fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Nova geração do coop: 26 jovens indicados para o Comitê Geração C

Nova geração do coop: 26 jovens indicados para o Comitê Geração C

  • Nenhum

Representatividade, capacitação e diversidade marcam a nova turma que vai fortalecer o protagonismo jovem no cooperativismo gaúcho.

O cooperativismo gaúcho segue renovando suas gerações com compromisso e propósito. Pensando no futuro cooperativo, o Sistema Ocergs confirmou que 26 jovens foram indicados para integrar o Comitê Geração C, iniciativa que busca impulsionar o protagonismo da juventude nos diferentes ramos do cooperativismo.

As indicações foram distribuídas entre diferentes ramos, sendo três jovens do ramo Saúde, 8 do ramo Agro, 10 do ramo Crédito, três do ramo Infraestrutura e dois do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Esses jovens representam a pluralidade e o espírito inovador do movimento cooperativista no Rio Grande do Sul.

Próximas etapas para os indicados

A partir de agora, os indicados devem realizar a trilha de capacitação indicada pelo Sistema Ocergs. Essa formação é essencial para concluir o processo de indicação e consolidar sua participação no Comitê. Os indicados que concluírem a trilha até o fim deste ano, passarão a integrar oficialmente o grupo a partir de 1º de janeiro.

Você sabe o que é o Comitê Geração C?

Criado para fortalecer o protagonismo jovem, o Comitê tem como missão propor ações, elaborar diretrizes e promover capacitações que formem novas lideranças dentro do cooperativismo gaúcho. Atualmente, o grupo reúne participantes de diversos ramos e regiões do Estado, refletindo a diversidade e o dinamismo que impulsionam o movimento cooperativista. Confira mais sobre o Comitê Geração C e sua importância em nosso site.

A voz dos líderes cooperativistas

Para o presidente da Certaja, Renato Martins, o Comitê é uma ponte entre gerações. “O cooperativismo precisa se renovar constantemente e esse é o papel do público jovem no Comitê Geração C. Dentro da nossa cooperativa, vemos o desenvolvimento desse público na prática através dos jovens aprendizes, que têm o primeiro contato com o sistema cooperativo e acabam se tornando colaboradores efetivos. Temos plena consciência da importância dessa renovação, pois é ela que garante a continuidade e o fortalecimento de uma instituição que carrega tanto valor”, destaca. 

Na mesma linha, o presidente da Cresol Origens,  Alessandro Furini, destaca a importância de engajar a juventude. “Vivemos um momento de muitas oportunidades e desafios. Aproximar os jovens das cooperativas é essencial para pensarmos estratégias e ações voltadas a esse público. Essa participação ativa fortalece a sucessão e garante que o cooperativismo continue crescendo no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo”, completa. 

Representatividade e engajamento 

Hoje, o Comitê Geração C conta com representantes de 33 cooperativas do Estado, são elas: Unimed Central de Serviços/RSRede TransporteCertel EnergiaCoopermilUnimed Fronteira Noroeste/RSCotripalCootravipaSicredi Caminho das ÁguasCotrielVale LogCentral Cresol SicoperSicredi ConexãoVinícola AuroraCotrisel, Vinícola São João, CooperconcórdiaNova AliançaUnitecUnimed Federação/RSSicredi CooperaçãoCoeducarsCotricampoUnimed Vale do SinosCotribáCotrijalCoprelCoopradoSanta ClaraSicredi Região Centro RS/MGSicredi Ouro Branco RS/MGCamnpalCotrisoja e Unicred Ponto Capital.

Cada nome representa uma história, uma trajetória e o compromisso de manter ativo o espírito cooperativo, agora com o toque de uma nova geração que pensa o futuro de forma coletiva e sustentável.

Conteúdos Relacionados