A Ceriluz sediou nos dias 12 e 13 de abril, mais um encontro do Programa de Padronização Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande Sul, cujo objetivo principal é unificar os métodos de trabalho das cooperativas que integram o sistema. A abertura do evento, na quarta-feira, contou com a participação do presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli.
O foco dos encontros está no planejamento das atividades técnicas das cooperativas para as áreas de engenharia e segurança na construção e manutenção de redes. Deste modo participaram técnicos e engenheiros eletricistas e de segurança do trabalho de dez cooperativas filiadas à Federação. O trabalho se volta a adequar as atividades desenvolvidas pelas cooperativas, atendendo às normativas técnicas dos órgãos reguladores do setor, mas também a unificar as atividades entre as cooperativas.
Entre os temas discutidos ao longo desses dois dias de trabalho estiveram a revisão dos procedimentos de Linha Viva (equipes que atuam com a rede energizada); a digitalização de processos e documentos relacionados as atividades dos eletricistas; a execução de treinamentos técnicos; a atualização da documentação técnica básica, como os Regulamentos de Instalações Consumidoras (RIC-MT e RIC-BT); a avaliação de pontos de atenção relacionados aos procedimentos para conexão de micro e minigeração distribuída e a revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas na área de segurança, entre outros.
O Programa de Padronização da Fecoergs está completando vinte anos de existência neste ano. Desde seu início em outubro de 2003 já foram elaborados mais de 400 documentos com procedimentos seguidos pelas 15 cooperativas de distribuição de energia filiadas à federação. A padronização também permitiu a implantação do Plano de Contingenciamento de Redes do Sistema Fecoergs, para fazer frente, de forma cooperativada, às intempéries que atingem os sistemas de distribuição de energia das cooperativas. Com procedimentos operacionais comuns a todas as cooperativas elas podem se ajudar com envio de equipes de trabalho quando ocorrem dias atípicos e de contingência, com sérios danos aos seus sistemas de redes.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CERILUZ
Negócios
A Unicred Porto Alegre inaugura, na próxima terça-feira (18), as novas instalações da agência Mãe de Deus localizadas na Rua Ribeiro Cancela, 85, andar térreo do Centro Clínico Mãe de Deus. O novo espaço, além de muito conforto e segurança, trará um atendimento mais próximo e personalizado aos cooperados, mantendo a mesma excelência em serviços financeiros prestados.
A agência Mãe de Deus comemora, com esta inauguração, 25 anos de atividades e com grandes resultados. São 1.500 cooperados, uma carteira de investimentos que registra o total de R$ 140 milhões; carteira de crédito ultrapassando os R$ 50 milhões e um patrimônio de Previdência que supera os R$ 66 milhões.
"Mais que resultados, as novas instalações da Mãe de Deus oportunizam a valorização das relações com nossos cooperados", enfatiza o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira. "O crescimento contínuo da agência exigia a ampliação do espaço físico para oferecer um ambiente mais adequado e confortável, tanto para os cooperados quanto para os colaboradores, na realização de negócios", conclui.
Serviço
- Data: 18 de abril de 2023 (terça-feira)
- Hora: 17h
- Local: Centro Clínico Mãe de Deus
- Endereço: Rua Ribeiro Cancela, 85 – bairro Menino Deus, Porto Alegre
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Porto Alegre
Negócios
Pelo segundo ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora está capacitando os membros do Conselho Fiscal para que possam exercer suas funções de forma cada vez mais colaborativa. A partir da próxima terça-feira (18) até o dia 25 de maio, os seis integrantes terão aulas presenciais sobre Cooperativismo e Governança, Conduta e Atuação do Conselheiro e Gestão de Riscos, todos módulos com quatros horas cada. Além disso, terão oito horas de instruções sobre Aspectos Contábeis e Financeiros das Cooperativas e mais 10 horas de mentoria, com a participação dos próprios professores nas reuniões do Conselho Fiscal.
O curso é ministrado pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e integra um programa amplo denominado Educa Aurora, de formação continuada e permanente.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, valoriza o interesse dos conselheiros em aperfeiçoar a atuação na empresa, reforçada pela mudança no curso que instituiu a prática assistida.
“Percebemos um grande avanço no nível de entendimento sobre os processos internos e da consciência do que é responsabilidade dos membros do conselho. A partir deste ano devemos ter resultados ainda mais palpáveis, com o acompanhamento dos professores nas reuniões para que os conselheiros possam colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula”, acredita Tonello.
De acordo com a Lei do Cooperativismo (L.5764) todos os anos devem ser eleitos quatro novos conselheiros. Segundo o presidente, este é um dos motivos que faz com que a Aurora aposte na capacitação dos associados que são escolhidos para a tarefa de fiscalizar os processos e tomadas de decisões.
“Mesmo que esse curso não seja obrigatório, vemos como fundamental essa capacitação para que todos os representantes dos núcleos possam executar essa função importante da melhor forma possível e que beneficie todos os 1,1 mil associados”, resume.
Pelo estatuto da cooperativa, a eleição dos conselheiros obedece a um revezamento entre representantes dos 20 núcleos, dos 11 municípios que fazem parte do quadro associativo. A regra foi concebida para possibilitar que todas as comunidades tenham assento no Conselho Fiscal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Vinícola Aurora
Negócios
Já está disponível a trilha de diagnósticos AvaliaCoop, que auxilia os processos de gestão baseada em dados das cooperativas. Os produtos foram formulados para ajudar a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em três eixos de desenvolvimento organizacional: Identidade Cooperativista; Governança e Gestão; e Desempenho. Os diagnósticos da trilha podem ser aplicados de forma conjunta ou individual.

"Os diagnósticos foram criados para fortalecer a gestão das nossas cooperativas, que poderão estabelecer estratégias mais assertivas para ganho de mercado e, por consequência, o alcance da nossa meta do BRC1Tri de Prosperidade, em que pretendemos movimentar financeiramente R$ 1 trilhão, até 2027", salientou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Entre as vantagens oferecidas pela trilha está o acesso à análise de diversas informações que auxiliam a tomada de decisão em conformidade com a legislação e com os princípios do cooperativismo. O primeiro diagnóstico da trilha, Identidade AvaliaCoop, visa preservar as características do modelo de negócios cooperativista por meio do fortalecimento da segurança jurídica, da conformidade e da perenidade do negócio, com a redução de riscos e um quadro social forte.
As boas práticas de processos gerenciais estão presentes no segundo produto da trilha, Governança e Gestão AvaliaCoop, que trata da gestão e da governança, onde o diagnóstico apontará dados sobre melhoria de processos de forma contínua, alinhados com estratégias da organização; promoção da cultura de excelência em gestão; profissionalização e aumento da competitividade.
O terceiro diagnóstico, Desempenho AvaliaCoop, trata da performance dos resultados da cooperativa com indicadores econômicos e financeiros. A ferramenta oferece suporte ao processo decisório; definição das estratégias das cooperativas; fortalecimento da saúde financeira; transparência, fidelização dos cooperados, e desenvolvimento da autogestão.
Saiba mais sobre a trilha de diagnósticos AvaliaCoop no vídeo:https://www.youtube.com/embed/c0hMvV4xbPQ?wmode=transparent&jqoemcache=A74nv
Procure a Organização do seu estado e saiba como aplicar os diagnósticos em sua cooperativa.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Apresentando excelentes resultados em todos os segmentos de atuação, a Coprel realizou sua Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira, 04 de abril, na Sede Social, em Ibirubá. Os 810 cooperantes presentes acompanharam a apresentação dos investimentos de 2022, do Balanço Social e Patrimonial, e aprovaram a destinação das sobras do exercício para o prosseguimento dos Fundos e Programas Sociais da cooperativa.
Coprel Cooperativa de Energia
A assembleia iniciou com a apresentação do relatório da gestão de 2022 da Coprel Energia, que compreendeu investimentos de R$ 73.465.012,79 na construção e transformação de redes trifásicas, substituição de postes de madeira por concreto, em subestações de energia e linhas de transmissão e na instalação de equipamentos para modernizar o sistema elétrico.
Os cooperantes também aprovaram a destinação das sobras do exercício, que totalizaram R$ 18.917.760,26. Este valor será aplicado em 5 áreas importantes para os cooperantes: Fundo para Expansão de Redes, Fundo Internet Rural, Fundo Mais Energia, Fundo Energia Forte no Campo, Fundo para Equalização de Juros de Financiamento para Aumento de Carga e Fundo para Projetos de Geração de Energia Limpa e Renovável.
Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento
Na assembleia da Coprel Geração e Desenvolvimento, foi apresentado o montante de investimentos de 2022: R$ 71.832.647,12. O número expressivo deve-se principalmente pela obra de construção da PCH Tio Hugo, que deve entrar em operação no primeiro semestre deste ano. Também foram aportados recursos nos projetos da PCH Santo Antônio e CGH Jornalista Maria Helena, projetos de geração com outros empreendedores e usinas próprias, em equipamentos para operação e manutenção, em estudos de energias renováveis e no Hub de Inovação – Siloinvest, no qual a Coprel participa com uma célula de inovação.
A Coprel Telecom, empresa coligada à Coprel Geração e Desenvolvimento, todos os anos amplia os serviços de internet fibra ótica para mais municípios, além de aplicar recursos na modernização da rede e melhoria de equipamentos. Ano passado, os investimentos somaram R$ 23.695.008,76.
Os cooperantes também aprovaram a Destinação das sobras da Coprel Geração e Desenvolvimento, no valor de R$ 7.937.801,03 que será dividido entre o Fundo Auxílio Pecúlio e o Fundo para Projetos de Geração de Energia Limpa e Renovável.
Projeção de investimentos para 2023
As cooperativas e empresas coligadas projetam expressivos investimentos para este ano. A Coprel Energia planeja investir R$ 97.360.000,00, a Coprel Geração e Desenvolvimento R$ 21.818.986,00 e a Coprel Telecom R$ 29.649.070,00. A soma dos investimentos é de R$ 148.828.056,00.
O presidente Jânio Vital Stefanello destacou a importância de a Coprel estar próxima de todos: “A assembleia é um momento muito importante para a cooperativa, pois os cooperantes participam e ajudam a decidir em conjunto os investimentos, e principalmente, a destinação das sobras do exercício anterior. Neste ano, nosso foco novamente é na manutenção dos fundos e nos programas sociais da Coprel. Nossa proximidade com os cooperantes nos faz conhecer os desafios das famílias rurais, principalmente a necessidade de internet rural de qualidade e energia bifásica e trifásica para ampliação das atividades agropecuárias, promovendo a sucessão familiar e a permanência do jovem no campo. Investimos em inovação, pois sabemos que o atendimento e a qualidade dos nossos serviços em todas as unidades de negócio, seja Energia, Soluções e/ou Telecom, estão conectadas ao aproveitamento do que a tecnologia nos oferece. E assim, seguimos com a missão de oferecer soluções na distribuição, comercialização e geração de energia e mais conectividade, de maneira personalizada e sustentável, para que nossos cooperantes e clientes percebam a importância de pertencerem à Coprel”.
Eleições dos Conselheiros Fiscais
Também na Assembleia, foram eleitos os membros do Conselho Fiscal das duas cooperativas, indicados pelas sete regiões da área de atuação. Confira a nova composição dos Conselhos Fiscais:
Conselho Fiscal da Coprel Cooperativa de Energia
ROMILDA PARANHOS DE SOUZA – BOA VISTA DO INCRA
CLÁUDIO JOSÉ PASCHOAL – JÓIA
ADI SALETE ROCHA DA ROSA – MATO CASTELHANO
AMARILDO SOSSELA – TAPEJARA
VALDIR NEUMANN – SANTA BÁRBARA DO SUL
MÁRIO MALACARNE – VILA MARIA
Conselho Fiscal da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento
VALDIR DERCI KLEIN – QUINZE DE NOVEMBRO
MARINO MANTOVANI – PEJUÇARA
ALBERTO DA ROSA SEIDLER – COXILHA
OSMAR LUIZ LÂNGARO – VILA LÂNGARO
WAGNER DE LORENO – MORMAÇO
JUSSARA REGINATO SOARES – CIRÍACO
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel
Negócios
O Sicredi foi reconhecido, pela primeira vez, pelo monitor empresarial de reputação corporativa Merco Empresas, divulgado neste mês de março. A nona edição do ranking listou a instituição financeira cooperativa, com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todos os estados e no Distrito Federal, em 9º lugar na categoria “Serviços Financeiros”. A pesquisa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre julho e dezembro de 2022 e contemplou mais de 5 mil entrevistas com membros da alta direção de empresas, população geral, analistas financeiros, entre outros grupos.
Para Cris Duclos, diretora executiva de Marketing e Experiência do Sicredi, a conquista demonstra a percepção positiva em relação à marca, que é nacional e que cresce e se fortalece cada vez mais a partir da sua atuação local. “O Sicredi faz a diferença na vida dos seus associados, os verdadeiros donos do negócio, e nas regiões onde atua, por meio de desenvolvimento local e de diversos programas sociais, além da ampla oferta de produtos e serviços financeiros e do seu atendimento personalizado e olho no olho. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, o qual demonstra que a sociedade percebe o impacto positivo gerado pela nossa instituição. No mundo em que vivemos, o modelo de negócio cooperativo é o futuro, gerando um ciclo virtuoso. Nossa marca tem potencial para ser ainda mais conhecida e amada nacionalmente”, declara.
Referência na América Latina, o Merco Empresas avalia a reputação das empresas desde 2000. É um instrumento de avaliação baseado em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais de vinte fontes de informação. A pesquisa é realizada no Brasil e em mais 14 países e, nesta edição, suas análises refletem os resultados de 2022. Além das empresas, também são realizados os monitores Merco Líderes e Merco Responsabilidade ESG. Em 2020, o Sicredi também constou na 9ª posição do ranking Merco Responsabilidade ESG – setor “Serviços Financeiros”.
Fonte: Sicredi das Culturas RS/MG
Negócios
Entre as decisões tomadas pelos presentes nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) das cooperativas do Grupo Ceriluz, em 10 de março, esteve a destinação das sobras apuradas para investimentos em expansão e melhorias na infraestrutura de distribuição e geração de energia, totalizando mais de R$3,6 milhões com essa finalidade. Esse recurso se destina principalmente em melhorias e expansão das redes de distribuição, com a construção de novos alimentadores, reguladores de tensão, transformadores, etc. É um recurso importante que vai contribuir com obras em andamento na área de ação da Ceriluz e viabilizar novos investimentos. Apenas em projetos já aprovados ou em execução, já são mais de R$ 4 milhões de reais previstos em investimento para esse ano de 2023. A Cooperativa ainda está finalizando o Programa de Desenvolvimento da Distribuição (PDD) que exigirá mais uma importância significativa para qualificação das redes.
Entre os projetos já em andamento para 2023 estão a construção de um novo alimentador em Coronel Barros, de 8km, que exigirá R$1,5 milhão em investimento; a expansão de uma rede trifásica na região de Esquina Umbú, em Santo Augusto, investimento de R$900 mil; serviço de melhoria na rede trifásica de Ilha Grande, em Catuípe, orçada em R$820 mil; obra de expansão na região da linha 28 Norte, em Ajuricaba, estimado em R$440 mil; outra no Rincão Santa Catarina, em Boa Vista do Cadeado, orçado em 235 mil e mais uma em Santo Augusto, próxima a área urbana, de R$125 mil.
Ao longo de todo o ano de 2022 foram aproximadamente R$12 milhões investidos pela Ceriluz apenas em infraestrutura de distribuição de energia. Destes valores, R$4,3 milhões foram obras de expansão, totalizando 29 quilômetros de novas redes; R$2,3 milhões em obras de melhorias, totalizando 19 km de redes. Somam-se a esses números também aquelas obras realizadas por pedidos dos associados, que por investirem em suas propriedades e empresas necessitaram de projetos para ampliação de cargas. Foram em torno de 18 kms de rede onde a Ceriluz aplicou R$4,1 milhões, com uma contrapartida dos associados de R$1,3milhões. Em todos esses projetos executados foram instalados 1,4 mil novos postes e 352 novos transformadores.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceriluz
Negócios
O Sistema Ocergs realiza o monitoramento estratégico do programa RSCOOP150bi, que visa atingir a meta de R$ 150 bilhões de prosperidade para o cooperativismo gaúcho. O grupo formado pelos superintendentes, gerentes e profissionais da instituição compartilhou os avanços dos sete comitês criados para implementar, executar e avaliar os projetos que integram o programa. Estes encontros mensais de alinhamento ocorrem no Instituto Caldeira e têm o objetivo de sistematizar e compartilhar as boas práticas de cada grupo.
Os comitês formados para executar e implementar os projetos de ação do RSCOOP150bi estão divididos em sete grupos:
Comitê 1 – Representação e Relações Trabalhistas
Comitê 2 – Crédito e Financiamento
Comitê 3 – Acesso a Mercados e Comunicação
Comitê 4 – Infraestrutura
Comitê 5 – Alianças Estratégicas e TI
Comitê 6 – Pessoas e Inovação
Comitê 7 – Governança, Gestão e ESG
Sobre o RSCOOP150bi
O RSCOOP150bi é um programa institucional do Sistema Ocergs que tem como objetivo promover a prosperidade para os cooperados, dirigentes, empregados e moradores das comunidades das cooperativas gaúchas para atingir as seguintes metas:
*R$ 150 bilhões de faturamento
*Quatro milhões de cooperados
*100 mil empregos diretos
*R$ 300 milhões de investimentos em capacitação
*R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais
“O monitoramento estratégico é fundamental para a implantação do programa, especialmente para o engajamento e sensibilização dos envolvidos para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho”, afirma o gerente de Planejamento Estratégico do Sistema Ocergs, Emanuel Malta Falcão Caloete.
Para mais informações sobre o programa RSCOOP150bi acesse https://www.sescooprs.coop.br/contato/#perguntas-frequentes ou envie e-mail para
Negócios
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
MODALIDADE PRESENCIAL
OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade presencial, no dia 14 de Abril de 2023, tendo como local, o Hotel Deville Prime Porto Alegre, situado à Avenida dos Estados, 1909, bairro Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2022, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2023;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar o Presidente a negociar e firmar Convenções Coletivas, formalizar Acordos e composição nos Dissídios Coletivos e instaurar Processos Coletivos.
5) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Notas:
- Para fins de verificação de quórum, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 16 de março de 2023, é de 294 (duzentos e noventa e quatro) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 21 de março de 2023.
Darci Pedro Hartmann,
Presidente
Negócios
O consórcio gaúcho formado pela Creral de Erechim e Mil Engenharia de Tapejara finalizou a construção da maior usina solar flutuante do Brasil. Montada sobre o alago da PCH Santa Marta, no município de Grão Mogol-MG, a UFV Veredas Sol e Lares já está em operação, com potência instalada de 1,2 MWp (megawatt pico), e capacidade para atender 1.250 famílias do semiárido no modelo de geração distribuída autoconsumo remoto em 21 municípios mineiros nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo.
A usina é de propriedade da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) e contou com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que também cedeu o lago da PCH Santa Marta para a montagem dos painéis solares.
Ocupando uma área de 11 mil m² sobre o lago, a usina conta com 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e filme fino, mais 7.600 flutuadores e 60 mil metros de cabos. A casa de força localizada na margem conta com 14 inversores, transformadores e chaves de proteção. A energia gerada é lançada em média tensão no sistema de distribuição da Cemig até chegar nas casas das famílias cadastradas.
A montagem começou em setembro de 2022 e após finalizar e colocar a usina em funcionamento o consórcio ainda ficará responsável por operar a usina por um ano, período em que uma equipe será preparada para continuar a operação.
Para o presidente da Creral, Alderi do Prado, a obra foi muito importante para adquirir conhecimento e experiência. “Temos sete usinas hídricas em operação e outras em construção e projetos. Com o conhecimento que adquirimos temos agora a possibilidade de também implementar a geração híbrida utilizando a lâmina d’água das nossas usinas, o que pode aumentar muito a nossa capacidade de geração”, destaca Alderi.
A Creral é uma cooperativa que distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e atua na geração operando 15 usinas hídricas, solares e térmica. A Mil Engenharia atua em projetos elétricos, automação industrial e manutenção elétrica.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Negócios
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Complementar 2023 da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Um curso inovador, focado na prática, que vai preparar você para a gestão de cooperativas e para os desafios da nova economia.
O Processo Seletivo Complementar 2023 é destinado para transferência de discentes de outra instituição de ensino superior e para portadores de diploma de curso de graduação e contará com edital, possibilitando o ingresso até a data limite de 15 de março de 2023.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Internet, por meio do Formulário de Inscrição Vestibular Complementar 2023, da zero hora do dia 27/02/2023 até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 15/03/2023 sem custos financeiros.
O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS, entidade mantenedora da ESCOOP deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de Cooperativa registrada e regular perante a entidade OCERGS, conforme as normas da mantenedora.
O candidato aprovado neste processo seletivo e que tenha até 24 anos terá direito automaticamente a bolsa de estudos de 100% da mensalidade nos termos da resolução SESCOOP/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021.
Link para o edital: AQUI
Negócios
Estão abertas, até 15 de maio, as inscrições para submissão de trabalhos para o 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), que será realizado pelo Sistema OCB em setembro. Com o tema Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade, a entidade pretende estimular estudos que visem maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.
O evento, que acontece a cada dois anos, é aberto ao público que pode conhecer o que vem sendo realizado pelo coop. No entanto, o EBPC é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas.
“Este é o único evento direcionado exclusivamente para pesquisadores em cooperativismo. Pretendemos, novamente, alcançar toda a comunidade acadêmica, pesquisadores, universidades e Unidades Estaduais do Sistema OCB para que eles colaborem, por meio de seus artigos, com a apresentação de desafios e soluções para impulsionar o cooperativismo, em especial, nas questões de responsabilidade ambiental, cuidado social e gestão e governança, o nosso ESGCoop”, declarou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.
Os pesquisadores podem se inscrever em três modalidades: artigo científico, artigo de iniciação científica e relatos de experiências nas seguintes áreas temáticas: Contabilidade, Finanças e Desempenho; Educação, Inovação e Diversidade; Governança e Gestão; Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo; e Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais.
De 3 de março a 15 de maio os artigos podem ser submetidos para avaliação. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para 21 de julho. Entre 21 de julho e 21 de agosto os autores dos trabalhos selecionados poderão se inscrever também como participantes do EPBC. O público em geral poderá fazer inscrição para participar do encontro entre 21 de julho e 1º de setembro. O evento será realizado de 25 a 27 de setembro, no formato presencial, em Brasília.
Para estimular as contribuições acadêmicas sobre o coop, a plataforma CapacitaCoop lançou a trilha de aprendizagem Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo, totalmente gratuita. A trilha é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.
Sobre o EBPC
O primeiro EBPC aconteceu em 2010 e teve como objetivo fomentar o intercâmbio de pesquisadores e a produção técnica e científica sobre cooperativismo, em diversas áreas do conhecimento, além de promover uma maior integração entre as necessidades de pesquisa das cooperativas brasileiras e as pesquisas acadêmicas. O tema explorado foi a importância e a necessidade de adaptar os comportamentos das organizações ao novo paradigma da sustentabilidade.
A Organização das Nações Unidas (ONU) denominou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas e o EBPC, em sua segunda edição, explorou o tema da ONU: Ano Internacional das Cooperativas: cooperativas constroem um mundo melhor. A edição então se debruçou em promover reflexões sobre o papel das cooperativas no processo de desenvolvimento socioeconômico. Nos artigos foram abordadas as temáticas: Princípios, História e Doutrina Cooperativista; Cooperativismo, Economia e Desenvolvimento; Economia Social e Organizações Sociais; Governança Corporativa em Cooperativas; Finanças em Cooperativas; Legislação, Tributação e Direito em Cooperativas; Educação e Autogestão; e Responsabilidade e Sustentabilidade Social.
Já em 2014, o Encontro teve como objeto o Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos. Os eixos explorados em palestras e mesas-redondas foram: participação; sustentabilidade; identidade; quadro legal; capital.
Em 2017, a quinta edição do EBPC, trouxe o slogan Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática. O encontro contou com a parceria do Prêmio ABDE-BID 2019 - categoria Desenvolvimento e cooperativismo de crédito. Os eixos tratados foram: identidade e educação; quadro legal; governança e gestão; e capital e finanças.
Em 2019, o último encontro antes da crise sanitária que impediria a edição de 2021, tratou de Negócios sustentáveis em cenários de transformação. Em um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de ideias para unir competitividade e desenvolvimento sustentável nos eixos: identidade e cenário jurídico; educação e aprendizagem; governança, gestão e inovação; capital, finanças e desempenho; e impactos econômicos, sociais e ambientais.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A safra histórica de trigo no ano passado, que encerrou com 9,5 milhões de toneladas - volume que atende 76% da demanda nacional -, vem mobilizando produtores e lideranças do setor na busca de alternativas para que estes números continuem em crescimento. Este foi o tema principal do Fórum do Trigo realizado na tarde desta quarta-feira (8) na Expodireto Cotrijal 2023.
Projeções da Embrapa Trigo indicam que, caso a produção continue crescendo 10% ao ano, o Brasil poderá chegar aos 20 milhões de toneladas até 2030. No Rio Grande do Sul, em 2022 a área plantada cresceu 20%, alcançando 1,4 milhão de hectares, e a produção chegou a 5,1 milhões de toneladas.
“A ciência mudou o mundo e as sementes melhoraram significativamente. Agora temos sementes de alta produtividade, o que dá maior competitividade do grão em todos os mercados. Temos que ficar atentos para a demanda global do grão e construir alternativas para abastecermos com qualidade o país e o resto do mundo”, destacou o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.
As muitas frentes de colocação do produto (panificação, ração, exportação, etanol, pasto, silagem, planta de serviço e carbono) e a possibilidade de aumento da produção e exportação do grão foram alguns dos pontos abordados pelo chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.
“Os produtores trabalharam junto com a ciência, incorporando tecnologia, genética e manejo adequado em suas lavouras, o que resultou no aumento de produtividade. Agora, é preciso trabalhar no sentido de fortalecer a possibilidade da utilização do trigo pela indústria de proteína animal, como alternativa ao milho, na formulação das rações de suínos e aves”, disse Lemainski.
Gedeão Pereira, presidente da Farsul, falou sobre o Programa Duas Safras, que tem como objetivo fazer com que os agricultores gaúchos invistam no aumento do cultivo de trigo, triticale, cevada, centeio, canola e aveia no inverno, como alternativa ao milho na composição da ração para aves e suínos. “A proposta é que este cultivo alternativo, além do benefício à agricultura, traga também vantagens aos pecuaristas, que poderão se abastecer com ração para os rebanhos”.
Conforme ele, a proposta passa também pelo equilíbrio da produção agrícola nas metades sul e norte do Estado, para que o setor agrícola gaúcho se desenvolva de maneira mais igualitária.
Para os participantes do debate, “quando a safra de inverno for bem feita, a safra de verão estará bem encaminhada”. Baseado nisso, o coordenador da Rede Técnica Cooperativa (RTC), Geomar Corazza, reforçou que o inverno gaúcho é uma grande oportunidade de desenvolvimento da cultura de trigo no estado. “Temos água, luz e pesquisa. É preciso dedicação e esforço para aumentar a produção e a safra 2022 nos mostrou que podemos ir muito mais longe”, disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal
Negócios
Os próximos anos do Sistema Ocergs são focados em prosperidade: aumentar o faturamento das cooperativas gaúchas para R$150 bilhões até 2027. A construção de comitês, promoção de eventos e debates é o foco para que juntas, as cooperativas encontrem estratégias para superar os desafios e alcancem os resultados divulgados pela entidade.
A Expodireto é uma grande oportunidade de discussões nesse sentido e, por isso, o Sistema Ocergs promoveu já no primeiro dia da Feira, 6 de março, no Auditório da Produção Animal, o Fórum Tendências de Governança e Estruturação de Capital em cooperativas Agro, um evento internacional e exclusivo voltado para a gestão do ramo, com o objetivo de melhorar sua captação de recursos.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema, Darci Hartmann, destacou os principais números do RSCOOP150bi, como a projeção do aumento de sobras líquidas das cooperativas de R$3,6 bilhões para R$7,5 bilhões. Hartmann destaca que a variação estimada de 5% na margem líquida deve ser o foco principal das discussões, buscando o crescimento, a sustentabilidade financeira e o aumento de competitividade das cooperativas frente à velocidade de mudança do mercado.
Para ele, eventos como esse servem de subsídio para que as cooperativas tenham cada vez mais condições de pensar juntos o planejamento estratégico e chegar de forma rápida e estruturada nos resultados almejados. Ele destacou também a fala do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na abertura da Feira sobre a importância das linhas de crédito e do apoio do governo ao cooperativismo.
“Precisamos buscar créditos estruturados e integração entre as cooperativas e ramos e trabalhar suas dificuldades para alcançarmos nossos resultados. É função do Sistema Ocergs criar alternativas econômicas para os associados das cooperativas e por isso criamos esse desafio: fornecer subsídios para que possamos crescer cada vez de forma estruturada”, destacou.
O superintendente do Sescoop/RS, Mário De Conto, mediador do evento, destacou que o evento foi pensado em conjunto com o Sistema OCB, buscando diferentes visões a respeito do tema e de maneira a atender projetos estruturantes do RSCOOP150 como: Desenvolvimento de Cooperativas, que busca pensar em diferentes alternativas de financiamento e capitalização das cooperativas; Investimentos em Infraestrutura e Logística e Alianças Estratégicas.
Sistema OCB – Tendências na estrutura de capital de cooperativas
O coordenador do ramo Agro no Sistema OCB, trouxe os desafios do ramo agro, focando na visão e no movimento desenvolvido pelo Sistema OCB para inserir as cooperativas de forma correta nos mercados e como elas devem fazer para acessar alguns recursos.
Ele destaca que o papel do Sistema é dar informações para que o setor ganhe cada vez mais espaço, criando ações e iniciativas para impulsionar o alcance das cooperativas do ramo, assim como dar informações para que as unidades estaduais auxiliem no processo de inserção de mercados.
“Além de também já possuírem negócios em outros segmentos importantes, as cooperativas têm buscado se movimentar para garantir ainda mais presença nas cadeias do agronegócio a partir do aprimoramento de processos de gestão, governança e profissionalização”, destacou.
Após trazer um panorama do ramo no Brasil, ele explicou como a OCB atua junto a órgãos reguladores, entidades do agronegócio e instituições financeiras, por exemplo, a fim de dar mais conhecimento do modelo de negócios cooperativista. O destaque fica por conta da política agrícola, em que mostrou um paralelo entre os Planos Safras 2022/2023 e 2023/24. “Nosso objetivo é que a política agrícola seja mais fortalecida de acordo com as necessidades das coops e elas sejam cada vez mais contempladas”.

Confira a apresentação completa AQUI
Coopercitrus – Intercooperação e inovação
A CFO da Coopercitrus Simonia Sabadin, discorreu sobre as ações de estruturação de capital na Coopercitrus. Ela é economista, pós-graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing (FAAP) e tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.
Simonia compartilhou alguns exemplos de boas práticas da cooperativa, com destaque para intercooperação financeira em parceria com a Sicoob Credicitrus, a fim de apoiar os cooperados na aquisição de máquinas, implementos, insumos, enfim, todo o portfólio de soluções integradas, com linhas que, além de viabilizarem os custeios e investimentos no setor rural, oferecem taxas mais atrativas e maior agilidade na contratação.
Ela comentou sobre os benefícios da intercooperação e acredita que com as medidas, os cooperados são atendidos com as melhores condições, gerando sua fidelização e uma melhor experiência e, consequentemente, o crescimento da cooperativa com sustentabilidade.
Em 2020, a coop promoveu a primeira edição da Coopercitrus Expo Digital e fez a implantação do Sistema SAP. É considerada uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. Com mais de 60 filiais, a cooperativa conta com uma carteira de associados de mais de 38 mil agropecuaristas.
A apresentação completa está disponível AQUI.
Cooperativas agro nos Estados Unidos
Keri Jacobs, pesquisadora da Universidade de Missouri, conhecida pelos estudos sobre o tema de governança e gestão de cooperativas e berço de um dos maiores pesquisadores sobre o tema no mundo, Michael Cook, discorreu sobre a integração das cadeias alimentares nos Estados Unidos e como isso impacta as cooperativas e como elas buscam alternativas de capital.
Além de dar um panorama sobre as cooperativas, ela destacou a importância da capacitação dos Conselhos das cooperativas e dos seus entendimentos sobre o seu papel para melhorar a governança das coops.
Ela sugere a criação de comitês dentro dos conselhos, com pessoas que não são associadas trazendo visão de mercado, para que as diretorias possam pensar de forma mais estratégica o negócio das coops. “Precisamos melhorar a cultura dos conselhos, treiná-los para que eles tenham mais responsabilização sobre seu papel e entenderem a necessidade do associado”, destacou. E sobre a idade média dos conselhos ela destaca: “É preciso a tradição do cooperativismo com a inovação das novas gerações”.
Jacobs se dedica ao desenvolvimento da governança e perspicácia financeira de diretores e funcionários e na conscientização e engajamento entre os associados das cooperativas agropecuárias. Sua pesquisa considera as oportunidades dos produtores por meio da ação coletiva dentro de suas cadeias de abastecimento e as consequências da consolidação nas cooperativas agrícolas.
Apresentação completa Keri Jacobs.
Acesse evento completo no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=6_5jqnWHHSs
Negócios
A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional, a maior do Rio Grande do Sul e é coop! O Parque da Expodireto, no município de Não-Me-Toque, é palco para o cooperativismo mostrar seu protagonismo no desenvolvimento do RS e do mundo. E a parceria de mais de dez anos com o Sistema Ocergs se fortalece a cada ano.
Com o objetivo principal de aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia, dos órgãos de pesquisa e empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural, a feira destaca a pujança do cooperativismo no Estado. Por isso, o Sistema Ocergs marca presença na edição de 2023 como patrocinador master do evento e com uma agenda ativa de debates e atividades de interesse das cooperativas gaúchas.
As cooperativas têm um local especial na Casa do Cooperativismo, espaço próprio localizado próximo ao restaurante principal do Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque. As cooperativas Coprel, Cotricampo, Coeducars e Cooperconcórdia estarão recebendo seus associados e promovendo atividades para os visitantes da Feira.
“Trabalharemos em temas regionais, palestras temáticas que dizem respeito a cooperativas de nova geração, crescimento do cooperativismo e alavancagem de recursos internacionais para financiar cooperativas”, relata o presidente do Sistema, Darci Hartmann. No âmbito interno, também serão promovidas discussões. “Vamos debater o cooperativismo, aumentar a representação e buscar o crescimento de todo o sistema”, esclarece.
Confira a programação completa da Casa do Cooperativismo:
6 DE MARÇO
14h às 17h: Fórum Tendências de Governança e Estruturação de Capital em Cooperativas Agro
Onde: Auditório da Produção Animal
O Sistema promove um evento internacional e exclusivo voltado para a gestão das cooperativas agropecuárias, com o objetivo de melhorar sua captação de recursos.
Keri Jacobs, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, tratará das Tendências de Governança e Estruturação de Capital em cooperativas nos EUA. Keri é diretora executiva do Instituto de Pós-Graduação em Liderança Cooperativa, professora associada e componente da Cátedra de Agronegócios da cooperativa MFA na Universidade de Missouri.
Jacobs se dedica ao desenvolvimento da governança e perspicácia financeira de diretores e funcionários e na conscientização e engajamento entre os associados das cooperativas agropecuárias. Sua pesquisa considera as oportunidades dos produtores por meio da ação coletiva dentro de suas cadeias de abastecimento e as consequências da consolidação nas cooperativas agrícolas.
A CFO da Coopercitrus, Simonia Sabadin, discorrerá sobre as ações de estruturação de capital na Coopercitrus. Ela é economista, pós-graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing(FAAP) e tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.
Em 2020, a coop promoveu a primeira edição da Coopercitrus Expo Digital e fez a implantação do Sistema SAP. É considerada uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. Com mais de 60 filiais, a cooperativa conta com uma carteira de associados de mais de 38 mil agropecuaristas.
O coordenador do Ramo Agropecuário (OCB), João Prieto, falará sobre as tendências na estrutura de capital de cooperativas e os títulos do agronegócio. Prieto é engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado voltados ao desenvolvimento sustentável da produção agropecuária.
As vagas são limitadas e os interessados em participar devem acessar o link: https://bit.ly/3Yj1GWy
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14h às 17h: Cooperconcórdia
Onde: Saguão da Casa do Cooperativismo
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7 DE MARÇO
9h às 12h: Evento Mulheres Extraordinárias
Onde: Saguão da Casa do Cooperativismo
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14h: Apresentação Coeducars – Projeto Viveiro e Cidadania
Onde: Sala de Reuniões da Casa do Cooperativismo
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11h: Participação do Sistema no Programa Campo em Debate da RBS
Onde: Casa da RBS
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14h: Palestra da Cotrijal para estudantes do Ensino Médio - com Camila Teles
Onde: Auditório da Casa do Cooperativismo
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8 DE MARÇO
13h: Reunião de Alinhamento do RSCOOP150bi
Onde: Sala 1 da Casa do Cooperativismo
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9 DE MARÇO
14h: Rodada de Negócios Intercooperação - RSCOOP150bi
Onde: Sala de reuniões da Casa do Cooperativismo
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13h30 - Evento A Saga do Colono - Grupo Ceres
Onde: Saguão da Casa do Cooperativismo
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10 DE MARÇO
17h: Encerramento Pós-Graduação da Escoop
Onde: Auditório da Casa do Cooperativismo
Acesse o site da Expodireto Cotrijal e fique por dentro de toda a programação.
E acompanhe a cobertura completa do Sistema Ocergs na Expodireto através das redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram!
Confira o mapa da Feira:

Negócios
A Creral entrega hoje, na Assembleia Geral do dia 3 de março, juntamente com a prestação de contas, a nova rede trifásica de 4,5 km de extensão que poderá atender a todos associados da comunidade, a terceira mais antiga da cooperativa que recebeu energia em 1971, e agora está com grande demanda por energia, em especial na produção de suínos e aves.
A Creral voltou neste ano a realizar a prestação de contas aos associados após dois anos devido à pandemia da Covid19.
Adotando o formato de pré-assembleias regionalizadas a cooperativa percorre as comunidades desde 1° de fevereiro apresentando os relatórios de atividades, demonstrativo financeiro, plano de trabalho para este ano e ainda, propostas e oportunidades para os associados se envolveram na geração de energia.
Conforme o presidente Alderi do Prado, a presença dos associados em cada encontro, representa o quando a cooperativa é importante no seu dia a dia. “Ficamos dois anos sem podermos nos aproximar dos associados, agora foi possível levar informações e ouvir as demandas deles para melhorarmos ainda mais o atendimento. Em nosso processo de transparência cada vez que prestamos contas a cooperativa se fortalece”, destaca o presidente.
No total, a Creral realiza 21 pré-assembleias regionalizadas com público variando entre 100 e 700 participantes. A previsão é alcançar cerca de 4.700 pessoas com as informações.
Fonte: Assessoria de Comunicação Creral
Negócios
Os impactos dos três últimos anos de estiagem na pecuária de leite e os desafios e oportunidades do segmento foram tema de debate do 10° Seminário Regional da Atividade Leiteira, no evento Campo em Debate, promovido pela RBS TV no dia 24 de fevereiro, no auditório central da ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo/RS. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, integrou o painel e ressaltou a importância do diálogo com o poder público para a implementação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da atividade leiteira e de toda cadeira produtiva da proteína animal.
Entre os desafios do setor, Hartmann destaca a irrigação, energia trifásica para as propriedades dos produtores rurais, assistência técnica, alimentação e custos médios de produção como pontos fundamentais para o setor se tornar mais competitivo.
"Precisamos de investimentos do Estado nas linhas trifásicas e também necessitamos de uma questão que é fundamental: assistência técnica. O Estado vai ter que buscar mecanismos de remuneração às cooperativas e todas as empresas que prestam assistência técnica ao produtor rural. Nós temos que discutir compensações tributárias para viabilizar isso e gerar competitividade para o nosso produtor. Eu entendo que nós temos muitos gargalos, mas não existem gargalos que consigam vencer três anos de seca, nós temos que achar mecanismos de mitigação desse processo".
Mercado Internacional
Darci Hartmann afirma que o setor de pecuária de leite vai atingir a posição de destaque no cenário internacional, atingindo a maioridade, somente quando estiver competitivo a preços internacionais. Atualmente, o dirigente explica que a questão do Mercosul tem um impacto nos negócios do setor. "Tem períodos de importação muito estratégicos ou muito doloridos para os produtores. E aqui há uma questão muito clara, as cooperativas não importam. Pelo DNA delas, elas trabalham com os seus produtores".
"Só o consumo doméstico não é suficiente. Uma menor volatilidade depende do mercado interno e externo. Quando tivermos competitividade, também enfrentaremos as importações", afirma o coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies. Uma das barreiras para alcançar o comprador internacional é o valor, que traz junto todos os custos inerentes ao processo de produção. A qualidade do produto, redução dos gastos e melhorias na logística são alternativas de melhorar isso, avalia Spies.
"O preço do leite sempre vai gerar discussão, mas entendemos que temos uma série de custos internos, em que a logística é um desses custos. A Ocergs está discutindo uma logística integrada de todo o sistema cooperativo dentro do projeto RSCOOP150. Nós precisamos resolver todos esses gargalos entre a produção de leite e a chegada desse leite da indústria para sermos competitivos, para entrarmos definitivamente no mercado mundial, porque enquanto nós produzimos só para o mercado interno nós sempre vamos estar nessa oscilação de ganha um pouco, perde um pouco. E para o Estado do Rio Grande do Sul nós precisamos de uma vez por toda construir uma política pública de longo prazo", pontua Hartmann.
Participaram também do debate o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva e o gestor técnico de bovinos da Agroceres, Gilson Dias Júnior. O evento contou com a presença do superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.
Sistema Ocergs na ExpoAgro
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto, estiveram presentes durante a 7ª ExpoAgro Cotricampo, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Durante a feira os dirigentes do Sistema Ocergs estiveram reunidos com o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além de visitarem entidades como a Emater/RS e cooperativas presentes.




Negócios
No dia 14 de fevereiro, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o presidente da Comissão Especial de Estudos do Direito Cooperativo, Jorge Maciel, realizaram a entrega de portarias para o vice-presidente, Elbio Senna, e demais membros da Comissão. A assessora jurídica do Sistema Ocergs, Andreza Mainardi, compõe a comissão e tomou posse do cargo no referido dia, com mandato de 2023 a 2025.
“As nossas comissões são o coração da OAB/RS, e muito nos honra contar com elas no desenvolvimento de projetos que contribuem tanto com a advocacia quanto com a sociedade”, salientou Lamachia na ocasião.
A nomeação de uma representante do Sistema Ocergs como membro da Comissão reforça a postura e o compromisso do Sistema Ocergs em participar dos debates que são de interesse das cooperativas e também na deliberação de temas que possam interferir em suas atividades. Na primeira reunião, a comissão elencou os temas considerados prioritários, dentre eles: governança e compliance, educação cooperativista, defesa da natureza jurídica, responsabilidade civil de administradores, boas práticas na gestão de contratos. Além disso, foi acordado entre os participantes de que o público-alvo deveria ser, além dos advogados, também outros agentes que estariam envolvidos com os temas selecionados como agentes da governança, juízes e integrantes do Ministério Público.
Confira a composição da Comissão 2023-2025
Presidente
Jorge Fernando Estevao Maciel (Cooabcred RS)
Vice-presidente
Elbio de Mendonca Senna (Fetrabalho/RS)
Membros
Andreza Mainardi (Sistema Ocergs)
Clairton Walter
Dionatan Juarez Seckler (Sicredi Centro Serra)
Eduardo de Assis Brasil Rocha
Eliezer Jeremias de Abreu Pinheiro
Evandro Jacó Kotz (Sicredi)
Gerson Fischmann
Kleiber Jose Buzzi Rocchi
Marcia Isabel Heinen (Cooabcred RS)
Rafael Lima Marques
Simone Diel
Telmo Ricardo Abrahao Schorr
Tiago Luiz Schmitt Muller (Sicredi Pioneira)
Tiago Machado (Central Sicredi Sul Sudeste/RS)
Vladimir Marchiori Damião
Negócios
Coprel investe na região de Tio Hugo com a construção de usina hidrelétrica e subestações de energia
A Coprel está investindo de forma expressiva na grande região de Tio Hugo-RS, na construção de uma Pequena Central Hidrelétrica e duas subestações de energia. Entre os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã, no Rio Jacuí, a usina com maior potência instalada da Coprel: a PCH Tio Hugo está com 85% das obras concluídas. Com 10,1 MW de potência, a usina representa o maior investimento da cooperativa em geração de energia num empreendimento próprio.
Desde o início da sua construção, em agosto de 2021, a PCH Tio Hugo traz muitos benefícios para a região, como o retorno de impostos e a geração de mais de 250 empregos diretos e 500 indiretos, além do desenvolvimento de programas ambientais que visam o cuidado com o meio ambiente.
No entorno do reservatório, foram adquiridos 156 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) e 49 hectares de mata nativa para reposição florestal obrigatória, onde serão plantadas mudas de árvores nativas. A construção da PCH Tio Hugo envolve o cumprimento de várias condicionantes ambientais, junto ao órgão fiscalizador. Desta forma, são desenvolvidos 21 programas ambientais que monitoram a fauna e flora local, com o objetivo de aliar o desenvolvimento social e econômico com a preservação do meio ambiente.
A nova usina da Coprel beneficiará mais de 25 mil famílias com a geração de energia limpa e renovável, que será injetada na nova subestação de seccionamento em Tio Hugo. Para levar a energia gerada pela usina, foram construídos nove quilômetros de linha de distribuição, com tensão de 34.500 volts.
Os investimentos na região envolvem não só a usina, mas também a construção da subestação de seccionamento em 69 kV, onde terão módulos para injeção da potência da PCH em 34,5 kV e uma subestação rebaixadora, para atendimento da carga com segurança, disponibilidade e qualidade para quase 7 mil famílias de 8 municípios da região: Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.
Além de conectar a PCH Tio Hugo ao sistema elétrico, a subestação de energia contará com dois transformadores de força com capacidade para suprir o crescimento de carga da região pelos próximos 15 anos. Outra característica será a operação 100% telecomandada pelo Centro de Operações da Coprel, com sede em Ibirubá.
Com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre de 2023, a PCH Tio Hugo e as subestações de energia são empreendimentos estratégicos que proporcionam um sistema de energia robusto, confiável e de qualidade, desenvolvendo e conectando toda a região de Tio Hugo ao futuro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel
Negócios
A limpeza das margens do Rio Taquari volta a mobilizar a comunidade, no dia 25 de março, das 9h às 13h, no Camping Municipal. A CERTAJA Energia, uma das organizadoras da ação ambiental, ao lado da Patrulha Ecológica Voluntária de Taquari, empresas, entidades e órgãos públicos, convida os taquarienses a se engajarem na iniciativa, realizada anualmente.
Desde 2010, cerca de 15 toneladas de lixo foram retiradas das margens do rio. Em 2022, após interrupção de dois anos, em função da pandemia de Covid-19, a iniciativa voltou a ser realizada, com o recolhimento de 1,5 tonelada de materiais descartados de modo inadequado, compostos, principalmente, por garrafas PET, artigos plásticos, cadeiras e pneus.
Leandro Vargas, nome à frente do setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA) da Cooperativa, destaca que a mobilização em prol da ação beneficia toda a população taquariense.
“Fica o nosso chamado, aos que já participaram, para que estejam conosco em mais uma edição, e aos que ainda não participaram, para que se envolvam, não somente nesta, mas em outras ações ambientais e sociais”, convida.
O engenheiro ambiental ressalta que a iniciativa é fundamental na preservação do desenvolvimento das espécies nativas do bioma do rio, melhorando a qualidade da água que é consumida pelos habitantes. “Além disso, a remoção do material facilita a navegação das embarcações. Por ser um dos pontos turísticos de Taquari, a ação realizada nas margens do rio torna o local ainda mais aprazível para a comunidade que o frequenta”, comenta Vargas.
João de Souza Rolim, coordenador da Patrulha Ecológica Voluntária de Taquari, enfatiza que o trabalho é, acima de tudo, de conscientização. “Por isso que se levam jovens, crianças. Para que participem e levem a ideia para os seus pais; para que todo mundo, em conjunto, possa cuidar, preservar as nossas águas”, observa. “Sem água não há vida. Nosso rio ainda tem o privilégio de, com a nossa ação, permanecer bem mais limpo que outros”, acrescenta.
Quem são os parceiros da ação?
A limpeza das margens do Rio Taquari faz parte do cronograma das atividades alusivas ao Dia C – Dia de Cooperar. São parceiros: CERTAJA Energia, CERTAJA Desenvolvimento, Prefeitura Municipal de Taquari, Chico Florestal, ADAMA, Dexco, CORSAN, Adelso Material Elétrico, Transportadora Medeiros, Motasa, Posto Frizzo, SICREDI, Estaleiro, Rotary Club, Escola Pereira Coruja, Defesa Civil, Patrulha Ecológica Voluntária de Taquari, Colônia de Pescadores, Associação dos Barqueiros, Náutica Taquari, Corpo de Bombeiros e voluntários.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da CERTAJA Energia
Negócios