
Escoop conquista nota máxima no MEC
- Artigo Inferior 1
Reconhecimento inclui análise de ensino, infraestrutura e processos da instituição.
Em um 2025 tão especial para o cooperativismo, com o Ano Internacional das Cooperativas, a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) obteve nota máxima no Ministério da Educação (MEC). Mas o que isso significa na prática?
Toda instituição de ensino superior do Brasil é avaliada pelo MEC, assim como cada curso de cada instituição também é avaliado individualmente. Durante o mês de março, a Escoop recebeu a visita de avaliadores, que analisaram a estrutura da instituição, localizada em Porto Alegre, o corpo docente, formado por dez professores, a gestão e os resultados.
Como funciona a avaliação
No relatório final da avaliação, o MEC detalha as justificativas da Nota 5, dividindo em: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. Para a análise, dezenas de documentos foram enviados pela Escoop, que detalham o ensino, os processos e aspectos tecnológicos, bem como o que a estrutura oferece.
“A avaliação institucional ocorre a cada quatro anos, então a gente já sabe quando vai ter e começa a preparação. Para este ano, estávamos trabalhando desde 2020 para este reconhecimento, olhando os pontos a serem melhorados [apontados em relatórios anteriores]. Esta visita era para ter ocorrido em 2024, mas devido às enchentes no Estado, foi transferida para este ano”, explica a Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero.
Paola destaca também que outro diferencial entre o conceito quatro e o conceito cinco é a inovação, uma grande aposta da instituição nos últimos anos.
Inovação levou ao reconhecimento
“Nós queremos ser referência no ensino e excelência na pesquisa e na extensão e, para isso, a gente precisa fomentar a inovação. E isso não só envolvendo os colaboradores da Escoop, mas de todas as áreas, para pensar sempre na melhoria do que a gente oferece para as cooperativas, para os alunos. Quem ganhou com o conceito cinco foi o cooperativismo”, comemora a coordenadora.
Pioneirismo e credibilidade
Vale destacar que, com o reconhecimento, a Escoop passa a ter conceito máximo não só na instituição, mas também nos cursos - já reconhecida pelo MEC em 2023. Com 14 anos de história, a Escoop é pioneira no ensino do cooperativismo no Brasil, vinculada a uma unidade estadual do Sistema OCB. Agora, além de pioneira, o trabalho para alcançar a sustentabilidade das cooperativas e a busca constante pelo conhecimento para antecipar desafios do mundo atual passa a ter também uma maior credibilidade com o reconhecimento do MEC.
Notícias