Sicredi oferece bolsas para formar novos técnicos do agro
- Nenhum
Programa apoia formação de jovens do campo em quatro escolas parceiras do Rio Grande do Sul.
A Sicredi Pioneira está com inscrições abertas para bolsas de estudo em agropecuária, reforçando o papel da educação no cooperativismo. O programa apoia associados e filhos de associados com bolsas que aliviam o custo da formação técnica e estimulam a permanência dos jovens no campo, conectando educação, agropecuária, bolsas e desenvolvimento regional.
Com essa iniciativa, a cooperativa reforça a ideia de que investir em conhecimento é um dos caminhos mais consistentes para fortalecer comunidades, gerar renda e qualificar a atuação no agronegócio gaúcho. As inscrições para o programa de bolsas de estudos seguem até 13 de fevereiro de 2026, pelo site da Sicredi Pioneira.
Três modalidades de apoio financeiro
Para ampliar o acesso à qualificação profissional, o Programa de Bolsas de Estudos oferece três modalidades de apoio:
-
Bolsa Mensalidade – custeia 50% da mensalidade, limitada a R$ 400 por mês, em escolas privadas.
-
Bolsa Manutenção – garante auxílio de 50% das despesas fixas para estudantes de instituições públicas.
-
Bolsa Social – oferece gratuidade integral para alunos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com a coordenadora de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, Alini Cossul Martinelli, o programa reforça o compromisso da cooperativa com a formação de novos profissionais do agro. Ela destaca que viabilizar o acesso a um curso técnico em agropecuária impacta diretamente o orçamento das famílias, contribui para a permanência dos jovens no campo e concretiza os 5º e 7º princípios do cooperativismo – educação, formação e informação, e interesse pela comunidade.
Instituições parceiras e alcance do programa
As bolsas de estudo podem ser utilizadas em quatro instituições parceiras:
-
Escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis
-
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), em Caxias do Sul
-
Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo, em São Leopoldo
-
Instituto Ivoti, em Ivoti
Em 2025, 124 alunos tiveram acesso ao programa, sendo 50 ingressantes no primeiro ano do curso técnico. O número reforça o alcance da iniciativa e sua contribuição para a formação de jovens preparados para atuar no campo com mais conhecimento e visão de futuro.
Formação estratégica para o desenvolvimento regional
Alini ainda reforça que a formação técnica em agropecuária é estratégica para o desenvolvimento da economia local e regional. “Há necessidade de capacitar profissionais para implantar tecnologias de produção, administrar empreendimentos e atuar com foco na sustentabilidade econômica, ambiental e social. As bolsas estimulam habilidades práticas e ampliam oportunidades de renda para as famílias”, afirma.
Ao apoiar essa formação por meio das bolsas, a Sicredi Pioneira estimula habilidades práticas, amplia oportunidades de renda para as famílias e fortalece a conexão dos jovens com suas comunidades. O Sistema Ocergs ressalta que iniciativas como essa evidenciam o papel das cooperativas na transformação da realidade do campo gaúcho.
Quem pode se inscrever e como participar
Para participar do Programa de Bolsas de Estudos da Sicredi Pioneira, é necessário:
-
Ser associado da Sicredi Pioneira ou filho de associado até 31/12/2025
-
Estar em dia com as obrigações junto à cooperativa
-
Apresentar comprovante do CadÚnico (emitido pelo CRAS ou pelo site Meu CadÚnico), no caso de solicitação de bolsas integrais.
Mais informações sobre critérios, documentação e inscrições estão disponíveis no site da Sicredi Pioneira, na área de programas sociais e educacionais.
Notícias