
Vinícola Aurora recebe curso da Escoop voltado à atuação do Conselho Fiscal
- Nenhum
Formação inclui reunião sobre Reforma Tributária com especialista do Sistema Ocergs e pode ser solicitada por outras cooperativas
Com foco no fortalecimento da governança e no papel estratégico dos conselheiros fiscais, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início ao curso “Atuação do Conselho Fiscal em Cooperativas” junto à Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. A capacitação, de curta duração, combina aulas presenciais e encontros on-line, e foi estruturada para conselheiros efetivos, suplentes e cooperados da cooperativa.
A iniciativa integra o eixo de Governança da Escoop e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre as atribuições do Conselho Fiscal, abordando temas como identidade cooperativa, aspectos contábeis e financeiros, conduta do conselheiro e gestão de riscos. A formação contempla ainda práticas assistidas com mentoria on-line e foco na aplicação dos aprendizados no cotidiano da cooperativa.
Um dos destaques da programação foi a reunião especial com a Gerente Jurídica do Sistema Ocergs, Micheli Iwasaki, sobre os impactos da Reforma Tributária para o cooperativismo. Encontros como esse também pode ser incluídos por outras cooperativas nos cursos de formação oferecidos pela Escoop, mediante solicitação.
Além da formação técnica, a atividade permite aos participantes aprofundar reflexões sobre a atuação ética, a responsabilidade fiscal e o alinhamento com os princípios cooperativistas, contribuindo para uma governança mais sólida e preparada para os desafios do setor.
Cooperativas interessadas em realizar esse tipo de curso ou incluir reuniões técnicas como a de Reforma Tributária podem entrar em contato com a Escoop para desenvolver uma proposta personalizada, de acordo com o seu contexto e necessidades:
Notícias