
Pioneiro da Cermissões relembra chegada da energia a São Miguel
- Nenhum
Aos 96 anos, Nery Soares Bedates compartilha sua contribuição para levar eletricidade ao município, destacando o papel da cooperação no desenvolvimento regional.
Aos 96 anos, o associado pioneiro da Cermissões, Nery Soares Bedates, recebeu a visita da cooperativa em São Miguel das Missões para reviver um capítulo importante da história local: a chegada da energia elétrica ao município. Bedates é reconhecido como um dos primeiros associados e protagonistas na mobilização que viabilizou esse marco essencial para o desenvolvimento regional.
Memórias de um tempo de desafios
Com bom humor, Seu Nery relembra que foi "o culpado por trazer a energia elétrica para São Miguel das Missões". Nos anos 1970, enquanto a Cermissões já atendia outros municípios, São Miguel ainda aguardava o acesso à rede elétrica. A necessidade surgiu a partir do projeto de instalação de sua fábrica de carpideiras, implementos agrícolas essenciais para a lavoura de soja.
Energia e agricultura: um elo de desenvolvimento
A conexão entre a energia elétrica e o avanço da agricultura ficou evidente quando Nery desenvolveu um novo modelo de carpideira, acoplado ao trator, para controlar ervas daninhas. "Comprei três capinadeiras e nenhuma funcionava direito. Aí inventei o meu modelo, mas para fabricar precisava da luz em São Miguel", conta.
Rede elétrica fruto de mobilização coletiva
A rede utilizada inicialmente estava ociosa, após atender uma pedreira em Vitória das Missões. Com autorização, Bedates conseguiu aproveitá-la até determinado ponto, mas foi necessário estender a linha até São Miguel e Restinga Seca. O projeto ganhou força com apoio político e da comunidade. "Formamos um grupo de associados para dividir as despesas. Alguns desistiram, mas conseguimos honrar os valores, até com financiamento", relembra.
Impacto transformador da energia em São Miguel
Antes da luz, São Miguel era uma vila pequena, ainda pertencente a Santo Ângelo. Para Bedates, a energia foi decisiva para o crescimento da região. "Se não tivesse luz, não teria a cidade que temos hoje. A energia foi essencial para o crescimento e desenvolvimento de São Miguel e de toda a região", afirma.
https://www.youtube.com/watch?v=tjP6Qwp3s7s
História viva do cooperativismo gaúcho
Seu Nery é exemplo de dedicação à comunidade. Ao ser perguntado sobre o segredo da longevidade, respondeu sorrindo: "O segredo é não morrer novo!". A visita, realizada pelo assessor de comunicação Vanes Della Flora, o engenheiro eletricista Nerisom Rohleder e organizada por Vanderlei Pires de Oliveira (Dilo), reforçou o reconhecimento da Cermissões ao legado de seus associados.
Notícias