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Sistema OCB lança Anuário do Cooperativismo Brasileiro

Sistema OCB lança Anuário do Cooperativismo Brasileiro

Criatividade e inovação são palavras-chave quando olhamos as estratégias adotadas pelas cooperativas, ano após ano. E são os números que mostram isso. Lançado nessa quarta-feira (16/12), o Anuário do Cooperativismo Brasileiro – 2020 apresenta os resultados das cooperativas do País, tendo como referência o ano de 2019.

“A divulgação deste estudo tem o objetivo de dar visibilidade à força e relevância socioeconômica do cooperativismo, disponibilizando para as cooperativas, imprensa, academia e organismos públicos dados e informações sobre o nosso movimento, permitindo projetar estratégias para o fortalecimento do setor. E o sucesso de mais essa conquista tem que ser compartilhado com as nossas unidades estaduais e cooperativas que não mediram esforços para atender às nossas solicitações de informações”, reconhece o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Confira os principais destaques do documento:

COOPERATIVAS

Mesmo diante dos novos desafios impostos pela atualidade, o cooperativismo continua sendo essencial para o desenvolvimento e crescimento do Brasil. Todos os dias, nossas cooperativas reforçam a relevância do nosso modelo de negócios transformando a realidade de milhares de brasileiros. Em 2019, isso não poderia ser diferente: presentes em todos os estados e atuando nos sete ramos, somos 5.314 cooperativas com registro ativo na OCB, promovendo mudança e evolução para sociedade.

COOPERADOS

O cooperativismo é um modelo de negócios que, cada vez mais, atende aos anseios de quem deseja um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Tanto é que em 2019, o número de cooperados saltou de 14,6 milhões para 15,5 milhões, mesmo considerando apenas as cooperativas com registro ativo na OCB. Desse total, 62% são homens e, 38%, mulheres.

EMPREGOS

Outro indicador que enche o cooperativismo de orgulho é a empregabilidade. O número de empregos formais, gerados pelas cooperativas também cresceu. Saltou de 425,3 mil, em 2018, para 427.576 no ano passado.

NÚMEROS POR RAMOS

Confira na tabela os números de cada um dos sete ramos do cooperativismo:

RamoCooperativas   CooperadosEmpregados
Agropecuário1.223992.111207.201
Consumo2632.025.54514.841
Crédito82710.786.31771.740
Infraestrutura2651.138.7867.315
Saúde783275.915108.189
Trabalho, Produção de Bens e Serviços860221.1349.759
Transporte1.09399.5688.531

CRESCENDO NA CRISE

O cooperativismo surgiu como modelo de enfrentamento a momentos adversos. Foi a partir de crises que o movimento cooperativista enxergou sua força e importância. Por meio de uma gestão democrática e constante adaptação dos processos internos, o cooperativismo é capaz de crescer e agregar desenvolvimento à economia brasileira.

Em 2019, o ativo total do nosso movimento alcançou a marca de R$ 494 bilhões, com um patrimônio líquido de R$ 126 bilhões. Essa tendência de crescimento é refletida no dia a dia de milhares de pessoas do País: nesse mesmo período nossas cooperativas investiram R$ 26 bilhões em tributos (41% do total) e despesas com pessoal (59%).

EXPORTAÇÃO

Em 2019, 137 cooperativas brasileiras, de ramos variados, exportaram ou importaram produtos de forma direta. Cientes das oportunidades que o mundo guarda, cada vez mais cooperativas brasileiras se internacionalizam, seja para fornecer seus produtos a consumidores estrangeiros, seja para comprar mercadorias necessárias para seus negócios. Veja como:

- 19 estados brasileiros contam com coops internacionalizadas (elas estão presentes em 94 municípios);

- Os estados que mais exportaram em 2019 foram: Mato Grosso, com 25%, Rio Grande do Sul (21%), Minas Gerais (16%), São Paulo (14%) e Paraná (13%);

- Vale destacar que o cooperativismo foi responsável por 100% das exportações de 10 cidades brasileiras.

BAIXE AQUI

Veja no vídeo destaques desse novo anuário: https://youtu.be/kdfb0f8AMDw.

E confira também a publicação completa e totalmente digital, aqui: http://in.coop.br/anuario.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Intercooperação desperta potencial inovador das cooperativas

Em todo o Brasil, o cooperativismo emprega aproximadamente 425 mil pessoas e oferece seus serviços a cerca de 14,6 milhões de associados, conforme o anuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Por meio da intercooperação, em que cooperativas de diversos ramos (Agropecuário, Crédito, Saúde, entre outros) se unem para desenvolver negócios, inovação e fomentar soluções criativas para seus clientes, o setor movimenta R$ 351 bilhões por ano no País.

“Em função dos seus princípios, as cooperativas possuem uma certa vantagem frente a outros ambientes empresariais, potencializando as ações que já existem com base na colaboração”, analisa o coordenador do Programa de Inovação para o Cooperativismo do ISAE Escola de Negócios, Thiago Martins Diogo. “Quando pessoas engajadas em pensar e agir diferente se unem, isso facilita a condução de processos de inovação e de criatividade coletiva, permitindo a testagem de ideias e a ampliação de possibilidades com base em oportunidade de inovação”, afirma. 

Embora o ambiente seja propício à inovação, ainda é preciso superar alguns desafios dentro das próprias cooperativas. Diogo lembra que muitas empresas focam no investimento em tecnologia, mas não estabelecem processos voltados à inovação. “Esses processos devem ser sistêmicos e, neste sentido, nós temos atuado junto às lideranças e colaboradores das cooperativas para contribuir com o conhecimento e as ações para o estabelecimento desta cultura. Muitas vezes, é preciso resgatar o conceito de inovação e desmistificá-la antes de passar para a prática”, explica. 

O professor de Criatividade e Inovação do ISAE, Rodrigo de Barros, coloca o conservadorismo como uma das barreiras a serem derrubadas. “Pitadas de conservadorismo sustentam a identidade e a essência do cooperativismo, o que acaba por limitar as oportunidades em inovação. É preciso quebrar essa resistência, especialmente porque elas surgem de ambientes externos ou de pessoas mais novas dentro da cooperativa, que tentam justamente provocar as mudanças”, afirma.

Fomentar um ambiente favorável

Embora esteja na essência do negócio, é preciso estabelecer processos e um ambiente favorável à cooperação voltada à inovação. “O discurso clássico da inovação é de que há necessidade de mais competitividade. É diferente inovar por necessidade e ter um DNA voltado para isso. Esse excesso de cobrança limita a criatividade, até mesmo por questões fisiológicas”, diz Barros, citando a produção de hormônios, como o cortisol, que inibem o surgimento de novas ideias.

Nesse contexto, uma palavra ganha importância fundamental: a experiência. Segundo os especialistas, é preciso estabelecer um ambiente favorável à experimentação. "É preciso falhar rápido e barato para aprender mais rápido ainda. Para tal, as falhas não podem ser vistas como displicência, mas como fatores impulsionadores para encontrar novas maneiras de fazer”, avalia Diogo. “Há cinco habilidades que diferenciam os profissionais inovadores dos profissionais comuns e elas podem ser desenvolvidas para que a inovação faça parte do modelo mental dos colaboradores das cooperativas: experimentar, observar, associar, questionar e ampliar a rede de contatos”, complementa ele.

Fonte: EasyCoop

Sicoob é premiado por aplicativo de reconhecimento facial

Sicoob é premiado por aplicativo de reconhecimento facial

Sempre em busca de inovação e utilizando tecnologias avançadas para gerar maior conforto aos seus cooperados e aprimorar a experiência na utilização dos produtos e serviços disponíveis, o Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - foi o grande vencedor do Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital 2020, na categoria Customer Experience / User Experience, com o case "Reconhecimento Facial no App Sicoob". No total, concorreram à premiação, realizada pela Cantarino Brasileiro, mais de 400 projetos, de um total de 67 instituições.

Até o início da pandemia, por questões de segurança adotadas também por muitas instituições financeiras, era necessário que o cooperado comparecesse presencialmente à sua cooperativa ou utilizasse um terminal de autoatendimento eletrônico (ATM) para efetivar liberação do primeiro dispositivo a ser utilizado, cadastramento das senhas de acesso, efetivação aos canais digitais e geração do código para identificação positiva no ATM.

Diante do cenário mundial de isolamento social, provocado pela pandemia, tornou-se primordial disponibilizar ao cooperado uma possibilidade de iniciar o uso dos canais digitais ou mesmo cadastrar novas senhas e liberar dispositivos sem a necessidade de se dirigir presencialmente a uma cooperativa.

Sendo assim, o Sicoob elaborou novo fluxo por meio do aplicativo disponível nas lojas virtuais, em que o próprio cooperado realiza o cadastramento da sua senha de acesso aos canais digitais, liberação do dispositivo celular e senha de efetivação de transações financeiras.

O novo fluxo permite a identificação do cooperado por meio de dados cadastrais, token de segurança como segundo fator de autenticação (SMS para o celular cadastrado previamente) e reconhecimento facial por meio de uma selfie, utilizando recursos de Inteligência Artificial (IA). O Sicoob foi pioneiro no desenvolvimento dessa tecnologia que, já em abril de 2020, estava em pleno funcionamento no App.

De acordo com Antonio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) - conjunto das instituições de âmbito nacional do Sistema -, a ferramenta foi pensada para mitigar os impactos da pandemia entre os cooperados. "Além de aprimorar a experiência dos nossos cooperados para acesso aos produtos e serviços disponibilizados por meio dos canais digitais, fortalecemos a segurança desse processo utilizando múltiplos mecanismos de validação", explicou o executivo.

Para atingir esse objetivo, foi necessário desenvolver uma solução capaz de ser simples, segura e abranger a maior quantidade possível de cooperados. E mais: agilidade e rapidez nesse processo foram fundamentais, afinal, os funcionários das cooperativas estavam atendendo ao público de forma remota.

Como resultado, destaca Vilaça, foram mais de 2 milhões de dispositivos liberados até o momento e essas transações eliminadas do contexto operacional das cooperativas. "Os funcionários voltaram a focar em negócios e os cooperados passaram a contar com a facilidade de realizar a ‘habilitação digital’ totalmente pelo aplicativo, a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, sem a dependência de ir até a cooperativa ou a um ATM", completou.

O Sistema conta, hoje, com mais de 5 milhões de cooperados que têm na palma das mãos uma solução completa de gestão financeira e que permite a contratação de produtos e serviços com condições justas, o que está alinhado ao princípio de inclusão e justiça financeiras, além da promoção de prosperidade nas comunidades em que o Sicoob está inserido.

Fonte: Centro Cooperativo Sicoob – Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Ocergs convoca para Assembleia Geral Extraordinária

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

MODALIDADE DIGITAL

OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se na modalidade digital , no dia 10 de Dezembro de 2020 , tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 9h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 10h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 11h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Deliberação a respeito da validade e da vinculatividade da tabela de contribuição sindical definida pela Confederação Nacional das Cooperativas para o ano de 2021, para posterior publicação, e pagamento optativo dessa pelos integrantes da categoria econômica;

2) Deliberação quanto à validação e vinculatividade da contribuição confederativa 2021 definida em tabela pela Confederação Nacional das Cooperativas, para posterior publicação, para a manutenção da estrutura sindical-confederativa de representação para todos os integrantes da categoria econômica, na forma da Resolução CNCOOP 001/2018, a ser quitada até 31 de janeiro de 2021.

Notas:

  1. A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/age2020
  2. Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 20 de novembro 2020, é de 406 (quatrocentos e seis) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.

Porto Alegre, 25 de novembro de 2020.

Unicred Porto Alegre inaugura agência Premium no Medplex Eixo Norte

Unicred Porto Alegre inaugura agência Premium no Medplex Eixo Norte

A Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa para profissionais da área da Saúde – inaugura, na próxima terça-feira, 08/12, sua nova agência conceito Premium localizada no nível térreo do Medplex Eixo Norte (av. Assis Brasil, 2827, loja 004, no bairro Passo d'Areia), considerado um dos mais modernos complexos de serviços em Saúde do País.

 A Agência ​Assis Brasil, que já abre suas portas com mais de mil associados entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, está localizada de modo estratégico para atendimento de seu público na região Norte da Capital, área que abrange o Hospital Conceição, Hospital Cristo Redentor, Hospital da Criança Conceição, Instituto da Criança com Diabetes - ICD, Banco de Olhos, Urgetrauma e demais clínicas, consultórios e empresas.

 Segundo o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, a Agência Assis Brasil, além de ter localização privilegiada, onde se encontram renomados profissionais em suas respectivas áreas de atuação na Saúde, apresenta outros diferenciais competitivos.  "As amplas e modernas instalações da nossa agência estão totalmente em acordo com o cenário de inovação e de transformação digital deste momento que vivemos", ressalta o doutor Boeira.

A gerente Jocelaine Beatriz Gnoatto explica que todos os detalhes foram cuidadosamente planejados. "Nossas instalações contam com salas para atendimento personalizado e assessoria financeira aos cooperados que não abrem mão de um atendimento premium", diz ela. "A agência preparou dois espaços com moderna e aconchegante estrutura para café, que estarão disponíveis para os momentos de pausa dos profissionais da Saúde que transitam entre os hospitais próximos e também para os cooperados que visitam a agência em busca de atendimento. Enfim, são espaços totalmente diferentes dos conceitos tradicionais que conhecemos", enfatiza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Porto Alegre

Coops são selecionadas para programa Agro 4.0

Três cooperativas foram selecionadas no edital do programa Agro 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio da OCB. São elas: Cocamar, Lar Cooperativa Agropecuária e Industrial e a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. Os projetos das coops fazem parte de uma lista com 14 ideias que envolvem a adoção e difusão de tecnologias 4.0 que vão receber um investimento total de R$ 4,8 milhões. Ao todo, 100 propostas foram inscritas.

O objetivo do programa é promover, por meio dessas tecnologias, o aumento de eficiência e de produtividade, e redução de custos no agronegócio brasileiro. Os projetos selecionados têm, agora, um prazo de sete meses para a execução e outros 12 meses para o monitoramento dos resultados.

CONFIRA AS COOPS SELECIONADAS

Categoria Processamento

  • Cocamar + parcerias

Projeto: implantação de solução, incluindo equipamento que classifica diversos tipos de grãos automaticamente e torna o processo de classificação mais ágil e transparente para todos os envolvidos na cadeia de comercialização de grãos.

Categoria Produção e Colheita

  • Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial + parcerias

Projeto: Implantação de uma plataforma/aplicativo que permita quantificar o nível tecnológico e grau de informação dos produtores rurais em uma escala nacional, ao mesmo tempo que indique caminhos sólidos para adoção de tecnologias 4.0, respeitando a curva de aprendizagem e aumentando a eficiência da adoção destas tecnologias.

  • Lar Cooperativa + parcerias

Projeto: Aviot: Avicultura Conectada, Inteligente e Otimizada (implantação de solução para monitoramento constante da produção e aplicação de técnicas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para que se obtenha os melhores parâmetros para produção de aves de corte e que deverão proporcionar melhorias constantes na qualidade e rentabilidade do produtor e da cooperativa, com identificação de correlação de eventuais doenças nas aves-ambiência-homegeneidade de peso e qualidade).

OPORTUNIDADE

Para a OCB, que participou da discussão do edital desde o início, essa é uma oportunidade singular para que as coops que querem trabalhar com adoção e difusão de tecnologias no agronegócio encontre os meios para isso. Vale destacar que a OCB faz parte do conselho superior da Câmara Agro 4.0, no âmbito do governo federal.

DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIA

O programa é executado pela ABDI e pelos Ministérios da Agricultura (MAPA), da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, o programa Agro 4.0 irá possibilitar e gerar uma maior disseminação de tecnologias digitais no agronegócio, com foco em aumento de eficiência, produtividade e redução de custos junto a produtores e indústrias.

Fonte: Sistema OCB

Vinícola Aurora lança nova fase do game Aurora Aventuras

Vinícola Aurora lança nova fase do game Aurora Aventuras

A Coopertiva Vinícola Aurora acaba de lançar mais uma fase do game Aurora Aventuras, que estimula o consumo de suco de uva integral, atraindo o jogador para as características saudáveis e nutritivas do produto que ganha cada vez mais adeptos no País. O jogo em 3D foi desenvolvido pela empresa Napalm Studio e está disponível para mobile, nas versões Android e iOS. Desde seu lançamento, em 2014, mais de 35 mil downloads foram feitos.

Junto com a criação da fase “Fantasia”, foi desenvolvida a atualização do projeto para a tecnologia Unity 2020, Blender 2.9, melhorando sua performance em 50%. O game também apresenta novas texturas para versões com menor tamanho e melhor qualidade visual, está mais realista e com comandos de controle mais ágeis. Ainda entre os aperfeiçoamentos, foi implementado uma nova inteligência artificial para inimigos, possibilitando que eles aprendam com o jogador e, consequentemente, deixando ainda melhor a jogabilidade. Foram feitas, ainda, alterações para evitar problemas de importação em futuras atualizações.

Aurora Aventuras leva o consumidor ao mundo mágico do suco de uva. Para estimular o participante a chegar ao final do jogo, são distribuídas garrafas da bebida pelo caminho. A cada produto conquistado, o jogador ganha uma vida, fazendo uma alusão direta à relação do consumo do suco de uva integral com os benefícios para a saúde.

Cheio de aventura e ação, o game desafia os jogadores de todas as idades, em cinco mundos: Samurai, Nave Espacial, Piratas Pirados, Eco e a mais nova fase, Fantasia. A moeda do jogo é a Uvalin e o objetivo dos participantes é acumular o máximo possível até o final da competição. Na conclusão de cada um dos cinco níveis, o jogador é posto à prova para passar para o outro mundo, enfrentando chefões com superpoderes. As batalhas exigem força - que o suco de uva é capaz de proporcionar -, coordenação e inteligência.

Saboroso e altamente nutritivo, o suco de uva integral é importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas. A bebida é rica em resveratrol e polifenóis, responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano, além de possuir altas concentrações de vitaminas

“Não é por acaso que a uva é considerada a ‘superfruta da saúde’. Seus inúmeros benefícios já foram comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo. O suco de uva integral, aliado a uma dieta balanceada e a uma vida saudável, literalmente, prolonga a vida humana e o jogo foi desenvolvido para fazer uma analogia direta com isso”, contextualiza o gerente de marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valério, sobre a estratégia inovadora no setor vitivinícola brasileiro.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Iniciada pesquisa do diagnóstico de inovação

Iniciada pesquisa do diagnóstico de inovação

Inovar é mais do que uma necessidade para o futuro. É uma realidade do agora. Pensando nisso, o Sistema OCB iniciou nesta semana uma pesquisa para conhecer melhor o cenário de inovação entre as cooperativas do país, identificar os principais desafios e sinalizar oportunidades para nortear as estratégias de fomento à cultura da inovação.

Para isso, um questionário foi cuidadosamente preparado para que as respostas sejam utilizadas na elaboração de um diagnóstico. Assim, as coops, com apoio das Unidades Estaduais, podem responder às perguntas até o dia 22 de janeiro do ano que vem.

A Checon, empresa especializada e com experiência em atuação no cooperativismo, foi contratada pelo Sistema OCB para conduzir esta pesquisa, que será realizada no formato on-line, clicando aqui.

APOIO ESSENCIAL

“Esse é um processo muito importante para a definição das nossas próximas ações. Vimos que, mais do que nunca, a inovação é um ingrediente essencial da sustentabilidade das empresas que se destacam dentro e fora do país. Por isso, conhecer a nossa realidade é fundamental para melhorar essa cultura e, para tanto, nós contamos muito com a mobilização feita pelas unidades estaduais, estimulando as cooperativas a participarem da pesquisa”, explica o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. De acordo com o superintendente, as cooperativas não serão identificadas no questionário que leva cerca de cinco minutos para ser completado.

DÚVIDAS

As cooperativas que tiveram dúvidas podem entrar em contato com Samara Araujo, coordenadora do Núcleo de Informações e Mercados do Sistema OCB, por meio do email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: Sistema OCB

Inscrições abertas para Webinar sobre Assembleias Digitais

Inscrições abertas para Webinar sobre Assembleias Digitais

O Sistema Ocergs, promove, no dia 2 de dezembro, a partir das 9h, o Webinar de Formalidades e Registros das Assembleias Digitais. O evento acontece online, através da Plataforma Microsoft Teams.

As inscrições podem ser realizadas através do link https://bit.ly/2IIGlVl até o dia 30 de novembro. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o participante receberá o link de acesso ao evento através do e-mail cadastrado.

O evento terá como painelistas o diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), Mário De Conto e o diretor do departamento de assessoria técnica da Junta Comercial do RS (Jucis RS), Cristiano Neves.

O evento tem como objetivo promover a orientação para as cooperativas dos procedimentos e formalidades dos arquivamentos dos atos societários, buscando a segurança jurídica, especialmente das assembleias digitais, recorrente da Lei 14030/20 e IN 81 DREI.

Sescoop/RS divulga processo seletivo para atuação na área de Biblioteconomia

Sescoop/RS divulga processo seletivo para atuação na área de Biblioteconomia

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) informa que as inscrições para o cargo de analista técnico na área de Biblioteconomia estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (16/11) até o dia 30/11/2020.

O processo seletivo n° 001/2020 destina-se ao provimento da vaga existente e formação de cadastro reserva. As atividades serão desenvolvidas junto à Biblioteca da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP, localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre/RS, no período vespertino/noturno.

Clique aqui e acesse o Edital 001/2020 do Processo Seletivo Simplificado!

Escoop promove evento do Dia da Consciência Negra

Escoop promove evento do Dia da Consciência Negra

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop promove na próxima sexta-feira (20/11), às 19h, pela plataforma Zoom, a oitava edição do Dia da Consciência negra. O evento já é tradicional no calendário acadêmico da instituição de ensino superior e este ano tem como tema: "Preconceito de cor: estereótipos irracionais e suas mazelas sociais".

Painelistas

Eliete Costa: Advogada, servidora pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, especializada em Direito Administrativo e Gestão Pública e integrante do coletivo Resistência Negra.

Sandro Sampaio: Músico, produtor e compositor. Ativista cultural arte educador, trabalha com ONGs, escolas e entidades em geral.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra visa remeter à resistência do negro e da negra contra a escravidão, o racismo e quaisquer formas de discriminação contra a população negra. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional através da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

O QUÊ: Dia da Consciência Negra

QUANDO: 20/11, às 19h

ONDE: Plataforma Zoom

INSCRIÇÕES: https://bit.ly/38ElM7q

Conselho Estadual do Cooperativismo é divulgado

Conselho Estadual do Cooperativismo é divulgado

Na tarde dessa quinta-feira (29/10), o 19° Seminário Gaúcho do Cooperativismo marcou a posse dos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop),  composto por representantes de dez secretarias estaduais, da Ocergs e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RS (Unicafes/RS). A divulgação no Diário Oficial da União e o anúncio durante a solenidade do evento contou com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, e do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Perius.

Sobre o Cecoop

O Cecoop foi instituído na Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, sob a Lei 11.995, de 30 de outubro 2003, e alterada pela Lei 14.482, de 28 de janeiro de 2014, e tem como atribuições coordenar as políticas de apoio ao cooperativismo, acompanhar a elaboração da proposta orçamentária do Estado para o cooperativismo e celebrar convênios com organismos públicos ou entidades privadas para a execução de projetos de apoio ao desenvolvimento do sistema cooperativista.

Composição

Confira a nova composição do Cecoop:

I – Orgão Público 

a) Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: 

 Nome Membro 
Designa Luis Antônio Franciscatto Covatti  Flávio José Smaniotto Titular
Suplente 

b) Secretaria da Fazenda: 

 Nome Membro 
Designa Fernando Maccari Lara
Marcos Antônio Bosio 
Titular
Suplente 

c) Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia: 

 Nome Membro 
Designa Everaldo Daronco
Luciane Lewis Xerxenevsky 
Titular
Suplente 

d) Secretaria de Trabalho e Assistência Social: 

 Nome Membro 
Designa Jorge Luís Ribeiro Imperatore 
Cleomar Leal da Silva 
Titular
Suplente 

e) Secretaria de Obras e Habitação: 

 Nome Membro 
Designa Italo Dalpiás Silva  
Tatiana Pacheco Fraga 
Titular  
Suplente 

f) Secretaria da Saúde: 

 Nome Membro 
Designa Andreia Gnoatto  
Bianca Crauss Bolsson 
Titular
Suplente 

g) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: 

 Nome Membro 
Designa Érbio Assis Webster Andretto 
Marcelo Zepka Baumgarten 
Titular  
Suplente 

h) Secretaria de Logística e Transportes: 

 Nome Membro 
Designa Larissa Rohl Carvalho Carreño
Gilso de Almeida Nunes 
Titular  
Suplente 

i) Secretaria da Educação: 

 Nome Membro 
Designa Sonia Lopes dos Santos 
Francisco Carlos Soares dos Santos 
Titular 
Suplente 

j) Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura: 

 Nome Membro 
Designa Joana Braun Bassi  
Vanessa Nataline Tomazeli 
Titular 
Suplente 

II – Sociedade Civil organizada: 

a)  Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – Sistema Ocergs: 

 Ramo    Nome  Membro 
Agropecuário Reconduz
Designa 
Paulo Cézar Vieira Pires   
Darci Pedro Hartmann 
Titular   
Suplente 
Crédito Designa Fernando Dall' Agnese   
Márcio Port 
Titular   
Suplente   
Educacional           Reconduz
Designa 
Valdir Bernardo Feller    
Fátima Hallal 
Titular
Suplente      
Habitacional   Designa  Antonio Johann  
Juarez da Rosa Cândido 
Titular 
Suplente 
Infraestrutura   Designa   Erineo Hennemann
Jânio Vital Stefanello   
Titular
Suplente
Saúde  Reconduz Irno Augusto Pretto Alcides Mandelli Stumpf Titular
Suplente 
Trabalho Reconduz 

Designa 
Margaret Garcia da Cunha  
Imanjara Alexandra Marques de Paula 
Titular

Suplente 
Transporte Designa 
Reconduz
Roberto Brezolin 
Adelar Steffler  
Titular
Suplente 
Demais ramos não representados (Consumo, Especial/Social, Mineral, Produção, e Turismo e Lazer). Reconduz Vergilio Frederico Perius Norberto Tomasini Titular
Suplente 

b) União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul – Unicafes/RS: 

 Nome Membros 
Reconduz 
Designa 
Gervásio Plucinski  
Orildo Germano Belegante  
Titular  
Suplente  
Piá assina parceria com SIG Combibloc

Piá assina parceria com SIG Combibloc

A Piá assinou, no dia 21 de outubro, um importante contrato de parceria com a empresa de soluções em envase SIG Combibloc. A empresa vai instalar na fábrica localizada em Nova Petrópolis um equipamento responsável pelo envase de produtos em embalagens de tamanho pequeno.

Com volumes que variam de 150 ml até 350 ml, será possível envasar produtos com diversas viscosidades  e com pedaços. “O maquinário possui uma tecnologia espetacular, que traz inovação e vai conferir um diferencial à marca”, destaca o diretor-presidente da SIG Combibloc para as Américas, Ricardo Lança Rodriguez.  

De acordo com o executivo, a Piá terá uma das linhas mais flexíveis que a empresa de origem alemã possui hoje no mundo. “Ela permite uma diversidade de tamanhos e volume e todos em pequenos formatos”, explica. 

Com a nova solução, a Cooperativa terá capacidade para atender categorias de públicos que, atualmente, não atinge, como o gastronômico. “Com o contrato celebrado, poderemos introduzir produtos de valor agregado ao mix atual, como, por exemplo, creme de leite, leite condensado e uma versão menor do nosso achocolatado premium, o Chocolateria”, explica o presidente da Piá, Jeferson Smanioto.  

Segundo ele, o novo equipamento vai suprir uma necessidade já existente da marca, de se posicionar no mercado com embalagens cartonadas em tamanhos pequenos. “Essa versatilidade vai possibilitar com que ampliemos nossa atuação, alcançando novos clientes com produtos que já possuem uma excelente aceitação no mercado”, avalia.  

A expectativa é que a nova linha de envase esteja 100% instalada até março de 2021. “Nossa meta é estar com os produtos nas novas embalagens já consolidadas no mercado em abril”, projeta Smaniotto. “Isso também vai possibilitar que a Cooperativa remunere melhor a matéria-prima do associado produtor de leite”, complementa.

O diretor-presidente da SIG destaca, ainda, que a parceria entre a empresa e a Piá é antiga, desde 2007. “Durante essa trajetória, estamos construindo juntos uma bela história de crescimento e posicionamento. Há confiança, qualidade e excelência. Isso está em todas as etapas do processo, e passa com certeza pelo envase até a entrega do produto final ao consumidor”, finaliza Rodriguez.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Piá Alimentos

Webinar de Auditoria Interna da Região Sul está com inscrições abertas

Webinar de Auditoria Interna da Região Sul está com inscrições abertas

O Sistema Ocergs, juntamente com o Sistema Ocepar e Ocesc-Sescoop/SC promove, no dia 4/11, a partir das 15h, o Webinar de Auditoria Interna da Região Sul. O tema do evento é Gestão de Riscos e Controles Internos em Tempos de Crise: Desafios Direcionadores da Auditoria Interna nas Coops Agropecuárias e acontece online, através da Plataforma Microsoft Teams.

O evento tem como objetivo apresentar temas relevantes para os profissionais da auditoria interna e dos controles internos que atuam em cooperativas, oportunizando espaço de troca de experiências. Abrange os temas de interesse de mapeamento de processos, estruturação de auditoria interna e visão estratégica para implementação da gestão de riscos.

Confira a programação:

15h - Abertura

15h15 - Palestra com Marco Nutini, especialista em implantação de Gestão de Riscos. Tema: Gestão de Riscos em Tempos de Crise

16h - Case Paraná - Pedro Dekkers, da Cooperativa Castrolanda
Tema: Visão estratégica e plano de voo para implementação de gestão de riscos

16h15 - Case Santa Catarina - Angela Comin, da Aurora Alimentos
Tema: Mapeamento de processos

16h30 - Case Rio Grande do Sul - Luciano Moraes, da Cotrijal
Tema: Processo de estruturação da auditoria conforme as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna e o Plano de Trabalho para 2021

16h45 - Perguntas

17h - Encerramento

Mais informações através do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Inscreva-se até o dia 2/11 e participe: CLIQUE AQUI

Inscrições abertas para o Encontro de Docentes do Cooperativismo 2020

Inscrições abertas para o Encontro de Docentes do Cooperativismo 2020

Com o objetivo de oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e oportunidades, o Encontro de Docentes do Cooperativismo está com as inscrições abertas. Promovido pela Escoop, o evento ocorre online, de 26 a 30 de outubro, na Plataforma Microsoft Teams, a partir das 19h30.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/31AopCV

Confira a programação:

26 de outubro

Painel: Os desafios e oportunidades de ensinar cooperativismo em diferentes contextos - Prof. Dr. Mario de Conto, diretor Geral da Escoop

”Todos entendemos as mudanças que estamos vivendo e o grande desafio que se apresenta a todos. Nesse sentido a proposta para o primeiro painel é tratar sobre os desafios e oportunidades de ensinar cooperativismo em diferentes contextos."

27 de outubro

Painel: Cooperativismo: pressupostos teóricos e diálogos com as diferentes áreas do conhecimento - Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos

”Painel conceitual sobre cooperativismo, para pensar quais concepções sobre cooperativismo estão em pauta e refletem na sala de aula."

28 de outubro

Painel: Ouvindo os cooperativistas! O que pensam os líderes do sistema? Quais competências serão necessárias aos gestores cooperativistas? Vergilio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

”As expectativas, conteúdos e métodos aplicados nos cursos, como por exemplo, quais as competências que os gestores de cooperativas formados em nossas IES terão ao graduar-se? Quais as expectativas das cooperativas para os gestores? Nesse sentido, a ideia é ter um painel com os líderes cooperativistas falando sobre o que esperam e pensam do ensino superior em cooperativismo."

29 de outubro

Painel: Conexão do Ensino: O que estamos fazendo? Profª. Drª. Cinara Neumann Alves, professora pesquisadora da Escoop

”Painel de Socialização entre os representantes das IES com cursos de graduação no RS."

30 de outubro

Painel: Gestão do Ensino: problematizando a gestão de um curso - Coordenadores dos Cursos de Graduação do RS

"Painel de Socialização e externalização com os coordenadores de cursos do RS."

Unimed investe em cultura para levar bem-estar à população de casa

Unimed investe em cultura para levar bem-estar à população de casa

Com foco no bem-estar e nos benefícios da cultura para a saúde mental da população neste momento de pandemia, o Teatro Unimed retoma suas atividades em ambiente digital, com o espetáculo teatral online e inédito Madame Sheila, dividido em oito atos semanais de até oito minutos cada. A peça conta a vida e os pensamentos da Madame Sheila, protagonizada pelo ator Luís Miranda, uma socialite avessa ao calor do Brasil, que passa a quarentena cercada por empregados e prisioneira em sua própria mansão, em Paris. A ação faz parte do projeto Teatro Unimed em Casa, iniciativa do Teatro Unimed para continuar produzindo cultura e entretenimento em tempos de pandemia. 

Atividades culturais como essa são importantes, pois levam qualidade de vida à população de todo o Brasil. “A saúde vai muito além de cuidados físicos, inclui também estar bem com a mente, ter lazer, fazer boas escolhas e o que gosta. O teatro e a arte expressam muito bem tudo isso e incentivam o bem-estar que tanto buscamos, ainda mais neste momento por que estamos passando. Essa é uma forma de tornarmos a cultura acessível mesmo na pandemia e privilegiar toda a população”, destaca o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi. 

Em 2019, a Central Nacional Unimed trouxe grandes incentivos a espaços culturais e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida dos moradores de São Paulo, por meio de experiências positivas em prol da promoção e cuidado com a saúde. São ações que concretizaram o reposicionamento de marca da empresa, que se mostra cada vez mais sólida e com planos para contribuir com o futuro e a saúde da capital paulista.  

“Estamos comprometidos em levar qualidade de vida e promover diversidade à população. No ano passado, realizamos muitas ações de promoção da saúde, principalmente com foco preventivo. A pandemia nos fez inovar nos formatos para levar informação, educação e lazer para as pessoas, mas o digital garantiu que a gente quebrasse as barreiras do isolamento social. As mensagens de fomentar a importância da medicina preventiva e incentivar hábitos mais saudáveis são alguns dos nossos principais objetivos para evitar o surgimento de doenças ou controlá-las, e o prazer que a arte proporciona é uma ferramenta muito eficaz para isso”, explica Ruschi. 

É assim que o Teatro Unimed retoma suas atividades, levando cultura e entretenimento de qualidade não apenas ao público paulistano, mas de todo o Brasil e, até mesmo, do exterior. “É com muita alegria que conseguimos, neste momento de crise mundial, continuar gerando trabalho para um dos setores que mais sofreu com a pandemia, com dezenas de profissionais envolvidos, equipes totalmente dedicadas a levar às famílias brasileiras um espetáculo cheio de bom humor, que nos faz voltar a sorrir e, ao mesmo tempo, pensar. Uma produção inédita, de alta qualidade, que pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo”, afirma o CEO da desenvolvedora REUD, Fernando Tchalian. 

A frase “o show tem que continuar” nunca fez tanto sentido diante do atual cenário de crise vivido por muitos artistas que atuam no palco e nos bastidores do teatro nacional. A pandemia causou um forte impacto na cultura. Além dos artistas, existem diversas profissões impactadas diretamente pelo fechamento dos teatros, deixando muitas famílias em situação vulnerável. A Associação dos Produtores de Teatro - APTR organiza uma campanha para arrecadação de recursos em apoio à alimentação dos que trabalham com a quinta arte. E o Instituto Central Nacional Unimed abraçou a causa. Por meio de doações, será possível recarregar 1,2 mil cartões alimentação VR Benefícios — isento da cobrança de taxas — já distribuídos para aqueles que estão sem trabalho na área, desde o início da pandemia da Covid-19, auxiliando os profissionais e suas famílias. O público de Madame Sheila pode fazer parte dessa corrente do bem, doando qualquer contribuição por meio do aplicativo Ame Digital. Afinal, os espetáculos podem até ter dado uma “pausa”, mas a solidariedade não. 

Madame Sheila

O espetáculo teatral mostra a vida e os pensamentos da Madame Sheila (Luís Miranda), socialite avessa ao calor do Brasil, que passa a quarentena cercada por empregados e prisioneira em sua própria mansão, em Paris. É uma divertida crônica do momento atual, que faz rir e, ao mesmo tempo, pensar sobre os comportamentos humanos. A peça pode ser vista no site do Teatro Unimed (www.teatrounimed.com.br), com apresentação de oito atos semanais, de até oito minutos cada, exibidos online gratuitamente, nas quintas-feiras de outubro e novembro. A direção é de Monique Gardenberg, que faz uso de sua dupla experiência como diretora teatral e cineasta, para criar um espetáculo teatral digital com a colaboração de sua parceira Daniela Thomas (cenografia), Jorge Farjala (figurino), Glauco Firpo (direção de fotografia) e Beto Bruel (iluminação), vencedor do Prêmio Shell 2020 por seu trabalho em Lazarus, espetáculo que inaugurou o Teatro Unimed. 

Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2019, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 7,6 bilhões (+35,9% em relação a 2018). Também esteve entre as dez operadoras do País que mais cresceram em vidas 2019, com o maior faturamento e market share. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina. 

Fonte: Comunique-se e Teatro Unimed

Identidade e profissionalização da gestão e governança cooperativa em pauta

Identidade e profissionalização da gestão e governança cooperativa em pauta

O Sistema Ocergs promoveu na última sexta-feira (16/10), a Live do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, destacou a importância das cooperativas no enfrentamento à crise econômica e social imposta pela pandemia da Covid-19.

Segundo o dirigente, as cooperativas com agroindústrias e aquelas que atuam na construção civil oferecem a oportunidade de geração de trabalho e renda neste momento de recuperação da economia global. Na proposição apresentada pelo presidente do Sistema Ocergs, as cooperativas habitacionais deveriam ser absorvidas pelo ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, devido à natureza do trabalho e da aproximação com o setor.

Oportunidades e desafios do Ramo

Para a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, a reorganização dos ramos do cooperativismo trouxe às cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços uma força e representatividade maior com a incorporação de cooperativas que pertenciam a outros ramos na configuração anterior. Ao mesmo tempo, ela comenta que o desafio é maior por integrar cooperativas de seis ramos diferentes, que possuem suas especificidades.

De acordo com a diretora da Ocergs, as coops do setor precisam participar dos programas de Autogestão desenvolvidos pela OCB e pelas unidades estaduais, com o objetivo de fornecer dados que permitam a análise e consequente elaboração de cenários, através dos quais se possam estabelecer comparativos através de indicadores.

Nessa mesma linha, o presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall'Agnese, reforçou o discurso de Margaret e destacou a importância de todas cooperativas aderirem aos programas referentes aos eixos de atuação do Sescoop. "Esses programas têm trazido para nós uma evolução, principalmente no âmbito pessoal, um crescimento da Cooperativa na gestão estratégica. Se as lideranças não estiverem dentro desse ecossistema de gestão da cooperativa, de melhoria das bases da cooperativa, ela vai se comprometer logo ali na frente", pontuou.

Qualificação do atendimento

Segundo a gerente técnica e econômica do Sistema OCB, Clara Maffia, a mudança implantada a partir da reorganização dos ramos do cooperativismo visa qualificar o atendimento do Sescoop, que hoje encontra dificuldades em organizar ações para ramos muito específicos e com poucas cooperativas. Além de formar ramos mais fortes e com mais representatividade, a alteração tem como objetivo tornar a organização mais simples e flexível, com capacidade de se adaptar às rápidas mudanças de mercado e inovação.

Projeto Sustentabilidade Ramo Trabalho

Clara destacou o Projeto de Sustentabilidade desenvolvido dentro do ramo, que visa à realização de ações institucionais estratégicas voltadas à conformidade legal como forma de fortalecer o modelo cooperativista de trabalho e melhorar as práticas de governança das coops.

Lei 12.690 e sua aplicabilidade

A advogada do Sistema OCB, Milena Cesar, explanou sobre a Lei 12.690/12 e sua aplicabilidade. Dentre as principais inovações trazidas com a legislação, Milena destacou algumas conquistas, como o conceito de cooperativa de Trabalho e suas modalidades, a permissão de constituição de cooperativas com número mínimo de sete associados, a autorização expressa para participação em contratações públicas e os direitos sociais.

De acordo com Milena, embora a lei ainda necessite de regulamentação, o Sistema OCB segue atuando para garantir a regulamentação da lei pelo Poder Executivo e a sua correta aplicação pelo próprio segmento, apoiando, ainda, o Poder Judiciário e o Ministério Público na construção das interpretações da legislação.

Cooperativismo nos Três Poderes

A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, falou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade nacional na divulgação de informações sobre a Covid-19, a publicação de boletins semanais com análises econômica e política dos efeitos da pandemia global, pleitos do cooperativismo, normativos de interesse e resumos das medidas tributárias que podem ser acessadas pelas cooperativas.

Na representação institucional, Fabíola informou que até o momento constam 82 pleito do cooperativismo, com 46 atendidos. No Legislativo, existem 84 medidas provisórias e mais de 2.261 projetos sobre a Covid-19 em tramitação. Destes, 1.232 trazem impactos para o cooperativismo. Já no Executivo, 347 normativos com reflexos incidentes sobre as cooperativas estão editados. Todos esses projetos e ações que tramitam nos Três Poderes podem ser acompanhados em tempo real através da Agenda Institucional do Cooperativismo.

Promoção Comercial

Com o objetivo de fomentar a intercooperação de negócios, Fabíola destacou o lançamento do espaço do CooperaBrasil, projeto criado pelo Sistema OCB em 2020 que conta com 238 cooperativas ativas. Além disso, a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB comentou sobre a disponibilização de informações práticas e objetivas através da série de dez e-books sobre como as cooperativas podem inovar na crise. No campo da inovação, o destaque foi o lançamento da plataforma de estímulo à cultura da inovação, InovaCoop.

Para concluir, além das plataformas e soluções apresentadas para oportunizar novos negócios e conteúdos para as coops, Fabíola ressaltou todos os esforços da unidade nacional durante a pandemia, com a criação de eventos e a comunicação através das redes sociais e canais proprietários do Sistema OCB.

Melhores do ano: recorde de inscrições no Prêmio

Começou o processo de julgamento dos 595 projetos concorrendo ao Prêmio SomosCoop: Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB a cada ano par. No total, 320 cooperativas, de Norte a Sul do país, submeteram seus cases de sucesso. Dessas, um seleto grupo receberá o troféu como reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo dos últimos dois anos.

"Cada vez mais conseguimos mostrar a força do nosso movimento, mesmo em momentos de crise. Sabemos que o impacto do nosso setor é gigante e retrata crescimento, transformação e geração de renda. O Prêmio Melhores do Ano é uma forma de destacar os as boas práticas das coops que tenham proporcionado benefícios reais aos seus cooperados e à comunidade", comentou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A banca julgadora também cresceu - para dar conta de analisar cada projeto inscrito - e este ano é composta por uma equipe de mais de 60 pessoas. No dia 28 de outubro, vamos conhecer os finalistas. Os vencedores serão revelados na cerimônia que está sendo preparada para o dia 24 de novembro. 

Outra data importante será o dia 3 de novembro. Como novidade, nesta edição o Prêmio SomosCoop: Melhores do Ano ganhou a categoria "Influenciadores Coop". Os concorrentes foram indicados por entidades do setor e a votação para escolher os vencedores será popular, online, a partir desse dia.

Online também será a cerimônia de entrega, que está sendo pensada especialmente para esta edição que ocorre no cenário pandemico. "Seguindo todas as recomendações e cuidados, vamos conhecer os projetos e as cooperativas vencedoras. Sabemos do carinho das nossas coops com o Prêmio e, no ritmo da adaptabilidade, teremos o nosso evento especial. E contamos com a participação de todos em mais um momento de celebração das conquistas do Cooperativismo brasileiro", finalizou, em tom de convite, Márcio Lopes de Freitas.

Projetos do RS

O Rio Grande do Sul teve 45 projetos classificados para a próxima etapa. Dentre eles, dois são do ramo Infraestrutura, um do ramo Transporte, quatro do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, cinco do ramo Agropecuário, nove do ramo Saúde e 24 do ramo Crédito.

Confira quantos projetos foram inscritos em cada categoria:

Intercooperação: 7
Fidelização: 8
Cooperativa Cidadã: 14
Comunicação e Difusão do Cooperativismo: 6
Inovação: 10

Saiba mais sobre o Prêmio: http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/

Com informações do Sistema OCB

Evento discute desafios e oportunidades da Agroindústria cooperativa

Evento discute desafios e oportunidades da Agroindústria cooperativa

A agroindústria tem participação de aproximadamente 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado. E para debater o tema nas cooperativas, o Sistema Ocergs promove na próxima quarta feira (14/10), às 14h, a live "Agroindústria cooperativa: desafios e oportunidades em tempos de pandemia e pós".

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas por aqui! A live será transmitida pela plataforma Microsoft Teams e contará com a participação de diversos dirigentes e executivos das cooperativas gaúchas.

PARTICIPANTES

Presidente do Sistema Ocergs - Vergilio Perius

Presidente da Cooperativa Languiru - Dirceu Bayer

Presidente da Cotrisel - José Paulo Salerno

Diretor executivo da Fecovinho - Helio Marchioro

Presidente da Cotripal - Germano Dowich

Presidente da Camnpal - Euclides Vestena

Diretor da Ouro do Sul - Ronei Lauxen

Diretor da Ocergs - Erineo Hennemann

Diretor da Ocergs - Roberto Brezolin

Presidente da Majestade - Egidio Loregian

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e o evento será transmitido pela plataforma Microsoft Teams. Acesse https://bit.ly/33GADvh e garanta já a sua participação!

Coop + Comunicação em pauta

Coop + Comunicação em pauta

Uma das áreas que, certamente, é essencial na vida das pessoas e das organizações, é a comunicação e, no contexto de pandemia, isso ficou muito mais evidente. Por isso, o Sistema OCB realizou nesta quinta-feira uma versão online do tradicional encontro nacional de comunicadores, reunindo profissionais de todo o país. A capacitação teve por objetivo falar sobre os rumos e as estratégias mais inovadoras e eficientes que podemos aplicar no nosso trabalho, mostrando, assim, o quanto o cooperativismo está presente na vida dos brasileiros.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, falaram sobre o orgulho que sentem de ver uma equipe tão comprometida, não somente em divulgar o cooperativismo, mas em usar as estratégias de comunicação para fortalecer o vínculo entre a cooperativa e o cooperado.

Eles Ambos destacaram o empenho das equipes das unidades estaduais e, também, das cooperativas em manter o fluxo de informações, evitando ruídos e fortalecendo, dessa maneira assim, a imagem institucional das organizações e coops, mesmo num cenário de tantas dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.

A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, também reforçou o compromisso das equipes que se mostraram tão essenciais, contribuindo com uma comunicação direta, constante e marcando presença no meio digital, divulgando conteúdos relevantes e minimizando dos efeitos negativos do distanciamento social. A gestora também apresentou os projetos e frentes de trabalho mais atuais, desenvolvidos pela Unidade Nacional, com o apoio tanto da Diretoria do Sistema OCB quanto do Conselho de Comunicação, formado por representantes das cinco regiões brasileiras. Outro destaque da fala de Daniela foi o anúncio da realização de uma campanha nacional de divulgação do cooperativismo, prevista para começar em novembro.

CENÁRIO DA COMUNICAÇÃO

O especialista em marketing digital, Rafael Rez, falou na sequência, trazendo em destaque as ferramentas de comunicação e seu uso eficiente para a superação dos desafios atuais. Rez chamou a atenção dos participantes para a relevância das redes sociais no mundo dos negócios, especialmente devido às condições tecnológicas do nosso tempo, a um processo constante de transformação digital e, também, em função do surgimento de novos serviços e demandas por causa do distanciamento social, reflexo da pandemia.

Segundo ele, uma presença eficiente nas redes sociais não substitui, por exemplo, o site, que deve ser sempre uma referência para o cliente. “Quem tem uma boa presença nas redes sociais e não tem um site, está construindo um castelo no terreno de outra pessoa”, argumenta.

Para ele, quanto mais integradas forem as estratégias de comunicação, mais eficazes serão os resultados e, por isso, os ajustes na rota das cooperativas precisam ocorrer na mesma velocidade que ocorrem na vida das pessoas. “Muitas instituições são lentas no processo de adaptação às novidades. As pessoas aderem, mas as instituições não. Então, ganha a corrida quem consegue correr mais rápido na direção do que o usuário/cliente quer”, orienta.

Em relação às redes sociais, o especialista destacou ainda os pontos (fortes ou não) de cada uma delas. De acordo com pesquisas, o Instagram e o Whatsapp são as redes preferidas do público, atualmente, mas elas também apresentam aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de potencializar o uso.

“O Instagram, por exemplo, é uma rede predominantemente de imagens e não oferece opções de busca. Já o Whatsapp é excelente para comunicações mais informativas, inclusive é o preferido de 85% das pessoas na hora de receber uma oferta de produto ou serviço. Os outros 15% preferem um bem elaborado e-mail marketing”, explicou.

Para acessar o conteúdo apresentado por Rafael Rez, clique aqui.

WCM

Na última parte do encontro, os comunicadores conheceram a versão digital de um dos mais tradicionais eventos de gestão, liderança e inovação do país: o WCM que, por conta da pandemia, foi adaptado para o meio digital. Luiz Branco, um dos organizadores, apresentou a plataforma exclusiva do evento, que conta com o apoio dos Sistemas OCB, Ocemg, Unimed e Sicoob. Cerca de 50 palestrantes de países diferentes falarão para um público estimado em mais de oito mil participantes.

Um dos anúncios feitos por Branco é que Washington Olivetto, um dos publicitários mais conhecidos dentro e fora do país, e que vai ministrar uma palestra no WCM, terá um momento especial com todos os comunicadores, logo depois de sua participação na programação. Será num ambiente exclusivo, para responder perguntas e fazer um grande bate-papo sobre a comunicação e os desafios que vêm por aí.

O evento que tinha dois dias intensos de atividades terá, desta vez, em três meses, já que os participantes poderão acompanhar todos os detalhes da programação nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e, ainda, acessar todo o conteúdo que ficará gravado até fevereiro do ano que vem.

Fonte: Sistema OCB

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