Cooperativismo e sustentabilidade unem forças para fortalecer o futuro do campo
- Nenhum
Encerramento do projeto Cotriel Educando para o Campo 2025 teve como destaque o incentivo da permanência dos jovens no meio rural.
A Cooperativa Cotriel encerrou, na tarde desta quinta-feira, 13 de novembro, o projeto "Cotriel Educando para o Campo 2025". A iniciativa, voltada a alunos dos 6º e 7º ano, tem como missão incentivar a permanência dos jovens no meio rural, promovendo a produção sustentável, a gestão responsável de resíduos e o empreendedorismo rural.
O tema centralizador do programa este ano foi "Transformando a Educação no Meio Rural", abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento e Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Compromisso social
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, ressaltou o compromisso da cooperativa com o projeto Educando para o Campo, destacando que responsabilidade não se transfere. “A responsabilidade de idealizar e apoiar uma iniciativa deste porte é de todos e a Cotriel reafirma seu compromisso social com os jovens e a sustentabilidade rural”, destacou.
Nicolini também defendeu a valorização do produtor rural, combatendo estigmas. “Precisamos desmistificar as ideias que colocam o produtor rural como vilão. O Brasil é o maior exportador de alimentos do mundo. Uma a cada cinco pessoas, mundialmente, é alimentada com o produto do nosso campo — e sempre com grande preocupação com a sustentabilidade ambiental”, pontuou.
Concurso cultural
Durante o evento, foram entregues as premiações do Concurso Cultural “Desenhando um Mundo Cooperativo”, que envolveu os alunos das escolas participantes do projeto. A proposta desafiou os estudantes a expressarem, por meio da arte, os valores do cooperativismo e da sustentabilidade.
Apresentação cultural
Logo após, aconteceu a apresentação do espetáculo “Era uma Vez no Circo: Contos dos Irmãos Grimm”, apresentado pela Cia Cadagy, da Universidade Unijuí. Ao final, todos foram convidados a visitarem os stands das escolas participantes, onde foram apresentados e comercializados os produtos desenvolvidos ao longo do projeto.
Notícias