cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Cooperativas de infraestrutura realizam missão nos Estados Unidos

Cooperativas de infraestrutura realizam missão nos Estados Unidos

Iniciativa do Sistema Ocergs, por meio do InovaCoopRS, promoveu imersão em inovação, regulação e novas oportunidades de negócios no setor de infraestrutura cooperativa.

O Sistema Ocergs, por meio do InovaCoopRS, levou uma comitiva de cooperativas do Rio Grande do Sul, do ramo infraestrutura, para uma missão técnica nos Estados Unidos, entre os dias 17 e 25 de outubro. A ação reuniu representantes de oito cooperativas, da Fecoergs, do Sistema Ocergs e do Sistema OCB, em uma jornada de dez dias de imersão em regulação, inovação e redes de relacionamento.

Transformação contínua e desenvolvimento estratégico

A missão buscou promover a transformação contínua, o desenvolvimento estratégico e a competitividade das cooperativas participantes. A programação incluiu visitas a instituições de referência, como a National Rural Electric Cooperative Association (NRECA), a Comissão Federal de Regulação de Energia (FERC), o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e a Old Dominion Electric Cooperative (ODEC).

Durante a imersão, os participantes também conheceram a Cooperativa Elétrica Rappahannock, a Associação Nacional de Negócios Cooperativos (NCBA CLUSA) e a Associação Nacional de Banda Larga Rural (NTCA). As visitas proporcionaram benchmarking, vivência internacional e identificação de novas oportunidades de negócio, ampliando o olhar sobre tendências e boas práticas aplicáveis ao cooperativismo de infraestrutura no Rio Grande do Sul.

Cooperar para somar e avançar  

Para o engenheiro eletricista da Fecoergs, Luís Osório Dornelles, foi um momento importante para troca de aprendizado e experiências.  “Percebemos que tínhamos muitos desafios em comum, especialmente nas áreas de financiamento, energia e conectividade, e que lá já existiam soluções cooperativas interessantes para enfrentá-los. Essa experiência mostrou que, quando cooperamos, conseguimos superar os obstáculos, crescer juntos e construir um mundo melhor”, destacou. 

analista técnico-institucional da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB, Thayna Côrtes Pereira, integrante do ramo Infraestrutura, destacou a relevância da missão para a integração do setor. “Mesmo com modelos completamente diferentes entre os dois países, percebemos que enfrentamos desafios muito parecidos, o que torna esse intercâmbio fundamental para ampliar nossa visão e conhecer outras formas de atuação. Foi uma viagem muito importante para nós, como cooperativas e como Sistema OCB, pois reforçou o valor do que fazemos e a importância de estarmos alinhados com a área”, completou. 

Já para o supervisor da Coprel, Edson Pedrotti, a imersão foi uma experiência única de vivenciar nos Estados Unidos os modelos de negócio, atuação e trabalho das cooperativas americanas. “As cooperativas brasileiras tiveram uma oportunidade ímpar de conhecer esses modelos, fortalecer suas áreas de atuação, seja na distribuição, geração, comercialização ou telecomunicações, e ampliar sua visão sobre o cooperativismo”, afirmou. 

O vice-presidente da Certel, Daniel Sechi, complementou pontuando que a viagem permitiu que os participantes vivenciassem a operação na prática. “Essa experiência fortaleceu nossa missão, permitindo enxergar os modelos implementados por mais de 900 cooperativas nos Estados Unidos e levar aprendizados aplicáveis às nossas próprias cooperativas”, finalizou. 

A iniciativa reforça o compromisso do Sistema Ocergs com a inovação e a sustentabilidade do setor, aproximando as cooperativas gaúchas das principais referências globais em tecnologia e governança cooperativa.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.