
Conheça os destaques cooperativos finalistas do DOCTALKS 2025
- Artigo Secundário 1
Dois projetos da Unimed Federação/RS apoiados pelo Sistema Ocergs foram contemplados
Duas iniciativas cooperativas foram destaque no DOCTALKS 2025 e estão entre as finalistas ao reconhecimento deste ano. Os dois projetos, da Unimed Federação/RS, tiveram apoio do Sistema Ocergs. Um é o Unimed Class e o outro uma missão para aprender sobre o sistema de saúde da Alemanha.
A viagem à Alemanha foi em outubro, quando 40 profissionais passaram quatro dias na cidade de Tübingen, conhecida como o Vale do Silício da medicina tecnológica no país. Na missãoa, o estudo buscou analisar melhorias no processo assistencial e em como o modelo analisado pode tornar o atendimento de saúde da Unimed ainda mais centrado nas pessoas, com mais qualidade e mais sustentável.
Já o projeto Unimed Class busca entregar atualização científica de alta qualidade sobre temas relevantes na área médica, com aulas às terças-feiras, a partir das 19h, com duração de 1h30. Os encontros, apenas para cadastrados, serão ministrados por grandes nomes da medicina nacional.
Os projetos da Unimed Federação/RS foram indicados nas categorias Projetos Destaques Corporativos - Categoria Projeto Multidisciplinar e Projetos Destaques Corporativos - Categoria Internacional. Os vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (11), em São Paulo.
“É de extrema relevância para o cooperativismo gaúcho esse reconhecimento nacional de duas iniciativas que nascem aqui no RS. E nos motiva a seguir mapeando e ajudando outros projetos cooperativistas a ganharem o mundo”, celebra o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto.
Apoio do Sistema Ocergs
A especialista em Desenvolvimento Cooperativista, Caroline Juchem, explica que, como forma de fomentar o desenvolvimento das cooperativas, O Sescoop/RS disponibiliza parte de seu orçamento para que cooperativas, Centrais e Federações possam planejar e realizar ações voltadas ao seu fortalecimento institucional e profissional. Esse recurso advém do recolhimento sobre a folha de pagamento das cooperativas e pode ser utilizado em cursos, palestras, treinamentos vivenciais, serviços artísticos e culturais, inscrições em eventos ou bolsas de estudos.
“Para liberação desse recurso, é necessário que a cooperativa/Central/Federação submeta o projeto com todos os detalhes para análise de nossos gestores. O projeto deve explicar qual o objetivo que se deseja atingir, quais os resultados esperados, público previsto, empresa a ser contratada e se o orçamento está dentro da média de mercado”, explica Caroline.
O acompanhamento do Sistema Ocergs na execução dos projetos permite que eles contribuam significativamente para o desenvolvimento da cooperativa e os impactos positivos na sociedade.
Sobre o DOCTALKS
Criado desde 2018, o DOCTALKS é um evento exclusivo para especialistas renomados e convidados, além de líderes do setor da saúde. Ele ocorre anualmente, reunindo figuras influentes da área para compartilhar experiências, debater temas relevantes e explorar os desafios e tendências que impactam a prática médica e o cenário nacional.
Notícias