No dia 30 de maio ocorreu mais uma edição do tradicional Almoço em Homenagem às Mães Associadas da Cooperativa Languiru, evento que reuniu mais de 350 mulheres na Associação dos Funcionários da Languiru. A programação contou com a participação da direção da cooperativa e palestra que tratou sobre o empoderamento feminino.
Outra atração confirmada foi o varejo da cooperativa. O Agrocenter Languiru esteve representado pelo setor de bazar, com a exposição das linhas de louças, decoração e eletrodomésticos. Já o Setor de Confecção e Calçados do Supermercado Languiru participou com exposição das linhas fitness e casual. Como recordação, as mulheres ainda foram presenteadas com flores, brincos e vales-desconto. Para animar as rodas de conversa também foi disponibilizado chimarrão, servido pela Ervateira Ximango.
Força descomunal e comitê de mulheres
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, propôs reflexão quanto à importância da mãe para a preservação da harmonia no ambiente familiar e desenvolvimento da cooperativa, valorizando o envolvimento da mulher para a excelência da cadeia produtiva. “Vocês têm uma força descomunal como empresárias do agronegócio”, reiterou.
Bayer ressaltou o trabalho que a cooperativa efetua na capacitação intelectual do quadro social. Salientou que a cooperativa modernizou os seus estatutos e incentiva as mulheres a se associarem. “Pretendemos implementar um comitê de mulheres que vão participar de seminários, se profissionalizar e crescer como empreendedoras”, contou.
Ele informou que, em breve, a cooperativa inaugura sua Farmácia Languiru junto ao Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, e levantou a possibilidade de estender esse modelo de negócio para outros municípios onde a cooperativa possui unidades, em especial seus supermercados. “Queremos estar cada vez mais próximos dos associados”, declarou.
Os bons momentos estão nas ocasiões mais simples
A mestre em Administração Organizacional, Raquel Winter Reali, conversou sobre as razões que estimulam o orgulho da mulher enquanto mãe e o seu protagonismo na sociedade. Interagiu com as associadas por meio de vídeos e dinâmicas que enfatizaram o autoconhecimento. A terapeuta observou que o papel da mãe é ser cuidadora, porém, questionou as mulheres sobre quem vai cuidar delas. Nesse sentido, destacou que é preciso usufruir do tempo da melhor maneira possível, incentivando a prática da generosidade. “Os bons momentos estão nas ocasiões mais simples da vida”, analisou.
Raquel pediu para que as mulheres vivam mais intensamente, valorizando pequenos gestos como preparar o almoço com carinho e criar o hábito de abraçar. “Empoderamento é ser carinhosa consigo mesma”, sintetizou.
Cuidando do bem-estar
Antes do almoço, o público feminino foi convidado a participar de sessão de exercícios. O educador físico da Unimed, Geovane Petter, conduziu atividades físicas baseadas na campanha “Mude um hábito”. Petter também falou sobre alimentação saudável e equilíbrio emocional e sorteou brindes da Unimed.
Moda outono/inverno
Após o almoço, o público foi convidado a participar da tradicional foto coletiva e assistiu ao desfile de modas do Setor de Confecção e Calçados do Supermercado Languiru. Funcionários da loja do Bairro Languiru apresentaram novidades relacionadas à moda outono/inverno, como casacos, blusas de lã, coletes, vestidos e calças. Também foram divulgadas novidades em calçados, como botas, sapatos e tênis.
Aprendizado constante
Com propriedade em Linha Fazenda Barros, município de Bom Retiro do Sul, a associada Liane Maria Diehl veio acompanhada da filha Diane Diehl. Este foi o oitavo encontro do qual participou a produtora de leite. “As palestras são muito boas, sempre aprendemos algo novo”, afirmou.
Negócios
Pesquisadores interessados em inscrever seus trabalhos no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) devem se apressar. O prazo final para submeter os trabalhos à avaliação de uma banca julgadora encerra nessa sexta-feira (7/6). O evento já está na quinta edição e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre as cooperativas do País. Neste ano, o Encontro ocorrerá em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de outubro, com o tema Negócios sustentáveis em cenários de transformação.
“Esse encontro é de extrema relevância para a economia do País, já que estimula a investigação, com métodos científicos, do universo das nossas quase sete mil cooperativas. Com os resultados de cada trabalho, o movimento cooperativista se fortalece, passa a ser mais conhecido e reconhecido pela sociedade e, assim, contribui para a transformação socioeconômica das cidades onde o cooperativismo já é uma realidade”, explica Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Atualmente, o cooperativismo brasileiro gera trabalho para cerca de 15 mil cooperados e 380 mil empregos diretos.
Pesquisador, participe!
A programação do EBPC é totalmente estruturada no resultado dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa de todo o país, apresentado em forma de painéis ou de pôsteres. E o período de inscrição dos artigos está aberto até o dia 7 de junho.
Cada autor poderá inscrever até três artigos. O material pode ter no máximo cinco escritores. Os autores dos 50 melhores trabalhos virão apresenta-los em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo Sescoop. A previsão da comissão organizadora é de que o resultado da seleção seja divulgado no dia 16 de agosto. Neste link estão todas as diretrizes!
Vale destacar que serão considerados válidos os trabalhos que se correlacionem com pelo menos um dos seguintes eixos:
- Identidade e Cenário Jurídico;
- Educação e Aprendizagem;
- Governança, Gestão e Inovação;
- Capital, Finanças e Desempenho;
- Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
Oportunidade dupla
Os interessados em participar do EBPC com um trabalho voltado ao cooperativismo de crédito também poderão se inscrever do Prêmio ABDE-BID 2019 (categoria: “Desenvolvimento e cooperativismo de crédito”). Os dois primeiros colocados terão os artigos publicados em livros e receberão, respectivamente, o prêmio de R$ 8 mil e R$ 4 mil. Um detalhe muito importante: para participar do ABDE-BID (com inscrições até 30 de junho) é necessário também participar do EBPC (com inscrições até 7 de junho). Então, fique ligado para não perder nenhum dos prazos.
Participantes
E se você ainda não é pesquisador, mas tem interesse em participar do EBPC para conhecer o resultado dos trabalhos acadêmicos, inscreva-se também. O encontro receberá inscrições entre os dias 16 de agosto a 19 de setembro. (Clique aqui)
Fonte: Sistema OCB
Negócios
As inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, encerram na próxima segunda-feira (10/6), prazo máximo para envio dos documentos solicitados. Após a inscrição, os alunos devem entrar em contato com a ESPM, através do telefone (51) 3218-1380.
Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.
Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.
OBJETIVOS
O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.
PERÍODO DAS AULAS
As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.
MATRÍCULA
O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM entrará em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 14 de junho de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.
INVESTIMENTO
Investimento aluno regular:
- O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais) podendo ser pago da seguinte maneira:
- Matrícula de R$ 240,40 + 14 parcelas de R$ 803,04 + 1 parcela de R$ 815,04
Investimento aluno bolsista:
- Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:
- Matrícula de R$ 230,40 + 16 parcelas de R$ 216,00*
- O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.
*reajustadas anualmente a partir de 2020.
Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail
Negócios
Um grupo de 21 alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, acompanhado pelo professor Gerônimo Grando, participou de uma missão técnica na região Noroeste do Rio Grande do Sul e em cooperativas da Argentina e do Paraguai, entre os dias 20 e 25 de maio.
Cotripal
O roteiro de visitas teve início na manhã de 20 de maio, quando o grupo visitou a Cotripal, no município de Panambi. A turma de Graduação da Escoop assistiu à palestra do presidente da Cooperativa, Germano Dowich, e do diretor administrativo-financeiro, Inácio Brust, que explanaram sobre a estrutura, visão, missão e valores da Cotripal.
A cooperativa agropecuária possui atuação em nove municípios gaúchos, conta mais de 4 mil associados produtores e gera mais de 2 mil empregos diretos. Além do recebimento de grãos, tem frigorífico, supermercados, rações, postos de combustíveis e farmácias, inclusive farmácia de manipulação. É uma das cooperativas com faturamento superior a R$ 1 bilhão. “Impressiona a interação dos associados com a direção. Há muita transparência, como também impressionam a relação estreita entre a Cooperativa e seus colaboradores. A inclusão social é marcante em todos os setores. Os associados têm todo o respaldo econômico, financeiro e social”, afirma o professor Gerônimo Grando.
Ceriluz
A segunda visita do dia ocorreu na parte da tarde, na Ceriluz, em Ijuí. A primeira parada foi no local de captação de água para a Pequena Central Hidrelétrica - PCH 155, em seguida, no setor de geração de energia – turbinas. “O empreendimento é grandioso, sui generis, pois é uma das poucas turbinas verticais. A central tem capacidade para 6,8 MWh, sendo que, quando da visita, estava gerando 5,0 Mwh”, destaca Grando.
O grupo foi recebido pelo secretário Sandro Lorenzoni, que falou sobre a usina geradora e apresentou o prédio onde fica localizado o escritório central da Ceriluz. A Cooperativa do ramo Infraestrutura atua na geração e distribuição de energia elétrica. Tem forte atuação no município de Ijuí e na região, presente em 24 municípios, tendo cerca de 4,5 mil quilômetros de rede. Com 14 mil associados e cerca de 150 colaboradores, a Ceriluz conta com três usinas em operação e todas utilizam água para propulsão dos geradores.
“A Cooperativa apresenta ótima situação econômico-financeira, planejando aplicar mais de R$ 100 milhões em negócios de energia, projetos próprios e compartilhados. Chama atenção o cuidado que a Cooperativa tem com seus associados, colaboradores e com o meio ambiente”, explica Grando.
Cooperconcórdia, Cotrirosa, Coopermil e Sicredi União
O segundo dia de visitas, 21 de maio, contou com visita à Cooperconcórdia, em Santa Rosa. O auditório da Cooperativa Educacional recebeu representantes da Cotrirosa, Coopermil e Sicredi União, que apresentaram dados econômicos e sociais de suas cooperativas. Durante a tarde, a equipe visitou setores da Cotrirosa, dentre eles, supermercados, armazéns graneleiros, embaladores de alimentos e moinho.
“Impressiona os números das cooperativas, não tanto o valor econômico, mas sim os dados relativos a pessoas, o número de associados e colaboradores. Os valores econômicos não ficam para trás, seja em faturamento, volume físico transacionado, sobras e retornos. Outro aspecto que chama atenção é a participação da mulher, seja associada, esposa de sócio, mãe e até avó. Todas têm participação intensa, isto faz com que a comunidade se sinta inserida e assistida”, comenta o professor da Escoop.
Unijuí - Encontro de Discentes
Na noite do dia 21, o grupo foi recebido na Unijuí pelos alunos do curso de Gestão em Cooperativismo, orientandos pelos professores Pedro Butenbender e Aristeu, e o pró-reitor Marcos Scherer. O tema geral, como não poderia deixar de ser, foi o cooperativismo e a formação acadêmica. Os pontos positivos e negativos externados pelos alunos da Unijuí e da Escoop são muito parecidos, dentre os quais a pouca visibilidade dos graduados em cooperativismo junto aos dirigentes de cooperativas.
Argentina
Cooperativa Tabacalera Missiones – setor de Cítricos
A missão técnica seguiu no terceiro dia, 22 de maio, com visita na parte da tarde à Cooperativa Tabacalera Missiones – setor de Cítricos, localizada na cidade de Leandro N. Alem, onde o grupo conheceu o processo produtivo de frutas cítricas na fábrica. O setor de cítricos é, na verdade, uma nova cooperativa dos mesmos associados da CTM de Tabacos. Ele surgiu no final dos anos de 1990 e passou a se dedicar à produção de frutas cítricas – laranja, limão, lima, bergamota (mandarina e clementina) e marmelo. Atualmente, conta com cerca de 4,5 mil produtores de frutas cítricas.
A cooperativa de cítricos possui personalidade jurídica única e tem como associada a CTM de tabacos e outros associados pessoa física. A maior parte dos associados faz parte do quadro das duas. A planta de cítricos tem capacidade para processar 150 mil toneladas de frutas anuais. A produção total da safra 2017/2018 beirou os 80% da capacidade, sendo metade de mandarinas. O objetivo principal é a exportação de frutas, cerca de 75% delas são exportadas “in natura” para diversos países, principalmente para a Europa. As frutas que não são exportáveis são transformadas em suco, do qual a Coca-Cola é a maior cliente.
O processamento das frutas, em especial aquelas destinadas ao suco, é gerador de subprodutos, dentre eles o óleo e a essência cítrica, utilizados na produção de cosméticos e, ainda, o bagaço, que é transformado em adubo orgânico, sendo que há estudos para gerar biogás a partir desse bagaço. A indústria de frutas é bastante automatizada e utiliza, nos dois turnos, cerca de 120 operários.
Parque Industrial Posadas
A última missão do terceiro contou com uma visita ao Parque Industrial de Posadas, na cidade de Posadas, um complexo industrial provincial, onde o grupo de estudos foi recebido na pelo subsecretário de Desenvolvimento, Investimentos e Promoção Industrial do Ministério de Indústria da Argentina, Claudio Ariel Aguilar. O condomínio industrial foi criado para atrair indústrias de ponta, de alta tecnologia. O parque tem três anos de funcionamento e contabiliza um grupo de 67 indústrias instaladas ou em instalação, e outras em prospecção.
Dentre as indústrias, a LUG, uma empresa com capitais e tecnologia polonesa e capital argentino foi visitada pela turma. A empresa produz artefatos para iluminação com tecnologia bastante avançada. O vínculo com o cooperativismo se deve ao fato de que essa empresa mantém convênios com cooperativas de eletrificação na busca de eficiência energética. O primeiro passo é a substituição das lâmpadas de iluminação pública por luminárias de led, o que reduz o consumo de energia. De acordo com dados do fabricante, uma lâmpada de led de 7 W ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60 W.
Paraguai
Cooperativa Colonias Unidas Agricola
No dia 23 de maio, a missão técnica teve continuidade em terras paraguaias, com visita à Cooperativa Colonias Unidas Agricola, situada na cidade de Obligado. A turma foi recepcionada pelo gerente de Comunicação e Educação Cooperativista, Lic. Juan Angel López R. O grupo foi conduzido ao auditório da Cooperativa, junto ao setor de lácteos, onde a engenheira Griselda Cardozo, encarregada ambiental, apresentou a Cooperativa sob a ótica da produção agropastoril, com foco no meio ambiente. Na sequência, a relações públicas Liz Acevedo acompanhou o grupo por todo o tempo, sempre com foco na relação da Cooperativa com seus associados e clientes.
Após visitar as instalações de laticínio, o grupo passou para o setor de erva-mate e seus derivados. Nessa etapa, as explicações sobre a fábrica, o processo de produção, os mercados de atuação e produtos ficaram a cargo do engenheiro Aldo Rodrigues, que atua no setor de Controle de Qualidade. “O setor de erva-mate é sui-generis, pois a Cooperativa mantém processos diversos e produz uma série de produtos distintos, desde erva-mate moída mais fina ou menos, chás e outros produtos derivados da ilex paraguariensis, sendo alguns deles consumidos apenas no país de origem e outros exportados para o mundo”, afirma Grando.
Produção diversificada
Fundada em 1952 por 78 agricultores, a Cooperativa conta com cerca de 4 mil cooperados que produzem soja, trigo, tungue, milho, girassol, colza, sorgo, erva-mate e leite. Opera, também, departamento de crédito, supermercados, sementes e rações, atuando nos departamentos de Itapúa, Alto Paraná, Central e Caaguazú, contando com nove filiais.
A planta leiteira é moderna e processa 70 mil litros de leite por dia. Os produtos da Cooperativa são exportados para diversos países da América e Europa e chama atenção o cuidado com a terra, com vários programas de manutenção da área de produção, revitalização da flora, revitalização e proteção das nascentes.
“Os associados e seus familiares merecem tratamento especial quanto à saúde e educação, existem vários programas de incentivo para associados e familiares. É muito grande a participação dos associados na vida da Cooperativa, cerca de 40% dos associados participam das assembleias da Cooperativa”, complementa o professor da Escoop.
Negócios
Representantes do Sistema OCB mostraram, no dia 30 de maio, o que é que o cooperativismo brasileiro tem, durante dois eventos internacionais: a Conferência da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizada em Quebec, no Canadá, e a sexta edição da Conferência do Comitê Técnico da ACI-Africa, no Zimbábue.
As gerentes do Sescoop Susan Miyashita Vilela (Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e Giulianna Fardini (gerente de Controladoria) apresentaram o resultado de um diagnóstico de governança, realizado junto às cooperativas brasileiras entre 2013 e 2017, com o objetivo de destacar os pontos críticos de aspectos como conformidade, relacionamento com cooperados e questões relacionadas aos valores e princípios cooperativos.
Para obterem os resultados, dois questionários foram utilizados, com foco em aspectos legais da governança, segundo a legislação brasileira e, ainda, nos processos de governança baseado nos valores e princípios que norteiam a atuação das cooperativas em todos os países onde o movimento cooperativista existe de forma estruturada. Já o analista técnico e econômico da OCB, Hugo Andrade, apresentou informações sobre as cooperativas médicas e odontológicas do país, destacando números, organização sistêmica, legislação, regulação e cenários com oportunidades e desafios.
Segundo ele, o Brasil é referência nesse modelo. Além de ser pioneiro no setor, o país conta com o maior número de cooperativas dedicadas à preservação e à promoção da saúde humana. Para se ter uma ideia da dimensão, mais de 800 cooperativas, com 240 mil cooperados, são responsáveis, há 50 anos, por atender mais de 22 milhões de brasileiros, que residem em todo o território nacional.
“O Sistema Unimed e o Sistema Uniodonto são os maiores do mundo e vale destacar que as cooperativas brasileiras contribuem diretamente com a interiorização da mão-de-obra médica, geram emprego e uma receita aproximada da ordem de R$ 65 bilhões”, argumenta.
Avaliação
Na avaliação do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a participação do Brasil nesses dois eventos, a convite da própria ACI, mostra a relevância de se estar sempre atento ao que há de mais moderno em termos de tendência de cenários, legislação, regulação, gestão e desenvolvimento profissional. “Esse é o reconhecimento internacional de que estamos no caminho certo, fazendo com muita responsabilidade e transparência o nosso dever de casa”, enfatiza a liderança.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
O número de agências bancárias no Brasil teve queda de 10% nos últimos cinco anos: saiu de 23.126 em 2014 para 20.850, segundo o Banco Central. Entre as cinco maiores redes, quatro delas tiveram queda em seu atendimento físico. Por outro lado, as cooperativas de crédito saltaram de 4.277 pontos de atendimento para 5.391 no mesmo período, um crescimento de 26%.
As instituições financeiras cooperativas oferecem os mesmos serviços financeiros de um banco tradicional. O diferencial está no fato de que os associados são donos do negócio e participam ativamente da gestão, por meio das assembleias. Por serem associados, os correntistas recebem de volta parte do resultado positivo da instituição, o que se convenciona chamar de sobras e que retornam ao cooperado de acordo com a sua movimentação financeira.
Historicamente, as cooperativas de crédito tiveram a sua origem em cidades do interior – não à toa, em muitas cidades pequenas, tratam-se das únicas instituições financeiras. O Sicredi, por exemplo, é a única rede em 202 cidades de todo o Brasil, e o mesmo ocorre com o Sicoob, em 258 municípios. No entanto, parte dessa expansão do cooperativismo de crédito está calcada em capitais, em regiões metropolitanas e em cidades de médio porte.
“Não é uma estratégia de ocupar lugares nos quais tenha existido agência bancária. O mais relevante é formar uma rede física, que é necessária, apesar dos outros canais de relacionamento. Em torno dessa agência, os nossos pilares vão se fortalecendo”, afirma o presidente nacional do Sistema Sicredi, Manfred Dasenbrock. Entre esses pilares, ele cita a preocupação com o atendimento, com a transparência (com duas prestações de contas anuais) e a participação ativa dos associados na gestão da cooperativa.
“No interior, o cooperativismo é feito de amigo para amigo, em uma relação mais familiar. Nas maiores cidades, nós acabamos nem sequer conhecendo o vizinho que mora no mesmo prédio. É uma relação de confiança diferente, mais difícil de construir. Ela se dá pela proposta e pela forma de atuar”, analisa Francisco Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação, destacando a relevância das agências físicas como uma espécie de garantia para obter novos associados nos centros urbanos.
Em 2018, o Sicoob inaugurou 211 novas agências em todo o país. Neste ano, já foram 75. “Há muita estrutura para ser inaugurada. É uma tendência de abrirmos até um certo limite, porque precisamos ocupar um espaço físico e sermos notados”, explica Reposse Junior. Ao todo, a rede do Sicoob somava, ao fim de 2018, 2.910 pontos de atendimento – um aumento de 28% em cinco anos.
O Sicredi conta com 1.684 agências em todo o país, com uma média de crescimento de 10% ao ano dos espaços físicos nos últimos cinco anos e uma projeção de inaugurar 200 novas unidades em 2019.
Atualmente, o cooperativismo de crédito no país soma mais de 10,5 milhões de pessoas – aproximadamente 5% do total da população do país. O crescimento do total de associados nos últimos cinco anos foi de 39% — eram 7,5 milhões em 2014.
Para Reposse Junior, do Sicoob, o fortalecimento das cooperativas de crédito se deu a partir do interior em razão da proximidade com as cooperativas agrícolas, que estavam, em sua maioria, em cidades com população até 300 mil pessoas. “A partir disso, as cooperativas de crédito começaram a se estruturar com mais serviços para ir além das cidades com mais de 300 mil habitantes”, diz.
Fonte: Canal Cooperativo
Negócios
Mais de 130 pessoas participaram da capacitação para conselheiros de administração de cooperativas e unidades estaduais, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O objetivo foi atualizar o conhecimento de quem já é conselheiro a respeito de assuntos como legislação, por exemplo, e, ainda, oferecer informações aqueles que irão desempenhar a função pela primeira vez.
Esse é o caso de Fernando Schwanke, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que, nesta quarta-feira (29/5), tomou posse no Conselho Nacional do Sescoop.
Nesta quinta-feira, o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de destacar a importância de capacitações como essa para o desenvolvimento sustentável das cooperativas brasileiras. Segundo ele, quanto mais qualificadas estiverem as pessoas que ocupam cargos eletivos, de gestão ou de liderança numa cooperativa, mais seguras serão as tomadas de decisão.
“Uma gestão participativa sólida, envolvente e consciente é o que o nos diferencia dos demais modelos de negócios presentes no nosso país. É exatamente o fato de sermos organizações focadas no bem-estar das pessoas que nos possibilitou atravessar crises econômicas sérias ao longo da história do movimento cooperativista brasileiro”, enfatizou Márcio Freitas.
CONTEÚDO
Oriundos de todas regiões do país, os conselheiros de administração discutiram, em dois dias de curso, questões ligadas à planejamento estratégico, ao papel do Conselho de Administração, aos cenários e tendências e, ainda, às boas práticas que podem contribuir efetivamente com o desempenho da função de conselheiro.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
No mês de maio, o Sescoop/RS promoveu nas cidades de Cruz Alta, Santa Rosa, Arroio do Meio, São Sepé e Soledade, o Curso de Formação de Conselheiros Fiscais. O programa aborda, de forma integrada, as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação aplicável e a adoção de metodologia voltada para o desenvolvimento prático das atividades dos conselheiros, através da adoção sistemática de um Plano de Trabalho Anual.
Em Santa Rosa, nos dias 7 e 8, participaram 37 representantes das cooperativas Cotrirosa, Coopermil, Cooperconcórdia, Cresal, Cooperluz, Cooperdomhermeto, Certhil Distribuição e Desenvolvimento, Unimed Noroeste, Unimed Alto Uruguai, Coopeec e Coopatrigo. Em Cruz Alta, dias 9 e 10, 29 representantes das cooperativas Camnpal, Unimed Planalto Central, Cotribá, Cotrisoja, Cotrijuc, Rede Transporte, Cotripal, Cooperoque e Unimed Missões. Nos dias 14 e 15, São Sepé contou com a participação de 21 representantes das cooperativas Cotrisel, Cooperagro, Cooperagudo, Cotrisul, Sicredi Região Centro e Cespol. As cooperativas Cotrijal, Coagril, Cotriel, Coagrisol, Sicredi Grande Palmeira, Sicredi Região da Produção RS/SC, Sicredi Espumoso RS, Sicredi das Culturas RS, Sicredi Botucaraí RS, Sicredi Vale do Rio Pardo e Cooperfox tiveram a participação de 38 representantes, em Soledade, nos dias 16 e 17. E, por fim, nos dias 23 e 24, Arroio do Meio capacitou 29 conselheiros das cooperativas Languiru, Cosuel, Sicredi Vale do Rio Pardo RS, Certel Energia, Certel, Comatra, Vale Log e Cootracam-RG.
Para conferir as turmas com inscrições abertas, CLIQUE AQUI.
Negócios
A Coopatrigo esteve promovendo nesta última quarta-feira, dia 22 de maio junto a Escola Agrícola Aquilino de Santis no Rincão dos Mirandas, interior do município de Santo Antônio das Missões a instalação de mais uma turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo.
Vinte jovens na idade entre 14 e 24 anos compõem a turma e durante 1 ano e seis meses manterão vínculo com a Coopatrigo como aprendizes fazendo parte deste programa que é uma iniciativa do Sescoop/RS para atender as cooperativas agropecuárias. A seleção dos alunos foi realizada pela Escola baseado no desempenho escolar e afinidade com o Programa.
O Aprendiz Cooperativo do Campo traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da família de cada participante através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.
A metodologia do curso prevê duas semanas de aula teórica em turno oposto junto a Escola Aquilino de Santis, aulas estas que serão ministradas e coordenadas pela Cooperconcórdia e duas semanas de trabalhos práticos na propriedade familiar de cada um, focando o aperfeiçoamento da atividade no campo.
Participaram da apresentação do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo o presidente da Coopatrigo Ivo Batista e o Superintendente Paulo Cordenonsi, o prefeito municipal de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Aguinaldo Barcelos, a diretora da Escola Aquilino de Santis Ana Emilia Dutra, o representante da Cooperconcordia Tiago Moroni, lideranças do município e familiares dos aprendizes.
O presidente Ivo Batista ao comentar a instalação de mais esta turma do Aprendiz Cooperativo do Campo disse que este programa é muito importante para a cooperativa, pois além de tratar sobre a sucessão familiar, oportuniza qualificação para os jovens oportunizando que muitos deles permaneçam na propriedade de seus familiares.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopatrigo
Negócios
Estamos a exatos nove dias do Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2019, que será realizado pelo Sescoop/RS, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no dia 30 de maio. Destinado a assessores de imprensa, jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais ligados à área de comunicação e marketing das cooperativas gaúchas, o Encontro está com as inscrições abertas até 27 de maio, ou até preencher o número de 100 vagas.
Nesta edição, o Encontro traz como tema central os Desafios da Comunicação Estratégica na Gestão Cooperativa, com a proposta de debater a comunicação como ferramenta estratégica de gestão e tomada de decisões junto às diretorias das cooperativas.
Uma comunicação estratégica começa de dentro para fora. É preciso autoconhecimento, conhecer os desafios e recursos de suas cooperativas, definir objetivos e traçar planos para avançar. Somente assim ela será ressignificada e ganhará mais valor. O encontro visa mostrar aos comunicadores, tendências, projetos inovadores e técnicas de comunicação que sirvam de inspiração e referência para práticas de comunicação estratégica na gestão de cooperativas.
PROGRAMAÇÃO
9h Credenciamento
9h15 Abertura
9h30 Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS
9h45 Painel Comunicação Estratégica – cooperativas Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS
11h30 Coffee Break
13h Palestra e Oficina sobre Comunicação Estratégica para Cooperativas
Carlos Palhares – Sócio da Happy House, uma das maiores agências de endomarketing do País | Professor da ESPM Sul | Fundador da Plataforma Guru do Endomarketing
16h Encerramento
Local: Casa do Cooperativismo Gaúcho – Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sescoop/RS até 27 de maio. As vagas são limitadas a 100 pessoas. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS através do e-mail
Negócios
As inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, foram prorrogadas até 10 de junho, prazo máximo para envio dos documentos solicitados. Após a inscrição, os alunos devem entrar em contato com a ESPM, através do telefone (51) 3218-1380.
Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.
Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.
OBJETIVOS
O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.
PERÍODO DAS AULAS
As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.
MATRÍCULA
O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM entrará em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 14 de junho de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.
INVESTIMENTO
Investimento aluno regular:
- O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais) podendo ser pago da seguinte maneira:
- Matrícula de R$ 240,40 + 14 parcelas de R$ 803,04 + 1 parcela de R$ 815,04
Investimento aluno bolsista:
- Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:
- Matrícula de R$ 230,40 + 16 parcelas de R$ 216,00*
- O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.
*reajustadas anualmente a partir de 2020.
Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail
Negócios
Em 2018 a Unimed Porto Alegre convidou os colaboradores para cooperar com a redução do desperdício por meio do Desafio do Bem, programa que reverte o valor economizado em doações financeiras a instituições sociais apoiadas pela cooperativa. Nas últimas semanas, a cooperativa realizou as doações do programa, que arrecadou um total de R$ 37 mil. Seis instituições sociais foram beneficiadas: Kinder, Casa Menino Jesus de Praga, Acelb, Amparo Santa Cruz, IEI Piu Piu e Aldeia da Fraternidade.
Para a gerente de Administração de Pessoal da Unimed Porto Alegre, Luciane Custódio, a responsabilidade socioambiental é um dos pilares da trajetória cooperativista. “Para a cooperativa, ser socialmente responsável é assumir o compromisso com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, contribuindo com ações que promovam o bem-estar de todos. Ao reduzir o desperdício, é possível apoiar instituições e ainda cuidar do planeta”, afirmou. De acordo com a coordenadora da Aldeia da Fraternidade, Claudia Nahra, a doação recebida é de grande valia para a instituição. “A doação foi direcionada para alimentação e foi super importante. Com o recurso, expandimos o oferecimento de frutas em nosso cardápio em um mês. Vamos poder oferecer uma variedade maior de frutas as nossas crianças. Fica o agradecimento à Unimed Porto Alegre por acreditarem em nosso trabalho”, ressaltou.
Esteve presente nas entregas das doações às instituições o superintendente executivo da Unimed Porto Alegre, Glauco Samuel Chagas, além de representantes das áreas de Administração, Controladoria e secretárias de unidades da cooperativa.
Programa Desafio do Bem
O Desafio do Bem foi criado para estimular o uso manter a utilização consciente dos recursos da Cooperativa instituição, buscando alternativas de economia e, por consequência, a redução nas despesas operacionais, além de contribuir para a saúde do planeta. O valor economizado pelos colaboradores em pequenos hábitos como evitar impressões desnecessárias, usar mais as escadas e menos o elevador, evitar o consumo de copos plásticos, desligar o monitor ao sair da estação de trabalho, foi revertido em apoio financeiro a seis entidades que atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Porto Alegre
Negócios
Com o intuito de reforçar o compromisso da cooperativa com a cultura e ampliar o engajamento da comunidade com a marca, a Unicred RS lançou o projeto Unicred Na Estrada. A iniciativa consiste em estar presente e apoiar, por meio de divulgação nas redes sociais, eventos nas regiões atendidas pela Unicred no Rio Grande do Sul, de modo a levar informação, cultura, prosperidade e, também, valorizar o desenvolvimento e a diversidade das regiões do Estado.
Além de proporcionar um relacionamento mais próximo com todos os cooperados, a interiorização pretende dar o devido destaque aos eventos culturais do Estado, através da cobertura nas redes sociais. Usando a hashtag #UnicredNaEstrada, a Unicred divulgará os materiais captados na cobertura dos eventos pelos seus canais do Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, bem como no hotsite do projeto. Para o lançamento, o site já estará abastecido com alguns eventos produzidos nos últimos meses, como a Fenasoja, em Santa Rosa e a Expobento, em Bento Gonçalves. Assim, já será possível ter uma ideia de da cobertura dos eventos que estão por vir.
A cobertura dos eventos, bem como o espaço para sugerir a presença da Unicred RS, estão disponíveis através do portal http://centralrs.unicred.com.br/naestrada.
Fonte: Marketing e Comunicação Digital da Unicred Central-RS
Negócios
O Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2019 está com as inscrições abertas. Destinado a assessores de imprensa, jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais ligados à área de comunicação e marketing das cooperativas gaúchas, o evento ocorre no dia 30 de maio, a partir das 9h, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Encontro traz como tema central os Desafios da Comunicação Estratégica na Gestão Cooperativa, com a proposta de debater a comunicação como ferramenta estratégica de gestão e tomada de decisões junto às diretorias das cooperativas.
Uma comunicação estratégica começa de dentro para fora. É preciso autoconhecimento, conhecer os desafios e recursos de suas cooperativas, definir objetivos e traçar planos para avançar. Somente assim ela será ressignificada e ganhará mais valor. O encontro visa mostrar aos comunicadores, tendências, projetos inovadores e técnicas de comunicação que sirvam de inspiração e referência para práticas de comunicação estratégica na gestão de cooperativas.
PROGRAMAÇÃO
9h Credenciamento
9h15 Abertura
9h30 Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS
9h45 Painel Comunicação Estratégica - cooperativas Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS
11h30 Coffee Break
13h Palestra e Oficina sobre Comunicação Estratégica para Cooperativas
Carlos Palhares - Sócio da Happy House, uma das maiores agências de endomarketing do País | Professor da ESPM Sul | Fundador da Plataforma Guru do Endomarketing
16h Encerramento
Local: Casa do Cooperativismo Gaúcho – Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sescoop/RS até 27 de maio. As vagas são limitadas a 100 pessoas. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS através do e-mail
Negócios
Pela primeira vez o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS reunirá em uma mesma edição dois de seus principais palcos de debates: o Simpósio das Unimeds do Rio Grande do Sul (SUERGS) e o 10º Fórum Instituto Unimed.
Nomes de relevância nacional e internacional estarão de 15 a 17 de maio no Theatro São Pedro para debater sobre saúde, diversidade e futuro.
Abrindo a programação, dias 15 e 16 de maio acontece o SUERGS, evento para dirigentes da Unimed-RS que incentiva o desenvolvimento de lideranças cooperativas através de temas e pensadores de destaque.
São presenças confirmadas no Simpósio o CEO do Grupo Reserva Rony Meisler, o navegador Amyr Klink, o venezuelano especialista em futurismo José Luis Cordeiro, o médico e professor de neurologia da Faculdade de Medicina da UFRGS Pedro Schestatsky, o Coordenador Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários de Portugal Henrique Botelho e o expoente do cooperativismo nacional Roberto Rodrigues.
“Este ano é especial, conseguimos reunir dois eventos importantes para conectar diversos temas e propor aos públicos presentes, reflexões e novos caminhos de inovação e sustentabilidade, pois acreditamos na força transformadora da pluralidade de opiniões para desenvolver lideranças inteligentes e cooperativas”, avalia José Milton da Cunha Mirenda, diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação/RS e diretor responsável pela realização do SUERGS.
Dia para reflexão no 10º Fórum Instituto Unimed
Um dia inteiro dedicado ao diálogo e a reflexão. Assim será o Fórum Instituto Unimed, evento gratuito e aberto ao público que chega à sua décima edição no dia 17 de maio reunindo pensadores e personalidades para provocações sobre cultura, diversidade e futuro.
Como já é tradicional, o evento selecionou alguns dos principais nomes críticos do país em dois diferentes painéis para abordar questões importantes para formar uma sociedade mais crítica e mobilizada. Além de personalidades brasileiras, o Fórum Instituto Unimed traz a Porto Alegre o escritor americano de best-sellers Leonard Mlodinow. O físico, matemático e colunista do The New York Times conhecido por suas obras “O Andar do Bêbado” e “Subliminar”, vem ao Brasil para falar sobre o pensamento flexível, tema de “Elástico”, seu mais recente livro lançado no final de 2018.
O autor encerra o evento com palestra às 15h30 seguida de sessão de autógrafos. Antes, mediando todos os encontros do dia, o jornalista Rodrigo Bocardi acompanha, pela manhã, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva para uma conversa sobre “Cultura: passado, presente e futuro”.
À tarde, Bocardi recebe o ator, produtor e escritor Lázaro Ramos, a jornalista Flávia Cintra e a psiquiatra, psicóloga e filósofa Viviane Mosé para um bate-papo no painel “Diversidade: diálogos sobre a inclusão”.
Essa é a décima edição do evento que tem como característica a busca de aproximação da sociedade com temas de destaque. As inscrições são gratuitas. “Sempre buscamos trazer temas que estejam em voga nas principais rodas de debate do país buscando oportunizar à sociedade a possibilidade de discussão de forma irrestrita”, lembra Alcides Mandelli Stumpf, diretor do Instituto Unimed/RS.
As inscrições são gratuitas e limitadas de acordo com a lotação do teatro e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2UTaNBe.
Confira a programação completa: Dia 15/05 – SUERGS Palestra Magna ‘Rebeldes têm asas’, com Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva; Dia 16/05 – SUERGS Amyr Klink – “Empreendedorismo e inovação” Henrique Botelho – “Gestão da atenção primária em saúde (Portugal)” José Luis Cordeiro – “O futuro não é como costumava ser” Pedro Schestatsky – “A um passo da eternidade” e apresentação de cases da Unimed Roberto Rodrigues – “O cooperativismo no Brasil” Dia 17/05 – 10º Fórum Instituto Unimed/RS 10h30 - Painel Cultura: passado, presente e futuro Juremir Machado da Silva (escritor, professor e jornalista) Luiz Felipe Pondé (filósofo e escritor) Gilberto Schwartsmann (médico oncologista e presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul) Mediação: Rodrigo Bocardi 14h - Painel Diversidade: Diálogos sobre a Inclusão Lázaro Ramos (ator, produtor e escritor) Flávia Cintra (jornalista) Viviane Mosé (psiquiatra, psicóloga e filósofa) Mediação: Rodrigo Bocardi 15h30 - Painel Futuro: o pensamento flexível Leonard Mlodinow (físico, matemático, escritor e roteirista) Mediação: Dr. Alcides Stumpf e Dr. Nilson May 17h - Encerramento Sessão de autógrafos com Leonard Mlodinow
Negócios
Vem aí o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Promovido pelo Sistema OCB, o evento já está na quinta edição e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre as cooperativas do país. O encontro ocorrerá em Brasília, entre os dias 9 e 11 de outubro. O tema é Negócios sustentáveis em cenários de transformação.
“Esse encontro é de extrema relevância para a economia do país, já que estimula a investigação, com métodos científicos, do universo das nossas quase sete mil cooperativas. Com os resultados de cada trabalho, o movimento cooperativista se fortalece, passa a ser mais conhecido e reconhecido pela sociedade e, assim, contribui para a transformação socioeconômica das cidades onde o cooperativismo já é uma realidade”, explica Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Atualmente, o cooperativismo brasileiro gera trabalho para cerca de 15 mil cooperados e 380 mil empregos diretos.
Pesquisador, participe!
A programação do EBPC é totalmente estruturada no resultado dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa de todo o país, apresentado em forma de painéis ou de pôsteres. E o período de inscrição dos artigos está aberto até o dia 7 de junho.
Cada autor poderá inscrever até três artigos. O material pode ter no máximo cinco escritores. Os autores dos 50 melhores trabalhos virão apresenta-los em Brasília, com todas as despesas custeadas pelo Sescoop. A previsão da comissão organizadora é de que o resultado da seleção seja divulgado no dia 16 de agosto. Neste link estão todas as diretrizes!
Vale destacar que serão considerados válidos os trabalhos que se correlacionem com pelo menos um dos seguintes eixos:
- Identidade e Cenário Jurídico;
- Educação e Aprendizagem;
- Governança, Gestão e Inovação;
- Capital, Finanças e Desempenho;
- Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
Oportunidade dupla
Os interessados em participar do EBPC com um trabalho voltado ao cooperativismo de crédito também poderão se inscrever do Prêmio ABDE-BID 2019 (categoria: “Desenvolvimento e cooperativismo de crédito”). Os dois primeiros colocados terão os artigos publicados em livros e receberão, respectivamente, o prêmio de R$ 8 mil e R$ 4 mil. Um detalhe muito importante: para participar do ABDE-BID (com inscrições até 30 de junho) é necessário também participar do EBPC (com inscrições até 7 de junho). Então, fique ligado para não perder nenhum dos prazos.
Participantes
E se você ainda não é pesquisador, mas tem interesse em participar do EBPC para conhecer o resultado dos trabalhos acadêmicos, inscreva-se também. O encontro receberá inscrições entre os dias 16 de agosto a 19 de setembro. (Clique aqui)
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Personagens da Turma da Mônica falam sobre planejamento financeiro e controle de gastos de uma forma leve e divertida, com o objetivo de ensinar sobre a importância da educação financeira. Com esse foco, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados – lança, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), três desenhos animados (cada episódio tem um minuto e meio) que trazem como tema central questões como: de onde vem o dinheiro, orçamento familiar e a recompensa de quem sabe administrar os gastos.
Os temas dos três desenhos animados têm como base as primeiras revistas em quadrinhos da Turma da Mônica sobre educação financeira, lançadas pelo Sicredi e pela MSP em 2018. Em 2019, outras três edições também serão lançadas pelo Sicredi, que baseou o conteúdo dos materiais no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil.
A iniciativa integra uma série de ações realizadas pela instituição financeira cooperativa durante a Semana Nacional da Educação Financeira, promovida anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que este ano acontece de 20 a 26 de maio.
O presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, ressalta que iniciativas como esta são importantes porque ajudam a mudar hábitos de consumo. “É necessário que as crianças estejam desde cedo familiarizadas com conceitos como poupança, valor do dinheiro e orçamento doméstico. Uma criança que entende as relações de consumo e a importância do hábito de poupar terá mais chances de evitar dívidas no futuro. E nada melhor que falar sobre esse tema com a ajuda de personagens tão queridos dos brasileiros, como os da Turma da Mônica”, analisa.
Para Mauricio de Sousa, o projeto é mais uma forma de a Turma da Mônica colaborar com a discussão de temas importantes para a sociedade. “As soluções para o crescimento do País passam justamente pelas boas informações por intermédio da educação. Crianças e jovens precisam saber desde cedo como resolverem problemas que seus pais já enfrentam e que eles enfrentarão por toda a vida. Os quadrinhos e as animações que desenvolvemos junto ao Sicredi ajudam para que essas informações cheguem corretas e diretas para todos”, afirma.
Os desenhos animados podem ser vistos no canal oficial do Sicredi no YouTube. Além disso, os filmes também serão utilizados em apresentações sobre educação financeira em eventos e oficinas promovidas pelo Sicredi nas comunidades onde atua em todo Brasil.
O Sicredi também lança a quarta edição da revista em quadrinhos especial da Turma da Mônica sobre educação financeira. O material estará disponível nas agências do Sicredi em todo o País. Até agora, foram distribuídas mais de 2,1 milhões de revistas em quadrinhos, impactando milhares de crianças e suas famílias.
Fonte: Sicredi União Metropolitana RS
Negócios
A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) apresentou sua experiência bem-sucedida com o tratamento de compostos orgânicos e produção de biofertilizantes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta quinta-feira, dia 9. A entidade foi representada pelo agrônomo Daniel Büttenbender, cuja palestra focou na história da Ecocitrus em relação à compostagem orgânica e na solução que oferece aos agricultores orgânicos.
O convite surgiu por meio do vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) para a região Centro-Oeste, Rogério Dias. Para ele, a cooperativa é exemplo não só em Montenegro e no Vale do Caí, mas em todo o Brasil, porque completa toda a cadeia de produção de citros, preserva o meio ambiente e beneficia toda a sociedade. “A Ecocitrus é uma referência, porque mostra que uma cooperativa funciona, mostra a agregação de valor da produção de citros e a viabilidade da agricultura familiar. Além disso, há essa solução da compostagem, de encontrar uma alternativa para produzir o adubo que os agricultores precisavam, também mantendo um trabalho social e ambiental que beneficia não somente os cooperados”, destaca Dias.
A cooperativa disponibiliza gratuitamente aos associados e a qualquer agricultor interessado o biofertilizante produzido na Usina de Compostagem. Além de adubo orgânico, também produz biogás, por meio dos resíduos agrossilvopastoris tratados na usina.
Usina de Compostagem supre necessidade de adubação orgânica
A Usina de Compostagem de Resíduos Agroindustriais da Ecocitrus foi construída em 1995, um ano após a fundação da cooperativa, por meio da mobilização dos agricultores, que sentiam falta de adubos orgânicos para aplicação nas lavouras. Após discussões entre os associados, surgiu a ideia de criar uma usina própria, com a intenção de construir algo positivo não somente aos agricultores, mas para toda a região do Vale do Caí.
As primeiras parcerias com empresas da região foram firmadas, solucionando a destinação dos resíduos industriais de muitas delas. As operações da Usina são licenciadas pela Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam).
Em 1997, os associados da Ecocitrus começaram a receber gratuitamente as primeiras cotas de composto orgânico. Nos anos posteriores, a usina também passou a comercializar o excedente de produção para outros públicos.
Sobre a Ecocitrus
A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí foi fundada em novembro de 1994, por meio de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, iniciado com o Projeto PRORENDA e sendo conduzido, no Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a colaboração da GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica). A Ecocitrus é uma cooperativa consolidada no mercado, reconhecida internacionalmente pela produção de citros no modelo agroecológico, e por investir de forma pioneira na produção de biofertilizantes e, a partir de 2012, de biogás a partir do tratamento de resíduos industriais. A produção atual de sucos e óleos essenciais da agroindústria é exportada a países europeus.
A cooperativa também é reconhecida por praticar um modelo de gestão que prima pela construção conjunta e pelo protagonismo dos associados em todas as tomadas de decisão, recebendo visitas técnicas de todo o país para mostrar o modelo inovador que empodera agricultores e gera renda a famílias do Vale do Caí.
Negócios
Pelo segundo ano consecutivo, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG está desenvolvendo o programa Educação Financeira. Em 2019, estão previstas 45 turmas que abrangem os três segmentos: pessoa física, pessoa jurídica e o agronegócio. Ao total, mais de 1.100 associados deverão ser contemplados com os cursos até o final do ano.
O programa desenvolvido pela Cooperativa tem parceria com a UCEFF de Itapiranga-SC e URI, câmpus Frederico Westphalen. Estas instituições colaboraram com a elaboração e aplicação dos conteúdos diretamente com as turmas.
Para o associado de Cerro Grande, Dirceu Beluckzik, o curso é uma grande oportunidade para aprimorar os conhecimentos. “O Sicredi está de parabéns por essa iniciativa. Já na primeira aula, tive uma noção do que posso melhorar na minha empresa”.
Em 2018, mais de 750 associados foram beneficiados com o curso que visa orientar os participantes de como gerir a vida financeira de forma prática e disciplinada, seja empresarial ou pessoal.
Além dos cursos, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG também está desenvolvendo oficinas para atender estes públicos e os jovens. Os interessados em participar das formações podem dirigir-se a uma agência Sicredi.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Negócios
A 4ª edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB, conta com a participação de 23 cooperativas gaúchas distribuídas em cinco ramos: 13 do ramo saúde, 5 do agropecuário, 3 do crédito, uma do educacional e uma do transporte. As inscrições terminaram no dia 30 de abril, totalizando 14 participantes no nível “Primeiros Passos”, quatro no nível “Compromisso com a Excelência” e cinco no nível “Rumo à Excelência”. As vencedoras serão reconhecidas em uma cerimônia de premiação, a ser realizada em outubro, em Brasília/DF.
Programada para acontecer a cada dois anos – em revezamento com a edição “Melhores do Ano” –, a premiação tem por objetivo reconhecer as cooperativas de maior destaque no aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo. Diferente do Prêmio “Melhores do Ano”, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão tem como base a análise do desempenho que as cooperativas alcançaram no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
As vencedoras receberão benefícios como o selo de reconhecimento em Governança e Gestão e a participação em missões técnicas e no Workshop de Boas Práticas. Além disso, as iniciativas em destaque podem vir a compor o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança do Sistema OCB.
Em 2019, além das singulares, as centrais e federações também puderam se inscrever. Outro destaque é o Diagnóstico da Governança que ficou mais robusto e completo. Novidade também foi a criação de duas novas categorias: cooperativas reguladas pelo Banco Central e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e a segunda, de cooperativas não reguladas pelos dois órgãos.
Vale ressaltar que, ao participarem do prêmio, as cooperativas não concorrem entre si, já que todas as que alcançarem a pontuação definida pelo júri serão reconhecidas, considerando sua categoria e nível de maturidade. Já o “Destaque Governança Cooperativista” será representado por uma única cooperativa entre todas as reconhecidas.
Para conhecer todos os detalhes da premiação clique aqui.
Negócios