Escoop promove 2ª Jornada da Consciência Negra
- Artigo Inferior 1
Evento valoriza a cultura afro-brasileira e convida à reflexão sobre diversidade, arte e cooperativismo social.
A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) promoverá, no dia 17 de novembro, a 2ª Jornada de Arte e Cultura da Consciência Negra, uma noite dedicada à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção de uma sociedade mais justa e coletiva. O evento acontece das 19h30 às 22h, na Casa do Cooperativismo (Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo) e está com inscrições abertas até 14 de novembro pela plataforma CapacitaCoop.
Valores cooperativistas
A iniciativa, vinculada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, reforça o compromisso do cooperativismo gaúcho com a educação, o respeito à diversidade e o combate ao racismo estrutural. A proposta é utilizar a arte como ferramenta de diálogo, memória e transformação social, fortalecendo a identidade negra e reconhecendo as contribuições afro-brasileiras para a construção da sociedade e do próprio movimento cooperativista.
“Celebrar a ancestralidade e ampliar o acesso às manifestações artísticas afrodescendentes é um ato de resistência e de valorização da coletividade — princípios que dialogam diretamente com os valores cooperativistas”, destaca a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero.
Confira as atrações e os convidados confirmados:
-
Capoeira Angola Raízes do Sul, com Roger Casemiro Ferreira;
-
Memória e Prosa: histórias de vida, com Edson Luis Legal e Luiz César, da Cootravipa
-
A história por detrás do 20 de novembro, com Dra. Valesca dos Santos Gomes
O evento é voltado para estudantes e professores da Escoop, membros do Comitê de Diversidades do Sistema Ocergs, colaboradores e público externo interessado na temática. A Jornada reforça que o cooperativismo é também um espaço de inclusão e transformação social, onde o respeito, a empatia e a equidade fortalecem o desenvolvimento coletivo.
Notícias