A Cresol, uma das principais forças do cooperativismo de Crédito do Brasil, ficou em terceiro lugar no prêmio Great Place to Work, na categoria Agronegócio, entre as dez melhores e maiores empresas do Brasil para trabalhar.
Um dos diferenciais da Cresol para conquistar o reconhecimento é o foco nas relações, seja para o público interno quanto externo, o que gera impactos em todo o negócio. As equipes estão organicamente ligadas à realidade da comunidade, as necessidades financeiras e ainda de serviços complementares, levando aos cooperados a solução ideal para quem precisa.
“Nossos colaboradores conhecem os cooperados e na instituição todos são tratados pelo nome. E isso só é possível porque temos esse DNA de cuidar das relações. Aqui cuidamos das pessoas como parte essencial do negócio gerando felicidade e resultados”, comemora o presidente do Sistema Cresol Baser, Alzimiro Thomé.
Um exemplo de história de como a instituição cresceu e se desenvolveu é do atual superintendente da Cresol, Adriano Michelon, primeiro colaborador do Sistema.
“A Cresol, desde o seu início, trabalhou com foco nas pessoas. Por isso, sempre tivemos colaboradores engajados que cresceram junto com a instituição. Para mim, como primeiro colaborador e hoje superintendente dessa instituição, é um orgulho ver a evolução que tivemos e tudo o que a Cresol proporcionou e proporciona para seus cooperados e para os colaboradores”, lembra o executivo.
Inclusão e educação desde a sua constituição
Há três anos a Cresol intensificou as ações de inclusão e educação. Existe um foco no desenvolvimento das pessoas, atuando com formações internas e com consultorias parceiras. A instituição disponibiliza para a equipe uma plataforma EAD, com cursos, vídeos, palestras, além do benefício de educação formal para cursos latu-sensu.
“Ainda dispomos aos nossos colaboradores intercâmbios nacionais e internacionais para o desenvolvimento de seus profissionais. No último ano investimos mais de R$1 milhão em desenvolvimento humano. Temos também o programa Cresol Acolhe, em que são feitas sensibilizações sobre temas como diversidade e outras pautas”, avalia a gerente de Gente & Gestão da Cresol, Katiuce Ferrari.
Segurança aos seus colaboradores
Nesse período de pandemia, a Cresol também intensificou a comunicação e protocolos para que o time se sentisse seguro e pudesse levar essa segurança aos seus familiares. “Criamos um Comitê de Crise, em que o nosso departamento de recursos humanos e a diretoria atuaram de forma proativa frente aos cuidados com as pessoas. Realizamos lives de orientação e ainda disponibilizamos férias antecipadas, rodízio de colaboradores, home office e todo o apoio e suporte para que esse modelo funcionasse”, explica a gerente. A Cresol ainda possui um projeto estratégico para estruturar a política do home office ou um modelo híbrido na organização.
Segundo ano consecutivo com premiações
Participando pela segunda vez do ranking nesse segmento, a Cresol ficou em 3º lugar na categoria "Empresas de Grande Porte no ramo Agronegócio" (com mais de mil funcionários). Esta é a terceira edição em que a consultoria aplicou sua metodologia de avaliação no agro e contou com mais de 100 empresas inscritas.
O ranking premiou as 30 mais bem classificadas – dez de grande porte e 20 enquadradas como pequenas ou médias. A metodologia incluiu uma fase quantitativa, em que os funcionários das companhias respondem a um grande questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pela empresa.
“No último ano, a Cresol recebeu quatro prêmios do GPTW, e esse reconhecimento representa o resultado das ações que trabalhamos para gerar oportunidade de crescimento e desenvolvimento às pessoas que fazem parte da Cresol”, finaliza o vice-presidente da Cresol Confederação e diretor superintendente da Cresol Baser, Adriano Michelon.
Sobre a Cresol
O Sistema Cresol Baser possui mais de 25 anos e tem sua sede em Francisco Beltrão, no Paraná. Hoje conta com mais de 2 mil colaboradores que atuam em onze estados brasileiros. Sempre aprimorando o ambiente de trabalho dos seus profissionais, seja na central, centros administrativos ou nas agências, a Cresol também incentiva a formação, com capacitações, cursos presenciais e a distância, além de contar com diversos benefícios aos colaboradores.
Sobre o Great Place to Work
O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho e especialista em transformar organizações em um Great Place to Work, ajudando as empresas a aproveitar o melhor das pessoas e atingir resultados excepcionais e, acima de tudo, sustentáveis. Além disso, oferece consultoria para empresas que querem colocar as pessoas no centro da estratégia de negócios e certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 90 países.
Acesse o ranking completo aqui.
Fonte: Cresol
Negócios
Representantes das organizações estaduais do Sistema OCB passaram por uma capacitação sobre os produtos financeiros oferecidos pelo BNDES às cooperativas. O evento foi realizado pelo Sistema OCB e pela instituição financeira, na sexta-feira (14/5). A intenção é que os técnicos que atendem diretamente as coops possam orientá-las a respeito das linhas de financiamento.
Essa é mais uma ação realizada pelo Sistema OCB e BNDES, por meio do acordo de cooperação assinado há pouco mais de um ano, com dois propósitos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e fomentar investimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento das cooperativas de todos os ramos no País.
Durante a capacitação, os técnicos do Banco também apresentaram o guia de produtos desenvolvido especialmente para as cooperativas, com informações detalhadas das linhas disponíveis e suas condições para contratação. Clique aqui para conhecer.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/2020, que atualiza as normas de atuação das cooperativas de Crédito no País, pode ser votado em regime de urgência no Plenário da Câmara dos Deputados nas próximas semanas. A afirmação foi feita, nessa quinta-feira (13/5), pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES), durante reunião plenária do Conselho Consultivo do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco).
Melo foi designado relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e pretende mobilizar as principais lideranças da Casa para aprovar, já na próxima semana, requerimento de urgência para apreciação do projeto em Plenário. “Trata-se de uma oportunidade importante para a retomada da economia no Brasil. É uma janela que se abre tanto para atender aos avanços tecnológicos dos últimos anos como para que as cooperativas possam contribuir ainda mais para o crescimento econômico do País”, afirmou.
Paulo Souza, diretor de fiscalização do Banco Central (BC), ressaltou, durante a plenária, que o PLP vai fomentar o sistema de crédito nacional a partir de uma regulamentação mais eficiente, democrática e inclusiva. “Temos plena convicção de que a aprovação dessa proposta vai fomentar ainda mais as atividades de negócio das cooperativas de Crédito, bem como aprimorar a gestão e a organização sistêmica e de eficiência do sistema”.
Ainda segundo Souza, a modernização da lei permitirá que as cooperativas de Crédito alcancem seus objetivos de aumentar a participação de cooperados menos favorecidos e a presença dos estados do Norte e Nordeste. “O setor com certeza tem um futuro brilhante pela frente. Não tenho dúvidas de que superará, inclusive, os 20% de participação no mercado já consolidados atualmente”.
Autor do projeto e representante das cooperativas de Crédito na Frencoop, o deputado Arnaldo Jardim (SP), explica que a proposta tem foco na modernização e é, portanto, fundamental para que o cooperativismo de Crédito continue sendo um importante vetor econômico de desenvolvimento do País. "Além disso, a atuação cada vez mais forte do segmento, significa também educação financeira, inclusão e democratização do crédito para milhares de brasileiros”.
O deputado Domingos Sávio (MG), vice-presidente da Frencoop na Câmara dos Deputados, considera que o cooperativismo de Crédito é um grande aliado do poder público na missão de universalizar o acesso ao sistema financeiro. “O cooperativismo como um todo tem um papel fundamental nas grandes questões nacionais. E o ramo Crédito é um instrumento de grande relevância para o desenvolvimento do Brasil. E isso é comprovado pelos resultados positivos que temos colhido em todo o País”.
Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, também enfatizou que a atualização da legislação é importante para o setor continuar avançando com mais empregos, renda e desenvolvimento local. “A proposta aprimora o sistema de crédito cooperativo brasileiro para garantir um ambiente de negócios mais ágil e completo aos cooperados”, declarou.
MODERNIZAÇÃO
O PLP 27/2020 atualiza a Lei Complementar 130 (LC 130/2009), marco do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil. A proposta visa modernizar os conceitos da legislação sob três perspectivas: atividades e negócios; organização sistêmica; e gestão e governança do modelo.
Entre outros pontos, a medida prevê que as cooperativas de Crédito possam disponibilizar novos produtos já existentes no mercado, com mais agilidade e modernidade, bem como atender integralmente a demanda por crédito.
“O aprimoramento da organização sistêmica e o aumento da eficiência serão consequências naturais das novas exigências legais para definição da área de atuação de cada cooperativa. Assim também, a melhoria da gestão e governança do modelo estará em linha com as melhores práticas adotadas no Brasil e em diversos outros países”, explica Arnaldo Jardim, autor da proposta.
EMPREENDEDORISMO
Distribuídas por todo País, as cooperativas de Crédito, instituições financeiras sem fins lucrativos, reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central, reúnem cerca de 10,7 milhões de cooperados e estão presentes, devidamente estruturadas, em aproximadamente 2.200 municípios, com mais de 6,5 mil pontos de atendimento.
O segmento auxilia na inclusão financeira e contribui para o aumento da competividade no Sistema Financeiro Nacional, em operações como crédito rural, empréstimos sem consignação para pessoas físicas e empréstimos de capital de giro para micro e pequenas empresas.
Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o Sistema Sicredi, divulgado em fevereiro de 2020, aponta que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.
Além disso, contribui efetivamente para o acesso aos serviços prestados em municípios menores, mais distantes e rurais, inclusive dos programas para liberação de recursos do governo, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Em 594 municípios, por exemplo, a única alternativa são as cooperativas, uma vez que não há presença de outras instituições financeiras.
Acompanhem a tramitação do PLP 27/20 na Agenda Institucional do Cooperativismo: https://in.coop.br/PLP-27-20.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
“Aprendi muito sobre cooperativismo e que, juntos, lado a lado, as coisas dão certo. Ampliei minha visão de coletividade e sou muito grata pela oportunidade, um aprendizado que levo para a vida.” A fala é da jovem Paula Forneck Herbert (22), residente em Poço das Antas, que integrou a primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, curso inovador e pioneiro no Brasil iniciado em Teutônia em fevereiro de 2016. Hoje, ela é empregada da Languiru.
Seus pais são agricultores e Paula revela grande afeição pela lida com os animais no campo. “Lembro da empolgação em participar do curso, da alegria pela experiência diferenciada, pudemos colocar em prática o que aprendemos na teoria da sala de aula, conhecendo mais sobre o dia a dia no campo”, lembra.
Ela também integrou a diretoria da primeira cooperativa escolar de aprendizes do campo no Brasil, a COOPEAT (Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia). “Fabricávamos e comercializávamos rapaduras de chocolate e produtos cultivados de forma orgânica na horta, que cuidávamos no Colégio Teutônia”, acrescenta.
Nova turma
A Cooperativa Languiru (cotizadora), o Colégio Teutônia (entidade formadora) e o Sescoop/RS (entidade certificadora) estão organizando a 5ª turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. O início das aulas está previsto para o mês de agosto, com 1104 horas de atividades, divididas em 552 horas teóricas e 552 horas práticas. Serão quatro turnos por semana, totalizando 16 horas semanais ao longo de 18 meses.
Esta é a primeira turma cujo aprendizado prático será desenvolvido na propriedade rural. Anteriormente essa etapa era realizada na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do Colégio Teutônia. Para o acompanhamento das práticas, os professores encaminham atividades e os estudantes retornam relatórios com os registros e resultados. Num primeiro momento, a prática inicia pelo diagnóstico de cada propriedade, seu histórico, o vínculo com a cooperativa, o processo de sucessão e a mão de obra disponível, o envolvimento familiar, com levantamento de dados e fotografias
A matriz curricular contempla matemática, português, educação ambiental, além de disciplinas específicas de empreendedorismo, contabilidade, crédito, sistemas de produção (carnes, leite, grãos, horticultura e fruticultura) e gestão de pequenas e médias propriedades, características na área de atuação da Languiru. Em virtude da pandemia e considerando os decretos e a legislação vigente, a formação pode ocorrer no formato virtual ou presencial.
“O curso será muito voltado aos desafios das propriedades rurais, instigando o comprometimento dos jovens e das famílias por resultados diferenciados. Temos um belo trabalho pela frente, fortalecendo o cooperativismo e a atividade no campo, com um novo perfil de estudantes e de empreendedores do meio rural, pensando na sustentabilidade e incentivando a sucessão”, avalia a professora Maria de Fátima Fuzer da Silva, coordenadora de projetos no Colégio Teutônia.
Sucessão, mercado de trabalho e formação de lideranças
A Languiru participa do Programa Aprendiz Cooperativo como cotizadora desde 2009, com cerca de mil estudantes qualificados em cursos voltados ao Processamento de Carnes, Eletrotécnica Básica, Auxiliar Administrativo e Serviços de Supermercado, além de turmas específicas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e o Aprendiz Cooperativo do Campo.
“O cooperativismo e a educação fazem a diferença, com a formação de novas lideranças. O agronegócio, especialmente em tempos de pandemia, mostra a sua força na geração de empregos e renda, levando qualidade de vida e sustento para inúmeras famílias. Apoiamos e acreditamos nessa iniciativa, aspirando o desenvolvimento do sistema cooperativo como um todo e fazendo o caminho inverso ao êxodo rural”, valoriza o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, citando o Aprendiz Cooperativo do Campo como “iniciativa que estimula a sucessão nas propriedades familiares”.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas a 25 participantes. Essa turma é dirigida especialmente para filhos de associados ou jovens integrantes do núcleo familiar do associado, entre 14 e 24 anos de idade, cursando ou já tendo concluído o Ensino Médio. É essencial possuir Carteira de Trabalho, considerando que há remuneração do aprendiz.
Interessados devem se inscrever, munidos de currículo, na recepção ou setor de Recursos Humanos das unidades da Languiru. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-5600, junto ao setor de Recursos Humanos da Languiru.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Negócios
Sempre dedicada a oferecer soluções que atendam às necessidades de seus cooperados, a Unicred está constantemente evoluindo seus produtos e serviços. Entre eles se destaca o Saldo Global de Investimento, a partir do qual torna mais fácil o acesso a produtos com melhores retornos.
Enquanto a maioria dos produtos de investimento com melhores rentabilidades tem valores mínimos de investimento mais elevados, para que estes sejam exclusivos a pessoas com maiores potenciais de investimento, na Unicred é possível que este acesso a melhores rentabilidades em produtos de Renda Fixa seja facilitado por considerar o total de investimentos que o cooperado possui em renda fixa como referência para acesso à melhores produtos.
De forma prática, cada cooperado que tenha um ou mais investimentos em renda fixa poderá ter este montante, considerado para que ele possa adquirir novos produtos de renda fixa – diminuindo assim o valor necessário para acesso à determinado produto. Exemplos: se o cooperado possui três investimentos em renda fixa (um de R$ 100 mil, um de R$ 80 mil e um de R$ 120 mil), seu Saldo Global é de R$ 300 mil. Para ele adquirir um novo produto de renda fixa que originalmente tem um investimento mínimo de R$ 500 mil, seu investimento mínimo será de R$ 200 mil, uma vez que seu Saldo Global de R$ 300 mil foi considerado.
Vale ressaltar que, caso o cooperado possua um Saldo Global de valor igual ou maior do que o investimento mínimo solicitado pelo produto desejado, seu investimento mínimo será de R$ 1. Como exceção, é importante considerar que todo investimento em renda fixa passará a contar para o Saldo Global, mas nem todos os produtos de renda fixa levará o Saldo Global em consideração para reduzir o valor mínimo de investimento. A cooperativa, ao configurar o produto de investimento, irá definir esta diferença e quais produtos estarão aptos para este benefício.
Segundo Diego Alcântara, Gerente de Produtos da Unicred do Brasil, esta é mais uma solução que tem por objetivo enaltecer a relação entre a Unicred e seus cooperados. “A Unicred segue continuamente atenta às necessidades dos nossos cooperados, buscando ser sua principal Instituição Financeira e oferecendo soluções que facilitem e simplifiquem a gestão de suas vidas financeiras. O Saldo Global de Investimentos é um diferencial que aproxima e amplia a relação com nosso cooperado e entrega valor à ele a partir do acesso a melhores produtos de investimento em função do seu relacionamento atual, em investimentos, com sua cooperativa”, declara.
Para saber mais sobre este e outros produtos, o cooperado pode entrar em contato com seu gerente de conta ou canal de atendimento de sua preferência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred
Negócios
A Vinícola Aurora, que completou 90 anos em fevereiro, está empenhada na continuidade da atividade rural e na ampliação do número de associados. Uma das ações desenvolvidas é o programa Aprendiz Cooperativo do Campo, que desde 2017 capacita jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de associados da cooperativa, para que permaneçam na viticultura, com ênfase no cooperativismo e na gestão das propriedades. Desenvolvido em parceria com o Sescoop/RS, o programa já capacitou 60 jovens.
O viticultor Renê Tonello, que preside o Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, enaltece o programa como uma ferramenta importante para a continuidade de muitas famílias na atividade. Tonello, que também vem de família produtora de uvas há três gerações, destaca que a formação dos jovens vem ao encontro da busca constante por modernização e pela valorização das mais de 1,1 mil famílias associadas.
Vontade de permanecer no meio rural
“O programa é um grande incentivo para que esses jovens possam dar continuidade ao trabalho da família e, além disso, ajudar na profissionalização das propriedades. Estamos há uma década do centenário da Aurora e sempre focados na melhora constante da matéria-prima e dos produtos”, resume.
Filha de cooperados, Jéssica Bellé, 20 anos, viu no Aprendiz Cooperativo a oportunidade que estava buscando de ter contato com outras pessoas da mesma faixa etária, de dividir seus anseios e de consolidar a vontade de permanecer no meio rural. Jéssica, que mora na Linha Buratti, em Bento Gonçalves, deu continuidade à sua formação e, hoje, cursa Agronomia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
“Quando saí da escola em 2018 não tinha muita certeza do que queria fazer da vida, aí recebi o convite para ser um Aprendiz e isso acabou despertando em mim uma paixão muito grande pela agricultura. Comecei a pensar mais seriamente na questão da sucessão rural familiar, na qualidade de vida que temos trabalhando com a viticultura e decidi realmente me aprofundar nesta atividade”, conta Jéssica.
A jovem agricultora cita as aulas de cooperativismo e de gestão como fundamentais para o trabalho que desenvolve com os pais na propriedade.
“Tenho orgulho de dizer que, hoje, eu também sou associada à Aurora e que no futuro muitos destes jovens estarão muito bem capacitados para assumirem funções na direção da cooperativa. Acredito que esse seja o maior legado deste programa”, finaliza.
Primeiro grupo Aprendiz Cooperativo da Vinícola Aurora
O também filho de cooperado, Giovani Sonaglio, 20 anos, conta que participou do primeiro grupo Aprendiz Cooperativo da Aurora e que levará as lições do programa para a vida inteira. Ele destaca que as disciplinas do curso ajudaram na decisão de fazer da viticultura e do cooperativismo uma profissão e um modo de vida.
“Tive a honra de fazer parte dessa história com outros jovens, tivemos a oportunidade de aprendizado que pode ser usado tanto na propriedade rural como na própria vida. Minha experiência no curso complementou a minha decisão de continuar na propriedade e me associar à Aurora, pois pude ter acesso ao funcionamento de uma cooperativa de uma forma mais detalhada. Fico muito feliz por esse projeto ter dado certo e ter continuidade. É uma oportunidade para todos que fazem parte dessa grande família que é a Cooperativa Vinícola Aurora”, acredita.
Ponte para o cooperativismo
A jovem Amanda Lerin, 19 anos, que mora em Pinto Bandeira, na Linha Palmeiro, na comunidade de São José da Busa, relata que o Aprendiz Cooperativo do Campo foi a ponte principal para ter se tornado associada à Vinícola Aurora. Filha de cooperado, ela também cita o apoio que sempre recebeu da família para que a tão proclamada sucessão rural virasse realidade.
“Dentro do programa aprendi muito mais do que poderia imaginar: todo o funcionamento da cooperativa, a parte financeira e administrativa para a minha propriedade, outras maneiras de diversificar a produção e de aproveitar tudo que minhas terras têm a oferecer. No programa pude enxergar o real valor da propriedade, contando com o constante incentivo que o programa dá para a permanência na viticultura e na atividade agrícola como um todo”, pontua.
Amanda garante que, hoje, consegue colocar em prática o que aprendeu no programa tanto na propriedade como na cooperativa, fazendo parte das decisões em assembleia, entendendo sobre as prestações de contas, opinando e fazendo valer a responsabilidade de ser associada.
“Me orgulho de fazer parte dessa Cooperativa, que traz o sustento para minha família há muitos anos e incentivo outros jovens a fazer parte dessa história”, diz.
Melhorias na atividade vitícola
Guilherme Pastorello, 19 anos, também mora em Pinto Bandeira, na Linha Brasil, e já havia se associado antes mesmo de participar do programa. Vindo de família de viticultores cooperados – pai e o avô são sócios – ele diz que aos 16 anos buscou a emancipação e no ano seguinte entrou no quadro associativo.
“Desde pequeno sempre tive muito claro que queria continuar na agricultura. Não há valor que pague a vida que temos aqui. Quando comecei a fazer o programa tive ainda mais certeza de que esse é o futuro, com as amizades que se criaram, com todo o aprendizado, são grandes incentivos para a continuidade deste trabalho na viticultura”, destaca.
Pastorello afirma que o programa incentivou que fizesse melhorias na atividade vitícola, com uso de implementos agrícolas e modernização cada vez maior de todos os processos: “Na prática, isso possibilita uma qualidade maior da uva e, por isso, um retorno financeiro muito melhor”, garante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora
Negócios
O Sescoop/RS promoveu no dia 28 de abril, o Encontro Virtual dos Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas. O evento aconteceu através da Plataforma Microsoft Teams e foi destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de Recursos Humanos das cooperativas gaúchas.
O presidente do Sistema Ocergs, em sua saudação inicial, convidou todos a participarem e desenvolverem ações para o Dia de Cooperar (Dia C) e destacou a importância da confiança depositada pela diretoria da cooperativa na escolha de seus agentes. "Vocês são como uma bússola, que indicam o melhor caminho no desenvolvimento das cooperativas. O Sistema agradece o empenho e conta com vocês para continuar fazendo cada vez melhor".
O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann falou sobre a responsabilidade dos agentes e profissionais de RH na execução do planejamento junto ao Sescoop. "Estamos trabalhando para que nossos processos se tornem cada vez mais ágeis, mas para isso precisamos que vocês atuem conosco como gestores também. Vamos passar por esse momento difícil que a sociedade está passando e tenho certeza de que sairemos ainda mais fortes", reiterou.
Programação diversificada
A programação contou com a apresentação de vários temas de forma objetiva e sucinta como dados atualizados, desafios, procedimentos e prazos do Programa Aprendiz Cooperativo, a Campanha de Comunicação Somoscoop e a Resolução Sescoop/RS n° 132/2019, que regula os procedimentos para realização de eventos com recursos do Sescoop/RS. Seu objetivo é simplificar e dar maior agilidade nos processos, diminuir o volume de documentos junto às cooperativas e utilizar diagnósticos como norteadores do Planejamento. Para saber mais sobre a Resolução, CLIQUE AQUI.
Os participantes conheceram também o Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que estará disponível em breve para os agentes das cooperativas (GDH e Programas de Monitoramento). O início está previsto para o dia 1º de junho e as inscrições serão divulgadas em breve.
O PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão também foram apresentados. As inscrições no PDGC foram prorrogadas até o dia 30 de junho e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu recentemente o Webinar: Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC, que está disponível no canal do YouTube do Sescoop/RS e explica o passo a passo para sua cooperativa não ficar de fora!
Lançamento do Dia C
Na oportunidade, foi lançado o Dia de Cooperar (Dia C) 2021 no RS. As cooperativas gaúchas não pararam de realizar ações de voluntariado e os números do Estado em 2020 foram incríveis. E em 2021 tem novidade no sistema do Dia C para simplificar o processo e agilizar o preenchimento das iniciativas. Tudo foi explicado com mais detalhes no lançamento nacional que pode ser conferido AQUI.
Felicidade ao Alcance de Todos
A consultora e escritora, Patrícia Santos, encerrou o evento com o tema: "Felicidade ao alcance de todos". Ela trouxe dados mundiais e alguns conceitos sobre depressão, stress, ansiedade e felicidade. Também falou sobre a importância de falar sobre a felicidade dentro das instituições cooperativas e deu exemplos cotidianos de situações que podem auxiliar e trazer mais felicidade e leveza para o dia dos colaboradores.
Para assistir ao evento e ficar por dentro de tudo acesse: https://youtu.be/PRJmk4dYiAk
Negócios
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do programa Somos Líderes, realizado pelo Sistema OCB. No total, serão selecionados 70 jovens, com idades entre 21 e 35 anos, para participarem de uma série de atividades de desenvolvimento e formação de lideranças. As inscrições vão até o dia 30 de maio.
O objetivo é que, ao final do curso, previsto para outubro, esses jovens sejam responsáveis por levar o modelo cooperativista ainda mais longe, seja no contexto das organizações cooperativas ou até mesmo nas esferas políticas, econômicas e sociais.
Para participar, o jovem precisa ter concluído graduação em qualquer área ou estar no último período, e possuir vínculo com uma cooperativa há pelo menos um ano (como funcionário ou cooperado).
Os selecionados participarão de debates virtuais sobre temas atuais, que tenham relação com os princípios e fundamentos do cooperativismo e, também, com a inovação no setor. A estratégia educacional será uma trilha de vídeos educativos, com conteúdos atrativos e dinâmicos.
LIDERANDO PARA O FUTURO
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a ideia é que os jovens reflitam sobre o seu potencial de transformação através da cooperativa. “Os futuros líderes participarão de lives exclusivas, com especialistas do mercado, sobre assuntos de impacto para as cooperativas. Quanto mais contextualizados estiverem os novos líderes do cooperativismo brasileiro, maiores serão as chances de eles exercerem seu papel de influenciador de suas comunidades, conduzindo as pessoas a um futuro muito mais próspero, sustentável e cooperativo”, explica o superintendente.
Em 2019, o Sescoop reforçou o seu compromisso em contribuir com a renovação do sistema cooperativista nacional, apresentando um projeto voltado especificamente à formação de novos líderes coop. Assim nasceu o Somos Líderes: um programa feito para jovens que acreditam no futuro do cooperativismo, e que têm como principal objetivo investir na formação e no desenvolvimento de uma geração que vai levar esse modelo de negócios ainda mais longe.
QUER SABER MAIS
Para conhecer o edital e todos os pré-requisitos do programa, clique aqui, e participe.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A nova edição do Boletim Informativo do Sistema Ocergs está cheia de novidades! Destacamos a possibilidade das cooperativas agropecuárias poderem fomentar a criação de cooperativas habitacionais, a prorrogação das inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e ainda a divulgação dos diversos cursos que serão lançados pela Escoop nos próximos dias.
E agende-se: O lançamento oficial da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 ano-base 2020 já tem data marcada: 30 de junho! A cerimônia de divulgação do tradicional balanço dos números do setor no Rio Grande do Sul ocorrerá durante o Tá na Mesa virtual, a partir das 12h.
Prático, objetivo e colaborativo
Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail
Negócios
Durante uma visita na manhã desta segunda-feira, 26 de abril, o Prefeito João Luiz Vargas e o Vice-Prefeito Fernando Vasconcellos, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Termoelétrica Sepé Geração de Energia. No local, será construída uma usina solar, pela Cooperativa Creral, de Erechim.
Os representantes do executivo foram acompanhados pelo Gerente Administrativo da Usina, Thomas Trindade Pitelkow; e pelo Gerente de O&M - Operação e Manutenção, João Paulo Ragagnin Pinto.
O novo empreendimento está sendo construído em uma área de 42.000 metros quadrados, que a cooperativa adquiriu da Prefeitura Municipal em novembro de 2020 - terreno ao lado da usina termelétrica, que funciona desde 2018, através da queima da casca do arroz, também construída pela Creral com participação de investidores.
A UFV São Sepé, contará com um investimento de cerca de R$ 12,5 milhões, e terá potência instalada de 3,45 MWp (megawatt pico), ao todo serão instaladas 8.496 placas solares, cada uma com capacidade de geração de 1,15 kWp, e irá operar no sistema de geração distribuída (GD) na modalidade de auto consumo remoto.
Para João Luiz, o desenvolvimento de São Sepé se tornou maior com a presença a empresa de geração de energia termelétrica, "significa, junto com a Cotrisel, a maior arrecadação de ICMS para a definição de índice de retorno para a nossa cidade", destacou.
O presidente da Creral, João Alderi do Prado explica que essa nova área de investimento já vinha sendo estudada. “Por sermos uma cooperativa temos em nossos valores o compromisso com o bem estar de nossos associados e também a preocupação em preservar os ambientes que estamos inseridos, já atuávamos com PCHs pensando em causar sempre o menor impacto ao meio ambiente, e agora também teremos usinas solares, uma tecnologia que chegou para ficar”.
A entrada em operação da usina está prevista para o começo do segundo semestre deste ano. “Já estamos realizando a montagem da estrutura e instalando as placas solares, a ideia é que a conclusão desta etapa seja feita até o mês de maio, para que então possamos solicitar as autorizações para a realização dos testes e a geração de energia elétrica”, destaca Alderi.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
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Que o cooperativismo é um modelo de negócio sustentável, justo, que desenvolve social e economicamente as regiões em que atua e traz melhor oportunidade para todos a gente já sabe. Hoje, dia 24 de abril, é celebrado o Dia do Aprendiz. Mas o que isso tem a ver com o cooperativismo? Quem conhece a plataforma Geração Cooperação, desenvolvida pelo Sescoop/RS, já sabe e descobre a cada dia um novo motivo para acreditar que o cooperativismo é um modelo de negócio moderno, inovador e que tem tudo a ver com as novas gerações.
E um deles é que, por acreditar que a participação do jovem no cooperativismo faz toda a diferença, o Sescoop desenvolve, há mais de dez anos, o Programa Aprendiz Cooperativo. A oportunidade de preparar jovens para atuarem especificamente em cooperativas surgiu no ano 2000, quando a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.
Com o Aprendiz Cooperativo, coops do país inteiro oferecem para jovens, com idades entre 14 e 24 anos, a oportunidade de capacitação e qualificação para inserção no mercado de trabalho. Além disso, em conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Aprendiz Cooperativo contribui para o emprego pleno e trabalho decente para todas e todos.
APRENDIZ COOPERATIVO NO RS
São várias opções de cursos oferecidos no RS: Auxiliar Administrativo, Assistente para Manufatura de Calçados, Eletrotécnica Básica, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercado. Atualmente esses cursos atendem 3.048 aprendizes nas modalidades presencial e EAD.
Um dos cursos de maior destaque no RS é o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo que estimula a permanência das novas gerações no campo e visa promover a sucessão familiar profissionalizada. Mais do que uma alternativa de formação profissional, o programa demonstra preocupação com um tema muito importante: a sucessão familiar rural.
Atualmente, 90% dos negócios brasileiros são familiares, o que reforça a necessidade de um planejamento de sucessão familiar para a sobrevivência do negócio. E isso nem sempre é fácil, pois as novas gerações muitas vezes são atraídas por outros ideais profissionais e pessoais. O Aprendiz do Campo, como chamamos, é uma oportunidade diferenciada para esses jovens, com ferramentas modernas de gestão e empreendedorismo cooperativo.
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Se a safra 2020 já superou as expectativas, 2021 chegou para levar a Safra das Safras a outro patamar. A Cooperativa Nova Aliança encerrou a vindima com a colheita da variedade Marselan, em Santana do Livramento. No total, foram recebidos 49,3 milhões de quilos de uvas nos três meses de vindima. Com isso, o ano fica marcado na história da Cooperativa como a maior safra dos 90 anos.
Do total recebido, foram entregues 45,3 milhões de quilos de uvas americanas, ideais para sucos e vinhos de mesa; e 3,8 milhões de viníferas, variedades para elaboração de vinhos finos. Além disso, aproximadamente 48,03 milhões são de uvas convencionais e 1,29 milhão de orgânicas certificadas.
“Estamos comemorando 90 anos com um novo marco na nossa história. Conseguimos superar as expectativas e os consumidores terão produtos de excelente qualidade. O empenho dos nossos associados e dos funcionários, e o clima favorável foram fundamentais para que pudéssemos bater esse recorde”, salienta o presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle.
O enólogo responsável, Anderson Felten, explica que as uvas estão com bom índice de cor e boa maturação fenólica. “A qualidade dessa safra irá nos permitir elaborar vinhos com ótimas características aromáticas, equilibrados e agradáveis ao paladar”.
Na Campanha Gaúcha, as chuvas no início de fevereiro causaram preocupação, mas a boa intensidade de sol e calor proporcionaram uvas de qualidade e ponto de maturação muito bom.
“A safra 2021 foi desafiadora e empolgante. A nossa produção passou de 500 mil quilos recebidos na unidade de Santana do Livramento para mais de 1 milhão de quilos de uvas finas neste ano”, destaca o enólogo Eduardo Renan Ribeiro Guarche, que atua na Campanha.
A Nova Aliança possui associados em diversos terroir da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. As 53 variedades de uvas colhidas nessa safra foram produzidas em 1880,18 hectares.
Em Santana do Livramento, a produção é somente de uvas para a elaboração de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha as frutas são destinadas para os demais produtos, com foco no suco.
Sobre a Cooperativa Nova Aliança
A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul; a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha; e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Hoje, a Nova Aliança conta com 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha. Neste ano, a Cooperativa celebra 90 anos de história.
A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da Cooperativa, em Flores da Cunha.
Fonte: Marketing da Cooperativa Nova Aliança
Crédito da foto: Variedade Marselan_Eduardo Guarche
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A Piá recebeu em março o “Prêmio de Eficiência Técnica”, da SIG Combibloc. A empresa de soluções em envase premia mensalmente os clientes que apresentam os melhores índices de eficiência no setor de produção, com a utilização de seus equipamentos.
A Cooperativa conquistou o primeiro lugar na América do Sul, disputando com outras 17 indústrias que possuem máquinas em operação do fornecedor. Além de ocupar o topo do ranking, com 97%, alcançou também o segundo lugar, com 96%, premiando, assim, suas duas linhas de envase.
De acordo com o gerente industrial da Piá, Adriano Lopes Rodrigues, o prêmio coroa um trabalho que vem sendo feito em conjunto há muito tempo e que está alinhado com a gestão operacional e a gestão de manutenção. “Há uma atuação forte e constante em melhorias e avanços em procedimentos técnicos e operacionais, objetivando alcançar ótimos resultados”, explica.
Para definir as empresas vencedoras, a SIG realiza a coleta de todas as informações dos equipamentos diariamente. Na fábrica, o maquinário é usado para produzir leites dos tipos integral, semi-desnatado e desnatado e o achocolatado Chocolateria.
De acordo com o coordenador de Manutenção da empresa, Mauro Antônio Hauschild, um dos segredos para se ter alta performance está na conservação das máquinas. “Todo maquinário tem uma vida útil. Com a manutenção correta, é possível aumentar o tempo de uso”, afirma ele, que completa: “A resistência técnica está atrelada à condição do equipamento. Então, para atingir esses números e os resultados, conseguindo sustentá-los e mantê-los nesse padrão, é preciso haver sincronismo entre produção e manutenção”.
Segundo Hauschild, a equipe de chão de fábrica é responsável pelas paradas dos equipamentos e, em algumas situações, por intervenções necessárias. “Para o equipamento estar num patamar desses, existe um trabalho feito por muitas mãos, que é sustentado, ainda, por investimentos realizados da forma certa e no momento certo”.
Entre as preocupações da Piá está a de oferecer ao mercado um mix amplo de produtos, mostrando a versatilidade da marca. Com o nível técnico da empresa, cada linha envasa, aproximadamente, 10 mil litros por hora, com rapidez e eficiência. “Isso aumenta o desafio, pois é necessário fazer “set ups”, ou seja trocas. Mas focamos em excelência nas performances, tendo em vista que o processo é mais complexo, o que se torna um dos nossos diferenciais”, diz o coordenador de Manutenção.
Essa é a segunda vez que a Piá celebra a conquista da agraciação. No ano passado, uma linha da Cooperativa foi eleita a “Campeã de Eficiência Técnica de 2020”, com 97%. A empresa figurou, ainda, no 4º lugar, com outra linha de envase.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Piá
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O Sescoop/RS promove, no dia 28 de abril, das 14h às 16h, o Encontro de Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de RH das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre resoluções, programas de monitoramento, planejamento de programas, PDGC, Prêmio Somoscoop, dentre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril no link: https://bit.ly/3xd0ozR
Os participantes receberão o link da reunião por e-mail posteriormente.
Confira a programação:
- Abertura
- Apresentação da Resolução 132: Regularidade - Programas de Monitoramento - Lançamento da Trilha de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
- Apresentação do Planejamento do Programa Aprendiz Cooperativo
- PDGC e Prêmio Somoscoop
- Campanha Somoscoop
- Lançamento do Dia C
- Palestra: Felicidade ao alcance de todos
- Encerramento
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Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a Cooperativa Majestade fechou o ano de 2020 com balanço positivo e quebra de recordes. Com sede no município de Sananduva, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Cooperativa registrou aumento de 24,8% no faturamento em 2020, alcançando a marca de R$ 351 milhões. Aliado ao bom desempenho financeiro, a Majestade gerou também 55 novos empregos diretos em Sananduva, atingindo 723 trabalhadores diretos.
A produção de suínos entre os associados criadores gerou uma receita superior a R$ 30 milhões, recursos gerados na produção e que permanecem girando na economia local. Além disso, os principais índices que determinam a eficiência produtiva dos suínos no campo também tiveram uma evolução importante. Foram melhorados os índices de conversão alimentar, ganho de peso diário e o peso médio de abate dos suínos bateu recordes, com redução do tempo de alojamento. O reflexo em números se atribui a alguns fatores determinantes, como a melhoria da qualidade da nutrição, evolução da genética dos animais e, principalmente, a profissionalização e empenho dos produtores no cuidado dos animais, com a importante atuação da assistência técnica gratuita que a Cooperativa presta.
Como consequência das melhoras obtidas nos indicadores de campo na produção de suínos, os produtores de creches receberam uma majoração nos pagamentos de 13,6% a mais no comparativo do ano de 2020 em relação a 2019. A fase de terminação também teve melhoria no pagamento pela trabalho realizado pelos associados, sendo que os produtores receberam 10% a mais nos pagamentos em 2020 comparado a 2019.
Com relação ao número de animais abatidos, o crescimento de 2020 foi de 12,5%, alcançando 276,1 mil suínos abatidos. O peso médio também foi o maior da história da Cooperativa, atingindo 133,7 quilos de peso por animal abatido.
Faturamento
A ampliação e melhorias dos resultados de campo na produção dos suínos, o aumento do número de animais abatidos e o incremento no peso médio dos suínos propiciou melhoria significativa no faturamento final da Cooperativa. O faturamento bruto do frigorífico aumentou 28,5% em 2020, comparado ao exercício de 2019, e o faturamento total da Majestade registrou um crescimento de 24,8% em 2020, alcançando a marca de R$ 351 milhões.
Apesar do balanço positivo evidenciado pelos indicadores, a Majestade teve que enfrentar alguns entraves importantes para a obtenção dos resultados. A pandemia da Covid-19 exigiu grandes investimentos em protocolos e equipamentos, afastou muitas pessoas do trabalho, gerou uma queda generalizada na vendas e o crescimento descontrolados dos custos de produção dos suínos.
Apesar das dificuldades, a Cooperativa gerou 55 novas vagas de trabalho, atingindo 723 trabalhadores diretos. Além disso, também oportunizou a ampliação de terceirizados pelo incremento das atividades e para atender os protocolos de prevenção e combate à Covid-19.
Projetos a serem implementados
Dentre os projetos a serem implementados para melhoria do desempenho da Cooperativa, estão listados alguns que compõem a estratégia da Majestade: exportação, ampliação da produção de salames e demais produtos defumados, criar uma linha de carnes em pequenas porções e temperadas, fazer estudo de viabilidade de implantação de um centro de distribuição dos produtos, realização de um projeto de transferência da sala de desossa para a Linha Boa Vista, aumento da produção de suínos próprios e estudo para diversificação das atividades. Alguns desses projetos já estão em andamento na Cooperativa.
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A Cotrirosa, através da campanha Carrinho Solidário, iniciou nesta semana a doação de 5 mil bandejas de massas da marca Nutrirosa, além de outros alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza, arrecadados nos 23 supermercados da rede Super Cotrirosa, durante os dias 26 de março a 10 de abril. As massas foram doadas pela Cooperativa e os demais alimentos foram recebidos de clientes, associados e funcionários da Cotrirosa.
As doações estão sendo destinadas para entidades, assistências sociais e famílias que precisam de ajuda nos diferentes municípios da área de atuação da Cooperativa. Em Santa Rosa, as doações foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Segundo o presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, “o objetivo da ação é amenizar os impactos que a pandemia tem causado na região de atuação da Cotrirosa”. Desde o início do isolamento social a Cotrirosa está integrada nessa grande corrente do bem, com importantes ações, dentre elas: auxílio financeiro para compra dos testes rápidos para diagnosticar a Covid-19, doação de materiais para hospitais e de alimentos, entre eles farinhas das marcas Nutrirosa e Cotrirosa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa
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No próximo dia 3 de julho, o Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será comemorado sob o tema “Reconstruir melhor juntos” . Cooperativas em todo o mundo mostrarão como estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa.
“No último ano, testemunhamos como o modelo cooperativo tem trabalhado pelo bem-estar das pessoas e pelo respeito ao planeta, ressaltando o que o movimento cooperativo representa. De fato, reconstruiremos melhor juntos e estou confiante de que veremos muitas histórias de como o movimento cooperativo pode ajudar as comunidades a se fortalecerem no mundo pós-pandêmico”, declarou o diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI ), Bruno Roelants.
Nos campos da saúde, agricultura, produção, varejo, finanças, habitação, emprego, educação, serviços sociais e muitas outras esferas onde existem cooperativas, os mais de 1 bilhão de cooperados em todo o mundo continuam a provar que ninguém precisa enfrentar uma crise como a pandemia por conta própria. O Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será a ocasião para divulgar como um modelo de negócios centrado no ser humano, sustentado pelos valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade, pode reduzir a desigualdade, criar prosperidade compartilhada e responder aos impactos imediatos da Covid-19.
A ACI apela aos cooperados e parceiros de todo o mundo para se prepararem para celebrar o #CoopsDay em 3 de julho e mostrar ao mundo como podemos reconstruir melhor juntos.
O pacote de ações 2021 #Coopsday, incluindo o logotipo, mensagens principais e outros recursos digitais, estará disponível em breve.
Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo
Marcado por cooperativas de todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.
O objetivo do #CoopsDay é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), definiram em conjunto o tema da celebração do #CoopsDay.
A celebração deste ano será o 27º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 99º Dia Internacional das Cooperativas.
Por meio do #CoopsDay, formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo para todos.
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
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Mais uma vez, a Cooperativa Dália Alimentos recebeu o certificado de uso de energia limpa e renovável da Mercatto Energia, empresa especializada na comercialização de energia. A certificação deu-se pelo terceiro ano consecutivo em virtude de a cooperativa utilizar energia limpa em suas atividades gerada a partir de fontes renováveis.
Por meio dessa prática, a Cooperativa contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). As emissões desses gases foram reduzidas em 3.246,78 tCO2, equivalente ao período de janeiro a dezembro de 2020.
Das unidades da Dália Alimentos que participam do uso de energia renovável estão a Matriz, em Encantado, as indústrias de lácteos de Arroio do Meio, no Bairro Aimoré e em Palmas, e no frigorífico de frangos, na fábrica de rações e no Dália Supermercado, também em Arroio do Meio, além do incubatório localizado em Mato Leitão. “É um orgulho trabalhar em uma empresa que está preocupada em produzir alimentos com qualidade e também em conformidade legal, contribuindo com o meio ambiente”, ressalta a supervisora de Laboratórios Matriz e química industrial, Graziela C.C. Botega.
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
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O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que atua para oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Diante da pandemia da Covid-19, a Sicredi das Culturas RS/MG adotou medidas para auxiliar as comunidades em que atua. Em 2020, a instituição fez a doação de mais de R$ 150 mil aos hospitais e saúde pública em sua área de atuação em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. E, neste ano de 2021, volta a auxiliar os hospitais diante do agravamento da pandemia.
A instituição financeira cooperativa firmou contratos de doação com o Hospital de Caridade e com o Hospital Bom Pastor, ambos de Ijuí, e também com a Sociedade Hospital de Panambi. Os valores serão doados mensalmente de abril a setembro deste ano e deverão ser usados exclusivamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. No total, serão destinados nesse período R$ 150 mil ao Hospital de Caridade de Ijuí, R$ 90 mil ao Hospital Bom Pastor e R$ 30 mil ao Hospital de Panambi.
“Reafirmamos nosso compromisso de contribuir com a qualidade de vida das comunidades nas quais atuamos. O Hospital Bom Pastor, o Hospital de Caridade de Ijuí e o Hospital de Panambi atendem toda a região e enfrentam um momento delicado com o agravamento da pandemia da Covid-19, por isso é necessário que cada um faça sua parte, isso passa pelo auxílio financeiro, mas também pelo cuidado para evitar o aumento no número de casos”, afirma o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
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Mesmo distantes, mas em sintonia de aprendizado e online, os alunos integrantes da turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo desenvolvido pela Coagrisol participaram na sexta-feira (26/3), da aula de apresentação dos trabalhos de conclusão do curso e formatura, marcando assim o final desta edição do projeto.
Os 11 jovens apresentaram aos professores do curso e a lideranças da Coagrisol seus trabalhos, destacando aspectos de suas propriedades e planos de sucessão, com foco em buscar que as propriedades possam seguir suas atividades de maneira continuamente melhor. Além disso, os estudantes compartilharam as experiências e ensinamentos que obtiveram ao longo dos 18 meses de execução da iniciativa.
Esta foi a primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo oportunizada pela Coagrisol, e teve parceria da cooperativa educacional Cooperconcórdia e apoio institucional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, contemplando jovens do interior de Soledade.
Para o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a qualidade dos trabalhos apresentados comprovou a relevância do programa para incentivar a permanência dos jovens no campo, o fomento das propriedades e com isso o fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo. “Nos emociona ver o quanto este programa contribui para evidenciar oportunidades e dar ainda mais sentido à vida no campo. Ficamos honrados em como uma instituição cooperativa dá esta importante contribuição econômica e, acima de tudo, social a estes jovens, esperando que eles aproveitem ao máximo tudo que aprenderam”, comemorou o dirigente cooperativista.
Aprendiz Cooperativo na Coagrisol
A Coagrisol já participa do programa Aprendiz Cooperativo há mais de dez anos. Em 2020, além de turmas do projeto voltadas a jovens da área urbana, o projeto foi expandido com esta primeira turma específica para jovens do campo e também foi criada uma turma exclusiva para jovens portadores de necessidades especiais, através do projeto Semeadores de Inclusão.
Conforme a equipe gestora do projeto junto a Coagrisol, especialmente em um ano turbulento como 2020, a relevância do projeto ficou mais evidente não somente pelo aspecto de aprendizado aos jovens, mas também pelo aspecto econômico, na medida em que o auxílio pago aos jovens foi mantido e com isso foi um complemento de renda para mais de 50 famílias.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coagrisol
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