Jovens do agro transformam conhecimento em produtividade
- Nenhum
Quarto encontro do IA Jovem debateu solo, insumos e cenários de mercado, conectando formação técnica e sucessão no campo.
O cooperativismo, o agronegócio, a juventude e a produtividade marcaram presença no 4º encontro do Projeto IA Jovem, realizado pela Coopermil, nesta semana, no espaço de coworking da Unijuí – Campus Santa Rosa. Com mais de 30 participantes, a atividade reforçou a formação de jovens ligados ao campo e ao cooperativismo gaúcho.
Do solo ao resultado
Durante o encontro, o engenheiro agrônomo e supervisor técnico, João Gabriel Dias, abordou o tema “Transformando Conhecimento em Produtividade”, com foco na qualidade do solo e manejo de insumos. Ele também apresentou ações da área técnica, com destaque para o trabalho do Centro Tecnológico Produz Mais, onde práticas e recomendações são testadas para chegar com segurança às propriedades.
Mercado de grãos em pauta
Já a consultora da StoneX, Silvia Bampi, trouxe análises de cenário e fatores que influenciam a formação de preços, mostrando como informações de mercado podem apoiar decisões nas propriedades das famílias cooperadas.
Para a coordenadora do Programa IA Jovem Coopermil, Patrícia Spielmann, as duas trilhas — técnica e de mercado — se complementam: da semeadura à comercialização, os jovens ampliam repertório e fortalecem o sentimento de pertencimento ao cooperativismo. O encontro integrou a edição 2025 do IA Jovem, que segue com atividades até a formatura prevista para novembro, reforçando a continuidade rural no Rio Grande do Sul.
Notícias