cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Programa Conexão com Startups avança e inicia fase piloto

Programa Conexão com Startups avança e inicia fase piloto

Contratos assinados encerram a etapa de imersão e abrem caminho para pilotos com metas, indicadores e foco em resultado nas cooperativas gaúchas.

Mais uma etapa importante do programa Conexão com Startups foi finalizada nesta semana: os contratos das cinco Provas de Conceito (PoCs) já estão assinados. Agora, o programa avança para a fase de execução dos pilotos com o objetivo de transformar os desafios mapeados em soluções concretas de crescimento e eficiência.

Conexão com Startups é uma das principais estratégias do programa InovaCoop/RS – uma iniciativa promovida pelo Sescoop/RS – para fomentar a cultura da inovação nas cooperativas do Rio Grande do Sul. Realizada em parceria com a Liga Ventures, a iniciativa conecta cooperativas a startups com foco na cocriação de soluções inovadoras para desafios reais do setor. 

Quem está nessa fase

As cinco Provas de Conceito previstas já estão com contratos totalmente assinados, conectando desafios reais das cooperativas a soluções de startups:

COTRIPAL Drivin
Projeto: Logística Digital Integrada para Entregas 
Buscamos soluções digitais que otimizem a logística de entregas B2B, especialmente de produtos frigorificados. A proposta deve permitir rastreamento em tempo real, registro de ocorrências, digitalização de comprovantes e integração entre operação e time comercial. 

COTRIEL |Neocredit
Projeto: Análise de Crédito Inteligente 
Procuramos soluções que automatizem a análise de crédito, com uso de dados e inteligência artificial, otimizando tempo e reduzindo riscos nas concessões. 

FECOERGS MeteoIA
Projeto: Automação Inteligente do Plano de Contingência Energética 
Buscamos soluções que automatizem ou reforcem os planos de contingência climática em cooperativas de infraestrutura. A proposta deve prever detecção antecipada de eventos, alertas automáticos e integração entre equipes. 

SICREDI PIONEIRA | Minerh
Projeto: People Analytics e Integração de Dados
Queremos soluções que integrem dados da jornada de colaboradores para embasar estratégias de desenvolvimento e retenção de talentos. 

CAMNPAL IA Sense
Projeto: Classificação ou Auditoria Digital de Cereais
Buscamos soluções que digitalizem a análise de qualidade dos cereais, trazendo maior precisão, agilidade e confiabilidade aos processos.


O que foi entregue até aqui

A Imersão (Fase 3) teve um papel bem prático: consolidar dados e resultados do programa, registrar metodologia, cronograma e atividades-chave – tudo para chegar à execução do piloto com escopo claro e indicadores definidos, apoiando decisões de continuidade e possível escala ao final das PoCs.

Para dar a dimensão do trabalho feito até aqui, o InovaCoop RS chega na fase de execução com:

  • 31 reuniões para desenho e alinhamento das PoCs

  • Mais de 100 horas dedicadas ao desenho das PoCs e organização do processo

  • Mais de 70 pessoas envolvidas nas reuniões de definição e alinhamento

  • 24 indicadores propostos para mensuração de resultados

  • R$ 490.372,60 como valor total consolidado das PoCs

O InovaCoop RS reforça uma lógica de inovação aplicada, com risco controlado e foco em resultado: cada piloto foi desenhado para testar, medir e decidir com base em evidências, com entregáveis e indicadores que sustentam a decisão de continuidade/escala.

Agora, os próximos passos serão: 

-       Início do desenvolvimento das PoCs, com rotina de acompanhamento, medição de indicadores e consolidação de aprendizados.

-       Encerramento com Demoday, apresentando resultados, aprendizados e próximos passos.

 “Concluir mais uma etapa deste programa é dar mais um passo importante para o cooperativismo gaúcho. Nosso foco é transformar inovação em resultado, com mais eficiência, melhor gestão e mais valor para as cooperativas, seus colaboradores e cooperados. Agora, é hora de acompanhar de perto, compartilhar o que funcionou, o que aprendemos e quais caminhos podem ganhar escala daqui para frente”, destaca o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto. 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.