 
		ESG na prática: Sescoop/RS lança edital do Fundo Social 2026
- Artigo Principal
Iniciativa apoia cooperativas gaúchas que desenvolvem projetos ligados ao impacto social e ambiental.
Até o dia 30 de novembro, cooperativas com atuação no Rio Grande do Sul podem inscrever seus projetos de impacto à comunidade gaúcha no edital do Fundo Social 2026. Realizada pelo Sistema Ocergs, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), a iniciativa selecionará até 20 ações de promoção social voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente.
Em 2026, o Fundo Social destinará R$3 milhões aos selecionados e cada cooperativa poderá apresentar até um projeto para concorrer aos recursos, sendo R$200 mil reais o valor máximo a ser apoiado para cada iniciativa. Visando o fomento da intercooperação, para ações que envolvam mais de uma cooperativa, haverá um percentual adicional na destinação.
Quem pode participar
Poderão propor projetos para concorrer ao Fundo Social do Sescoop/RS as cooperativas gaúchas reguladas junto ao Sistema Ocergs e que sejam participantes em, pelo menos, um dos Programas de Autogestão. As cooperativas de outros estados que possuam unidades no estado do Rio Grande do Sul poderão submeter projetos para o Fundo Social, desde que a cooperativa seja contribuinte do Sescoop/RS e que o público beneficiário seja vinculado ao Rio Grande do Sul.
Como o projeto deve ser apresentado
O programa tem como objetivo atender os pilares Social e Ambiental da agenda ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º princípio do Cooperativismo - Interesse pela Comunidade. Por isso, para a inscrição no Fundo Social, os projetos apresentados devem ser voltados à Promoção Social e suas naturezas, visando o desenvolvimento ou a alteração de uma situação da comunidade em que as cooperativas estão inseridas.
Impacto social e responsabilidade ambiental
Para o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto, ter o Fundo Social como uma iniciativa do Rio Grande do Sul é reforçar o trabalho das cooperativas em ações de ESG. “Desde o primeiro ano, temos colhido resultados expressivos e temos um carinho enorme por essa iniciativa. Este ano é especialmente importante, pois projetos apoiados pelo Fundo Social em 2025 estão indo para a COP30, o que reforça nosso objetivo de apoiar, valorizar e dar visibilidade às ações das cooperativas, mostrando à sociedade o impacto positivo que elas geram”, destaca.
A coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, ressalta que o Fundo Social é a oportunidade de mostrar e tornar ainda mais evidente para a sociedade o papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social das comunidades. “Como diz a nossa campanha, quando cooperarmos, construímos um mundo mais justo, e esse é o papel do Fundo, colocar o cooperativismo como protagonista e impulsionador de ações que impactam a população”, completa.
Saiba mais e inscreva seu projeto
As informações sobre o Fundo Social estão no site do Sescoop/RS. Acesse o edital aqui e participe!
	
		
		
					
			Notícias	
		
		
					
	
		
		
	
			
					
	
		
				
			
			
	
	
			
		
	
	
				 
		 
		