cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Sistema Ocergs apresenta ações para fortalecer coops de infraestrutura 

Sistema Ocergs apresenta ações para fortalecer coops de infraestrutura 

Pensando sempre no melhor desempenho, diagnósticos de autogestão de excelência foram apresentados

Importante ramo do cooperativismo gaúcho, as cooperativas de infraestrutura tiveram um momento com o Sistema Ocergs para conhecer ações que as fortaleçam e aumentem seus desempenhos, por meio de diagnósticos de autogestão de excelência. As coops foram representadas pela Federação das Cooperativas de Energia (Fecoergs). 

A reunião contou com a presença do superintendente da Fecoergs e conselheiro do Sescoop/RS, José Zordan, a especialista de desenvolvimento cooperativista Caroline Juchem Chapon, o especialista de inteligência de dados Guilherme Quadros e a analista técnica Janaina Graser. Durante a apresentação, também foram reforçados os deveres das cooperativas - como o recolhimento da Contribuição Cooperativista até 31 de maio e a realização da Atualização Cadastral da Cooperativas no SouCoop até 30 de abril. Outro destaque foi a importância do Agente de Desenvolvimento Cooperativista dentro das cooperativas. 

Algumas soluções do Sistema Ocergs foram apresentadas para aumentar o desempenho - como em indicadores econômicos e financeiros da cooperativa e benchmarking nacional - e o estimulo à governança e gestão, por meio de boas práticas. Entre as soluções, está o AvaliaCoop

O AvaliaCoop é o eixo de soluções para a cooperativa mergulhar fundo na sua realidade em diferentes frentes, como governança, gestão, legislação e princípios cooperativistas, desempenho econômico-financeiro, ESG e negócios. A partir dos resultados obtidos em cada diagnóstico, tanto os riscos quanto os pontos fortes e as oportunidades de melhoria são mapeados, e a coop fica munida de informações claras sobre o caminho para alcançar a excelência e objetivos estratégicos.  

Outras soluções como a UniSescoop/RS+ e o CapacitaCoop também foram apresentados. Confira a reunião aqui.

 

Potência gaúcha 

O ramo de infraestrutura é um dos mais importantes do cooperativismo gaúcho. Atualmente, o setor conta com 31 cooperativas, reunindo 568,5 mil associados e empregando 2,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Além da distribuição e geração de energia elétrica, as cooperativas do ramo atuam em diversas áreas, como irrigação, telefonia, internet, telecomunicações, saneamento básico, infraestrutura rodoviária e ferroviária, construção civil e habitação.  

No segmento de eletrificação rural, as 18 cooperativas gaúchas desempenham um papel essencial no desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais do Estado. Como permissionárias de serviço público, estão sujeitas à fiscalização da Aneel e devem seguir a legislação do setor elétrico. Os dados são do Expressão 2023, publicado no último ano.  

Conteúdos Relacionados

Nenhum conteúdo relacionado encontrado.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.