que realizam o evento, diversos patrocinadores e apoiadores se unem em favor do evento, de modo a se caracterizar como um encontro colaborativo em prol da produção de milho no Rio Grande do Sul. O cereal tem sido cada vez mais estratégico para demais cadeias produtivas em território gaúcho.

As equipes que atuam junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar também atuam na mobilização de comitivas de produtores para visitar o evento, de modo a facilitar o deslocamento. Interessados em participar devem fazer contato com o escritório da Emater/RS do seu município. Conforme os organizadores, é importante que os interessados confirmem a participação no evento, seja com a equipe da Emater ou pelo link https://forms.gle/UrzDSJyTCttmHhys8. 

A promoção da Abertura Oficial é da Câmara Setorial do Milho da Seapi/RS e a realização é do Sindicato Rural de Erechim, Granja Busnello e Apromilho/RS. São apoiadores a Farsul, Abramilho, Fundesa, Emater/RS-Ascar, SDR, Seapi/RS, Sistema Ocergs, Sips, Asgav/Sipargs, Acsurs e Prefeitura de Paulo Bento.

 

Zéto Telöken
Featured

Cooperativa Vinícola Aurora estima safra de recuperação que deve passar de 70 milhões de quilos de uva

  • Artigo Secundário 3

Projeção é baseada no levantamento da equipe técnica da cooperativa junto aos 1,1 mil associados nos 11 municípios da Serra Gaúcha. Condições climáticas do fenômeno La Niña não devem causar maiores danos na vindima, que teve início no final de dezembro e será concluída em março

Featured

Ano Internacional das Cooperativas, a atuação do Sistema Ocergs e das cooperativas gaúchas

  • Artigo Secundário 1

Reconhecimento destaca o papel do cooperativismo no desenvolvimento das comunidades, na promoção de inclusão social, sustentabilidade e justiça social.

Featured

Sistema Ocergs integra contas em redes sociais com o Comitê Geração C

  • Artigo Secundário 2

Movimento do Sistema Ocergs é para unificar, potencializar e fortalecer o cooperativismo gaúcho

Sistema Ocergs
Featured

Elas pelo Coop RS planeja ações para 2025

  • Artigo Inferior 3

Comitê, criado no último março, reúne 54 mulheres de mais de 40 cooperativas 

Divulgação
Featured

Escoop divulga atividades e resultados em 2024

  • Artigo Secundário 2

Informações foram reunidas em relatório anual

Divulgação
Featured

UniSescoop/RS+ inicia formação de MBA em Cooperativismo de Crédito

  • Artigo Inferior 2

A parceria com a Unisc busca capacitar profissionais para atuar nas Cooperativas de Crédito e contribuir para o desenvolvimento do setor

Sistema Ocergs
Featured

Cooperativismo gaúcho lança vídeo do jingle “Céu, Sol, Sul, Terra e Coop” especial de final de ano

  • Artigo Secundário 2

Mais de 100 pessoas participaram da gravação que será apresentada no YouTube e nas redes sociais do Sistema Ocergs nesta sexta-feira (20)

Centro de Distribuição da Cooperativa Vinícola Aurora triplicou a área de armazenamento de caixas, além de aumentar a quantidade de palets, que passou de 8,1 mil para 18 mil unidades.
Cooperativa Vinícola Aurora

Com investimento de R$ 14 milhões, Cooperativa Vinícola Aurora abre maior centro de distribuição do segmento no país

  • Nenhum

Local triplicou a capacidade, armazenando 2 milhões de caixas de produtos vinícolas, em 18 mil palets. Uso de empilhadeiras elétricas, redução do trânsito de veículos na área central da cidade e menor emissão de gás carbônico são apontadas como vantagens

Launch Modal