fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
EAD do cooperativismo é lançado

EAD do cooperativismo é lançado

O cooperativismo brasileiro é, sem dúvidas, um expert em sobreviver a tempos de crise. E não será diferente desta vez. O novo cenário imposto pela pandemia tem trazido à tona projetos para manter o funcionamento e o desempenho de nossas cooperativas.

É o caso da plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada nessa segunda-feira (20/4) pelo Sistema OCB. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta que reúne cursos e vídeos para aprendizagem em temas diversos já está disponível para acesso de todos.

Durante o lançamento realizado por web conferência com representantes de todas as unidades estaduais do Sistema OCB, o presidente da unidade nacional, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância da ferramenta neste período.

"Vivemos um momento de incertezas, e isso pode significar bons desafios. O momento nos fez acelerar alguns processos importantes, como o do EAD. Estávamos prevendo o nosso para o segundo semestre, mas com a crise advinda da pandemia, tomamos a decisão de acelerar esse processo e disponibilizar o serviço o mais rápido possível", comentou o dirigente.

A gerente-geral do Sescoop, Karla Oliveira, o braço de formação e capacitação do cooperativismo, ressaltou a responsabilidade que vem junto com o lançamento: "Temos o compromisso de manter a plataforma ativa, com conteúdo atrativo, cumprindo com o nosso propósito de gerar valor para as nossas cooperativas".

Explicando o passo a passo da ferramenta para os técnicos que assistiram ao lançamento, a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, destacou que o "Capacitacoop" já está pronto para ser acessado e com seis cursos disponíveis: Assembleia Geral na Prática; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Governança Cooperativa (Princípios e Boas Práticas); Gestão de Recursos Humanos para Cooperativas; Contabilidade de Cooperativas e Modelo de Excelência em Gestão.

Geâne explicou, ainda, que a plataforma está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse nos conhecimentos e que, futuramente, outros temas serão inseridos, alcançando também os interesses da sociedade.

O endereço da plataforma é o capacita.coop.br. No primeiro acesso, o usuário preenche um formulário de cadastro que servirá para catalogar as informações da plataforma como quantidade de acessos, localidade com maior procura, temas mais acessados, dentre outros.

O investimento feito pelo Sistema OCB será repassado inteiramente sem custos para as unidades e cooperativas brasileiras, que terão livre acesso à ferramenta podendo, inclusive, inserir cursos de seu interesse.

Para dúvidas e outras informações, a Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas (Gedes) está à disposição.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB

Sedes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Escoop estão fechadas até 30 de abril para atendimento ao público

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop, atentos ao atual cenário da pandemia e aos procedimentos de prevenção e controle da Covid-19, e tendo em vista a gravidade das medidas tomadas amplamente por órgãos públicos e particulares, informa que as suas sedes estarão fechadas para atendimento ao público até o dia 30 de abril de 2020, atendendo às determinações das autoridades.

A medida adotada tem como objetivo redobrar o estado de alerta e proteger a saúde e integridade física dos colaboradores, familiares e público externo. Durante este período, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota, com os colaboradores atendendo às demandas e necessidades das cooperativas através de contatos por e-mail, site e outros canais de comunicação.

Contatos através do site

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS disponibiliza em seu site espaço para contato com os setores de atendimento: Secretaria Geral, Presidência, Capacitação/Cursos, Informática, Comunicação, Monitoramento, Recursos Humanos, Promoção Social, Sindicato, Departamento Jurídico e Departamento de Compras. As mensagens são direcionadas diretamente para o e-mail da área selecionada.

A superação de momentos de crise é possível com a respectiva conscientização e prevenção de todos envolvidos. A instituição segue atenta aos desdobramentos e fatos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e informará através de seus canais de comunicação qualquer mudança em relação ao funcionamento de suas atividades e atendimento presencial ao público.

Dicas Coop Covid-19

Na última sexta-feira (17/4), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS lançou a série  Dicas Coop Covid-19, com orientações e atitudes importantes que devem ser tomadas na prevenção e no combate à Covid-19.

Toda semana, traremos novas dicas e medidas de segurança que auxiliam na saúde e no bem-estar de todos. Os vídeos estão disponíveis para download no canal do YouTube do Sescoop/RS. Por isso, é importante se inscrever no nosso canal e ativar as notificações. O conteúdo também está disponível na página do Facebook e no Twitter do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O objetivo é garantir conteúdo informativo que possa ser utilizado pelas cooperativas e demais públicos para comunicar aos seus associados, empregados, familiares e sociedade em geral pontos que necessitam atenção e cuidados redobrados na prevenção à Covid-19.

Confira os dois primeiros vídeos da série:

Saiba mais sobre o coronavírus

A Unimed Porto Alegre preparou um material completo esclarecendo dúvidas sobre o momento atual: https://www.unimedpoa.com.br/coronavirus

Acompanhe as atualizações referentes ao coronavírus nos canais oficiais: https://coronavirus.saude.gov.br/

Piá já doou 11 toneladas de lácteos para equipes de saúde

Piá já doou 11 toneladas de lácteos para equipes de saúde

A Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, já doou 11 toneladas de iogurtes, bebidas lácteas e leite para equipes de saúde. Foram contemplados os agentes de saúde de Nova Petrópolis, Gramado, Picada Café, Feliz, Morro Reuter, Vila Flores e Marau. Em Porto Alegre, através de recomendação do Banco de Alimentos, foram entregues produtos lácteos para o Asilo Padre Cacique e Pão dos Pobres. A Spaan foi outra entidade que recebeu a doação da Piá.

Segundo o gerente de marketing da Piá, Tiago Haugg, a ação social tem por objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde neste momento de pandemia da Covid-19. "Sabemos que este profissionais estão trabalhando dia e noite para salvar vidas, e os idosos precisam estar mais fortes para enfrentar os dias de isolamento", comenta Haugg. Segundo ele, as doações continuarão a serem feitas nas próximas semanas, de acordo com as necessidades de cada unidade de saúde e entidade.

Divulgação e fotos Cooperativa Piá
UFRGS e Unicred POA atuam juntas contra a Covid-19

UFRGS e Unicred POA atuam juntas contra a Covid-19

O novo Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da UFRGS, objeto de uma Parceria Público-Privada recente entre a universidade e a Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa, exclusiva da área da Saúde – iniciou o projeto de extensão “Telemedicina: Emergências em Saúde Pública”, para telemonitoramento de pacientes que foram internados por causas respiratórias em 2019.

A iniciativa visa, principalmente, reduzir as internações que podem ser evitadas e, assim, não ocupar leitos que são essenciais para este momento de crise na Saúde. O coordenador do projeto, professor Marcelo Gonçalves, explica que o telemonitoramento dos pacientes com doenças respiratórias crônicas, tenta evitar que estas pessoas precisem ir às emergências ou internar por descompensação de seus quadros clínicos. “Além disto, estes pacientes também são teleorientados para medidas preventivas contra o COVID - 19, como higienização e distanciamento social”, afirma.

Com larga experiência em capacitação e uso de sistemas, sistemas de informações e gestão de informações, o técnico em assuntos educacionais da UFRGS e coordenador de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da Faculdade de Medicina, Carlos Ernesto Rech, considera que “a estrutura de equipamentos instalada para o novo Laboratório de Informática da FAMED e sua estrutura de rede, possibilitaram a pronta instalação desta Central de Atendimento, sem a qual seria muito difícil a execução do projeto”.

Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, é uma satisfação perceber os resultados práticos e efetivos desta parceria concretizada a menos de seis meses, principalmente neste momento em que todos estamos voltados a um único objetivo que é salvar vidas”, considerou. O contrato assinado entre FAMED e a Unicred Porto Alegre é a primeira PPP em toda a história de 120 anos da Faculdade. Outras melhorias e inovações previstas no acordo devem ocorrer no decorrer dos próximos 10 anos.

O projeto realizado pelo laboratório é coordenado pelo Serviço de Atenção Primária à Saúde do HCPA, em conjunto com Famed, Telessaúde RS, Serviço de Pneumologia do HCPA e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Sicoob realiza assembleias com transmissão ao vivo aos cooperados

Sicoob realiza assembleias com transmissão ao vivo aos cooperados

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) realizou uma mudança na maneira em que vai interagir com os seus mais de 4,6 milhões de cooperados. Agora, os seminários, assembleias e palestras, que eram realizados presencialmente, serão transmitidos ao vivo pelo aplicativo Sicoob Moob.

Em ambiente remoto e seguro, os cooperados vão poder interagir com os palestrantes durante videoconferência e webinar (conferência online) por meio de mensagens de texto e, em algumas ocasiões, áudio.

Também será possível participar das votações, tendo em vista que no cooperativismo financeiro, diferente do que ocorre no tradicional sistema bancário, a participação do cooperado é essencial para a cooperativa. Os votos serão realizados pelo próprio app.

Sicoob informa que utiliza um módulo de backoffice para gerenciar a publicação das votações – cadastro, opções, abertura e encerramento – e a apuração dos resultados. O Sistema garante que tudo será registrado e passará por auditoria.

Transação digital em alta Para Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, a mudança no aplicativo fortalece a relação entre o público e o Sicoob. Além disso, facilita o acesso e eleva “o nível de conhecimento dos cooperados sobre as singulares, além de fortalecer as práticas de governança”, destaca, por meio de nota.

Em 2019, o maior sistema financeiro de cooperativas do Brasil realizou 78% das transações por meio de canais digitais. Desse montante, 56% foram por meio de ferramentas mobile. Apesar da fatia digital importante, o diretor de Tecnologia do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, afirma que a empresa não abre mão do crescimento das agências físicas. Investe no digital, sem perder o relacionamento interpessoal com o cooperado.

Fonte: IstoÉDinheiro – (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS).  
Sicredi é destaque no ranking Top Asset

Sicredi é destaque no ranking Top Asset

Em mais um ano o Sicredi é destaque no ranking Top Asset, da revista Investidor Institucional, principal canal de comunicação do país com profissionais que atuam nos segmentos de fundos de pensão, regimes próprios de previdência e gestão de recursos.

Entre os destaques, o ranking classificou o Sicredi em Recursos Provenientes de Previdência Aberta: a instituição registrou o terceiro maior crescimento nos últimos 12 meses e o quinto melhor desempenho nos últimos seis meses. Vale ressaltar também que, na classificação geral, o Sicredi ocupa o 18º lugar entre as mais de 140 gestoras de recursos avaliadas no Brasil, com mais de R$ 32,8 bilhões de recursos sob gestão.

Segundo Ricardo Sommer, diretor de Recursos de Terceiros no Sicredi, o bom desempenho no ranking reflete a atuação transparente da instituição e o foco em garantir cada vez mais segurança e maior aderência aos retornos esperados pelos associados investidores. “No Sicredi, além do controle rígido sobre exposição a eventuais riscos, buscamos disponibilizar as oportunidades mais rentáveis aos associados de acordo com o cenário econômico, os seus propósitos e suas necessidades”, afirma.

A gestão de recursos da Asset do Sicredi tem recebido seguidos reconhecimentos no mercado. No final de 2019, o Fundo de Previdência Sicredi Fic RF IS Prev Reserva recebeu cinco estrelas em um ranking feito pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o jornal Valor Econômico. O ranking avaliou exclusivamente planos de previdência privada no Brasil.

Recentemente, a Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco de crédito no mundo, também elevou o rating da Asset do Sicredi de “Proficiente” para “Forte”. A nova nota considerou questões como os sistemas operacionais do Sicredi, a política de segurança, a estrutura organizacional e o gerenciamento de risco e compliance, além do nível da equipe de profissionais.

Fonte: Sicredi das Culturas RS/MG - Ijuí
Languiru investe em sacolas ecológicas propondo engajamento da sociedade

Languiru investe em sacolas ecológicas propondo engajamento da sociedade

Um grande desafio continua sendo eliminar ou amenizar o impacto ambiental de materiais com lenta decomposição, como o plástico, por exemplo. Nesse contexto, a Languiru buscou alternativa: os clientes dos supermercados da cooperativa têm a possibilidade de optar por sacolas ecológicas reutilizáveis.

Com estampas que destacam a causa ambiental, essas podem ser adquiridas nas recepções dos Supermercados Languiru. Além da consciência ecológica, o uso da sacola como hábito nas compras do dia a dia será recompensado com descontos. Ao somar R$ 300,00 em compras, o cliente resgata desconto equivalente ao valor investido na sacola.

Material

A sacola possui acabamento diferenciado, com alças de fita de algodão mais duráveis e que não deformam ou enrolam durante a lavagem, além do reforço na costura que suporta até 10kg. Na sua maior parte, a composição do material é de tecido sintético confeccionado a partir da reutilização de embalagens PET. Conforme o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, a cooperativa propõe algo diferente do tradicional. “Além de reduzir a demanda de novo material plástico, a concepção do projeto visa reutilizar embalagens plásticas já descartadas.”

Coleção

O gerente de Varejo, Robson Souza, observa que o plástico ainda é um material descartável muito presente e leva centenas de anos para decompor. “Queremos trabalhar a conscientização numa campanha de continuidade. Estudamos, inclusive, lançar novas sacolas temáticas para colecionar.”

Alinhamento mundial

As peças publicitárias da campanha destacam o período que as embalagens plásticas levam para se decompor e o seu impacto no Meio Ambiente. Durante o ano, outras práticas que a Languiru já desenvolve na área ambiental também serão divulgadas, alinhado à estratégia de comunicação e marketing da cooperativa e diretrizes internacionais do cooperativismo.

Anualmente, a Aliança Cooperativa Internacional, que representa as cooperativas a nível mundial, populariza o “Dia C”, iniciativa que marca o Dia Internacional do Cooperativismo e destaca o trabalho das cooperativas em prol de um mundo melhor. Para 2020, com a temática “Cooperativas por uma ação climática”, organizações de todo mundo são estimuladas a contribuir ainda mais com práticas de produção e consumo menos agressivas ao Meio Ambiente, com foco na reciclagem, no uso racional dos recursos naturais e na diminuição do aquecimento global. “Na Languiru, as sacolas ecológicas são uma iniciativa diretamente alinhada a esse objetivo”, destaca o gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo, Alexandre Schneider.

Siga a hashtag #Coops4ClimateChange para conhecer mais a respeito e acompanhe as redes sociais dos Supermercados Languiru.

Fonte: Languiru
Sescoop/RS autoriza a realização de eventos à distância

Sescoop/RS autoriza a realização de eventos à distância

O Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou normativo que prevê a possibilidade de execução de Eventos Descentralizados e Centralizados executados na modalidade ensino à distância (EAD), como medida temporária de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Resolução Sescoop/RS Nº 141, de 30 de março de 2020, terá vigência durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de COVID-19.

A medida contempla as despesas custeadas pelo Sescoop/RS, como a contratação de serviços de instrutoria, em Eventos Descentralizados e Centralizados executados nas modalidades presencial, semipresencial e ensino à distância (EAD), durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de COVID-19. Tal Resolução pretende responder à necessidade das cooperativas em manter seus processos de treinamento e desenvolvimento, obedecendo as orientações relativas a prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus.

Clique aqui e veja a resolução na íntegra.

Atenciosamente,

Diretoria Executiva

 
Unicred Integração doará 50 toneladas de alimentos na Serra Gaúcha e no Sul do RS

Unicred Integração doará 50 toneladas de alimentos na Serra Gaúcha e no Sul do RS

A Unicred Integração, por meio do seu projeto social Vida que Prospera, fará doação de 50 toneladas de alimentos não-perecíveis a famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia do Coronavírus. Os donativos compostos por 4,2 mil cestas básicas serão distribuídos nas 10 cidades das regiões da Serra Gaúcha e Sul do Estado em que a cooperativa mantém Unidades e Salas de Negócios – confira abaixo para onde serão destinados os alimentos.

A iniciativa da Unicred Integração complementa o rol de ações que estão sendo feitas desde o início da quarentena imposta pela Covid-19. Muitos de seus cooperados, principalmente os profissionais da área da saúde, estão envolvidos diretamente em medidas para cuidar da saúde da população. “Todos esses profissionais merecem o nosso mais sincero respeito e agradecimento. Como instituição financeira, pensamos que poderíamos contribuir ainda mais com a sociedade por meio da doação das cestas básicas. O momento que a sociedade está vivendo demonstra a necessidade cada vez maior de cooperação e colaboração, e é justamente esse o propósito da nossa instituição”, destaca o diretor-geral da Unicred Integração, Gustavo Saltiél. “A sociedade está cada vez mais ciente de que a cooperação é, sim, a melhor forma de prosperarmos”, conclui.

A Unicred Integração fará a entrega das cestas básicas a Secretarias Municipais e instituições de assistência social, que destinarão as doações para as famílias mais necessitadas de cada região. Confira:

- Bento Gonçalves: Parceiros Voluntários e Secretaria do Esporte e Desenvolvimento Social

- Caxias do Sul: Fundação de Assistência Social (FAS)

- Farroupilha: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria da Educação

- Garibaldi: Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social

- Lagoa Vermelha: Secretaria da Ação Social e Habitação

- Pelotas: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

- Rio Grande: Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social – Defesa Civil

- Santa Vitória do Palmar: Secretaria de Assistência Social e Cidadania

- São Lourenço do Sul: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

- Vacaria: Secretaria do Desenvolvimento Social

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Unicred Integração
Saúde define critérios de distanciamento social com base em diferentes cenários

Saúde define critérios de distanciamento social com base em diferentes cenários

A partir da próxima segunda-feira (13), os municípios e estados do País que não tiveram ultrapassado o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, após a pandemia de coronavírus, podem iniciar uma transição para um formato onde apenas alguns grupos ficam em isolamento. A medida é recomendada desde que haja oferta de leitos e respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o trabalho de profissionais de saúde e testes de diagnóstico. A recomendação está no Boletim Epidemiológico Especial sobre Coronavírus, publicado nesta segunda-feira (6/4) pelo Ministério da Saúde.

O documento orienta a adoção de ações diferenciadas em relação ao distanciamento social por estados e municípios, a partir de distintos cenários da circulação do vírus. O objetivo é promover o retorno gradual a circulação de pessoas, incluindo as atividades laborais, com segurança, evitando uma possível explosão de casos sem que o sistema de saúde local tenha tempo de absorvê-los e garantir a assistência adequada à população.

Contudo, nos locais que apresentarem coeficiente de incidência 50% superior à estimativa nacional devem manter essas medidas de distanciamento social de todos os setores da sociedade até que os materiais e insumos de saúde sejam suficientes, considerando a possibilidade de ampliação da transmissão do vírus. A iniciativa considera a diversidade do território brasileiro, de Norte a Sul, na perspectiva dos 5.570 municípios.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, explica que medidas devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada município, cada região e cada capital. “Discutimos melhor com os estados e municípios de maneira em que não se tomasse medidas idênticas para situações completamente diferentes”, pontuou João Gabbardo.

“Nós criamos parâmetros de circulação de vírus e parâmetros de utilização de leitos que possam possibilitar que o gestor tome essas medidas de quarentena com mais segurança. Para tomarmos essa atitude precisamos estar seguros do ponto de vista de EPIs, leitos de retaguarda, de UTI, e recursos humanos”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

INCIDÊNCIA DE CORONAVÍRUS NO PAÍS

Até o momento, somente os estados de São Paulo (10,5), Rio de Janeiro (8,4), Ceará (11,0), Amazonas (12,6) e Distrito Federal (15,5) apresentam coeficiente de incidência superior à média nacional, que é de 5,7 a cada 100 mil habitantes. O Brasil, de forma geral, se encontra na fase de epidemias localizadas. A duração e a gravidade de cada fase da pandemia poderá variar dependo da resposta local de saúde pública.

Atualmente, a medida utilizada pela maioria das regiões do País é o Distanciamento Social Ampliado (DAS), quando todos os setores da sociedade precisam permanecer na residência enquanto durar a decretação da medida pelos gestores locais. O método deve ser utilizado em locais onde o número de casos confirmados tenha impactado mais que 50% da capacidade instalada do sistema de saúde local. Isso até que o suprimento de equipamentos (leitos, EPIs, respiradores e testes laboratoriais), além de equipes de saúde, estejam disponíveis em quantitativo suficiente para promover, com segurança, a transição para a estratégia de Distanciamento Social Seletivo (DSS).

Já nos locais onde os casos confirmados não tenham impactado em mais de 50% da capacidade do sistema de saúde, o Ministério da Saúde indica a transição para o Distanciamento Social Seletivo. Nestes casos, apenas alguns grupos ficam isolados, com atenção aos de maior risco de agravamento da doença, como idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou condições de risco, como obesidade e gestação de risco. Nestes casos, pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.

Em resumo, nos locais onde há baixa circulação do coronavírus e, consequentemente, baixa necessidade de uso das estruturas dos serviços de saúde, se garantidas as condicionantes, a retomada da atividade laboral e econômica é possível.

Informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
Procapcred é reativado pelo BNDES

Procapcred é reativado pelo BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na esteira de apoiar e estimular o cooperativismo, conforme determinação constitucional, reativou um importante programa de capitalização para as cooperativas de crédito – o Procapcred (Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito).

O programa tem como objetivo promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas singulares de crédito, com mais de 1 (um) ano de atividade, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados para a aquisição e subscrição de quotas-partes.

Certamente, essa iniciativa auxiliará no fortalecimento patrimonial de nossas cooperativas e, por consequência natural, na continuidade da oferta do crédito para os nossos cooperados.

É importante destacar que as condições apresentadas no programa atual, certamente, estão em sintonia com as necessidades do setor para superar o difícil momento econômico que se apresenta.

•    A remuneração do BNDES foi reduzida, em comparação às condições anteriores do programa, para 1,25% ao ano; •    O prazo de financiamento nessa ediação passa a ser de até 10 (dez) anos, com carência de 2 (anos).

Informações detalhadas sobre o programa podem ser acessadas diretamente no site do BNDES. Clique aqui.

Sicredi lança série de podcasts com análises econômicas

Sicredi lança série de podcasts com análises econômicas

Comprometido com o desenvolvimento econômico do Brasil e com o objetivo de contribuir com análises a respeito dos impactos na economia brasileira gerados a partir da pandemia do novo coronavírus, o Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no país, lançou um espaço exclusivo para podcasts sobre o atual cenário econômico.

O conteúdo “Análise do Dia – Um Podcast do Sicredi” é comandado pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos, e aborda diariamente os reflexos da crise gerada pelo coronavírus na taxa cambial e no mercado financeiro, além das medidas tomadas para minimizar impactos. Os podcasts são divulgados à noite, de segunda a sexta-feira, no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/economia) e também nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Pelo site do Sicredi ainda é possível acessar a resenha financeira sobre como os mercados globais reagem aos fatos do dia, a nota econômica semanal e o resumo econômico mensal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
COVID–19: Coopermil faz doação para Prefeitura de Santa Rosa

COVID–19: Coopermil faz doação para Prefeitura de Santa Rosa

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Rosa anunciou na manhã da sexta-feira, 27, uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos para doações para famílias de baixa renda vinculadas a programas de desenvolvimento social, como, cadastro único, bolsa família e trabalhadores informais.

A Coopermil doou 1,5 tonelada de alimentos para atender famílias de baixa renda do município. A distribuição dos alimentos será realizada pelas assistentes sociais junto aos CRAS, Cruzeiro e Centro, no horário das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Cootravipa: Nós também estamos na rua por você!

Cootravipa: Nós também estamos na rua por você!

A limpeza urbana, por ser considerada uma questão de saúde pública, também é um serviço essencial que deve ser mantido. Por isso, a Cootravipa – responsável pelo serviço de limpeza urbana de Porto Alegre - está implantando um Protocolo de Sistema de Prevenção ao Coronavírus para o cuidado da saúde dos cooperados que estão nas ruas mantendo a cidade limpa e contribuindo para a segurança da comunidade.

Junto ao Protocolo, está em desenvolvimento o Sistema de Conscientização e Capacitação dos sócios, visando colocar em prática todas as ações, que incluem desde o processo de higienização, até mudança na escala de trabalho - visando a redução na concentração do efetivo em suas bases de operação.

Nesses locais, no momento do registro biométrico já é feita a desinfecção das mãos com uso de álcool em gel, bem como as salas de refeição passam por rigorosos processos de higienização e desinfecção. Os cooperados, depois de guardarem os equipamentos nos ônibus, retiram as luvas para higienizar as mãos novamente, antes de entrarem nos veículos que os conduzirão até os pontos para execução das tarefas.

Assim como os ônibus, os caminhões – inclusive os da coleta seletiva - têm suas zonas de contato higienizadas no mínimo duas vezes por turno de trabalho, bem como os coletores, que recebem álcool em gel cada vez que entram nos veículos.

Todos os cooperados trabalham com luvas.

Além da atividade de capina e roçada nas ruas e praças da cidade, os trabalhadores estão realizando também a lavagem e desinfecção de paradas de ônibus, corrimãos e pontos de grande circulação na capital.

Conforme a presidente da Cootravipa Imanjara Marques de Paula, todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas para evitar ao máximo a propagação do coronavírus:”Cuidamos da cidade e ao mesmo tempo cuidamos do nosso cooperado que nessa hora atua também como um agente de saúde, para que todos possam ficar em casa com tranquilidade”, diz.

Com informações da assessoria de comunicação da Cootravipa

Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Escoop suspendem atendimento presencial em suas sedes até o dia 22 de abril

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop, atentos ao atual cenário da pandemia e aos procedimentos de prevenção e controle do Covid-19, e tendo em vista a gravidade das medidas tomadas amplamente por órgãos públicos e particulares, informa que as suas sedes estarão fechadas para atendimento ao público até o dia 22 de abril de 2020, atendendo ao Decreto nº 20.523, publicado pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, na última sexta-feira.

A medida adotada tem como objetivo redobrar o estado de alerta e proteger a saúde e integridade física dos colaboradores, familiares e público externo. Durante este período, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS adotará o sistema de home office, através do qual os trabalhadores estarão atendendo às demandas e necessidades das cooperativas através de contatos por e-mail, site e outros canais de comunicação.

Contatos através do site

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS disponibiliza em seu site espaço para contato com os setores de atendimento: Secretaria Geral, Presidência, Capacitação/Cursos, Informática, Comunicação, Monitoramento, Recursos Humanos, Promoção Social, Sindicato, Departamento Jurídico e Departamento de Compras. As mensagens são direcionadas diretamente para o e-mail da área selecionada.

A superação de momentos de crise é possível com a respectiva conscientização e prevenção de todos envolvidos. A instituição segue atenta aos desdobramentos e fatos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e informará através de seus canais de comunicação qualquer mudança em relação ao funcionamento de suas atividades e atendimento presencial ao público.

Como prevenir o contágio

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações se estiver doente;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais.

Saiba mais sobre o coronavírus

A Unimed Porto Alegre preparou um material completo esclarecendo dúvidas sobre o momento atual: https://www.unimedpoa.com.br/coronavirus

Acompanhe as atualizações referentes ao coronavírus nos canais oficiais: https://coronavirus.saude.gov.br/

Programa de gestão para cooperativas tem novo ciclo

Um novo ciclo. Uma nova oportunidade de fazer sua cooperativa crescer! É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC, e que teve o ciclo 2020 lançado recentemente pelo Sescoop, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas brasileiras.

Aplicado por meio de instrumentos de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão – o programa é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua dos processos gerenciais.

“O principal diferencial do PDGC é que o modelo, desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, é totalmente customizado para o cooperativismo, considerando as particularidades do nosso modelo societário, e contemplando o referencial de excelência em gestão”, comenta o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas.

NÚMEROS

Desde a implantação do PDGC, em 2013, o número de participações no programa tem aumentado a cada ciclo. “A evolução dos índices – de lá pra cá – demonstra que investir continuamente na melhoria dos processos de governança e gestão é, não só possível, como necessário para que a cooperativa permaneça competitiva no mercado em que atua”, reforça a gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Vilela. Desde de sua implantação, o PDGC já beneficiou mais de 1,8 mil cooperativas.

REVISÃO

Segundo a gerente, em fevereiro foi aberto o ciclo 2020 e para esse ano não há alteração na metodologia e nos questionários, uma vez que uma grande revisão foi realizada em 2019, quando o instrumento de governança se tornou mais robusto e alinhado às atuais práticas de mercado.

“O importante para o ciclo 2020 é que a cooperativa faça sua autoavaliação e continue traçando seus planos de ação para que seus processos estejam no ciclo da melhoria contínua. A gente sabe que as empresas mais bem-sucedidas no mundo promovem constantemente a evolução e a inovação em seus processos, determinando resultados muito satisfatórios no longo prazo”, comenta Susan.

Para realizar a autoavalição em Governança e Gestão basta acessar o site do PDGC, onde é possível além de cadastrar a cooperativa, acessar todos os materiais de apoio do programa.

PRÊMIO

Ao participar do PDGC, a cooperativa pode optar por participar também do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que reconhece o comprometimento das cooperativas com a própria gestão, premiando as melhores, em cada nível de maturidade. O prêmio ocorre a cada dois anos. A próxima edição será em 2021.

COMO FUNCIONA

O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB – um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa. Na devolutiva também são gerados índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa.

COMO PARTICIPAR

Confira as etapas e saiba como participar.

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais! E confira também o vídeo na sequência para ficar por dentro do PDGC.

Em caso de dúvidas entre em contato com a área de Monitoramento do Sescoop/RS, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Sicoob registra alta de 18,1% nas operações de crédito

Sicoob registra alta de 18,1% nas operações de crédito

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) apresentou, em 2019, variação positiva de 18,1 % nas operações de crédito com relação ao ano anterior: foram R$ 61,2 bilhões ante R$ 51,9 bilhões em 2018. Somente com financiamentos, o Sicoob movimentou R$ 7 bilhões em 2019, contra R$ 4,6 bilhões no ano anterior. Com relação aos financiamentos rurais e agroindustriais, o número saltou de R$ 14,5 bilhões para 16,6 bilhões.

Já o patrimônio líquido do Sicoob registrou crescimento de 8,8 %, saindo dos R$ 21,5 bilhões e atingindo R$ 23,4 bilhões. Os ativos totais do Sicoob cresceram mais de 12 % em 2019, chegando a R$ 117 bilhões ante R$ 104 bilhões no período anterior.

A quantidade de cooperados vem, ano a ano, aumentando. Entre 2015 e 2019, a entidade registrou crescimento de 3,1 milhões para 4,6 milhões. Em um ano, observou-se aumento de 5,3% frente ano passado, reforçando sua atuação em todos os Estados do Brasil.

O resultado de sobras líquidas manteve-se estável, indo de R$ 3,08 bilhões a R$ 3,05 bilhões. O declínio foi em virtude de um ajuste nas provisões para devedores, na ordem de R$ 900 milhões.

“Nossa missão é proporcionar, cada vez mais, a justiça financeira com responsabilidade socioeconômica. Incentivamos o uso adequado dos produtos oferecidos aos cooperados, praticamos juros competitivos e abaixo da medida do mercado, promovemos o desenvolvimento econômico das comunidades nas quais estamos inseridos porque acreditamos que o Sistema Financeiro Nacional precisa ser mais justo com os brasileiros”, afirma o presidente do Sicoob Confederação, Henrique Vilares.

Com amplo portfólio de produtos e serviços financeiros, entre eles conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio e seguros, o Sicoob destaca-se como uma alternativa segura para as instituições tradicionais, já que pratica taxas bem mais justas no mercado.

Atualmente, o Sicoob possui agências em mais de 1,8 mil cidades, nas 27 unidades da federação. A instituição financeira cooperativa tem 3,2 mil pontos em sua rede de atendimento, o que representa um crescimento de 12,9 % na recepção ao cliente em 2019. São 5,3 mil caixas eletrônicos próprios e mais de 43 mil dirigentes e funcionários.

A partir da modernização do aplicativo Sicoob, realizada no primeiro semestre de 2019, o sistema observou um crescimento de 36 % nas movimentações pelas ferramentas mobile. Mais de 78 % de todas as transações realizadas pelos cooperados foram feitas via canais digitais.

Fonte: Easy Coop
Languiru apresenta projeto de novo supermercado no Shopping Lajeado

Languiru apresenta projeto de novo supermercado no Shopping Lajeado

No dia 12 de março a Cooperativa Languiru apresentou oficialmente o projeto e detalhes do novo Supermercado Languiru a ser instalado no Shopping Lajeado. O evento reuniu a direção da Cooperativa e do complexo comercial, autoridades, gerentes, fornecedores, convidados e imprensa. Na ocasião também ocorreu evento especial com lojistas e empreendedores instalados no shopping.

As obras de adaptação do espaço já iniciaram no mês de março e o início das operações deve ocorrer durante o primeiro semestre de 2020. A área total do novo Supermercado Languiru em Lajeado soma cerca de 3.400m². O estabelecimento conta com a estrutura completa da rede de Supermercados Languiru, com sessões de hortifrúti, padaria, açougue e fiambreria. Agregando conveniência ao local, o projeto também prevê a instalação de infraestrutura de loja Agrocenter Languiru e unidade da Farmácia Languiru.

Esta será a décima unidade do Supermercado Languiru no Vale do Taquari. As demais estão localizadas em Teutônia (quatro supermercados), Poço das Antas, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Estrela.

Proposta diferenciada

A Languiru quer oferecer à região uma proposta especial em termos de supermercado. “O projeto tem surpreendido a todos, um padrão realmente diferenciado dos demais supermercados da Cooperativa”, comenta o presidente Dirceu Bayer, valorizando a localização privilegiada às margens da BR-386.

A arquitetura e exposição promete ser distinta, com espaço para crianças, café interno e a possibilidade de consumo de alguns produtos prontos dentro do próprio supermercado. “Será uma nova proposta para o Vale do Taquari, agregando a conveniência de encontrar tudo num único lugar, além do conceito de bom atendimento da Languiru, em espaços cômodos e modernos. Vamos proporcionar novas experiências aos clientes e associados da Cooperativa”, ressalta o gerente de varejo da Languiru, Robson Souza.

As obras para instalação da unidade estão divididas entre a Languiru e a administração do Shopping Lajeado. A rede supermercadista que anteriormente ocupou o espaço deixou o local no início de 2018.

Expectativa

A expectativa dos próprios lojistas instalados no Shopping Lajeado é de que o Supermercado Languiru possa contribuir significativamente para a circulação de pessoas pelo local, influenciando positivamente nos negócios das lojas, da praça de alimentação e do próprio cinema.

“Nós da administração do Shopping Lajeado estamos repletos de alegria e orgulhosos por termos firmado essa parceria com um dos maiores grupos do Rio Grande do Sul neste setor. A Cooperativa Languiru está vindo para somar junto ao nosso shopping e aumentar o mix de produtos e serviços que serão fornecidos aos nossos clientes. Estamos muito satisfeitos em poder dar à cidade de Lajeado e a todo o Vale do Taquari esse presente tão aguardado pela população”, avalia o diretor da administradora Shopping Council, Rubens Simonsen.

Nessa mesma linha segue o superintendente do Shopping Lajeado, Nelson Noschang. “Nosso objetivo enquanto administradores, buscando melhorias e novas conquistas, será alavancado depois dessa união. A viabilização dessa parceria entre dois ícones da região nos enche de orgulho e alegria. O Shopping Lajeado se consolida ainda mais como principal ponto de atratividade da região, onde a população pode encontrar, num só local, um mix de operações para atendimento de suas necessidades, com conforto, segurança, acessibilidade e estacionamento.”

Importância do varejo

“A Languiru é uma cooperativa bastante diversificada, com diferentes negócios, e o ramo do varejo tem contribuído significativamente para o bom desempenho econômico e financeiro. Em 2019 o faturamento bruto foi superior a R$ 1,4 bilhão, com projeção de R$ 1,8 bilhão para 2020, e o varejo, que contempla supermercados, lojas Agrocenter, postos de combustível e farmácias, representa aproximadamente 20% desse desempenho. Isso traz solidez à Languiru, especialmente para momentos de instabilidade no setor produtivo e industrial”, conclui o presidente Dirceu Bayer.

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
Fotos: Agência DG5 e Imagem Ilustrativa/Forma Arquitetura
Suspensão temporária da Newsletter

Suspensão temporária da Newsletter

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, atento ao atual cenário da pandemia e aos procedimentos de prevenção e controle do Covid-19, e tendo em vista a gravidade das medidas tomadas amplamente por órgãos públicos e particulares, informa a suspensão temporária de nossa newsletter O Interior Cooperativo.

A medida adotada vem ao encontro da situação atual, em que as cooperativas precisam focar na manutenção de suas atividades essenciais enquanto lutam contra a disseminação do coronavírus e focam seus esforços na vida dos seus associados. Também corrobora o  trabalho em escala e em home office de nossos colaboradores e visa redobrar o estado de alerta e proteger a saúde e integridade física dos colaboradores, familiares e público externo.

Lembramos que durante este período de pandemia, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará atendendo às demandas e necessidades das cooperativas através de contatos por e-mail, site e outros canais de comunicação não presenciais. A Assessoria de Comunicação continua à disposição através dos seus canais oficiais, e-mail, telefone e whatsapp (51-98057-4222) e solicita a todos que enfrentem esse momento com responsabilidade.

Contatos através do site

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS disponibiliza em seu site espaço para contato com os setores de atendimento: Secretaria Geral, Presidência, Capacitação/Cursos, Informática, Comunicação, Monitoramento, Recursos Humanos, Promoção Social, Sindicato, Departamento Jurídico e Departamento de Compras. As mensagens são direcionadas diretamente para o e-mail da área selecionada.

Como prevenir o contágio

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações se estiver doente;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Saiba mais sobre o coronavírus

A Unimed Porto Alegre preparou um material completo esclarecendo dúvidas sobre o momento atual: https://www.unimedpoa.com.br/coronavirus

Acompanhe as atualizações referentes ao coronavírus nos canais oficiais: https://coronavirus.saude.gov.br/

ACI fala sobre igualdade e empoderamento

ACI fala sobre igualdade e empoderamento

Estimular o aumento da participação feminina no cooperativismo ao redor do mundo. Esse é um dos objetivos da Aliança Cooperativa Internacional que, em função do Dia Internacional da Mulher, divulgou uma mensagem falando sobre empoderamento e igualdade. Confira abaixo.

As cooperativas podem ser a ferramenta para reduzir as injustiças socioeconômicas que as mulheres enfrentam!

A equidade de gênero e o empoderamento das mulheres são desafios tanto nas cooperativas quanto nos países em que operam. Múltiplas barreiras impõem limitações às mulheres, impedindo seu acesso a oportunidades, muitas vezes resultando em restrições legais que institucionalizam a marginalização das mulheres. A eliminação de barreiras que frustram a igualdade de gênero é um objetivo fundamental da ação cooperativa e uma prioridade fundamental para a Aliança Cooperativa Internacional e suas organizações membros, que visam implementar a Agenda 2030 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com uma perspectiva de gênero.

O Dia Internacional da Mulher representa uma oportunidade inevitável de mobilizar ações globais para alcançar a igualdade de gênero para todas as mulheres e meninas. Em 2020, o tema Eu sou da igualdade de geração: pelos direitos das mulheres marca o 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, que reconheceu os múltiplos benefícios das cooperativas. Agora, chegou a hora de as Nações Unidas e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento aumentarem e priorizarem a ajuda direcionada aos principais atores que fortalecem o empoderamento econômico, social e político das mulheres.

As soluções cooperativas vão além dos negócios das economias de mercado, como de costume, e podem ajudar a manter todos dentro da agenda, contribuindo para uma década de ação e entrega.

Como agentes econômicos, levando em consideração as normas de gênero, as mulheres continuam a ganhar menos, têm maior probabilidade de participar de trabalho não remunerado e de serem excluídas do trabalho decente. No entanto, queremos lembrar que, quando as mulheres estabelecem ou ingressam em cooperativas, realizam atividades inovadoras de trabalho, obtendo maiores rendimentos e aumentando o desempenho e a competitividade de seus negócios.

A união de cooperativas aumenta a tomada de decisões em casa e melhora a participação e o empoderamento nos assuntos da comunidade, uma vez que as cooperativas, como empresas focadas nas pessoas, se concentram no emprego inclusivo para um grande número de mulheres que sofrem de desigualdades multifacetadas. Alguns exemplos mostram como isso pode ser alcançado:

- Na Espanha, as mulheres representam 54% dos cargos de gerência e comando em cooperativas de trabalho;

- Na Itália, o percentual de mulheres empregadas em cooperativas, comparado ao total, é de 59%, o que significa 1 milhão e 350 mil mulheres, com boa retenção de empregos, mesmo em tempos de crise. Além disso, as mulheres representam 50% dos membros e 24,8% do Conselho de Administração. Na busca de estratégias para promover a participação das mulheres nos espaços de tomada de decisão do setor cooperativo, a violência de gênero é identificada como uma barreira invisível que impede sua participação na Argentina. Em 2019, a Confederação Argentina de Cooperativas (Cooperar) tomou a decisão de implementar um Protocolo para a Prevenção da Violência de Gênero, que cada entidade pode tomar como exemplo e adaptá-lo às suas características;

- No Nepal, 40% do conselho de administração de cooperativas são mulheres. Além disso, 51% dos membros das cooperativas são mulheres (dos 6,5 milhões de cooperados no país);

- Nas Filipinas, as cooperativas participam da implementação dos ODS em várias áreas com assistência do governo, especificamente, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O Plano de Desenvolvimento das Filipinas com uma Abordagem de Gênero (1995-2025) ordenou sua implementação nos setores público e privado, de acordo com a provisão de direitos humanos garantidos pela Constituição. A Autoridade de Desenvolvimento Cooperativo obriga todas as cooperativas registradas a incorporar gênero e desenvolvimento;

 - Na Nigéria, as mulheres constituem 60% dos membros da cooperativa e 45% da liderança é assumida por elas. O governo e o movimento cooperativo promoveram uma estrutura estratégica de apoio às políticas nacionais e também registraram a Aliança Cooperativa das Mulheres da Nigéria (NICOWA) para advogar a participação delas na governança de todas as organizações cooperativas e o desenvolvimento de coops constituídas apenas por mulheres;

- Na Etiópia, as mulheres representam até 42% dos cooperados e participam de diferentes posições de liderança, graças a uma regulamentação existente que estabelece que deve haver pelo menos uma mulher em cada comitê de gestão da cooperativa. Em tempos de conflito e reconstrução pós-conflito, observa-se que uma das primeiras formas de negócios estabelecidas é a cooperativa. As mulheres são as primeiras a se unir, restaurando um tecido baseado na confiança e esperança mútuas, atendendo às necessidades pessoais e comunitárias, como a liberdade da violência e dos conflitos armados. As cooperativas estão comprometidas em combater qualquer forma de assédio e violência contra as mulheres e seus benefícios na construção da paz e da resiliência foram reconhecidos por instituições importantes em vários níveis, incluindo a Recomendação da OIT sobre a Organização do Emprego (transição da guerra para a paz).

Tendo em vista que a equidade de gênero é cada vez mais vista como um pilar para o desenvolvimento econômico sustentável e o bem-estar social amplo, é necessário fortalecer modelos econômicos centrados nas pessoas que promovam os direitos humanos de mulheres e meninas. Em todos os níveis, tornando realidade o ODS número 5 da Agenda das Nações Unidas para 2030.

As cooperativas podem ser a ferramenta para reduzir as injustiças socioeconômicas que as mulheres enfrentam!

Launch Modal