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Cooperativas gaúchas ainda podem se inscrever no Ciclo PDGC 2021

Cooperativas gaúchas ainda podem se inscrever no Ciclo PDGC 2021

As cooperativas gaúchas têm até o dia 30 de dezembro para fazer o preenchimento do Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Para realizar o preenchimento, acesse o site https://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/sistemas-pdgc, clique no botão “PDGC 2021” e preencha o questionário deste ano.

Os analistas da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas estão disponíveis para auxiliar os responsáveis pelo preenchimento pelo telefone (51) 3323 – 0088 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Já as cooperativas que vão participar a primeira vez do PDGC devem entrar em contato com a Gerência, para confirmar se o cadastro está atualizado.


Sobre o PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos Programas do Sescoop Nacional, realizado pelo Sistema Ocergs, desde 2013, tendo como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

O PDGC é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocergs realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, uma série de ações: mentorias, workshops e visitas técnicas.

Para saber mais sobre o Programa, acesse: https://www.sescooprs.coop.br/programas/pdgc/

Investimento com foco no produtor

Investimento com foco no produtor

Cotrijal reinaugura unidade de Negócios e Supermercado em Santo Antônio do Planalto. Empreendimento moderno, que utiliza energia sustentável e tem diversas melhorias para o atendimento dos associados.

Um verdadeiro presente de Natal antecipado. Este foi o sentimento dos associados e produtores que prestigiaram a reinauguração da unidade de Negócios e Supermercado da Cotrijal realizada na manhã desta terça-feira, 14/12, em Santo Antônio do Planalto.

Conforme o presidente da cooperativa, Nei César Manica, o investimento vem ao encontro de uma solicitação dos associados, que aguardavam por melhorias na unidade. “O objetivo é facilitar ainda mais o dia a dia do nosso associado. A unidade faz parte da nossa história e necessitava de um olhar diferenciado. As melhorias seguem um padrão de qualidade, para agilizar desde o fluxo da entrega da produção até as compras do supermercado”, comentou.

Eloi Reinehr prestigiou a inauguração acompanhado de sua esposa Marta Inês. O casal demonstrou satisfação em conhecer as novas instalações e celebrou o esforço da cooperativa na entrega do investimento. “Como eu moro próximo da unidade, pude acompanhar a evolução da obra e a força de vontade dos colaboradores. Todos pegaram junto para que hoje tudo estivesse pronto e isso é motivo de orgulho para todos nós”, comentou o associado.

A solenidade de inauguração foi realizada em frente ao novo supermercado da cooperativa, espaço que foi totalmente remodelado e hoje conta com um mix de aproximadamente 9 mil itens, com destaque para a padaria, uma novidade em Santo Antônio do Planalto. A associada Elaine Moraes, que estava acompanhada do filho Daniel Moraes Haeffner, aprovou as novidades. “Já aproveitei e fiz minhas compras da semana. Temos um supermercado amplo, moderno e com muitas opções de produtos. A Cotrijal caprichou”, disse.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, os investimentos seguem uma série de melhorias que a cooperativa vem realizando em suas unidades. Ele recordou das primeiras reuniões da Cotrijal no município e da forma como a comunidade local é identificada com o cooperativismo. “Temos aqui um seleto grupo de produtores, associados que acreditam no trabalho da cooperativa. Buscam essa união e hoje recebem de braços abertos essa nova unidade e supermercado”, comentou.

Unidade moderna

A nova unidade de negócios de Santo Antônio do Planalto conta com 358 metros quadrados, com local para atendimento ao produtor (Detec, Devet e faturamento de grãos) e balança com duas plataformas de pesagem. Já o novo supermercado possui 746 meros quadrados, com diferenciado mix de produtos.

“A nossa ideia é oferecer para o nosso associado e à comunidade a melhor experiência em nossa unidade. Seja no contato com nossos profissionais técnicos ou nas compras do supermercado”, disse a gerente de Negócios da unidade de Santo Antônio do Planalto, Aline Luersen.

A unidade utiliza energia produzida por usina fotovoltaica que funciona em conjunto com a rede da concessionária. A usina conta com 580 módulos, distribuídos no solo em uma área de 1.108 m² (junto à unidade).

Presenças

O ato inaugural também contou com a presença do prefeito de Santo Antônio do Planalto, Elio Gilberto Luz de Freitas; do vice-prefeito, Gerno Adelar Altmann; do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Planalto, Leonel Adler; do conselheiro Administrativo da Cotrijal, Cristiano Ulrich; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elio Bernardi; do superintendente de Varejo, Valcir Zanchett; do superintendente de Operações, Laídes Porto Alegre; do superintendente Administrativo-financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert; da gerente da rede Cotrijal Supermercados, Ana Cristina Bocasanta.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Dália inaugura Matrizeiro ASA

Dália inaugura Matrizeiro ASA

Em atividade há 17 meses, o Matrizeiro – América Sociedade Avícola (ASA), primeira etapa do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos, foi inaugurado na última sexta-feira (10). Localizado na ERS-244, em Monte Alegre, no município de Vale Verde, o empreendimento ocupa 76 hectares e é responsável pela recria de aves, com dois núcleos, abrigando 25.500 fêmeas e 3.570 machos; quatro núcleos de produção, cada um com 24.225 fêmeas e 2.665 machos, do que resulta a produção média de 1.500.000 ovos por mês. Representantes da Cooperativa, da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, famílias associadas ao Matrizeiro, o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, ex-proprietária do terreno, dona Lídia Malheiros, e convidados participaram do ato inaugural.

A granja com 100% da capacidade instalada e em produção, de propriedade de 37 funcionários da Cooperativa e uma cota da própria empresa, conta com a mão de obra de 42 profissionais e está estruturado com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. Com moderna tecnologia, possuí sistema automatizado de pesagem, distribuição de ração, bem como climatização para promover o bem-estar animal. A 110 quilômetros da matriz, situada em Encantado, o ASA teve um investimento de R$ 30 milhões e contou com incentivo da Administração de Vale Verde e apoio financeiro do Sicredi.

Para o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, este é um sonho construído a várias mãos e um projeto que se destaca no Brasil. “Temos recebidos as maiores autoridades em avicultura do pais, que desejam conhecer nosso trabalho, pela qualidade e conjunto de ideias que fizeram este empreendimento e o Programa. É o que existe de melhor no mundo em termos de produção agrícola e visitamos um dos países mais desenvolvidos (Israel) para implantar esse projeto. O mais importante, talvez, não seja a parte técnica, mas a maneira coletiva, o que só foi possível porque todos os envolvidos entenderam que o crescimento econômico e o bem estar social só é possível com o envolvimento de todos, pessoas visionárias, que conseguem antever o futuro. Dá orgulho em ver o que foi feito aqui”, enalteceu.

Considerando um momento histórico para Vale Verde, o presidente do Conselho de Administração Gilberto Antônio Piccinini relembrou o começo do projeto, todo o esforço e a busca pelo conhecimento para tornar realidade, reforçando a preocupação, compromisso e o papel da Dália em inovar. “Um projeto como esse só sai numa Cooperativa. Essas discussões de investimentos associativos é um debate constante, se pensando nos desafios do futuro, de como vamos viabilizar. Sabidamente sabemos que menos produtores estão no campo, temos que começar a olhar para uma realidade diferente, buscando novos investidores. Quantas reuniões para chegar aqui hoje, quanto sonho teve que ser sonhado. O Matrizeiro é o início do projeto, passando pelo incubatório e a fase de terminação com outros nove projetos (os condomínios), são milhões de investimentos, engenharia, pessoas pensando e apostando, produtores que foram ao banco na confiança da Dália, que há mais de 25 anos tem pensando dessa forma. Que tenhamos força e disposição e reconheçam cada vez mais a importância que vocês tem, porque aqui vai se fazer novas gerações e investidores que a história dirá, um dia, dirão que aqueles vovozinhos acreditaram, é assim que se faz a sucessão do campo e empresarial e que se forma empresas que vieram para ficar”, frisa.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (RS) Edson Brum também esteve presente e falou da representatividade que a Dália tem no país e o quanto irá beneficiar Vale Verde. “É um município onde tudo que se planta nasce, temos soja, arroz, trigo, milho, tabaco, gado e nós precisamos dar um outro perfil, todos os prefeitos trabalharam muito para organizar este município jovem, buscando investimentos, muitas vezes questionados pelas ações que fazia, com críticas, ou que era uma utopia e hoje vemos a inauguração de prédios que vão render ao município -com valor agregado - uma devolução do IFPM de R$ 500 mil/ano. Estamos diante da melhor Cooperativa do país, oferecendo o que tem de melhor tanto no leite, como no suíno e, agora, no frango. Essa nossa região ainda não tem muita indústria, estamos a 100 quilômetros de Porto Alegre e instalar a fábrica aqui é estar perto do consumidor. Onde a Dália se instalou só criou riqueza no entorno e aqui não vai ser diferente”, salienta.

Na visão do prefeito Carlos Gustavo Schuch todas as críticas recebidas ao longo da implementação do Matrizeiro valeu a pena. “É com imensa satisfação e alegria que compartilhamos este momento de inauguração da maior empresa do setor privado de Vale Verde, que vai gerar o maior valor adicionado de ICMS e é o maior contratante de mão de obra. Foram várias etapas e desafios que tiveram que ser superados. Analisamos criteriosamente os custos que teríamos para ter esse empreendimento aqui e, na época, focando na geração de emprego e renda investimos cerca de R$ 1 milhão em terraplanagem, água e acessibilidade. Tínhamos a consciência que alguns setores ficariam parcialmente descoberto por conta do tamanho do investimento que estávamos realizando, mas com a certeza de que seria temporário e o futuro comprovaria isso. Sendo assim concluímos que ter apostado nesse projeto foi o melhor investimento que podíamos ter feito, obrigada a todos que se envolveram, aqueles que nos apoiaram e Dália por ter escolhido Vale Verde”, pontuou.

O presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Dettenborn de Mello agradeceu a Dália e o ASA por acreditar no município e parabenizou o prefeito por todo o esforço. “Ficamos felizes de estar participado desde momento, de ver esta Cooperativa em Vale Verde e espero que sirva de exemplo a novas empresas que poderão vir se instalar aqui”, almejou.

‘O mundo precisa de atitude não de opinião. Opinião nenhuma mata a fome ou cura a doença’, com essa frases de inspiração da atriz, cineasta e ativista humanitária norte americana Angelina Jolie, Reinaldo Cornelli, presidente do América Sociedade Avícola – acompanhado do vice-presidente, Rodrigo Werner, e do tesoureiro, Ivo Dirceu Villa, - relatou o caminho percorrido, os obstáculos enfrentados, a persistência e, principalmente, os frutos que já estão sendo colhidos com o empreendimento. “Ao invés de pensarmos nas barreiras e dificuldades como fatores que justificassem o imobilismo e o conformismo arregaçamos as mangas e não titubeamos em aceitar a preposição da Cooperativa para implantar o Matrizeiro que pudesse sustentar o programa avícola da Dália, com a produção de ovos férteis que vão ao incubatório virar pintos, que vão aos aviários virar frangos e vão a indústria virar proteína animal. Tivemos atitude, coragem e dedicação, fizemos acontecer, eram previsíveis as dificuldades a serem enfrentadas, mas falou mais alto nossa vontade de progredir, de sair da zona de conforto, de enfrentar nossos medos, e esse conjunto de emoções, de parceria e de união nos fez fortes, hoje somos responsáveis de criar oportunidades, gerar renda, riqueza e emprego, de trazer novos desafios ao município de Vale Verde, ou seja, agimos e não perdemos tempo em esperar que as coisas acontecessem”, enalteceu.

Cornelli também citou a representatividade do Matrizeiro em números. “Foram gastos recursos públicos, que podem se conferidos a olhos nu, mas alguns dados precisam ser divulgados: foram necessários 4,8 mil cargas de saibro num total 53 mil metros cúbicos de movimentação de saibro; gastos 11,5 mil metros de brita e rachão para pavimentação da estradas - que representa 10 mil metros lineares; foram movimentados 180 mil metros cúbicos de terra para as terraplanagens; gastas 8,4 mil horas de máquinas e caminhões em terraplenagem e estradas; são 28 mil m² de construção; estão alojados neste momento 135 mil aves entre matrizes e galos, que consome diariamente 18 mil quilos de ração e 100 mil litros de água, com isso saem daqui 55 mil ovos férteis/dia e isso tudo é apenas a primeira parte do projeto. São números que nos dão a grandeza da nossa responsabilidade”, finalizou.

Após os pronunciamentos, todos os presentes acompanharam um vídeo institucional mostrando o processo realizado dentro do empreendimento, desde a recria e produção de ovos, até a saída para abastecer o incubatório, localizado em Mato Leitão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos

Sicoob Credicapital amplia sua rede de atendimento em Porto Alegre

Sicoob Credicapital amplia sua rede de atendimento em Porto Alegre

O Sicoob Credicapital chegou a Porto Alegre em 2019 e, desde então, tem ampliado sua rede de atendimento para várias regiões da capital gaúcha. Somente este ano, já foram abertas três unidades e nos dias 14 e 15 de deste mês, mais três locais foram inaugurados.

Os novos pontos de atendimento, duas agências e um escritório de negócios, estão localizados na Av. Azenha (Zona Sul), Av. Sertório (Zona Norte) e Av. Getúlio Vargas (Centro-sul). Todos os espaços foram pensados para oferecer conforto e comodidade aos cooperados e fazer com que se sintam em casa.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Junior, a implantação dos pontos de atendimento demonstra a consolidação da atuação da cooperativa na cidade. “Chegamos a oito unidades em Porto Alegre e vamos poder atender cada vez mais pessoas. Isso só reforça que o cooperativismo financeiro deixou de ser coisa de cidade pequena e está conquistando espaço nas grandes cidades”.

Além disso, ele destaca que para 2022, os cooperados da capital gaúcha podem esperar mais agências da cooperativa na cidade. “Nossa expectativa para o próximo ano é inaugurar outros 12 pontos de atendimento em Porto Alegre”.

Já Charles Khral, gerente regional do Sicoob Credicapital, conta que os cooperados podem esperar da cooperativa o melhor atendimento possível. “Um tratamento próximo, com muito respeito e transparência. Nossa equipe está preparada para oferecer isso a todos”.

Sicoob Credicapital - Com 20 anos de atuação, a cooperativa tem sede em Cascavel (PR) e atualmente possui mais de 35 agências, que estão localizadas em 22 municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e em São Paulo. Tem mais de 45 mil cooperados, mais de R$ 1 bilhão de ativos administrados e é considerada a 30ª maior cooperativa do Sistema Sicoob.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob CrediCapital

Pesquisa busca mapear comunicação cooperativista em rádios

Pesquisa busca mapear comunicação cooperativista em rádios

Divulgar a imagem do cooperativismo e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lançou em outubro a campanha Minuto Cooperativo, que está sendo veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência de 462 municípios. E pra reforçar a comunicação em nossa sociedade, a parceria das coops é fundamental. Pensando nisso, o setor de Comunicação e Marketing lançou uma pesquisa para conhecer e mapear as cooperativas que possuem aproveitamento comercial em rádios do Rio Grande do Sul!

Juntos somos mais fortes

O projeto integra o Fundo de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que disponibiliza recursos para as unidades estaduais desenvolverem estratégias de comunicação com ênfase no movimento SomosCoop. São quatro textos com um storytelling que conecta o cooperativismo à realidade das pessoas. E a campanha já conquistou adeptos e parceiros: as cooperativas gaúchas! Isso mesmo, diversas coops já utilizam os spots dentro de espaços comerciais contratados em rádios e também em programas próprios que possuem, ampliando ainda mais o alcance da campanha.

Participe da pesquisa

A pesquisa é rápida, dura menos de 5 minutos, e ajudará muito dentro do planejamento estratégico das nossas ações de Marketing e Comunicação. Por isso te convidamos a participar e responder! Você faz parte do time e a sua coop faz a diferença na comunicação dos diferenciais competitivos do nosso modelo de negócios. Contamos com a sua opinião! 

Acesse a pesquisa aqui!

Minuto Cooperativo no ar

A campanha já está em veiculação e segue até o mês de dezembro deste ano, totalizando mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado abrange 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas. São quatro spots de 60 segundos, que rodam dentro das programações comerciais das rádios.

Os textos foram escritos pela especialista em marketing estratégico, Ana Bülow, e a gestão do projeto ficou por conta da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs. Confira a seguir os quatros spots que estão veiculando nas rádios. E mais do que isso, o conteúdo é gratuito e pode ser compartilhado pelas coops.

Spot 1

Spot 2

Spot 3

Spot 4

Cooperativas das Missões crescem 5,11% e faturam R$ 2,38 bilhões em 2020

Cooperativas das Missões crescem 5,11% e faturam R$ 2,38 bilhões em 2020

Tradicional roteiro de turismo, história e cultura regionais, a região das Missões, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, abriga outra vocação: o cooperativismo. E o desempenho das cooperativas da região comprova isso! Juntas, as 19 coops locais registraram o crescimento de 5,11% e faturaram R$ 2,38 bilhões em 2020. O resultado positivo é impulsionado pelo ramo agropecuário, que registrou expansão de 7,5% e foi responsável por mais de 70% do faturamento das cooperativas da região.

O impacto no campo social e na economia local traz reflexos nas vagas de empregos diretos. Em 2020, foram gerados 121 postos de trabalho nas cooperativas das Missões. No acumulado do ano, o incremento foi de 5% em relação a 2019. A expansão de postos de trabalho nas cooperativas da região, que em 2020 registrou 2.554 empregos com carteira assinada, contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos.

“O cooperativismo é um modelo econômico e social centrado nas pessoas, que em sua essência, diante das dificuldades costumam se unir mais na busca de soluções para confrontar as adversidades provenientes de uma crise. Dessa forma, apesar da pandemia e da retração econômica do Rio Grande do Sul, o cooperativismo se consolidou como um potencial agente de desenvolvimento econômico e social, com aumento do número de empregos em um momento tão delicado em que vivemos atualmente na sociedade”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

A solidez das cooperativas das Missões se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 12,5% e alcançou mais de R$ 1,15 bilhão em 2020. Em relação aos ativos, as cooperativas da região registraram um acréscimo de 31%, alcançando a marca de R$ 5,27 bilhões.

Atualmente, as 19 cooperativas da região reúnem 201.963 associados. Para se ter uma ideia da abrangência e da força do cooperativismo na região, o número de associados representa 86,4% da população estimada da região, de acordo com dados do IBGE.

Cooperativismo nas Missões

Ramo Transporte: 7 cooperativas

Ramo Agropecuário: 6 cooperativas

Ramo Crédito: 2 cooperativas

Ramo Saúde: 2 cooperativas

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços: 1 cooperativa

Ramo Infraestrutura: 1 cooperativa

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021

O levantamento divulgado pela Ocergs no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 51,2 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior.

“O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente da Ocergs, Vergilio Perius.

Crescimento das sobras

A eficiência econômica das cooperativas gaúchas se concretiza através dos resultados que apresentam. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

A solidez do sistema cooperativista estadual se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas. Em relação aos ativos, o cooperativismo gaúcho registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.

As cooperativas do RS geraram R$ 2,1 bilhões de tributos em 2020. Desse montante, R$ 1,1 bilhão foram em tributos estaduais, R$ 1 bilhão em tributos federais e R$ 80 milhões em municipais.

Agro impulsiona resultados

As cooperativas agropecuárias gaúchas registraram um faturamento de R$ 35 bilhões em 2020, o que representa um aumento de 11,8% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 63 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. Na produção total da safra de soja gaúcha, as cooperativas do setor mantêm sua participação de 50%.

Crédito, Saúde e Infraestrutura

Estudo mostra capacidade do cooperativismo de Crédito de levar serviços financeiros a pequenos municípios

O ramo Crédito ampliou em 34% a captação de recursos nos depósitos a prazo, registrando R$ 28,5 bilhões nessa modalidade.

Na área de Saúde, 1,8 milhão de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul são provenientes de cooperativas, o que representa 46% das operadoras do Estado.

Cooperativas do Ramo Infraestrutura faturam R$ 1,6 bilhão no RS

As cooperativas do ramo Infraestrutura atendem 369 municípios do Estado e somam mais de 303 mil consumidores, com incremento de 14,9% em ativos, alcançando a marca de R$ 2,2 bilhões.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão reconhecerá vencedores no dia 7 de dezembro

Está chegando a hora de conhecer as cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021, realizado pelo Sistema OCB. O A premiação acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. A cerimônia será transmitida pelo canal do YouTube do Sistema OCB, no dia 7 de dezembro, às 17h, através do link https://in.coop.br/yt_premioexcelencia.

Entre as 310 inscrições recebidas nesta edição do Prêmio, 21 são de cooperativas do Rio Grande do Sul. As coops serão reconhecidas em duas categorias e três níveis:

Categorias

  • Categoria 1: Reguladas pelo Bacen ou ANS,
  • Categoria 2: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Níveis

  • 1) Primeiros Passos para a Excelência;
  • 2) Compromisso com a Excelência;
  • 3) Rumo à Excelência.

Portanto, anote na agenda e prepare-se. Vamos conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

Data: 7/12/2021
Horário: 17h
Previsão de término: 18h30
Link de acesso: https://in.coop.br/yt_premioexcelencia

Projeto gratuito recebe inscrições de crianças e adolescentes

Projeto gratuito recebe inscrições de crianças e adolescentes

Inserir jovens no processo de aprendizagem musical gera uma série de benefícios. Pesquisas destacam a melhora no desempenho escolar, o desenvolvimento de habilidades que estimulam a socialização e até contribuição na melhora gradativa da coordenação motora.

No mês de novembro foi lançado o projeto da Orquestra Jovem Languiru (OJOLAN). A iniciativa é uma parceria entra a Cooperativa Languiru e a Associação Pró-Cultura Paz de Teutônia. Consiste em oferecer aulas de teoria musical, vocalização e instrumentos para filhos de associados, empregados e clientes da Cooperativa. O objetivo é criar um grupo que possa se apresentar em eventos da Languiru ou mesmo representar a Cooperativa em diferentes esferas.

Os ensaios iniciam em janeiro, nas manhãs de sábado, das 9h às 11h, com encontros na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. Os ensaios gerais serão semanais e também poderão ocorrer encontros por naipe, conforme a necessidade.

A única exigência é que os candidatos já saibam tocar algum instrumento, seja de sopro, corda ou percussão. Os inscritos receberão material para acompanhar os ensaios. Destacando que o projeto é totalmente gratuito.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, valoriza a iniciativa cultural e investimentos em projetos sociais. “É uma imensa alegria dar esse suporte a crianças e adolescentes, que um dia poderão ser músicos profissionais, ou usar a música para melhorar a qualidade de vida. Isso engrandece o nosso trabalho.”

Como participar

Filhos de associados podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico; filhos de funcionários e de clientes da Languiru podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5600, e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou junto ao Setor de Recursos Humanos da Sede Administrativa, em Teutônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

CRA cria novo mercado de oportunidades para as cooperativas agro

CRA cria novo mercado de oportunidades para as cooperativas agro

Com expansão do agronegócio, novas ferramentas de crédito são necessárias – e o CRA vem ganhando espaço neste cenário

Nos últimos anos, o Brasil reafirmou a sua presença no agronegócio mundial. Atualmente, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial, com exportações de produtos agropecuários que ultrapassam a marca de USD 100,7 bilhões, ficando atrás apenas da União Europeia, Estados Unidos e China. No cenário interno, o agro chegou à marca de 26,6% de participação no PIB em 2020. 

Sendo um setor que se expande a cada dia, ter investimento igualmente em crescimento é de suma importância. Com isso, nos últimos anos o cenário de crédito rural se modificou, trazendo novos produtos. Um deles é o CRA, que tem se popularizado nos últimos meses. 

Uma introdução ao CRA 

No mundo dos investimentos, o CRA já é bem conhecido. Mas fora dele, várias dúvidas ainda pairam sob as mentes do público. O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um tipo de investimento atrelado ao setor agropecuário. São eles, títulos de renda fixa, onde o investidor – ao adquirir o CRA – contribui indiretamente para a compra de insumos, maquinários e outros produtos necessários para o setor. 

A partir de um amplo trabalho de sua equipe financeira, a Cotribá foi a cooperativa pioneira na emissão do primeiro CRA de forma 100% digital, no final de 2020. Após o sucesso das duas primeiras operações financeiras, que já beneficiaram 247 produtores com R$ 118 milhões em recursos, a Cotribá participou como investidora na terceira emissão do CRA aos associados da Cooperativa, o que contribuiu para a redução da taxa de juros do CRA, que ficou na média em CDI + 0,74% a.a. aos produtores.

“Com todo o trabalho desenvolvido para a emissão do CRA, temos reforçado o compromisso de fortalecer o agronegócio, apoiar o desenvolvimento das atividades dos nossos associados e das comunidades onde atuamos. Onde tem agricultura forte, tem-se emprego e renda”, reforça o presidente Celso Leomar Krug.

Tratando-se de um título ligado ao agronegócio, as cooperativas já estão antenadas neste novo produto. Recentemente, o CRA garantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) teve o envolvimento da Integrada Cooperativa Agroindustrial. 

Para Alfredo Freire Neto, Gerente Financeiro da Integrada Cooperativa Agroindustrial, a parceria é um importante passo para a cooperativa, e está diretamente ligado à missão da coop. “[O CRA com o BRDE] representa o espírito de inovação que a Integrada vem trabalhando em diversas áreas, buscando sempre trazer cada vez mais eficiência e benefícios aos cooperados e clientes. A operação abre uma nova fonte de financiamento. Tradicionalmente, são utilizadas as linhas do Crédito Rural e o financiamento via Bancos. No entanto, com o crescimento do agro e o aumento nos preços das commodities e dos insumos, o setor requer outras alternativas”, ele afirma. 

Impactos no agro 

Apesar de não se tratar de uma novidade para as cooperativas agro (em abril o MAPA anunciou o CRA garantido pelo BNDES, em parceria com a Cotrijal), os impactos a serem sentidos pelo setor ainda estão no começo. “Para o cooperativismo, o acesso ao mercado de capitais, seja via CRA ou outros instrumentos, significa menor dependência de recursos governamentais e de Bancos. Além disso, aproxima o investidor do mundo do cooperativismo. Nesse sentido, temos que ressaltar que o cooperativismo tem em seus princípios – e já exerce a muito tempo – práticas socioambientais e de governança, que são tão valorizadas pelos investidores atualmente”, destaca Neto. 

Além de desenvolvimento para as cooperativas, a popularização do CRA é um importante momento para o cenário macro do agronegócio brasileiro. Com uma expansão acelerada, o temor pela falta de crédito no mercado é uma realidade, a produtos como o CRA surgem com o objetivo de atender à demanda atual, que espera-se, deve aumentar nos próximos anos. 

Neto descreve o CRA como um elemento indispensável para o cenário agro nos próximos, sendo inclusive um garantidor do financiamento da produção nacional. “Estudos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estimam que o custo total de uma safra agrícola no Brasil gira em torno de R$ 1 trilhão e o Plano Safra ofertou apenas um quarto do valor nesse ciclo 21/22. Ou seja, é inevitável ao setor ter que recorrer ao crédito privado, seja de instituições financeiras ou do mercado de capitais. Ambos os segmentos vêm crescendo, mas o último em ritmo mais acelerado. Somando-se a isso, o investidor do mercado de capitais está cada vez mais interessado no setor agro”, ressalta. 

Perspectivas para o futuro 

Estamos vivendo um período de transição. E mesmo com as recentes notícias acerca da pandemia, a previsão é para uma retomada econômica mais forte em 2022. Não apenas espera-se que o PIB nacional lentamente se recuperar, mas também que o setor agro expanda ainda mais a sua produção, que mesmo na crise conseguiu resultados excepcionais. 

Neste cenário, ter crédito para “bancar” as operações esperadas, será essencial. E o CRA, assim como outras modalidades de crédito para o setor, terão um papel de protagonismo na retomada do setor. Com a expansão do agronegócio, o crédito público deixou de suportar a demanda, e cada vez o setor privado se tornará essencial para essas operações. Neste contexto, o CRA possui um futuro brilhante, e junto a ele, as cooperativas também. Para o gerente financeiro da Integrada, está uma constatação que não mudará nos próximos meses. 

“Na visão da Integrada, o agro cooperativo deve seguir a tendência do setor privado, com a elevação das exposições a títulos de dívida em relação ao crédito bancário. Assim, as cooperativas precisam se preparar para explicar o setor a um novo público: investidores que muitas vezes não estão tão próximos do dia a dia do agro. Outra possibilidade que deve ser observada é a participação dos cooperados como investidores do CRA, o que faz bastante sentido do ponto de vista cooperativo, e também é onde as cooperativas têm uma vantagem competitiva em relação ao setor privado”, conclui. 

Fonte com com informações da revista MundoCoop

Cotriel realiza a formatura do primeiro grupo de Trainees

Cotriel realiza a formatura do primeiro grupo de Trainees

A Cotriel realizou no dia 24 de novembro a formatura da Primeira Turma de Trainees. O programa, neste primeiro momento voltado a colaboradores dos Supermercados e Lojas de Ferragens, foi realizado em 16 módulos, a maioria on-line, com temas como feedback, comunicação não violenta, autoconhecimento, autorresponsabilidade e protagonismo, e foi conduzido neste período por Francielle De Cezaro, da empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial de Passo Fundo. No presencial, eles tiveram práticas, como gestão de pessoas, departamento pessoal e gestão ambiental, segurança do trabalho, Medina do Trabalho e Informática, Obras e Manutenção, Financeiro, Auditoria, Qualidade e Almoxarifado, e Contabilidade.

No total, formaram-se dez colaboradores. A turma tinha 24 funcionários, sendo que os que receberam as placas e o certificado alcançaram as notas mais altas e estão habilitados para exercer cargos de gestão.

Diretoria, assessores e gerentes ressaltam importância do programa

A gerente de gestão de pessoas, Stela Scharlau, disse que o Programa de Trainee é um marco histórico para a Cotriel. Agradeceu a direção por apoiar a iniciativa, aos gestores por acreditarem em seus colaboradores e à sua equipe pelo trabalho de implementar e fazer acontecer o programa: “Sei o quanto vocês se dedicaram e se desafiaram para buscar seus objetivos. Este desenvolvimento terminou, mas a busca de conhecimento de vocês tem de ser constante”, afirmou.

O gerente das Lojas de Ferragens, Dienes Keller, elogiou o nível dos formandos e disse que o crescimento de cada um será proporcional à entrega que cada um teve e terá ao longo de sua carreira na Cooperativa.

O assessor de marketing e inovação, Marcolan Prates, lembrou que a Cooperativa a cada dia que passa cresce e precisará de pessoas para assumir novas funções e responsabilidades: “Em um universo de 1.400 colaboradores vocês são privilegiados. A Cotriel precisa ter pessoas prontas para quando a oportunidade surgir, e cada vez mais vocês precisam ser protagonistas no seu trabalho”, disse.

Ao se manifestar em nome dos Supermercados, o gerente Nelson Junior Sebben falou do orgulho à frente da área que mais formou colaboradores no programa de Trainee. Parabenizou os envolvidos e afirmou que este projeto pensa no futuro da Cotriel. “A Cooperativa sempre tem buscado investir nas pessoas, pois entende que é possível formar profissionais aqui dentro. Para ser gestor, é preciso assumir mais responsabilidades e buscar conhecimento. A carreira profissional de vocês depende desta semente que plantaram”, enfatizou.

O assessor de agronegócio, Antonio Carlos dos Santos, evidenciou que a iniciativa é uma das grandes vitórias da Cotriel. “Cada vez mais precisamos de pessoas capacitadas e a Cooperativa tem uma preocupação constante em qualificar vocês. É preciso evoluir em uma velocidade cada vez maior e vocês são vitoriosos por fazer parte deste projeto, que nada mais é que o banco de talentos que passaremos a ter, onde vocês estão entre os que podem ser selecionados para assumir novos cargos futuramente”, afirmou.

Ao final, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, declarou estar muito satisfeito com os resultados alcançados. “Tenho orgulho de dizer que a Cooperativa sempre oportunizou que os colaboradores se qualificassem, pois temos excelentes profissionais aqui dentro. É preciso estar preparado para as oportunidades, aproveitando os cursos oferecidos também em outros momentos. Para a Cooperativa estar bem, precisamos de pessoas comprometidas e dedicadas e temos certeza que a partir de hoje vocês estarão liderando este processo junto com a equipe de vocês. Temos de celebrar este momento que é especial para vocês tanto pessoal quanto profissionalmente e todos ganham com isso”, ressaltou.

Em mensagem gravada em vídeo, Francielle De Cezaro falou da alegria em conduzir este primeiro grupo de colaboradores. “Estou muito feliz em ter feito parte de toda esta construção desta jornada de aprendizagem que não está terminando agora. Liderar não é ser o melhor, mas buscar o melhor em si e do outro. Desejo que vocês sigam nesta jornada de inspirar pessoas, seja no cargo de liderança ou como líder informalmente. Ao concluir esta jornada vocês mostram que têm potencial e condições de fazer a diferença na Cotriel e na vida das pessoas”, declarou.

Ao final, todos receberam suas placas de reconhecimento pela formatura bem como o certificado e foi servido um jantar de confraternização aos formandos e seus familiares presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotriel

Coopatrigo atinge marca histórica de R$2 bilhões de faturamento

Coopatrigo atinge marca histórica de R$2 bilhões de faturamento

Ainda faltando pouco mais de 30 dias para o enceramento do exercício 2021 a Coopatrigo conseguiu na semana passada atingir a marca histórica de R$2 bilhões de faturamento bruto alcançando a meta estipulado para o ano.

A informação foi repassada pelo presidente Paulo Cezar Vieira Pires em entrevista na manhã desta segunda-feira à Rádio Missioneira. “É com muita satisfação que divulgamos essa informação para ela chegar ao nosso associado que é o dono da Cooperativa”, disse Paulo Pires.

Segundo destacou o presidente esse número fantástico se deve à vários fatores como a boa safra de soja 2020/2021, a capitalização do associado que investiu na formação das suas lavouras e também ao desempenho da Coopatrigo nas safras de trigo e canola.

Outro ponto destacado pelo Presidente da Coopatrigo é o acompanhamento ao desempenho financeiro de todos os setores da Cooperativa, que precisam dar resultado para não comprometer o resultado geral da Coopatrigo.

Finalizando o Presidente da Coopatrigo disse que esses número apontam para um bom resultado líquido da Coopatrigo, garantindo o “retorno” ao associado, afirmando também que neste ano será dado “retorno” em cima das compras de insumos, como um diferencial competitivo da Cooperativa, além da “Participação nos Resultados” dos colaboradores que são os operadores do dia a dia da Coopatrigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopatrigo

Movimento SomosCoop divulga o cooperativismo e desperta o orgulho coop

Movimento SomosCoop divulga o cooperativismo e desperta o orgulho coop

Somos um movimento nacional que nasceu para divulgar o cooperativismo e despertar o orgulho coop. Nosso principal objetivo: unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam que o mundo pode ser mais justo e feliz. Juntos, vamos mostrar a força e o tamanho do cooperativismo no Brasil.

NÓS TEMOS ORGULHO DE SER COOP!

Uma das maneiras de mostrar esse nosso orgulho é com o carimbo SomosCoop. Quando uma cooperativa usa o carimbo, ela fortalece o movimento cooperativista e se fortalece, já que destaca as vantagens de ser coop no seu produto ou serviço.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Estamos espalhando o nosso orgulho de ser coop para o País inteiro. E o nosso desejo é colaborar com o movimento cooperativista no mundo todo. Queremos agregar ainda mais valor para os produtos e serviços das coops, além de mostrar que, quando unimos forças, todo mundo sai ganhando.

O QUE É O COOPERATIVISMO?

O cooperativismo é um modelo de negócio feito por pessoas e para as pessoas. Um jeito de empreender colaborativo em que o cooperado é o dono do negócio, a gestão é democrática e o foco vai muito além do desenvolvimento econômico. Assim, as pessoas crescem coletivamente e há geração de oportunidades por toda parte.

NÚMEROS COOP

No Brasil e no mundo todo, o cooperativismo é cada vez mais relevante!

O cooperativismo tem valores e princípios que fazem um mundo melhor acontecer. Com cooperação, equilíbrio e transformação, os impactos positivos são ainda maiores. O coop não é um movimento voltado apenas para os cooperados, mas para a construção de uma sociedade mais justa.

VEJA ONDE O COOP ESTÁ

O cooperativismo está em diversos setores entregando soluções que facilitam o nosso dia a dia. São 7 ramos que fortalecem os brasileiros e a economia do País, já que, em todos eles, o desenvolvimento econômico e social andam juntos.

O Ramo Agropecuário traz comida para a sua mesa. O Crédito tem soluções financeiras. O Transporte nos leva de um lugar para outro. Já o Trabalho, Produção de Bens e Serviços tem o serviço especializado que você procura.

Precisa de um plano de saúde? Você encontra em coops do Ramo Saúde. Tem supermercados, farmácias e muitos mais no Ramo Consumo. E tem serviços essenciais, como energia e internet, no Ramo Infraestrutura.

Viu como tudo ao seu redor é coop?

HISTÓRIAS DE QUEM FAZ O COOPERATIVISMO ACONTECER

Websérie SomosCoop – Episódio 1: Apontando para o Futuro

Websérie SomosCoop – Episódio 2: Um caminho a ser seguido

Websérie SomosCoop – Episódio 3 – Mulheres de Fibra

Acesse aqui a playlist e confira todos os episódios da Websérie SomosCoop!

SOBRE O MOVIMENTO

Que ser coop, ficar por dentro de novidades e conhecer nossas histórias? Então cola na gente e acesse o site nacional do Movimento SomosCoop, que conecta você ao modelo econômico e social que transforma a vida de milhões de brasileiros.

Simpósio internacional debate a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

Simpósio internacional debate a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

World Bank International Symposium, organizado pelo Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial discutiu, entre outros temas, a importância do engajamento desses públicos no cooperativismo de crédito

O Sicredi participou do World Bank International Symposium, evento organizado pelo Cooperative Financial Institution (CFI) por meio do Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial. Realizado de 2 a 11 de novembro, o encontro reuniu representantes de cooperativas de crédito de diferentes países para debater iniciativas para a modernização e o fortalecimento do empreendedorismo social. A participação da instituição financeira cooperativa foi marcada pelo incentivo ao aumento da participação de mulheres e jovens no segmento.  

O Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), do qual o Sicredi é integrante, foi responsável pelo painel “Envolvendo Mulheres e Jovens Rurais no Fortalecimento e Expansão das CFIs (Instituições Financeiras Cooperativas)”. Entre os participantes estiveram Manfred Alfonso Dasenbrock (Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Ivete Schoffen (membro do Conselho de Administração e do Comitê Mulher da Sicredi Aliança PR/SP) e Vinicius Mattia (associado e membro do Comitê Jovem da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP).

No painel, foram trabalhados os seguintes temas: como a participação e liderança das mulheres da zona rural nas cooperativas é fundamental para promover o empoderamento econômico; a promoção, relevância e engajamento dos jovens; e os desafios e oportunidades na ampliação da participação de mulheres e jovens para o desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas. 

“Somos um sistema composto por 108 cooperativas, todas comprometidas com os princípios e valores do cooperativismo e entendemos a abordagem da diversidade e inclusão como uma questão de cidadania e perenidade do negócio, o que faz com que estejamos atentos para novas oportunidades e para a lapidação de novas lideranças para o segmento”, afirmou Manfred Dasenbrock. “Procuramos potencializar a participação e presença das mulheres, reconhecendo sua importância e representatividade para o cooperativismo, assim como estimular a proximidade dos jovens com o nosso modelo de negócio. Esses e outros fatores contribuíram para a criação dos programas Comitê Mulher e do Comitê Jovem, que são pilares fundamentais para a caminhada do Sicredi neste tema”, explica. 

Diversidade e Inclusão no Sicredi

A inclusão e a diversidade são temas importantes para o Sicredi, além disso são impulsionados pela Agenda 2030 do Pacto Global da ONU – do qual a Instituição Financeira Cooperativa é membro desde 2020, e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa Comitê Mulher  atende a três dos ODS, sendo: “Educação de Qualidade” (ODS 4), que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; “Igualdade de Gênero” (ODS 5), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” (ODS 8), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

A associada Ivete Schoffen, que faz parte do Conselho de Administração e do Comitê Mulher local, entende que é fundamental que as mulheres ocupem cargos de influência, com poder de decisão, facilitando o desenvolvimento e a implementação de soluções para as cooperativas de crédito. Segundo ela, a proximidade com o segmento ainda na infância também foi um estímulo para se apropriar da causa e contribuir na difusão de ações. 

“O cooperativismo está presente na minha vida desde cedo, por meio dele pude participar de comitês voltados aos jovens e, na sequência, fiz parte de um comitê feminino, o que ajudou ao longo da minha jornada. A presença da mulher nas cooperativas ratifica o discurso de um espaço democrático, de aprendizado e desenvolvimento pessoal e focado na formação de lideranças, visando uma sociedade mais próspera”, disse.

Membro do Comitê Jovem do Sicredi e reconhecido pela WYCUP (World Council Young Credit Union People) com projeto que busca incentivar a agricultura familiar e a produção de alimentos sustentáveis, Vinicius Mattia destacou o modelo colaborativo proposto pelo Sicredi. “Temos acesso a inúmeras informações, o que nos ajuda na compreensão do programa e no que ele pode propagar. Discutimos educação financeira, a estrutura do cooperativismo, realizamos ações voluntárias e que também impactam o nosso meio, e com isso vamos consolidando conhecimento e construindo relacionamento com os gestores para assumir cargos de liderança no futuro. Hoje, após o reconhecimento do meu projeto, compartilho minha experiência com jovens de todo o mundo, cito a importância de se integrarem às cooperativas e a contribuição ao movimento cooperativista garantindo perenidade do negócio”, contou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Mundocoop

Epecoop 2021 debate alianças estratégicas, competitividade e perspectivas de mercado

Epecoop 2021 debate alianças estratégicas, competitividade e perspectivas de mercado

Em 2021, o Sescoop/RS promoveu o tradicional Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) de forma híbrida, nos dias 25 e 26 de novembro, com o objetivo de avaliar os cenários econômicos e discutir alianças estratégicas e oportunidades para o cooperativismo.

Durante os dois dias, foram debatidas as perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação. Após a abertura do evento, os presentes assistiram à palestra do sócio-líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos, Martiniano Lopes, sobre Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação.

Transformação Digital

Lopes falou sobre o que a KPMG Brasil tem experimentado na transformação de inovação e como ela tem contribuído para a transformação das empresas, especialmente de cooperativas que têm crescido significativamente, mesmo em períodos de crise. Ao apresentar os três pilares da Transformação Digital (Cliente Digital, Inovação Digital e Empresa Digital), ele trouxe algumas reflexões sobre quais os canais o cliente utiliza para se conectar e engajar-se com as marcas, formas de buscar receita através da solução digital e como usar as soluções digitais para melhorar a eficiência operacional.

Também apresentou quais os elementos em comum as empresas que estão bem sucedidas nesse processo possuem como, por exemplo, ter pessoas que se dediquem a um processo de inovação que é diferente na forma de condução e a transformação do modelo mental e do modelo de gestão de pessoas e transformação do modelo de T.I.

Tendências de mercado

Dentre as tendências de mercado, Lopes defende o surgimento de muitos marketplaces e destaca o diferencial das cooperativas nesse cenário: “As cooperativas têm naturalmente uma vantagem competitiva pois têm a fidelidade dos cooperados e muitos exemplos são possíveis nesse sentido para criar um ambiente de tranquilidade para comprar de forma integrada e ganhar em escala e eficiência.

Por fim, destacou os principais desafios que as empresas têm enfrentado no processo de transformação digital: “Muitas empresas não sabem onde querem chegar. É preciso ter uma visão estratégica e criar um modelo de gestão de inovação, com mecanismo de padronização, leitura de hubs de inovação, de priorização, de padronização de soluções tecnológicas que serão utilizadas. Inovação precisa de planejamento estratégico bem estruturado e com time efetivamente focado no tema olhando pessoas, tecnologia e gestão”.

Lançamento do Livro da Ocergs 50 anos

O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do livro da Ocergs 50 anos que retrata a trajetória da entidade desde 1971, pelo presidente Vergilio Perius. Escrito a muitas mãos por pessoas que fazem parte da história do cooperativismo no Estado, o livro é dividido em sete capítulos, contando a história da Ocergs na visão dos ramos Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

Assista ao evento completo AQUI

Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos

O segundo dia do Epecoop reservou espaço para a discussão a respeito das oportunidades e desafios na visão dos executivos. A palestra foi do sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jean Paraskevopoulos Neto. Na pauta, a apresentação da pesquisa KPMG 2021 CEO Outlook, como foco no Brasil. O estudo envolveu entrevistas com 50 CEOs brasileiros e palavra-chave entre os executivos brasileiros é confiança! Mesmo sem uma perspectiva concreta para o fim da pandemia da Covid-19, as lideranças afirmam que aprenderam muito com a crise e que esses insights extraídos dessa situação acabaram influenciando suas decisões futuras.

Para 82% dos CEOs brasileiros existe confiança na melhora e na retomada da economia nacional. E dentre as estratégias de crescimento, a inovação e a transformação digital foram destacadas por 64% dos CEOs brasileiros, que se mostram mais preocupados em investir na compra de novas tecnologias, do que no desenvolvimento das habilidades digitais de seus colaboradores.

Segurança Digital
A preocupação com a segurança digital é algo presente na realidade de 82% dos CEOs brasileiros entrevistados, que se dizem preparados para um futuro ataque cibernético. Dentre os CEOs brasileiros entrevistados, 84% acreditam que a segurança da informação tem função estratégica e traz vantagem competitiva.
Outro tema sensível diz respeito à cultura e promoção de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários. Para 76% dos CEOs brasileiros essa é uma das estratégias que concentrarão esforços.

Propósito de valor
Ao concluir sua apresentação, Neto afirmou que os CEOs brasileiros têm entre suas estratégias a busca pela construção de valor das marcas. "A busca é pela contrução de valor das marcas não porque isso seja mais interessante para os acionistas, mas porque estar alinhado com um propósito de valor perante a sociedade é uma questão para a sobrevivência de todos".

Assista ao evento completo AQUI

O evento contou com a participação dos diretores da Ocergs Valdir Feller, Darci Hartmann, Margaret Garcia da Cunha, Roberto Brezolin, Irno Pretto e Erineo Hennemann.

Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos

Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos

O Sicredi buscou recursos fora do país destinados a micro, pequenas e médias empresas brasileiras lideradas por mulheres. Com linha de crédito de US$ 80 milhões (cerca de R$ 438 milhões), a iniciativa inclui o fator gênero como critério para o uso dos recursos, assim como outros fatores sociais e ambientais.

O acordo de parceria foi firmado junto à DEG, Instituição de desenvolvimento financeiro alemã, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), e à agência de fomento francesa PROPARCO, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Francês (AFD), instituições financeiras de desenvolvimento (DFIs sigla em inglês) que possuem o objetivo de prover financiamento e capital de longo prazo a empresas privadas em países emergentes e em desenvolvimento.

O financiamento será destinado para aquelas empresas com faturamento anual de até R﹩ 6 milhões e que tenham mulheres como donas ou sócias detendo mais de 50% do capital social. Os recursos estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de novembro às associadas ao Sicredi.

"Essa captação é muito relevante, pois, além de ser a primeira internacional com viés social realizada pelo Sicredi, inaugura a parceria com duas importantes instituições, que realizam um trabalho já reconhecido em fomentar o crescimento em países emergentes. A partir disso, aumentamos nossa capacidade de apoiar os pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no Brasil", contextualiza Alexandre Barbosa, superintendente de Tesouraria do Sicredi.

"DEG e Proparco tem o prazer de trabalhar com um parceiro como o Sicredi. Nós, como DFIs europeias, estamos orgulhosos em concluir uma parceria ambiciosa com um importante ator do setor. Ao fornecer um instrumento direcionado ao impacto social a um renomado participante do mercado na maior e mais populosa economia da América Latina, DEG e Proparco demonstram seu compromisso em promover o financiamento voltado pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, reduzindo a desigualdade de gênero, fomentando a economia inclusiva bem como a criação de mais e melhores empregos, e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", comenta Gudrun Busch, diretora de Instituições Financeiras para a América Latina da DEG.

Participação em desafio global

Por meio da parceria, o Sicredi também passou a contribuir com o 2X Challenge - Finance for Women, desafio global lançado pelas instituições financeiras de desenvolvimento do G7 e que possui o objetivo de destinar recursos à geração de oportunidades de empreendedorismo e liderança a mulheres em países emergentes. A linha de crédito da instituição financeira cooperativa foi aprovada como elegível ao desafio, que busca destinar mais de USD 15 bilhões em novos financiamentos para as mulheres empreendedoras entre 2021 e 2022.

Integrante do Pacto Global proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o Sicredi é comprometido com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na operação de fomento ao empreendedorismo feminino está sendo atendido o objetivo número 5, que trata sobre Igualdade de Gênero.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

CAAF investe em novas instalações

CAAF investe em novas instalações

A Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias do Sul (CAAF) dá um importante passo para levar ainda mais alimentos saudáveis e de qualidade principalmente à alimentação escolar, a programas sociais e a hospitais. E, com esse trabalho, fortalecer a agricultura familiar. No dia 20/11a cooperativa recebeu associados e convidados para apresentar as novas instalações. São 1.400 m² de área construída no Loteamento Vale dos Pinhais, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116. O espaço é usado desde julho e representou investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura.

São dois pavilhões alugados que abrigam operação logística, setores administrativos e área específica para câmaras frias e ambiente de agroindústria, voltada à elaboração de alimentos processados. A mudança abriu 10 postos de trabalho. A Cooperativa conta com 30 colaboradores. Antes, a Cooperativa estava instalada no bairro São Luiz da Sexta Légua.

A CAAF é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados). Com 300 famílias cooperadas, atende mercados institucionais, como escolas, quartéis, hospitais e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Pelo menos 90% da produção é de agricultores caxienses e o restante, de outros municípios da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral. Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa conta com 18 agroindústrias associadas - produtoras e industrializadoras de alimentos como pães, biscoitos, massas, bolos e chimias.

A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar. Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF. 

Ampliação da estrutura

O aumento do espaço físico atende às necessidades de novos mercados e de ampliação da prestação de serviços. Com a pandemia pela Covid-19 e o fechamento de escolas, em 2020, era necessário buscar alternativas. “Foi preciso estruturar projetos para que os agricultores não fossem prejudicados e a cooperativa continuasse funcionando”, explica o gerente administrativo, Marcos Regelin.

A CAAF iniciou, então, o fornecimento de alimentos higienizados e minimamente processados para hospitais. Segundo Regelin, o projeto foi um dos motivos que levaram à busca de um local mais amplo para as novas instalações e, assim, atender a demanda. 

A Cooperativa foi além e avançou em outras frentes. Passou a comercializar maçã para a alimentação escolar em outros Estados, como Paraná e São Paulo. E expandiu o fornecimento de alimentos para quartéis e prefeituras também na região da Fronteira do Rio Grande do Sul.

Nova agroindústria

Na agroindústria própria da CAAF, instalada no novo espaço, equipamentos permitem agilidade e padrão dos produtos higienizados e minimamente processados. Hortaliças e legumes são lavados, descascados, cortados, e embalados a vácuo, prontos para consumo. Esse mercado começou a ser atendido em 2020, quando a Cooperativa passou a fornecer alimentos a hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, por meio de licitações. Até o início do funcionamento da nova agroindústria, a operação é feita em agroindústrias associadas.

“Estamos comemorando essa expansão, pois a CAAF é uma cooperativa que nesses 11 anos de existência buscou se organizar para prestar serviços aos agricultores associados e, também, às prefeituras e a órgãos que precisam dos alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional. Enquanto organização cooperativa, estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social”, avalia o presidente da CAAF, Leonar Seefeld.

Na nova estrutura

- Dois pavilhões com 1.400 m²;

- Aumento de espaço em câmaras frias: a nova estrutura, com três câmaras frias, permite capacidade de armazenamento de 80 toneladas de alimentos. Antes, havia uma câmara fria.

- Agroindústria própria e equipada com descascador de moranga cabotiá; descascador abrasivo para legumes; lavadora automática de folhosos; cubetadeira; seladora a vácuo e seladora simples;

- Espaço amplo para recepção e expedição de alimentos;

- Ampliação dos espaços aos setores administrativos.

Onde chegam os alimentos da CAAF

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

Hospitais, universidade, penitenciárias

20 quartéis da região de Porto Alegre e da Serra gaúcha

8 quartéis na região da Fronteira do RS

PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

Escolas municipais em 12 municípios do RS

Escolas municipais em 6 municípios de outros estados

Escolas estaduais em 5 municípios do RS

Outros programas atendidos em Caxias do Sul

Com apoio da Conab – alimentos entregues a famílias atendidas pelo Projeto Mão Amiga e pelo Banco de Alimentos

Projeto Troca Solidária – executado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca)

Casas assistenciais da Fundação de Assistência Social (FAS).

Fonte: Assessoria de Comunicação CAAF

Ocergs divulga vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) agradece todos os participantes do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021 e anuncia os trabalhadores vencedores desta edição. Confira abaixo.

Categoria: Jornalismo Impresso

1° lugar: Trabalhar é um direito

Veículo: Revista Saber Cooperar

Jornalista: Lílian Beraldo Veiga

2° lugar: Parcerias Inovadoras

Veículo: Revista Saber Cooperar

Jornalista: Débora Teles de Brito

Categoria: Telejornalismo

1° lugar: Aplicativo criado por cooperativas ajuda na gestão de propriedades no campo

Veículo: RBS TV

Jornalista: Débora Padilha de Oliveira

2° lugar: Cooperativas do RS tem aumento no faturamento e na geração de empregos

Veículo: RBS TV

Jornalista: Franciele Alonso da Rosa

Categoria: Webjornalismo

1° lugar: Websérie Sucesso Coletivo

Veículo: Site da Cotrijal e Canal do YouTube da Cotrijal

Jornalista: Fernando Oliveira Teixeira

2° lugar: As presidentes: histórias e exemplos de mulheres líderes de cooperativas no RS

Veículo: Site da Rádio Comunitária 87.9 FM

Jornalista: Rodrigo Alcântara Davila

Categoria: Radiojornalismo

1° lugar: Gentil Online: Intercooperação que fortalece o cooperativismo, transforma e conecta o meio rural

Veículo: Comunicação da Coprel

Jornalista: Valéria Foletto

2° lugar: Série Especial - Programa Frango de Corte Dália

Veículo: Rádio Encantado AM

Jornalista: Diogo Daroit Fedrizzi

Categoria: Fotojornalismo

1° lugar: Leite: nas mãozinhas, o brinquedo; nos pezinhos, a realidade

Veículo: Dália em Notícias

Jornalista: Carina Marques

2° lugar: Juntos para Vencer!

Veículo: Jornal da Cotrijal

Jornalista: Mariliane Elisa Cassel

Categoria: Mídia Cooperativa

1° lugar: Gentil Online: Intercooperação que fortalece o cooperativismo, transforma e conecta o meio rural

Veículo: Canal do YouTube da Coprel

Jornalista: Valéria Foletto

2° lugar: Websérie Sucesso Coletivo

Veículo: Site da Cotrijal e Canal do YouTube da Cotrijal

Jornalista: Fernando Oliveira Teixeira

Sobre o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

Nesta edição foram inscritos 64 trabalhos. O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021 tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Cotrijal e Unicred Porto Alegre são finalistas do Top de Marketing 2021

Cotrijal e Unicred Porto Alegre são finalistas do Top de Marketing 2021

As cooperativas Cotrijal e Unicred Porto Alegre estão entre as finalistas da 38ª edição do Top de Maketing ADVB/RS. Os cases foram apresentados ao júri do concurso nessa terça-feira (16/11), pelo gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Roque Rodrigues, e pelo coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Oliveira Rassier.

A Cotrijal lançou em fevereiro de 2021 a sua nova marca. O projeto, conduzido pela área de Marketing da Cooperativa, foi selecionado como finalista nas categorias Branding e Cooperativas do Prêmio Top de Marketing 2021. Durante a defesa do projeto ao júri da premiação, Rodrigues ressaltou que a nova marca fortalece a imagem institucional da Cooperativa para diferentes olhares, preservando a identificação com todos os públicos com que se relaciona. “Entendemos que a nossa imagem necessita refletir as mudanças e o crescimento da Cooperativa ao longo destes 64 anos de história. Foi um grande passo e encaramos o desafio de mostrarmos nosso real tamanho, sem nos afastar dos verdadeiros princípios de apoio mútuo, compartilhamento de propósitos e de trabalho com união”, destacou.

Já a Unicred Porto Alegre foi selecionada com o case Tua Unicred Porto Alegre, projeto desenvolvido pela coop desde o final de 2019 para mostrar a cooperativa para os associados de forma que eles conheçam por completo o portfólio de produtos e serviços da instituição financeira cooperativa. O coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Oliveira Rassier, explica que o trabalho foi dividido em três fases. A primeira envolveu o reconhecimento do cooperado com relação à Cooperativa, através da websérie Escolha Unicred Porto Alegre. Os episódios retratam como a Cooperativa se faz presente e muda a vida dos associados, possibilitando que eles mudem a vida de outras pessoas e também da comunidade na qual a coop está inserida. Na segunda fase, a Unicred Porto Alegre realizou uma campanha de premiação para que o associado pudesse conhecer os produtos e serviços, onde ele acumulava pontos que eram trocados por cupons de participação em sorteios de prêmios. "E no terceiro momento, posicionamos os produtos e serviços ao lado do associado como agentes de transformação das suas vidas, de uma forma palpável, relacionando eles com os objetivos e sonhos de cada pessoa". Para 2023, Rassier comenta que ainda serão implementadas mais duas fases, que visam transformar os cooperados em advogados da marca e colher depoimentos que reforcem o cooperativismo e o trabalho de responsabilidade social desenvolvido.

Sobre o Top de Marketing 2021

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), a premiação tem como objetivo valorizar as melhores estratégias e práticas de marketing em diferentes segmentos de atuação.

Confira a lista com todos os finalistas do prêmio neste ano.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre dia 7 de dezembro

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre dia 7 de dezembro

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. E a solenidade de premiação deste ano já tem data marcada: 7 de dezembro, às 17h, através dos canais digitais do Sescoop. Entre as 310 inscrições recebidas nesta edição, 21 são de cooperativas do Rio Grande do Sul.

A participação continua por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso. As cooperativas serão reconhecidas em duas categorias e três níveis:

Categorias

  • Categoria 1: Reguladas pelo Bacen ou ANS,
  • Categoria 2: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Níveis

  • 1) Primeiros Passos para a Excelência;
  • 2) Compromisso com a Excelência;
  • 3) Rumo à Excelência.

Portanto, anote na agenda e prepare-se. Está chegando a hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

Acompanhe as atualizações sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão em nosso site e no calendário de eventos do Sistema OCB.

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 19 cooperativas gaúchas

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 19 cooperativas gaúchas

O Grupo Amanhã e a PwC Brasil anunciaram na noite dessa quinta-feira (18/11), em evento transmitido pelo canal do YouTube do Grupo, os resultados do ranking 500 Maiores do Sul. Em sua 31ª edição, o ranking relaciona 19 cooperativas gaúchas entre as 500 maiores.

O anuário destaca empresas líderes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das 500 consideradas emergentes, tomando como referência o desempenho econômico no exercício de 2020. O levantamento divide as empresas agraciadas em 37 setores , com a participação de cooperativas do Rio Grande do Sul em quatro setores específicos: Cooperativas de Produção, Financeiro, Saúde, e Transporte e Logística.

500 Maiores do Sul

Juntas, as 500 empresas faturaram em 2020 R$ 737,4 bilhões, valor 18,7% maior que o do exercício de 2019. A soma dos patrimônios das 500 alcançou no ano passado R$ 394,2 bilhões, um avanço de 22,2%. Também em 2020, o lucro líquido das 500 saltou 41,7%, para R$ 71,6 bilhões. Veja abaixo as 18 coops que representam o Rio Grande do Sul no anuário:

Sicredi – Consolidado (4º)

Unimed Porto Alegre (61º)

Cotrijal (72º)

Cotrisal (77º)

Languiru (120º)

Cotripal (124º)

Coopatrigo (144º)

Cotribá (146º)

Cotrijuc (169º)

Unicred RS (184º)

Unimed Nordeste RS (185º)

Camnpal (197º)

Cotricampo (200º)

Coagrisol (216º)

Cotrisel (240º)

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (295º)

Unimed Vale dos Sinos (314º)

Termasa Rio Grande (CCGL) (325º)

Unimed Santa Maria (370º)

100 Maiores do RS

Entre as 100 Maiores do RS, 15 coops marcam presença e ressaltam o impacto do movimento cooperativo no desenvolvimento econômico e social do Estado. Confira a seguir a relação:

Sicredi – Consolidado (1º)

Unimed Porto Alegre (24º)

Cotrijal (28º)

Cotrisal (31º)

Languiru (47º)

Cotripal (50º)

Coopatrigo (60º)

Cotribá (61º)

Cotrijuc (69º)

Unicred RS (74º)

Unimed Nordeste RS (75º)

Camnpal (79º)

Cotricampo (80º)

Coagrisol (85º)

Cotrisel (94º)

500 Emergentes

Unimed Pelotas (516º)

Sescoop/RS (542º)

Unimed Ijuí (560º)

Cazuza Ferreira Energética S/A – Certel (947º)

Certel Rastro de Auto Geração de Energia S/A – Certel (971º)

Cooperativas de Produção

Cotrijal (15º)

Cotrisal (16º)

Languiru (21º)

Cotripal (22º)

Coopatrigo (23º)

Cotribá (24º)

Cotrijuc (25º)

Camnpal (27º)

Cotricampo (28º)

Coagrisol (29º)

Cotrisel (31º)

Financeiro e Saúde

No setor Financeiro, o destaque fica para o Sicredi - Consolidado e a Unicred RS, que figuram respectivamente na primeira e 13ª posições.

Já no setor de Saúde, cinco Unimeds gaúchas aparecem na relação:

Unimed Porto Alegre (1º)

Unimed Nordeste RS (8º)

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (18º)

Unimed Vale do Sinos (19º)

Unimed Santa Maria (23º)

No setor de Transporte e Logística, o terminal portuário Termasa aparece no 16º lugar. Ele pertence a CCGL e está situado à margem oeste do canal de acesso ao Porto de Rio Grande.

Clique aqui e acompanhe como foi o evento de lançamento e premiação de 500 MAIORES DO SUL.

Confira aqui as listas do ranking 500 Maiores do Sul!

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