Sicredi lidera ranking de inovação aberta com startups
- Artigo Inferior 3
Instituição financeira cooperativa é destaque nacional em práticas de inovação aberta e conexão com startups.
O Sicredi, referência em cooperativismo financeiro, celebrou mais um marco em inovação ao ser reconhecido no Ranking 100 Open Startups 2025, reforçando sua conexão com startups e o papel da inovação aberta nas finanças cooperativas. A 10ª edição do Ranking 100 Open Startups foi celebrada no evento Open Innovation Awards – Edição Especial empresas campeãs da década, realizado na segunda-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ). O evento destacou instituições financeiras, corporações e startups que se mantêm consistentes em práticas de inovação aberta no país.
Reconhecimento em inovação aberta
Com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, o Sicredi esteve entre os premiados tanto na edição 2025 quanto na premiação da década. A instituição conquistou o 1º lugar na categoria Serviços Financeiros e foi reconhecida como campeã da década nesse segmento, entre mais de 11 mil startups e 8,5 mil corporações participantes. No ranking geral “Top 100 Open Corps”, o Sicredi ficou na 13ª posição.
Esse resultado reforça a força do modelo cooperativista também para o ecossistema de inovação, conectando o setor financeiro a soluções tecnológicas construídas em parceria com startups.
Conexão com startups em todo o Brasil
Ao comentar o resultado, o diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, Alexandre Barbosa, destacou que, no ciclo avaliado pelo ranking, a instituição estabeleceu conexão com 155 startups. Segundo ele, o modelo de atuação é integrado, em que mais de 100 cooperativas do sistema participam de forma conjunta e coordenada, compartilhando protagonismo nas iniciativas de inovação.
“Essa colaboração permite avançar na incorporação de novas tecnologias e práticas que geram valor para os associados, mantendo o foco em soluções que simplificam o dia a dia financeiro e fortalecem os diferenciais do cooperativismo”, pontuou.
Programas que impulsionam a inovação
Entre as principais iniciativas de fomento ao ambiente de inovação aberta do Sicredi estão o programa “Inovar Juntos” e o “Aceleração Next”, desenvolvido em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
De acordo com a superintendente de Estratégia Corporativa, Maria Reiniger da Luz, há oito anos o Sicredi mantém um programa estruturado de inovação aberta, que tem desempenhado papel fundamental na evolução da instituição. “Essa jornada está diretamente ligada à execução da estratégia corporativa e ao fortalecimento da conexão com startups para acelerar soluções inovadoras, apoiando o desenvolvimento de novos produtos, serviços e experiências para os associados”, completou.
Sobre o Ranking 100 Open Startups
A 100 Open Startups é reconhecida como plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week (Oiweek), comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais, e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups.
O ranking destaca as startups mais promissoras e as corporações líderes em inovação aberta no Brasil. Em 2025, o mercado de open startups deve alcançar cerca de R$ 17 bilhões em contratos ativos, com projeção de chegar a R$ 100 bilhões até 2030, de acordo com dados da própria plataforma. Esses números mostram como a parceria entre grandes organizações e startups vem se consolidando como caminho estratégico para a transformação digital e para a criação de novas soluções de impacto.
Notícias