fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Inovação e cooperação marcam presença gaúcha na ProWine

Inovação e cooperação marcam presença gaúcha na ProWine

  • Nenhum

Líder em espumantes, Vinícola Garibaldi lançou rótulos exclusivos e inéditos durante a maior feira de vinhos das Américas.

O cooperativismo gaúcho mostrou sua força e inovação na vitivinicultura ao marcar presença na maior feira de vinhos das Américas. A Cooperativa Vinícola Garibaldi participou, neste ano, pela primeira vez, da ProWine, com lançamentos que refletem sua trajetória de 95 anos marcada pela inovação e tradição. Entre os destaques, esteve o pré-lançamento da linha de vinhos Garibaldi Harmonia, além de rótulos inéditos oriundos de seu vinhedo experimental. 

Línea Harmonia celebra os 95 anos da cooperativa 

Prevista para ser lançada oficialmente em 2026, ano em que a cooperativa completa 95 anos, a linha Garibaldi Harmonia é composta por dois vinhos barricados. O Chardonnay é um blend de barricas francesas de primeiro uso, com tostas diferentes, que combina frescor, mineralidade e aromas frutados com notas elegantes do carvalho. Já o Harmonia tinto é um assemblage de quatro castas (Merlot, Tannat, Ancellotta e Marselan), oriundas das regiões da Serra Gaúcha e da Campanha, amadurecido por 24 meses em carvalho francês e americano. 

“Esse lançamento vem para brindar uma história que harmoniza sucesso e união”, destaca o presidente da cooperativa, Oscar Ló, ressaltando o simbolismo da nova linha, que traduz o compromisso da Vinícola com a valorização das pessoas e o desenvolvimento social, pilar do cooperativismo. 

Inovação com uvas inéditas no Brasil 

Com forte atuação em pesquisa e desenvolvimento, a Garibaldi também apresentou na feira o vinho In Veritas Irsai Oliver, primeiro rótulo brasileiro elaborado com essa uva de origem húngara. Aromático e equilibrado, o vinho é resultado dos estudos realizados no vinhedo experimental da cooperativa, que abriga mais de 60 variedades para testes. 

Outro exemplo do potencial inovador é o Garibaldi VG Pálava, lançado em 2024 e premiado com medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles. Ambas as variedades reforçam o pioneirismo da cooperativa na vitivinicultura nacional. 

Rebranding celebra a história da marca 

Durante a ProWine, a Garibaldi também exibiu sua linha de vinhos reformulada, agora batizada de Garibaldi Memórias. Cada rótulo presta homenagem a um ano marcante da história da cooperativa. O primeiro lançamento, com o vinho Moscato Giallo, remete a 2010, quando a marca renovou sua identidade visual e passou a priorizar os espumantes em seu portfólio. 

Espumantes premiados ganham destaque 

Reconhecida nacional e internacionalmente pelos espumantes, a Garibaldi levou à feira rótulos como: 

  • Garibaldi Floratta: doce, leve e refrescante, com coloração rosa blush e aromas de frutas vermelhas; 

  • Garibaldi Moscatel Grand Or: edição especial que conquistou 95 pontos no Citadelles du Vin (França); 

  • VG Nature Blanc de Blanc, Pinot Noir e Viognier: espumantes medalhistas de ouro em concursos na Inglaterra, Suíça e Espanha; 

  • Garibaldi Prosecco Rosé: primeiro Prosecco Rosé do Brasil, com uvas Prosecco e Pinot Noir. 

Linha zero álcool também tem novidades 

Atenta às tendências de consumo, a cooperativa amplia sua linha de bebidas sem álcool com o lançamento do Relax Alcohol Free, primeiro frisante sem álcool do país. Elaborado com uvas Moscato, o rótulo é leve, fresco e com borbulhas suaves. É o sexto produto da categoria na marca. 

Com protagonismo e espírito cooperativo, a Vinícola Garibaldi reforça o potencial transformador do cooperativismo gaúcho no cenário nacional e internacional. 

Conteúdos Relacionados