A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Cooperativa do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, dez cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Saúde já receberam a distinção em 12 categorias (confira a relação no final).
Em 2016, vamos começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. Agora, o Prêmio Cooperativa do Ano se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.
CATEGORIAS – E as novidades sobre a 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP não param por aí. Este ano, estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecê-la melhor.
1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas, e ficarão abertas até o dia 9 de setembro. Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles:
• Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
• Dia de Cooperar (Dia C)
DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a Ocergs ou envie um e-mail para
RELAÇÃO DAS COOPERATIVAS GAÚCHAS QUE RECEBERAM A DISTINÇÃO
1ª edição: 2004
Tema: Cooperativismo Agropecuário
Categoria: Inovação Tecnológica
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí – Cotrijal
2ª edição: 2005
Tema: Não é só jogador de futebol que trabalha no campo e merece reconhecimento
Categoria: Educação Cooperativista
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda. – Cotrijal
3ª edição: 2006
Tema: Novos Ramos Novos Rumos
Categoria: Ramo Crédito
Central Sicredi RS
4ª edição: 2007
Tema: O Novo Cooperativismo
Categoria: Educação Cooperativista
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Categoria: Ramo Infraestrutura
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda – Certel
Categoria: Ramo Saúde
Unimed Erechim Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda
5ª edição: 2008
Tema: A Vitrine da Excelência Cooperativa
Categoria: Ramo Crédito
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – Sicredi
Categoria: Ramo Infraesturutra
Coprel Cooperativa de Energia
6ª edição: 2009
Categoria: Responsabilidade Social
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda.
Categoria: Meio Ambiente
Unimed Alto Jacuí Cooperativa de Serviços Médicos Ltda.
7ª edição: 2010
Categoria: Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia
8ª edição: 2012
Categoria: Cooperativa Cidadã
2º Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
Categoria: Fidelização
1º Sicredi Alto Uruguai
9ª edição: 2014
Categoria: Atendimento
3º Certel
Categoria: Fidelização
2º Sicredi Pampa Gaúcho
Categoria: Inovação e Tecnologia
3º Cotrijal
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
O cooperativismo valoriza a educação, formação e o acesso à informação. Sob esse princípio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí – Sescoop-PI iniciou em janeiro de 2016 a segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas (Prodelcoop), projeto estruturador que visa proporcionar aperfeiçoamento técnico em gestão e governança a 30 representantes de cooperativas piauienses por meio de aulas presenciais e uma missão de estudos.
Nessa quinta-feira (7/7), uma comitiva com 32 representantes do cooperativismo piauiense visitou a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Acompanhados pela analista técnica da Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila e pela assessora administrativa, Luci Czuka, o grupo foi recebido pelo gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário de Conto.
PARTICIPAÇÃO DE DIVERSOS RAMOS – Ao todo, 21 cooperativas de seis ramos do cooperativismo de Piauí (Educacional, Saúde, Agropecuário, Crédito, Transporte e Especial) participaram da missão de estudos, que contou com a presença do gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alves de Alencar. O programa acontece de janeiro a dezembro com dez disciplinas e um intercâmbio técnico.
A visita integra o módulo IV – vivência prática e análise de aplicabilidade – missão de estudos: intercâmbio técnico nas cidades de Brasília (DF), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS), tendo por objetivo verificar as boas práticas de gestão das cooperativas.
NOVOS LÍDERES COOPERATIVISTAS - De acordo com o gestor do Alencar, até 2020 o Sescoop/PI terá formado 150 novos líderes cooperativistas. Aluno da primeira turma do Prodelcoop, Antonio Leopoldino, presidente da Casa Apis, uma central de cooperativas que exporta mel orgânico para diversos países, fala da importância dessa formação. “A organização de base de cooperados, os conhecimentos da gestão administrativa e o bom nível tecnológico são ferramentas indispensáveis ao sucesso de um empreendimento cooperativo. Precisávamos estar preparados para esta nova realidade. Depois dessa formação, já nos sentimos mais seguros na condução dos nossos empreendimentos. As expectativas são promissoras, com certeza”, afirma.
O roteiro da comitiva piauiense incluiu uma visita na parte da tarde ao Centro Administrativo Sicredi. Nesta sexta-feira (8/7), o grupo visita a Sicredi Pioneira RS, a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e a Rural Show, feira organizada em parceria pela cooperativa Piá, Prefeitura de Nova Petrópolis e Emater RS/Ascar.
Negócios
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Cooperativa do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, dez cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Saúde já receberam a distinção em 12 categorias.
Em 2016, vamos começar a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo. Agora, o Prêmio Cooperativa do Ano se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.
CATEGORIAS – E as novidades sobre a 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP não param por aí. Este ano, serão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecê-la melhor.
1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas, e ficarão abertas entre os dias 4 de julho e 9 de setembro! Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles:
• Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
• Dia de Cooperar (Dia C)
DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a Ocergs ou envie um e-mail para
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Com recursos de R$ 3 bilhões do sistema financeiro estadual - Banrisul, Badesul e BRDE -, foi lançado nessa quarta-feira (29/6), no Palácio Piratini, o Plano Safra Gaúcho 2016/2017. São R$ 2,1 bilhões do Banrisul, R$ 550 milhões do BRDE e R$ 350 milhões do Badesul. O montante total destinado pelo governo do Estado é recorde. Em 2015, o Plano Safra disponibilizou R$ 2,8 bilhões, volume superior ao ano anterior: R$ 2,74 bilhões.
Dos R$ 2,1 bilhões que podem ser aportados via Banrisul, R$ 1 bilhão é destinado para custeio, R$ 600 milhões para comercialização e R$ 500 milhões para investimento. Estão previstos financiamentos para agricultores familiares (Pronaf), médios produtores (Pronamp) e agricultores empresariais, cooperativas, agroindústrias, beneficiadores, cerealistas e demais empresas do setor.
A maior parte das operações envolvendo os R$ 500 milhões disponibilizados pelo BRDE é relacionada a projetos de irrigação e de armazenagem; aquisição de máquinas e equipamentos; pesquisas e tecnologia; obras civis; e projetos sanitários e ambientais. Recursos para compra de máquinas, equipamentos e implementos também podem ser financiados dentro dos R$ 350 milhões viabilizados pelo Badesul, que ainda oferece linhas de crédito para projetos de açudes, correção de solo e armazenagem.
"Este Plano Safra recorde é fruto de um esforço do governo. Apesar do momento de dificuldades, demonstra a crença no setor que contribui para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul. Estes recursos estarão à disposição no sistema financeiro estadual a partir de 1º de julho para que os agricultores já comecem a pensar na safra de verão", anunciou o governador José Ivo Sartori.
O governador elogiou o trabalho integrado das secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. "A união, a construção coletiva e a articulação em favor do crescimento são premissas do nosso governo. Assim reafirmamos nosso compromisso com os produtores rurais e com o desenvolvimento no campo", afirmou.
Retorno imediato
O secretário da Agricultura, Ernani Polo, afirmou que viabilizar recursos aos produtores, por meio das instituições financeiras, "é investir no retorno imediato na economia do Estado". O secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, disse que o Plano Safra permite aos produtores planejar seus investimentos e até ampliá-los. "Para os pequenos produtores, representa investimento em tecnologia para aumentar a produção".
Representando os produtores rurais, Vinícios Ivan Andreazza, 19 anos, contou como financiamentos obtidos nas linhas do Plano Safra mudaram a realidade da propriedade da família. "Com o foco na qualidade, fiz cursos e adquirimos tecnologia. Aumentamos a produção e hoje temos sete funcionários". O presidente da Cooperativa Mista São Luiz (Coopermill) de Santa Rosa, Joel Antônio Capeletti, destacou a importância destes recursos para o sistema cooperativo.
Plano Safra nacional
O superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, Edson Bündchen, adiantou que, até o final do ano, o BB deve liberar R$ 10 bilhões para o agronegócio gaúcho. Do total de recursos disponibilizados pelo governo federal, 62% são financiados pelo Banco do Brasil e o RS fica com 20% do montante total desembolsado pelo BB.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do RS
Negócios
Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas / Foto: Iago Carvalho/Sistema OCB
Cooperativistas de oito estados brasileiros concluíram nessa terça-feira (28/6) sua participação no I Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas Agropecuárias, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em sua sede, em Brasília. O evento teve por objetivo discutir os benefícios do Programa de Autogestão com foco nos aspectos econômicos, financeiros e sociais (mais conhecido como GDA).
O Rio Grande do Sul foi representado por nove cooperativas. Para o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, o evento foi importante para que se mantenha um alinhamento desse processo nos diversos estados onde o projeto está sendo implantado. “Especialmente para as cooperativas do Rio Grande do Sul que tiveram essa oportunidade, foi importante para que haja consolidação desse trabalho. A expectativa é que possamos logo colher bons resultados e ampliar de forma sistemática a participação de outras cooperativas, potencializando a utilização padronizada de informações para análise comparativa e tomada de decisões”, explica Daronco.
No Estado, o Programa de Autogestão integra o planejamento estratégico como um dos projetos estruturantes do Sescoop/RS. O projeto teve início em agosto de 2015, com um processo de conscientização dos dirigentes das cooperativas do ramo Agropecuário para adesão a este programa. Com o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS visitou 27 cooperativas agropecuárias com potencial de implantação do Programa de Autogestão.
Daronco ressalta que na medida em que as cooperativas aderem ao Programa, o Sescoop/RS oferece um treinamento básico sobre a utilização do Sistema de Informações. “Para aquelas que conseguiram avançar com mais intensidade nesse processo, a unidade nacional do Sescoop oportunizou a participação no I Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas Agropecuárias”, comenta Daronco.
“Nossa expectativa é que ao final deste segundo semestre também possamos realizar um encontro semelhante a este, com o grupo das 27 cooperativas do Rio Grande do Sul”, comentou o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Além do Rio Grande do Sul, o I Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas Agropecuárias reuniu também representante do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Ceará. O evento contou com a participação dos presidentes José Roberto Ricken (Ocepar), João Nicédio Alves Nogueira (OCB/CE) e, também, dos superintendentes José Aparecido dos Santos (OCB/CE), Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Aramis Moutinho Júnior (Ocesp).
Entre as cooperativas gaúchas participantes estiveram a Coasa, Coagril, Coagrisol, Cotrirosa, Cotrisel, Languiru, Piá, Cotripal e FecoAgro/RS. Participaram do evento os diretores superintendentes da Coagril e Coagrisol, Rudinei Richter e Clademir Comin, respectivamente; o diretor vice-presidente da Cotrirosa, Aloísio Selch; o gerente de Controladoria da Cotrirosa, João Bertê; os diretores da Cotrisel, Paulo Borges dos Santos e Rivieri Argenta; o gerente de TI da Cotrisel, Pedro Pinto; o diretor administrativo da Languiru, Silério Hamester; o diretor da Piá, Jeferson Smaniotto; a gerente de Controladoria da Piá, Gisela Schaffer; o gerente Financeiro da Cotripal, Nestor Lang; o superintendente da FecoAgro/RS, Sergio Feltraco; os contadores Carlos Baranzelli (Coasa), Jorge Zohler (Coagril), Gladmir Lima (Coagrisol), Carla Gregory (Languiru) e Vilson Ketzr (Cotripal).
Pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, estiveram presentes também os analistas técnicos do Monitoramento, Tatiani da Silva e Leonardo Dangel, e o analista administrativo da Ocergs, Matheus Loro.
HISTÓRIA – “E quando falamos em referenciais comparativos é fundamental termos uma base histórica, onde registramos e acompanhamos a evolução da cooperativa. Isso é gestão de uma cooperativa e ela deve ser tão profissionaliza quanto a das empresas concorrentes. Só desta forma a cooperativa se manterá no mercado. Uma atuação assim é uma quebra de paradigmas”, disse o especialista da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Francisco Teixeira Neto, durante sua exposição sobre a importância dos referenciais comparativos na busca da excelência na gestão.
DESENVOLVIMENTO – “Esse conjunto de siglas (PDGC, GDA, GDH, FIC e PAGC) traz um padrão de conformidade aos indicadores da cooperativa. Com base neles será possível propor estratégias visando à vantagem competitiva e gerando felicidade aos cooperados. Por isso, convidamos às cooperativas do País, a aderirem ao GDA. Tenho certeza de que, depois de tantas reflexões feitas ao longo desses dois dias de trabalho intenso, será possível perceber indicadores muito mais específicos e alinhados. Isso possibilitará o desenvolvimento do movimento cooperativista brasileiro”, afirmou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, enquanto discorria sobre o modelo de atuação do Sescoop na busca da autogestão.
VISÃO – “Só gerencia quem mede e só mede quem transforma as informações em índices comparáveis. Por isso é tão importante ter dados que nos mostrem como éramos no passado, como agíamos anteriormente, como estamos e onde queremos chegar, afinal de contas, só podemos comparar o hoje com o ontem. E, com base nos números do passado, temos condições de projetar um futuro factível”, comentou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enquanto falava sobre o PRC 100, projeto desenvolvido em parceria com as cooperativas paranaenses.
DIFERENCIAL – “O sistema de autogestão permite que a informação de balanço seja transformada em dado gerencial. Além disso, serve de benchmarking e confere mais transparência à gestão”, disse o gerente de Autogestão do Sistema Ocepar, Gerson Lauermamm, durante a palestra Cenários econômicos – aspecto financeiro – consolidação das aplicações do GDA de todos os estados.
INTEGRAÇÃO – “O sistema de autogestão nos fornece informações propícias para gerir o negócio cooperativo e mostra tudo aquilo que pode ser melhorado. Vale destacar que o objetivo é a integração entre cooperativa, unidade estadual e unidade nacional, visando ao fortalecimento do relacionamento e a busca de soluções para o sistema cooperativista brasileiro”, ressaltou o analista técnico especializado do Sescoop/PR, Devair Mem, durante sua palestra sobre a Atuação do GT das Cooperativas do Paraná na defesa e representação.
ENGAJAMENTO – “Quando falamos em geração de informação de qualidade, o programa de autogestão é de suma importância não só para a cooperativa, mas para todo o movimento cooperativista brasileiro. Para além disso, é fundamental que os cooperados se sensibilizem e estejam abertos a esse processo. É por isso que é necessário trabalhar fortemente pela educação do corpo técnico e das lideranças cooperativistas da nossa base”, afirmou o presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira.
BANCO DO BRASIL – A palestra magna do evento foi proferida pelo gerente executivo de Negócios com Cooperativismo do Banco do Brasil, Guinter Knaack. Ele discorreu sobre a expectativa do agente financeiro para a realização de financiamento às cooperativas, considerando aspectos como governança, gestão e indicadores econômicos e financeiros.
Segundo ele, o trabalho de análise de risco das cooperativas feito pelo banco começou em 1988. De lá para cá, muita coisa foi alterada no processo. Para se ter uma ideia, atualmente 2,8 mil cooperativas brasileiras possuem contratos de financiamento com o banco e cada dia mais este público tem sido foco do Banco do Brasil, especialmente considerando a taxa de inadimplência: 0,55%, o que, para a instituição financeira, é um excelente indicador.
Ele relatou, ainda, que a avaliação de desempenho das cooperativas foi 25% melhor na comparação entre os anos safra 2014/2015 e 2015/2016.
Com informações do Sistema OCB
Negócios
O Sicredi realizou na última sexta-feira (24/6) o seu tradicional almoço com as entidades das cadeias produtivas do agronegócio gaúcho, órgãos estaduais e federais e representantes da agroindústria familiar, onde apresentou as estratégias, valores disponibilizados e as perspectivas do cenário econômico.
O Sicredi RS/SC vai liberar R$ 6,10 bilhões em crédito rural para o Plano Safra 2016/2017, representando 7,9% a mais sobre o ciclo anterior (2015/2016), com estimativa de realizar mais de 130 mil operações. Desse total, R$ 4,85 bilhões vão para custeio, comercialização e investimento em linhas do Pronaf, do Pronamp, e voltadas aos demais produtores. O restante, R$ 1,25 bilhão, será direcionado a operações com o BNDES aos mercados gaúcho e catarinense.
No fechamento estimado do ciclo anterior (Safra 2015/2016), o Sicredi RS/SC totalizou mais de R$ 4,62 bilhões em crédito, provenientes de 120 mil operações realizadas de financiamentos. “O Sicredi se posiciona como parceiro de seus associados com a missão de entender suas necessidades e apoiar o financiamento da produção para um crescimento sustentável”, pondera o diretor executivo do Sicredi RS/SC, Gerson Seefeld.
Sicredi disponibiliza R$ 10,6 bilhões em crédito rural para o novo ciclo Plano Safra 2016/2017
Ao todo no Brasil, o Sistema Sicredi está disponibilizando R$ 10,6 bilhões em crédito rural para o novo ciclo Plano Safra 2016/2017, projetando atingir 185 mil operações, entre custeio e investimento. No fechamento consolidado nacional do ciclo Safra anterior (2015/2016), o Sistema Sicredi liberou mais de R$ 8,2 bilhões com 150 mil operações efetivadas.
“Temos que valorizar o momento positivo que o setor está vivendo. E o Sicredi também vem avançando num movimento contrário ao mercado quando registra crescimento na captação da poupança, que é o nosso grande financiador do agronegócio”, explica o diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, salientou que na pesquisa anual do desempenho das cooperativas de todos os setores, realizada pela entidade, o Sicredi este ano, figurou novamente como destaque. “O Sicredi é um exemplo por conta do trabalho sério que realiza. Apenas na avaliação dos depósitos a prazo, cresceu mais de 23%. É impressionante, principalmente quando comparado com as demais instituições financeiras, que na média evoluíram menos da metade desse percentual”, ressalta Perius.
Seefeld lembrou que todo o esforço em se manter coeso e consistente no mercado, vem sendo reconhecido pelas agências internacionais de análise de risco de crédito. “No primeiro semestre de 2015, a Fitch elevou os ratings do Banco Cooperativo Sicredi; em fevereiro deste ano conquistamos a classificação da Moody’s. E a obtenção do rating pela Standard & Poor's já está prevista para o 2º semestre de 2016”, explica.
Este reconhecimento, avalia Seefeld, é fruto de um engajamento em torno do cooperativismo. “O relacionamento junto aos associados, onde atuamos levando consultoria financeira; nossas ações voltadas ao crédito responsável e fomentando a educação financeira; nosso empenho em mostrar a importância do investimento no futuro com a previdência privada; e a nossa baixa inadimplência, fazem o Banco Central destacar nossa responsabilidade social para com as comunidades onde estamos presente”, exalta.
Já o presidente da Emater-RS, Clair Kuhn, abordou a capacidade que o Sicredi tem em ser um parceiro efetivo. “O nosso produtor tem que ser protegido dos ‘vendedores de crédito’. E é isso que os nossos produtores conseguem tendo o Sicredi como parceiro, pois recebem consultoria financeira e até de gestão para as suas propriedades. Por essa forma responsável de agir, é que o Sicredi foi a primeira instituição financeira que procuramos para firmar parcerias”, avalia Kuhn.
Na pauta do encontro, também foram apresentados os números e ações de fechamento do ciclo Safra anterior (2015/2016). “O evento foi uma forma de agradecer a parceria e reafirmar o convite às entidades das cadeias produtivas do agronegócio gaúcho, órgãos estaduais e federais e representantes da agroindústria familiar, para continuarmos meios de fortalecermos – cada vez mais -, nossa parceria com a efetiva realização de ações que beneficiem as comunidades onde estamos inseridos”, afirma Seefeld.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Negócios
Demonstrar como o cooperativismo faz diferente e gera diferença nas comunidades onde ele está presente. Valorizar e destacar a dimensão humana e econômica do cooperativismo na vida das pessoas, e mostrar para a sociedade gaúcha que o sucesso do modelo cooperativista está justamente no trabalho e nos esforços dessas pessoas. Com essa proposta, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) lança a campanha Histórias Reais do Cooperativismo.
As cooperativas geram crescimento para toda sociedade e para ressaltar a força desse modelo de negócios, o Sescoop/RS mostra gente que faz história - e muda sua história - no cooperativismo. “O Histórias Reais é um projeto que apresenta para a sociedade gaúcha a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do Estado, mostrando que onde tem cooperativa tem gente trabalhando, crescendo junto e tornando sua comunidade melhor. O sucesso do modelo cooperativo está justamente no trabalho e na cooperação das pessoas para a construção de um mundo melhor”, afirma o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
A campanha foi lançada no último domingo (19/6) e traz vídeos e posts que podem ser conferidos no site historiasreais.coop.br e nas redes sociais do Sescoop/RS. Os vídeos contam histórias interessantes do cooperativismo gaúcho, que mostram a transformação econômica e social que o cooperativismo traz para a vida das pessoas e que destacam os números positivos que o modelo cooperativista mantém mesmo diante de um cenário de arrefecimento da atividade econômica e da retração na criação de novos postos de trabalho.
Quer saber mais sobre o Histórias Reais do Cooperativismo e interagir com a campanha, acesse historiasreais.coop.br.
Negócios
Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) se reuniram no dia 17 de junho, em Brasília, com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e com a gerente geral Tânia Zanella (OCB), com o objetivo de apresentar o resultado do diagnóstico feito nos últimos dias nos estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo, a partir de vistas realizadas em cooperativas agropecuárias.
Os superintendentes destas três unidades estaduais visitadas, além do presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, participaram da reunião, realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras. Da reunião, participaram, ainda, representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha e da Embaixada alemã.
A visita técnica da missão alemã é uma das etapas de projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com as organizações estaduais e cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul.
A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.
Dentre as impressões apresentadas estão, por exemplo, a necessidade de intercooperação entre as unidades avaliadas no projeto-piloto, com o intuito de trocar experiências para problemas e desafios comuns, já que cada estado possui soluções e alternativas importantes e que podem gerar uma padronização em processos de gestão e de produção, por exemplo.
Desta forma, os representantes da DGRV e da ADG propuseram os próximos passos do projeto-piloto, baseado em atividades a serem desenvolvidas por três grupos de trabalho até meados de 2017. Os GTs (listados abaixo) serão compostos, incialmente, por representantes da DGRV, da unidade nacional e dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo, mas eventualmente, demandarão o apoio de outras áreas tanto da unidade nacional quanto de outras organizações estaduais.
- GT de Desenvolvimento de Recursos Humanos – A proposta é desenvolver um diagnóstico dos processos gerenciais para identificar as oportunidades de melhorias. Para isso, uma ferramenta que deverá ser utilizada é o PDGC. Além disso, a intenção é promover uma apropriação do conteúdo de programas de gestão e governança por técnicos de unidades estaduais e das cooperativas agropecuárias. Uma série de eventos deverá ser realizada a fim de estabelecer diretrizes de qualidade e padrões mínimos para capacitações.
- GT Consultoria Estratégica – Fomentará a troca de dados, por meio do software GDA, entre unidades estaduais do RS, PR, SP, ES, MS e GO. O GT também contará com eventos de capacitação de auditores internos baseada em riscos, assistência e planejamento estratégico.
- GT Intercooperação Técnica e de Negócios – se encarregará de realizar um seminário internacional, no Rio Grande do Sul, em novembro, com o objetivo de estimular a troca de experiências, intercooperação e fusões. A proposta inicial é a apresentação de casos de sucesso, seguida por rodadas de negócios que envolvam Brasil, Alemanha e Argentina.
AVALIAÇÃO – Segundo a DGRV, em julho do ano que vem, uma nova reunião de avaliação será realizada com a intenção de definir a renovação, por três anos, da cooperação técnica.
EXCELÊNCIA – Para Renato Nobile, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.
“É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente.
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Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que promoveu entre os dias 10 de maio e 8 de junho o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Nessa quarta-feira (8/6), o Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, foi palco da última etapa da segunda edição do Programa, que reuniu 68 participantes de 25 cooperativas.
Com o objetivo de promover a profissionalização da governança cooperativista, o evento percorreu diversas regiões do Estado e esteve presente em dez municípios: Santa Rosa, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Alegrete, São Sepé, Pelotas, Nova Petrópolis, Erechim, Ibiraiaras e Porto Alegre. Ao todo, 257 profissionais do setor de 85 cooperativas participaram do Programa.
Na etapa que encerrou o ciclo itinerante do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, realizou a abertura do evento e agradeceu a presença de todos conselheiros. O dirigente classificou os conselheiros fiscais como os que sustentam a cooperativa internamente pela sua função fiscal no processo cooperativo.
Perius destacou a importância do Conselho Fiscal dentro do processo de gestão das cooperativas. O dirigente cooperativista ressaltou a confiança atribuída pelos associados ao Conselho Fiscal e sua respectiva responsabilidade. “O Conselho Fiscal é o poder judiciário porque julga a aplicação das normas, dos procedimentos e dos regulamentos nas sociedades cooperativas. A primeira função do Conselho Fiscal é cuidar bem da prestação de contas. A responsabilidade de vocês (conselheiros fiscais) é muito importante porque vocês foram escolhidos por esse grande parlamento que se chama Assembleia Geral para exercerem em nome dos sócios a função de controlar as sociedades cooperativas”, explicou Perius.
Os encontros abordaram as obrigações e atribuições do conselheiro fiscal, com destaque para a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal do curso foram os principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, afirmou o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.
Segundo Daronco, eventos como esse auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, concluiu.
Os cursos tiveram carga horária de oito horas e o conteúdo programático tratou de Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
Negócios
Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) se reuniram nessa segunda-feira (6/6), em Brasília (DF), com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e com as gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). O objetivo foi discutir o andamento do projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com as organizações estaduais e cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no Rio Grande do Sul.
A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.
Renato Nobile apresentou a organização do movimento cooperativista brasileiro, por meio das ações desenvolvidas pela OCB, Sescoop e CNCoop. E, ainda, aprofundou seus conhecimentos acerca da atuação da Confederação Alemã das Cooperativas. Para ele, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.
“É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV, bem como o suporte qualificado impulsionarão os negócios do cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente.
PRÓXIMOS PASSOS – A equipe da DGRV visita, nos próximos dias, os estados integrantes do projeto-piloto, percorrendo as cooperativas indicadas para montar um plano de trabalho. O documento será apresentado à OCB em algumas semanas para que, a partir disso, os trabalhos de campo comecem de fato.
Estiveram presentes também no encontro o gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; diretor do projeto de cooperação da DGRV com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Arno Boerger; diretor de Projetos Internacionais da DGRV, Christoph Plessow; consultor contratado pela DGRV, Bernhard Smid; representante da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG), Stefan Daferner; consultor independente contratado pela DGRV, Harwig Breternitz e o analista administrativo da Ocergs, Matheus Loro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
A Escoop abre inscrições para o MBA em Auditoria e Contabilidade Cooperativa. Com número limitado de 31 vagas, o curso tem carga horária total de 370 horas, com aulas nas sextas-feiras (tarde/noite) e sábados (manhã/tarde), e visa qualificar os profissionais oriundos das cooperativas a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, contábeis e de auditoria, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista. O início das aulas está previsto para os dias 8 e 9 de julho de 2016 e o encerramento no primeiro semestre de 2018.
Dentre as disciplinas que compõem o MBA estão Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança, Cenários Econômicos, Governança Cooperativa, Contabilidade de Sociedades Cooperativas, Normas e Procedimentos de Auditoria Externa, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Direito Cooperativo.
As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de junho.
O candidato interessado em cursar o MBA deve enviar ou entregar pessoalmente os documentos listados abaixo para a Secretaria Acadêmica da Escoop – Avenida Berlim, 409. Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS – CEP: 90240-581 (A/C Vanderlei Schneider. Telefone: (51) 3500.2206)
Documentos necessários:
- Cópia do diploma de Ensino Superior;
- Cópia RG e CPF;
- Curriculum Vitae atualizado;
- Cooperativa vinculada;
- Ficha de Inscrição devidamente preenchida (Disponível AQUI)
Investimento: R$ 9.420,00
(Se o aluno for bolsista do Sescoop/RS, caberá 30% desse valor, ou seja, R$ 2.826,00 em 18 parcelas de R$157,00).
Confira abaixo o cronograma de disciplinas e professores do Curso
Negócios
O Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, desenvolvido pelo Sescoop/RS, segue com seu ciclo de cursos nos municípios do Rio Grande do Sul. Nessa semana, foi a vez de Erechim e Ibiraiaras receberem o evento, na terça (31/5) e quarta-feira (1/6), respectivamente.
Em Erechim, na região Norte do Estado, o encontro aconteceu na sede da Unimed Erechim e reuniu 18 conselheiros fiscais de nove cooperativas. Já no município de Ibiraiaras, na região Nordeste do RS, o curso contou com a participação de quatro cooperativas e 18 profissionais do setor.
Como o objetivo de promover a profissionalização da governança cooperativista, os encontros abordaram as obrigações e atribuições do conselheiro fiscal, com destaque para a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal do curso é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.
Segundo Daronco, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.
Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A oitava e nona etapas do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contaram com a participação de treze cooperativas gaúchas ao todo: Cooperametista, Sicredi Norte, Coonsumo, Cotrel, Crehnor Norte, Coopsaúde, Sicredi Estação, Coopergrão, Unimed Erechim, Copercicla, Coopibi, Sicredi Ibiraiaras e Cotraibi.
No dia 8 de junho, Porto Alegre receberá a última etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, no Centro de Formação Profissional Cooperativista.
Negócios
As cooperativas gaúchas estão entre as marcas mais lembradas e preferidas do Rio Grande do Sul. É o que aponta a 26a edição da pesquisa Top of Mind, organizada pela revista Amanhã em parceria com a Segmento Pesquisas. A cerimônia de premiação, que ocorreu ontem, dia 31 de maio, na Sogipa, em Porto Alegre, destacou 13 cooperativas em 16 categorias.
Entre os destaques do segmento cooperativista, a Uniodonto conquistou o primeiro lugar na categoria Plano Odontológico. O presidente da Federação Uniodonto, Irno Pretto, que representou a entidade e recebeu a premiação defende a importância da intercooperação no sistema cooperativista. “A satisfação dos beneficiários do sistema de saúde Uniodonto é extremamente gratificante nesse tipo de premiação e reconhecimento. As cooperativas olham o beneficiário como cidadão e não como um negócio e, nesse sentido, a intercooperação que praticamos com o Sicredi e Unimed é fundamental para o crescimento de todos e o bem-estar da população”.
A Unimed aparece na relação das invictas do Top of Mind, com a conquista da 23ª vitória na categoria Plano de Saúde. Na edição de 2016, a Cooperativa também obteve a segunda posição na categoria Plano Odontológico, segundo lugar na categoria Laboratório de Análises Clínicas, primeira Clínica Médica, décimo lugar na categoria Previdência Privada e ainda foi lembrada como como uma das empresas em que os gaúchos gostariam de trabalhar. A Federação RS recebeu a distinção, representando o conjunto das Unimeds filiadas no Estado. O presidente da Unimed/RS, Nilson Luiz May, reitera o apreço e respeito pela premiação. “É o resultado do trabalho persistente e de grande credibilidade conduzido pelo seu idealizador, jornalista Jorge Polydoro, e que expressa o reconhecimento e a gratidão das comunidades gaúchas, na Capital e no Interior, em relação ao atendimento prestado pelos nossos mais de 15 mil médicos cooperados", atesta.
Outros setores do cooperativismo estadual também são destaques na pesquisa. O Sicredi aparece como a marca mais lembrada na categoria Cooperativa de Crédito, seguido de perto pelo Sicoob (5° lugar) e Unicred (7° lugar). O Sicredi também é mencionado nas categorias Banco (7°), Instituição de Credibilidade (8º), Empresa que investe em Cultura (15º) e Caderneta de Poupança (7°).
Já no ramo Agropecuário, o destaque fica por conta da Cooperativa Santa Clara, que pela sexta vez consecutiva é a marca mais lembrada na categoria Queijo. A Danby (7° - marca da Cosulati), a Piá (10°) e a Dália (4° - marca da Cosuel) também aparecem entre as primeiras colocadas. Recebeu o certificado da Cooperativa Santa Clara, o diretor administrativo e financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, que comentou sobre a importância do reconhecimento do trabalho realizado pela Cooperativa há mais de 100 anos de história. “São diversos profissionais valorizando o homem no campo e repassando toda tecnologia possível para que possamos ter uma matéria prima diferenciada no campo e desenvolver produtos de qualidade diferenciada. O Top of Mind é o reconhecimento do sistema cooperativo, porque valorizamos todas as pessoas, proporcionando direitos iguais e dando condições iguais para que possam atingir os mesmos objetivos. Dividimos a premiação com todas as mais de cinco mil famílias associadas da cooperativa pelo diferenciado trabalho no campo que desenvolvem”, finalizou.
A cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul, um dos setores mais importantes da economia do Estado, é outro ponto alto das cooperativas na lembrança de marca por parte dos gaúchos. Na categoria Leite, as cooperativas Piá (2°), Dália (4°), Santa Clara (5°), Danby (7°), Languiru (8°), aparecem como destaques.
O ramo Agropecuário cooperativista também marca presença no Top of Mind 2016 através das categorias Tênis, com a All Star (5º lugar – marca da Coopershoes), Frango com a Languiru (10º) e Dália (11º) e Vinho com a Aurora (3º) e Garibaldi (8°).
Sobre o Top of Mind 2016
Neste ano, a amostra foi escolhida através da técnica aleatória estratificada proporcional às regiões – Porto Alegre, Grande Porto Alegre e interior do Estado. No total, foram realizadas 1,2 mil entrevistas abertas que permitem ao entrevistado manifestar o primeiro nome lembrado após a citação de uma categoria de produto ou serviço. A coleta das informações foi efetuada entre fevereiro e março deste ano, com pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E).
Negócios
A Capital Nacional do Cooperativismo, Nova Petrópolis, foi palco da sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, desenvolvido pelo Sescoop/RS, que tem como objetivo promover a profissionalização da governança cooperativista. O encontro aconteceu na sede da Sicredi Pioneira RS, nessa terça-feira (24/5).
O encontro contou com a participação de nove cooperativas e 27 profissionais do setor. Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.
Segundo Daronco, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.
Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contou com a participação de nove cooperativas gaúchas: Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Sicredi Pioneira RS, Coopeserra, Piá, Cosuel, Sicredi Cooperucs, Cooprado Incorporadora e Cenecoop Serra.
Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:
Turma 8: Erechim - 31/05/2016 - Erechim
Turma 9: Ibiraiaras - 01/06/2016 – Ibiraiaras
Turma 10: Porto Alegre - 08/06/2016 - Porto Alegre
Negócios
Foto: Assessoria de Imprensa Cotrijal
Os jovens integrantes do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, projeto inédito no Brasil liderado pela Cotrijal e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), tiveram um momento importante de debates, troca de conhecimento e aprendizado. Participaram, no último sábado (21/5), junto com os pais, do 1º Seminário do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo.
A programação, desenvolvida na Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque, teve como objetivo debater o processo de sucessão familiar. “É um momento para estimular pais e filhos a entenderem que a sucessão precisa ser planejada”, disse o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que abriu o seminário com palestra em que apresentou a visão de futuro da Cooperativa.
Ao destacar que a experiência e a juventude conseguem melhor resultado quando trabalham juntas, Mânica disse que é preciso haver equilíbrio nas relações. “Nos preocupamos, enquanto organização representativa do produtor, em orientar para que esse processo de sucessão ocorra de forma tranquila e equilibrada”.
Para a professora Rosani Spanevello, da Universidade Federal de Santa Maria, que conduziu palestra sobre o tema, a sucessão tem que ser um processo construído, que começa quando os filhos ainda estão crescendo. “As famílias precisam pensar a sucessão como um item da gestão”, afirmou. “Assim como se planeja um investimento ou a definição das variedades de soja a serem usadas na lavoura, a sucessão deve fazer parte do planejamento familiar. A partir do momento que ficam acertadas as questões sucessórias, a família tem mais facilidade de fazer o planejamento em médio e longo prazo”.
Rosani destacou ainda a importância da iniciativa da Cotrijal e do Sescoop/RS em realizarem o seminário envolvendo pais e filhos. “Pais e filhos têm óticas muito diferentes sobre alguns assuntos e colocá-los frente a frente debatendo e dialogando sobre a sucessão foi muito interessante”, elogiou.
Confiança requer prática - O período da tarde foi dedicado a atividades dinâmicas conduzidas pela psicopedagoga Dóris Anselmo, que é vice-presidente da Coopater, Cooperativa contratada para ministrar as aulas do programa. Ela trabalhou a importância do diálogo, da afetividade e da confiança nos relacionamentos. “Os relacionamentos hoje estão sendo abalados pela falta de tempo, mas quem administra o tempo somos nós mesmos. Meu conselho é que pais e filhos tenham mais tempo juntos”, observou.
Objetivo alcançado
No encerramento da programação, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, mostrou-se feliz com o resultado desse primeiro encontro. “Creio que, dentro dos propósitos do programa, hoje tivemos um dia de grande aprendizado para todos”, avaliou.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, também agradeceu a integração aos pais e filhos por aceitarem o desafio de participar do encontro e lembrou que a ideia de um programa aprendiz específico para os jovens rurais surgiu em um seminário de líderes de núcleo. “Graças ao auxílio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, foi possível colocar em prática esse programa e hoje, mesmo tendo ele iniciado há poucos meses, já vemos que vai ser de grande valia para trabalhar a sucessão nas nossas propriedades”, apontou.
A programação também foi acompanhada pelas gerentes das áreas de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Iara Silveira da Cruz, e de Desenvolvimento Cooperativista, Leila Mertins, e pelos gerentes das unidades de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, de Victor Graeff, José Fernando Kayser, de Lagoa dos Três Cantos, Ricardo Haubert, e de Santo Antônio do Planalto, Aline Luersen.
Pais e filhos elogiam iniciativa
Ismar Schneider, 59 anos, a esposa Maria de Lourdes, 57, e o filho Álison Daniel, 14, saíram do seminário muito satisfeitos. “É louvável a iniciativa da Cotrijal e espero que no próximo ano logo se tenha uma nova turma de alunos participando”, disse o produtor, de Santo Antônio do Planalto, feliz porque o filho vai permanecer na propriedade.
“Já noto mudanças no relacionamento com meu filho, Victor Mateus, que está muito mais interessado em participar da gestão da propriedade”, elogiou Luiz Carlos Schuster, 52 anos, de Não-Me-Toque, um dos grandes incentivadores para que se criasse um curso de aprendiz específico para filhos de agricultores.
O PROGRAMA – O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo iniciou aulas no dia 2 de fevereiro e deve se estender até abril de 2017. Ao todo, serão 1.104 horas/aula, entre teoria e prática, no turno da tarde. As aulas teóricas são desenvolvidas em sala de aula e as práticas, nas propriedades rurais. A escolha dos módulos e conteúdos a serem trabalhados foi alinhada em conjunto pelo Sescoop/RS e Cotrijal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal
Negócios
O foco em segurança e qualidade está impulsionando o trabalho empreendido pela Unimed Nordeste-RS no cenário da saúde. Após passar pela avaliação externa da A4 Quality Services Auditoria e Certificação Ltda, dias 28 e 29 de abril, a Cooperativa foi acreditada em Nível 1, maior grau de avaliação entre as operadoras de planos de saúde, na RN 277, que corresponde ao Programa de Acreditação para Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.
O anúncio foi feito pelo avaliador Alfredo Martinho, médico com experiência há mais de 35 anos e, hoje, atuando na área de gestão em Qualidade, durante evento de encerramento da visita técnica, dia 29 de abril, reunindo diretoria, superintendências, coordenações e equipes funcionais da Unimed, no auditório do Hospital. No dia 25 de maio, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inseriu, oficialmente, em seu site, a Unimed Nordeste-RS no quadro de operadoras de planos de saúde acreditadas na RN 277.
Entre as práticas requeridas pelas sete dimensões, a Cooperativa garantiu 93 dos 100 pontos possíveis, após a revisão dos três auditores da A4 Quality, que recomendaram a acreditação em Nível 1. A etapa seguinte foi a análise da decisão por profissional especializado para confirmação e homologação da ANS, por meio de relatório que visa a protocolar e viabilizar a publicação da acreditação no site da ANS. O resultado coloca a Unimed Nordeste-RS entre as sete cooperativas de Saúde acreditadas no Brasil, sendo a quarta no Rio Grande do Sul, junto às singulares do Vale do Sinos, Erechim e Vale do Taquari, todas no Nível 1. “Não é fácil conceber as pontuações necessárias, pois requer muita responsabilidade. Agradecemos a Unimed pela confiança, disposição e hospitalidade”, acrescentou Martinho. “Parabenizamos a equipe e desejamos sucesso nesta nova trajetória”, complementou a auditora Roberta Oliveira, biomédica e especialista em Gestão Empresarial. “Temos certeza que o resultado não foi visto apenas como chegamos lá, mas como mais um passo conquistado”, endossou a auditora Jeanine Barbosa, mestre em Administração e Planejamento, já tendo sido gestora da área de Qualidade e Processos da Unimed do Brasil.
O resultado foi comemorado como final olímpica, em meio à confraternização e emoção das equipes presentes no auditório do Hospital Unimed Caxias do Sul. O superintendente administrativo, Marcos Zago, agradeceu o empenho dos funcionários, desde a formação do Comitê do Programa Melhoria da Qualidade (PMQ), em 2012, até a preparação para as auditorias, conduzida pela área de Sistemas de Gestão. “Esta certificação confirma os objetivos do nosso planejamento estratégico, centrado na qualificação dos nossos serviços e colocando a Unimed Nordeste-RS como referência nacional na área da saúde suplementar”, salientou o presidente, Carlos Castellano Silveira.
As operadoras de planos de saúde acreditadas com a RN 277 garantem um acréscimo de 12% da nota do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é o grau de classificação global utilizado pela ANS para monitorar as OPSs no Brasil. Em 2015, a Unimed Nordeste-RS alcançou a pontuação de 09161 sobre 1,0, classificando-a como a melhor operadora de planos de saúde do Brasil, entre as maiores empresas do setor (acima de 100 mil beneficiários).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Nordeste-RS
Negócios
Os alunos da disciplina de Direito e Legislação Cooperativista do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escoop realizaram no dia 19 de maio, nas dependências do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), sua Assembleia Geral Simulada, com o objetivo de vivenciar passo a passo as etapas de uma Assembleia de Cooperativa. Os trabalhos foram organizados pelos alunos da turma de 2016 e tiveram a participação dos colegas da turma de 2015, orientados pelo professor da disciplina, Mário De Conto.
Dentre as atividades realizadas, foi escolhido um nome fictício para a cooperativa e os alunos divididos entre diretoria e associados. Após, foi formada a mesa diretiva e dado início aos trabalhos de leitura de edital, apresentação de relatório de gestão, prestação de contas e de balanço geral, seguindo-se assim todos os outros passos de uma Assembleia Geral.
Negócios
Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que realizou nesta semana mais três etapas do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Os encontros foram realizados em Alegrete, no dia 17 de maio, em São Sepé, no dia 18 e em Pelotas, nessa quinta-feira (19/5).
A quarta etapa do Programa aconteceu na sede da Caal, no município de Alegrete, e contou com a participação de quatro cooperativas e 14 profissionais do setor. O quinto encontro foi realizado na Cotrisel, em São Sepé, e reuniu 17 conselheiros fiscais e seis cooperativas. Nessa quinta-feira (19/5), na sede da Cosulati, em Pelotas, o evento contou com a presença de 11 conselheiros fiscais de seis cooperativas.
Durante os meses de maio e junho, serão realizados cursos em dez municípios do Estado. As próximas edições ocorrem nos municípios de Nova Petrópolis (24/5), Erechim (31/5), Ibiraiaras (1/6) e Porto Alegre (8/6). Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.
Segundo Daronco, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.
Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A quarta, quinta e sexta etapas do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contou com a participação de 16 cooperativas do Rio Grande do Sul: Sicredi Pampa Gaúcho, Caal, Sicredi Pioneira, Confederação Sicredi, Cooperagudo, Cotrisel, Cooperagro, Sicredi Região Centro, Camnpal, Cespol, Cosulati, Uniodonto Rio Grande, Coopater, Cooplantar, Cootargs e Coopap.
Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:
Turma 7: Nova Petrópolis - 24/05/2016 - Nova Petrópolis
Turma 8: Erechim - 31/05/2016 - Erechim
Turma 9: Ibiraiaras - 01/06/2016 – Ibiraiaras
Turma 10: Porto Alegre - 08/06/2016 - Porto Alegre
Negócios
Foto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que realizou nesta semana as três primeiras etapas do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Os encontros foram realizados em Santa Rosa, no dia 10 de maio, em Cruz Alta, no dia 11 e em Não-Me-Toque, nessa quinta-feira (12/5).
Em Santa Rosa, o evento ocorreu na sede da Unimed Fronteira Noroeste/RS e contou com a participação de dez cooperativas e 32 profissionais do setor. A segunda etapa foi realizada na sede da CCGL, em Cruz Alta, e reuniu 20 conselheiros fiscais e oito cooperativas. No último encontro, realizado nessa quinta-feira (12/5), no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o evento contou com a presença de 32 conselheiros fiscais de nove cooperativas.
Durante os meses de maio e junho, serão realizados cursos em dez municípios do Estado. As próximas edições ocorrem nos municípios de Alegrete (17/5), São Sepé (18/5) e Pelotas (19/5). Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.
Segundo Daronco, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.
Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES – As três primeiras edições do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contaram com a participação de 27 cooperativas do Rio Grande do Sul: Cotrirosa, Cooperconcórdia, Cooperluz, Cermissões, Cooperplus, Cotrariu, Cooperroque, Coopermil,Sicredi União RS, Coopersol, Coopatrigo, Cotribá, Cotripal, Cotrifred, Cooper cargas, CCGL, Cotrijuc, Agropan, Cotriel, Sicredi Alto Jacuí, Coagril, Coagrisol, Sicredi Botucaraí RS, Cotrisal, Coeducars, Sicredi Grande Palmeira e Cotrijal.
Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:
Turma 4: Alegrete - 17/05/2016 - Alegrete
Turma 5: São Sepé - 18/05/2016 - São Sepé
Turma 6: Pelotas - 19/05/2016 - Pelotas
Turma 7: Nova Petrópolis - 24/05/2016 - Nova Petrópolis
Turma 8: Erechim - 31/05/2016 - Erechim
Turma 9: Ibiraiaras - 01/06/2016 – Ibiraiaras
Turma 10: Porto Alegre - 08/06/2016 - Porto Alegre
Negócios
Comemorando os seus 35 anos de fundação, a Sicredi Estação inaugurou nesta sexta-feira (13/5)a Sede Administrativa Regional. O evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, associados, autoridades regionais, estaduais, presidentes e diretores do Sistema Sicredi.
As instalações contam com mais de 1700m² de área construída. Um prédio sustentável: nas salas de trabalho as paredes de vidro permitem a entrada de luz solar direta, as paredes externas são revestidas com material que mantém a temperatura ambiente reduzindo o consumo de energia elétrica. O prédio ainda conta com a captação da água da chuva, e o projeto contempla a captação de energia solar. No primeiro andar situa-se a Sede Administrativa, no térreo a Unidade de Atendimento, e abaixo, um andar com infraestrutura social que dispõe de auditório, sala de treinamento, entre outras estruturas de apoio para a realização de eventos, do Sicredi e entidades parceiras de toda a região.
Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o prédio representa a expressividade do Sicredi na região. “É uma bela sede, que demonstra a força do cooperativismo regional que reúne mais de 17 mil associados”, comentou Perius.
O diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Ricardo Seefeld, ressaltou que a entrega da obra é uma retribuição aos associados e a comunidade onde o Sicredi atua. “O trabalho do Sicredi é focado no apoio ao desenvolvimento dos associados, buscando cada vez mais a sua inserção na comunidade. No Rio Grande do Sul, o Sicredi está presente hoje em 91% dos municípios, e buscamos estar mais completo no que disponibilizamos, oferecendo produtos e serviços, mas acima de tudo, sem jamais deixar de ser cooperativa”, finalizou Seefeld.
O prefeito municipal de Estação, Geverson Zimermann, falou em nome dos oito prefeitos da região onde a Sicredi Estação atua (Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Quatro Irmãos, Sertão, Floriano Peixoto, Jacutinga, Erebango e Estação), parabenizou a instituição pelo momento e destacou a parceria que existe entre Sicredi e demais entidades. “Parabéns ao Sicredi Estação pelos seus 35 anos e por este belíssimo empreendimento. Pudemos acompanhar a evolução da construção que hoje é entregue a região, o que reforça o diferencial do Sicredi e a parceria com as entidades municipais”, encerrou Zimermmann.
O presidente da Sicredi Estação, Euzébio Rodigheiro, comemorou a entrega e lembrou que o ato de inauguração foi possível porque 22 sócios fundadores iniciaram a escrita desta história de 35 anos. “Entregamos esta bela obra que está à disposição da nossa comunidade regional, além de um espaço físico significativo, temos uma estrutura de pessoas muito importante, que dá suporte ao nosso Sicredi a nível de região, para fazer a interface com o sistema a nível de Estado, e País. Um agradecimento especial a todos que de uma forma ou outra contribuíram para esta grande história. Estamos valorizando o passado, trabalhando muito forte o presente com visão de futuro. Como sistema de crédito cooperativo valorizando o relacionamento com equilíbrio econômico e social, pilares da sustentabilidade, preservando os princípios e valores. Parabéns Sicredi pelos 35 anos de história”, completou Rodigheiro.
Além da inauguração da Sede Administrativa Regional, a comemoração do aniversário da Sicredi Estação contou com a apresentação de circo-teatro do Grupo Tholl, que trouxe o espetáculo Exotique.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Estação
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