
Mulheres impulsionam inovação e futuro do cooperativismo
- Artigo Secundário 2
Bate-papo com Martha Gabriel destacou liderança feminina durante a programação da Casa do Cooperativismo, na Expointer.
Dando continuidade às ações na Casa do Cooperativismo na Expointer, o Sistema Ocergs promoveu nesta quarta-feira (3), o bate-papo “O Futuro é Coop”, com a futurista e escritora Martha Gabriel. O evento reuniu lideranças, especialistas e cooperativistas para discutir inovação, tecnologia, sustentabilidade, protagonismo feminino e o futuro do setor.
Martha ressaltou que o mundo vive transformações aceleradas, que exigem cooperação e visão de futuro. “Ninguém cria futuro sozinho. Quanto mais complexo é o mundo, mais precisamos cooperar. Por isso, futurismo e cooperativismo andam juntos”, destacou. “O DNA adaptável do cooperativismo é o que o torna capaz de responder às tendências de negócios do futuro. O futuro não espera e não perdoa a falta de preparo. Que iniciativas como essa do Sistema Ocergs sejam expandidas para todo o Brasil, fortalecendo a colaboração e os resultados sustentáveis”, reforçou a palestrante.
Liderança feminina em destaque
O painel foi organizado pelo Comitê Elas pelo Coop RS, conduzido por uma equipe de 12 mulheres do Sistema Ocergs. A supervisora de Conteúdo, Rafaeli Minuzzi, responsável pelo Comitê, destacou que o grupo já colhe resultados significativos após um ano de atuação, com implantação de comitês, definição de pautas estratégicas e mulheres ocupando novos espaços de liderança. “Nosso propósito é estimular e disseminar o protagonismo feminino por meio de capacitação e integração. Este encontro reforça nossos objetivos e o impacto positivo da presença feminina”, destacou.
Na abertura, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, reforçou a importância da diversidade. “Em um momento importante como o Ano Internacional das Cooperativas, é inspirador ver iniciativas que valorizam o protagonismo feminino. O cooperativismo precisa das mulheres, pois essa diversidade faz parte da nossa essência”, afirmou.
Inspiração para cooperação
Para conectar com a narrativa abordada por Martha durante o encontro, ao final do bate-papo foram apresentadas iniciativas lideradas por mulheres que demonstram, na prática, a força do cooperativismo aliado à ESG. Na Cooperconcórdia, o programa “Multiplicadores Lixo Zero” tem como foco a educação socioambiental por meio de palestras sobre temas como conceituação lixo zero e gestão de resíduos, economia circular e criativa, logística reversa e cooperativismo, métodos de compostagem, análises gravimétricas, mudanças climáticas e oficinas de compostagem e campanhas sociais voluntárias em prol de entidades locais de cada município atendido. Como resultados do projeto, a cooperativa alcançou mais de 30 mil kWh de energia economizados, a preservação de 111 árvores, redução de 4.587 litros de petróleo e 23,32 toneladas de CO₂ não emitidas, além da economia de mais de 200 mil litros de água.
No case apresentado pelo Sicredi Região da Produção, o programa “Elas Empreendem – transformando ideias em negócios” tem como propósito incentivar o empreendedorismo para que mulheres tenham segurança e confiança na abertura de seus negócios. Com apoio do Fundo Social do Sescoop/RS, o projeto já registrou novos negócios, aumento de faturamento das empresas, crescimento na renda das participantes, novos postos de trabalho criados e possibilidades de abertura de crédito e outras soluções financeiras.
Por fim, a cooperativa Cotripal apresentou o “Conexão Cotripal Associados”, que tem como pilares comunicação, cooperação, mobilização e integração, e objetiva chegar cada vez mais próximo do associado. Nesse contexto, o desafio da iniciativa é instigar ações que contem com a participação dos associados e não apenas sejam direcionadas para eles. Até o momento, 24% dos associados fazem parte do projeto, contribuindo com informações que representam as dificuldades e oportunidades do setor para dentro da cooperativa.
Iniciativas como esta demonstram como a presença feminina fortalece o cooperativismo e gera resultados sustentáveis alinhados aos princípios ESG e do seu impacto positivo na sociedade.
Notícias