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Languiru recebe distinção de Destaque Mercadológico pela atuação no mercado internacional

Languiru recebe distinção de Destaque Mercadológico pela atuação no mercado internacional

A Cooperativa Languiru integra, mais uma vez, seleto grupo de 55 empresas gaúchas de diferentes segmentos homenageadas pela atuação no mercado internacional. A cooperativa teutoniense foi laureada como Destaque Mercadológico no 46º Prêmio Exportação RS, promovido por conselho formado por 17 entidades. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 07 de junho, em Porto Alegre, e enalteceu o trabalho desenvolvido por essas empresas que abrem os caminhos da exportação no Rio Grande do Sul. A solenidade reuniu autoridades, imprensa e empresas agraciadas.

A Languiru esteve representada pelo presidente Dirceu Bayer, acompanhado do diretor administrativo Euclides Andrade, do gerente executivo de indústrias Fabiano Leonhardt, do gerente de vendas Roberto Pulita e do jornalista Leandro Augusto Hamester.

A premiação destaca empresas nas categorias quantitativa, com base em dados de exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e qualitativa, com base na expertise das entidades representadas no Conselho do Prêmio Exportação RS. Na ocasião também foi entregue o prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2018 para Cláudio Guenther, presidente da Stihl no Brasil, reconhecimento a lideranças empresariais ou profissionais que atuem no comércio exterior e que tenham realizado ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado externo. Este ano o Conselho ainda realizou homenagem póstuma a Raul Randon, um dos fundadores das empresas Randon, por sua contribuição ao mercado exportador.

"Chegamos ao final do processo seletivo deste certame muito satisfeitos, numa seleção bastante complexa considerando o número de empresas agraciadas com o Prêmio Exportação. Esta edição também demonstrou a diversidade da pauta exportadora gaúcha, pois envolveu vários setores econômicos importantes do Rio Grande do Sul", destaca o CEO do Prêmio Exportação 2018, Edmilson Milan.

O presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), Rafael Biedermann, lembra que urge um estado menos pesado e que o conselho do prêmio se solidariza com a comunidade exportadora. “O prêmio não é somente do Rio Grande do Sul, ele alcança horizonte nacional. São empresas que servem de exemplo de inovação e de superação, cases nos quais devemos nos inspirar”, ressalta.

Além da Cooperativa Languiru, o Vale do Taquari esteve representado pela Docile Alimentos, também na categoria Destaque Mercadológico, e pela Florestal Alimentos, em Diversificação de Mercados.

Destaque Mercadológico

Bayer recebeu o troféu de Destaque Mercadológico concedido à Languiru das mãos do gerente regional do Banco do Brasil, Claiton Rodrigues da Silva. O reconhecimento valida a aplicação de eficientes técnicas de marketing da cooperativa no mercado internacional, enaltecendo o trabalho de prospecção e de fidelização de clientes em diferentes mercados consumidores. As carnes de aves e de suínos formam a base de exportações da cooperativa e são comercializadas para mais de 40 países. Entre os produtos estão o griller (segmento aves), o pernil e a paleta sem osso, o carré e o lombo (segmento suínos), comercializados principalmente com os mercados do Oriente Médio, da África e da Ásia. A estratégia de gestão da Languiru visa fidelizar clientes e mercados específicos, com altas exigências quanto ao padrão de qualidade, mantendo um vínculo de marca com o cliente final. Os produtos Languiru também estão presentes nas maiores e renomadas feiras de alimentos no mundo, o que demonstra o seu comprometimento com o mercado externo. Novos investimentos nos segmentos de carnes (aves e suínos) estarão voltados à ampliação da participação do mercado externo no faturamento e resultado da cooperativa.

“O planejamento prevê o crescimento da atuação da Languiru no mercado externo, além do incremento do mix de produtos disponibilizados, atendendo às necessidades dos nossos clientes internacionais. Estamos felizes em poder integrar, mais uma vez, o seleto grupo deste que é o ‘óscar’ da exportação gaúcha. O agronegócio mais uma vez mostra a sua força para o desenvolvimento econômico do país, e precisa ser valorizado por isso”, destaca o presidente Bayer.

Para ele, o Rio Grande do Sul e o Brasil precisam marcar território também no mercado global. “É muito importante divulgar esses cases de sucesso, as boas notícias, num momento conturbado no cenário político e econômico. Tanto a Languiru quanto o nosso produtor realizaram uma série de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Hoje, a cooperativa está preparada para atender aos mercados mais exigentes no mundo. Isso tudo ratifica a posição da Languiru como uma das maiores cooperativas de produção do Estado”, conclui.

Categorias

A categoria quantitativa reconhece empresas com o título de Trajetória Exportadora Máster, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador e Destaque Exportador. A categoria qualitativa premia com Destaque Mercadológico, Destaque Setorial, Destaque Serviços de Suporte à Exportação, Dinamismo Exportador Trading e Pequeno Desbravador Internacional.

Considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul, o Prêmio Exportação RS é uma promoção da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A distinção busca valorizar empresas gaúchas ou com sede no Estado que obtiveram os melhores resultados no comércio internacional, colaborando para a economia do Rio Grande do Sul com o desenvolvimento de estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado externo.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Federasul, Fecomércio-RS, FIERGS, Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Movimento Brasil Competitivo, Porto do Rio Grande, PwC Brasil, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e UFRGS.

Texto: Leandro Augusto Hamester
       
Cooperativas gaúchas criam novos mix de produtos aos consumidores

Cooperativas gaúchas criam novos mix de produtos aos consumidores

Nos próximos anos, o grande objetivo das cooperativas é agregar valor na sua produção. O setor está expandindo os seus negócios, originando 50% da safra de soja, 60% da safra de trigo, além de um bom percentual de milho e arroz. No leite é responsável por 45% da produção do Rio Grande do Sul e nessa atividade há muita agregação de valor com a industrialização do produto. As cooperativas também atuam muito forte na proteína animal, aves e suínos.

O presidente das Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, afirma que hoje existe uma grande preocupação por parte do setor em agregar valor à produção. Salienta que esse é o compromisso de uma cooperativa que quer ser protagonista. “Desde o momento em que nós estamos reunidos em um sistema cooperativo, em que os produtores estão agregados numa ideia cooperativa, existe esse compromisso de ser protagonista”, observa, destacando que o trabalho realizado em Bento Gonçalves (RS) durante o último encontro de dirigentes de todas as cooperativas, sinalizou eixos e o que foi unânime é a agregação de valor.

Pires lembra que apesar do número de cooperativas ter diminuído no Estado, nos últimos anos, a importância econômica do setor aumentou muito e as cooperativas hoje têm lastro forte de faturamento, de capacidade de endividamento e de domínio de tecnologia de gestão para agregar valor. ‘Eu não tenho dúvidas que algumas cooperativas já estão fazendo de uma forma muito forte a agregação de valor, mas essa é a grande meta do final desse decênio de 2010-2020. O objetivo das cooperativas é agregar valor na produção que seu associado lhe entrega de uma forma primária e em um processo de industrialização que, a nosso ver, precisa de muita cooperação, com projetos industriais intercooperativos. Entendo que o grande objetivo é ser protagonista na sociedade em que estamos”, destaca.

Nas últimas semanas pelo menos dois produtos de cooperativas foram anunciados no mercado. A Cotripal, de Panambi (RS), apresentou uma carne de hambúrguer para sua linha Angus Supreme, já temperada e rica em Ômega 3. E a Cotrirosa, de Santa Rosa (RS), lançou no seu mix de produtos uma linha de feijão premium selecionado criteriosamente e com grãos nobres.

 
Foto: Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
Inscrições para o Seminário do Ramo Trabalho da Região Sul encerram amanhã

Inscrições para o Seminário do Ramo Trabalho da Região Sul encerram amanhã

O Sistema OCB e o Sescoop/RS realizam na próxima segunda-feira (18/6), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Seminário do Ramo Trabalho da Região Sul, destinado para cooperativas contempladas pela Lei nº 12.690/12. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os representantes do sistema cooperativista, com o intuito de apresentar a realidade do setor e mostrar os benefícios e resultados do cooperativismo ao trabalhador associado e à sociedade. As inscrições devem ser feitas através do site do Sescoop/RS (clique aqui) e encerram nessa quarta-feira (13/6).

O Seminário contará com painéis voltados ao debate sobre as cooperativas de Trabalho e Terceirização, programas de gestão das cooperativas, inovações e cooperativismo de plataforma, com apresentação do case da Cooperativa Central Up&Go (cooperativa de plataforma dos EUA - faxineiras).

O público também terá a oportunidade conferir a apresentação de cases de cooperativas da região Sul, com a participação da Cootravipa e da Coeducars, representando o Rio Grande do Sul.

Confira abaixo a programação:

8h30 – Abertura

Vergilio Perius - Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

Petrúcio Magalhães – Representante da Diretoria no Conselho Consultivo do Ramo Trabalho

Tarcisio Minetto – Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS (SDR)

Margaret Garcia da Cunha -  Coordenadora do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho e presidente da Fetrabalho/RS

9h - 1º Painel – Cooperativas de Trabalho e Terceirização

Mediação: Micheli Mayumi Iwasaki – Ocepar

Palestrantes: Tiago Machado - Advogado cooperativista

José Pedro Pedrassani- Professor e advogado trabalhista

Luís Alberto de Vargas - Desembargador Federal TRT4

Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues – Sistema OCB

10h30 – Coffee break

11h – Apresentação de Cases de Cooperativas da Região Sul

Cootravipa – Cooeducars

Case Santa Catarina

Case Paraná

12h30 – Almoço

13h30 – 2º Painel - Programas de Gestão das Cooperativas

Mediação:  Élvio Silveira – Sescoop/SC

Palestrantes: Susan Miyashita Vilela – Sescoop Nacional

Gerson Lauermann – Sescoop/RS

14h30 – 3º Painel - COOPERATIVAS E INOVAÇÕES | PLATAFORMAS

Mediação: Carla Bernardes de Souza

Palestrantes: Mário de Conto – Plataformas

Ricardo Fraga – Desembargador Federal – TRT4

Cooperativa Central Up&Go (cooperativa de plataforma dos EUA - faxineiras)

16h – Debate e manifestação das cooperativas participantes

17h30 - Encerramento e Coffee

Cursos e eventos com inscrições abertas

Cursos e eventos com inscrições abertas

  • Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) é a essência do cooperativismo colocada em prática, todos os dias do ano. A oportunidade de multiplicar o bem e gerar a felicidade, mudando a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. É uma iniciativa das cooperativas brasileiras, que promovem ações voluntárias em todo o País, em uma grande corrente do bem.

Em 2018, a celebração destas ações que ocorrem durante todo o ano acontecerá no dia 30 de junho. Em Porto Alegre, será comemorado no Parque Farroupilha (Redenção), e a data é festiva em vários outros municípios no Rio Grande do Sul e nos demais estados brasileiros.

As cooperativas que desejarem unir sua força ao Dia C devem cadastrar suas ações no site nacional do Dia C  durante o ano todo e enviar ao Sescoop/RS as notícias para divulgação destas ações (email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).

Existem várias possibilidades de atuar em ações permanentes, com comprometimento, e que cabem no seu dia a dia. Inscreva sua cooperativa aqui!

SEJA PARTE DESSA CORRENTE DO BEM! #VEMCOOPERAR

  • Cases para o  Seminário Gaúcho do Cooperativismo

**ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO PARA 30 JUNHO!!!**

As cooperativas gaúchas interessadas em ter seus cases de inovação e sustentabilidade selecionados para serem apresentados no 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo têm até o dia 30 de junho (prazo prorrogado!) para inscrever suas ações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Os cases serão umas das principais atrações no Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que este ano ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além do e-email acima, as cooperativas também poderão esclarecer suas dúvidas pelo telefone (51) 3323-0075.

-> Importante: as cooperativas podem inscrever seus cases de inovação tanto para o Seminário como para o Prêmio Ocergs. Atenção aos prazos, pois são diferentes! O prazo para envio dos cases para o seminário encerra antes, pois, caso selecionados, estes serão incluídos no material de divulgação.

  • Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018

O 3º Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 tem por objetivo reconhecer e divulgar as cooperativas do Rio Grande do Sul que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado. As inscrições para concorrer ao Prêmio seguem abertas até as 18h do dia 3 de setembro.

São quatro categorias distintas e cada cooperativa deve se inscrever em apenas uma delas:

  1. INTERCOOPERAÇÃO– Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
  2. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA– Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL – Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

  1. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL– Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.

Na mesma ocasião, será concedido à personalidade que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho o Troféu Padre Theodor Amstad 2018. O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad (homenagem à personalidade que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho) serão concedidos dentro da programação do 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

Para mais informações sobre o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 e o troféu Padre Theodor Amstad 2018 envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Acesse aqui o formulário de inscrição e o regulamento. As cooperativas também poderão esclarecer suas dúvidas pelo telefone (51) 3323-0000.

-> Importante: as cooperativas podem inscrever seus cases de inovação tanto para o Seminário como para o Prêmio Ocergs. Atenção aos prazos, pois são diferentes! O prazo para envio dos cases para o seminário encerra antes, pois, caso selecionados, estes serão incluídos no material de divulgação.

  •  4º Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

A 4ª edição do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo incentiva profissionais de cooperativas a participarem do concurso, que reconhece trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas.

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria.

Podem participar do concurso profissionais com formação acadêmica em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, registrados na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até as 24h do dia 21 de outubro de 2018, pelo site www.ocergs.coop.br. Acesse aqui o formulário de inscrição e o regulamento.

  • Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Os artistas interessados em participar do 11° Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo podem inscrever suas obras musicais até o dia 31 de agosto.

Neste ano, o Festival será realizado em duas etapas (classificatória e final), no dia 24 de novembro, no Ginásio de Esportes 3 de Abril, na Rua Tupinambá Costa, 105 – 213, no município de Pedro Osório, na região Sul do Estado. A etapa classificatória ocorrerá das 8h às 14h, enquanto que a final ocorrerá das 21h às 24h.

As inscrições devem ser remetidas para o SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Félix da Cunha, n° 12, Bairro Floresta, Porto Alegre/RS, CEP: 90570-000.

Acesse aqui os seguintes documentos:

REGULAMENTO

FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE MENOR

  • Programa de Formação de Conselheiros Fiscais 2018
 O SESCOOP/RS estará promovendo o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais – 2018 para associados e empregados das Cooperativas registadas no Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Procedimentos para Inscrição: 1º) efetuar inscrição no site, preenchendo corretamente o formulário com as informações solicitadas; 2º) encerrado o prazo das inscrições, o SESCOOP/RS emitirá e-mail confirmando a participação do inscrito, observado a regularidade da Cooperativa, a ordem de inscrição e as vagas oferecidas. Turma 12 - Porto Alegre Local: ESCOOP - Av.Berlim, 409 - Bairro São Geraldo Porto Alegre/RS Inscrições: 17 Maio 2018 - 02 Julho 2018 Realização: 05 Julho 2018 - 05 Julho 2018 http://www.sescooprs.coop.br/cursos-e-eventos/887/programa-de-formacao-de-conselheiros-fiscais-2018-turma-12-porto-alegre/  
  • Seminário do Ramo Trabalho da Região Sul
 O Sistema OCB e SESCOOP/RS estarão promovendo o Seminário do Ramo Trabalho da Região Sul,  no dia 18 de junho, na cidade de Porto Alegre/RS, para Cooperativas contempladas pela Lei nº 12.690/12. Local: ESCOOP - Av.Berlim, 409 - Bairro São Geraldo Porto Alegre/RS Inscrições: 25 Maio 2018 - 13 Junho 2018 Realização: 18 Junho 2018 - 18 Junho 2018 Procedimentos para Inscrição: 1º) efetuar inscrição no site, preenchendo corretamente o formulário com as informações solicitadas; 2º) encerrado o prazo das inscrições, o SESCOOP/RS emitirá e-mail confirmando a participação do inscrito, observado a regularidade da Cooperativa, a ordem de inscrição e as vagas oferecidas. http://www.sescooprs.coop.br/cursos-e-eventos/890/seminario-do-ramo-trabalho-da-regiao-sul/  

Artigo de Opinião - Para onde vai o nosso Cooperativismo?

Pergunta-se: o nosso cooperativismo para onde vai? Em 10 anos, quantas cooperativas existirão? Quantos associados? Quantos colaboradores?

Hoje, o cooperativismo é integrado por 27% da população gaúcha e gera 10% do PIB Estadual. Em faturamento crescemos nos últimos 5 anos R$ 181.700.000,000 (cento e oitenta e um bilhões e setecentos milhões de reais).

O patrimônio líquido aumentou de 7,5 bilhões (2012) para 12,1 bilhões (2016). O número de associados aumentou de 2,1 milhões para 2,8 milhões e o de colaboradores de 51,9 mil para 58,8 mil nos mesmos anos.

Denota-se que há um enorme espaço para progredir. A tendência verificada ao longo dos últimos anos nos encoraja a afirmar que as Cooperativas constituem caminho para os cidadãos gaúchos se somarem ao processo cooperativo e, por consequência, a demanda por serviços também tende a aumentar. Para exemplificar, invoco o desejado aumento de novas agroindústrias. Como os serviços públicos (licenças, registros, etc.) para tal fim se concentram na capital do Estado, a mobilidade de pessoas tende a aumentar significativamente.

Outrossim, sendo as cooperativas sociedades de pessoas e não de capitais financeiros, há um forte impulso para o encontro das pessoas e uma permanente necessidade de unir, somar, agir juntos e aprender. A população cooperativada vai aumentar. Dessa forma cresce também a Escoop, com mais alunos para a graduação e especialmente para a pós-graduação.

As atuais e futuras tecnologias de comunicação, como o EAD (Ensino a Distância) estão no horizonte de formação técnica dos presentes e futuros cooperativistas. De outro lado a formação de pessoas exige Vivências Presenciais. Para o cooperativismo, que se constitui um modelo econômico antagônico ao modelo de economia de mercado e à economia estatal, a comum união é condição para fortalecer nossa economia, sustentada no trabalho e na justa distribuição das riquezas geradas.

Para tudo isso, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará presente e atuante.

 
Vergilio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS
Cooperativas de crédito dão lições ao mercado

Cooperativas de crédito dão lições ao mercado

 

Nunca se falou tanto em bancos e empresas financeiras. O termo desbancarização, por exemplo, está no noticiário quase diariamente. Muito por conta da popularização das fintechs, da impopularidade das instituições bancárias tradicionais, setor cada vez mais vulnerável à medida em que as operações se tornam dependentes de recursos tecnológicos e que os crimes cibernéticos, infelizmente, já não são mais exceção. Neste cenário, um segmento desponta apresentando números impressionantes de crescimento: o cooperativismo financeiro.

Ao longo da nossa trajetória de anos com auditoria e consultoria de gestão com instituições do segmento, observamos crescimentos de até 30% em ativos anualmente. Entre os motivos para esse fortalecimento estão um modelo de negócios inovador, investimentos em governança corporativa e compliance, que ajudam a estruturar conselhos e elaborar plano estratégico. Segundo análise da PwC sobre dados do Banco Central e do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, esses índices se comprovam em outras empresas do setor.

O foco no pequeno e médio empresário, que não tem acesso a vários dos serviços ofertados pelos grandes bancos, é um dos destaques. A pesquisa da PwC “Financial Services Retail Banking 2020: Evolution or Revolution?”, realizada com 560 executivos do mundo todo, evidencia, nas palavras dos próprios entrevistados, que a simplificação dos serviços vai entregar uma infinidade de benefícios. Ou seja, as cooperativas de crédito são, por natureza, inovadoras.

As entidades se mostram como uma solução para empresários que buscam baixo risco financeiro, taxas menores do que as praticadas no mercado, retenção de riquezas e lucro revertido para as localidades e as famílias que nelas moram e investem. Não é por acaso que as cooperativas têm seu principal foco de atuação no interior do país, andando de braços dados com o agronegócio. Em um país com dimensões continentais, as grandes e complexas estruturas dos principais bancos dificultam a proximidade com o cliente final. Esse fator é mais um que contribui para o sucesso das cooperativas.

Além das vantagens indubitáveis de se trabalhar com taxas mais vantajosas, o segmento sempre aplicou o que estamos começando a chamar de capitalismo consciente. Gerar riqueza para a sociedade, mas sem perder o lado humano, de respeito às pessoas e ao meio ambiente. Apesar de uma solução já tradicional, as cooperativas deste segmento parecem estar à frente do tempo e mostram como é possível crescer de forma descomplicada e aproveitando oportunidades regionais, mesmo em um ambiente tão competitivo.

 
Carlos Peres - sócio da PwC Brasil
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred
   
Dia Internacional do Cooperativismo celebrará sustentabilidade

Dia Internacional do Cooperativismo celebrará sustentabilidade

Por sua capacidade de gerar trabalho, emprego e renda, aliando o social ao econômico e, assim, transformando realidades ao redor do mundo, mais de 1,2 bilhão de cooperados, em 107 países, celebrarão em 7 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é estimulada pela Aliança Cooperativa Interancional (ACI), organismo de representação global das cooperativas, da qual a OCB faz parte.

A ideia da ACI é que, nessa data, as cooperativas ao redor do globo, num mesmo dia, realizem ações que mostrem a força do cooperativismo. Por isso, todos os anos, a Aliança define um tema e um slogan para marcar a celebração. Assim, neste ano, o tema Consumo e Produção Responsável faz referência ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 12 (clique aqui para conhecer), estabelecido pela ONU, visando a erradicação da pobreza no mundo até 2030. Quanto ao slogan, a ACI propôs o seguinte: “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”.

NO BRASIL

Aqui no Brasil, desde 2015, o Sistema OCB decidiu promover duas celebrações na mesma data: o Dia Internacional do Cooperativismo, que sempre ocorre no primeiro sábado do mês de julho, e o Dia de Cooperar, um movimento composto por iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, em todos os estados brasileiros, e que estão alinhadas com os ODS, da Onu.

Entretanto, por conta dos jogos da Copa do Mundo, o Sistema OCB decidiu antecipar em uma semana as duas celebrações. Assim, as cooperativas brasileiras, apoiadas pelas organizações estaduais e unidade nacional do Sistema OCB realizarão suas ações e iniciativas no dia 30 de junho.

MENSAGEM GLOBAL

Confira abaixo a mensagem da ACI direcionada às cooperativas de todo o mundo a respeito do Dia Internacional do Cooperativismo:

96º DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

24º DIA INTERNACIONAL DE COOPERATIVAS DAS NAÇÕES UNIDAS

Sociedades sustentáveis por meio da cooperação

No dia 7 de julho de 2018, cooperados de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas. Por meio do slogan Sociedades Sustentáveis através da cooperação, mostraremos que, graças aos nossos valores, princípios e estruturas de governança, as cooperativas possuem tanto sustentabilidade quanto resiliência em sua essência, já que o interesse pela comunidade é o sétimo de seus princípios orientadores. A Aliança Cooperativa Internacional está incentivando seus associados a usarem a hashtag #CoopsDay e o guia dos cooperados (versão em espanhol) para divulgar o evento.

“Nós representamos 1,2 bilhão de cooperados. Não há outro movimento econômico, social e político no mundo que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto nós. Mas o crescimento não é o mais importante. Nós consumimos, produzimos e usamos os recursos que o planeta nos dá, de forma cuidadosa e com muito respeito ao meio ambiente e com as comunidades. É por isso que somos um parceiro fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco.

Sociedades sustentáveis são aquelas que correspondem aos limites ambientais, sociais e econômicos e conduzem ao crescimento. Por sua própria natureza, as cooperativas desempenham um papel triplo:

• Como atores econômicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de renda;

• Como empresas centradas nas pessoas com objetivos sociais, contribuem para a igualdade e justiça social;

• Como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais.

Enquanto um relatório recente da PwC mostrou que duas em cada cinco empresas ainda ignoram ou não possuem engajamento significativo com os ODS, as cooperativas assumiram a liderança. As cooperativas têm participação importante para cumprir todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus alvos associados.

Em 2016, a Aliança Cooperativa Internacional lançou a campanha Coops For 2030 para demonstrar o compromisso das cooperativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e celebrar a contribuição cooperativa para tornar o mundo um lugar melhor.

As cooperativas têm experiência na construção de sociedades sustentáveis e firmes. Por exemplo, muitas cooperativas agrícolas trabalham para manter a longevidade da terra onde cultivam, por meio de práticas agrícolas sustentáveis. As cooperativas de consumo, cada vez mais, apoiam o abastecimento sustentável de seus produtos e educam os consumidores sobre o consumo responsável. As cooperativas habitacionais ajudam a garantir moradias seguras e acessíveis.

Os bancos cooperativos contribuem para a estabilidade graças à sua proximidade aos seus clientes e proporcionam acesso a financiamento a nível local e são abrangentes mesmo em áreas remotas. As cooperativas de serviços estão envolvidas no acesso rural à energia e à água, e muitas delas estão engajadas na liderança da transição energética para contribuir com a democratização da energia elétrica.

As cooperativas sociais e de trabalho em diversos setores (saúde, comunicações, turismo, etc.) visam fornecer bens e serviços de maneira eficiente, criando empregos sustentáveis e de longo prazo – e elas o fazem cada vez mais de maneira amigável ao planeta.

“No Dia Internacional das Cooperativas, vamos mostrar ao mundo: que é possível crescer com democracia, igualdade e justiça social; que nossas sociedades não podem continuar desperdiçando recursos e excluindo pessoas; que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações; e que nos orgulhamos de fazer parte desse movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”, afirma Guarco.

Cooperativas triplicam no Uruguai com auxílio de políticas públicas

Cooperativas triplicam no Uruguai com auxílio de políticas públicas

Conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade, o Uruguai congrega atualmente cerca de 3.500 cooperativas e conta com aproximadamente 1,3 milhão de associados, o que representa 37% da população do país. Ao todo, essas cooperativas que atuam em nove ramos diferentes geram 48 mil empregos diretos e representam quase 3% do PIB uruguaio. Nos últimos nove anos, o número de cooperativas triplicou no país. Este é o cenário que os alunos do Curso Técnico em Gestão de Cooperativas da Escoop conheceram na tarde dessa terça-feira (5/6), durante visita ao Instituto Nacional do Cooperativismo do Uruguai (Inacoop), entidade jurídica pública não estatal responsável por propor, assessorar e executar a política nacional de cooperativismo.

O presidente do Inacoop, Gustavo Bernini, explica que esse crescimento no número de cooperativas nos últimos nove anos se deve em função da adoção de políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento e a criação de novas cooperativas no Uruguai. A referência ganha destaque nas instalações da sede localizada próxima à Praça da Independência, na região central de Montevidéu.

Bernini comenta que mesmo o instituto sendo uma entidade pública, não se trata de um órgão estatal, o que significa que apesar de depender do Ministério do Trabalho e Segurança Social para se relacionar com o parlamento uruguaio e prestar contas, o Inacoop é regulado pelo direito privado e não pelo direito administrativo (público) em seus contratos com terceiros e relações trabalhistas. “Atuamos regulados pelo direito privado, isso nos dá certa flexibilidade, temos autonomia como instituto para propor políticas públicas, mas politicamente dependemos do Ministério do Trabalho como Poder Executivo”, afirma.

O dirigente uruguaio ressalta que o principal objetivo em nível estratégico do Inacoop atende primeiramente a questão da educação, onde Bernini enfatiza que se constroem os valores, a identidade e a cultura da população.

“O segundo objetivo principal é entender que a política pública tem que ser aquela que gere contextos favoráveis para o desenvolvimento das organizações populares. O que temos que fazer é gerar condições favoráveis para o desenvolvimento humano com os valores cooperativos e por isso os nossos principais programas são de fortalecimento das organizações representativas do movimento cooperativo no Uruguai”, complementa.

Contribuição das Cooperativas

Os fundos públicos que o Inacoop recebe e o pagamento que as cooperativas fazem de forma obrigatória, permitem que o instituto desenvolva programas de treinamento e assistência técnica, além de fornecer apoio financeiro.

Para o professor da Escoop, Gerônimo Grando, a Inacoop atua de forma similar ao Sescoop no Brasil, principalmente no que refere ao papel de destaque na educação cooperativa. “A visita nos permite conhecer o modelo de funcionamento e a importância do Inacoop para o desenvolvimento do cooperativismo uruguaio. A instituição carrega entre suas principais responsabilidades o objetivo de impulsionar a formação de cooperativas para a gestão de negócios e a promoção da educação cooperativa em todos os níveis de ensino público e privado. E nada mais apropriado que a Escoop, como a primeira faculdade brasileira voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo, proporcionar esse intercâmbio internacional para aproximar as relações de agentes responsáveis pelo presente e o futuro do cooperativismo na América do Sul”, argumenta Grando.

Panorama do agronegócio no Uruguai

Uma verdadeira imersão ao segmento do agronegócio uruguaio. Com essa proposta, o representante da Unidade Comercial das Cooperativas Agrarias Federadas (CAF), Federico Riani, apresentou o panorama do setor no país sul-americano. De acordo com o censo de 2008, 36% dos produtores agropecuários são associados de uma cooperativa. As cooperativas agrárias industrializam e comercializam a produção de 2 mil produtores leiteiros, o que representa 80% da produção nacional de leite e seus derivados para abastecer o mercado interno e internacional.

Na produção agrícola, as cooperativas são responsáveis por 30% da produção de trigo e 20% da produção de soja. Excetuando o cultivo de arroz, os serviços de armazenamento administrados pelas cooperativas alcançam uma capacidade instalada que cobre cerca de 70% da produção de grãos do país. Através da Central de Lã Uruguaia o sistema comercializa e industrializa cerca de 15% da produção nacional de 1.800 produtores de lã.

Os números reforçam o crescimento do agronegócio cooperativo no Uruguai nos últimos anos. Desde o início, a CAF tornou-se um novo interlocutor do setor agrícola do país, marcando um novo estilo de união e colaborando com uma contribuição diferenciada por meio de seus delegados nas instituições cooperativas agrícolas.

Desenvolvimento integral

Riani fala sobre o auxílio que a entidade presta aos produtores e a preocupação constante com a segurança alimentar, tema recorrente na pauta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). “Ajudamos os produtores a permanecerem no setor por meio de sua integração nas cadeias globais de valor agrícola e agroindustrial, acessando melhor tecnologia e escala, levando em conta nossa crescente preocupação com a segurança e a soberania alimentar”.

No nível organizacional e econômico, Riani explica que a CAF promove o conceito de uma empresa profissional e eficiente. “Procuramos a intercooperação para gerar complementação produtiva e itens. Geramos linhas de pesquisa e estudos aprofundados, prospectivos em diversas áreas, para identificar estratégias que contribuam para fortalecer a competitividade das empresas cooperativas e também contribuir para o conhecimento e a tomada de decisões dos agentes nacionais e internacionais”, acrescenta.

Segundo o representante da CAF, o desenvolvimento de ações para modernizar as estruturas das cooperativas associadas facilita a incorporação de jovens qualificados, a identificação de oportunidades de negócio, a promoção de alianças estratégicas e a geração de oportunidades de intercâmbio e formação através de assembleias e reuniões anuais, fóruns e workshops.

Estiveram presentes durante a visita realizada à sede do Inacoop, o diretor executivo da Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (Cudecoop), Gabriel Isola, além do diretor político do Inacoop, Pablo Perdomo, e o diretor executivo do Instituto, Danilo Gutierrez, além de profissionais responsáveis pela área de formação profissional e promoção social do Inacoop.

Cobertura internacional com o jornalista Leonardo Machado, direto do Uruguai.
Unijuí Campus Santa Rosa celebra 28 anos de atividades na área do Ensino

Unijuí Campus Santa Rosa celebra 28 anos de atividades na área do Ensino

No dia 06 de junho de 1990, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) iniciou suas atividades. O Campus, que completa 28 anos de atividades na área do Ensino Superior, possui ações de pesquisa e extensão.

Lá são oferecidos cursos de graduação em Tecnologia em Gestão de Cooperativas, entre outros, além das Pós-graduações Latu Sensu e, ainda, a 8ª Edição MBA em Gestão de Cooperativas (In Company com Sescoop/RS) e 9ª Edição MBA em Gestão de Cooperativas (In Company com Cresol Sicoper). A Unijuí Campus Santa Rosa participa ativamente no desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste do Estado Rio Grande do Sul.

Sicredi Pioneira RS oferece soluções para energia sustentável

Sicredi Pioneira RS oferece soluções para energia sustentável

O Sicredi coopera com o meio ambiente e busca ser sustentável em todos os aspectos, inclusive, o financeiro. Unindo a necessidade de buscar um meio ambiente sustentável e o incentivo aos associados para apostarem em fontes de energia alternativas, a cooperativa disponibiliza diversas soluções financeiras voltadas à energia sustentável.

O consórcio sustentável permite planejar a aquisição de painéis solares, geradores eólicos e equipamentos de tratamento de água e esgoto, entre outras alternativas. Já o financiamento para energia solar é uma linha de crédito específica para a aquisição de tecnologias como sistemas de aquecimento, painéis fotovoltaicos ou sistemas de concentração de energia solar.

Com a disponibilidade de R$ 7,6 milhões na carteira de crédito sustentável, a Sicredi Pioneira RS já efetuou 41 operações de financiamento de energia solar e espera um grande crescimento para 2018. Por conta da crescente demanda, o Sicredi ampliou o prazo de pagamento da operação para até 100 meses, combinado com taxas de juros mais atrativas. Este novo prazo favorece os empreendimentos de projetos familiares, empresas de pequeno e médio porte e produtores rurais que tem sofrido o impacto dos recentes aumentos na conta de energia elétrica.

Na área de atuação da cooperativa, muitas empresas estão aderindo ao financiamento e investindo em uma energia limpa para seus empreendimentos. A rede Sinodal, com unidades em São Leopoldo e Portão, instalou os equipamentos de energia fotovoltaica com financiamento da Sicredi Pioneira RS. Segundo o administrador, João Antunes da Silva, a decisão do investimento passou por um período de pesquisa e amadurecimento. “Decidimos pelo investimento levando em consideração alguns pontos como, por exemplo, o custo da energia elétrica, que tem crescido em patamares elevados, uma possível redução expressiva da conta de luz e a possibilidade de fazer um planejamento de longo prazo com a economia na conta de luz”, afirma ele ao destacar que a entidade passará a utilizar energia renovável, que não agride o meio ambiente e, portanto, está de acordo com uma gestão preocupada com a sustentabilidade.

A cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis, também apostou na energia solar visado a economia na energia elétrica. Com o financiamento da cooperativa, a empresa instalará 193 placas com tecnologia canadense e estima uma redução de 95% na conta da energia convencional. Com essa redução, o investimento deve ser recuperado em até sete anos. “Esse projeto vem para se juntar a outras iniciativas adotadas pela Edelbrau em anos anteriores, como uso de cisternas para captação de água da chuva, usada na limpeza geral da fábrica”, comenta Fernando Maldaner, um dos sócios ao destacar a preocupação ambiental da empresa.

Mais informações sobre as soluções para energia sustentável pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou WhatsApp 54 9 9963 8245.

Assessoria de Comunicação da Sicredi Pioneira RS
Inscrições abertas para Francal 2018

Inscrições abertas para Francal 2018

A 50ª edição da Francal, que é a Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, acontecerá entre os dias 16 e 19 de julho no Expo Center Norte, São Paulo capital.

A Francal é o evento mais importante para artigos de calçado e para o mercado de acessórios de moda no Brasil. A feira expõe objetos como calçados femininos, masculinos e infantis, acessórios de moda, equipamentos para viagens e esportivos, joalheria e bijuteria, máquinas, couro e componentes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado – SDECT/RS está com inscrições limitadas para a participação de empresas e cooperativas no estande coletivo do Rio Grande do Sul. Interessados devem preencher a ficha de inscrição e remetê-la para o  pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o dia 18 de junho.

Link para ficha de inscrição: Ficha Inscrição FRANCAL 2018 (.doc 213,00 KBytes)

 
Conselheiros Fiscais participam de curso de Formação

Conselheiros Fiscais participam de curso de Formação

Durante o mês de maio, o Sescoop/RS realizou mais uma edição do Programa de Formação de Conselheiros fiscais. Até o momento, 192 conselheiros de 59 cooperativas participaram das seis turmas nas cidades de Uruguaiana (Unimed), Carlos Barbosa (Santa Clara), Cruz Alta (CCGL), São Sepé (Cotrisel), Santa Rosa (Cooperconcórdia) e Não-me-Toque (Casa do cooperativismo – Parceria com a Cotrijal).

O programa aborda, de forma integrada, as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação aplicável e a adoção de metodologia voltada para o desenvolvimento prático das atividades dos conselheiros, através da adoção sistemática de um Plano de Trabalho Anual.

Confira as próximas turmas: Porto Alegre: 7 de junho Porto Alegre: 12 de junho Erechim: 27 de junho Ibiraiaras: 28 de junho Porto Alegre: 5 de julho INSCRIÇÕES ABERTAS  

Inscrições para o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 estão abertas

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 tem por objetivo reconhecer e divulgar as cooperativas do Rio Grande do Sul que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em sua terceira edição, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo segue com inscrições abertas até as 18h do dia 3 de setembro.

São quatro categorias distintas e cada cooperativa deve se inscrever em apenas uma delas:

I. INTERCOOPERAÇÃO – Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.

II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA – Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL – Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL – Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.

Podem participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).

Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2018, que será concedido à personalidade que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu será entregue à pessoa física escolhida pela Diretoria da Ocergs.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad são concedidos sempre nos anos pares. Neste ano, os prêmios serão concedidos dentro da programação do 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

Para mais informações sobre o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 e o troféu Padre Theodor Amstad 2018 envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

REGULAMENTO

Programa de Autogestão chega à segunda fase de reuniões devolutivas

Programa de Autogestão chega à segunda fase de reuniões devolutivas

Durante o mês de maio, o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a FecoAgro/RS, realizaram a segunda devolutiva, com visitas técnicas às cooperativas que participam do projeto de Autogestão. O superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, e do diretor-executivo da entidade, Sérgio Feltraco, além de técnicos do Sistema, participaram dos encontros, que aconteceram nas cooperativas CCGL, Coopermil, Cotrirosa, Cotripal, Cooperoque, Coopatrigo e Languiru.

Nas visitas, foi ressaltado que a ferramenta de autogestão das cooperativas agropecuárias é de fundamental importância para a boa gestão das cooperativas, e que seus benefícios econômicos e financeiros para o sistema serão evidenciados com clareza e transparência. O programa, implementado no RS desde março de 2015, possibilita que a boa governança contribua para a aplicação da autogestão e tem por finalidades ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas; contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista; praticar a autogestão como forma de aprimorar a participação do cooperado no processo decisório; obter melhores resultados econômico-financeiros; incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; e aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

Segundo o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann,

“as reuniões devolutivas são uma das etapas do processo de monitoramento e acompanhamento das cooperativas, dentro do programa de Autogestão. O objetivo é apresentar a avaliação econômica e financeira do desempenho das cooperativas participantes. É momento de importância ímpar, onde a cooperativa tem seu desempenho analisado e comparado com cenários elaborados para este fim. Os compromissos do programa são benchmarking, melhoria contínua e transparência da gestão”,

frisa Lauermann.

Já o diretor-executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, considera o programa Autogestão como uma atividade estruturante para o ramo, pois habilita de forma dinâmica uma visão sistêmica das cooperativas, permite uma visão abrangente dos principais indicadores de gestão em tempo adequado e qualifica as informações para tomada de decisão das cooperativas.

“Neste segundo ano de entregas dos resultados, com 33 cooperativas integrantes do programa, estamos recolhendo uma impressão muito positiva quanto à adesão e avaliação das cooperativas e a certeza de que deveremos persistir na perenização do programa junto ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS e as nossas cooperativas afiliadas”,

destaca Feltraco.

 

Sistema apoia Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

A região sul volta a se reunir para debater a produção e o uso do biogás como fonte de energia. De 6 a 8 de junho de 2018, em Foz do Iguaçu (PR), será realizado o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Palestras, mesas-redondas e visitas técnicas possibilitarão a discussão sobre estruturação da cadeia de suprimentos, tecnologia, formação de mão de obra, mercado e desenvolvimento do setor.

O evento, no Golden Park Internacional, dá continuidade aos assuntos tratados no 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano, realizado em junho de 2017, em Caxias do Sul (RS). “O sucesso do fórum realizado no ano passado nos incentivou a ampliar e a estender o evento para toda a região sul do Brasil”, destaca o coordenador-geral do fórum, Clóvis Leopoldo Reichert.

Programação

No dia 6, a palestra que abre o fórum vai tratar sobre o Panorama Europeu e Internacional de Biogás e Biometano. O diretor de projetos da Associação Europeia de Biogás (EBA), Bruno Deremince, mestre no assunto e autor de diversas pesquisas da EBA, fala sobre panorama internacional e experiência europeia em biogás e biometano.

A palestra dialoga com os cinco temas do fórum com foco na experiência da União Europeia. Conforme recente pesquisa da EBA, estima-se que, até 2020, o setor de biogás e biometano seja responsável por 1,5% da geração de energia elétrica e 5% do gás natural consumido na Europa.

Deremince está no centro da inteligência de biogás e biometano na Europa. Ele atua diretamente no diálogo entre a EBA, a indústria de biogás e biometano e os órgãos políticos que interagem com o setor na União Europeia. Ele trabalha no desenvolvimento de projetos, análise de mercado, elaboração de estatísticas, publicações técnicas sobre o assunto e desenvolvimento de network.

O debate segue na quarta e quinta-feira (06 e 07/06) com mesas-redondas que abordarão sobre panorama sul-americano do biogás e biometano; políticas públicas; tecnologias e processos para produção de biogás e geração de energia; e sobre mercados potenciais. Também estão programadas apresentações de cinco cases bem-sucedidos.

Formação de Mão de Obra para o Setor é o tema da primeira mesa-redonda da quinta-feira (7), no Forum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. No debate mediado pelo engenheiro agrônomo Carlos Antonio Ferraro Biasi (FAO), o engenheiro químico Lademir Leal (UCS Oficial), Giovana Chimentao Punhaghi, gerente executiva de educação do Sistema FIEP (SENAI PR, SC, e RS); a engenheira ambiental Leidiane Mariani (CIBiogás); o médico veterinário Ronei Volpi (FAEP/Senar) e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, discutem iniciativas para capacitação de profissionais para o setor de biogás.

O último dia (08/06) é reservado às visitas técnicas, com duas opções de roteiros. Entre os destinos a serem visitados, estão a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional, que produz biometano para abastecimento de veículos, e iniciativas de aplicação de biogás e biometano na sustentabilidade energética de negócios como a Granja Colombari, a Granja Stein, e a Fazenda Iguaçu Starmilk, que utilizam dejetos de suínos e de vacas leiteiras para produção de biogás e geração de energia.

Inscrições

Pela participação nos dias 6 e 7, estudantes e professores pagam R$ 60 e profissionais em geral pagam R$ 160. As visitas técnicas programadas para o dia 8, também necessitam inscrição e custam R$ 120 e R$ 140. Para participar das visitas técnicas é necessário estar inscrito nos dois dias do Fórum. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no site www.biogasebiometano.com.br

A expectativa dos organizadores é receber 400 participantes, principalmente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Como no ano passado, o evento vai reunir empresários, gestores de órgãos públicos, profissionais, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas nessa promissora indústria do biogás e biometano.

O Fórum Sul Brasileiro, salienta o coordenador-geral, vai propiciar a integração dos atores do setor dos três estados do sul, bem como promover a discussão e troca de experiências. “A região sul tem grande potencial de produção de biogás, pela quantidade de resíduos agropecuários e da indústria, que produzem efluentes com alta carga orgânica e, também, pela proximidade com os pontos de consumo de energia”, observa Clóvis.

Para o coordenador-geral do fórum, que é gerente de operações do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, o uso de biogás se apresenta como relevante fonte energética e recurso fundamental para o crescimento e melhoria da eficiência dos setores produtivos, especialmente o agronegócio.

Realização do Fórum

A realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e possui o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Inscrições e informações: www.biogasebiometano.com.brEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – 54 99966-9713 e 54 99971-9713

Inscrições abertas para curso de Formação de Conselheiros Fiscais 2018

Com o objetivo de capacitar os associados que atuam ou que desejam atuar como conselheiros fiscais em suas cooperativas, o Sescoop/RS promove o curso de Formação de Conselheiros Fiscais – 2018. Com conteúdos que abrangem Aspectos Legais e Societários – Governança Cooperativa, Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria, Práticas de Gestão Cooperativa, e Atuação prática – Plano de trabalho anual, as aulas aconteceram em diversas cidades do interior mais a capital. (Confira AQUI a lista das cidades completa) A turma 12 acontece no dia 5 de julho, em Porto Alegre, na Escoop (Av. Berlim,409 - Bairro São Geraldo) e as inscrições podem ser feitas no site do Sistema Ocergs-Sescoop/RS até o dia 2 de julho. A Lei 5.764/71 determina a presença do conselho fiscal nas cooperativas. Este órgão participa do monitoramento, sendo responsável por verificar e validar os relatórios a serem apresentados à assembleia geral. O conselho contribui para o desenvolvimento da cooperativa, fiscalizando a gestão dos recursos que sustentam a evolução do patrimônio e contribuem para que os objetivos da cooperativa e dos associados sejam atingidos na íntegra. Com certificação pela Escoop, o programa tem inscrições gratuitas.
Cotrimaio recebe homenagem em Porto Alegre

Cotrimaio recebe homenagem em Porto Alegre

A Cotrimaio foi uma das homenageadas na edição do mês do ‘Bom dia associado’, evento realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre. A solenidade aconteceu na quinta-feira, 17, nas dependências do Salão Nobre do Palácio do Comércio, com a participação de lideranças empresariais e convidados.

Receberam a distinção pelos 50 anos de atividade, em nome da cooperativa, o presidente Silceu Dalberto e o Diretor Executivo Vanderlei Cadore. “Aqui represento a força de trabalho de 12.559 famílias associadas, que com sua participação efetiva no espirito cooperativista, fortalecem a cada dia a Cotrimaio, o que reflete no desenvolvimento econômico e social da região onde estamos inseridos há 50 anos”, destacou Silceu Dalberto ao fazer uso da palavra.

Ele frisou ainda a importância deste reconhecimento pelo trabalho que esta sendo realizado junto a cooperativa, servindo como referencial de que esta se trilhando o caminho certo e da responsabilidade da atual gestão de construir uma cooperativa que cumpra o seu papel na defesa do associado.

ACI assina Memorandos de Entendimento sobre o futuro do trabalho e desenvolvimento sustentável

ACI assina Memorandos de Entendimento sobre o futuro do trabalho e desenvolvimento sustentável

Nos últimos dias, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) marcou presença junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), fortalecendo importantes parcerias do movimento cooperativista através de Memorandos de Entendimento (MoU).

No dia 9 de maio, o presidente da ACI, Ariel Guarco, reuniu-se em Genebra, na Suíça, com o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, para discutir a renovação do MoU no âmbito do Futuro do Trabalho, referente a várias iniciativas em comum, entre elas: reformar o direito e a política da cooperativa e da economia social e solidária; formalizar a economia informal através de cooperativas de trabalhadores, produtores e serviços; ativar  cooperativas sociais para migrantes, refugiados e serviços de economia de assistência; e promover o emprego e a subsistência de jovens e mulheres através de cooperativas, entre outros. O MoU atualizado será assinado e entrará em vigor a tempo para o centenário da OIT em 2019.

E no dia 14 de maio, a ACI assinou um MoU com a à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, buscando apoiar, aprimorar e promover as contribuições únicas das cooperativas para erradicar a insegurança alimentar, reduzir a pobreza rural e trazer uma gestão sustentável dos recursos naturais. O MoU foi assinado pelo presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco, e pelo vice-diretor geral da FAO, Daniel Gustafson, em Roma, na Itália. As ações deste MoU terão como objetivo, entre outras coisas, aumentar a eficiência e a eficácia das cooperativas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, melhorando os ambientes legais e políticos das cooperativas em todo o mundo e aumentando o conhecimento e a conscientização sobre o papel das cooperativas. A FAO é a agência das Nações Unidas sobre os esforços para erradicar a fome e tornar a agricultura e os sistemas alimentares mais sustentáveis.

 
Prêmio Top de Marketing 2018 está com inscrições abertas

Prêmio Top de Marketing 2018 está com inscrições abertas

Cooperativas já podem inscrever seus cases para o prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2018. Promovido há 36 anos, a premiação é considerada o prêmio de marketing mais tradicional do Sul do País, reconhecendo as melhores estratégias e práticas mercadológicas de organizações em diferentes segmentos de atuação. As inscrições, indicações e entrega dos cases podem ser feitas até dia 4 de julho com a equipe de Relacionamento com o Mercado da ADVB/RS, pelo telefone (51) 3290-6300 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Uma novidade deste ano é que a ADVB/RS vai oferecer gratuitamente aos inscritos um workshop para estruturação dos cases. “Esta é uma demanda das empresas, estamos ouvindo o mercado. A dinâmica de estruturação de cases, desenvolvimento do storytelling e a abordagem dos resultados podem ser simples, e isso que vamos oferecer, uma facilitação para que as companhias apresentem bem suas estratégias. É mais um serviço ADVB/RS para as equipes internas dos inscritos. Mas, caso o mercado prefira contratar profissionais que produzem esse tipo de conteúdo, o Rio Grande do Sul possui ótimos profissionais, é outra opção”, afirma o CEO do Top de Marketing, Mauro Mabilde.

O Top de Marketing ADVB-RS premia empresas e entidades em três categorias: Setores de Mercado, com 20 categorias; Especiais como Top Endomarketing, Top Sustentabilidade, Top Inovação em Produto, Top Inovação em Serviços e Top Inovação em Processos, Prêmios Incentivo, que reconhecerá uma Startup e uma Miniempresa Escola, e ainda o e Top Desenvolvimento Social, que reconhece instituições sem fins lucrativos.

A categoria Setores de Mercado premiará cases de Agribusiness, Alimentação, Comunicação, Construção Civil, Cooperativas, Cultura e Entretenimento, Design, Educação, Entidades e Associações, Esportes, Estratégias Digitais, Financeiro, Indústria, Saúde, Seguros, Serviços, Serviços Públicos, Tecnologia, Turismo e Varejo.

O Top de Marketing é composto de três etapas: inscrições; descrição dos cases e apresentação dos cases. Nessas etapas, algumas datas são importantes:

Até 4 de julho – Inscrições;

7 de agosto - Divulgação dos finalistas;

21 a 30 de agosto - Apresentação dos cases;

6 de setembro - Divulgação dos Vencedores;

25 de setembro - Noite de Premiação.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.advb.com.br/site/categoriaevento/top-de-marketing/.

 
Fonte: Reverso Comunicação Integrada
Sicredi Vale do Taquari leva peça teatral para alunos do Ensino Médio

Sicredi Vale do Taquari leva peça teatral para alunos do Ensino Médio

O público jovem foi o alvo da programação especial realizada pela Sicredi Vale do Taquari nessa quinta-feira (17/5), na sede da Cooperativa, em Lajeado. Cerca de 230 alunos do Ensino Médio das escolas Érico Veríssimo e Gustavo Adolfo, de Lajeado, e Monsenhor Seger, de Travesseiro, prestigiaram o espetáculo "Qual Vai Ser?", um projeto do Sicredi e do Ministério da Cultura que já está na terceira temporada e prevê apresentações em 80 municípios de 11 estados brasileiros em 2018. O teatro bem-humorado tratou sobre a escolha da profissão, o ingresso na universidade e os novos desafios dos jovens nesta fase da vida.

Por aproximadamente uma hora, os estudantes acompanharam atentos a história de um jovem que muda a vida da família e da cidade a partir das suas descobertas. Os temas educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo estiveram presentes dentro de sua aplicação cotidiana, sem um formato didático, fazendo com que os personagens tivessem grande empatia com a plateia. "Achei bem interessante e me identifiquei com a peça. Meus pais têm negócio e talvez um dia eu continue", avaliou Daiane Schmidt, 16 anos, de Travesseiro. Para o lajeadense Fabrício José do Nascimento, 19 anos, que acabou sendo chamado para o palco e interagiu com os atores, várias partes do teatro lhe chamaram a atenção. "Quando falam sobre a importância de fazer economia, tem que levar isso pra vida da gente", citou.

A peça integrou as ações da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, organizada pelo Banco Central do Brasil e apoiada por diversos agentes do setor financeiro do País. Outras atividades, como palestras sobre o tema nas próprias agências da Sicredi Vale do Taquari, como em escolas de Ensino Fundamental, fizeram parte da programação. O mesmo ocorreu nos demais 1.220 municípios onde o Sicredi está presente, mobilizando seus mais de 23 mil colaboradores. No hotsite (www.sicredinasemanaenef.com.br) é possível acessar materiais educativos, dicas, testes financeiros, entre outros conteúdos.

Fonte: O Informativo do Vale
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