
Cooperativismo gaúcho entrega manifesto à bancada federal
- Artigo Inferior 2
Propostas apresentadas na Agenda Institucional do Cooperativismo Gaúcho buscam ampliar a competitividade e a representatividade do setor.
O Sistema Ocergs reuniu a bancada de parlamentares gaúchos, nesta terça-feira (07/10), em Brasília, para o lançamento do Manifesto do Cooperativismo do Rio Grande do Sul. O documento é parte da Agenda Institucional do Cooperativismo Gaúcho e apresenta propostas estratégicas para o desenvolvimento do setor, com foco nas eleições de 2026.
A agenda é fruto das contribuições dos 7 ramos do cooperativismo, consolidadas a partir do Programa de Educação Política promovido pelo Sistema Ocergs, que já capacitou 84 representantes de cooperativas em todo o Estado. A iniciativa busca aproximar o setor cooperativista do Congresso Nacional, oferecendo às lideranças políticas uma visão qualificada dos desafios e oportunidades do cooperativismo.
Reconhecimento à força do cooperativismo
Durante o jantar de lançamento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destacou a importância política do manifesto: “Mesmo diante de secas e enchentes recentes, o setor segue crescendo acima da média do Estado. Esse desempenho mostra a relevância do cooperativismo e reforça nossa intenção de intensificar o diálogo com a classe política, valorizando os parlamentares que defendem o setor”.
A superintendente da OCB, Tânia Zanella, também elogiou a iniciativa gaúcha. “Nunca foi tão importante termos setores organizados em nosso país. O programa de educação política do Sistema Ocergs é exemplo para outros estados e precisa ser permanente, aproximando ainda mais a base dos parlamentares”, afirmou.
Relevância econômica e social
Com 372 cooperativas, o cooperativismo do Rio Grande do Sul reúne 4,2 milhões de associados e emprega 78,5 mil pessoas. O setor representa aproximadamente 14% do PIB estadual, atuando em diversas áreas como agropecuária, crédito, saúde, infraestrutura, transporte, trabalho, produção de bens e serviços, e educação, conforme dados do Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2025.
Presença expressiva em Brasília
Estiveram presentes no encontro conselheiros do Sistema Ocergs, representantes de cooperativas e parlamentares federais gaúchos, entre eles Afonso Motta, Alceu Moreira, Bibo Nunes, Bohn Gass, Franciane Bayer, Giovani Cherini, Heitor Schuch, Lucas Redecker, Luiz Carlos Busato, Luís Carlos Heinze, Márcio Biolchi, Osmar Terra, Pedro Westphalen, Pompeo de Mattos, Zucco e Marcel van Hattem.
Acesse o Manifesto do Cooperativismo Gaúcho.
Representação