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Comunicadores em quadra: táticas e estratégias para o cooperativismo
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Comunicadores em quadra: táticas e estratégias para o cooperativismo

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Workshop inspirado na cultura da maior liga de basquete dos Estados Unidos, a NBA, reúne profissionais para debater sobre branding, comunicação e networking.

A Casa do Cooperativismo sediou nesta sexta-feira (26) o maior evento de comunicação já realizado pelo Sistema Ocergs: o workshop Networking, Branding & Comunicação (NBC), inspirado na cultura da NBA (National Basketball Association). A iniciativa reuniu 85 participantes de 55 cooperativas gaúchas para promover estratégias colaborativas em comunicação e reforçar o espírito de time entre os comunicadores. O narrador da partida foi o jornalista e comunicador gaúcho, Duda Garbi.

 

Bola para o alto

O apito inicial foi dado pela gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, que reforçou a importância de iniciativas como esta para impulsionar o cooperativismo por meio da comunicação. “É a primeira vez que fazemos um workshop nesta área na Casa do Cooperativismo e nossa proposta aqui foi trazer conhecimento, estratégia e valores. Pensamos em um evento imersivo, onde cada comunicador pudesse experimentar a experiência de uma partida de basquete, e, mais do que isso, pudéssemos falar dos times estratégicos que são essenciais para o cooperativismo”, comentou.

Torcida pelo Coop Para a assessora de comunicação da Cotripal, Tamar Santos, iniciativas como o workshop permitem o trabalho coletivo, a troca de experiências e o fortalecimento de marca. “É incrível o que temos aprendido com o cooperativismo, especialmente quando se trata de comunicação. Tudo que aprendemos aqui podemos aplicar dentro da nossa cooperativa, transformando e colocando em prática o que vivenciamos através do cooperativismo”, comemorou.

Torcendo para o mesmo time – o do cooperativismo – , a assistente de comunicação da Coprel, Larissa Furini, reforça que novos ambientes inspiram a criatividade e as ideias. “É muito importante essa aprendizagem a partir de cases que podem nos

ajudar a criar campanhas em nossas cidades e nas nossas áreas de atuação. É uma possibilidade de ganharmos uma visão mais ampla do que podemos fazer no futuro e de como podemos aplicar essas ideias para os nossos associados”, complementou.

Começa o jogo Em quadra, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Caroline de Araújo, apresentou a projeção da Campanha SomosCoop para 2026. Hoje, 1.100 cooperativas já utilizam o selo, e 63% da população brasileira entrevistada em um levantamento declara preferência por produtos e serviços cooperativos por entender sua importância e impacto no desenvolvimento. “Imagina quando todo brasileiro conhecer o cooperativismo? Mostrar que escolher o Coop é uma escolha consciente é nosso grande objetivo como marca”, afirmou Samara.

Ponto para o cooperativismo A primeira jogada foi feita pelo CMO da Vulcabras, Márcio Callage, que realizou a apresentação do Case Olympikus. Na palestra, Márcio destacou os desafios de construir marcas em um mundo acelerado e que, mais do que a tecnologia em si, é o comportamento humano que precisa ser compreendido para gerar conexões verdadeiras e relevantes.

“Quando falamos de cooperativismo, marca e reputação são fundamentais para avançarmos. Precisamos construir histórias que expressam a verdade do nosso movimento, que estejam enraizadas na cultura e no comportamento das pessoas. Não basta apenas sermos lembrados: precisamos ser escolhidos”, destacou o CMO da Vulcabras.

 

Hora da parada para análise técnica

Quem lê o jogo, joga melhor e, por isso, o tempo técnico é estratégico para fazer a melhor análise da partida. Para visualizar as melhores táticas, foram apresentados os resultados de uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) sobre a percepção dos gaúchos em relação ao cooperativismo. O estudo mostrou que o conceito segue fortemente associado à ideia de esforço coletivo, união e solidariedade, ao mesmo tempo em que é visto como prática concreta de organização para alcançar objetivos comuns.

 

Depois do time-out, mais estratégia

Após o intervalo, nossos jogadores entraram em quadra novamente em busca pelo resultado. Com a chegada do integrante do time criador da marca SomosCoop, Mario Rosa, os demais jogadores puderam entender o trabalho colaborativo na construção da campanha, reconhecida com o Prêmio Brasileiro de Design pelo voto popular, evidenciando a força do cooperativismo. “É crucial estar atento às tendências e mudanças no mercado para adaptar a estratégia de comunicação e manter a relevância com sensibilidade, criatividade e conhecimento do público”, afirmou.

Em uma rápida substituição para a troca do titular em quadra, quem entrou no jogo foi o gerente de Marketing, Produto e E-Commerce da Termolar, Roberto Wickert, para a apresentação do Case Termolar. Com uma análise prática, Roberto trouxe para a quadra grandes exemplos da marca que representam a trajetória de cultura, criatividade e estratégia em produtos. “Precisamos compreender e atuar com uma comunicação adequada a todos os momentos, a partir de conexões verdadeiras. A marca é feita de gente e gente que endossa a nossa marca”, disse Roberto.

A última cesta foi feita pela fundadora e diretora de estratégia na Cordão, Daniele Lazzarotto, com a apresentação do planejamento para a próxima temporada. A estrategista compartilhou ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado que podem ser utilizadas na produção de conteúdo. Ela discutiu o impacto da IA no marketing, destacando sua capacidade de aumentar a eficiência operacional, personalizar a experiência do cliente e gerar conteúdo de forma automatizada. “Estratégia é clareza e clareza é poder. Nesse mundo de excessos, quem sabe claramente sua estratégia, já está à frente da concorrência”, pontuou Daniele.

 

Fim de jogo: hora de comemorar

Nos intervalos de parada estratégica, a organização da NBC realizou diversos sorteios aos participantes do evento como forma de incentivar a torcida pelo cooperativismo. Ao final da partida, para celebrar a vitória em mais um campeonato, os jogadores participaram de um happy hour para troca de ideias, networking e, claro, comemorar mais uma temporada de NBC – Networking, Branding e Comunicação.

Fim de jogo. E a vitória é de quem escolhe o cooperativismo!

 

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